Europa Finanças Montadoras/Fábricas Volkswagen

Escândalo da Volkswagen já afeta outras montadoras e o mercado financeiro

vw-ea189

O propulsor VW EA 189 ganhou as manchetes de todo o mundo por ser o epicentro do escândalo de adulteração de testes de emissões, feito mediante um software que detecta tais análises e altera os parâmetros de funcionamento do motor diesel, enquadrando-o nos padrões apenas durante os exames.

A acusação partiu diretamente da EPA nos EUA e depois da CARB na Califórnia, mas os 482 mil carros diesel da Volkswagen no país agora representam apenas a ponta do iceberg, que pode chegar a 11 milhões de veículos em todo o mundo. As ações da VW já caíram 19% na segunda-feira e em dois dias, a maior montadora da Europa e segunda do mundo, perdeu € 25 bilhões.

Mas a Volkswagen não está levando o prejuízo sozinha. Como já era esperado, um efeito cascata começa a ser observado a partir do mercado financeiro. As principais bolsas de valores da Europa fecharam em queda ontem por causa da fraude confessada em 11 milhões de carros.

Além das bolsas, outras montadoras começam a sofrer os efeitos dos gases emitidos a mais pelo EA 189. Daimler e BMW tiveram queda em suas ações ontem, registrando -5,77% e -5,68%, respectivamente. O CO2 financeiro ultrapassou a linha Maginot e chegou à Paris, onde a Peugeot recuou 8,76% e a Renault -7,12%.

Quem mais será afetado? Diante do caso da Volkswagen, a Coréia do Sul abriu uma investigação para apurar emissões indevidas dos carros diesel da marca em seu país, mas a suspeita agora não recai apenas sobre a montadora de Wolfsburg. O governo americano vai investigar outras empresas do setor para apurar se também existem mais fraudes do tipo.

Teremos mais casos assim? Devemos lembrar que a GM já esteve envolvida em algo parecido na Índia, relacionado com a troca de motor do SUV Tavera, o que levou à demissão de executivos em Detroit.

França e Itália afirmam que vão investigar seus fabricantes e esperam que casos como este não existam em seus mercados. A Alemanha deve investigar todos os seus fabricantes. Ângela Merkel quer transparência total por parte das empresas. A União Europeia ainda está em compasso de espera, pois acredita que as investigações por parte de EUA e Alemanha são suficientes no momento.

Para os 11 milhões de carros equipados com o 2.0 TDI EA 189, a Volks deve reservar € 6,5 bilhões para compensações e indenizações, mas a EPA vai começar a investigar também o V6 3.0 TDI usado em carros da Audi, Porsche e VW. Se houver algo errado, a conta deve aumentar para a Volkswagen. Só os 482 mil carros afetados nos states pode render multa de até US$ 18 bilhões, um volume realmente muito alto.





  • Mr. Bola de FOGO!

    O bixo tá pegando.
    Como já dizia o ditado:
    Muita gente + Muita grana = Muitos problemas.

    • Alligator

      Provavelmente todas que usam o sistema Bosch de injeção, fazem uso desse sistema de burlar normas ambientais

      • rafa93

        seria no mínimo cômico se as investigações resultarem em todas fabricantes de veículos burlando as normas de emissões, com certeza mancharia todas políticas de redução de emissões já consolidadas.
        Mas recai outra dúvida, qual a eficiência da fiscalização dos órgãos homologadores, como não descobriram isso lá em 2009… eu imaginava que os testes eram realizados em pistas e não em dinamômetro, eu acredito que precisarão rever essa técnica de homologação não somente os eua, mas em todos países, porque vários já estão com a pulga atrás da orelha.

        • mo money mo problems

          • Ainnem Agon

            O presidente da VW acaba de renunciar!!

            Volkswagen CEO Martin Winterkorn Resigns Over Emissions Scandal

            • Airplane

              Imagine se fosse assim aqui e a Presid.anTa renunciasse?

              Seria o fim da dinastia dos clePTocratas e incomPTentes PTralhas?

              SQN

              • Rafael Duarte Fernandes

                O Brasileiro não tem vergonha na cara! Infelizmente!

      • Mr. Bola de FOGO!

        Ferrou então….
        Mas dizem que é um software não um equipamento.

        • Raimundo M.

          É um programação dentro do programa, e se o programa for o mesmo apenas mudando os parâmetros conforme a parte mecânica, a parte da programação que detecta modo de teste de poluente que faz o motor se ajustar nessa condição para passar na avaliação pode está presente em vários motores a diesel de diversas marcas.
          Hoje em dia, com programas tipo hacker, que permitem alterar parâmetros de fábrica elevando potência, comportamento do câmbio, etc, o do caso da VW é só uma opção de configuração, que o fabricante admitiu ter colocado ela ativa.
          A BMW, por exemplo, ao tornar alguns motores Flex, em nada eles mudaram quanto a torque e a potência. Isso é ajuste de programação. Alguns fabricantes daqui para atender a legislação de poluentes reduziram a potência dos veículos, e isso pode ser feito por software, afinal se entrega menos cavalos, trabalha menos e emite menos poluentes.
          Hoje, numa página de flagras da cidade que resido, publicaram um Up TSI com 140cv (adulterado por chip). Se é verdade isso ou não, não sei, mas é possível.

  • zekinha71

    Tacaram titica no ventilador e o espinafre está sobrando pra todo mundo.
    E pelo jeito quem vai sair no lucro vai ser a Tesla.

