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Escândalo do diesel chegou à BMW? Sim, de acordo com revista alemã

bmw-x3-2015-15

O escândalo de emissões fraudulentas do motor EA189 da Volkswagen abriu um precedente perigoso para a indústria automobilística mundial. Estariam os demais fabricantes mentindo sobre seus dados de emissão de poluentes?

EUA, Alemanha, França, Itália e Coreia do Sul dizem que abrirão investigação sobre possíveis fraudes, embora o último país tenha focado apenas na Volkswagen.

Na Alemanha, os jornais adiantaram o que será publicado amanhã (25) na revista Auto Bild. A conceituada publicação germânica afirma que o BMW X3 xDrive20d teria superado em 11 vezes o limite de emissões de óxido de nitrogênio rodando na estrada.

O teste foi realizado pelo Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), que é a mesma organização que acusou a Volkswagen de fraude no motor EA189. A BMW teria negado imediatamente qualquer alteração.

Nos EUA, a ICCT testou o BMW X5 diesel e não detectou alterações na emissão de poluentes. Mesmo assim, puxada pela queda brusca da Volkswagen, a BMW teve perda de 10% no valor de suas ações na Bolsa de Frankfurt e hoje teria fechado em baixa de 5%.

O temor agora é que os 11 milhões de carros adulterados não sejam apenas a ponta do iceberg da Volkswagen, mas que a montadora seja o próprio bloco de gelo flutuando na superfície de um mar das emissões de poluentes.

[Fonte: Auto Bild]





  • V12 for life

    A VW pode dizer adeus a briga pela liderança do mercado mundial, e junto com a BMW vão levar os diesel pro buraco.

  • Lucas

    Pior, o Brasil estava estudando liberar carros de passeio a diesel, depois disso acho dificil hein.

    • chcoutinho

      Acho que agora ficou mais fácil.
      Seria um destino para esses milhões de automóveis poluentes.
      E esse país é uma piada mesmo então está tudo certo.

      • saosao

        E muitos dos que estão criticando esse fato atual, comprariam esses carros a diesel.

        • Bruno Wendel Marcolino

          verdade verdadeira.

        • Fábio

          Ah sim, poluir para o outro respirar tudo bem, mas respirar a poluição do outro é problema.

          Poluição se tornou um problema de toda a sociedade. Por isso governos e governantes negociam muito para determinar como vão poluir menos, pq parar ninguem vai.

          • Edson Fernandes

            MAs o pensamento aqui é o seguinte: Quando o carro é da pessoa… “Ah, mas o que é um carro no meio de outros mais poluidores?”

            O de fora:”Tem mesmo que investigar!!!! E parar de andar com esses carros poluidores”.

            Infelizmente ainda não temos aquela predileção de considerar o bem da humanidade como um todo.

      • Leandro

        Não vão fazer isso. Alem de poluente, o diesel é subsidiado pelo governo e base do transporte de tudo no pais. Um aumento no diesel é fonte de inflação certa.

      • David Ferreira

        cara com as merda que tem aqui onibus vei camião da era dos dinossauro tu acha que vai ser isso tudo carro de passeio e quase nada

      • Lucas

        Se a Comissão que está estudando isso no COngresso justamente está batendo no fato dos veículos serem poluentes, aí que não passa msmo. TV Câmara tá aí pra ser assistida.

        • chcoutinho

          Você em sã consciência acredita em deputado?
          Ah, e parabéns por assistir à TV Câmara.

          • Lucas

            Não acredito nas promessas, mas acredito no voto que ele tá dando no Câmara.

    • BlueGopher

      O problema surgiu com os motores diesel, mas aparentemente acontece também na programação de alguns motores à gasolina.
      Uma consultoria alemã estima que cerca de 40 milhões de carros podem não estar cumprindo as rígidas normas de emissões.
      Inclusive Porsches e Bentleys.
      Se for verdade, o negócio é sério mesmo.

