EUA: Volkswagen poderia fabricar carros elétricos como compensação pelo Dieselgate

22/02/2016

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A Volkswagen pode ter uma boa saída diante do custo astronômico de compensações por conta do Dieselgate nos EUA. A EPA – Agência Ambiental Americana – estaria considerando exigir da montadora alemã mais carros elétricos vendidos no mercado local e a produção no país como forma de compensação de acordo com o site alemão Welt am Sonntag.

A EPA estaria seguindo uma orientação de um grupo de mais de 20 executivos da indústria automotiva presentes nos EUA, que inclui Elon Musk. A carata aberta foi enviada em dezembro e menciona que uma multa gigantesca na Volkswagen acabaria indo para o lixo.

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Ao invés de exigir uma soma enorme, o governo poderia exigir compensações da Volkswagen que, no caso, seria um grande investimento de carros ecológicos no país, especialmente elétricos.

Para as outras montadoras, isso seria importante, pois criaria uma cadeia de suprimentos que reduziria enormemente os custos de desenvolvimento, pesquisa e produção de carros elétricos nos EUA. Como já se sabe, a VW pode ter que pagar US$ 18 bilhões só por conta do motor EA189 adulterado.

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Em termos de mercado, a Volkswagen passaria a ser um grande rival, talvez mesmo líder entre os produtores de carros elétricos, visto que só a metade desse montante é quase o dobro do que a Tesla já consumiu desde sua fundação. VW e EPA não confirmaram se as informações do site alemão são verdadeiras ou não. O que você acha? Melhor punir ou exigir a multa em forma de investimento?

[Fonte: Welt am Sonntag]













  • Gavlan The BeerMaster

    Assim fica muito fácil pagar a divida e de quebra lucrar muito com isso.

    • Lukoh

      Deu pra entender que os concorrentes lucrariam junto… a idéia me pareceu bem inteligente, e como esperado, só podia vir do governo de um país sério.

      • Gavlan The BeerMaster

        Isso tá cheirando a Lobby…

        • th!nk.t4nk

          Na verdade geraria muitos empregos, já que pelo acordo a VW precisa obrigatoriamente fabricar estes carros nos EUA. De quebra, alavancaria o setor de elétricos. Ah, o acordo exige também que a VW construa centenas de pontos de recarga por todo o país.

          • Leandro

            O problema é a abertura de precedente. Sem uma punição exemplar, abre margem para as outras agirem de forma semelhante, dado do não prejuízo a VW.

        • Renato Duarte

          Lobby não,, vejo como uma solução para salvar uma empresa geradora de empregos e receita. Cobrar uma multa de U$ 18 bilhões quebra qualquer empresa em qualquer lugar do mundo, e fechar uma empresa por causa de um problema de projeto de motor, é um plano que não deve nunca ser levado a diante.

          • Gavlan The BeerMaster

            Não problema foi fraude e fraude é crime contra o consumidor, portanto, tem que ser punido, Se os USA for um país sério isso com certeza vai acontecer…
            Caso contrário é apenas lobby em cima do sistema deles.

            • Rômulo M.

              E vc acha que a multa multibilionária iria pro bolso dos consumidores enganados? Claro que não. Iria pro governo que iria utilizar sabe se deus como, talvez invadindo algum outro país do Oriente Médio.
              Acho uma ideia sensata e válida. Uma multa nesse montante só iria levar a VW América do Norte à sérios problemas financeiros, talvez até saisse dos EUA ou fechasse varias fabricas, demitisse milhares de pessoas e cortasse investimentos no país. Da forma como está proposta a VW teria que compensar investindo no país, gerando muito mais empregos, abrindo novas fábricas, investindo em pesquisa e tecnologia dentro do país, então provavelmente o país como um todo se beneficiaria bem mais.

              • Gavlan The BeerMaster

                Como se vai usar o dinheiro não interessa, o que realmente interessa é se o ato vai ficar impune ou não.

                Caso contrário, todo mundo vai querer entrar na dança.

                • Rômulo M.

