EUA: Volkswagen ganha quase um mês de prazo no caso Dieselgate

27/03/2016

golf-tdi-recorde-us-1

A Volkswagen recebeu um prazo extra através de um juiz federal dos EUA. O prazo para a entrega de um plano para correção dos motores EA189 2.0 TDI e V6 3.0 TDI venceu em 24 de março. Com essa concessão, a montadora alemã tem até o dia 21 de abril para cumprir a decisão.

Se isso não ocorrer, a Volkswagen deverá ser processada e terá de pagar bilhões de dólares em multas, além das indenizações. Sem uma luz no fim do túnel, a única saída que ganha força a cada dia dentro da empresa seria a recompra dos quase 600 mil carros envolvidos, incluindo os da Audi.

Calcula-se que essa recompra custaria à montadora algo em torno de US$ 9,4 bilhões. Esse movimento, de acordo com analistas de mercado, exigiria uma enorme logística por parte da Volkswagen e provavelmente não será uma decisão a ser tomada.

A questão envolvendo os carros do Dieselgate parece estar dividindo as opiniões dos órgãos ambientais no país. A EPA está aguardando uma solução para o problema a partir de um recall. No entanto, a CARB – órgão similar da Califórnia – acredita que a solução seja impossível e até considera aceitar uma correção parcial de parte dos veículos adulterados.

Para a Volkswagen, quanto mais o tempo passa, pior fica sua situação. As vendas estão em baixa e com o decorrer do Dieselgate, a confiança do consumidor nos carros diesel cai consideravelmente e pode acabar fazendo um efeito semelhante ao visto no passado, quando o Oldsmobile Delta 88 protagonizou o fracasso do diesel nos EUA. Além disso, com a ascensão do carro elétrico, o óleo combustível pode ter seu fim acelerado entre os americanos

[Fonte: Automotive News]













  • leitor

    O negócio ficou feio por lá! Recomprar por mais de U$9 bi? Aí o prejuízo é enorme e pode nem valer, a multa pode ser dada assim mesmo.

    • Doccar

      Se recomprar, pode revender, em paises onde permitem carros que poluem e/ou altera-los para colocar a venda

      • Maçaranduba o Porradeiro.

        Ou quebrar de vez.

      • G.Alonso

        Depende, se o país tiver uma lei que não permite a venda de carros usados de outros países…

        • Artur

          Como aqui no Brasil.

  • PCPartsFan

    A arte de destruir a reputação dos inimigos continua sendo a especialidade do governo americano,(Mocinho X Bandido) ( Herói X Vilão) aposto que se fizerem o mesmo teste com as picapes americanas quase todas seriam reprovadas kkkkk mas as queridinhas nunca serão incomodadas, hipócritas!!!

    • jjmarcio2

      Verdade, os motores dos carros americanos são mais poluidores, visto que as americanas estão trocados seus motores por projetos europeus ,como Ecobost e Ecotec e a Jeep usando motores Fiat, recomprar os 600 mil carros não vai quebrar a Volkswagen mas vai dar um grande prejuízo.

      • PCPartsFan

        Eu acredito que em último caso o governo Alemão vai socorrer a Volkswagen porque os esquerdistas democratas sabem que bater na Volkswagem é bater também na Audi,Porsche e colocar um ponto de interrogação em toda a industria Alemã

        • jjmarcio2

          Verdade, passou uma reportagem sobre a Volkswagen na Alemanha, falando da importância da mesma na Alemanha, tem uma cidade onde fica a Volkswagen que mais da metade da população dessa cidade trabalha na fabrica da VW e o governo tem ações na VW também.

    • Artur

      O problema é que a VW fez sacanagem para mascarar os números de emissão nos motores envolvidos. As marcas “queridinhas” supostamente não fizeram isso.
      Para mim o que a VW está passando nos EUA é pouco. Eles subestimaram a inteligência dos americanos ao utilizar um recursos tão tosco quanto este para fraudar as emissões.

      • PCPartsFan

        Ninguém está dizendo que a Volkswagen não seja punida mas convenhamos 19 Bilhões de dólares é um castigo além do merecido, esses mafiosos estão falidos com um divida de quase 20 trilhões de dólares e querem que Alemanha e Japão paguem essa conta. Esse País chamado Estados Unidos da América acabou, ele está tomado pelo lobby de quem fica no saguão do congresso com uma maleta de dinheiro para extorquir políticos, esse País está mais podre,podre,podre e fétido que qualquer coisa

        • Edson Fernandes

          Não não é. A poluição gerada está aí até hoje. Ou as pessoas acham que quem tem carro VW com a poluição acima do declarado sem rodar?

          E as fabricantes americanas já pagaram multas milionarias, portanto longe de ser tão queridinhas assim.

          • jjmarcio2

            Com certeza é um exagero o que estão pedindo de multa, o governo americano que mudar um pouco o foco do seu país, por ser o maior poluidor do mundo, vir uma reportagem na Europa que essa punição pra VW tem muita politicagem também….

            • Edson Fernandes

              Mas se fosse isso, muitos modelos sofreriam o mesmo tipo de boicote na Europa. Lembrando que Corvette é vendido na Europa por exemplo.

        • Artur

          Também concordo que é um exagero.

    • Decio Antonio Bozo

      Patriotismo a qualquer preço.

      • PCPartsFan

        Os estados unidos irá implodir de dentro para fora dentro de pouco tempo, a diferença entre pobres e ricos é cada vez maior, questões raciais estão aflorando novamente e os 0,001% que controlam a America e a mídia de massa tem cada vez menos influência sobre o americano comum prova disso é que quanto mais a CNN e outras mídias esquerdistas batem no Trump mais ele sobe nas pesquisas

  • The Monster Man

    Será a falência da VW?

    • Artur

      Acho que não. O que eles vendem no mercado americano comparado com o resto do mundo é insignificante. Mas a imagem da VW já se queimou bastante por conta do episódio.

      • The Monster Man

        Entendi seu raciocínio Artur, porém o que me chamou atenção não foi só a perca do mercado norte americano em si, o que achei bastante relevante foi o valor da multa, sendo que esta é apenas do mercado norte americano, ainda tem o sul americano, o europeu e o asiático.

        • Artur

          Sim, o valor da multa é astronômico e desproporcional. Nisso eu concordo.

  • Decio Antonio Bozo

    Galera eh muito ingenua, VW calculou esse risco com certeza e durante esses anos encheu o bolso de dinheiro, tem grana pra pagar qualquer multa, e sobra muito ainda pra retomar a liderança no mercado Brasileiro em 2018