      • Lucas

        Se for verdade vai ter empresa praticamente quebrando.

  • Alex Ruski

    ” A constatação seria de que os parâmetros são atendidos fora dos ensaios, mas na estrada eles seriam completamente diferentes.” corrige aí produção!

  • Bruno Wendel Marcolino

    cai cai balão, cai cai balão…- imitando fanjos

    • Fanjos

      kkkkkkkk xD

  • zekinha71

    Cada dia essa história fede mais, e não é por causa da fumaça.

  • RafaelC

    Era estranho mesmo os caminhões só conseguirem diminuir o nox com arla e os carros cumprirem facilmente

    • Hilquias Santos

      Se bem que os EGR também funcionam bem, Rafael. Só precisa de mais atenção na manutenção. Mesmo assim qualquer problema no sistema de admissão/exaustão, o sistema corta a rotação pra não barrufar muito pelo escape.

      • Zetros1833

        A Mercedes diz que usa o EGR em seus veículos. Para o Euro 6, ela, assim como as outras fabricantes, exceto a Iveco, uniram o EGR com o SCR(Arla 32) para se adequar à norma atual.

    • Holandês Louco

      O que é ARLA?

      • RafaelC

        Um composto com base em uréia usado no pós tratamento dos gases de veículos diesel para reduzir as emissões de NOx

  • Lucas

    Quanto mais mexe, mais fede.

  • Douglas

    Isso só mostra como essas leis de emissões de NOx são rígidas demais.
    Na década de 90 os limites eram bem maiores e não fazia mal a ninguém.
    Poluição do ar por veículos só faz mal em ambientes fechados.

    • Douglas Freitas

      Vai nessa!

    • Debraido

      Beleza então.

    • Doccar

      Ta louco! Na decada de 90 o ar era muito mais puro que hj, a medida que a poluicao aumenta, proporcionalmente leis mais rigidas tedem a serem adotadas. Caso contrario, daqui 20 anos estaremos comendo NOx…

    • th!nk.t4nk

      Os limites nos EUA são irreais, definidos politicamente pra manter as montadoras européias longe. Os limites na Europa são beeem mais altos, mas ainda assim rigorosos. A diferença é a política americana na história.

    • celso

      Vou fingir que não li seu comentário.

      • ObservadorCWB

        Melhor ter lido do que ser analfabeto……kkkkkkk Mas que é uma opinião totalmente fora da casinha, isso é….. Tem maluco para tudo. Se até para defender o PT ainda tem gente.

        • Alligator

          Eu acho que ele tirou esse pensamento de um tal professor brasileiro erradicado nos EUA

    • F.M.

      Vou fingir que não li seu comentário.2

    • David Ferreira

      meu pau fica na parada de onibus em uma rodovia que passa muito camião e onibus tu fica sufocado parece que fumo maconha os olho irritado

  • André

    Sou leitor assíduo da Autobild há anos e todos sabem que eles são patrocinados pelo grupo VW, sempre foi assim, apesar do blog não admitir oficialmente. Seria a mesma coisa a Carblog negar que puxa sardinha para a VW. Tentar envolver outras empresas no escândalo, tem o claro propósito de diminuir a carga da responsabilidade para a VW. É totalmente irresponsável essa atitude, já não basta o estrago que fizeram com sigo mesmo, ainda querem levar os outros junto.

    • vini_B

      Não entendo como eles podem falar algo dessa proporção sem ao menos uma nota oficial desse instituto que por sinal disse que todos os modelos BMW testados por eles foram um exemplo positivo em vista dos VWs, agora do nada surge esse rumor.

    • vini_B

      Você tinha razão, a AutoBild postou uma nota de esclarecimento com o título:
      “Não há indicação de adulteração com a BMW”

      “Além disso, a AutoBild teve que admitir que eles não tem conhecimento dos detalhes do experimento em questão, que foi nomeado como a fonte das alegações formuladas originalmente por eles mesmos.” bimmertoday

      Tentaram limpar a barra da VW e sujaram a deles, vão ter que se esclarecer.

