_Destaque Hatches Mercado Toyota

Etios avança nas vendas parciais de julho

toyota-etios-x-automático-avaliação-NA (1)

Aos poucos, o Toyota Etios vai ganhando espaço no ranking dos carros mais vendidos. O compacto feito em Sorocaba já se posiciona em oitavo nas vendas parciais de julho.

Com 1.415 unidades, o Etios hatch se distanciou bastante do Etios Sedan, que neste momento se encontra em 16ª posição nas parciais de julho.

Até junho, o modelo vendeu 16.714 unidades contra 13.720 do sedã, ficando os dois em 16º e 17º no acumulado do ano entre os automóveis de passeio.

[Fonte: Fenabrave]





  • leandro

    O cross etios amarelo então é uma belezura….
    Ironic on

    • João Cagnoni

      Crocs Etios…

      • Sam86

        HAHAHAHAHAHAHAHA…

      • Fanjos

        kkkkkkkk boa xD

      • Rodrigo

        kkkkkkk berro!

      • André

        Não acho os Crocs tão feios.

    • ObservadorCWB

      Essas notícias de ranking no Brasil dão UMA TRISTEZA, quando comparamos com mercados desenvolvidos….. é Etios, HB20, Mobi …. e outros que lá fora nem conhecidos são. E o que falar do Renault Kwid, que foi muito mal no crash test e o próprio presidente da empresa confirma: “Vendemos o que o mercado pede……”. Brasileiro está muito mal conceituado mesmo (no geral, com raras exceções).

      • Fernando S.

        Mas o Brasileiro evoluiu bastante nos últimos 10 anos. Hoje a esmagadora venda de carros zero pelo menos tem ar, direção, vidros/travas elétricos, alarme, desembaçador traseiro etc (além dos obrigatórios abs e ab2). Volte para 2005 para ver que até a fiação para rádio era opcional.

        • ObservadorCWB

          Você acha ? Lembro que até 2011 podia ser visto assim. os produtos aqui vendidos eram exatamente IGUAIS ao do resto do mundo. Hoje vemos carros “tropicalizados” perdendo injeção direta, turbo, com alterações para pior nas suspensões e câmbios. Mesmo dentro as linhas “premium”, observa-se que os pacotes de opcionais são engessados, e muitas vezes reduzidos com relação ao mercado externo. Você comparou carros de 2005 com 2016… é óbvio que tem que haver mudanças. Mas vamos pegar um exemplo que não deixará ninguém bravo, pois é um carro já finado, o Hyundai Veracruz, em 2006 ele já possuía opcionais que a esmagadora maioria dos atuais (mesmo SW4 e outros luxuosos), somente agora estão implementando. (tampa porta malas elétrico, memórias em banco/retrovisor/volante do motorista, xênon com lavador, suspensão e foco dos faróis auto-nivelantes, banco do passageiro elétrico etc etc. Se formos ver o que um Volvo/ Audi/ BMW/ Mercedes apresentam daí já é covardia. E o que dizer de carros que nem aparecem por aqui como Tesla / Bentleys etc….. o meu ponto é: na maior parte dos segmentos NÃO se criam produtos diferentes para países em desenvolvimento. Ex. alguns dos televisores, celulares, máquinas quaisquer são as mesmas…. a indústria automobilística, pelo contrário, cria produtos para Índia, Brasil e Zubuquistão …. e os vende como se fossem carros aqui. É essa distância que não deveria haver. O Etios até que é “honesto” neste segmento… mas não deixa de ser produto com destino certo: países que pagam caro por menos carro.

          • Fernando S.

            Sim, estou de acordo. Ainda estamos anos-luz de sermos exigentes com veículos, mas creio que já houve, pelo menos, um suspiro por mudança se comparar como citei os últimos 10 anos. Claro, falta muito, mas muito mesmo, para o brasileiro se tornar um consumidor exigente de verdade (especialmente no quesito segurança. Aqui o cara prefere ter uma roda de liga grande do que um limpador/desembaçador traseiro nos seus Celta, Uno, Gol etc). Quanto aos demais produtos que você citou, creio (apenas no “achismo” mesmo) que não é possível “depenar” o produto tirando itens para vender como se pode fazer com o carro (no celular, a tela precisa ser aquela, o programa precisa ser aquele, os chips tb etc), no carro vc tira a roda de liga e põe ferro, não coloca ar-condicionado, não coloca direção hidráulica etc e o carro continua funcionando, mas se as empresas de eletrônicos pudessem fazer igual a automobilistica, eu não duvido que fariam tb. Abraço!

          • Mas Observador, as pessoas podem comprar carros com esses itens hoje, desde que estejam dispostos a gastar. Como era em 2005! E talvez, comparativamente, hoje seja mais fácil comprar um carro com esses itens que em 2005. Concordo com você no empobrecimento dos carros, principalmente na parte de segurança, mas hoje ainda vejo um mercado bem melhor que antes. Na abertura do mercado em 92, em 2005… Será que todo mundo podia comprar Veracruz, Lexus, Série 3, Classe C… ? Passamos a ter opções, mas ainda assim o que era vendido era Gol, Palio, Uno, Corsa, Fiesta…

      • Franco da Silva

        Acho que precisa fazer uma média de, pelo menos, três meses antes de tratar as “posições” como definitivas. O pessoal vê números parciais, ou até de um mês todo e sai decretando notícias. Assim, criam-se mitos sobre alguns carros só pq a frotista X comprou tal modelo, o fabricante Y fez tal promoção e os números ficaram fora da curva em determinado mês.

      • automotivo

        Se dá uma tristeza mano. Não Leia não faz bem. Afinal nós não fazem os parte dos países desenvolvidos. Simples assim.

        • ObservadorCWB

          E dá mais tristeza ainda ver o quão “simplistas” e previamente derrotados alguns brasileiros são. Vamos para frente. o Brasil é uma país excelente. Vamos educar essa galera toda e ser algo no mundo. Vamos trocar os políticos que nos governam e ser DESENVOLVIDO aqui e agora, deixar para trás o “país do futuro”….

