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farol xenon Farol de xenon proibido no Brasil




Foi publicado no Diário Oficial ontem uma resolução do Contran que prevê multa de R$ 127,69 por irregularidade nos faróis. Os faróis de xenon agora são proibidos novamente em todo o país.

Apenas poderão usar o item os modelos que vem com xenon de fábrica, já que esse tipo de farol já de fábrica tem uma construção diferente, que faz com que o facho não ofusque a visão dos outros.

A proibição aconteceu em 2009 mas depois foi cancelada. Agora ela volta por conta do perigo ao ofuscar a visão de outros motoristas.

Quem for pego com o item terá cinco pontos na carteira e pagará multa de 127 reais.


  • O_Corsario

    Aplaudo! Finalmente!
    Porém tiraram um ponto importante da lei: reter o carro até regularização, ou seja, até retirar o xenon.
    Agora é fiscalizar, vamos ver se a PRF irá parar os carros nas estradas com seus xenons instalados irregularmente…
    E também poderiam parar e orientar motoristas que usam lanterna de neblina sem necessidade, irritando os demais!

    • Briciobs

      Lanterna de neblina, concordo! é uma praga andar atras de quem anda com ela ligada, os piores são os Stilos e Pug 206, são muito fortes! Sei que vc não falou sobre o farol de neblina, mas provavelmente aguem ira falar, mas no caso do farol de NEBLINA eu nunca me senti incomodado com ele, ja que ele fica apontado para baixo, pra quem anda em rua esburacada é uma boa. farol de milha sim encomoda!

      • xandao_diniz

        acontece q em muitos os carros a lanterna de neblina é acendida automaticamente qnd vc acende o FAROL de neblina

        entao tem gente q gosta de andar com o farol ligado sem se importar com a lanterna ligado, ou as vezes nem sabe q ela acende… q por sinal, em condições normais, ela incomoda mesmo!

        • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

          Negativo. Casos como do Stilo, 206, C3 e afins… vc tem dois estagios… vc liga primeiro o farol de neblina e depois a lanterna de neblina. Instalação por fora que faz isso. Porque o cara faz ligação direta entre os farois e ai ja viu ne. Quem liga a lanterna de neblina sem necessidade sabe do que esta fazendo ou simplesmente é uma pessoa desligada que nao procura nem querer saber disso.

      • thiagolamim

        Particularmente acho bem bonito os farois de neblina com a laterna ligada.
        E acredito que nao incomoda, ainda mais se for comparar com o xenon mal regulado.

        • Briciobs

          farol de neblina realmente não. mas lanterna de neblina. PQP!

          • Rmonteggia

            A dos Peugeot ao menos liga individualmente primeiro o farol e depois a lanterna!!!

            • DCald

              o que acontece são as instalações "paralelas" e fai fica tudo errado…

              O correto é o farol de neblina acender independentemente da lanterna de neblina e a lanterna de neblina só pode acender qdo se acende o farol de neblina

          • DCald

            Não incomoda se estiver corretamente regulado e com a lampada correta, qdo usam xenon e apontam pra cima, pra tentar suprir a falta do farol baixo (de uso obrigatorio durante a noite – das 18hs as 6hs), dai incomoda sim!

        • O_Corsario

          Pois é, mas incomoda sim, pois a lanterna de neblina é muito mais forte que a luz de posição – se não me engano, é até um pouco mais forte que a luz do freio.

          • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

            É mais forte pois em dias de neblica é para o cara detrás saber que vc esta a frente dele em dias impossiveis de se enxergar. situações onde eu ligo minha luz de neblina (traseira) é de chuva intensa a noite e em neblina mesmo.

            • O_Corsario

              Sim, porém com chuva não se deve ligar a luz de neblina pelo mesmo princípio que não se deve usar farol alto com neblina: muita "água no ar", e a água vai refletir e espalhar a luz.
              Digo isso pq peguei chuva forte atrás de um cara com a lanterna de neblina e tive até que sair pois era impossível ver qualquer coisa: o parabrisa virou um grande vermelho!

      • Sergin162

        É verdade ! Farol de neblina não ofusca (nunca me senti assim nem com os de xenon), mas as LANTERNAS SIM ! Quer pagar de magal ? Poe uma lampada com a intensidade da lanterna comum, tira essa que é a mesma potência das de freio !

      • felpsarantes

        Quanto à lanterna, sem comentários. É uma luz de freio ligada constantemente na sua cara. Do Peugeot 206 nem falo muito, mas a do 207, é terrível!

        Quanto ao farol de Neblina, quando está regulado corretamente não atrapalha. Mas eu tenho certeza que tem muito camarada por aí que altera a direção do farol e aponta para cima…

        Quanto às ruas esburacadas, eu já andei em carro com farol de neblina e testei se melhora. Pra mim não tem ganho o suficiente a ponto de deixá-lo aceso. Por isso, eu mesmo só uso em caso de necessidade mesmo.

      • wesleyfuzatto

        durante o dia acho que as lanternas de neblina poderiam ficar ligadas, ou tambem incomoda?

        • O_Corsario

          também incomoda pq confunde com a de freio. EU acho que a lanterna de NEBLINA é para ser usada com neblina.
          Aliás, é sempre bom lembrar, NUNCA use ela com chuva, pois a luz forte junto com a água vai transformar tudo num enorme manto vermelho para quem vem atrás.

          • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

            Sabe qual é o problema? todo mundo aqui se esquece que o problema do FAROL DE NEBLINA não serve para andar em dias comuns. sabe pq? pq ele não ilumina placas… que essa é a real função do farol baixo. Pode ter certeza, se o seu carro não ilumina inclusive os buracos a frente… ele esta desregulado.

            Pois o farol baixo tem a função de iluminar a sua frente. O de neblina (farol) serve para lhe auxiliar em dias nessas condições. Não é uma questão de incomodar e sim de saber se usar.

    • zemarreta

      Pois é… vamos ver se vão fiscalizar. O que tem de lei boa que ninguém fiscaliza também é um caso sério…

    • _Pedroking

      A policia nao tem conhecimento
      Ja presenciei situacoes como um policial brigar com o cara pq ele tava rodando em uma z4 sem estepe
      E foi dificil provar pra ele q aquele carro nao tinha estepe por causa dos runflat
      E ainda tem uns policiais iginorantes q falam aki eu paro ate bmw tendo xenon vai ser multado!!!
      Ignorantes !!!!!!!!!!!

    • Fredxyz

      Vc viu o texto completo, será que não tá incluída a retenção do veículo? Pq infracoes desse tipo a regra é reter o veículo, pois se ele apresenta risco de segurança tem que ficar retido até ser regularizado.
      Só que retencao é medida administrativa e nao penalidade, pode ser por isso nas notícias vem falando apenas as penalidades.

    • Musashi35

      Mas "é um bando de ignorantes mesmo"!!! Ô povinho que faz questão de ser tratado como "tupiniquinns"!!! Primeiro: qualquer farol desregulado ofusca, ninguém percebeu isso ainda??????????? Por que não há fiscalização, resolução, normativa ou qualquer outra coisa para isso? Por um simples motivo: não dá dinheiro!!! O que dá dinheiro é multa!!! E é por isso, senhores inteligentes, que vamos continuar sempre sendo os últimos a receber as novas tecnologias, como sempre… Basta fiscalizar a regulagem dos faróis que ninguém será ofuscado, mas não tem policiais pra isso né? Pra multar tem, pra trabalhar não… O tal do lavador dos faróis (exigido para os kits não originais) está mais do que comprovado que não funciona!!!!!!! Tanto que a maioria dos carros com xenon de fábrica não possui lavadores… É tudo balela!!! Pergunta: de todos que são a favor da proibição, quantos levaram seus carros para regular os faróis nos últimos seis meses???? (Pior é que tenho certeza que todos vão dizer que levaram… Bem típico do brasileiro…). É lamentável isso. Com certeza, a maior parte destas pessoas era da gangue dos "caras pintadas", que expulsaram o Collor (pelo menos acham que expulsaram). Mal sabem que foram um manipulados como um bando de marionetes.

  • Tempero

    Graças a Deus… Chega de Disco voador me cegando nas ruas.

    • Debraido

      O camarada coloca xenon em palio mono-parábola e com consegue eficiência para iluminar um estadio!

      Agora é só aprovar uma lei proibindo os proprietários de transformarem seus carros em Trios-elétricos ambulantes!
      Ai sim eu ficarei totalmente feliz. Nunca vi um carro desses tocando alguma musica boa!

      Coincidência ou não, todos os pseudos trios-elétricos possuem xenon!

