Governamental/Legal Segurança Trânsito

Farol baixo pode ser obrigatório de dia nas estradas

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O PL 5070/13 do deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR) pretende alterar o CTB (Código Brasileiro de Trânsito), tornando obrigatório o uso de farol baixo nas estradas durante o dia. Atualmente a lei determina isso somente no período noturno.

O CTB determina que o uso de farol baixo no período diurno seja feito somente em túneis e passagens subterrâneas com iluminação artificial. É recomendado também o facho baixo com chuva ou neblina nas rodovias, assim como para rodovias e estradas secundárias.

Já aprovado na Câmara, o PL 5070/13 vai para revisão no Senado. Se for aprovado, entrar em vigor alterado o CTB e estabelecendo multa de R$ 85,13 para o descumprimento, bem como caracterizando infração média com quatro pontos na CNH.

[Fonte: UOL]





  • Tosca16

    Sempre haverá quem se oponha mas eu acho uma medida razoável para boa, há testes que provam da eficácia mesmo em dias claros do uso do farol baixo; se não estiver enganado até motos já vem de fábrica sem a opção de desligar o farol, motoboys insistem em desativar, meu primo é mecânico e pega moto 0KM saindo da revenda pra fazer isso, eles alegam consumo de bateria já que as Hondas e Yamahas em especial não tem partida à pedal, coisa que eu acho ideal para motos pequenas para trabalho . Mas acredito eu que seja insignificante o consumo, entretanto vá saber …

    • Ramom Alencar

      yamahas desativam, mas de fato regra geral n vem com botão para desligar

    • André

      Também acho muito útil. Sempre dirijo com farol baixo.

      Vc se faz ver com maior antecedência.

      • Daniel P.

        ate na cidade eu ando com farol ligado direto.. haha

        • duduEAS

          Eu tbm a muito ando nas estradas e cidade com farol ligado durante o dia. É incrivel como os outros carros de enxergam melhor

      • Erinaldo Oliveira

        É bem nítida a diferença de um carro com farol e sem farol nas rodovias, além de ser visto com antecedência percebo que sempre sou mais respeitado nas preferências quando ando com o farol baixo de dia.

    • Diego Germán de Paco

      Acho digno também! Na Argentina já é lei federal. Qualquer artifício para ajudar a segurança é válido. Ainda mais quando não gera quase ônus ao motorista…

    • Luis_Zo

      Qual seria uma razão para se opor?

      Sério, estou até agora matutando e não achei uma…

      • ALVIN_1982

        Vão dizer que é para economizar energia elétrica…

        • Luis_Zo

          Deve ser, ainda mais com a tarifa do jeito que está, entrou na bandeira vermelha e a conta fica muito cara :) tudo culpa da Dilma heheaeh

    • Zeca Piroto

      Faço viagens de carro quase toda semana e sempre usei o farol baixo, realmente é uma ótima medida.

    • Bruno

      Já pensei em escrever sobre isso pro NA, vejo muito carro principalmente durante a noite com faróis apagados, deveria ser obrigatório vir com faróis automáticos de fábrica, ligando pelo menos a meia luz obrigatoriamente quando houver baixa luminosidade….

      Também é grande a quantidade de pessoas que usam meia luz durante a noite, quando olhamos pelo retrovisor com insul film não se vê estes carros…

    • Hugo Victor

      Em motos, é idiotice fazer isso! As motos (150cil/Honda/Yamaha) vêm com o farol ligado direto no “alternador” do veículo, ou seja, a luminosidade depende diretamente da rotação do motor e independe da bateria. Já no carro, não. Ele é ligado na bateria fazendo um ciclo (Alternador alimenta a bateria que alimenta a lâmpada do farol).

      Temos dois exemplos aqui em casa. Um carro que roda muito de noite, e um que só roda de dia. É inegável a duração da bateria de um para o outro (o que não roda a noite, tem duração maior da bateria). Se aceitarem led’s diurnos adaptados ou até as luzes de neblina (30w), o “desgaste” da bateria poderia ser menor.

      MAAAAAASSSS… Em nome da segurança, acho que vale o desgaste mais precoce da bateria para andar com os faróis baixos acesos.

  • Paulo Júnior

    Eu acho correto, em muitos países asiáticos e europeus essa medida já é obrigatória. Aumenta a visibilidade em especialmente dias nublados, nosso país vizinho Argentina é assim. Em longas retas de pista simples, o farol baixo melhora bastante a visibilidade para quem vem do lado oposto!

    • Fabiano Lopes

      E nos dias limpos? Vai ligar farol pra quê?

      • Tosca16

        há testes, independente da luz natural a visibilidade é maior com os faróis ligados… vai mudar só o alcance de visão.

      • Basket13

        Nas pistas simples acho que ajuda, principalmente se o carro for uma cor escura, o cara que vem ou quer dar inicio a uma ultrapassagem já te respeita de longe.

        • afonso200

          bem colocado sua resposta, carro escuro é da cor do asfalto,

          • Joe Fernando Takeda

            todos os carros que eu quase bati na traseira , sao pretos !!

            • Colorado

              eu quase bati de frente com uma Scania preta em uma ultrapassagem, com o sol contra mim, ja estava anoitecendo e o mané com o farol desligado

      • V.mario

        Ver e ser visto é algo fundamental no trânsito, e o farol baixo ou luz diurna ajuda e muito, é possível ver o veículo com farol baixo ligado mesmo que este esteja bem distante, principalmente se a pista for simples. É mais seguro para todos.

        Obs: Alguns “desavisados” transitam com o farol alto ligado durante o dia e isso atrapalha/ofusca a visão de quem vem em sentido contrário.

      • iCardeX

        LEIA esta imagem!

        • Colorado

          exatamente, o farol ajuda muito, esse horário é o pior pra viajar, ainda mais se o cara tiver cansado

          • iCardeX

            Tirei essa foto pela manhã, por volta das 06h45. Pedestres precisam fazer sombra para os olhos, com a mãos, porque nem o gigantesco ônibus eles conseguem enxergar. Há mais de 10 paradas de ônibus nesse trajeto.

        • Zeca Piroto

          Sensacional, essa é a hora tensa mesmo, tanto com o sol se pondo, quanto nascendo…

        • Thales Sobral

          Ótimo exemplo! É isso aí, mesmo num dia sem neblina ou chuva a visibilidade é bem melhor nos carros que estão com o farol baixo ligado. Na chuva então, carros prata e chumbo só são visíveis a distância se estiverem com o farol aceso.

      • Zeca Piroto

        Melhora bastante a percepção do veículo, principalmente quando o carro é escuro e o asfalto está bem quente, fazendo aquele efeito espelho não esconder o veículo… grosso modo, seria isso.

    • rvmattos

      e os carros que ja tem DRL que acende ao ligar o carro? como fica? é considerado farol baixo? ou a lei vai ser tão fechada?