      • Deadlock

        A Califórnia ultrapassou o PIB brasileiro. É normal nosso mercado ser de terceiro mundo.

  • Novo painel, novo motor, novo cambio, nova carroceria. ops.

    • João Cagnoni

      A Toyota já foi uma marca inovadora, pena que deixou de ser. Não sei como você defende tanto eles. Um Etios está anos atrás de um C3/208, do Fiesta e o Fit. Com a geração do Novo Civic, o Corolla será o carro mais defasado entre os médios em todos os sentidos (principalmente segurança). Atualize-se.

      • Bruno Silva

        Compre qualquer um desses automático por 47mil e depois reclame do Etios.

        • João Cagnoni
          • XandeeM

            O problema dessa belezinha é manter.Normalmente quem anda de Etios,C3 ou algo semelhante não tem condições de manter uma Mercedes.

            • João Cagnoni

              É verdade… Esqueci que quem paga 50k em um carro é pobre. Então vou comprar esse aqui por 30k, aí sobra 20k pra manutenção e uma viagem pra Europa: https://uploads.disquscdn.com/images/90c55923d04bab22587fccb6e6ca72a360c09f29b1ae6b4dc1ab9329ec5c3458.jpg

              • XandeeM

                Um gol 0km tambem custa 50mil a depender da versao,vc quer comparar o custo de manuntenção entre os 2 segmentos?O carro desvaloriza mas os custos são praticamente os mesmos de um 0km.Quem compra um Gol de 50k não é pobre mas,deve estar longe de ser rico.
                No caso do Passat provavelmente o proprietário tem condições de manter um carro que custe bem mais do que 50k,mas optou por um usado que oferece praticamente o mesmo por um valor de compra bem inferior.

                • ViniciusVS

                  Considerando o mercado de hoje, é pobre ( Classe média)…

                  Ele usa carros de R$150.000 ~ R$200.000, com alta km como exemplo…

                  É o verdadeiro carro “maestro” e escravo de concessionária ou importadora de peça.

                • João Cagnoni

                  O problema vai bem mais longe que isso. No caso do Gol 0km você ficará preso em uma garantia onde só poderá usar peças de concessionária e mão de obra deles (revisões). No caso do usado, pode escolher uma oficina melhor e até mais em conta, assim como comprar peças de diversas marcas confiáveis, que muitas vezes são idênticas às vendidas em concessionária. Ex.: cofap, nakata, birth, gates, etc. Além disso, a manutenção do carro pode esperar (com o carro parado ou não, dependendo do risco de segurança), enquanto a parcela do banco no carro 0km não pode. Como tenho ganhos que variam bastante em minha empresa, optei por um usado no lugar de um 0km.

                  • automotivo

                    Como uma autorizada por dar garantia num carro quando o cliente usa peça não original.? Não existe almoço grátis. Lembre-se.

                    • João Cagnoni

                      Exatamente, mas a autorizada cobra o preço que quiser por ter esta espécie de monopólio por causa da garantia. Alguém lembra dos limpadores traseiros do March que custavam R$ 500?

                  • XandeeM

                    Justamente,o seu caso é diferente.Quem financia um Gol 0km também pode financiar um usado premium do mesmo valor,mas poderá se complicar muito com o preço de peças e até uma simples troca de óleo + filtro.

                  • Sam86

                    Peças de “diversas marcas”? Kkkkkk….

                    Cara, vc não sabe do que ta falando, praticamente inexiste peças paralelas pra esses carros. O máximo que vc poderá fazer é a importação das peças por conta própria, pra diminuir um pouquinho o custo.

                    E vc acha que existem muitas oficinas mecânicas aptas a dar manutenção nesses modelos? Não existe não. E a diferença de preço para as assistências nem é tão grande. O mecânico tem que investir em ferramentas e equipamentos específicos para estes carros, sem contar nos treinamentos. Tudo isso custa caro. Além disso, é lógico que o mecânico vai cobrar mais caro pelo serviço de manutenção porque ele sabe que os donos tem dinheiro…

                    • automotivo

                      O investimento é alto até para softwares atualizados de carros populares. Tenho um amigo mecânico que investe tanto, que não está sobrando mais grana. Falei pra ele que é melhor atender um número menor de clientes..Ou seja um número menor de modelos.

                    • Sam86

                      Com certeza!

                    • ViniciusVS

                      Estou cansado de ver essas… alguns PSA ( usando exemplo de carros populares) usam lampada especial que só acha em css e o valor é alto por exemplo… Na oficina que frequento tinha um Jetta do modelo antigo esperando mais de um mês um Canister que não achava em lugar nenhum e custava mais de R$1.000 na época.

                      Não é mesmo qualquer oficina que trabalha com esses carros, e o dono fica preso a meia duzia de auto peças, fica preso a meia duzia de oficinas, fica provavelmente sem carro até as peças chegarem…

                      Quando leio esses comentários de gente comprando importado a preço de gol e achando uma baita vantagem, me pergunto se de fato eles tem um carro na garagem.

                      Esses carros são bons na mão de quem tem dinheiro, aquele que compra 0km e depois de 2 anos compra outro 0km e deixa o antigo como carro de rodizio ou como carro de serviço ( plano B)

                  • ViniciusVS

                    50 mil é 50 mil.

                    Quem tem 50 mil compra o gol 0km ou o “lixo de rico” a vista e sai da css sem restrição.

                    Quem não tem sai com o Gol 0km ou o Importado velho + o livro debaixo do braço.

              • MMM

                Pode comprar este aqui também. rs

                • João Cagnoni

                  Bom demais, esse já é refrigerado a água.

              • Filipo

                Esqueceu-se dos custos do seguro!

                • João Cagnoni

                  O seguro do Gol é incrivelmente caro, chega a ser superior a alguns médios.

              • automotivo

                Certíssimo. O fato de vc poder mantê-lo não quer dizer q os outros possam.

                • João Cagnoni

                  Quem consegue comprar um Gol de 50k tem condições de comprar e manter um Passat de 30k, é só não financiar em 60x e guardar a diferença.