                  Um investimento compulsório de 18 bilhões não deixa de ser uma punição. Em Direito Ambiental, onde na maioria das vezes não é possível restaurar o dano causado as empresas são punidas com sentenças de compensação, onde devem desenvolver projetos de recuperação ambiental ou reflorestamento propocional ao dano causado, pelos juízes entenderem que é mais fácil atingir a compensação através de uma reparação direta pelo causador do que com uma multa que pode levar anos pra ser paga ou até não ser paga e depois o valor da multa não vai ser usado pra compensar o dano que foi causado. Então não é so multa em dinheiro que significa punição, pelo menos essa é uma interpretação legal no Brasil.
                  A VW simplesmente despencou em vendas nos EUA, está com a sua reputação manjada e vai ter que arcar com um valor astronomico (seja em compensação ou em multa). Dificil alguma empresa seria querer entrar nessa dança.

                  • Gavlan The BeerMaster

                    Difícil as outra seguirem pelo mesmo caminho?
                    Em nome do lucro?
                    Sabe nada inocente…

                • Rômulo M.

                  Isso pq ninguem sabe como seria todo esse processo. Provavelmente a VW teria boa parte dos seus bem nos EUA bloqueados, teriam que prestar contas do desenvolvimentos dos projetos e utilizações dos recursos pra alguma agência reguladoras dos EUA, certamente algum representante do governo iria fazer parte do conselho administrativo da empresa, etc, etc..

            • Renato Duarte

              Bom,, se você acha normal uma punição que de fato feche as portas da VW, ok é sua visão. Mas uma solução pra correção do problema é muito mais eficiente do que uma multa na casa dos BILHÕES que poderia fechar a Volkswagen, mas tudo bem, cada um tem uma opinião e eu respeito a sua.

            • Renato Duarte

              Lembrando, até hoje não vi um mísero consumidor condenando a VW pela “fraude”, só mesmo as autoridades estão levando adiante o processo do Dieselgate.

  • Marcus Vinicius

    Por aqui seria viável a chegada do Golf hibrido !

  • Eduardo Brito

    Investimento é muito melhor que multa. Gera empregos, obriga a concorrência a se mexer e o consumidor sai ganhando.

    • Concordo!

      Sem contar que esses 18 bilhões iriam para o bolso do Estado que, como todos sabemos, é ineficiente. A maior parte do dinheiro seria jogado fora.

      • Renato Duarte

        E mais,, esse montante todo ai, entrando nos cofres do governo sem um minimo de esforço para ser conquistado,, com certeza desvaloriza a moeda de qualquer país. Se é que me entende…

    • Renato Duarte

      Falou tudo,

  • Airplane

    Excelente proposta, espero que a VW aceite e passe a dominar este segmento nos EUA !
    Um bom início seria compra a Tesla.

  • zekinha71

    Pra melhorar as vendas do up! aqui, podiam colocar o para choque dianteiro do e-up!, pra mim ficou muito bonita.

  • Renato Duarte

    Minha opinião: Seria bom que essa proposta aí fosse verdadeira, pois eu acredito que uma multa de U$ 18 BILHÕES de dólares, além de prejudicial ao futuro da VW, esse valor é muito alto para um governo que na verdade não teve trabalho real para conquistá-lo,, trocando por miúdos, é um dinheiro que desvalorizaria o câmbio de qualquer país.

  • Murilo Soares de O. Filho

    A ideia é boa, e ao mesmo tempo soa um pouco como um grande acordo para alavancar o mercado de elétricos, gerar empregos e divisas para o país, assim como favorecer o mercado americano dentro do grupo VW. Mas ao mesmo tempo, fica sempre aquela historia de não haver punição, tudo acaba girando em volta de dinheiro…uma pena alternativa deveria ser aplicada ao meu ver…voltado para área da saúde, educação….

  • Lauro Agrizzi

    Beleza, vai trocar o Dieselgate pelo Eltrogate. Das Auto todos conhecem ninguem confia

  • DiMais

    Elon Musk vendendo as baterias já pagou a multa em forma de impostos para o governo.