  • Philomeno

    Excelente
    com sol a pino é muito mais fácil de ver

    várias rodovias já sugerem o uso, por trazer mais segurança
    Mas aqui, se não morder no bolso, nego não se mexe

    • BillyTheKid

      Espero eles alterem o projeto de lei pra incluir luzes de condução diurna como alternativa também. Pelo que li não cita nada sobre DRL, que foram feitas especificamente pra essa finalidade.

      • Philomeno

        só falta fazerem uma burrice dessas
        mas não é de duvidar

  • bow

    Totalmente a favor! Quem nunca levou um susto em uma ultrapassagem num dia bem ensolarado ao entrar ultrapassando e não ver o carro que esta vindo lá longe devido ao reflexo do sol. Eu particularmente sempre ando em rodovia com a meia luz e farol de neblina aceso que já auxilia e muito quem vem sentido contrário conseguindo me ver com maior antecedência.

    • CharlesAle

      Exato. Em pistas simples, deveria ser obrigatório…….

  • durango

    que venha acompanha da de uma medida obrigando a manezada a regulara os tais faróis

    • Philomeno

      A vantagem é que há chances de intensificar a punição dessa gente infeliz que coloca xênon em carro que não tem o acessório de fábrica e nem faróis apropriados

      • ViniciusVS

        Triste é que até viatura da policia usa Xenon em Farol de Neblina e usa dentro da cidade… fazer o que né?

      • Bittencourt

        Exato!
        A partir do momento que os faróis tiverem que estar acionados, qualquer iluminação fora do padrão vai ser facilmente identificada, pois se estiverem desligados, é multa do mesmo jeito!

      • Martini Stripes

        Tomara. Aquilo é uma verdadeira mercadoria. Só atrapalha.

  • Bruno Gomes

    Eu acho correto! Eu pelo menos ligo a lanterna enquanto dirijo mesmo em centros urbanos. Enquanto todos os carros novos não dispõem de luzes diurnas obrigatórias desde a versão mais básica, essa medida se torna fundamental para a segurança no trânsito.

  • Holandês Louco

    Mas será preciso ensinar para os despreparados a diferença entre farol baixo e luz de posição/luz de estacionamento/lanterna/faroletes.

    http://2.bp.blogspot.com/-tuUwoGX4xNY/U8v-KCEPCQI/AAAAAAAAAbc/lA-Rj8EZF40/s1600/chave_farol_fox.png

    • carnero

      Tem um bando de zé ruela que liga o farol de neblina traseiro quando liga o dianteiro.
      Que raiva que é… nem sabem o que fazem ou pra que serve.

      • Renan

        Normalmente peugeot / citroen e fiat stilo. Aquela luz mega forte atrapalha e muito.

        • Gian

          E os VW tem muito também.

  • filipe santos

    Já uso, não vou fazer mau :)

  • Derek

    Medida boa.

    Sem querer fazer campanha, mas o Rubens Bueno é um dos deputados mais razoáveis do congresso, pois costuma ser coerente.

  • Foxtrot

    Medida muito bem vinda!
    Sempre usei os faróis ligados durante o dia em tuneis, vias expressas e rodovias e não teria problema algum em usa-los durante todo o tempo que o motor estiver ligado. Pena que apenas uma minoria segue isso.

    • Vitor Barcellos

      Alguns falam que é “brega” andar com farol ligado durante o dia. Eu sempre ando com o farol ligado, e sempre recebo critica rs… Bom que agora vire lei mesmo

      • V.mario

        Também sempre ando com o farol BAIXO ligado durante o dia, principalmente quando transito em pista simples. Só acho errado os “desenrolados” que ligam o farol ALTO durante o dia, este sim incomoda.
        Acho muito válida esta ação do deputado.

  • arzanette

    Acho desnecessários, pq maioria das Brs são duplicadas. ai vem aqueles
    retardados com xênon que te deixa cego a noite imagina de dia. deveria
    existir uma lei para quando fazer a vistoria no carro , fazer uma regulagem de
    faróis isto sim seria muito bem vindo.pq se estivesse fora do padrão do
    fabricante não passaria na inspeção ai sim sou a favor.

    • Paulo Júnior

      Maiorias das BRs duplicadas? Você ta de ironia né?

      • Vitor Barcellos

        Né? Duplicadas aonde mesmo? kkkk Em sua minoria é duplicada

      • arzanette

        aqui em SC , PR , Rs , e boa parte de SP são todas duplicadas .

        • Philomeno

          Só SP

          SC pelo jeito vc só anda na 101… No interior de SC não existe rodovia duplicada

          • arzanette

            estou falando em brs (federais) e nao em scs estaduais.

            • Philomeno

              Mas eu tb to falando em Br fera
              116 e 470 cortam SC em cruz
              trafegue por ambas de início a fim em SC e verá que não existe duplicação

            • No RS, somente alguns trechos das principais BR’s que são duplicados… a maioria ainda está em fase de construção da duplicação ou sequer possuem previsão. SC também não é muito diferente.

        • Basket13

          Aqui no noroeste do paraná, a unica que está duplicando é os buracos do beto richa.

          • arzanette

            kkkk

          • No_Name

            Estive cortando o PR recentemente e não me lembro de BRs duplicadas, só poucos trechos. Mas as pistas, mesmo simples, são boas, com muitas retas e muitos pontos com terceira faixa.

            • Basket13

              Deve ter viajado pelas rodovias da viapar ou levou muita sorte, aqui perto de casa tem umas horriveis, negócio feio mesmo, pra você ter ideia fui tentar desviar de um buraco, mais o buraco era maior que o carro.

        • Ramom Alencar

          o Brasil é muito mais que Sul e Sudeste…

        • Beleza, falta 20 pouco Estados… Lei FEDERAL, serve para o país todo.

    • Matheus Lelis

      Mas isso é bom, quem tem xenon “fora da lei”, só anda com o farol desligado próximo a policia, pra não tomar multa, agora, se ele não ligar ele toma multa por estar desligado, se ligar, toma por xenon hahaha, fuuu ( eu sou um que queria muito regularizar xenon no meu carro, andar bem regulado, tonalidade branca e tudo, mas não dá).

      • arzanette

        tem esta vantagem.

      • afonso200

        o meu ja vem de fabrica lampada D1S

      • Daniel

        Não é nem questão de regulagem… se o refletor não foi projetado pra lampada xenon… não vai ficar bom NUNCA!

    • Cyro

      Aqui no meu estado nenhuma BR é duplicada

    • Basket13

      Aqui no paraná maioria nem acostamento tem.

    • André

      Aqui no MT, só a BR 163 é duplicada em menos de 10%.

      Brasil é muito grande amigo!

    • MMM

      O xenon desregulado deixa cego a noite. De dia nao vai fazer diferenca alguma.