              • Zoran Borut

                Amortecedores dianteiros:
                Passat: média R$ 2.000
                Gol 1.6: média R$ 500

                Bomba de combustível:
                Passat TSI: média R$ 3.000
                Gol 1.6: média R$ 500

                • sepchampions

                  10% do carro vai embora só numa bomba. Ai vc vai no mecanico ele passa o preço do serviço de acordo com o carro de patrão. 100 reais pra trocar a bomba do gol do passat. 500

                • João Cagnoni

                  Tem razão… Mas deve bater uma tristeza gastar R$ 500 em um Gol.

              • Ernesto

                Já que você escolheu esses dois, faz o seguinte: levante quanto você gastará de seguro/manutenção a mais comparado com o Etios.

                • João Cagnoni

                  Já bati o C4 e arrebentei a frente inteira, não gastei 5k pra arrumar. Chutando por cima, não gastei 12k em 3 anos de uso incluindo a batida, sendo que já refiz metade do câmbio por 2k. Sou bem cuidadoso com o carro, não ando com nada quebrado. Ele é 07/08 com 130 mil rodados. Não é flex e faz facilmente 8 km/L na cidade (sem trânsito) e 15 na estrada, com o ar ligado. Quanto ao seguro, pago R$ 2400 na Azul com franquia reduzida, tenho 25 anos e moro em SP. É muito barato para o meu perfil. Sem a franquia reduzida, era 2000. Tanto o C4 quanto o Etios são bons carros pra segurar.

            • fbl

              Como se alguem que quisesse comprar um carro popular zero km, com seus 3 anos de garantia, tivesse pensando em gastar o mesmo dinheiro num usado premium, que certamente precisará de manutenção cara mais cedo ou mais tarde… Seguro mais caro, etc…Meu Deus.. quanta burrice interneteira.

          • Bruno Silva

            Seja feliz e gaste mais 47mil em manutenção. Até…

            • XandeeM

              Pois é…

          • Omega

            por 47mil voce compra um deste ai? Nem na China

            • João Cagnoni

              Vi por 53k

      • pedro rt

        quem tem q se atualizar e vc, nao viu o crash test do 208 mes passado? e o tal bonitinho mas ordinario em segurança… fiesta e fit nao da pra comparar pq sao de categoria superior entao pode se dizer sim q o etios e um excelente carro no seu segmento, ele pode nao ser bonito mas e muito bem feito na sua estrutura, isolamento acustico, segurança, dirigibilidade, prazer em dirigir…

        • Felippe

          Só não esqueça que as novas regras do LatinNcap entraram em vigor e foi devido a isso que as notas do Pug 208 foram menores desta vez

          • ViniciusVS

            Foi porque teve mudança nas barras laterais mesmo :)

            De qualquer forma entrei no 208 e não é tudo isso não… lindo por foto mas pessoalmente é um popularzinho arrumadinho.

            • Felippe

              Cara, eu entrei em um 1.5 Active Pack e pra mim é outro nivel de carro, ja o New Fiesta 1.5 foi decepção total, o carro é muito simples por dentro hehe

        • João Cagnoni

          Oi? O 208 foi mal no teste de impacto lateral, sendo que não testaram no Etios. No mesmo teste do Etios, o 208 se saiu melhor. O 208 é muito melhor que o Etios, não tem nem o que comparar. Já andei em ambos diversas vezes, a condução do 208 é muito melhor. Quem já andou nos 2 comenta aí também, mas ao meu ver é bem nítida a diferença.

      • DPSF

        Atras? Só se for no desenho. pós venda da Toyota dá um banho nessas francesas. Chave codificada do etios na Css: 90 reais. Palheta do limpador dianteiro na CSS: 45 Reais. Palheta do limpador traseiro na css: 18 Reais. Calota do etios na css: 50 reais. 1ª Revisão do etios na CSS: 140 reais pagando a vista…. qual dessas francesas tem custos de manutenção iguais a esse pequeno Toyota? Cambio desses franceses? Cite alguem que elogia esse cambio frances de 4 marchas. não acho ninguem…

        • João Cagnoni

          Palhetas: o Etios vergonhosamente oferece somente 1 palheta dianteira. Quer comparar as Aerotwin do C3 com as palhetas do Etios? Faça-me o favor… Calota: prefiro com roda. Revisão: sim, é a mais em conta. Câmbio: HB20, Ônix, Fiesta, March/Versa, entre vários outros possuem câmbio melhor que o Etios. O AT 4 marchas da Toyota era bom há 10 anos atrás. Atualize-se. :)

          • DPSF

            A palheta do etios varre toda a area. Atualize-se. Ouviu falar de braço pantografico? Fique com as bombas da PSA. Realmente sao carros mto valorizados no mercado. Tanto novos, como semi novos… ainda vejo aos montes peugeots 207, 206, 307 e citroens c3, xsara e pallas rodando aos montes nas ruas e bem conservados, e o povo se estapeando p comprar um desses seminovos. Kkkkk. Bomba francesa? Fique a vontade.

            • João Cagnoni

              Você tem razão… Voltei ontem de viagem com meu Pallas, mas eu queria mesmo era um Etios. É cada absurdo… Você por acaso já dirigiu ou pelo menos entrou em um 307 meu amigo?!

              • ViniciusVS

                Pallas eu passo, painel tão sem graça quanto do Etios porém com agravante de ser monocromático, foi um bom carro mas ficou na década passada. se oferecer um C4 Lounge ai concordo que é um carrão.

              • DPSF

                Recebeu muito fifius na rua pelo carro? Vc deve receber varias propostas, carrao. Parabens!

