_Destaque Combustíveis EUA Finanças Governamental/Legal Mercado

EUA: Gasolina barata e vendas de picapes e SUVs devem prejudicar meta de consumo

gmc-sierra-elevation-edition-2015 (5)

O governo americano propôs através do plano CAFE, metas de redução de consumo de combustível. Para 2025, a ideia é que a frota de veículos dos EUA tenha média de 23,1 km/litro, estabelecida em 2011.

No entanto, dois fatores – positivos para o mercado automotivo – estão impedindo que a meta seja alcançada na data prevista. De acordo com autoridades e especialistas, a gasolina barata é um dos motivos que atrapalham o plano nacional de redução de consumo e emissão.

Com o menor preço do galão em 12 anos, a gasolina favorece não só o aumento da circulação de veículos – e evidentemente aumento das emissões – mas também a compra de veículos mais potentes e gastões.

Assim, o segundo fator entre no jogo, o aumento expressivo das vendas de picapes e utilitários esportivos, que apresentam menor eficiência energética. Dessa forma, a média de emissão de CO2 não chegará ao nível programado em 2025, caso as vendas continuem no ritmo atual.

Mesmo com pesados investimentos em híbridos, híbridos plug-in e elétricos, as montadoras não conseguirão produzir veículos ecológicos na mesma proporção que vendem picapes, crossovers e SUVs.

Com tudo isso, a estimativa é que a meta seja reduzida para 22,3 km/litro, média que poderia teoricamente ser alcançada com o ritmo atual. Então, se por um lado o mercado americano e as montadoras ganham com vendas de produtos de maior valor agregado, o país perde em conter as emissões de CO2.

Nos EUA, as vendas de veículos – fora raras crises e períodos de recessão – é afetada geralmente pelo preço da gasolina. Se o combustível sobe, híbridos, elétricos e carros compactos ganham a preferência. Caso contrário, são os grandes que levam a melhor, tal como agora.

[Fonte: Autocosmos]





  • Kaian Reis

    acho que essa semana vai vir aumento de preços por ai, entrei no site da fiat e da volks e as duas estão com os preços indisponíveis.

    • Pacheco

      Nem precisa deixar os preços indisponíveis para ter aumento. KKKKK

  • Rodrigo

    Eu usei nos EUA um Lincoln Navigator. O consumo médio era de 14,6MPG, que significa 6,21 km/L!
    Era considerado bom, pelo tamanho do carro… esse povo gasta!!

    • SDS SP

      Eu com um Dodge Charger (equipado com o Pentastar 3.6L 6cyl) fazia cerca de 25MPG em ciclo rodoviário. Com um Elantra fazia quase 37MPG.

      • Rodrigo

        Eu fiz 40 MPG com um Sentra, na Flórida em 2015! Nem se compara com o Charger…
        Gastava 25 USD toda vez que ia encher o tanque!

        • SDS SP

          No meu caso foi pela Califórnia e Nevada, pegando um trechinho da Route 66 hehe

          • Rodrigo

            Rapaaaz… aí sim!!!

    • Rafael Trindade

      Com uma BMW x5 com 2.000 milhas rodadas apenas, rodei 9.000 km em 2015. Peguei ela fazendo 18mpg e quando entreguei ela, fazia 22mpg. Era muito legal chegar e completar o tanque com 30 doletas. Uma pena que em Chicago a gasolina era 2,399 e na California 3,959 no mesmo período, que foi o trajeto que fiz. Abraço.

  • Mr. Car

    Meta de consumo? Com o combustível barato e carro econômico ainda por cima, eu rodaria bem mais, isto sim. Se o objetivo é diminuir índices de emissão, que façam carros gastões. Aí eu fico em casa, he, he!

  • Rafael Henrique Arruda

    É fácil resolver, leva a Dilma p os EUA que ela sobe rapidinho o preço da gasosa.

    • Mr. Car

      Em uma semana, iam querer o impeachment. Aí a mandioqueira estocadora de vento ia começar a berrar: It’s coup! It’s coup! He, he, he!

    • Pacheco

      Nossa… sacanagem com os caras hein. KKKKKK

  • edgar__rj

    Que tal eles usarem motor flex e gasolina batizada? Emitiria menos CO²… kkkk
    Brincadeiras a parte, não sei se tenho inveja deles ou revolta daqui… ou os 2…

  • paulo sergio berezovski

    acho desnecessário um v8 para um suv ou pickup pro dia-a-dia acho que um 2.0 ou no máximo um v6 ta ótimo para quem tem família,e pra quem anda sozinho ou só com um acompanhante acho melhor algum no máximo 1.6 turbo

    • Marco Antônio

      Cara, exagero nada. Melhor sobrar que faltar.!