    • Rodrigo

      Tenha certeza disso!

    • Marcos Medeiros

      Quem sabe isso não ajude a popularizar os carros elétricos, tanto os BEV quanto os FCEV.

      • Rafael Duarte Fernandes

        Tomara, seria muito bom podet respirar em São Paulo denovo!

    • Rmx

      O problema com a Tesla é que fica bem fácil verificar que a maioria deles funciona a carvão, gas natural ou Plutonio mesmo!! E dai que vem sua energia elétrica!
      Só na Alemanha são quase 500 usinas de carvão que tem que funcionar em horários de pico.
      Ahh e esse mês voltaram a ativar um reator nuclear. Tinham dito que depois da merda no Japão não iam mais ligar kkkkkkk e teve até quem acreditou.

      • Derek

        Pior que eu desconfio que, mesmo com o que ocorreu no Japão e pensando apenas no planeta Terra, é melhor uma usina nuclear.

      • Artur Bernardo Mallmann

        “energia limpa”, some o fato do lixo e valor extra das baterias, e lá se vai toda a economia energética e $$

    • Senhora Liberdade

      realmente voce ja pode ganhar o premio de Melhor Guru Automotivo do Ano e tenha dito.

    • DiMais

      a Tesla já virou queridinha do planeta, depois dessa os executivos devem estar rindo à toa.

  • Dunha

    Agora e só liberar o diesel no brasil e mandar todos os motores que sobraram para o brasil.

    • edgar__rj

      É bem capaz… E digamos que 80% dos brasileiros vão achar que é somente para o nosso benefício, não tendo noção do escândalo que está ocorrendo…

      • Mr. Bola de FOGO!

        Oportunidades, por todos os lados.
        Quem for mais esperto, ganha mais.

      • Rodrigo

        Não é bem assim, uma vez que foi noticiado na TV já está todo mundo sabendo.
        Mas concordo que brasileiro não está nem um pouco preocupado com isso, já que o acesso a saúde é público, dever do estado e direito da população, que se lasque se amanhã chover ácido ou meu filho tiver câncer de pulmão, o Governo paga! (estou sendo sarcástico).

    • Rmx

      Agoram vem o Diesel pro BR mesmo pela metade do dobro do preço que deveria custar. Assim ajuda a Das Auto a pagar as multas!

  • V12 for life

    Acho que a ponta do iceberg são os 11 milhões.

  • GSM

    Amarok 2.0 TDI 150CV.
    E voce?????

  • Bruno Wendel Marcolino

    Fifa e VW no mesmo ano, se acabar com o PT já pede música no fantástico!!!

    • Pedro Rocha

      Em matéria de corrupção, os alemães perdem de 13 x 1 para o PT. Basta comprarar Petrobras e VW.

      • Mas o caso Petronas e VW tem uma semelhança em comum. Anos podemos a grosso modo classificar como estatais. Pelo que sei o maior acionista da VW é o estado da Saxônia.

        • Não. A maioria do controle acionário é da Porsche SE

      • Bruno Wendel Marcolino

        a sim, não dá nem pra comparar, Alemanha faz 7 a 1 no futebol e devolvemos 13 a 1 na corrupção!!!

      • DiMais

        da VW o presidente, envergonhado por ter ludibriado milhões de pessoas, ‘renunciou ao cargo’ (com certeza foi forçado a pedir demissão)… na banânia, além de enganar milhões de pessoas ainda se recusa a pagar a conta e cobra do povo.

    • Rsrsr

  • Murilo Soares de O. Filho

    Se houver outras envolvidas, provavelmente serão as alemãs, são as que mais poluem…rs

  • Rodrigo

    “EPA, tem mutreta nesse teste” disse a agência reguladora
    Rsss.

    • Mr. Bola de FOGO!

      Acho que, foi mais tipo assim, quando eles descobriram:

    • kkkkkkkk

  • Lucas

    E isso tudo repercute no que? No preço do dólar =/ fu*** baiano.

    • V12 for life

      Não sou economista mas com a queda da bolsa suponho que o dólar acompanhe e se desvalorize um pouco.

      • Mr. Bola de FOGO!

        Tá mais pro Euro…
        E se o euro cair, vixi.

        • Marcelo Henrique

          Se o Euro cair, aí vai ser a última oportunidade de comprar aquela roda européia pelo eBay.

      • Lucas

        O dólar tá 4,09 e os economistas culparam justamente a queda das bolsas na europa.

        • Bruno Wendel Marcolino

          vi noticia que chegou a 4,15 hoje. Tenso!

          • Wilker Charles Sena Silva
          • ObservadorCWB

            4,20 o OFICIAL — o TURISMO por menos de 4,50 está impossível de achar…

            • Junoba

              Mas o Turismo é só pra quem compra dólar pra viajar. O que tem impacto direto na economia é o Comercial.

              • Ainnem Agon

                Quanto tá o dólar Black?

                • Junoba

                  ???

                  • Deadlock

                    Ele quis dizer dólar paralelo. Deve estar muito caro também.

  • Regina Campos

    Será que nossa Amarok leva este motor? Estas siglas me confundem haha… Apesar que neste país nada é levado a sério, seria tanto faz, como tanto fez.

    • V12 for life

      É mesma pergunta que me faço, afinal ê um 2.0TDI resta saber se é um EA189.

      • VeeDub

        Sim, é o mesmo motor da Amarok

        • V12 for life

          Obrigado.