                • João Cagnoni

                  Já passei dessa fase… Meu carro tem até alguns detalhes pra fazer na parte de fora, algumas batidinhas e ralados, mas nem faço questão de arrumar. Gosto de curtir o interior. Não recebi nenhuma proposta. Como funciona isso? Você passa com seu Etios na rua e ele chama tanto a atenção que as pessoas fazem propostas? Colocou uma carcaça de DS4 em cima desse Etios? rsrs

              • DGA

                Comprei uma ventoinha do Pallas para uma colega que mora no interior por causa de uma batida. Custo de peça: RS 790,00. Seja feliz com a PSA

                • João Cagnoni

                  Precisei de uma pelo mesmo motivo, realmente o preço é um desrespeio. Mas você já pesquisou o preço de uma ventoinha do Corolla? Achei paralelo por R$ 500, imagina na Toyota. O pós venda NÃO é tudo isso empurram sim as coisas. Minha irmã tem um Corolla e só faz manutenção em concessionária. Ela ralou o parachoque, não amassou e nem desalinhou, agora querem cobrar R$ 6000 pra trocar somente o parachoque sem as grades. É aí que as pessoas descobrem que a Toyota é só mais uma. Pesquisa também o parabrisa do C4 que custa R$ 3500 e tem o mesmo preço de outros médios. Não quero defender Toyota ou Citroen, quero mesmo é que as 2 afundem pois deitam e rolam no Brasil.

            • MMM

              Se vc for vendedor de carros usados, realmente isso deve fazer uma grande diferença.

          • DPSF

            Ah! Esqueci de citar o robusto e elogiadissimo cambio de 4 marchas que a PSA usa em seus carros: AL4. Um cambio sinonimo de tudo que um autoentusiasta gosta. Tirando o motor THP e o cambio aisin de 6 marchas q a PSA usa, o resto pode ficar. Quanto ao cambio toyota d 4 marchas, pelo q eu saiba, ele eh bem robusto e os proprietarios elogiam. Para quem gosta de jogar super trunfo, os carros da psa sao um sonho: meu carro tem flatblade, tem roda, tem desenho bonito. Eu passo PSA…

            • João Cagnoni

              Qual argumento vou te dar se você fala que tudo é super trunfo? Ande de Etios ué… Não precisa andar em C3, C4, 307, 308 que sua cabeça está tão fixada na Toyota que você nunca vai mudar de idéia. Até se você andar em um Tesla vai achar o Etios melhor. Pra mim já deu.

          • ViniciusVS

            Achei ótimo o limpador do Etios, usa braços pantográficos. na prática tem o custo menor pois na hora de trocar só tem 1 palheta e ele meio que gira quando está funcionando, limpa tão bem ou até melhor que muitos com 2 braços. além de claro ocupar menos espaço.

          • Angelo_RSF

            Desculpe…mas para mim importa em 1o lugar que a palheta funcione. Não me importa se é 1, 2 ou 3 (bem entendido…não tenho etios e nem sei se funciona bem)

            • João Cagnoni

              O Etios usa Aerofit enquanto a Citroen inteira usa Aerotwin. Se você fechar os olhos e ligar o limpador, não vai ouvir a Aerotwin em funcionamento. As 2 são Bosch, mas a Aerofit é a linha mais barata de palhetas, enquanto a Aerotwin é a mais cara. Dizem que a Aerotwin dura 100 mil km, mas não rodei tudo isso com as minhas pra confirmar.

              • Ernesto

                Palhetas que duram 100.000 KM? Não deveria ser por tempo não? Não faz sentido algum dizer que duram 100.000 Km.

                • João Cagnoni

                  Sim, medem por kilometragem, sendo que também não serve pra muita coisa pois o uso costuma variar bastante.

          • automotivo

            Palhetas do c3 são caras até no mercado paralelo.

            • João Cagnoni

              Exatamente, pois são de melhor qualidade. Pesquise sobre Bosch Aerotwin.

              • automotivo

                Nem precisa.! Eu as vendo. Temos sempre 2 pçs. Mesmo sendo sendo fabricado pela Bosch (q é made um China) ou pela Dyna são bem carinha, os clientes reclamam. Como ver nem todos podem podem possuir o carro q compra.

              • ViniciusVS

                Vende em qualquer buraco aqui em São Paulo e virou moda, até gol caixa e kombi já vi usando isso.

                Se isso faz tanta diferença assim o barulho ( para ouvir palheta trabalhando deve andar com radio desligado provavelmente porque até mesmo as comuns não da para ouvir direito com som ligado…) basta ir na auto peças da esquina e comprar uma.

                Tem até tutorial de como instalar elas no Etios, basta procurar no youtube :)

                • João Cagnoni

                  Sim, é um bom upgrade, mas vai custar o mesmo que as palhetas do C3 =)

                  • ViniciusVS

                    Não vai não…

                    Etios usa somente uma palheta e o sistema de braço é mais eficiente dispensando o uso de duas.

                    Já o C3 utiliza 2 palhetas pois ainda não utiliza braço pantográfico. :)

      • C3 e 208??? kkkkkkkkkkk. C3, aquele carro reprovado pela latinncap em impacto frontal (nao adicione pontos do cinto). 208, aquele carro sem proteção nas portas, e nem protensor de cinto.

        Ambas latinhas reprovada pela latinncap. E nem me venha falar de parametros da latinncap, já estou considerando os mesmos. Atualize-se.

    • João Cagnoni

      Apenas completando… Lamentável o Mobi vendendo mais que o up…

    • Fanjos

      Não vi um único Mobi na rua ainda, tirando um de Test Drive

      • automotivo

        Você teria que analisar pelo atual momento. Essas previsões eram quando o mercado estavam em alta. Mesmo assim, up! É mobi iram fechar com mais de 4000 unidades nesse mês. Convenhamos são bons números relativamente. Foram 6 dias úteis no total de 21 dias.

        • Derek

          Iria falar isto.

          • automotivo

            É porque a maioria que postam são movidos por outros sentimentos, não tentam entender o Mercado, não vêem outro motivo pela escolha desse ou outro modelo, simplesmente porque não gostam.

      • Zoran Borut

        Hoje vi o segundo Mobi desde o lançamento. O de hoje era branco, com adesivos de empresa. Up tem vários de empresa mas a maioria dos que vejo é particular, muitos são turbo.

    • lheu

      Vejo cada vez mais Etios Sedan Taxi em BH. E cada vez menos sienas e ideas.