      • Pacheco

        Se a Gasolina no Brasil fosse 1 real, eu só andaria de V8. KKKKKK

        • Marco Antônio

          Amigo, kkkkk Nem me fale. Esses ecochatos patrulheiros de partículas não conseguem me convencer.

          • Pacheco

            Olha… e se a Gasolina fosse R$ 0,70 eu andaria de V12.

            • Marco Antônio

              kkkkkkkkk venezuela tem gasolina baratinha… Não acho que tenha V12. kkkk

              • Pacheco

                Venezuela não tem nem remédio e comida, quanto mais V12. KKKKK

                • Marco Antônio

                  kkkkk era piada. De mau gosto. kkk

                  • Pacheco

                    Pior que é verdade… hahahahahahahaha

        • Rafael Trindade

          Se a gasolina fosse este preço no Brasil, não teríamos como andar de carro, por uma questão mercadológica, pois os carros populares de hoje, custariam R$ 150k

          • Pacheco

            Pois é…

  • Marco Antônio

    A governo, vá tomar banho. Que chatice. Governo quer reduzir consumo e emissões? E o que o povo quer? O que o cidadão americano quer? Uma boa caminhonete potente. Dane-se o que o governo quer, o que o mundo quer. ¬¬

    • Luis Burro

      Ah tah,qndo comecarem a se sufocar com a poluicao quero ver dizerem dane se!

      • Rmx

        Soluções existem muitas, basta alguns grades grupos se unirem e financiarem.
        O verdadeiro problema é que as soluções não rendem mais que os problemas! Kkkkk

        • Luis Burro

          É pq ainda a situação não está tão grave.O momento q a base primária da cadeia alimentar for afetada,aí já era!E qndo os humanos estiverem pra morrer ,aí eles vão querer fazer algo.Provavelmente será tarde demais.
          Os humanos tem o péssimo hábito de se mexer só qndo são afetados.Aí eles não se importam se rende mais ou não,engraçado isto.

      • Marco Antônio

        Uiii, poluição. Pra mim é só Bla bla bla.

        • Luis Burro

          Ah tá,e vc acha coincidencia q as temperauras tem aumentado e várias doenças se alastrado(como dengue,zica q é recente,H1n1 tbm é recente).Sem falar na ocorrencia mais frequente de tornados e até um Furacão(q nunca teve antes) na região sul.

          • Marco Antônio

            Nunca teve? Cadê os registros dos outros 10 mil anos. Não acredito em aquecimento global. Poluição por partículas nos grandes centros existem sim, óbvio. Mas é muito exagero dos eco insuportáveis.

      • Pacheco

        Eu quero é morrer poluindo e curtindo a vida. To se saco cheio dessa geração saude.

        • Luis Burro

          Sim,se tiver cancer e estiver em estágio terminal,não se deprima,comemore!

          • Pacheco

            Olha amigo… eu vou morrer um dia. Então prefiro ir com lembranças.

    • Pacheco

      To nem ai pra meio ambiente… eu quero mesmo é zuar. KKKK

      • Marco Antônio

        V8tão brutooo. Vou lá pensar em miligramas de partículas que o ambiente loga tratará de fazer algo com elas?! Pataquada mesmo.!

        • Pacheco

          Andei 2 anos da minha vida com um 5.7 V8 que fazia 2,5km/l. Se as condições me permitir eu retornarei nesse patamar.

          • Marco Antônio

            Isso mesmo Brother. Manda bala. O que é bom é bom, o resto é o resto.!

            • Pacheco

              A vida é curta demais para se perder tempo com meio ambiente e corpo fitnnes.

              • Marco Antônio

                kkkkkk vdd.

    • Thiago Lamim Matos

      Isso aí.
      Vamos pensar no individuo, nunca concordei tanto com um comentário. rs

  • amarelonãotemcota

    Truck

  • Luis Burro

    Pra variar,o humano preocupado com o meio!Quero ver dpois qndo tiverem morrendo devido a poluicao.

    • Pacheco

      Nunca vi ninguém morrer disso. Essa geração saúde está tirando a graça do mundo.

      • Luis Burro

        Não diretamente,mas veja os estudos sobre os impactos da poluição nas mortes por doenças respiratórias.Não é a toa q em lugares com menor industrialização tem menos casos de problemas respiratórios.