    • CWBdriver

      Nem fale, invariavelmente o farol do sujeito que instala o tal xenon está desregulado e cega completamente que vem em sentido contrario e mesmo quem vai na mesma direção, pelos espelhos. Quero ver muita fiscalização e multa pra quem não tirar os irregulares!

    • asilva

      Tempero falou tudo: o que tem de disco voador por aqui não é brincadeira. Agora colocam lampadas extremamente potentes até sob o parachoque, as chamadas de milhas. Iluminam a rua toda, ofuscando os outros. Usam sem criterio nehum, só para expressar visual. Já vi carro importado com xenon de dar show…a fiscalização, onde, só na lei.

  • Prime_rafael

    Particularmente eu acho esteticamente bacana o xenon, a visibilidade também aumenta sem dúvidas, porém com o barateamento dos kits qualquer pessoa instala em qualquer carro esses kits "ching-ling", associado ao farol muitas vezes desregulado e inadequado (como os faróis com lente de vidro canelado), se torna um perigo nas estradas, ao invés de clarear o chão o faixo se espalha por todos os lados. Espero que a lei seja cumprida e que apenas os carros que possuem o xenon de fábrica circulem por aí !

  • maiamachadoch

    então quer dizer que não vamos ter mais aqueles Chevetes, Corsas, Palios, Veronas, Etc… etc… etc… com os farois de Xenon??? QUE PENA!!!!

    • luidlh

      chevete com xenon é brabo huahauhaua

      • zemarreta

        E com os "olhos" estrábicos ainda por cima… xD xD

      • REUSAN

        Ou !Pior q eu já vi em carros mais velhos! Agora, quando o cara compra lâmpada, facho ñ fica branco azulado, fica verde! (lanterna verde o filme) !E o cara pagando! É muito comédia!

    • xps1530

      pena de que , esse carro porcaria nao pode usa xenon! xenon precisa lente e lavador.

  • AF1979

    Boa. Agora o que irá aumentar a venda mesmo é de lâmpadas halógenas com as mesmas potências do farol baixo e alto (55W/60W) que emitem um pouco mais de lúmens e têm temperatura de cor pouca coisa mais alta, gerando luzes brancas e azuladas.
    Esse tipo de luz não tem problema para ser usado em faróis comuns, uma vez que falamos de lâmpadas halógenas para caixas de faróis projetadas para receber luzes halógenas. E como são vendidas normalmente, ninguém irá chiar com uma peça de reposição legalmente vendida e que serve perfeitamente.

    Portanto, pessoal, mandem ver nas Diamond Vision, Cool Blue e outras alternativas legalizadas.

    • zemarreta

      Eu uso a Night Guide da Philips. dá só uns 20% mais de luz, mas pelo menos não queima o filamento com só um mês…

  • LuccasVillela

    AMEI AMEI AMEI! E adorei a idéia do Corsário, sobre a lantenar de neblina… Tenho vontade de matar, rs.

  • alyalysson

    povo não sabe usar direito, então não usa!
    igual criança pequena.

  • netto

    É causa de muitos acidentes!!! Quem vem do outro lado fica desnorteado! Também concordo!

    • HCO

      Quem deve estar desnorteado é o governo,com tanta coisa importante pra se preocupar eles tão preocupado em arranjar mais um meio de ganhar dinheiro com multas.
      Se a porcaria de um faol fosse o maior problema do Brasil eu tava pulando de alegria

      • Duílio_Ferrari

        tanta coisa importante para o governo se preocupar, e eles ficam aí se preocupando em reduzir o número de debil mentais q só servem pra prejudicar a (já quase inexistente) segurança alheia no transito e causar ainda mais acidentes… coisa inútil…
        outra coisa a toa que eles ficam se preocupando tmbm é e esse troço de airbag, abs e cinto d segurança… pra quê isso? tem coisa mais importante pra fazer do que ficar tentando preservar a vida das pessoas.

        Quando vc quase sofrer um acidente (quase, não precisa mais que o quase) com sua família à bordo, por causa de um criminoso usando um carro mais velho q minha vó com farol de xenom, aí quero ver se mesmo que fosse o único problema do Brasil vc ia pular de alegria…

        Quem não tem "rabo preso", nem problema com a Lei, apoia essa proibição.

        • HCO

          Tbm não prescisa de melodrama né
          Eu sei que tem sua importância,mas com a experiência de quem vive no meio político lhe garanto que a vida das pessoas é a ultima coisa que eles tão preocupados

          • DougSampaNA

            Olha cara, sorte sua que vc não é fotofóbico, porque esta m… de luz azul já atrapalha uma pessoa sem isso, com isso então vindo de frente, matar alguem e nem ver é a coisa mais fácil do mundo. A luz de um farol normal me incomoda mas não me incapacita visualmente, já a xenon causa cegueira total, tem que olhar no chão.
            Então proibir esta moda idiota demorou! E o Governo está certo de proibir o que altera a originalidade do carro; pois tem muito boizinho mexendo no carro e transformando em arma. Multa neles!!!

            • MTakeo

              Achei seu post exagerado, mas uma coisa certa você falou, alteração na originalidade do carro deveria ser controlada ao extremo.

              E não acho que boyzinho seja o maior problema, vejo "manos" como unos, gols e palios com kits xenon da China com muito mais preocupação do que carros mais novos com kits da Philips. Se você convive com carros vê nítida diferença no feixe de luz emitido por ambos os carros.

              • DougSampaNA

                Sorry Takeo san, mas esta é a minha realidade de vida; o Xenon cega qualquer pessoa fotofóbica, é impossivel suportar olhar para aquiilo ligado;se eu estiver descendo 1 avenida e um carar de xenon vier subrindo no fluxo contrario, eu TENHO que olhar no chão, e se nesse momento alguem atravessar na minha frente vai acontecer e eu nem ví. Boyzinho foi força de expressão, aí sim eu forçei..hehehhe; os manos realmente as vezes não tem onde cair morto, o carro fumando um óleo animal, sem manutenção, mas tá lá as cornetas, o "bate estaca" e o xenon, se o cara carrega a familia dentro e o carro tá podre ele mata a familia por insensatez. Sem contar que de vez em quando passa um mané com as 4 janelas explodindo som pra todo lado e as "minas" cagam de rir do cara que acha que está abafando…hahahhahahha

        • DCald

          É isso ai!

          E tem mais, tinha era que proibir definitivamente tbm o uso das peliculas nos vidros!… o cara poe G5 em tudo e depois quer colocar o xenon 10k pra compensar, não enxerga porcaria nenhuma e ofusca todo o resto causando acidentes e mortes!

          • Sias

            Esta combinação é a que mais se vê: xenon e carro quase lacrado.

          • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

            Daniel, sei que no meu caso eu ando com G5, mas em NADA ele me atrapalha a visão com farois originais desde que esses bem configurados. PS: Considere que eu não "lacro" o carro. É apenas na lateral do carro.

            • DCald

              G5 é um crime, em qualquer um dos vidros… mas já discutimos bastante sobre isso…

      • evtdesign

        Isso é fato. Além do mais, como eles vão segregar os veículos que tem xenon de série e os que não tem? O que vai ter de nego com Xenon original tomando multa e tentando recorrer.. brincadeira.

        • DCald

          simples, só ver quem esta ofuscando! xenon original não ofusca, adaptado ofusca (exceto no caso dos refletores elipsoidais (astra/307/marea) corretamente regulados…)

          • aleneo2

            fora que xenon original tem uma cor quase branca bem longe do azul q o povo usa na rua.

            • Sias

              Fato. O cara gosta é da cor azul, não está nem aí se ilumina melhor ou não. É só ver o que tem de tranqueira usando pingos azuis nas luzes de posição.

            • DCald

              Exatamente, xenon original vai de 3500-5000K sendo os mais usados os de 4300K… esses xing-ling são de 6000K pra cima (azulado e vai ficando roxo qdo maior a temperatura de cor)

              • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

                Considere que 5000k já fica sim um pouco azulado. Mas realmente, xingling é fogo. Eu pensei em colocar no meu um de 4300k Crystal Vision da Philips, mas depois pensei que o meu já foca tão bem… só iria incomodar os outros e agora tomar multa de besteira e pior… ter gastado para isso.

                Ainda bem que nao fiz…

                Rapaz, vc sumiu… trabalhando mto? abraços

                EDIT: Pior é nego colocar esses azuis e depois ter que ligar todas as luzes e nao enxergar nada em dia de chuva…

      • DCald

        cara, é uma questão importante sim! espero que agora seja definitivo… já chega de )#($*@$)(# ofuscando os outros pq acha luz azul "bonitinha"…

      • Marcelo_Machado

        Essa vai ser uma das multas menos aplicadas. É mais fácil multar a 90Km/h numa via de 70Km/h com radar escondido e arrecadar $$$$$ mais.