    • Lucas

      no meu Estado a BR nem feita é, vários trechos de terra, quanto mais duplicada kkkkk

    • Daniel

      Mesmo em duplicadas o farol é util… pq não é só pra ver quem vem no sentido contrario… tambem fica mais facil ver quem vem te ultrapassar…

      Sobre os “xenão dus manos” com eles acesos durante o dia fica mais facil fiscalizar e apreender…

  • iCardeX

    Desde 2009, ando logo é com faróis e neblinas frontal ligados. Como pego trânsitocom cerca de 70% de trajeto rodoviário, engarrafado ou não, as luzes estão ligadas, faça sol ou faça chuva.

    • Fabiano Lopes

      Sim, os 4 farois acesos se achando o dono da rodovia. Isso se não tiver xenon.

      • Philomeno

        Tambem acho neblina desnecessário… mas também não é tão grave, não ofusca

        Agora xênon em carro que não vem de fábrica com xênon ou não tem aqueles faróis apropriados… Isso tinha que dar tortura, pena de morte, trabalhos forçados, algo do gênero. É muito egoísmo!

        • Fabiano Lopes

          Não ofusca!? 4x mais brilho atrás de você, e geralmente são os donos da pista piscando a merda do farol para você dar passagem, pois andam a 200km/h.

          • Philomeno

            Eu nunca senti problema com farol bem regulado, seja os baixos ou os neblinas. O problema é xênon “aftermarket”, luz alta de gente anta que não desliga e luz desregulada…
            Aliás, não há problema segundo o CTB em usar os neblinas acesos sem neblina.

            E gente que pisca atrás… São 2 pesos e 2 medidas.
            1) o cara vai achando que o sheriff da rodovia, trancando a esquerda sem saber o motivo do que vem atrás ter pressa
            2) o cara pensar que é piloto dikurrida e que é dono da rodovia, querendo que os outros saiam para Sua Excelência passar
            Pra mim ambos estão errados…

            • Fabiano Lopes

              Já peguei verdadeiros bandidos atrás de mim. Bandidos, pois ficam na cola perigosa, os 4 farois acesos… mas isso é assunto fora do tópico.

              • Philomeno

                Olha eu acho que vc ta sofrendo de uma crise de ódio dos outros

              • E acha que eles colam na sua traseira por causa das luzes acesas?!?

                • iCardeX

                  Deve ser luz magnética….

                • Lucas

                  Ele não curte que colem na traseira dele com as luzes acesas, fica nervoso, prefere com as luzes apagadas.

              • Matheus Lelis

                Então eu sou bandido porque eu ando com os 4 farois acesos? Quando alguem fizer assim, facilite a ultrapassagem, e deixe os mais rápidos passar

            • Daniel

              Na verdade… só o xerife tá errado nesse caso!
              O codigo de transito é claro ao dizer que vc deve dar passagem:
              – ao perceber que o outro motorista vem mais rapido com intenção de ultrapassar;
              – quando solicitado (atraves de lampejar o farol ou buzinar)

              Sim, o que eu falei esta no codigo de transito.

              Agora, se o outro está acima do limite de velocidade já é outra historia e o “xerife” não tem nada a ver com ela (só tem que sair da frente)

              • Philomeno

                Não concordo 100% com isso…

                O limite de velocidade também está previso no CTB
                Se o sujeito que andar acima do limite, está cometendo infração. Então, que cometa outra infração e ultrapasse pela direita… E assim os riscos de acidente vão se agravando cada vez mais…

                Ninguém é dono da estrada para submeter os outros a dar passagem para o seu atentado à segurança viária, isto é, trafegar em altas velocidades.

                Porém, também acho que querer barrar o sujeito é outro atentado a segurança (além, de fato, de ser infração de trânsito). O correto é se manter na direita e usar a esquerda para ultrapassar, pois ninguém é dono da via, novamente, e não se sabe o motivo da pressa do outro cidadão.

                Veja que ambos os lados possuem o seu equívoco e a sua argumentação positiva.

                O ideal é: não querer bancar o paspalho e não imprimir velocidades MUITO ACIMA do limite.. Bem como não se achar o patrulhador da rodovia e não ficar trancando a esquerda

                Porém, onde o bicho pega: como há muito trânsito, quase todo mundo acaba ficando na esquerda… E aí tem alguém que sempre acha que está autorizado a “pedir” passagem piscando a luz alta como um retardado mental, sendo que há milhares de carros na frente… Isso é idiotice

                • Daniel

                  Art. 30. Todo condutor, ao perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá:
                  I – se estiver circulando pela faixa da esquerda, deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerar a marcha;
                  II – se estiver circulando pelas demais faixas, manter-se naquela na qual está circulando, sem acelerar a marcha.
                  Parágrafo único. Os veículos mais lentos, quando em fila, deverão manter distância suficiente entre si para permitir que veículos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança.

                  Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:
                  […]
                  III – a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário;

                  Art. 41. O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações:
                  I – para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes;
                  II – fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.

                  Art. 198. Deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitado:
                  Infração – média;
                  Penalidade – multa.

                  Eu não vejo argumentação nenhuma para o cara deixar de dar passagem. Sobre o limite de velocidade… existe ainda a diferença entre os velocimetros… pra ter uma ideia, quando meu carro (C4) está a 100km/h no velocimetro, um gol está marcando 110km/h…

                  Da mesma forma, comparando com o GPS, a 110km/h no velocimetro do meu carro a velocidade “real” é 103km/h

                  Ou seja… se o limite é 110 e eu quero andar a 110 e ultrapassar o cara que pensa que está a 110, mas está a menos de 100… ele tem que sair da frente… Da mesma forma que, se eu estiver a 350km/h e alguem a 370km/h quiser me ultrapassar tenho que dar passagem. PONTO!

            • Piscar faróis para pessoas que estão andando na esquerda em velocidade inferior a média da pista é previsto como manobra de sinalização. Acho justo e correto o fazer.

              • Philomeno

                O problema é a falta de bom senso

                Muitas vezes o trânsito está pesado e há caminhões ultrapassando na frente, sendo que algum sujeito atrás começa a piscar a luz alta e colar na traseira como um demente ansioso

                Isso não tem justificativa

          • Ramom Alencar

            seta para a direita e dê passagem

          • iCardeX

            Ninguém aqui tem culpa se estão te ofendendo por trás…

            • Bittencourt

              KKKK!!!!

          • MMM

            Se estiver ofuscando é pq esta desregulado, pois o facho deles é para baixo.

          • carnero

            concordo… ofusca demais

          • Bittencourt

            Faróis regulados não ofuscam, inclusive os de neblina.
            Olhe sua linguagem, pois tem crianças que frequentam esse blog.

            • Lucas

              Esse cara só pode ter sido trocado por algum “dono da pista com seu carro com faróis de xenon andando a 200km/h por aí”.
              Não tem outra explicação.

        • iCardeX

          A iluminação do neblina é de menos de 1,5 metros, com foco para o asfalto. Tenha dó!