        • Bruno Wendel Marcolino

          a diferença é que aqui não estão nem ai pra isso e não se fiscaliza nada.

          • Deadlock

            Aqui fazem tudo que as montadoras pedem. E amém.

      • DiMais

        mesmo que seja esse motor, mesmo que seja na versão que polui 40x mais, ainda deve estar dentro dos ‘rigorosos padrões’ estabelecidos pelos reguladores locais.

    • MarcioMaster

      Sim, é o mesmo motor com o mesmo sistema Bosch de injeção usado lá, plausível de ser feito o mesmo esquema, porem como a exigencia de emissões é um pouco mais branda no brasil e argentina é possivel que não fosse necessário.

      • Regina Campos

        Tipo, meio que já polui por natureza kkk… Obg pela explicação.

  • Marcello Caetano

    E se a VW precisar de dinheiro pode tentar vender a Bugatti e a Lamborghini para os Agnelli.

    • Mr. Bola de FOGO!

      Acho que não será necessário, para uma empresa desse porte pode se parcelar a multa em 100 vezes nos próximos 10 anos.

      • Marcos Medeiros

        Sei não hein, apesar de que ela pode parcelar a divida, a grana vai ser bem alta, somente nos EUA onde foram multado em 18 bilhões de dolares pelos 482 mil carros. Imagina o valor total que ele irá pagar pelos 11 milhões de carros.

        • Mr. Bola de FOGO!

          Se esqueceu que tem o desconto BR.
          Isso se tiver algum motor com esse problema aqui, com certeza vai deixar passar em nada.

      • Marcello Caetano

        Com certeza.

      • Teste

        Esses bilhões ai são apenas pro governo americano. Ainda vai entrar na conta os consumidores americanos. Isso se ficar só nos eua. Se rolar processo a nível mundial, a das autos pode fechar as portas que nem em 100 anos vai dar conta de pegar.

        • Ainnem Agon

          Espero que a Porsche passe incólume dessa!

    • Roberto

      A VW é esperta, já fez a provisão para uma eventual multa. Muitas empresas mesmo erradas fazem isso, ao invés de resolver o problema já separam o valor do pagamento da eventual multa. As vezes é melhor economicamente, as vezes não. Não parece ter dado certo dessa vez. De qualquer forma a VW não tem problemas no Caixa.

      • Ainnem Agon

        VW muito burra, podia ligar pra filial daqui pra pedir pro BNDES financiar essa multa a juros inexistentes e prazos de pagamentos de 200 anos!

    • Doccar

      Agnelli deve ate as cuecas…estao mendigando pra GM desde o ano passado

  • Poperon

    E é aqui minha gente que a matéria de ética que se vê em Administração vai por água abaixo rs

    • Absurdo

      KKKKK, Cara esta é a parte que o povo estuda só pra passar ou ser aprovado..

  • dCarvalho

    Se fosse no Brasil, com certeza, esse “mal-entendido” terminaria em pizza…

    • Luis Carlos

      Isso já aconteceu com os motores do 1.0.

  • Gilberto Filho

    Agora é só liberar o motor a diesel no brasil e mandar todos esses carros diesel que sobraram para o brasil!

    • José Eduardo Borba

      Para nós será uma evolução! Kkkkkk

      • Freaky Boss

        verdade.

  • Chicão

    Agora to até preocupado.
    Achei que meu próximo carro seria um Fox com com motor TSI, câmbio tiptronic e MM com Apple carplay e Android auto.

  • Duda

    Isso é muito vergonhoso para uma empresa do porte da VW, chega a ser repugnante, eu como gestor de uma empresa fico com vergonha alheia…

    • Freaky Boss

      concordo.

  • Danilo Fernandes

    É amigos. Nosso querido capitalismo está começando a ruir. Como disse na reportagem, essa é só a ponta, mas de um iceberg muito maior. O que essas grandes companhias devem fazer para manter seus altos lucros não deve estar no gibi. E como hoje fica cada vez mais difícil calar a boca das pessoas os escândalos vão pipocar. Quero deixar claro que não sou adepto de comunismo, socialismo ou algo parecido. Run to the hills senhores.

    • Rodrigo

      Acredito que não seja uma culpa (se é que exista um culpado nisso) apenas do capitalismo. Todos sabemos o quanto os EUA costumam descer o nível quando o assunto é competitividade. Pra mim parece óbvio que eles buscavam (e acharam o motivo) um culpado para não ter a tecnologia de motores diesel concorrendo em opção aos híbridos, elétricos (em especial a Tesla, que é americana) e gasolina.

      • Angelo Lucca

        Creio que ninguém desceu o nível… O que fizeram, foi “procurar pelo em ovo”…e acharam… O mais óbvio é que carros hibridos e/ou elétricos são muito mais caros que carros a diesel, porém infinitamente menos poluentes, concorda que eles não precisariam ficar fazendo esse tipo de mimimi? Bastasse proibir a comercialização de carros a diesel e pronto! Tirando brasileiro, ninguém gosta de ser enganado e foi comprovado má fé por parte de alguém em nome da VW. Ao contrário daqui, lá eles investigam TUDO que seja relacionado ao seu mercado, seja qual for o seguimento e quando encontram algo errado o bicho pega. E não tem essa de molhar a mão de alguém que tá resolvido… Enfim, alí é o que nós costumamos chamar de País de primeiro mundo…

        • Alligator

          Na verdade era quase certo que os carros a diesel possuem problemas com emissões de poluentes, pois o governo francês que foi o maior incentivador desse tipo de veiculo, já está revendo o seu conceito devido ao nível de poluentes derivados de (SOx) emitidos pelos veículos movidos a diesel.