      • vini_c_a

        Perfeita resposta, deveriam punir quem anda com farol desregulado, seja lá qual for faróis desregulados ofuscam a vista de todos! Párabrisas sujos também atrapalham muito! Deveriam multar pessoas por isso também então!

  • nedmaj

    Será que o mesmo vale para aquelas lâmpadas brancas, tipo da Philips? Tinha vontante de trocar, não pela vaidade, mas que à noite o carro se diferenciasse um pouco dos demais e meu carro fosse mais visível pelos carros à frente. O mesmo que ocorre, de DIA, com os carros vermelhos, amarelos…

    • _biolog_

      Vale sim. Ilumina melhor, mas cuidado que precisa de regulagem, também.

      • RMU

        Não entendi, "Vale sim" o que? A proibição? A proibição é para lampadas com gás xenon. As brancas "tipo da Philips" a que o Nedmaj menciona são halogênio. Por serem do mesmo tamanho, potência e forma das lampadas originais, só requer regulagem se o farol já estiver "caolho" na hora da troca. Tenho Diamond vision, ando em estrada direto e nunca alguém vindo no sentido contrário "reclamou" dos meus faróis .
        O que me preocupa acima de tudo isso é o despreparo dos envolvidos:
        Do cidadão que coloca "chenão "só pra impressionar e não faz nada para regularizar;
        Do Denatran, que faz lei para regulamentar o uso, mas não cria formas desburocratizadas de se legalizar, vistoriar, nem credencia ninguém pra fazer isso e, quando lhe cai a ficha, desfaz tudo e proíbe, que é bem mais fácil.
        3 – das autoridades que não fiscalizam os irregulares.
        4 – do guarda de trânsito, agora mero "instrumento arrecadador" que vai multar todo mundo que anda com luz branca, mesmo sem ser "chenão".

  • Diego_LC

    Eu acho que tá mal feita essa resolução, meu pai tem um vectra 98 com xenon 8k e não ofusca a visão de ninguém! Nós já fizemos testes normais, e até na chuva e não ofusca! Esse é o Brasil por culpa de uns todos levam! "Pior do que ta não fica" Ah fica sim!

    • Dcattini

      O problema é que nem todo mundo que tem farol de xenon tem um vectra 98 e fiscalizar cada carro para ver se ofusca ou não os outros motoristas ia ser bem mais caro, afinal você acha que o governo ia mesmo pagar para fiscalizar cada carro? Ia é fazer a inspeção veicular obrigatória pra todo mundo e cobrar mais caro do que pros carros normais. Se seu pai quis colocar farois de xenon no vectra dele o problema é dele e não de todos nós. Tudo bem que ele deve ter feito isso em um lugar sério e por isso não ofusca ninguém, mas nem todo mundo faz isoo

      • Diego_LC

        Eu sei, lendo meu comentário parece que sou contra a resolução, mas eu sou a favor só acho que ficou mal formulada! E outra será que tem todos os carros tem xênon e não dá pra parar todo mundo? Na lei seca (pelo menos do começo) a gente via um monte de carros sendo parado em blits policiais. Será que é mais fácil você suspeitar de um motorista ligeiramente bêbado (porque muito bêbado fica fácil) do que um xênon mal regulado/instalado? É uns 2 a cada 10, e o que custa criar um vidro, sei lá, algo do tipo para a medição? Com o absurdo de impostos que o brasileiro paga, você acha mesmo que sairia caro? Será que ta faltando dinheiro? Porque recentemente houve um aumento significativo no salario deles!

    • Fredxyz

      Ia fazer como, fazer teste de ofuscamento e direcionamento em cada carro? O jeito é proibir.

  • Briciobs

    Mas ja não era proibido?

    • Sias

      Foi liberado com algumas alterações, tinha que fazer CSV.

      Já estava na hora de proibir isto mesmo. O cara tem um Chevette (nada contra o carro), vai lá e coloca esta porcaria e sai ofuscando todo mundo.

      • Briciobs

        realmente cara, carros antigos com lente de vidro são uma praga com xenon, vc nem aguenta olhar, mas ja vi varios carros mais novos que quando bem rugulado não encomoda em nada. tem um amigo meu que tem um corsa sedan e usa, pra quem vem no sentido contrario é a mesma coisa do que a lampada normal.

        • Sergin162

          Isso é verdade, quando bem feito, não ofusca. Eu tive numa Frontier (H4 – alta e baixa juntas) e tirei pq atrapalhava demais as outras pessoas. O xenon tem um foco mais amplo que a halógena comum e quando é instalada em carro com parábola simples fica uma m€rd@, pois o carro tem uma parábola mais ampla com a finalidade de suprir a falta da lâmpada auxiliar. Com o xenon, isso se agrava muito, podem ver que Unos, Classics, Sanderos muitas vezes ofuscam com o farol original, imaginem com xenon ?
          Entretanto, hoje eu tenho o xenon numa Pajero Dakar e é perfeito. As pessoas as vezes jogam luz alta, mas isso antes do xenon acontecia, devido ao farol se encontrar numa posição mais alta (um erro de construção, na minha opinião; o farol fica alto demais), mas quando ponho o carro diante de uma parede, percebe-se que a linha de corte é bem definida e não pega luz nos retrovisores do carro da frente, o que ofusca bastante tambem.

          Claro, é muito difícil restringir "só poderá adaptar xenon em carros com farol de projetor", ou então "com lâmpadas H7", pois há casos distintos. O farol dos Palios/Stradas/Sienas G3 ofuscam muito, mesmo tendo a alta separada.
          Eu acho é que deveria passar por uma fiscalização rigorosa do Inmetro para que não seja legalizado farol que ofusque, diante de linhas de corte em alturas específicas.

          • _biolog_

            Não é o foco a diferença, mas a "potencia" da lampada.

            • Sias

              Porém muitos tem confundido potência com temperatura de cor. Não sei certo, mas outro colega disse que o xenon tem 35w (potência) e a temperatura de cor (5000k, 6000k) é diferente.

              • DCald

                Na verdade temos 3 caracteristicas:
                potencia (medida em W, é corrente x voltagem, e representa o gasto de energia eletrica)
                temperatura de cor (medida em Kelvin, vai definir a cor da luz que normalmente vai do amarelo ao roxo – passando por branco e azul)
                intensidade de luz (medida em lumens… qto maior o numero de lumens, maior a intensidade de luz)

                • _biolog_

                  DCald, vou falar em "potência dos Lumen"… hehe… abs.

        • DougSampaNA

          é..maas já vi Uno pegando fogo por causa de xenon instalado; o dono chorava que nem criança, a temperatura que chega faz o plastico da carcaça derreter e pegar fogo.

          • _biolog_

            Olha, eu ia dar risada da desgraça alheia… Mas não iria me conter.

      • DCald

        acho que pior que o cara do chevette é o cara do Palio (que com lampada comum já ofusca) e do Punto…

        • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

          Falando do Punto eu vi um cara que fez certo… instalou um farol que tinha luz diurna e projetor… ficou mto bom e o legal que não ofusca. Detalhe: Era o farol do Punto Evo italiano da versão de topo.

          • DCald

            A mesma coisa que eu recomendei pro pessoal que quer colocar xenon em meriva… falei: vai pra europa e compra o farol da versão top (que tem xenon de fabrica) aproveita e tras o sistema de lavadores original…

            O farol original da Meriva ilumina muito bem… mas, se eu tivesse com grana sobrando, talvez ate fizesse essa maluquice… hehehe… farois com refletor elipsoidal para xenon, parachoques da Meriva 2006 europeia e as lanternas traseiras fume…

  • Guuvalenca

    Ótima notícia!

    Xenon é coisa de motorista que dirige pra si mesmo, não tem respeito para com os outros.
    Que bom que foi proibido!

    • luidlh

      falta de respeito e egoísmo: característica típica de brasileiro, infelismente.

      • Sergin162

        Deve ser por isso que carros de luxo vem equipados com esse tipo de iluminação.
        InfeliZmente o Brasil ta é cheio de gente ignorante.

        • luidlh

          tu não entendeu, a crítica é a quem coloca xenon em carros que não vem de fábrica xenon, que aí fica uma porcaria e prejudica os outros e não se importam se prejudica ou não, os de luxo que vem com xenon de fábrica não atrapalham, é diferente

        • DCald

          carros de luxo vem com farois para lampadas de xenon…
          Gente ignorante coloca lampada xenon em farol para lampada halogena!

        • Sias

          Mas daí ele foi feito pra usar isto e não estas porcarias populares que vendem por aqui.

