Home Montadoras/Fábricas Fábrica da Suzuki em Itumbiara/GO

suzuki jimny 2011 Fábrica da Suzuki em Itumbiara/GO




Foi batido o martelo entre a direção da Suzuki Brasil e o governo municipal de Itumbiara/GO, para a instalação de uma unidade da marca japonesa ali. A fábrica tem previsões para estar pronta em 2013.

A noticia ainda não foi confirmada pela Suzuki no país, e o anuncio oficial pela empresa deverá ser feito somente no início de maio. Porém o sinal liberado chegou nesta terça-feira, 19, por meio do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás.

Novos investimentos podem ser atraídos na região, que conta também com a Mitsubishi e a Hyundai. Se olharmos para o requisito de compartilhar a mesma infraestrutura logística, a Suzuki deveria se estabelecer em Catalão ao lado da Mitsubishi.

Porém, para os jornalistas, o que mais pesou foram as condições colocadas pela prefeitura de Itumbiara. O governador de Goiás, Marconi Perillo, afirmou que a decisão é ‘técnica’ e não ‘política’. O que sabemos, porém, é que o estado de Goiás ofereceu a área para construção da linha de montagem, investimentos em infraestrutura e financiamentos de incentivos fiscais num valor de R$2.1 Bilhões.

A Suzuki havia parado com as operações no Brasil em 2003, mas, voltou em 2008 com o Grupo Souza Ramos (que também é representante da Mitsubishi). Já são comercializado aqui o Grand Vitara, o SX4 e o jipinho Jimmy, que será o primeiro veículo a ser produzido em Itumbiara.

Com componentes inicialmente provenientes do Japão, o ‘estreante’ tem tração 4X4 e motor 1.3 de 85 cavalos.

Por Rodolfo Raimundo


  • Delson_Silva

    O Estado de Goiás sempre foi um grande concessor de incentivos fiscais para atrair investimentos, foi assim com a MIT, com a CAOA e agora com a Suzuki. Acho que Itumbiara ganhará bastante com essa montadora, até porque no presente a principal característica econômica da cidade era do seu centro de processamento de grãos embora recentemente algumas grandes empresas tenham desembarcado por lá aproveitando a posição logística privilegiada.

    • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

      Delson, eu acho que em Goias, realmente foi a Hyundai que pretendeu realmente ocupar e não a CAOA. Não seria isso ?

  • Leocasemiro

    Vao vir com radiação. ta doido.

    • Anderson_mg

      desculpa ai amigão mas que comentario …:(

      • Joao_Melo

        eu acho que ele tava fazendo um abrincadeira, cara.

        • Vinicius_RR

          pena que não deu certo

        • Anderson_mg

          enfiar o dedo nos olhos dos outros ou jogar pimenta tbm é de brincadeirinha!!! mas só quem acha graça são os joselitos …

      • Leocasemiro

        Alguns produtos importados do Japão estão sendo submetidos a testes de radiação antes de serem vendidos nos EUA.

        • Guilherme_M

          Não sei se você está se referindo ao incidente japonês, mas muitos goianos podem ter se sentido ofendidos devido ao acidente radioativo que por lá nos anos 80, matando muitas pessoas e deixando muitas vítimas com câncer e problemas com isso para o resto da vida. Até hoje, há lugares onde os goianos sofrem desse preconceito por causa de cidadãos ignorantes que tem medo de serem contaminados.

    • HCO

      Se a radiação não matar a feiura desse carro mata kkkkkkkkkkkk

      • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

        Mas ainda para o que ele é capaz… os "adventures" não chegam nem perto. MAs esqueci, o Brasil é o país dos carros que a atração é ser "bonitinho e novidade". Então vale a mais a pena.

  • Anderson_mg

    a suzuki tava perdendo tempo e dinheiro os carros dela principalmente os compactos e sedãs sao do nivel das outras japonesas, mais uma boa variedade chegando pra disputar mercado e concorendo com as outras grandes, assim com certeza quem tem a ganhar é o consumidor

  • vinicarioca

    que traga sedãns e hatchs tbm… não só utilitários

  • Romulo_Max

    Mto interessante.
    Só acho q eles podiam ter escolhido um modelo melhor pra prdouzir por aqui, um que tivesse maior potencial de vendas do que o Jimny. Fazer aqui o Alto, Splash, Swift ou o Kizashi certamente melhoraria o desenho da Suzuki no mercado, até mesmo a produção do SX4 ou Grand Vitara faria mais sentido… mas esse representante da Suzuki não é lá essas coisas e erra feio na divulgação da marca. :S

    • João Paulo Vizioli

      Rômulo, talvez seja pelo fato de que o Jimny é o produto mais antigo e de construção mais simples da linha Suzuki atualmente (com exceção dos Kei), portanto mais “fácil e barato” de se produzir.

