Uso de pneus de marcas diferentes afeta a estabilidade?

pneu-de-carro

Usar pneus (veja aqui a tabela de velocidade e peso) diferentes no mesmo carro altera sua estabilidade? Bem, o uso de pneus de marcas diferentes no mesmo veículo é algo que eventualmente acontece, especialmente por conta dos custos tão altos envolvendo a aquisição de pneus novos. Acabamos comprando um pneu de outra marca por ter achado uma promoção, por exemplo.

No entanto, o uso de diferentes modelos de pneus pode sim alterar a estabilidade do veículo. Essa alteração não necessariamente coloca a segurança em risco, já que o uso de pneus mais aderentes na traseira, por exemplo, podem reduzir a tendência de sair de traseira (chamada de sobresterço).

Isso pode ser feito, usando uma marca nos dois pneus dianteiros e outra marca nos pneus traseiros, mas apenas se as medidas e a velocidade indicada forem as mesmas dos originais.

Além disso, é necessário ter pneus iguais em ambos os lados de cada eixo, ou seja, usar pneus de marcas diferentes no mesmo carro só se estivermos falando de dois pneus iguais um ao outro na frente e dois pneus iguais um ao outro na traseira.

Dois pneus diferentes no mesmo eixo deve ser evitado de todas as maneiras.

Mas o que é o melhor a fazer? A recomendação é que se utilizem pneus da mesma marca nas quatro rodas e que eles sejam das especificações descritas pelo fabricante do veículo. Estas especificações ditam o diâmetro do pneu em polegadas, a largura em milímetros e a altura da banda de rodagem em porcentagem da largura.

Ou seja, se o fabricante do seu carro diz que ele deve usar pneus 165/70 R14, eles devem ter 16,5 centímetros de largura, 70% disso em altura da banda de rodagem e 14 polegadas no diâmetro interno.

Em caso de alterações, o melhor é pedir ajuda de um especialista. Já no que diz respeito à suspensão, diferentes marcas de amortecedores, por exemplo, em uso simultâneo não interferem no comportamento do conjunto.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X