      • pedro rt

        natural isso, afinal esse dupla da fiat ja estava bastante ultrapassada e saiu de linha ha 2, 3 meses

        • lheu

          saíram de linha? no site da fiat continuam lá, firme e forte. Tanto o siena, gran siena e idea

      • DPSF

        Grand Siena se queimou na praça. Os problemas de suspensão do carro não sanados pela FIAT levou a varios taxistas a trocar o Grand Siena por Etios e Prismas.

    • Wellington Myph13

      Cara, tenho visto descontos de 2500 reais pra quem levar um Mobi… Mal lançaram e já estão dando descontos altos… Ai ele fica sendo o mais barato mesmo, e pra quem pouco se importa com o porta-malas, só quer ter um segundo carro pra cidade, Mas tem que ser ZeroKM, acaba levando ele… Até porque, pelo tamanho e tanta propaganda, todo mundo vai lá conhecer…

    • Deadlock

      Não é o mercado que é bizarro, é a VW que não sabe vender. Quem quer comprar opcionais em pacotes caros? Quem quer revisões de 6 em 6 meses? Quem quer pós-venda que deixa a desejar? Quem aguenta câmbio automatizado com 1 embreagem (a Fiat também tem)? Até a PSA está trabalhando para melhorar o pré e pós venda, a VW que se cuide…

  • Rodrigo

    A promoção que paga tabela Fipe no usado está dando resultado.
    Pra quem tem carro a partir de 2014 e roda pouco e ainda assim quer trocar, é uma boa!
    O Etios agora está mais caprichado, vale o investimento.

    • Pacheco

      Principalmente as versões automaticas. É um carro bom de revenda e atende as necessidades.

  • Luciano Lopes

    Mas por 39.990, preço que está sendo praticado no Etios 1.3x, não vejo outra opção melhor em Okm até 40 mil .

    • João Cagnoni

      O Etios está partindo de 44k. Promoções existem em todas as marcas, o correto é comparar o preço de tabela.

      • Pacheco

        Eu acho que tem que comprar o valor promocional. A Hyundai colocou o HB20 a 39.999 e a Ford o Ka a 39.999 tbm. É otimo pro consumidor.

        • Vinícius

          Com essa informação, prefiro ambos ao Etios.

          • Pacheco

            Depende do Uso. Sei lá, eu acho que atualmente ficaria com o Etios.
            Hb20 eu acho muito duro e o Ka eu prefiro o SEL.

          • Eu ficaria com o Etios. É 1.3 contra 1.0 dos outros dois. Isso faz uma bela diferença na condução diária.

        • João Cagnoni

          Sim, estou dizendo que é errado comparar preço de tabela com valor promocional. Alí em cima ele só comentou que o Etios custava 40k, não citou que a maioria dos concorrentes estão na mesma faixa de preço.

          • Pacheco

            Isso eu concordo… eu citei 3 modelos que estão com preço promocional. Passo na frente da loja das 3 e tem placas. Agora não sei a concorrência.

      • automotivo

        Alô. Se existe um preço menor sendo praticado, por q pagar preço de tabela?

        • João Cagnoni

          Leia novamente meu comentário. Devemos comparar preços de tabela com preços de tabela, assim como preços com desconto com preços com desconto. Todas as marcas oferecem desconto (principalmente à vista ou com 60% de entrada).

          • automotivo

            Preço de tabela pra uma coisa. Pra quem compra pelo consórcio. Esse não escapa, sempre que Tem uma atualização nos preços paga imediatamente. Não terá direito a descontos.

  • Bruno Silva

    Automático mais barato, motor e condução excelente (principalmente a versão 1.3 na faixa dos 1.0). Painel melhorou a leitura. Se eu tivesse que comprar um compacto, hj seria minha escolha.

  • Mr. Car

    Se fosse trocar de carro hoje, o escolhido seria um Etios hatch 1.5 XS manual. É feio? Sim. Compro carro para o vizinho achar bonito? Não.

    • Eu concordo com você e provavelmente seria minhas escolha mas… Porque o fato de comprar um produto pelo design tem que ser necessariamente para agradar um terceiro e não você? Não posso querer um carro bonito para meu gosto, mesmo que seja o Étios, sem que isso signifique que me importe com a opinião de terceiros sobre o que faço com meu dinheiro?

      • Mr. Car

        Claro, posso comprar um que seja bonito para mim, mas se isto vier como bônus, não como fator principal de escolha. Como fatores de escolha, existem prioridades muito mais relevantes.

        • Claro, porque nem tudo é para o vizinho! Hehehe

          • carroair30

            nossa! vindo de um HBBOY sinal dos tempos mesmo!!!!

            • Cara, façamos o seguinte: Não tenho tempo de brincar de carrinho com pessoas de baixo intelecto e extremamente infantilizadas como você. Façamos o seguinte: Despreze meus comentários, como farei com os seus a partir de agora, OK? E quando crescer, virar homem, aí voltamos a conversar.
              Abraços.

              • carroair30

                A Violencia (mesmo que seja a verbal) é a unica arma de quem nao tem mais argumentos e de quem nao se sustenta em um dialogo (proverbio chines)

      • Licergico

        perfeito !

    • Murilo Soares de O. Filho

      Seu raciocínio está correto, mas eu não gosto de carro feio, não é por causa de vizinho não, pois estou pouco me lichando pra vizinho, o problema é vc ficar com um carro que vc acha feio…

      • Mr. Car

        O grande problema do Etios, e que realmente me incomodava, para mim está resolvido: aquele quadro de instrumentos “Filizola”.

        • Fernando S.

          O que mata o Etios é o interior. Se fosse só o exterior, eu não ligaria. Agora dentro do carro não tem jeito, tem que ser agradável pois é lá que vc vai ficar 95% do tempo, os outros 5% é o tempo andando até ele ou lavando kkkk.

          • Mr. Car

            Concordo com você. Interior tem que agradar mais que exterior, pois é nele que vamos estar 95% do tempo, e gostaria sim de um painel completamente novo para o Etios, mas só a mudança específica deste quadro de instrumentos já mudou meu modo de ver o carro. Ganhou um marcador de combustível que não precisa ver com uma lupa, ganhou um marcador de temperatura e um belo computador de bordo, coisas que não havia no anterior, e ficou mais bonito e com ares de modernidade, por conta de ser digital, mas simulando analógico, o que acho bem bacana. Prefiro instrumentos na frente do motorista, mas não a ponto de descartar uma compra, se forem centrais.