      • André

        Conheço bem essa alemãozada! Sempre com o ego lá em cima e achando que os outros é que são idiotas. Desta vez se ferraram, melhor ficarem quietos para não piorar mais ainda.

  • Mr. Bola de FOGO!

    O presidente da VW dever tomados aulas com o PT de com se ferrar com tudo.

    • Marcelo Amorim

      E quem no PT se ferrou?Passa uns 2 meses preso,vai pra prisao domiciliar nas suas luxuosas coberturas ou mansoes,tendo desviado valor X e devolvem 10% e resolvido.O crime ta compensando pra esse povo.

      • Mr. Bola de FOGO!

        Ferrou com a imagem…
        Perdeu prestigio e força, tá praticamente na ladeira da vida…
        Um partido que era sinônimo de mudança agora é de corrupção…

  • vini_B

    Não foi só o X5 testado, foram mais 13 outros modelos da marca que serviram de parâmetro de comparação com os Volks, todos passaram e só agora a AutoBild fez essa materia dizendo que só o X3 xDrive 20d excedeu o limite 11 vezes, então porque a ICCT já não jogou a BMW no precipício junto com a VW? Muita história mal contada, caso confirmado isso seria diretamente informado por um comunicado oficial feito pela ICCT (como aconteceu com a VW) e não por uma revista, até agora o único comunicado oficial foi da BMW para a AutoBild negando abertamente qualquer rumor, diferente da VW que já admitiu de cara a alteração para não criar mais problemas.
    Caso não confirmado esse rumor a BMW pode processar a revista por denegrir a imagem da marca e causar grandes danos financeiros.

    Já eu não acho nada, não tem como saber quem está mentindo, só um comunicado oficial da ICCT para confirmar, quem estiver errada tem que pagar o preço.

    Edit. Autoevolution sobre o caso: “a agência disse alto e claro que enquanto eles testaram os modelos VW eles também usaram BMWs para comparar os resultados e as máquinas da Baviera se saíram bem. Como é que eles estão mudando a sua posição agora? A informação vem através de uma revista alemã como um rumor e não um aviso oficial. Isso significa que ele poderia muito bem ser falsa.”

  • Fábio

    Marca, montadora, fábrica de ponta….. fraude extremamente de ponta então…

    Punição na mesma proporção, de ponta!

  • Murilo Soares de O. Filho

    Mais uma empresa alemã, não será novidade para ninguém se aparecer junto Mercedes e Opel.

    • Airplane

      O fornecedor do sistema de injeção, tanto do hardware quanto do software, é o mesmo.
      As chances são de terem os mesmos problemas é enorme. Deve-se investigar!

      • Leandro

        Fornecedor não é culpado. Quem tem culpa é quem projeta, quem pede o fornecimento do equipamento. No caso, a VW. As outras são inocentes, até que se prove o contrário.

  • Franco da Silva

    Então o diesel limpo era balela?! Desconfiei…

    • Pedro Henrique

      não é balela não, na bmw x5 diesel não houve adulteração alguma, ou seja o motor é sim limpo.
      a vw é que é pilantrona mesmo, talvez por causa dela agora os consumidores tenham a imagem do diesel manchada….

      • ALVIN_1982

        Acho que não investigaram direito. Não há milagres com o diesel…

        • Pedro Henrique

          não há milagres, mas a questão é em comparação á gasolina e a eficiência desses motores com o combustível

          • Alligator

            Acho que é balela sim, vamos lembrar que no início desse ano o governo francês falou em rever a politica sobre veículos a diesel, e o tema era exatamente a emissão de poluentes derivados do dióxido de enxofre que tinham sido subestimados

      • Airplane

        O diesel é mais limpo em CO2 mas muito pior em NOx e particulados e foi colocado na lista de cancerígenos pela OMS e ONU.