      Só espero que não fiquem apenas neste modelo. Como a Toyota faz hoje em dia com o Corolla na planta de Indaiatuba.

      • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

        Fala Vizioli! Td bom? As coisas estão bem por onde mora?

        Bem… eu acho que isso é um tiro no pé. Eles podem iniciar, mas tem que ter em mente que precisam trazer os modelos que realmente vendem em nosso mercado. Eu mesmo digo que o Jinmy, é um carro pequeno para qualquer pessoa. Eu que tenho 1,87m não consigo dirigir o carro por ser realmente apertado (com o banco todo para trás e não adianta).

        Eu acho que se eles trouxessem o Swift seria mto proveitoso e interessante, sem contar que a marca conseguiria ganhar relativo conhecimento das pessoas. O SX4 deveria ser pensado em produzir aqui por ser de conhecimento do brasileiro também.

  • andrefrade

    JIMMY, taí um carro que me agrada.
    Mas se fosse um tantinho mais barato eu compraria….
    Tipo uns 45 mil

  • MarcosMV

    Tomara que seja só o começo.

  • http://www.camaquente.com.br/ Jeff_Brown

    Ótima notícia, só não é melhor pois poderiam começar com o Swift e/ou Kizashi.
    Que sem dúvidas teriam volume maior de vendas com preço competitivo, claro

  • Joao_Melo

    ótima notícia! a suzuki tem ótimos produtos. pena que um pouco caros. talvez, possam ficar mais baratos com a fábrica aqui. outra coisa é que eles estão, aparentemente, investindo mais em propaganda. saiu uma bem grande hoje do grand vitara no jornal nacional. é um excelente carro. o único que possui 4×4 com reduzida (os outros só tem tração 4×4 convencional) espaçoso com preço abaixo dos 100k. tr4, jimny e tracker (ainda é vendido?) são muito pequenos. para quem quer um carro espaçoso para a família e um autêntico off-road em um só veículo, ele é o único que atende a essa proposta abaixo dos 100k. e você encontra fácil a versão automática com bancos de couro por 80 mil. como vende pouco, basta chorar um pouquinho que já derrubam os preços. experiência própria. o comportamento dele no off-road médio também é bem bom. os passageiros sentem bem menos desconforto do que com a antiga hilux 2001 que tínhamos. aqui no ceará tem muitas praias e bons passeios que podem ser feitos em fora de estrada. principalmente nas praias. e só o que se vê é tucson, ecosport, crv e derivados atolados. porque o dono pensa que já que o veículo possui tração 4×4 pode meter na areia.

  • Kenny_

    Não sei se é lá uma boa noticia essa produção no Brasil. Dificilmente as montadoras abaixam os preços e à quem diga que elas depenam ainda mais os carro.
    Espero que este não seja o caso da Suzuki,que é uma exelente montadora. E tomara que eles tragam outros modelos, pois não acho que o Jimmy tenha muito mercado.

  • Guilherme_M

    Ótima noticia, pois o Jimny é um verdadeiro 4×4, e não só mais um Cross Compacto ou uma Perua Adventure.
    Mas com o tempo, bem que a Suzuki pode começar a fazer veículos de passeio também, como o Swift ou o Kizashi.

  • Edu_Airtrek

    Ótima notícia, mas poderiam fazer o Swift aqui. Ia ser uma bela alavancada nas vendas

  • Ga_Jr

    Bem, eu discordo de alguns. Fazer um investimento alto desse para começar a produzir um projeto antigo como o Jimny?! A marca só tem carro caro e pouca credibilidade no mercado, uma vez que abandou suas operações no Brasil no passado.
    Cem vezes um coreano a esse japonês.
    Cadê o Swift e outros modelos muito mais interessantes Suzuki?? Passou da hora de acordar.

    • JHerzev_Potiguar

      Se for por abandonar as operações no Brasil esqueça os coreanos da Hyundai, eles já se mandaram duas vezes, em 1995, retornando em 1997 e encerrando no mesmo ano. Só retornaram novamente em 2001 com o Atos Prime sendo o carro chefe por meio da CAOA, que com toda a desgraça está conseguindo manter certa estabilidade da marca no país.
      Prefiro mil vezes um japonês da Suzuki do que um coreano.

