Home Montadoras/Fábricas Fábrica da Suzuki em Itumbiara/GO




Foi batido o martelo entre a direção da Suzuki Brasil e o governo municipal de Itumbiara/GO, para a instalação de uma unidade da marca japonesa ali. A fábrica tem previsões para estar pronta em 2013.

A noticia ainda não foi confirmada pela Suzuki no país, e o anuncio oficial pela empresa deverá ser feito somente no início de maio. Porém o sinal liberado chegou nesta terça-feira, 19, por meio do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás.

Novos investimentos podem ser atraídos na região, que conta também com a Mitsubishi e a Hyundai. Se olharmos para o requisito de compartilhar a mesma infraestrutura logística, a Suzuki deveria se estabelecer em Catalão ao lado da Mitsubishi.

Porém, para os jornalistas, o que mais pesou foram as condições colocadas pela prefeitura de Itumbiara. O governador de Goiás, Marconi Perillo, afirmou que a decisão é ‘técnica’ e não ‘política’. O que sabemos, porém, é que o estado de Goiás ofereceu a área para construção da linha de montagem, investimentos em infraestrutura e financiamentos de incentivos fiscais num valor de R$2.1 Bilhões.

A Suzuki havia parado com as operações no Brasil em 2003, mas, voltou em 2008 com o Grupo Souza Ramos (que também é representante da Mitsubishi). Já são comercializado aqui o Grand Vitara, o SX4 e o jipinho Jimmy, que será o primeiro veículo a ser produzido em Itumbiara.

Com componentes inicialmente provenientes do Japão, o ‘estreante’ tem tração 4X4 e motor 1.3 de 85 cavalos.

Por Rodolfo Raimundo



Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.