        • Pedro Henrique

          vale lembrar que já houve um estudo em motores turbo que mostra que a emissão de particulados é muito superior ao esperado.

  • Tosca16

    VW torcendo pra outras mais irem pro buraco junto, seria a melhor notícia possível nesse cenário hostil que a VW irá enfrentar por longos anos .

    • Doccar

      Os fatos nao metem amigo, se ha outras montadoras adulterando, deverao ser punidas tb, obviamente..
      Acho que a VW nao tem essa ideia mesquinha de torcer para o mal dos outros, isso e coisa de gente mesquinha. Alem do mais, a VW nao vai enfrentar cenario hostil por longos anos nunca. Te dou 30 dias pra esse escandalo cair no esquecimento.

      • Tosca16

        30 dias ? Meu vc não conhece nada de mercado, desculpe a arrogância de minha parte . Durantes anos, digo anos sim a VW vai sofrer com quedas nas vendas e receito do público americano em especial, não será fácil transtornar toda essa situação . E quando disse que se mais empresas irem junto ao buraco não foi do ponto de vista que simplesmente querer o mal e sim que é a melhor forma de ofuscar um pouco os holofotes que estão encima totalmente da VW… E outra que desse escândalo muito teremos de proveito no futuro, cada vez mais preocupação com o meio ambiente e sobretudo novos testes cada vez mais rigorosos .

        • Gustavo73

          Como foram as quedas nas vendas do problema de aceleração involuntária da Toyota ou do problema de ignição da GM que mataram e lesionaram centenas de pessoas?

          • celso

            Pesquisando na net sobre o caso de aceleração involuntária da Toyota, encontrei uma reportagem do G1 e gostaria de destacar dois trechos: ” O resultado do julgamento sobre a morte de Noriko ( ela morreu dirigindo um Camry ) deverá ser usado como jurisprudência pela Justiça americana. Há cerca de 80 processos similares correndo, tanto na esfera estadual, como é o de Noriko, quanto na federal (…) A Promotoria alega que a aceleração involuntária ocorreu devido a um defeito no sistema de aceleração. A Toyota nega e o Departamento de Transportes Americano, conhecido pela sigla NHTSA, também não encontrou falha eletrônica ao investigar o caso durante 10 meses.”
            Nesse processo a Toyota foi condenada, não por falha de aceleração involuntária, mas por não dispor de um mecanismo que pudesse reverter a situação, e em julgamentos anteriores e semelhantes ela venceu.
            Veja que são situações diferentes.

            • Gustavo73

              “A aceleração involuntária de modelos da Toyota

              Seguramente não é das sensações mais agradáveis estar em seu próprio carro e reparar que ele começa a acelerar bruscamente contra sua própria vontade. Pois foi isso o que aconteceu com alguns exemplares produzidos pela Toyota na segunda metade da década passada, tendo como culpada a má construção do pedal de aceleração dos carros.

              Num primeiro momento, a montadora se esquivou da culpa de alguns acidentes do gênero envolvendo seus modelos – o mais notório deles foi o de um Camry, em 2009, registrado por áudio no rádio da polícia da Califórnia. Na ocasião, o carro acelerou a 125 milhas por hora (201 km/h) e matou todos os quatro ocupantes instantaneamente. Depois, a Toyota admitiu a falha e fez um recall de 9,3 milhões de carros ao redor do mundo – além de pagar uma multa de US$ 1,2 bilhão”

              “GM e o defeito de ignição negligenciado

              Que tal se você descobrisse que funcionários de sua empresa sabiam (e não mexeram uma palha) de um grave problema dez anos antes de você ter sido informado a respeito? Foi algo assim que ocorreu com a General Motors num imenso escândalo que explodiu em 2014. Na ocasião, a companhia foi acusada de saber de um defeito que afetava o sistema de ignição de milhões de modelos vendidos na América do Norte, podendo fazer com que os carros desligassem sozinhos mesmo em movimento.