        • Rodrigo

          Quanto custa o impacto na imagem, ainda mais em uma empresa grande e conhecida (como a VW)? Não estou questionando o fato da VW ter burlado os testes (o que ela mesmo já reconheceu que fez), mas acho no mínimo suspeito o fato de ter causado todo esse estardalhaço na mídia.
          Será que se a atitude partisse de uma GM ou Ford, a divulgação seria a mesma? (é uma pergunta retórica, só pra fomentar a reflexão, não precisa responder)

          • Angelo Lucca

            Dificil dizer, mas há alguns anos a ford teve um problema juntamente com a Firestone nos pneus da Explorer que explodiam do nada e hoveram diversos acidentes, inclusive com mortes que deu uma baita repercussão… A Gm tb teve problemas há pouco tempo, só não me lembro com o que… Então, mesmo que exista um certo “protecionismo” dentro dos EUA, fica difícil esconder da opinião pública esses casos… Não acredito em protecionismo, mas foi uma bela deixa, não pra exaltarem as nacionais, mas pra mostrar que os “outros” tb erram… E isso foi complicado por ser provado que foi intencional… Sei lá, essa é a minha opinião…

            • Eu acredito em protecionismo sim mas me pergunto. E daí? Quando a Toyota teve problema no EUA foi no mesmo período da crise americana e muitos levantaram essa lebre, de ser Chrysler e GM as acusadoras. Mas isso não muda o fato de Toyota estar errando e vidas estarem sendo perdidas. Que seja GM, Ford, Grupos Neo Nazistas, Klux Klux Klan, PT, ISIS que fez a denúncia… O mais relevante é se ela procede ou não..

              • Angelo Lucca

                Justamente! Não é porque o PSDB roubou que seja “justo” o PT roubar tb… Embora política não venha ao caso, o princípio é o mesmo…

    • Louis

      Falta de ética não é culpa do capitalismo.

      • Osni Duarte

        Exatamente! Os socialistas têm orgasmos com esse tipo de acontecimento, quando podem dizer “viu só?, o capitalismo é o pai de todos os males. Só o socialismo salva.” Assim como está salvando Cuba, Venezuela, Argentina, Bolívia, Equador, Coréia do Norte…Até o Brasil será salvo pelo socialismo, “companheiros”!

        • Freaky Boss

          Exatamente. A renda per capita da humanidade e condição de bem estar ficou estagnada no mundo até a revolução industrial. Depois disso teve uma subida grande e, com alguns picos e vales, sempre subindo. Riqueza per capita, condição de vida, expectativa de vida, tudo subiu. Graças ao capitalismo. E seus mecanismos de inovação e invenção. O resto é choro. É aquele negócio, o capitalismo é o pior dos sistemas, excluindo todos os outros que não prestam nem para começar.

          • João Cagnoni

            E o mundo é melhor hoje ou antigamente? Eu tenho as minhas dúvidas, mas acho que a coisa sempre foi ruim (e também será no socialismo ou comunismo).

            • Freaky Boss

              Eu digo que o mundo é melhor hoje por 1 indicador que para mim é supremo: expectativa de vida.

            • CharlesAle

              Tenho 42 anos e garanto a vc que, mesmo com aluns problemas, a vida hoje é muito melhor que no passado..
              PS: nada a ver com governo demônio de nove dedos e dilama. Mas sim por todo um conjunto de fatores…

        • Credo
          Socialismo, esquerda e afins eh seita de fracassado formada por vagabundos parasitas q adoram mamar nas tetas gordas do estado inflado sem mover a droga de um dedo mindinho.

          A história
          Confirma

          Aceite isso.

      • João Cagnoni

        Nem do socialismo ou comunismo. Os 3 são bonitos no papel, mas estamos condenados ao fracasso.

    • Freaky Boss

      Se o capitalismo está ruindo e o socialismo já ruiu há muito tempo, vai sobrar o que? Sistema venezuelano e brasileiro (capitalismo dos amigos do rei) é que não é.
      Aliás, me levem para um país que adota o capitalismo ruindo, tipo EUA e Alemanha, porque a ruína lá está um palácio perto daqui.

      • Iran Borges

        Pode ser Japão tmb.

    • João Cagnoni

      Concordo com o seu ponto de vista. A peça chave de um capitalismo, comunismo ou socialismo são as pessoas, e elas conseguem acabar com qualquer um dos 3., seja pelo egoísmo no capitalismo, pela ganância no comunismo ou egocentrismo no socialismo.

    • ObservadorCWB

      ????? Vamos usar os Trabant do comunismo ? Ou os veículos anos 60 de Cuba ? O que um sistema de capital tem a ver com postura ética da empresa ??? O que é pior: uma VW fazendo isso mas mesmo assim tendo avanços tecnológicos em outros quesitos ou uma Petrobrás perdendo 30 Bilhões por simples “evaporação”, sem benefício algum ???