        • MMM

          Já dirigir Etios várias vezes e é um excelente carro. Não é bonito e a única coisa que sempre me incomodou foi aquela barra prateada na tampa traseira dos modelos mais caros.

          • Mr. Car

            Aquela barra cromada também acho horrível. Se bem que se comprasse um Etios, seria um da versão intermediária XS, que vem sem ela.

        • Murilo Soares de O. Filho

          O que acho que tem de bom é a mecânica, e só.

          • Mr. Car

            Segundo todos os testes, avaliações, e opiniões de proprietários que li, tem muito mais que só uma boa mecânica.

    • MMM

      Desculpe mas tenho que discordar de você. Um dos principais motivos que comprei meu carro atual foi por acha-lo um dos carros mais bonitos que já vi na vida. Comprei pq EU achei bonito e sequer conheço meus vizinhos.

      • Mr. Car

        Se comprou também por achar bonito, ótimo. Se comprou principalmente, quase que exclusivamente por achar bonito, são grandes as chances de que não tenha feito a melhor escolha.

        • MMM

          Depende o que cada um considera melhor escolha. Eu decidi que queria um Sedan médio. Uso muito pouco o carro e a maior parte em estradas boas de SP, principalmente Anchieta, Imigrantes, Rodoanel e Ayrton Senna. Tenho um filho de 4 anos, dirijo numa boa e não estava preocupado com desempenho arrebatador. Gosto de carros mais firmes e com suspensão mais dura. Pensei em gastar até uns 100 mil reais.

          Existia uma gama enorme de produtos que eu poderia ter escolhido nessa faixa e gastei um pouco mais e comprei uma CLA 200 exatamente pq acho um dos carros mais bonitos da atualidade e disparado o mais bonito que já tive. Além de atender as necessidades que eu tinha.

          • Mr. Car

            Aí você está falando de um Mercedes. É incontestável que não levou só por beleza, he, he! Todo o carro é excelente. A beleza veio como um bônus. Ou “um plus a mais”, como se diz por aí, he, he!

  • Sam86

    Sai fora.

  • Ogro!!

    FFFEIIOOOO?????? Feio é o UP!, o “FEITIOS” é um aborto da área de design, se fosse feito em braile não ficaria tão ruim. E não adianta dizer q gosto é subjetivo, pois a verdade é que com o passar do tempo nos acostumamos com o visual, mas que é o mais feio da categoria e um dos mais feios do Brasil não se discute.

    • Fábio

      E pq gosto não é subjetivo?

  • Compro Vidro de Perfume Vaziou

    Melhor carro pelo meno preço, no mais Mobi jaja encabeça nos 3 primeiros lugares

    • Pacheco

      Isso que me da raiva nesse Brasil. Pq ele vende e o Up que é muito superior não consegue?

      Acredito ser erro da VW.

      • Lucas086

        O Up! é feio, para a maioria das pessoas, principalmente nessa faixa de preço, muita gente compra como único carro, e ainda pensa, “o up é muito feio, já o mobi é bonitinho”. Não deixaria de xomprar um up para comprar um mobi, e acho o mobi feio também, mas o up é muito mais feio.

        • Fanjos

          Esta vendo como é questão de gosto, eu já acho o Up! simpático, não bonito, mas simpático, já o Mobi eu acho um aborto sem pé nem cabeça com aquela frente gigante e bizarra e aquela traseira de carro chines, sem contar a parte mecânica que é uma gambiarra do caramba

        • Pacheco

          Então o PT inverteu mesmo os valores e conceitos nesse pais. UP Feio e Mobi Bonito é triste hein.

          • pedro rt

            eu nao acho o up! feio so acho ele medonho… e dai?

            • Pacheco

              E você acha o Mobi lindo?

              • pedro rt

                lindo nao e mas ta longe de ser feio, tem coisa mais deproporcional andando por ai

                • Pacheco

                  Tipo o Etios. Mas o Up é melhor resolvido que o Mobi.

                  O Mobi tem traseira de Chery S-18.

        • Derek

          Gosto é gosto. Eu já acho o up! sem graça, não tem realmente feio nele de tão simples que ele é. O Etios até dá para engolir por fora, mas por dentro é muito feio. O Mobi eu considero feio, pois a traseira (que é feia por si só) parece de um carro e a frente parece pertencer a outro carro.

        • Jurandir Filho

          O Etios é feio também e vende bem…

          • Lucas086

            Etios vende por ser Toyota, a pessoa está comprando a marca, apesar que dizem ser um carro muito bom, mas o Etios tem falhas que da vergonha até para a categoria.

      • Rbs

        Se você conseguisse o direito de fazer uma mudança no UP na parte interna ou externa você mudaria o que? Mas não se esqueça apenas uma mudança.

        • Pacheco

          Colocaria mais equipamentos de segurança, só isso.

          • Rbs

            kkkkkkkkkkkk Cara você pulverizou o ditado que seguro morreu de velho. Você foi alem disso . . Mas não já é justamente esse um dos principais destaque desse carro, segurança?

            No braziu não tem jeito, quando o assunto for beleza a ausência dela complica qualquer situação por mais favorável que seja.

            A vw já tem resposta para essa sua dúvida. O povo vai la olha o carro por fora ate ai tudo bem mas quando entra no carro e ver aquele painel a coisa muda de figura.

            Muitas pessoas falam isso que o carro é legal e tudo mas não gostaram do interior.

            • Pacheco

              Eu gosto dele tanto internamente quanto externamente. Teria um facil.

              O que pesa seria a falta do ESP, ASR (desde a versão aspirada) e 6 air bag. Mas isso falta em toda concorrencia.

              • Rbs

                Entendi.

          • sepchampions

            Pronto, o cara vai falar o que depois?? Pode duas??? Itens de segurança e um câmbio aut6 ou CVT.