              O problema estava, majoritariamente, no Chevrolet Cobalt (modelo norte-americano, o da foto acima, nenhuma relação com o brasileiro) e no Saturn Ion, mas, ao fim do processo, mais 15 milhões de exemplares de 20 modelos precisaram ser avaliados pela GM. Tal defeito gerou 124 indenizações por morte, 17 por lesões muito graves e 258 por lesões graves. Para encerrar o processo, a GM foi condenada nesta semana a pagar US$ 900 milhões nos EUA.”
              Fonte 4 Rodas.

          • Doccar

            0%. Depois que a montadora paga a multa e realiza o recall, o caso expira como água no deserto.
            Ficam apenas os haters de blá blá blá ….

            • Gustavo73

              Com relação as multas o que me incomoda é que elas não vão para quem eu acho que são os de direito. Isso é os consumidores.

        • vini_B

          Pode até cair no esquecimento mas os mais de 18 bilhões de dólares perdidos eles jamais irão esquecer.

          • Doccar

            OK, vc analisou o caso, estudou bem e julgou uma multa de 18 bilhões.
            Mt legal o magistrado da causa estar aqui comentando..
            De qual parte dos EUA vc é? Dr. Juiz.

            • vini_B

              Não é preciso ser americano e Juiz para ser alfabetizado e bem informado, li e pesquisei sobre o assunto atentamente para não sair falando asneiras.
              Sobre os US$ 18 bilhões foram estipulados pela própria VW, além disso ela mesma afirmou que esse valor pode alcançar US$ 29 bilhões se considerarmos indenizações e um possível recall.

          • Tosca16

            esquecimento não cai não, sempre ao se lançarem novos produtos especialmente se voltarem com os motores diesel no grupo vão questionar os índices de emissões e de quebra não só os dela VW mas de outras marcas também sofrerão o receio do consumidor americano por longos anos; motores diesel nos EUA tendem à sofrer muito preconceito daqui por diante .

        • F.M.

          Postei em outra notícia que o público americano leva a sério o assunto “emissões” e falaram que eu estava inventando estórias…
          Ainda que a poeira baixe com o tempo, concordo com vc que o impacto para a marca será duríssima.

      • vini_B

        Ideia mesquinha é adulterar números e fraudar 11 milhões de carros. Realmente fatos não mentem, a VW já admitiu ter enganado milhões de clientes, tanto que essa história da BMW estar envolvida nem é um fato, é um rumor.

      • Fábio

        “Acho que a VW nao tem essa ideia mesquinha de torcer para o mal dos outros”

  • ALVIN_1982

    A verdade é uma só: Quer poluir menos? Motores à Etanol. Já foi comprovado sua eficiência e sustentabilidade, pois esses elétricos o pessoal diz que não polui, pois então, já viram como são fabricado as baterias desses carros? e o impacto ambiental que eles causam para buscar as matérias primas? Acho que o Brasil é top de linha no segmento do Etanol, porém, os malditos lobistas do petróleo não querem ver seu dinheiro queimando por aí…

    • Louis

      Eu gosto do etanol, emite muito menos CO2, além do que cana também é planta. Agora praticamente não existe mais queimada, tudo automatizado (pelo menos em SP).
      Só discordo quanto aos elétricos, que acho que ainda vão evoluir muito. E as baterias podem ser recicladas.

      • celso

        O momento é sério, mas não posso deixar de brincar: você disse que gosta de Etanol, todo brasileiro gosta de Etanol, principalmente na cerveja, na cachaça… Rsrsrs.

    • Bruno_O

      É, agora com sistemas que aquecem o etanol em dias frias, realmete está se tornando viável. Eu até apoiaria, em carros full etanol, nada de gambiarra de flex. Um motor 100% feito para etanol, protegido contra corrosão e apto a altas taxas de compressão – aí sim.
      Mas é o Br que está por trás, então não vai pra frente.
      O dia que um peixe grande cair matando nesse setor, quem sabe prospere.