  • RBuriti

    Queria que fosse proibido esses xenon, assim nao dava espaço para aqueles chevettes, corsa wind, celtinha e escorts com farol desregulado.
    Tem gente que faz tudo certo, regulado, e de qualidade (nao chingling) nem reclamo, o problema são as brechas que o povo arruma, nosso país é feito de brechas por isso nunca anda para frente.
    Só deveria colcoar xenon quem sabe suas consequencias, seus defeitos e virtudes e nao por quer um "farolzinho branco/azulado" (outros são roxo/rosa).

    Carro já deveria vir de fábrica pois toda alteração/adaptação nunca sai perfeita.

    Infelizmente para quem já tinha colocado essa medida nao vai adiantar muito nao.

    No meu caso, troquei minhas lampadas por Philips XtremePower e estou feliz por nao precisar ter pago taxas, nao ofuscar ninguem, etc e etc.
    Poxa tem OSRAM e Philips que fabricam lampadas halógenas que dao um efeito parecido sem precisar alterar nada do carro.
    Mas tem gente que gosta de um ching ling, kit de 200 reais. etc e etc …

  • http://www.historias-de-minha-vida.blogspot.com/ olhandoalua

    Aleluia irmãos… Somente os tejoleiros vão reclamar…

  • Sias

    Este é o ponto: não adianta dizer que está regulado, o farol não foi construído para usar xenon. Quer melhorar a iluminação? Coloca um jogo de Osram Night Breaker…tenho e ficou muito bom.

    • Sergin162

      Primeiro: osram nigth breaker é enrolação. Não tem o que fazer quando se tem faróis originais.
      Lampada azul: se tem uma "película" cobrindo o bulbo, é OBVIO que vai sair menos luz; é como acender uma luz dentro de um carro com insulfilm e outro sem.
      Lampada de 100W: esquenta demais, então a parábola do farol acaba tendo uma dilatação acima da prevista no projeto, com consequente diminuição dos lumens.
      A única solução para melhorar a iluminação é utilizando fontes de iluminação que produzam menos calor, podendo elevar a potência sem elevar a temperatura interna do farol, ou seja, LED ou Xenon (são os únicos tipos de lâmpada que eu conheço que podem ser usadas no farol).

      Segundo: eu "sei usar" xenon. Tenho numa Dakar e não ofusco ninguém que não era ofuscado com o farol original. As linhas de corte estão na mesma altura da lâmpada original, ou seja, não ilumino dentro dos carros das pessoas, os retrovisores, nada alem do que já era iluminado. Apesar de o farol não ter sido construído para ser usado xenon, é possivel regular o foco do farol sem dificuldades.

      • Sias

        Tu já usou este modelo da Osram?

        Pois EU uso e comparei um farol com a comum e o outro com a NB e ela ilumina realmente mais.

        Esta conversa da linha de corte não passa de conversa. Tu não joga luz diretamente, mas está ofuscando igual a quem vem no sentido oposto.

        • Sergin162

          Ilumina mais baseado no olhômetro ? Para garantir, só levando num instituto que meça a luminescência para se obter resultado concreto.
          Ah, não tem a ver ? De costas pro sol voce se o fusca do mesmo jeito que de frente então !
          Se não tivesse a ver, os carros com xenon original iriam te ofuscar também.

          Eu entendo a tua indignação, pois eu compartilho dela: ninguém gosta de ser ofuscado (nem por luz natural, nem por luz artificial). Entretanto não se pode generalizar o uso errado, se não os policiais não poderiam usar armas, pois os ladrões matam gente com elas.
          Eu não defendo o uso do xenon até na luz de freio só pra ofuscar TODO MUNDO QUE PASSA. Defendo o xenon BEM INSTALADO, POR PROFISSIONAIS da área que saibam o que estão fazendo, com a intenção de proporcionar MAIS SEGURANÇA a quem viaja à noite, por exemplo. Xenon 16.000K em novo Uno é só pra "bonito", pois é uma m#$%@, tem baixa quantidade de lúmens, ou seja, ofusca por nada. Com a popularização, houve a queda da qualidade de instalação e das peças, ISSO QUE O GOVERNO DEVERIA PROIBIR.

          • Sias

            A diferença é bem visível, não é preciso equipamento pra ver que uma lâmpada ilumina melhor do que a outra.

            E a questão da linha de corte ajuda mas não impede totalmente o ofuscamento. Um farol com xenon fica muito mais brilhante do que um com lâmpada normal, e isto também ofusca.

          • _biolog_

            Sergin, até hoje não entendo porque apenas a 4RODAS, isso láaaaaaaaaaaaaaa em 1987, testou os faróis dos carros nacionais. Na época, os aplausos ficaram para o Passat (???), com dupla parábola (na verdade, eram independentes), e a pior nota foi pro Del Rey/Belina, que ofuscavam demais…

            Depois disso, nunca mais ninguém fez um teste decente, nem com lâmpadas.

            • Sergin162

              Isso é verdade, é muito difícil achar um "comparativo" de faróis, lampadas e etc.
              Eu mesmo já cai nesse conto das lampadas brancas achando que eu era o cara com o melhor farol do mundo ! hehe
              Depois de um tempo que eu fui descobrir, ver uns testes na internet e tal pra poder formular minha opinião. Eu sou contra a proibição do xenon e de qualquer modificação no carro, pois eu quero meu direito de realizar meu sonhos (carro turbo, xenon, rebaixado, enfim). Claro, isso reflete nos caras que não sabem o que estão fazendo, turbinam um fusca, mas deixam com freio a tambor. Eu acho que nada tem que ser proibido, mas sim RIGOROSAMENTE FISCALIZADO. Acho que o consumidor tem que ter o livre arbítrio para personalizar suas coisas. Eu posso usar uma calça rasgada, uma camisa rosa, mas não posso mudar o para-choque do meu carro ? Absurdo isso.

      • zemarreta

        A night breaker emite mais luz sim, basta colocar um fotômetro na frente que vc vai ver que ela gera mais "lumens" que as lâmpadas comuns. Qual a mágica?

        A "mágica" é usar um filamento que emite mais luz, mas queima mais rápido. Ou como dizem, as estrelas que brilham mais fortes, são as que morrem primeiro…

      • claytonlus

        Existe uma coisa chamada temperatura de cor: é aquela faixa azul no bulbo que aumenta a temperatura de cor (medida em Kelvin ou apenas K), ao contrário do que voce mencionou, ela não retém luz.

  • Del

    Ainda bem! Quero só ver a fiscalização atuar agora…

    • _Pedroking

      Hehe meu kit xenon acabou de chegar e vou instalar amanha no meu new beetle
      A fiscalizacao aki naun vale nada
      Isso pq eu moro no centro oeste pq se fosse em sp naun arriscaria
      Mas comprei de 6mil k desisti do de 8mil atrapalha muito

  • Sias

    Eu uso Osram Night Breaker…muito boas

    • RMU

      Olá Sias,
      poderia informar a temp da luz?
      4300K, 5000k?

      Eu uso Philips Diamond vision ( 5000k ) no meu Palio mas não consigo encontrar a mesma para o Sentra, h13, minha tese é de que não existe. Estou inclinado a comprar do EBAY um modelo de 55w 5000k para testar, mas este não tem marca, e não sou chegado a usar coisa que eu não conheco a procedência.

      Uma osram 5000k me ajudaria no que eu preciso.

      • Sias

        Cara…olhei na embalagem e não tem esta informação. Ela é mais branca do que a comum…era melhor tu ver uma ligada pra ter uma idéia.

  • EduardoPGR

    Meu pai tem uma F250 com xenon, quando ta na estrada parece que ta vindo um canhão de luz na direção. Ja cansei de falar pra ele tirar, agora acho que não tem como ele não me obedecer hehehe

  • PKuster

    Existem inúmeras concessionárias autorizadas em todo o Brasil que vendem o kit de xenon para os compradores de carros zero, com instalação gratuita, mesmo depois da primeira proibição. E agora ?

    • Sias

      Mas é igual a película que els dão "cortesia"…fora do limite determinado. O comprador é que se ferra depois.

  • MarcosMV

    Falando nisso ontem quase que bato por causa dum filho duma cachorra manca que estava com um farol desses.

  • jrevaldo

    Canseira, sou agente de transito aqui em goiania e agora to ate vendo o bafafá que isso vai dar.