    • Bartolomeu

      Pesquisa feita na Russia, pais que foi exemplo de comunismo, 60% da população respondem que para subir na vida é necessario subornar alguem. É considerado um pais onde a corrupção é endemica, ranking 136 de 175. China, comunista, Ranking 100, muito corrupto. Coreia do Norte, comunista, ranking 174/175, exemplo de pais corrupto. Brasil esta em 69 posição. Estados Unidos, exemplo de capitalismo, 17/175. Reino Unido, muito capitalista, 14/175. Alemanha, 12/175, Capitalista, Dados da organização transparency international.

      • Danilo Fernandes

        Jurava que eu achava ter sido claro ao dizer que não era adepto de comunismo ou socialismo. Pra mim estes dois sistemas não são condizentes com o ser humano. Não funcionam e ponto. Seu exemplo do ranking de corrupção é mais uma prova disso.

        A questão é que a Volks é uma empresa alemã, justo do país mais bem colocado dentre os que você relacionou. Alguém aqui vai ter coragem de dizer que isso é um caso isolado? Não né?

  • afonso200

    dá nada, dai eles vendem gol capado a 50mil para cobrir os lucros la de fora. voyage a 80mil, fox top a 100mil

  • Angelo Lucca

    Caraca! Que baita “obrada” hein?

  • Silva Jr.

    Enquanto isso no Car Bost@:
    – “Hyundai HB-20 2016, o carro com desenho pobre para pessoas de baixa cultura”;
    – “Extra, extra, teto do Focus é de papelão e estopa.”;
    – “Sandero RS é estraçalhado pelo up! TSi”
    – “Ford Ka só vende para locadoras.”;
    e para fechar com chave de ouro:
    – ” VW foi sabotada e suas ações voltam a subir”

    • Jackson A

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • zekinha71

      O cara é tão sem noção que ele escreveu isso do Ka, mas tinha esquecido que quando lançaram o up! ele escreveu que o up! era ideal para locadoras que ia ser o maior sucesso que já tinha até fila.

      • DiMais

        aqui na minha cidade up é carro de CFC e só, nem em locadora tem! haha

    • Fábio

      O venenoso lá jura que foi sabotagem de alguma outra marca querendo destruir a VW, e que tudo isso é tempestade no copo d´agua. Patético…

      • Silva Jr.

        Aquele lá tá mais para venenosa…

      • B_Bunny

        Menos patético que suas palavras de hater!
        Anda dormindo de calça jeans???
        kkkkkkkkkk

    • Derek

      Mas eu acho que o Up! TSI leva no 0-100… hahaha.

      • Junoba

        Diz isso porque tem um Up… Não vale puxar sardinha.

        • Derek

          Confesso: meu comentário é parcial.

    • Iran Borges

      Que isso, jovem? Sério? Se for, faço bem em continuar ignorando o referido site.

  • vini_B

    Péssimo dia para ser fã da Volkswagen.

    Eu já vi boatos de que a maioria dos lançamentos dentro do grupo VW estão temporariamente engavetados, como o Bugatti Chiron, Porsche Pajun, Audi e-tron quattro e o superesportivo da Bentley.

    • Osni Duarte

      Numa boa, eu não entendo essa de ser fã de um fabricante de carros, a não ser que seja uma marca mítica, como Ferrari, Lamborghini, Rolls-Royce, Bentley, aí ainda vai…

      • radiobrasil

        Simpatizante até vai… agora “torcedor” só seria se tivesse participação dos lucros numa montadora rss

      • Perfeito. Mas pior que isso é odiar marca de carro. E o pior desse tipo é que eles não enxergam que sofrem do mesmo mal mas com sinal trocado.

        • 0terceiro

          Concordo com o cara de cima e com você, simpatizante até vai.
          Mas “torcedor” e “hater” (torcedor ‘do contra’), não rola de ser não.

      • vini_B

        Eu acho normal gostar de uma marca popular.

      • CharlesAle

        Eu não consigo ter simpatia por marca, mas sim pelos carros bons, seja de que marca for. Ultimamente, tenho gostado da marca Ford por sua atual postura de oferecer carros modernos aos Brasileiros..

  • Whering Alberto

    Quanto tempo vai demorar para o Governo brasileiro começar a investigar e descobrir fraudes MEDONHAS nos carros daqui (carros daqui feitos para cá mesmo)? kkkkkkkk…

  • Diego

    Empresa sem o menor compromisso com o meio ambiente, o grande fato que não quer calar é a hipocrisia de vir a público e gravar um video de pouco menos de 10 minutos se desculpando, como se palavras tivessem o condão do perdão.

    Totalmente reprovável este tipo de medida, espero que sofra duras consequências e que isso sirva de lição para outras montadoras.

    Alguns estúpidos chegaram a afirmar em outros sites que isto é uma tempestade em um copo d´’agua, palavras de um total ignorante.

    • Silva Jr.

      Olha o que esse acéfalo escreveu no Car Bosta no início da manhã:

      “O Martin Winterkorn não esboça nem sinal de que vai sair. Ele está conduzindo a
      investigação sobre o assunto.” – carlos4carros, 3 horas atrás

      A notícia que foi divulgada agora:

      “O presidente mundial da Volkswagen, Martin Winterkorn, renunciou nesta
      quarta-feira, assumindo a responsabilidade pela manipulação da montadora alemã em testes de emissões norte-americanos.”

      Estou com medo que ele, numa atitude tresloucada, acabe cortando os pulsos, ou mesmo algo pior…

      • Iran Borges

        Desde que o referido não atente contra a integridade física de ninguém além dele próprio… whatever.