      • iCardeX

        Te enxerga rapaz! Ando com as luzes ligadas para a minha própria segurança, a segurança de motoristas retardados, e, é claro, de pedestres. Na verdade, eu não desligo nunca essas luzes. Tanto faz se é cidade ou rodovia.

        • Fabiano Lopes

          Vou usar as palavras de alguém que já comentou aqui. “Quando chegar pelo correio uma multa informando que você estava sem os faróis ligados durante o dia na estrada. Vai contestar como? Foi parado? O guarda tirou a foto? É claro que não! Você vai ter que pagar e pronto, e não pode contestar. Fácil arrecadar o seu dinheiro, encher os cofres para eles roubarem mais, e ainda por cima ficam como os políticos que pensam no cidadão”.

          • iCardeX

            Se por um acaso um pedestre insistir em atravessar a rodovia, e tiver a visão ofuscada pelo sol, no referencial dele, sem te enxergar, provocando um acidente, como ficaria? Se um carro prata tiver a sua cor confundida com a do asfalto e, dessa forma, o seu veículo for fechado sem pretensão, como ficaria?

            Como disse, eu já ando com as luzes ligadas SEMPRE, e nunca fez mal a mim, a outro motorista, ou a um pedestre que seja. E quanto a essa situação hipotética da multa, eu recorreria. O Golf não desliga os faroletes nunca. Alias, ele chama isso de LUZ DE POSIÇÃO. E se o Golf atingir os 120km/h, os faróis se acenderão independente da vontade motorista.

            • oscar.fr

              Só cuida fera, você tão preocupado com segurança, que 120 km/h você não pode imprimir em praticamente nenhuma via neste país, pois é acima do limite de velocidade permitido.

              • iCardeX

                Vou cuidar sim, é claro. Mas não me peça para ser mais um hipócrita e falso-moralista da sociedade, e brandar aos 4 ventos que nunca atingi velocidades superiores a 120km/H. Até a minha bisavó já andou acima dessa velocidade.

                Em tempo: jamais tente ultrapassar uma carreta de 30 metros. Acima de tudo: Respeite as leis de trânsito! Não se esqueça do limite de velocidade permitido, mesmo que essa carreta seja uma maria-fumaca, um reduto de aço oxidado na eminência de provocar um acidente, ou por qualquer motivo aparente coloque a sua segurança em risco sob qualquer hipótese e pretexto! Não seja como eu, um mero infrator!

              • Rafael Tamburus Felgueiras

                Na verdade, temos varias vias com limite de 120km/h (Bandeirantes, Carvalho Pinto)

              • Matheus Lelis

                Esse papo de velocidade é um saco, 120 km/h é a velocidade de operação, pois a maioria dos veiculos que utilizam a rodovia, essa é a velocidade de segurança deles, como o governo não pode fazer brs que atendam usuarios que possuem carros capazes de andar acima de 120 com segurança, esses usuários tem que ficar andando na velocidade feita para os outros carros, eu ja dirigi alguns carros que a 100 km/h é mais perigoso que o meu a 140, agora, aqui na minha região, como em todo estado de minas gerais, o limite é 80 km/h, você andaria a essa velocidade? DUVIDO, são retas de 20 km, faz uma curvinha e já vem outra reta, mas como é uma rodovia coletora seu limite maximo é 80 km/h, então, na boa, se um dia eu te ultrapassar acima de 120, e você achar que estou colocando a vida de outros em vida, é só acionar a PRF e fazer a denuncia, estou cansado de ver gente a 80-100 km/h que até freia em uma descida, mas que ultrapassa em uma curva. Mas se você é daqueles que obedecem rigorosamente os limites e as regras de transito, meus parabéns, pois é dificil ver alguém assim, você está contribuindo para o transito mais seguro

            • marcos ts

              Nesse caso “hipotético” o pedestre deveria ser multado por estar colocando a vida dele e a do motorista em jogo, visto que existem locais específicos para a sua travessia. Se o local não possui passarela ou local especifico então o órgão competente deveria colocar um redutor de velocidade para que a travessia seja feita com segurança e não coloque a vida do pedestre em risco. Quanto a outra situação “hipotética” (algo que já aconteceu em minha família), o fato de recorrer só vai lhe trazer mais despesas, com advogado, deslocamento ao fórum etc, para sua defesa que não será deferida. Ou seja, vai pagar os 80 e tantos reais e vai ficar por isso mesmo. Quanto aos faroletes do referido Golf, luzes de posição seriam muito bem vindas a todos os veículos novos lei essa que nossos ilustres governantes não tornariam obrigatórias pois não trariam arrecadação e também implicaria briga com as montadoras. Além disso o fato do Golf estar a 120 km de nada adiantaria ter luzes de posição ou não, pois a essa velocidade o pedestre estaria morto igual vendo ou não o farol. Mesmo essa velocidade sendo muito segura para um Golf que atinge muito mais que isso, essa velocidade só deveria ser mantida em uma estrada duplicada, com um asfalto tapete, e muito bem sinalizada ! Estradas assim não faltam, mas não são liberadas, pois sabem que a cidadão que tem esses carros uma hora vai acelerar e o radar vai pegar, e eles precisam das multas pra fechar orçamento. Quanto ao fato de você ligar os faróis a muito tempo isso é um mérito seu, porém no momento em que todos passarem a usar os faróis, passa a não haver mais o efeito de segurança e torna-se a mesma coisa, seja carro prata branco ou colorido. Aqui no RS essa lei existia nas rodovias estaduais, e nunca serviu para mudar nada, pois a nossa estrada do mar continuava a ter acidentes violentos mesmo com os faróis ligados. Só servia pra arrecadar e colocar o $$$ no bolso dos governantes. Olha o RS como está agora !!!! Quebradinho. Vai ter imposto até pra ir no banheiro daqui uns dias !

            • Bittencourt

              Relaxe, esse Fabiano está na menopausa.

              • iCardeX

                Pois é! Esse figura sai julgando todo mundo, a torto e a direito, e de forma completamente equivocada. Atrás daqueles óculos deve estar o “olho de tandera”, só pode ser. A visão além do alcance é para poucos…..

            • R5GT

              Você fala das DRLs ou luz de posição mesmo?

              • iCardeX

                O Golf Highline em sua versão de entrada utiliza luz de posição continuamente ligada.

                • R5GT

                  Obrigado, então a DRL só vai ligar no AUTO, sob condições de alta luminosidade? Sempre pensei que ficassem sempre ligadas, desde que na posição 0 ou AUTO com luminosidade, no switch.

                • Daniel

                  Na verdade é o DRL… que não precisa ser de LED como muitos pensam…
                  DRL é Daytime Running Lights… muita gente deve achar que o “L” é de LED… hahah

                  O DRL dos Golfs (exceto os top) são com lampadas halogenas (e varios outros carros… até o Duster novo parece que tem) que são mais bem mais fortes que as lampadas da luz de posição (ou luz de estacionamento/lanterna)

          • Bittencourt

            Aí meu caro, é um problema do qual todos sofremos; mas não vamos deixar de lado uma medida de segurança por estar com medo do mal-caratismo das autoridades.