    • nivacso

      Opa, tranquilo? Sou de gyn tbm, queria saber o posicionamento dos agentes da AMT a respeito dessa nova resolução. Nao tenho xenon no meu carro, e comemoro essa nova resolução, torço para que os agentes nao façam "vista grossa", e multem sem dó mesmo, acho absurdo "neguinho" que põe "xenao" nos milhas e regulam pra cima, ofuscando todo mundo. Sem contar nos outros casos ja mencionados aqui no forum…

      • jrevaldo

        Haha acho que eles ainda nem devem estar sabendo dessa resolução, ela é muito recente. Cada agente tem seu modus operandi. Eu como agente e como condutor acho insuportável esses xenons absurdos. Mas sinceramente comemoro essa resolução com uma meia palma. Vejo muito mais pessoas que o farol está sendo usado de jeito errado e desregulado do que necessariamente farol xenon e com relação a esses outros casos o CONTRAN ainda é muito omisso. E ainda achei ABSURDO não se utilizarem da medida administrativa do art. 223

        Art. 223. Transitar com o farol desregulado ou com o facho de luz alta de forma a perturbar a visão de outro condutor:

        Infração – grave;

        Penalidade – multa;

        Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.

        Sinceramente tinham que permitir a retenção do veiculo tambem nesse caso do xenon. Mas fazer o que, o CONTRAN legisla e ''nóis'' obedece.

        • zemarreta

          É verdade, a maioria parece que tem os farois desregulados, mas não incomodam tanto porque a maioria também são de lâmpadas halógenas. Mas quando o cara resolve tacar os refletores do Serra Dourada no carro dele…

        • BolGola

          Eu que o diga do donos de Fiat Palio G2 que acham "lindo" andar só com o farolete aceso…

    • juridicogyn

      Quero ver mesmo, também sou de Goiânia e vou torcer para não ser parado por conta do meu xenon.

      Que eu saiba os agentes de trânsito não tem olho biônico para medir os Kelvin's do meu farol, assim como não tem equipamento para isso…

      Como vai ser? O agente vai fazer isso só no olho?

      Como ele vai constatar se o farol é, ou não, xenon?

      Sobre a decisão em si, um bom mandado de segurança preventivo resolveria a questão.

      Pra começar eu comprei na loja, que pagou imposto de importação, recolheu icms e iss.

      Impostos foram devidamente recolhidos pois o produto tem venda autorizada.

      O INMETRO não diz que o produto é impróprio para consumo.

      No MEU caso, se vierem me multar, vai todo mundo parar na delegacia onde irei registrar o devido TCO por abuso de autoridade.

      Enfim.

  • RSM

    Putz! vou ter que tirar do meu agora que m…!! nunca me senti incomodado com lampadas xenon acho melhor uma luz azulada de frente do que aquelas brancas ou amarelas fortíssima a noite porque sempre têm um babaca que não apaga, então o efeito é o mesmo de ir na direção contrária com farol alto por mais que o xenon esteja desregulado (xenon mesmo, não porcaria barata de péssima qualidade), dói menos do que um babaca de farol branco alto.

    • O_Corsario

      Compare coisas iguais. O xenon alto é pior que o amarelo alto, e assim por diante. Não dá para comparar o xenon baixo com o amarelo alto.

  • Neidaril

    É a solução tendo em vista o uso irregular da maioria.
    Uma solução interessante seria as fabricantes de automóveis começarem a trazer o xenon como opcional, ao invés de ficar diminuindo custos. Afinal, quando original o acessório dá um "up" no visual do veículo, sem falar na funcionalidade, o que é principal.

    • coimbravitor

      Outra opção seria a venda de faróis próprios para o xenon (pelas as fabricantes de autopeças). Teria que ser validado pelo INMETRO. Também concordo com a proibição, mas acho que um xenon bem acertado é um grande ítem de segurança acima de tudo, tanto pra quem vê quanto pra quem é visto.

  • lucasfs87

    eu tenho a super branca e acho muito melhor que a amarela, ela não vai ser proibida vai? E em vistoria? causa problema?

  • Armando_Perez

    mas dai vai derrete todo o chicote, ai o cara nunca mais coloca.

    • Sergin162

      Dai ele volta pra original e continua ofuscando. Uno way ofusca até com velas nos faróis.

      • Armando_Perez

        o próprio palio tb é assim…

      • DCald

        Se fosse só o Uno Way… acho que mais da metade da linha Fiat sai ofuscando de fabrica… eu mesmo já regulei os farois de palios de amigos (inclusive semana passada levei uma Week G3 de um amigo pra regular) estão sempre apontando pra cima!

    • Sias

      Pior…se colocar a de 100w direto vai prender fogo.

  • AndredeAzambuja

    O problema não é o TIPO de farol, e sim a POTÊNCIA.

    • DCald

      O Tipo de farol e o tipo de lampada tem tudo a ver com o problema…

      E no caso, a potencia dos xenon é menor do que as halogenas (35W contra 55/60W)… a diferença é a intensidade de luz (e o foco)….
      vc pode pegar uma lanterninha de pilha e ofuscar alguem se apontar a luz na direção dos olhos… ou pode ter um refletor de estadio e não ofuscar ninguem, pq está jogando a luz para o local certo…

      • _biolog_

        Ok, mas para os leigos a intesidade pode até ser vista como "potência" ;)

  • Edu_SBC

    Tá certo proibir e multar, a coisa tava sem limite e sendo colocado em qualquer carro. Mas acho que a lei deveria ir além, proibindo as lâmpadas chinesas, essas sim são uma verdadeira praga.

  • FLMG

    País de m… onde ngm entende nada de segurança, na Europa é permitido, não deveria haver proibição e sim regularização e fiscalização dos que estão mal instalados.

    • Sergin162

      FALOU TUDO, rapaz.
      Só que no Brasil tudo é feito pelo jeito mais fácil e lucrativo PARA O GOVERNO.

    • DCald

      Na europa eles tem FAROIS especificos para o xenon… e não apenas metem lampadas xenon em farois com refletores para lampadas halogenas…

      • zemarreta

        E se por acaso fizerem adaptações (na Europa), é um instituto sério que vai avaliar a adaptação, não aqui, que ninguém tá nem aí.

        • Sergin162

          Ai sim eu concordo, que deveríamos ter um instituto que REALMENTE regulasse a substituição.

    • Armando_Perez

      o problema que lá a própria educação aliado com bom senso é muito mais que a nossa…

    • offspringbnc

      Aqui não foi proibido. Apenas só pode ter em carros que saíram de fábrica com ele (Focus Titanium, C4, 408, Corolla Altis, Civic Si, Mercedes-Benz, Audi, Porsche, BMW) ou aquelas pessoas que regularizaram anteriormente no documento. Até ontem, quem regularizou, está liberado.

    • rarvor

      Não sei em qual país da europa é liberado, mas Portugal, Espanha e Alemanha, ao menos nestes não tem liberação para estas pragas ai não.

      Nisto não tenho como reclamar da atitude do CONTRAN, porque não tem como fiscalizar tudo, os policiais são em número reduzidos, e ficar parando todo carro com xenon para saber se foi ou não "regularizado" não dá.

      A "regularização" é que é falha, qualquer 100 pila na mão da empresa regulamentadora e ele libera teu farol de qualquer jeito.

      Sem falar que de segurança não tem nada nos xenon, talvez para o idiota que usa, mas para quem está na frente ou no sentido contrário é uma merda. Falo isso porque viajo muito nas estradas, não é fácil, o cara soca xenon nos faróis e neblina e vem com tudo aceso atrás de você, eu tenho que sair para o acostamento deixar passar ou me esconder do reflexo dos retrovisores externos.

      Quer segurança??? Dirija DEFENSIVAMENTE, compre um carro com ABS e Airbag, isso é segurança, uma merda de um lâmpada azulada não salva a vida de ninguém. Dirija dentro dos limites de velocidade e preste atenção nas ruas que jamais vai atropelar alguém.

      • FLMG

        Na Alemanha tem, na Inglaterra tem, Portugal e Espanha não sei pois não conheço.

        A questão é simples, se eles não tem homens pra parar cada carro e fiscalizar eles não podem multar sem saber se é ou não de fábrica e ponto final.

        E não é só a regularização, ou vai me dizer que na fiscalização se o guarda te parar e vc der as mesmas 100 pila ele não te deixa ir embora? A educação do povo é o problema, aí sim, e isso somado com a ignorancia e o desleixo dos nossos governantes.

      • FLMG

        Continuação

        E quem paga por isso??? As pessoas que regulam seus faróis, que os deixam limpos, que cuidam do seu carro. Meu carro tem ABS AIRBAG EBD, mas nao tem Xenon e além da segurança que ele nos proporciona quanto a visibilidade estéticamente é mais bonito.

        Agora vc que vive viajando me diga: Farois amarelos nojentos não desregulam? Nao ficam apontados pra lua? Pelo amor né meu amigo nao importa se é Xenon, Philips, Halógena, Laranja a cor que for se DESREGULADA, vai ofucar qualquer um. Isso é só mais uma maneira de ARRECADA^ÇÃO desses sem vergonhas que governam o nosso país.