    • th!nk.t4nk

      Cara, 2 coisas:

      1) o limite de emissão de CO2 nos EUA é ridiculamente baixo de propósito, pra restringir a venda de modelos das montadoras européias. Tanto é verdade, que a norma européia já é super rígida e os limites ficam beem acima da norma americana.

      2) mesmo descontando a fraude do software, os motores da marca continuam entre os menos poluentes do mundo. Em termos de respeito ao meio ambiente não muda nada. O golpe foi em cima do governo americano, mas pode ser considerado também um contra-golpe, considerando que a sacanagem começou pelo governo dos EUA.

      Por fim, a repercussão dessa história está sendo maior nas Américas do que na Europa, por incrível que pareça. Nas vendas duvido que afete alguma coisa, já que a VW vende proporcionalmente pouco nos EUA.

      • ObservadorCWB

        OK..mas seu item 2 não confere. Os motores fora das bancadas poluem 10X mais. Então tudo o que vc leu pode colocar 10X PIOR. Quanto ao fato de repercussão, se até o CEO renunciou….Tenho CERTEZA que está repercutindo muito na Europa. A Angela Merckel pediu esforços de toda indústria. Os sistemas de outras CIAs serão analisados…se isto não representar repercussão…..

        • th!nk.t4nk

          Exatamente. Poluindo 10x mais ainda então entre os mais limpos do mundo. Note que quando você polui “quase nada”, multiplicar isso por 10 continua sendo perto de “quase nada”. Não estou defendendo a VW, mas apontando que a crise é mais com o governo dos EUA e com a direção da empresa pela mentira, e nem tanto com os carros em si.

      • Aldo Raine

        Veja abaixo a relação das 10 nações que mais poluem o mundo. Na frente dos nomes dos países você pode ver a quantidade de CO2 emitida expressa em toneladas.

        1° Lugar – Estados Unidos – 5,762,050 t

        2° Lugar – China – 3,473,600 t

      • Derek

        O que você define como “repercussão”? O valor da VW na bolsa de valores despencou.

        • th!nk.t4nk

          Mas a VW nem sequer está direito na bolsa de valores. É uma mínima fração da empresa. É o fator que menos afeta da história toda.

          • Angelo Lucca

            Se considerar uma perda de cerca de 25 bi de dólares para INVESTIDORES, em 2 dias coisa mínima…

            • th!nk.t4nk

              Ninguem perdeu nada. O papel desvaloriza momentaneamente, vem repique e assim por diante.

              • Angelo Lucca

                Alice e Peter Pan, mandam lembranças…

      • Angelo Lucca

        E o fato de terem um limite “ridiculamente baixo” corroba o fato de burlar o sistema para poder vender os carros lá? Se um cliente exige comprar um Hb20 1.6 e vc não tem pra vender, você pega um 1.0 e troca os logotipos e vende como 1.6?

  • ricardo

    das fraudes agora se lasko…
    segunda maior desse jeito imagina as pequenas …

  • fschulz84

    Tem um blog aqui no Brasil, conhecido como CarBlog que até colocou sinal de luto na página inicial

    • linha de raciocinio

      VERDADE ESSA CARBOLD E UM PUXA DA (VW) QUE DA MEDO

    • CharlesAle

      Esse é um site de dementes.. Em que seus comentaristas se espalham por outros blogs para torrar a paciência das pessoas..

  • linha de raciocinio

    PRA MIM E POUCO PRA (VW) AGORA VAI SER LIDER EM 2018 …..TOMARA QUE VA A FALENCIA MESMO ,,, E DIFICIL , MAS VAI IDESMORALIZAR A EMPRESA E POUCO , E POUCO MESMO KAKAAKAKAKKA.

    • Aldo Raine

      Falencia ??? nego viaja demais, eita povinho HATER

      • linha de raciocinio

        FORÇA DE EXPRESSAO MAS VAI CUSTAR CAAAAAAAAAAAAAAAAAARO PRA ELA (VW)

        • Aldo Raine

          Veja abaixo a relação das 10 nações que mais poluem o mundo. Na frente dos nomes dos países você pode ver a quantidade de CO2 emitida expressa em toneladas.

          1° Lugar – Estados Unidos – 5,762,050 t

          2° Lugar – China – 3,473,600 t

          3° Lugar – Rússia – 1,540,360 t

          4° Lugar – Japão – 1,224,740 t

          5° Lugar – Índia – 1,007,9 t

          OLHA A COLOCAÇAO DOS ESTADOS UNIDOS DONOS DA RAZAO, “ECONOMIA VERDE”

          • th!nk.t4nk

            Tentei achar a Alemanha na lista, mas não deu :(

          • Angelo Lucca

            Desculpe, mas isso justifica algo? Quer dizer que porque um muro já tá pichado você pode ir lá e escrever “Deucrécia eu te amo?” Nada justifica! SE as pessoas tivessem ciência de estar comprando algo que tivesse o problema, tudo bem, estariam cientes do “estrago”… Mas não, elas não estavam, portanto é a mesma coisa que despejar um container de lixo toxico no tietê só porque ele tá sujo e dizer que não faz diferença.

            • Aldo Raine

              Voce sabia esses 11 milhões de carros mesmo sem o “software” enganador poluem menos que a grande maioria dos carros que rodam nos Estados Unidos ? você sabia que a regra/limite para montadoras americanas eh bem mais suave que para montadoras europeias ???