          • Lucas

            Aí vc contesta a multa né. Vc não sabe dos seus direitos e muito menos dos deveres hein. Para que tá feio pra ti já.

      • iCardeX

        Chupa esse xênon! Chupa, vai!

      • Bittencourt

        Comentário ofensivo e desnecessário .

      • Vinicius

        Ora, o cara está errado em ampliar a segurança dele e dos outros?

      • Matheus Lelis

        Na boa, eu ando com os baixos e os de neblina ligados, e eu só ando a 160 km/h, e não tem problema nenhum, quem tiver mais devagar, é só jogar pra direita que rapidinho eu ultrapasso e sigo minha viagem ofuscando os próximos veículos. E você me deu uma boa dica, vou por xenon 10.000k, ai vai ficar bruto, de longe mesmo o pessoal já me vê chegando e já saí pra direita, bom que eu nem preciso reduzir a velocidade. Fabiano, você tem costume de olhar no retrovisor pra já sair pra direita pra não atrapalhar os carros rápidos ofuscadores? Me dá muita raiva quando os lerdos não saem logo da esquerda

  • Janderson von Neumann

    Acho até razoável, as vezes até uso, apesar que poderia ser obrigatório mesmo o DRL, esse sim até mais visível que o próprio farol baixo de dia, um porém aqui no Brasil é que tudo passa a ser obrigatório e tal, ah, se não usar é multa, etc…ou seja, mais um pretexto mesmo para sair multando se alguém esquecer do que pensar na segurança em si, e mais, de uns tempos pra cá inventaram um monte de coisa no que diz respeito a trânsito e carros, mas só se houve coisas que de um certo modo favorece sempre o lado governamental, ou seja, se não fazer tal coisa é multado, mas não ouço alguém falar em baratear algo relacionado a tal lei, por exemplo, se passamos a usar luz baixa até de dia significa maior consumo de bateria, menor tempo de vida útil das lâmpadas (vai ter que trocar em média a cada 2 anos pois elas ficam mais fracas) mas ninguém vê por exemplo isenção de impostos ou algo que vá baratear esses itens, vamos ver sim é aumento de preço nas lâmpadas, podem apostar, o mesmo vale para extintor de incêndio, etc…isso que dá nojo nesse Brasil, para obrigar algo é da noite pro dia, mas algo que vá beneficiar a classe média é pra nunca.

    • Fabiano Lopes

      Justamente. Vão falando “amém”, ou “eu apóio”… Não pensam nos detalhes.

      • Bittencourt

        Pagas taxa de esgoto?
        Se paga, cuidado, pois seu vizinho pode estar usando mais o esgoto e você pagando o mesmo que ele!
        Ou seja, você está sendo roubado! Cuidado com esses detalhes!

        • Lucas

          kkkk mitou.

          • Bittencourt

            Rs

  • Rafael

    Pq não se ocupa propondo uma alteração na obrigatoriedade do uso de cinto de segurança no transporte público urbano? Até quando as pessoas serão tratadas como cargas? Tipo de projeto para, apenas, cumprir tabela. Mais uma fonte do governo pra beber do povo.

    • FFS

      E quem vai em pé? Dizer que só vai poder transportar sentado, é inviável. Tanto do ponto de vista financeiro quanto da quantidade de ônibus que seria necessário.

      • Rafael

        Essa é a questão, aliás meu tema de tcc! rs. A partir do momento em que coloca-se em pauta um tema polêmico como este, podemos dar início a busca de uma solução para esse descaso.

    • Philomeno

      A verdade é que transporte público no BR é uma BOSTTA
      salvo raras[ríssimas] exceções

      mulher por ex, se entra bem vestida num busão ou metrô em horário de pico leva mao até por dentro do útero

      O verdadeiro slogan do País deveria ser: Brasil, um país de macacos analfabetos

    • Fabiano Lopes

      Apoiado.

    • Basket13

      Pior coisa que tem em ônibus ou coletivo, é a dupla função.

  • FFS

    Eu uso, dependendo da estrada e do tempo (chuva, cerração).

    • Fabiano Lopes

      Sim, na chuva forte ou neblina eu também uso… mas não obrigatorio ao meio dia em dia limpo!

      • Mauricio

        Se seu carro for escuro e estiver atravessando uma região de mata, a sombra das árvores atrapalham a visibilidade, mesmo de dia com sol a pino. Além do que, vejo muita gente andando com os faróis apagados mesmo em situações que deveriam estar acesso, dias nublados, neblina, chuva etc.

    • Rafael

      Tbm uso, pois depende da situação vivida no momento em que o motorista DEVE ter essa percepção e ligar no momento adequado. Outra coisa é ser obrigado a ficar ligado 100% do tempo, até pq esse tipo de fiscalização é mais fácil do que investir em radares de velocidade. Lucro certo!

      • FFS

        100% eu também acho exagero. Outra situação é quando, mesmo em um dia com tempo bom, existe muito movimento contrário e alguns insistem em fazer ultrapassagens forçadas. Daí ligo que é para melhorar a visibilidade.

  • Sandro

    Se velocidade excessiva que é algo muito perigoso não é fiscalizado a rigor, quanto mais essa lei aí.

  • Fabiano Lopes

    Bando de babacas! Trouxas! Apoiando isso!? Visibilidade do quê? Uma coisa é dia de MUITA chuva e neblina, é essencial para segurança, mas não com céu limpo e ao meio dia, pôxa! Tá difícil?? Vou ter um mala atrás de mim com o farol sempre aceso me ofuscando? Por que não multam o cidadão com farol Cerveró, ou seja, um baixo e outro alto, ou só um funcionando? Tsc… depois perguntam da situação do Brasil. Tudo falando “amém” e esquecendo os problemas maiores. Isso é tirar a liberdade cada vez mais. Não adianta discutir, sempre tem razão.

    • Rafael

      Farol Cerveró kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Matheus Lelis

      Eu pego a estrada uns 200 km por dia, e te garanto, a visibilidade de um carro com o farol aceso é muito maior do que de um carro com farol apagado, as vezes a gente nem vê o carro direito, principalmente se for um carro de cor escura, eu sempre ando com o farol aceso, acho seguro até pra mim, afinal, se o cara não me ver, ele pode bater, e quanto ao farol desregulado, tem na legislação né, mas… Agora, e os carros com faróis diurnos, aqueles leds, como ficam? Afinal, aquilo lá é mais visível que um farol aceso. Mas pelo visto, será proibido o uso somente dele.

      • Fabiano Lopes

        Se estiver no seu ponto cego, pode ser XENON 8K que você não verá.