      • ObservadorCWB

        Tocou no PONTO. Os flex acabam desperdiçando combustível e poluindo mais. Ou só Etanol ou só gasolina. Abaixo a Fléx. Mesmo os turbos (com compressão variável) não conseguem extrair o melhor dos dois mundos. Mas fico imaginando um motor álcool puro, deve ser muito interessante. Alguém sabe se os Indy são Metanol puro ? Alguma categoria brasileira usa Etanol também puro ? Agora, as opções elétrica e híbrida não devem JAMAIS ser deixadas de lado. É aqui que está o futuro. Não esqueçamos que motores a COMBUSTÃO perdem cerca de 80% da energia sob a forma de CALOR. É um desperdício absurdo.

        • Thalles

          O que será que é pior, carros no etanol, ou as usinas que produzem a energia dos elétricos?

    • Pedro Henrique

      os EUA produzem mais etanol que nós…
      fora agrotóxicos e afins, ainda existe o problema de que pra ter etanol tem que ter terra pra plantar… e o brasil mesmo plantando tanto, mal abastece estados do sudeste de forma a compensar a troca pelo combustível fóssil.
      o etanol é até bom, mas só ele não basta, teria de se aproveitar etanol em veículos híbridos.
      e para mim o futuro é carros movidos a hidrogênio que não deixam de ser híbridos…

      • Bruno_O

        boa, etanol + híbrido hehe

      • ALVIN_1982

        Mas os EUA produz etanol de Milho, que em comparação com o de cana é mais caro e ainda encarece o alimento no mundo. A questão não é plantar cana, e sim, ter mais usinas para fabricação, tanto de Etanol quanto de Açúcar.

        • Pedro Henrique

          o etanol proveniente da cana também encarece o preço dos produtos, afinal são poucos os produtos industrializados que não utilizam açúcar na composição…
          para nós brasileiros pode até funcionar utilizar etanol no lugar de combustíveis fósseis, mas nós somos agraciados com terras que podem produzir cana e muita terra, além de água.
          só que pro resto do mundo, talvez não funcione, oque vai encarecer produzir novos motores meio que “exclusivos” para nós. (além de ocasionar bestialidades como os já conhecidos Frex, que não rodam bem nem com um nem com outro combustível e a eficiência vai pro saco)

          • Leandro

            Nenhum estudo co seguiu provar a relação do aumento do consumo e produção de etanol de cana com o aumento do preço de qualquer alimento. Se encontrar algum, publique aqui.

            • Pedro Henrique

              apenas contra pontuei a fala do amigo acima dizendo que o milho encarece por causa da produção de etanol nos EUA…
              pois se lá encarece por causa do milho aqui encareceria por causa do açúcar… e aqui seria ainda pior pois de utiliza muito mais açúcar para a população que milho.

            • celso

              Mas não precisa de nenhum estudo pra se chegar a essa conclusão, aliás uma conclusão muito óbvia: se mais terras são destinadas às plantações de cana, menos terras serão disponibilizadas para outras culturas, e aí a oferta de produtos que tiveram uma produção menor, por perder espaço para o plantio da cana, será igualmente menor, elevando o preço, lei da oferta e da demanda.
              Nos EUA, por exemplo, não há mais terras disponíveis.
              Se os americanos investissem no plantio da cana, teriam que usar terras que hoje são usadas para outras culturas, como o milho.

              • Leandro

                Estou falando pq faço doutorado na área. Estudo isso todos os dias. Por mais óbvio que pareça, não é tao simples assim.
                Levantaram essa questão há anos atrás, do food vs fuel, questionando os biocombustíveis de origem agrícola. Mas no caso de etanol de cana de açúcar feito no Brasil, há grandes possibilidades de expansão sem qualquer impacto sobre preço de alimentos. Fora as possibilidades de crescimento em países da africa.
                Alem disso, os impactos positivos em emprego e renda….alem do impacto ambiental pela redução de poluentes… São enormes.