        E a questão não é dirigir defensivamente, isso eu faço, agora me fala vc ve o dinheiro que as pessoas pagam com arrecadação de multas sendo usado para essa segurança? Olha a vergonha que são as nossas ruas cheias de buracos gigantes, reais crateras, o progblema não é atropelar alguem, e sim se matar na bosta das ruas desse país

  • notiserias

    Quando proibiram em 2009 e eu era mais moleque eu fui bem contra, hoje eu apóio. Brasileiro não sabe lidar com coisas simples, como um farol de Xenon, infelizmente. Colocam alto, desregulado, pra brilhar mais, eu sei lá…Já houveram casos onde vinha o "xenonzeiro" no sentido oposto na rua, dei luz alta pro cara baixar, aí ele ligou a alta pra mostrar que aquele holofote queimador de retinas era a baixa dele. Sair de sábado a noite na rua é uma desgraça. Perco a conta de quantas vezes eu fico ofuscado por esses xenonzeiros de Golf e Stilo. Não sei como nunca me acidentei por causa desses palhaços, uma hora vai acontecer.

  • CanalhaRS

    Alguém me explique como um guarda rodoviário vai saber se o carro tem o equipamento de série ou não?
    Não falando apenas de nacional, mas de importado mesmo, pois quem compra um carro caro teoricamente estaria disposto a gastar alguns mil reais para por o tal farol. E aí?

    • henrylandder

      é só olhar se tem lavador nos faróis

    • DCald

      simples: Ofuscou, manda parar e apreende o carro…

      • german&chinesehater

        esqueceu o cadeia genoma do dna do motorista

    • zemarreta

      "Boa tarde cidadão, faça o favor de esguichar água nos faróis". "Não tem?" Multa nele!!!

      Na prática, mesmo sem a questão do limpador de farois, vc já sabe que Uno, Gol, Celta, e 98% dos carros que andam por aí não vêm com xenon de fábrica. Retirar esses xenhonho lixo da rua já vai ser muito bom.

      • CanalhaRS

        Quanto a isso tudo bem, mas e os importados? Muitos dos vendidos aqui são versões mais básicas. Como o puliça vai saber?

        • zemarreta

          Tem o esguicho de farois. Só alguns poucos, como o C4 grand picasso têm o esguicho e não têm o xenon. De qualquer forma, mesmo sem o esguicho, o que representam esses 320i, A4 e outros importados sem xenon? Uns 5%, menos talvez? O efeito sobre a situação atual já vai ser gigante.

      • DCald

        Pois eh… só pra lembrar, o Camaro importado oficialmente para o Brasil não tem farois de xenon justamente pq na versão americana com xenon ele não tem lavador de farois…

    • german&chinesehater

      Apreenderam o subaru impreza 2005 wrx de um amigo meu pois era "turbinado" ¬¬
      sinceramente o QI da maioria dos policiais rodoviarios é o mesmo de um pirarucu.

    • Fredxyz

      Tá se apegando a casos excepcionais. Na prática é simples, viu aqueles golf estilo chevete palio furreca veia com xenon manda parar.

  • lndnfsu2

    pra mim xenon deveria ser usado somente em farois com bloco eliptico!

  • jrevaldo

    Voces podiam incluir o numero da resolução (384) e o link pra ela para todos lerem ela. ;)

  • djxand

    Aos preconceituosos, sou muito mais meu Chevette do que um Fragile, uma Monstrana, e por aí vai as maravilhas.
    E não concordo que os Xenon de fábrica são "a perfeição". Muitas vezes sou ofuscado por conta de veículos importados ou de luxo que contam com esse farol originalmente. E pensar que esses não são fora da lei…
    O que deveria haver é uma fiscalização eficiente, para todos! Não uma lei idiota dessas.

  • Waribanan

    Não se esqueçam que também é proibido trafegar pelo acostamento, chutar retrovisores em SP, estacionar em vagas de deficiente/idoso sem direito, e nunca vi alguém ser multado por isso…

    • DCald

      nao dar passagem qdo solicitado, nao sinalizar mudança de faixa, etc etc etc… tem muita coisa pra resolver… mas temos que parabeniza-los quando resolvem alguma cosa…

    • pfcmacedo

      Esses tipos de multas são raros mas eu já vi uma vez uma multa por não respeitar a distancia lateral ou frontal entre outro veiculo…
      Só acredito porque eu vi a notificação, mas é muito dificil alguem multar por isso. O problema é educação não a legislação propriamente dita, nossas leis de transito são bem recentes e melhores que muitos paises desenvolvidos mas a educação do pais diz que Primeiro EU dps fo#@32#@ os outros, ai não tem jeito. Acho que deveriam ser obrigatorias materias ensinando moral e civilidade desde o jardim de infancia

  • Joao Rocha

    uhEUhUEHU h
    euHUEhUH
    desculpa desculpa fui obrigado a rir agora
    O que esta acontecendo com esse pais?
    ta proibiram o xenon no brasil e ai? Ja que foi proibido xenon , que tal colocar a devida iluminacao nas estradas brasileiras ?
    Tem alguns trechos mesmo que nem com luz alta e xenon consegue-se enxergar direito …
    entao vao investir nessas estradas seus politicos safados .
    agora aplicar multa pelo xenon pode, por isso que esse pais nao anda pra frente.

  • miguelmori

    É facil para o contran ir e proibir o uso de xenon, mas um farol mesmo de chevette bem regulado não ofusca, quantos dos caras q usam xenon sabe q é indicado pelos fabricantes a regulagem dos farois de 6 em 6 meses pq a trepidação do veiculo causa avaria na direção do foco e insufilmar o parabrisa dianteiro, quantos carros não andão por ai com parabrisa dianteiros insufilmados e para melhorar a visão o motorista usa farol alto. Falar que ofuscam você é facil e você com sua lampada original com seu farol que nunca foi regulado quantas pessoas você ta ofuscando.

    Sou totalmente contra essa proibição, pois até um farol com lampadas originais desregulado causa ofuscamento.

    • O_Corsario

      Não é porque um farol desregulado causa ofuscamento que vc deve permitir uma adaptação que SEMPRE causa ofuscamento. A construção de um farol de um chevette é diferente da constução de um farol apto a receber xenon, e portanto mesmo regulado vai ofuscar. PEsquise que tem gente explicando melhor com termos técnicos aqui mesmo.

    • DCald

      farol original desregulado ofusca sim…
      farol xenon regulado ou desregulado ofusca tbm…

      eu sempre verifico a regulagem dos farois do meu carro e mando regular qdo tem qualquer indicio de desregulagem… alem disso sempre que faço alinhamento tbm peço a regulagem do farol (que sai "na faixa")

  • evtdesign

    E os menos vendidos ficam de fora? A lei deve (ou pelo menos deveria né..) ser igual e aplicável para todos…

  • DEGANI5

    Uma duvida
    Tenho um civic 2007 xenon 6000k
    Tive um baita trabalho ($$$) para legalizar
    Sempre o mantenho regulado e como falei esta legalizado.
    Agora terei que retirar e pronto?
    E quem ira me reembolsar pelo investimento , tanto no xênon que quando comprei era legalizado e tanto pelo processo de legalização?
    É uma pena que num país como o Brasil até quando se está certo você esta errado.

    • ro_dp

      Simples….se vc legalizou antes, vc esta respaudado pela lei, por conta de uma coisa chamada DIREITO ADQUIRIDO. Vc não perde sua regularização por isso se estiver dentro dos conformes legais. Simples assim.

      Abrasss…

  • jcesarcbr

    Só falta agora proibir engate de reboque fixo, quebra mato e som pesado para fora do carro. Chega de radiador dos outros furados em manobras, canela de pedreste machucada, ferimentos graves e morte em pequenos atropelamentos e incomodar o sono alheio com músicas péssimo gosto. Enfim parece que o CONTRAN está acordando!

    • zemarreta

      O engate, se não me engano, já foi proibido há algum tempo.

      • DCald

        O engate estetico foi proibido…

        Tenho engate no meu carro por causa de uma carretinha que tenho… mas, se tivesse um modelo removivel, colocaria sem duvidas… alem de feio aquilo atrapalha pra estacionar! (esses dias mesmo encontrei meu carro com a placa dianteira daniticada, e, pelo tipo de dano, foi coisa de engate de quem estacionou na frente…

  • Soichiro_Honda

    Ótimo!! não sabe usar, tem que proibir…

  • DanielPilfer

    Finalmente!!!

    Um monte de abobalhado que quer aparecer colocando essa porcaria em carros que nem preparação pra isso tem.

    Essa é uma medida que eu apóio e espero que o governo fiscalize.