        • Matheus Lelis

          Ai a discussão já é outra, não é culpa do farol. Na rodovia que eu ando todos os dias, tem retas de 25 km, só quem anda muito nessa retas sabem a diferença do farol ligado ou não.

    • Dragoniten

      Calma cara, você tá muito exaltado hauehaueaue. Eu sempre ando com o farol aceso, porque realmente facilita a visibilidade, mesmo de dia, mas meus faróis estão sempre devidamente regulados e só utilizo luz alta em vias totalmente sem iluminação quando não tem outro carro na mão oposta ou na minha frente, sou muito chato com isso. O problema as vezes não é nem o xenon, luz alta nem nada, mas os carros com luz baixa desregulada. Mesmo uma simples halógena, quando está desregulada incomoda MUITO. Aqui em Curitiba a cada 5 carros, pelo menos 1 está com a baixa desregulada e tenho que ficar colocando o coiso (que eu esqueci o nome agora) do retrovisor central para não ficar com luz no olho.

    • Você não consegue argumentar sem ofender ninguém?

    • Babaca e trouxa é quem chega aqui ofendendo os outros leitores… está banido.

    • MMM

      Farol BAIXO DE DIA TE OFUSCANDO??? Vc tem algum problema muito serio nos olhos ou na cabeça.

      • iCardeX

        Ele foi traumatizado por alguma lanterna, acredito.

    • Louis

      Partiu para ignorância, nem vou ler seu comentário.

    • Lucas

      Espero que vc junte seu meio milhão de dólares e vá morar nos Estados Unidos, conto com isso. Vlws.

  • Felipe Alfano Perrone

    Ajuda muito. Eu sempre uso nas estradas.

  • Oziel de Souza

    Totalmente aprovado,meu carro é preto e uso os farois acessos direto.

  • Cyro

    Alguém sabe dizer se o Led Diurno contará como farol baixou ou eu vou ter que ligar o farol do mesmo jeito??

    • truco

      so que me falta eles nao considerarem o LED diurno como sendo um farol ligado. Eh santa ignorancia, pq a principal funcao do LED é esta.
      Vindo das leis brasileira , nao duvido nada.

      • Dragoniten

        Eles podem sim não considerar o LED diurno como um FAROL LIGADO, pois afinal, ele é um sinalizador, não um farol, rs, mas concordo que cumpriria a função do farol de dia, neste caso.

        • truco

          e qual a funcao do farol estar ligado duarante o dia se nao é ser apenas como um sinalizador. Reitero, vai ser mta ignorancia se nao consirarem o led, ja q sua funcao é justamete essa, SINALIZAR, ou esse pessoal acha q é so estetica.

      • BillyTheKid

        Dei uma lida no inteiro teor do PL e não cita nada sobre luzes diurnas ou DRL. Vai ver eles nunca ouviram falar disso…

  • Basket13

    Essa lei é muito boa, aprovado.

    • Fabiano Lopes

      Ótima, mais uma desculpa para multar.

      • Matheus Lelis

        Se ligar o farol, eles não multam não viu? Pode viajar tranquilo, é só girar uma pecinha do lado do volante que você se livra de uma pequena multa e ainda ajuda na visibilidade de seu carro, ou seja, mais segurança pra você e usuarios da via :)

  • Mr. Car

    Não muda nada. Há muito tempo que já faço isto. No início, via pouca gente fazendo, e muitos davam lampejos como querendo me avisar que “esqueci” os faróis acesos. Agora, já vejo muitos com faróis acesos, e mesmo os que não usam, já não lampejam, pois presumivelmente já sabem a função disto. E já que sabem, deviam fazer também.

  • Guilherme Chagas

    Então as DRL não terão mais utilidade?

  • Pablo Silveira

    Maioria que eu vejo usando farol de dia está com ele no maximo e praticamente cegando quem vem em sentido oposto. mesmo de dia.

    • Fabiano Lopes

      Pois é. Eu tentei explicar isso, mas não entenderam.

  • Jean

    Tudo bem, meu carro fica mais bonito com o DRL e xenon ligados kkk….eu achava que já era meio que convencionado ter que ficar com farol ligado de dia, to por fora hahaha….

  • marcos ts

    O Zé Povinho é realmente burro, vários vêm aqui e falam que são a favor, que já usam a tempo, que é uma excelente medida etc. Porém o que ninguém percebe é que essa é somente mais uma medida para arrecadar dinheiro do bolso do povo. O país, o estado e os municípios estão quebrados e a única forma de arrecadar mais é através de multas e impostos naquilo que o povo mais utiliza. Esse que hoje dizem que são a favor vão perceber daqui a alguns dias o real motivo dessa lei de faróis acessos durante o dia, Quando chegar pelo correio uma multa informando que você estava sem os faróis ligados durante o dia na estrada. Vai contestar como ? Foi Parado ? O guarda tirou a foto ? É claro que não ! Você vai ter que pagar e pronto, e não pode contestar. Fácil arrecadar o seu dinheiro, encher os cofres para eles roubarem mais, e ainda por cima ficam como os políticos que pensam no cidadão. Porque eles não fazem uma lei pra acabar com a buraqueira nas estradas, duplicar estradas que são verdadeiras assassinas, uma lei que proíba caminhão na estrada com 80 toneladas, lei que obrigue a ter passarela onde existe escolas, limite de velocidade condizente com a via (essa é para os paulistas que estão sendo roubados com essa ignorância de 50km, 70km e radar arrecadando o seu $$$). Mas isso com certeza não trás arrecadação, ou então mexe no bolso de quem não deve. Daqui a alguns dias eles vão criar uma lei que vai cobrar imposto por Km rodado !!! Andou dentro do condomínio…. PAGA !!! Deu uma ré muito longa… PAGA !!! Foi a praia rodou 100 km… PAGA !!! Melhor que pedágio, e ainda mantem o IPVA que vai subir pra todos. Zé Povinho acorda !!!! Vêm ai aumento de impostos em celulares, computadores, Notebooks, e tudo que a gente usa. Quer melhor lugar para arrecadar seu dinheiro ? Essa hora assim como eu existe várias pessoas na internet, aqui no “Noticias Automotivas” usando esses equipamentos. Será que alguém aqui vai deixar de usa-los para não pagar impostos. O governo sabe exatamente onde morder sem que o Zé Povinho reclame, e vêm mais ainda por ai. Quando o Zé Povinho acordar, já vai ser muito tarde.

    • Fabiano Lopes

      ACORDA ZÉ POVIM. Apoiado.

    • Bittencourt

      Segundo seu raciocínio, não se deveria multar por falta de cinto ou por falar ao celular dirigindo, não é? Como provar que você realmente cometeu a infração? Você recebe foto dessas infrações?
      Não vamos misturar segurança viária com política.