                • celso

                  Se você está estudando sobre isso, certamente está mais apto para falar do que eu. Mas me lembro razoavelmente bem de uma matéria do Globo Rural ( não me lembro o ano ) sobre cultivo de cana aqui no Brasil, que até abordou o cultivo nos EUA, América Central e África, e segundo a matéria, as áreas cultiváveis aqui não possibilitariam a expansão do cultivo de cana, a saída era melhorar a qualidade da cana para que se conseguisse uma maior produtividade em igual área cultivada, e a reportagem do programa até mostrou um agricultor que vinha conseguindo isso: aumentando a produtividade em 40% sem aumentar a área de cultivo.
                  Contudo, fico com o que você escreveu, certamente é uma visão mais atual da situação.

        • Alligator

          Etanol 2.0 é o futuro, inclusive pode ser feito com resquícios de materiais usados na indústria alimentícia como a casca de arroz

    • Tosca16

      Se o país fosse forte tecnologicamente falando já teríamos exportado motores de ultima geração movido somente ao Etanol além do mais não teríamos essa babaquice de Flex; que consome mais em ambos combustíveis, e ainda é nos oferecido como forma de economizar por ter a opção de consumir um ou outro combustível e proporções dos mesmos . Bom, prefiro um motor Etanol que consuma menos que um Flex beberão que nem é eficiente no Etanol nem na Gasolina, esta última que não está presente no Brasil; com essa proporção toda de álcool desconsidero ser chamada de gasolina. Certas horas eu só vejo os flex como maneira de perpetuarem as adulterações, vc compra um combustível na bomba e recebe uma mistura legal e mais um pouco da adulteração . Agora sinceramente queria ver um motor novo turbo Etanol, e como seria o desempenho de um esportivo nacional movido somente à esse combustível, sempre quis saber .

      • ALVIN_1982

        O desempenho de um carro movido a Etanol com turbo é simplesmente fantástico, mas o problema é o lobby do petróleo que não deixa prosperar o setor Sucro-alcooleiro. Tanto é que a Petrobrás tem participação nesse mercado, e por isso ele não prospera. Se existisse uma Etanobrás, talvez teria seguido um caminho diferente. Essa história de motores Flex, sempre foi apoiado pela indústria comandada por canalhas que sempre fizeram corrupção no Brasil, adulterando a gasolina, o etanol e o diesel, para lucrarem cada vez mais. Agora eu indago: Onde eles encontram tanto solventes para batizar a gasolina? quem são os fornecedores deles? Alguma vez já se investigou essas empresas? E o Etanol na Gasolina a 27%? Porquê não tem a opção na bomba de Gasolina 100% (conhecido como Nafta)? São questões que nunca serão respondidas por causa do país corrupto que temos, e por culpa de nossos dedos ao apertarem seus números errados na urna e confirmar…

        • Alligator

          A petrobras que é mais poder exportar petróleo

        • ObservadorCWB

          Lobby da Mérdobrás….quem vai sustentar o “partidão” no Brasil ????

  • Senhora Liberdade

    E os eletrico e hibrido vao ganhar mercado, agora e ver se a produção barateia e todo pobre pode ter seu carro ecologicamente correto. Estamos migrando para uma nova ordem mundial aonde poucas mutinacionais reinaram.

  • GPE

    Tenso!!!!!!

  • Vitor Barcellos

    E com essas empresas ferrando a imagem do motor diesel, vai ser foda o senado aprovar a lei do diesel :/

  • Leandro

    11x. Em um teste… A VW chegou a 40x. Acho que as outras, se fazem, não fazem de maneira tao baixa

  • Airplane

    O fornecedor do sistema de injeção diesel é o mesmo da VW. As chances de haver os mesmos problemas é grande. Deve ser investigado.