  • samuel4x4

    Graças a Deus proibiram travez :D
    deveria ser permitidas somente aquela que é totalmente branca e não aquele azuuul –'
    cara, um dia eu vi uma saveiro cross e um cerato com o xenon de 10.000k
    os farois de neblina dos mesmo já são extremamente grandes, imagine o efeito que dá com xenon bem bem azul .
    sou mais meu foxzinho 1.6 com os originais :D

    • german&chinesehater

      Tirando que farol de neblina com luz exagerada cria um paredão luminoso que mais atrapalha na neblina e na chuva forte.
      Muuuito melhor os originais mesmo, são eles que irão te manter vivo!

    • ro_dp

      Mas o CONTRAN (qdo era legalizado) só permitia lampadas amarelas e brancas, todas as outras cores eram proibidas, sendo xenon ou não.

      Abrasss…

  • DCald

    cara, dá uma lida em: http://caldeiramotors.blogspot.com/2010/12/voce-s
    lá perto da foto do Maverick eu falo sobre a sensação de maior iluminação das lampadas super brancas

    • lucasfs87

      Ou seja, segundo a sua experiencia é melhor a lampada amarela. Bom texto Daniel!

      • DCald

        Sim, a lampada original é a melhor opção para farois normais…

        Até 4300K (mais branca) ainda tá tranquilo para o farol baixo… 5000K é o limite, acima disso vc perde muito a noção de profundidade… (e isso tbm se aplica a calcular a distancia de um veiculo vindo em sentido contrario)…

  • Marcelo_Machado

    Perfeito!!!!!! Já deveria ser proibido há muito mais tempo. Agora só um detalhe: Quero ver essas multas acontecerem!!! E os carros serem apreendidos até regularizarem os farois.
    Infelismente imagino que será mais uma lei que não será cumprida nesse país.

    • zemarreta

      E não vai ser a primeira vez que acontece isso, infelizmente.

  • fabioalisson

    Concordo! Deviam proibir também as lampadas com potência exagerada, que também ofuscam a visão.

    Outra coisa que passou da hora de proibir são os escapes barulhentos de moto, que muitos infelizes põem nessas motos de 100 cc e acham que são donos da rua e do ouvido alheio.

  • zemarreta

    O cara vem num gol bola parecendo o Morumbi se movendo, vai dizer o que? Que aquela m**** veio de fábrica?? Multa nele!!!

    Não acredito que vá ter dúvidas. Basta ver se tem o lavador de farol ou não. Se não esguichar no "xenhonho"
    multa nele!!

    • EuMeSmObYmYsElF

      mas nem todos os carros que têm xenon de fábrica tem tbm o lavador…

  • ceneq

    O texto é o seguinte:

    Art. 8º Ficam proibidas:

    V- A instalação de fonte luminosa de descarga de gás em
    veículos automotores, excetuada a substituição em veículo originalmente
    dotado deste dispositivo.
    Parágrafo único. Veículos com instalação de fonte luminosa
    de descarga de gás com CSV emitido até a data da entrada em vigor
    desta Resolução poderão circular até a data de seu sucateamento,
    desde que o equipamento esteja em conformidade com a resolução
    227/2007 – CONTRAN.

  • Bogasso

    Claro, vamos proibir, muito mais fácil do que regulamentar e fiscalizar. Daqui a pouco começam a proibir alteração de rodas, depois vc vai ter que pintar de uma cor padrão, depois não pode circular em certos horários e etc.
    É errado em carros com uma má instalação? É! Concordo! Mas, eu por exemplo, estava para importar os farois do novo focus europeu com projetores para Xenon, tudo "nos conformes", mas não agora sou PROIBIDO de fazer isso. Lamentável.
    Brasil, paísinho de m….

  • zemarreta

    Pois é Armando, concordo contigo. Vamos ver mesmo. Na lei seca (que já era seca antes), o pessoal fez um ano de blitz depois voltou pra vida normal, sem incomodar os pinguços. Esse é o Brasil…

  • Fla3D

    Pena eu não ter um foguete pra soltar agora… até que enfim! Agora… vai ter fiscalização? =/

  • MarceloPinhal

    A lei existe, o que precisa ter, a partir de agora é fiscalização. Estes faróis de xenônio que não são originais do carro são uma praga, pois têm potência excessiva e nos ofuscam no trânsito. Espero que a lei seja cumprida.

    • Armando_Perez

      No Brasil existe lei para tudo,
      e quais tem fiscalização?
      Excesso de velocidade, e furar sinal de madrugada.
      nada mais.

  • nitrado

    Putz, e pensar que eu quase comprei um kit xenon semana passada ,quase! rsrs.____Infelizmente muitos usam inaproriadamente. Pelo risco que representa, é mais seguro proibir.____Agora quem não vai gostar nada será a galera que gastou $$ para regularizar…..

  • _biolog_

    Só na "força" da lampada a diferença é bem grande… Lampadas comum incomodam bastante, até cegam, mas xenon é certeza disso acontecer.

    E outra: não existe xenon "bem" instalado em faróis normais (talvez nos projetores ainda exista). Já aqueles originais que saem desregulados são raridade. E não vi problema no Uno, Mille, etc.

  • JADERSONLEMAO

    Noooooooooo os farois de xenon são um saco pra quem num tem (que meu caso), mais pra quem tem acha que ta abafando.

  • RafaelRabeloo

    Eu sei eu que não fiz a pergunta direita eu digo os farois de milha com o xenon

    • joaopbezerra

      só desligar quando ver uma sirene/cone na pista, hoho.

      Mas de fato, até no milha o xenon ofusca, se o farl estiver desregulado.

  • Victor Motter

    e os carros que ja saem de fabrica com farol de xenon , como ficam ??

    • EricoKutz

      "Apenas poderão usar o item os modelos que vem com xenon de fábrica, já que esse tipo de farol já de fábrica tem uma construção diferente, que faz com que o facho não ofusque a visão dos outros."

  • Pedro_Lourenco

    Tem que proibir mesmo essa m*rda.

  • O_Corsario

    Sinceramente? Não acho xenon toda esta maravilha. Às vezes ando no Jetta do meu pai, que tem xenon de fábrica e tal… Sinceramente prefiro meus faróis normais.
    Acho que é mais moda e para ser diferente que por funcionalidade.

  • Robertinho1988

    a questão nao é proibir, a questão é a irresponsabilidade, xenon é um ponto de luminosidade mais forte, mais ele regulado atrapalha muito pouco. A proibição é feito pelo motivo de que carros despreparados que normalmente sao antigos tem um foco muito baixo de luminosidade colocam xenon pelo fato de iluminar mais e nao ligam. e qual eles procuram para colocar? justamento os que incomodam realmente que sao de 8000K e 12000 k extremamente azulados. CLARO que vai atrapalhar, nao existe qualquer parte do farol que possa ser regulado, ele so coloca e pronto.

    TEM QUE SER PROIBIDO em carros totalmente despreparados, que nao pode ser feito nenhum tipo de regulagem, carros que ja possuem o canhão de iluminação podem ter xenon, mais claro todo regulado.

    MAIS COMO SEMPRE BRASILEIRO é porco e nao ta nem ai.. coloca e ta poco se fude….

    nao acho que tem que ser proibido.. so tem que tirar de circulação esse carros que nao tem nenhuma adequação para o uso…

    BRASIL tem que ter é uma lei de que qto mais velho o carro mais se paga IPVA… nao se preocupar com coisas ridiculas como xenon… colocam xenon justamente os carros mais antigos que nao possuem equipamento adequados para uma viagem ou um passeio qualquer…

    e vcs ai xingando culpando os corretos que usam xenon e regularizam…
    PELO AMOR…

    eu tenho xenon e todo regularizado..

    • DCald

      cara, não é questao de regularizar… é uma questao TECNICA… mesmo carro regularizado, se o refletor não foi projetado pra xenon, vai ficar uma porcaria…

      • E_d_z

        Correto!!! Os faróis são homologados numa condição! Se você troca a fonte luminosa, teria que homologá-lo novamente… ou seja… a regularização no Brasil é só o pagamento de uma taxa… Ninguem retira os faróis, coloca em uma câmara escura e avalia seu desempenho após a instalação do kit Xenon…

        É para inglês ver…
        E brasileiro ficar cego!!!

      • pfcmacedo

        E alem disso parece que eles tentaram liberar o xenon para regularização, porem mesmo assim poucos regularizaram sua situação. Tambem acho errada a proibição mas por hora é o que pode ser feito já que a maioria não respeita as leis e não tem bom senso.

    • Sias

      Até onde sei todo carro tem regulagem de farol…o problema é o bloco que não foi feito para xenon.

    • _biolog_

      Com o devido respeito, mas parei de ler quando você disse que "… ele regulado atrapalha muito pouco…". Se regulado já atrapalha… E outra, é sua opinião de usuário, e que gosta desse tipo de lâmpada, tem que ver a das pessoas que cruzam contigo na rua…

  • Sias

    É só xenon…lâmpada halógena não está incluída. A única halógena proibida (pelo menos era) é a de 100w.