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br/ eduardofortal

    Mancada da Suzuki iniciar a produção com o jimny… Poderia ter iniciado com o grand vitara ou mesmo o vitara, que tem potencial maior de vendas. Ou com o kizashi. Aliás, a Suzuki parece que ainda não chegou para ficar: poucas propagandas, poucas css e poucos produtos.

  • BlueGopher

    O governo investir 2,1 Bilhões para a Suzuki montar um jipinho de baixa produção é um passo bem arriscado para os contribuintes.
    Se a Suzuki tivesse afim de investir mesmo, começaria com um produto de maior penetração no mercado, e não com um jipinho de baixa produção, só para sentir o mercado.
    Ela deixou a grande despesa na mão do governo.
    Assim é fácil. Qualquer problema, ela simplesmente puxa o carro e se manda do Brasil. E nós pagamos a conta.
    Não sei porque certos governos pagam qualquer preço para atrair uma indústria automobilística, sem estudos sérios de viabilidade física e econômica,

    • morais_13

      Mas foi assim com a CAOA…… A fábrica começou apenas com o HR. Hj tem o Tucson e planos para o ix35. Logo logo, a Suzuki ira montar o SX4 e o Grand Vitara tbm.

    • Guilherme_M

      A produção só iniciará com o Jimny, provavelmente depois produtos como o Swift e o Kizashi começarão a ser fabricados aqui.
      Duvido que a Suzuki começaria a fabricar o Jimny aqui, se não houvesse mercado ou se estivesse afim de abandonar a barca.

      • DCald

        provavelmente o Jimny vai sair de linha ou ganhar uma nova geração… dai eles mandam o maquinario antigo pra cá para continuar ganhando dinheiro com o que seria lixo lá no japao… (não estou dizendo que o carrinho é lixo.. mas sim que o maquinario dele, caso ele saia de linha, seria lixo pra eles)

  • ChalMust

    Parabens ao estado de Goias, mas na boa, esse Jipe aí nao está muito no gosto do Brasileiro.
    Se vier uma nova geraçao e tal, mais robusto um pouco … aí sim.
    Vale.

  • Diggo

    Não é Jimmy e si Jymny.

  • CanalhaRS

    Uma nova fábrica sempre é uma boa noticia. Mas por enquanto não temos o que comemorar, pois não será feitos carros. Apenas aquele jipinho horroroso (se era pra fabricar SUV que então fizessem o Vitara, que hoje em dia é um produto moderno e bonito).

  • EngMS

    Que m** de notícia… um carro ultrapassado, feio, que vem com o projeto pronto do japão… não vai conribuir em nada para que nossa Engenharia Automotiva avance…

  • Filipe1020

    ah fala sério esse carro até que é bonitinho, já que vc falou que esse carro é feio imagina o Fragile então

    • Oyama Almeida

      Pois é mais feios do que o Ágile e Novo Uno não existem!

  • FORECAR

    Eu acho que só eu gostei desse carro!

    • Oyama Almeida

      Eu também gostei desse carro, e ele consta na minha lista de dúvidas para meu próximo carro…..estou em dúvida entre o Jimny, Fit, Tiida ou C3 Picasso. Meu sonho de consumo mesmo é um Beetle…….Os outros carros não me interessam. E por favor, não me venham com a idiotice de dizer que o Jimny e o Tiida não são flex. Eles não são flex, graças a Deus !

      • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

        Para sua tristeza, Tiida é flex sim. E entre esses que vc citou, eu ficaria em duvida entre o Tiida (pelo custo x beneficio) e o Fit (pela confiança na marca e atualmente apesar de cobrarem preços altos, tenho visto boa baixa nos valores tabelados).

        O C3 Picasso é aquele carro que mais se aproximaria da altura do Jinmy, mas digo que não cumpre nada offroad e ainda é um carro extremamente beberrão. O mais versátil é o Fit e o maior é o Tiida. O Tiida racionalmente é a melhor opção dentre esses (considerando o seu preço, motor e o que oferece).

  • madsauro

    Acho este carro um lixo, mais feio que o lada niva

  • bittcorp

    A suzuki sempre fez bons 4×4… tomara que seja o primeiro de muitos a serem montados em Itumbiara!!!

  • kaxinha70

    gosto da suzuki + tenho medo de q eles façam como a chrysler q montou a dakota aki no paraná , com o capial maior vindo do estado e depois vazou

  • CerebroLoco

    Carro sem tecnologia, ultrapassado, sem segurança pois não tem ABS e AIRBAGS, e CARISSIMO pelo que oferece, Suzuki ACORDA esse carro não poderia custar caro, não é japones é um chinesinho pelado e sem graça.