      • marcos ts

        Olá Bittencourt, a questão é sim viária mas com politica maldosa por trás. Porque o nobre politico não torna obrigatória a fabricação de carros com luz diurna (LEDS) em todos os carros novos, ao invés de multar aqueles que não possuem tal dispositivo ? Simples, porque dessa forma todos os carros novos não seriam multados e a arrecadação de $$$$ não seria possível. Quanto a usar a luz durante o dia é sim algo que torna muito mais visível o veiculo, tanto para o carro quanto para o pedestre, mas volto a dizer que isso não é uma lei com a intensão de reduzir acidentes, e sim multar e arrecadar. Falta de cinto e uso do celular devem sim ser multados, mas o correto seria o guarda lhe parar e aplicar a infração, não somente lhe enviar a multa. Isso não é educação, é roubo ! Talvez você nunca tenha sido multado por isso, mas meu pai foi multado por estar sem cinto em uma cidade em que nunca esteve. Fizemos a contestação indo diretamente na cidade onde aplicaram a multa. Sabe qual foi a alegação da “otoridade” ? O guarda tem sempre fé publica pague e apresente as provas ao contrário. Quando solicitado as imagens de uma câmera em uma sinaleira ( farol ) no local da infração a mesma “otoridade” mandou entrar na justiça e solicitar a gravação, que não era obrigação fornecer tais imagens para defesa do condutor. Ou seja, pague e fique quieto. Infelizmente essa lei vai se tornar arrecadação e não segurança. E só concluído o raciocínio, não tornam o uso de LEDs obrigatório direto de fabrica pois isso como disse não traria arrecadação somente atrito com as montadoras, sem contar que abre margem as montadoras a oferecer algo (obrigatório) em um pacote de acessórios pela bagatela de 3.000 reais a mais no valor do veiculo.
        Ou seja roubo e roubo, e que se dane a segurança !
        Abraços !

        • Bittencourt

          Oi Marcos.
          Então, infelizmente, se um dia as DRL’s se tornarem obrigatórias, as otoridades vão alegar que elas estavam desligadas, mesmo não havendo essa possibilidade por parte do condutor. E ele que prove o contrário.
          O buraco é mais embaixo mesmo.
          Uma boa tarde e obrigado pelas informações!

  • afonso200

    o meu ta sempre no sensor automatico, quando entra em tunel ja liga, no entardecer idem

  • oscar.fr

    O caminho seria dar incentivo para as montadoras colocarem faróis diurnos em seus modelos. Tenho no meu 208 e reparo nos demais 208 que passo pela estrada, este farol assegura muito mais visibilidade no dia a dia.

  • Marcos Cargnin

    E os DRLs, serviriam como substituto?

  • Roger Bersch

    Tá certo, na Argentina e Uruguai isso já é obrigatório, é muito mais fácil ver um carro, mesmo durante o dia, com o farol acesso, tanto que na Europa todos os carros já ve com Led diurno, aqui isso ainda é um mimo para veículos de luxo ou versões top dos “mais comuns”.

    • Daniel

      Na Suécia, após se tornar obrigatorio o uso dos farois acesos durante o dia, houve uma redução de 25% no numero de acidentes!

  • Joe Fernando Takeda

    eu odeio quando esta nublado ou esta chovendo e os caras nao ligam o farol !!

  • JoãoAVR

    Muitos motoristas já fazem isso, é comum ver carros com faróis acesos na estrada; ainda mais agora que alguns modelos vem com daylight de série. Eu passei a acender os faróis ou pelo menos a meia luz quando li um texto onde dizia que carros de cor escura podem ser confundidos com o asfalto, e com isso alterar a percepção de distancia para quem vem no sentido contrário.
    Mas os comentários de que isso vai virar lei não são de hoje.

    .

    • Daniel

      a “meia luz” ou luz de posição não ajuda em nada a visualização durante o dia e muito pouco durante a noite. Ela é só pra ser usada com o veiculo parado a noite para embarque/desembarque… (embora o CTB diga pra usar na neblina… eu recomendo o farol baixo na neblina, MUITO MELHOR)

  • Milton Quadros

    Uma excelente medida. Uso desde de 2003. Com o aumento das velocidades médias de ultrapassem e dos veículos a serem ultrapassados, à distância não se sabe se um veículo “vai ou vem” e o farol define isso, além de tornar visível carros de cores escuras, tais como o preto, cinza, azul verde…

  • Fernando S.

    Até acho que pode ser uma medida optativa, quem gosta de usar, que use (ou continue usando, como muitos aqui relataram). Agora multar e dizer que você se torna mais visível? Perdão, mas isso só ocorre com quem não tem o hábito de olhar o retrovisor e adora ser dono da faixa da esquerda. Com um sol a pino todos os carros são visíveis.

  • Bikudin

    O problema vai ser lembrar de ascender os faróis de dia mas a gente se acostuma.

  • Fernando

    A coisa no Brasil está plenamente descarada. Não sabem mais o que inventar para aumentar a indústria de multas e impostos no Brasil. O povo merece!!! Vejam só que absurdo quantas pessoas ainda apoiam… LAMENTÁVEL…

  • Castle_Bravo

    Já é um saco os animais que usam luz de neblina sem neblina, agora teremos que aguentar os xenom do Paraguai além de faróis desregulados durante o dia.

  • carnero

    Ja tava na hora…
    Tem uns rei do mocotó que dirigem a noite com farol desligado e os rei da pamonha que liga o farol de neblina traseiro só pra ligar o milha…
    Acho que os caras pensam que ligam a lanterninha esquerda e direita quando selecionam os 2…

  • Bittencourt

    Já uso e acho uma medida importantíssima!
    Na Argentina já é obrigatório há algum tempo.

  • Renato

    Já faço isso faz um bom tempo. Concordo e acho que é mais um passo para melhorar a segurança.

  • Gian

    Já uso nas estradas…

  • Raimundo M.

    Deveriam é tornar padrão as luzes diurnas nos veículos novos e, claro, para os antigos, acionar a luz baixa em certas ocasiões e tipos de via como é essa proposta. Infelizmente, os legisladores daqui ainda pecam na hora de formatar leis, fora a cadeia para garantir o seu cumprimento também tem problemas.

    Os caminhões tratores 8×2 atendem legislação específica; os Detrans licenciam tais veículos, mas a PRF estava retendo por não interpretar partes da legislação. Só após ingresso judicial, a PRF deve liberar o uso de tal configuração até para evitar ações contra ela devido aos prejuízos causados pela não operação dos veículos.

  • Jacson M. R. de Moura

    Acho uma ótima medida. Porém seria necessária uma adptação dos carros novos. Pois, atualmente, a maioria dos carros não desliga o farol com a chave, vc tem que desligar manualmente… e quando liga o carro de novo ele vai estar apagado. Nosso Palio 1.4 2007 dá pra deixar os faróis ligados direto… assim, vc liga as chaves e o farol já está ligado… sempre fica assim…

    Poderia ser obrigatório nos carros novo as luzes diurnas de LED, né?

  • Martini Stripes

    Já faço.
    To de boa.