            • Pacheco

              Concordo com o cambio automatico. O problema seria cofre do motor.

        • Murilo Soares de O. Filho

          Baixaria o preço do uP, no restante e pela proposta dele é honesto!

        • Jurandir Filho

          A VW poderia reestilizar tal qual o europeu e colocar um painel descente neste carro, pode ser até o do gol mesmo…ah e um cambio automático no tsi cairia bem…

          • Rbs

            Acredito que só o painel do gol já mudaria todo cenário desse carro.

      • Compro Vidro de Perfume Vaziou

        Pq o Up! não é carro pra impressionar Vizinho, VW errou feio no Desing apesar de ter melhorado muito a versão Europeia de 2 portas que nunca virá para o Brasil .. BR gosta de carro Bonito pra mostrar, Hyundai soube disso e hoje é uma marca famosinha que antigamente ninguém dava nada, Fiat apelou com o Mobi versão .Zip do Jorney/Freemount, GM copiou a receita da Fiat com o Uno e deu uma leve melhorada, Onix vende que nem água, carro bonito, barato, sem conteúdo e segurança!!

        Mercado brasileiro automotivo é uma piada, já que 90% do mercado se importa apenas com coisas supérfluas!!

        VW foi corajosa em apostar no novo e acabou perdendo, na próxima vai lançar uma carroça estilizada como as suas concorrentes fazem e vendem horrores

        • Pacheco

          Concordo contigo.
          A Hyundai soube observar o mercado e tem hoje o carro correto pra massa consumidora do Brasil. Ainda acho que ela deixou alguns detalhes de fora e vai acertando com o tempo.

          O carro atende o perfil e vende muito. Um unico modelo que briga pela liderança.

      • Fernando Bento Chaves Santana

        Aqui no Br o povo não curte estética minimalista. É por isto que acham o Up feio. Pra fazer sucesso o carro deve ter desenho carregado – meio brega até – com cromados, vincos desnecessários e grades dianteiras enormes e nada funcionais.

        • Pacheco

          É estranho… somos um mercado muito grande. Um modelo pode fazer sucesso no Suldeste e ser Mico no Nordeste.
          Acredito que estamos entre os mercados mais chatos de se trabalhar.

  • Luis LC

    Ele ja vendia isso antes, o mercado perdeu intensidade, a preferência sempre será pra carros mais pé de boi mesmo

  • RSRX

    Esse indiano é bem honesto! Mas O HB20 e Ka são escolhas mais racionais em itens e motorização. O ka é mais econômico e HB20 melhor AT da categoria

    • pedro rt

      pelo menos o etios e um carro mundial, primariamente um carro mais confiavel na segurança e mecanica, diferente de alguns concorrentes dele so vendido no brasil ou mercosul…

    • pedro rt

      concordo qdo se fala q o hb20 e melhor, ja o ka e um lixo, e posso dizer isso com razao pois passei 1 semana com um e me decepcionei muito com ele

      • Rodrigo

        Eu fiquei quase ano com um Ka e foi só alegria. Não aconteceu nada de mau com ele, e ainda fazia 17,8 km/L no uso misto.
        Pegar carro surrado de locadora não é um parâmetro muito confiável…

    • Bruno Silva

      HB20 automático quase 10mil mais caro. Ka é mais econômico, mas é 1.0 vs 1.3, prefiro 1.3 (aqui em casa compramos um Novo Ka porque estava mais barato, senão teríamos ficado com Etios). Sem contar que o Ford não tem opção at.

    • Fábio

      O Ka tem acabamento porco e pós-venda vomitável. O HB20 é bom, mas caro. Dificilmente as ccs da Hyundai dão desconto no HB20. Por isso Onix e Etios estão vendendo bem.

  • pedro rt

    mais do q merecido o etios ta subindo tao rapidamente nas vendas, isso so mostra como a toyota e eficiente e nao brinca em serviço com um mercado q merece e quer carros cada vez melhores em equipamentos e segurança fora os aperfeiçoamentos feitos na linha 2017. da pra ver q e questao de tempo ele ser o numero 1 em vendas no país dentro dos proximos 3 anos

  • Ailton

    Se fosse bonito…

    • pedro rt

      prefiro um carro menos bonito mas melhor q os concorrentes q um bonitinho q fica devendo em muitos pontos

      • Ailton

        Eu também. Se fosse mais bonito, não teria concorrência.

        • Jurandir Filho

          Se fosse bonito iria custar 60 k a versão de entrada, por 47, como está hoje, é imbatível, já as versões mais caras esbarram em adversários mais modernos..

      • Tosoobservando

        Fala isso pra Toyota EU, esse é o Aygo, carro de entrada da marca no continente, custa menos de 10 mil euros….

        • pedro rt

          isso e la na europa, eu estou falando do país q nasci e moro o brasil

          • Tosoobservando

            Mas a marca é a mesma, se a politica deles é diferente pra la e pra ca, é pq tem gente que aceita (e ainda defende).

            • pedro rt

              cada país tem os seus modelos especificos a venda, mas isso nao quer dizer q o nosso etios seja identico ao indiano ou o vendido em outros mercados asiaticos, pelo contrario o nosso e muito melhor na estrutura, acabamento e segurança

              • Tosoobservando

                Mas nao deixa de ser um carro de 3º mundo, para o 3º mundo.

                • pedro rt

                  pode ser de 3° mundo mas e mais confiavel na segurança e mecanica q alguns de seus concorrentes q sao somente vendidos no brasil ou no mercosul.

                  • Tosoobservando

                    Esta dizendo que ele é melhor que HB20 e Onix e UP!?

                    • pedro rt

                      ele nao e concorrente do up!

                    • Tosoobservando

                      Ele é o carro de entrada da Toyota aqui no Brejil, entao ele concorre com todos da mesma faixa das outras marcas. Os que citei sim, em preço.

                • Ernesto

                  “Mas não deixa de ser um carro de 3o mundo, para o 3o mundo”. Então não tem o que reclamar. O Brasil continua sendo um País de 3o mundo, oras.