        • Pacheco

          Sim… eu tenho bronquite e rinite e sofro com clima seco. Mas cansei de ficar tentando resolver o solucionável.

  • MarcioMaster

    Aqui é o contrário, enquanto o mundo ta preocupado com emissões o governo manda acender os farois durante o dia num país tropical e poliur um pouquinho mais, só pra dar um força nos caixas. Aliais podiam obrigar a luz de ré acessa em rodovias, ia chamar a atenção…

    • Pacheco

      Mas andar com os faróis acessos melhora muito a visibilidade dos carros e aumenta a segurança. Faço isso desde 2007 qndo tirei habilitação.

      • George Gurgel

        Concordo com você, em rodovias de pista simples o ganho é importante. Tem um vídeo circulando na net que associa essa nova lei a maior venda de combustível pela petrobras. teoria da conspiração nível hard.

        • Pacheco

          Daqui a pouco vão falar que o filho do Lula abriu uma fabrica de lampadas e por isso a lei.

      • Artur

        Concordo com você que faróis acesos melhora a visibilidade do veículo, mas discordo de criar uma lei obrigando o cidadão de bem, cumpridor de suas obrigações, que sempre respeita a sinalização e anda no limite de velocidade da via (e acredite, isso ainda é a maioria no Brasil), a ser compelido a cumprir mais uma obrigação esdrúxula: ter de acender os faróis baixos de seu automóvel durante o pleno dia em rodovias.
        Muitas vezes o cara não o faz por puro esquecimento – o que é plenamente compreensível, com a correria do dia a dia -, e aí é premiado com uma bela de uma multa que só serve para ajudar a encher os cofres públicos, literalmente assaltando os contribuintes e, consequentemente, servir como meio de enriquecer ainda mais nossos queridos políticos com seus corriqueiros desvios e falcatruas.
        Se a intenção dessa lei fosse realmente reforçar a segurança e ajudar a prevenir acidentes, que obrigassem as montadoras a instalar DRL de série em todos os veículos a partir de certo ano, tal qual como fizeram com o ABS e o AB2.
        Já que nossos veículos não são exatamente baratos e vários deles já vêm com esse recurso em algumas de suas versões, não seria mais fácil torná-lo obrigatório do que obrigar o condutor a ligar o farol durante o dia?

        • Pacheco

          Sim, tornar obrigatório é algo necessário no caso das luzes diurnas, mas exigir o farol acesso é uma questão de segurança que ajuda em muito os motoristas.

          Eu tive uma época que rodava diariamente em rodovias e atualmente pego por volta de 3x por semana. E ajuda muito, muito mesmo.

          • Artur

            Mas nesse caso acho que o DRL serviria realmente para substituir a necessidade de manter os faróis acesos durante o dia em rodovias.
            Há DRLs, inclusive, que são mais visíveis que os próprios faróis durante o dia (por exemplo, os do C3 e 208).
            O CONTRAN poderia regulamentar a intensidade, lâmpadas a serem utilizadas (se de LED ou halógena, por exemplo) etc. (inclusive, acho que já existe regulamentação para definir o que é DRL) e fixar essa obrigatoriedade, e não forçar o condutor a ter de acender o farol durante o dia (até porque o farol serve para ser utilizado à noite).

            • Pacheco

              Sim, deveria tornar obrigatório as luzes diurnas, acendimento automático dos faróis e lanternas com lampadas em LED. São recursos que aumentam a segurança.

      • MarcioMaster

        Partindo do principio que aumenta a segurança (isso é discutível), o fato de onerar a população com gastos extras e multas é revoltante, pois ja privatizaram grande parte das rodovias e ainda falta muita qualidade para elas, as publicas então nem se fala. Lembro tambem que se te multarem e voçe estiver com os farois acessos, voçe não tem como recorrer, vai pagar do mesmo jeito. Tem coisas muito mais importantes para resolver no transito antes de aprovar uma barbarie dessas.

        • Pacheco

          Marcio, eu te entendo. Mas gostaria de te fazer algumas perguntas.

          Vc já reclamou a concessionaria que recebe o pedágio sobre os problemas da rodovia? Vc já entrou em contato com o órgão que fiscaliza as concessionarias sobre os problemas que vc denunciou a mesmo?

          Uma coisa, qual é o gasto a mais que vc tem em acender dois faróis e duas lanternas? Isso nunca mudou o consumo do meu carro. Diferente de andar com o ar ligado ou vidros abertos.