  • kravmaga

    Eu sou a favor mas não podem mudar de uma hora para outra. Se a intenção for dar visibilidade mesmo (e não dar multas), então que obriguem todas as montadoras a colocarem luz diurna de LEDs, como já acontece com carros importados e premium.

    Ligar farol alto com lâmpada incandescente eu sou contra, porque aumenta o consumo do carro e porque muitos carros não estão preparados para isso (o botão auto p.ex. desliga a luz na claridade).

    Querem fazer, que façam direito.

  • Popdogue

    Mais uma lei ou regra que não vai pegar no BR. Do mesmo jeito que as lâmpadas de xenon que o pessoal compra no camelô, falar ao celular, andar com o bração pra fora tomando um ar no suvaco, etc.

  • Victor Barrera

    Único ponto negativo da medida se vale na questão de carros com parábola única, alguns condutores menos atentos ou com uma visão menos aguçada não diferenciam por exemplo o farol baixo de um corte de luz quando se pede passagem etc, melhor solução seria adoção de luzes diurnas de led ou farol de foco duplo em todos os carros, até por questão de segurança, carros mono parábolas são muito ineficientes.

    • R5GT

      Não faz sentido acabar com mono-parábolas só pela luz alta, que não tem regularem individual, a qualidade deles varia bastante de acordo com o projeto.

      • Victor Barrera

        No meu ponto de vista faróis foco duplo são infinitamente mais eficientes e seguros!, odeio essa coisa de ao acionar luz alta simplesmente o foco vai “la pra frente” e você não tem visão próxima ao veículo E visão lateral nenhuma, é aquilo 8 ou 80. Exemplo, Uno Mille, farol pequeno e quase reto, horrível. Sem falar de carros como o Cruze, pleno 2015 recebeu facelift e ainda com farol foco simples…

  • Paulo César de Carvalho Júnior

    Agora sim as DRL’s vão evoluir nos carros nacionais!!!

  • Peraldiano

    Infelizmente o brasileiro inventa desculpa pra tudo.
    Mesmo que seja uma medida que vise melhorar a segurança , o brasileiro médio, fiel ao seu espírito mesquinho e tacanho, sempre verá essa medida como “punição” e achará uma maneira de se fazer de vítima injustiçada.
    É incrível, mas o brasileiro acha mais cômodo inventar desculpas para não cumprir a lei e prefere medir a sua segurança pelo valor da infração.
    É claro, lógico e evidente que o farol aceso durante o dia faz você “ser visto” mesmo de longe, evitando acidentes e enganos de avaliação.
    Mas o neguinho prefere chorar reclamando da multa que vai levar se não ligar o farol…..
    Quer dizer, antes de praticar conscientemente uma ação que vai melhorar a sua própria segurança, o neguinho acha mais importante pensar na multa que vai levar……
    Complicado isso……

    • Fernando Nunes

      Acho importante, mas ao invés de punir a população, porque não exigir as luzes diurnas de fabrica ? Seria como se fosse obrigatório o veiculo ter air bag, mas fosse opcional, que comprasse o carro sem teria que pagar uma multa. A ideia é boa, pela segurança, mas com caráter para arrecadação e isso é errado.

  • Edson Fernandes

    Para mim essa lei pouco vai importar, afinal eu já uso farol baixo em rodovias…

  • Fabio Monteiro

    Em um Pais, tropical como o nosso, isso não funciona, serve para a europa que é chuva e tempo fechado 300 dias no ano, aqui é o contrário, mas como no Brasil, nossos líderes, só copiam os outros, vamos copiar a europa então né?

  • Vattt

    Já faço isso quando viajo, mas as vezes esqueço de acender. Antes de impor essa lei, deveria obrigar os carros novos a vir com iluminação diurna de fábrica, mas se a inteção de arrecadar for maior, deixa pra imprensa avisar!!!

  • R5GT

    Só para lembrar que as DRLs não precisam ser em LED, podem ser halógenas também, inclusive de duplo filamento com a luz alta. No seletor: DRL(off)->Luz de posição->Luz baixa->Luz alta.

  • André Silvestre

    Eu ando sempre com a lanterna e farol de neblina ligados durante o dia.

  • Guilherme Batista

    Em Minas já é obrigado a usar nas estradas desde 97, eu particularmente uso o tempo todo, mesmo nas estradas. Tem vários testes feitos em vários países que provam que o risco de acidentes diminuem consideravelmente.

    Na cidade costumo deixar a luz de posição acesa junto com a luz de neblina, na estrada uso o farol baixo e o neblina.

  • Guilherme Eduardo

    E quem tem DRL???? Serve (essa é a função) ou tem que ser o farol mesmo? Alguém sabe responder?

    • Redpeak77

      Se não colocarem isso claramente na lei, o que vai ter de guarda oportunista multando não está escrito…

  • ALVIN_1982

    Eu já pratico isso, sem novidades…

  • André Vidigal

    Agora a pergunta, e esses novos carros que tem Leds (tipo o Cruze) ou Faixos de Led (Tipo os Audi), precisariam ligar a luz baixa ? E se ela for de Xenon ?

  • Bruno Medina

    Em todas outras mídias que li a notícia, se falava em faróis acesos até nas áreas urbanas e não somente nas estradas.
    Luz é bom, já tenho o hábito de fazer isso, principalmente nas estradas durante o dia.

    Mas as DRLs estão aí pra isso. Para o motorista ser visto.
    Por quê não obrigar a instalação deste dispositivo no lugar de obrigar o cara a andar com todas as luzes acesas em 100% do tempo, reduzindo a vida util do alternador e da bateria?

    Se fosse possível acender apenas o farol baixo, ok, mas as chaves comutadoras dos carros modernos não permitem fazer isso; sempre te obrigam a ligar as lanternas antes. Esse é o grande problema a meu ver. Você precisa ligar 2 lâmpadas apenas, mas é obrigado a ligar 6 ou mais…
    Gasto por gasto sou muito mais usar as tais DRLs.

  • Samuel Fialho Pereira

    Engraçado na minha apostila do CFC fala que obrigatoriamente tem que andar com ele ligado…

    E na prova final do DETRAN tinha uma pergunta dessa que perguntava eu coloquei que era obrigado e acertei…

    Vai entender…

    • Samuel Fialho Pereira

      Ele ligado na parte da manhã

  • Daniel

    Pra mim tinha que ser obrigatorio na cidade tbm! No meu carro o farol está sempre acesso (quando o carro esta ligado)

  • Agnaldo Gastaldi

    Gasta muita bateria!

  • Amaral Oliveira

    essa Lei ja existe na Europa, e todos os veiculos ja saem com o DRL LED. Aqui, no Brasil terra das cucarathcas,,,… querem nos obrigar a lembrar de acender as luzes… SENAO.. MULTA!!! O correto nao seria, tbm obrigar as montadoras a instalarem DRL LED nos novoso Modelos ?