              • Angelo Lucca

                Sério? Poderia me passar as fontes nas quais se baseia? e no que isso muda? CASO SEJA VERDADE, se vc sabe as regras de determinado local você vai burlar só porque o dono da casa tem, supostamente segundo sua afirmação, direitos diferentes? Esse “dono da casa” suplicou de joelhos pra que você fosse à casa dele ou você que pediu pra entrar? Caso tenha sido a segunda opção, você leu as regras DELE ANTES?

          • jjmarcio2

            Não é isso Aldo, parece o sujo falando do mal lavado, parece que os EUA que tirar a atenção deles por não cumprir a meta de diminuição de poluição, pra mim isso não faz diferença e acho que pra muitos também, quem compra carro a diesel que saber de economia e não quanto ele polui, essa é a verdade, vai render mais dinheiro pro cofres dos governos

          • Netto

            Deve ser justamente por isso a preocupação em reduzir a poluição.

  • Lucas Irrthum

    Esse efeito cascata vai longe ainda, muito longe. Daqui a pouco veremos notícias de demissões em empresas que prestavam serviço para a VW. Alguns haters da marca comemoram acontecimentos como este, mas o fato é que uma multinacional como a VW, se quebrar, vai fuder com a vida de muita gente.

  • linha de raciocinio

    A AINDA ACHO QUE VAO TER MAIS MONTADORAS SE TIVEREM COMPARTILHADO O MESMO FABRICANTE ,,, ISSO ENCHER O BOLSO DOS ORGAOS E INSTITUTOS

  • CASSIO

    ainda vamos ter muitos fatos a respeito desta maracutaia da dona VW ………

  • Aldo Raine

    Veja abaixo a relação das 10 nações que mais poluem o mundo. Na frente dos nomes dos países você pode ver a quantidade de CO2 emitida expressa em toneladas.

    1° Lugar – Estados Unidos – 5,762,050 t

    2° Lugar – China – 3,473,600 t

    3° Lugar – Rússia – 1,540,360 t

    4° Lugar – Japão – 1,224,740 t

    5° Lugar – Índia – 1,007,9 t

    Fonte: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/top-10-paises-que-mais-poluem-o-mundo.html

  • Bikudin

    é fraude pra tudo quanto é lado, nem falo mais nada.

  • Anderson Moraes

    e no brasil?? Moda c@ralho mesmo! Vale tudo!

  • Luis Carlos

    Adeus compra da equipe de formula 1 Red Bull.

    • Ainnem Agon

      Volkswagen CEO Martin Winterkorn Resigns Over Emissions Scandal

  • Junoba

    Como dizem, tudo nesse mundo acaba, e a VW está sendo uma delas…hehe.

    • th!nk.t4nk

      Cara, que tempestade em copo d’água. A crise é grave politicamente dentro da empresa, mas longe de ser o suficiente pra acabar com a mesma. Na Europa ninguém vai deixar de comprar carros da marca, vão pagar multas e indenizações nos EUA, e dentro de alguns meses morreu a história. Pro bem e pro mal, é isso que vai ocorrer.

      • Silva Jr.

        Carlos4carros, é você???? A VW é protagonista da maior falcatrua que já aconteceu na indústria automobilística e você vem falar de tempestade em copo d’agua. Tá de brincadeira o menino…

        • jjmarcio2

          Tem coisa pior como o caso da ignição dos carros da GM, isso é tempestade em copo d’água mesmo, só serve pra dar dinheiro ao governo e os ambientalista, muitos dos clientes compra carros a diesel por ser economicos e não por poluir menos, te garanto que ninguem pergunta quanto ele polui.

          • Bruno_O

            Defeito de fabricação vs malandragem intencional.
            O da VW é mais sério por isso.

            • jjmarcio2

              Fala serio que eu li isso? 10 anos que a GM esconde o caso da ignição, só veio a tona por causa das mortes e o governo caiu em cima, malandragem da GM isso sim, comparar um com o outro em termo de seriedade, o problema da Volkswagem é mais politicagem isso sim, quero ver quem procurar saber o carro que polui menos.

              • Bruno_O

                Inventar um sistema com sensores e software embarcado pra BURLAR os testes de emissão é politicagem? Vc tá bem hein amigo, pode entrar pro PT já.

                • jjmarcio2

                  Primeiramente nem votei no PT, mas você dizer que isso é mais serio do que os defeitos de ignições dos carros da GM, parei por aqui.

        • th!nk.t4nk

          Tempestade em copo d’agua no sentido de que isso nao deve afetar as vendas da empresa. Logico que a crise é grave, mas num sentido politico e administrativo. No medio e longo prazo nao afeta a saude da companhia.

          • Bruno_O

            Aham, senta lá carlos. VW morreu de vez nos EUA e as vendas sofrerão um belo baque. Queriam passar a Toyota, pois vão ter q se segurar pra não ficar fora do top 3.

        • Bruno_O

          A VW pode queimar uma criança num vídeo do youtube e os caras ainda vão defender e achar motivos válidos pro ato (ao estilo Game of Thrones).

  • sigma7777777

    Hummm, sei não hein Alemanha, mas acho que sua imagem foi arranhada.

    • th!nk.t4nk

      América. Na Alemanha nao fizeram nada dessa palhacada. Nao há como isso atingir a Alemanha, ninguem vai deixar de comprar os carros da empresa no continente.

      • sigma7777777

        Esse comentário me lembra os últimos momentos de Hittler.