          Eu acho que antes de reclamar da lei, que pra mim está certa e precisa existir, devemos é cobrar aqueles que são responsáveis pelos serviços. Cobrar as concessionárias, cobrar os políticos, cobrar a sociedade, etc.

          • MarcioMaster

            Pacheco, tambem te entendo e creio que todos temos um pouco de razão.
            Nunca fiz reclamações a via privada, ou publica, mas os defeitos são notórios e nas publicas pode ter certeza que não adiantaria, somente se for a TV ou acorrer uma tragédia;
            O gasto com farois acessos é minimo,mas o artigo que o NA postou sobre poluição foi bem interessante;
            Temos que cobrar sim, a todos os nossos empregados, que em todas as instancias administram esse país, principalmente na hora do voto, infelizmente o Brasil tem dimensões continentais e o povo não ajuda.

          • Tosoobservando

            Fica fazendo leis pra tudo é ridiculo e so alimenta a industria da multa, sabia que na Europa nao tem lei que obriga praticamente nada disso que tem aqui tipo aibbag, abs, farol etc.. nos carros e nem crashtest? AGora tenta vender um carro la sem passar no crashtest, sem itens de segurança, sem um monte de firulas? Vai mofar na concessionaria simplesmente. Povo educado é diferente do que ocorre aqui.

            • Edson Fernandes

              Os farois DRLs tem sim obrigatoriedade. A parte de segurança aí sim é uma questão de educação do povo.

            • Pacheco

              Amigo, aqui é outro esquema.

              No Brasil, o povo só respeita algumas coisas pq tem lei. Precisou criar lei pro cinto de segurança, lei pra parar na faixa de pedestre.

              Ainda acho que deveríamos emplacar os pedestres pra criar uma lei e multar quem anda na rua. Pq o povo maldito esse Brasileiro viu.

              • Tosoobservando

                Ok vamos criar leis pra tudo, uma montanha de leis, regular ate a cueca que vc veste. Ae quero ver!

                • Pacheco

                  Se não vai na conversa, vai no tapa… é a lei da vida amigo.

      • tiago

        O problema é que não existem pesquisas que indiquem tal benefício, e o gasto de energia é pequeno, mas existe, na casa de 1%.
        No mais As lâmpadas halógenas, que compõe a maior parte da frota, tem uma durabilidade limitada, portanto essa nova Lei traz:
        ÔNUS – Com certeza, ainda que pequeno.
        BÔNUS – Talvez, faltam testes conclusivos.

        • Pacheco

          Não precisa de teste amigo… pega uma rodovia e olha pro retrovisor. A visibilidade é clara. Eu falo por experiencia própria que a melhora é gigantesca e já uso os faróis acessos mesmo de dia desde 2007 até na cidade.

          E um par de lampada original custa menos de 50 reais. Troca-se o que, uma vez por ano? Nossa… que gasto hein.

          • tiago

            Você vai me desculpar, mas para fazer uma LEI precisa SIM de embasamento com métodos razoáveis (ciência)
            Se for “achômetro” é melhor fazer uma recomendação, não uma Lei que prevê inclusive punição.
            Para mim, o ônus é claro e a troca de lâmpada requer mão de obra (20 a 30 reais), fora o aumento de 1% no consumo de combustível.

            • Pacheco

              Comigo não tem achometro nenhum amigo. Comigo é a mais clara e pura verdade que melhora muito a segurança. Eu acendo o farol baixo do carro de dia pra ir no açougue. Isso ajuda na segurança.

              E quem reclama de consumo e gasto de lampada, precisa é de louça pra lavar.

              • tiago

                E você deveria ter mais educação, para sua informação, eu lavo louça todos os dias.
                Parabéns pela sua “lógica” argumentativa.

                • Pacheco

                  Se a carapuça serviu, parabens.

                  Reclamar que lampada gasta é igual reclamar que desmancha chapinha na chuva: frescura.

  • Airplane

    Com a gasolina barata, como nos velhos tempos, e o “Dieselgate” a aversão dos americanos ao diesel vai aumentar mais ainda.

  • Cebobina

    Enquanto isso a Triton v6 aqui de casa não faz mais que 7 kml! Porém antes ela que uma pensão alimentícia!!

  • Eduardo Campos

    Só americano mesmo pra basear uma compra de “longo prazo” e alto valor em algo tão instável quanto o preço do combustível.

  • Delto Sampaio

    Isso é um sonho …. ops, pera, moro no Br :(



Send this to friend