  • Ricardo Blume

    Motor e confiabilidade ele tem, só que a Toyota insistiu em um design que não agradou. E para piorar, errou mais ainda no desenho do painel. Se tivesse investido um pouco mais em “belezura”, com certeza o Etios daria mais trabalho à concorrência. Uma pena.

  • Wall André

    Com os atributos que tem e sendo Toyota, se o Etios fosse bonito ele seria líder bem fácil.

  • CanalhaRS

    Mercado em crise e muitas promoções nas concessionárias. Isso explica, em parte, o crescimento do monstrinho.

    • Ernesto

      Mas todas estão fazendo promoção, não estão? Então, por que só o monstrinho cresceu? Queria entender a sua lógica.

  • Paulo

    Merecido. É feio mas é o melhor popular do mercado.

  • Matheus Cavalheiro

    Quantos % de aumento em relação ao mesmo período do ano passado?

  • Diogo Oliveira

    Ainda to tentando entender quem pagaria 60 Mil em um Etios AT4…

    • Bruno Silva

      A partir de 47mil

      • Diogo Oliveira

        Sim você está certo mas, a versão topo de linha tá 60 Mil Temers

        • Diogo Oliveira

          Quando se trata desse mesmo segmento eu prefiro juntar mais 3 mil e comprar um Grand Siena com o opcional Sublime (Mas felizmente e infelizmente ao mesmo tempo, com Dualogic), mas claro, é minha opinião, cada um tem a sua né? ;)

          • alan oliveira silva

            realmente, cada um tem a sua opinião. Eu mesmo não compraria um Siena.

            • Diogo Oliveira

              Esqueci de mencionar que eu também compraria ou um City.

          • Jackson A

            Passaria longe de uma siena…

            • Diogo Oliveira

              Eu sei que é estranho mas assim, eu pegaria OU um Siena Sublime OU um Honda City, acho que o City é uma opção bem melhor… não acham?

            • Diogo Oliveira

              Versa ou City?

          • Jurandir Filho

            Siena tá 63 k, putz!!

          • Diogo Oliveira

            Mas mesmo o Siena sendo uma escolha bem estranha, acho que eu pegaria mesmo um Honda City.

        • Ernesto

          Essa versão de 60K deve vender bem pouco.

  • Pacheco

    Sim… se vc der mais de um tiro nele, vão te chamar de assassino. Se eu tirar a arma do bandido depois de ameaçar a minha família, alem de descarregar a arma no maldito, ainda vou pegar meu carro e passar por cima. Quero que a família não tenha direito nem mesmo ao velório.

  • FrankTesl

    No segmento dos hatches automáticos, qual seria uma boa escolha: Toyota Etios 1.5 4marchas, HB20 1.6 6 marchas ou um Nissan March 1.6 CVT?
    Um Onix 1.4 aut. 6 marchas é comparável a eles?
    Considerando tudo: desde preço e consumo até dirigibilidade, qualidade, manutenção, preço do seguro, garantia, rede autorizada, atendimento pós venda etc.
    Já Beleza é bem subjetivo…

    Aqueles anúncios de lojas independentes do WebMotors, o preço é realmente menor que nas concessionárias ou tem pegadinha?

    • Filipo

      Depende de suas preferências. Todos são bons! Mas o March é quase um micro-carro e o Onix é o mais fraco de todos, por ter motorização inferior (e ultrapassada).

    • sepchampions

      208, hb20, New Fiesta ou Etiios hatch. Versoes top O custo benefício iria pesar na escolha.

  • fbl

    Hj é o melhor carro “popular” (se é que ainda existe isso no brasil quebrado pelo PT). Opção de automático tradicional, robusto, corrente ao inves de correia dentada, bons motores, anda bem, bebe pouco e tem pós venda acima da média. Mesmo nao sendo bonito é a melhor opção. A toyota fez o que todas deveriam fazer, que é colocar cambios automaticos nos carros de entrada, ja que nossas cidades grandes pedem isso pelo transito horroroso. E o povo ja ta ligado na enganação dos cambios i-motion, dualogic e outras porcarias automatizadas mono-embreagem. O hb20 também é excelente, porém mais caro.

  • Zé Mundico

    O Etios é a versão Dacia da Toyota para o Brasilzão guerreiro. É carro popular, simples, sem firula, mecânica básica, pé-duro mesmo. Já entrei num e achei super simplório mas tá bom demais para o bolso do brasileiro, que anda meio descompensado.
    E agora que tem câmbio automático, vai vender bem, mesmo que seja câmbio de 4 marchas defasado e ultrapassado.
    Mas para nossa realidade econômica, tá bom demais.
    E quem quiser coisa melhor, meta a mão no bolso e compre um Corolla.

    • Tosoobservando

      Bolso descompensado? REalidade economica? Meu amigo, poucas pessoas na atual conjuntura compram esse carro, que custa 40 mil pilas. Quem tem essa grana é classe media alta no Brejil.

  • Luiz

    KKKK O FIAT MOBI ESTÁ VENDENDO MAIS QUE O VW UP! NA PARCIAL DE JULHO KKKK

    • Sam86

      😭 Para o Brasil que eu quero descer!

    • Ernesto

      Tem que rir mesmo pois escolher o Uno encurtado com motor defasado em vez de um carro comprovadamente seguro e com motor bem melhor é demais.

  • Luiz

    Mobi vendendo mais que VW UP! em julho

  • Fábio

    Se tornou uma das melhores opções do segmento, e o 1.3X AT tem um ótimo custo-benefício. Acredito que por isso venda tanto. Teria um Etios facilmente, já me acostumei ao design e nem o acho tão feio assim.

  • Guilhermo

    Enquete:
    Etios ou Spin é o carro mais feio do Brasil?

    • Vitão

      Mobi kkk

  • Thales de Castro

    A notícia é sobre as boas vendas que esse tal de Etios (novo) tem conquistado. Que bom, não é? Mais empregos sendo gerados aqui no Brasil para atender demanda externa num momento de crise no mercado automotivo interno. Simples assim. Se carro usado fosse tão bom quanto os profetas dos comentários estão dizendo, ninguém venderia o seu.