  • CorsarioViajante

    Muito ruim isso para a imagem da VW, sem dúvida será difícil recuperar a credibilidade. Por tabela atinge a Alemanha também.
    A VW deve estar torcendo para as investigações descobrirem que outras marcas fizeram o mesmo para tentar sair pela tangente. De qualquer forma, é uma atitude absolutamente reprovável e desonesta.

    • Angelo Lucca

      Mas mesmo assim, creio que por décadas, terá sua imagem associada a isso… Vide a Ford/Firestone que sofreram do mesmo mal…

      • CorsarioViajante

        Sem dúvida.

    • CharlesAle

      Quem podia tirar uma casquinha é sua arqui rival Mercedes, com slogans tipo:’ Nossos carros tem respeito por você cliente e não o engana em nada” ou algo assim rsrsrs….

      • CorsarioViajante

        ACho que todos os concorrentes diretos vão aproveitar a brecha, afinal a VW tem sua identidade muito calcada na confiança, etc.

  • shdn2010

    Adivinha!!!!! a vw vai dobrar o preço dos carros aqui o povo vai continuar comprando e logicamente o lucro esfaqueado em cima de nós será para pagar indenizações lá fora!!!

  • IRA

    Tudo vai se acertar, a GM se acertou, a Toyota se acertou e VW também irá. Tudo como dantes no quartel de Abrantes. Ou vocês acham que a VW irá falir? Muito mimimi. Em dois anos ninguém mais falará sobre isso, até o próximo escândalo quando, obviamente, será lembrado novamente.

  • linha de raciocinio

    errar e uma coisa , mas persistir em bular o sistema e continuar errando ou melhor insistir no erro ai a pegada e mais em baixo

  • linha de raciocinio

    SORTE QUE A (VW) E UMA PUTA DE UMA EMPRESA SOLIDA MESMO , VAI ATRASAR OS LANÇAMENTOS FUTUROS TALVEZ ,,, MAS VAI SAIR DESSA AGORA A TOYOTA SERA QUE PASSA ELA ESSE ANO COMO MAIOR DO MUNDO

  • André Flandres

    Muito feio mentir assim. Mas uma coisa que vale uma nota sobre esse assunto é esses índices idiotas de emissões, que vêm no compasso de um mundo se transformando numa distopia totalitária ecológica. O tal “aquecimento global”, que já mudaram o nome para “mudanças climáticas”, é um engodo cientificista do início ao fim. Claro que a temperatura do mundo muda, e que a ação humana, assim como a de algas no oceano, contribui para essa mudança, embora seja uma titica de galinha — ou um pum de boi. Mas é ridículo submeter o mundo inteiro às ordens de burocratas da ONU, a qual espalha uma visão catastrofista e apocalíptica do fenômeno precisamente na medida em que isso lhe confere mais e mais poder.

  • Multa de 18 bilhões de doletas?
    Se eu fosse o presidente da Volks ficaria numa boa.
    Pegaria minha água de coco e estendia minha rede na praia na maior tranquilidade.

    Tal como o ajuste fiscal….

    O brasileiro e os demais emergentes pagam a maracutaia da conta dos “imaculados virgens santos puríssimos alemães de reputação ilibada” ;)

    fácil assim

    E, de quebra, ganho um bônus de 1 bilhão por minha “genialidade”

    Ate um cão adestrado vira presidente….
    ….


    Se tiver bons relacionamentos
    …..
    .

    Cargos comissionados

    Se eh q me entende

  • Milton Quadros

    Esses motorzinhos que ganharam uma potência estúpida sem aumentar de tamanho (alguns até explodem, literalmente) e ainda assim se enquadraram no programa de emissões brasileiros são altamente suspeitos.

  • Camelo

    Essa era a notícia que faltava pra dona VW virar lider de mercado aqui na Dilmaland…Brasileiro adora malandragem, adora gente malandra, adora engabelar o próximo assim como fez a Dona VW, só que la nos USA a bicho pega…vai ter que gastar muita grana pagando indenizações e com certeza vai impactar os lancamentos futuros da marca!!

    • konnyaro

      O exemplo aqui no Brasil está no motor EA111 1.0 da VW que equipava o gol g5. Em vez de fazer recall e assumir o erro de projeto, simplesmente colocaram a culpa na especificação do óleo utilizado.

  • jjmarcio2

    Isso vai dar problema pra Volkswagen mas na parte politica e as entidades ambientais, acho que pro consumidor final não, pois a maioria ou se não todos não procura saber o quanto seu carro polui e sim o quanto ele consome, eu mesmo sou um dele.

  • ALVIN_1982

    Nova crise mundial, e o dólar vai a R$ 13 reais… aí a dona do 13 vai dizer que dobrou a meta…

  • Bispo

    Tem presidANTA que faz o diabo para se eleger… quebrando o país….e não larga o osso….

  • Eduardo Brito

    Murica

    • th!nk.t4nk

      E ainda tem gente achando que os VW é que poluem :)

      • Bruno_O

        Sim, polui e é pilantra o suficiente pra esconder e burlar.

    • Bruno_O

      Foto 2 ilegal tambem na Europa, Asia e etc.

  • Rafael Duarte Fernandes

    E tem gente ainda defendendo automoveis a diesel no Brasil, ai ninguém mais vai poder respirar em São Paulo!

  • Vi Vendo

    Será que isso tudo é obra do Vladimir?

  • ObservadorCWB

    Gostei dessa imagem e compartilho: http://i.imgur.com/j4YPk4z.jpg