  • nasser_ric

    Bem feito pros gênios que adaptaram essa bagaça.

  • german&chinesehater

    AHAHAA Finalmente esses pé-de-bois sem noção terão o que merecem! aprovaram a lei pra padronizar o xenon, mas ninguem quis botar lavador, regulador de altura e talz, agora sofram!
    Enquanto isso vou dar um rolé no meu carro que veio com xenon de fabrica B)

  • Armando_Perez

    O problema de nosso pais é que os bons sempre pagam pelos ruins!!

    • E_d_z

      leoper, sua linha de corte pode ser perfeitamente visível. Suas lâmpadas podem ser realmente boas. Mas existe um limite legal para as luzes parasitas acima da linha de corte, se não me engano 0,3lux. Você também instalou o kit de regulagem automático? e o lavador de faróis? Sabia que estes são itens que devem estar junto com o kit Xenon?

  • Armando_Perez

    Ainda bem.. assim terminou a história de compre um xenon e ganhe um chevette.. kkkkk

  • german&chinesehater

    Eles pediram, regulagem de altura e lavador, mas quem disse que os manolos botaram… o negocio é ter um canhão de luz que ilumina até os aneis de saturno

  • Renatto_A.

    Eu concordo com a proibição do xenon, pois maioria da pessoas usava esse equipamento aleatoriamente, sem nenhuma regulagem e afins, mais outra coisa que eu também concordo é que a falta de conhceimento é um desgraça, pois muitos falaram ai que também deveriam proibir o uso dos farois de NEBLINA , mais eu não concordo, pois o meu carro veio com farois de neblina de fabrica e eles não ofuscam a visão de niguem (só se for doido), pois eles iluminam só para baixo, tanto que uma vez eu testei andar nos faroletes + milhas e elas n iluminam nadaa a frente só pra baixo, essa combinação ai que é proibida e oq deveriam regulamentar é a instalação de farois de neblina genéricos, esse sim, espalham luz pra todo lado e ofuscam outros motoristas.

  • Yasuyukihamada

    Pessoal que nao sabe ler, QUEM JA REGULARIZOU ANTES DA LEI NAO PRECISA TIRAR

    • nasser_ric

      …. e se prepare para ser parado em toda blitz……

    • _biolog_

      É, mas na próxima vistoria não passa.

  • E_d_z

    Gostaria de trazer aqui algumas informações interessantes sobre este tema:

    1)Os refletores atuais, elípticos ou não, são dimensionados para uma determinada posição focal. Lâmpadas halógenas (convencionais, ex. H7, H4) têm comprimentos de filamento específicos e fluxos luminosos específicos. Os refletores são projetados levando isso em consideração. Este projeto garante a linha de corte do farol, com sua projeção a 15º à direita, onde, acima desta linha, existirá uma pequena quantidade de luz, de modo que não cause ofuscamento aos condutores em sentido oposto (conforme especificações da CONTRAN 227/2007, que na prática é uma cópia da diretiva européia, a ECE 48).
    2)O Xenon tem um comprimento do arco (vejam que o arco é a fonte de luz e não o filamento) e fluxo luminoso muito superior às lâmpadas halógenas. Ao se adaptar uma lâmpada desta num farol convencional, o resultado é o inteiro desrespeito ao projeto óptico. Haverá muito mais luz acima da linha de corte, em um fluxo luminoso ainda mais prejudicial que o permitido.
    3)O Xenon requer dispositivos específicos no veículo para seu funcionamento: regulagem dinâmica de altura e lavador de faróis. Ou seja, o primeiro, em função da carga do veículo, abate automaticamente os refletores. O segundo permite a limpeza da lente para que sujeira acumulada (principalmente gelo, no caso europeu) não cause espalhamento do fluxo luminoso, ocorrendo em ofuscamento.

    Existem pesquisas para produção de lâmpadas Xenon de 2000lm, as quais não necessitam de lavador de faróis, e reduzem muito o custo de aplicação deste item. Não conheço ainda se estas lâmpadas já foram homologadas e estão em produção em algum veículo.

    Ou seja, não é só colocar uma lâmpada e reator. Assim como não é só pegar uma suspensão e retirar dois elos da mola. Existe todo um projeto por trás que, por pior que tenha sido feito, levou em consideração muitos estudos e mentes para cumprir com os compromissos necessários para homologação.

    Um apelo que faço: não é so o Xenon que ofusca. Vamos zelar também pelos nossos faróis originais e mantê-los regulados. Se for viajar, com carro cheio, utilize a alavanca de regulagem de carga de seu farol (sei que muitos veículos têm) ou a elétrica, se este for o seu caso.

    Outra observação: o futuro é dos LED’s. Vamos torcer para que cheguem depressa e a um preço atraente ao nosso mercado.

    Abraço a todos!

    • filipenobrega

      Exato. Perdi as contas de quantos conhecidos tiveram, inclusive, que retirar o "copinho" dos faróis – necessidade mais comum nos faróis de milha – para que a lâmapada de xenônio coubesse, já que é consideravelmente maior que uma H3 ou H1 normal, por exemplo.

    • Sias

      "Haverá muito mais luz acima da linha de corte, em um fluxo luminoso ainda mais prejudicial que o permitido."

      Ótima explicação. O pessoal se prende à linha de corte e não percebe que mesmo acima dela também tem emissão de luz. Não adianta fazer regulagem…que neste caso teria que apontar para o chão bem próximo ao carro para minimizar o prejuízo aos outros.

    • _biolog_

      Enfim a parte técnica que eu sabia na prática. E então, molecada, convenceram-se de que não dá pra usar xenon no Gol, Pálio, Punto e até carros superiores se os faróis não foram projetados pra isso?

  • Alfa_Lover

    soh de olhar a foto quase fiquei cego… Brasil parece prézinho, não se pode deixar de proibir certas coisas esperando que a população saiba usar com responsabilidade… ninguém é responsável e niguém se importa com o próximo, não se pode abrir exceções para as pessoas… parece criancinhas a maioria da população brasileira.

  • O_Corsario

    Engraçado, eu tbm noto que a família Palio parece estar sempre com o facho alto…
    E obrigado pela explicação diferenciando intensidade de temperatura de cor, muitas vezes a galera confunde mesmo. É um assunto complicado.
    QUanto ao uso, acho correto proibir adaptação. Ou vem de fábrica, ou não pode. Até pq, sinceramente, sempre usei lâmpada normal e nunca senti falta de visibilidade – já dirigi carros com xenon e sinceramente, acho que não tem tanto ganho assim. Mas enfim…

    • leloper

      Corsario, então voce nao andou com um xenon 4200K. A diferença é tanta, que você nem percebe os faroletes ligados e a luz alta…

      Mas enfim..cada um tem uma opinião. Sou a favor de proibir estes 8000K pra cima.

      Mas se regularem os farois como devem nao tem problema…

    • E_d_z

      A familia Palio, principalmente os biparábolas que usam módulo elíptico no farol baixo, têm esta caracteristica pelo fato de terem um abatimento de 1,0% (depois se tiver oportunidade, abra o capô de um Palio com farol biparábola e confira). Este abatimento define o "alcance do farol". O fato é que esta característica (em geral utiliza-se de 1,0% a 1,2%) combinada com o módulo, que tem uma linha de corte MUITO DEFINIDA, gera um incômodo maior quando o farol do oscila: uma hora não tem luz nenhuma, sua pupila está dilatada… de repente, um FLASH, parecendo até mesmo que o cara piscou farol para você… e o Palio, por não ter xenon, não tem regulagem dinâmica do farol… então imagine se você colocar um Xenon ali!!!

      Abraço!

      • Sias

        Esta característica percebi em um importado (acredito que era um Audi) esta semana. O carro visivelmente tinha xenon de fábrica e não incomodava nem um pouco (estava transitando atrás de meu carro) Ao passarmos por uma ondulação em um cruzamento a frente dele apontou para cima e foi aquele clarão dentro do meu carro. Foi só passar por ali e tudo normal novamente.

  • O_Corsario

    Farol de "milha" ou farol de neblina?
    São duas coisas completamente diferentes.

  • DCald

    Simples, Placa preta fica isento…

    • Alfa_Lover

      o que voce vai ver de escort, gol, e outros de placa preta nas ruas…

  • CarlosPrado

    Não poderia deixar de vir aqui para expressar meu apoio a esta lei, proibindo esta falta de educação e excesso de mal gosto de quem instala estas porcarias em suas conduções…

  • Luiz_

    pois é, eu tenho uma lâmpada branca de 55 W e espero não ser confundido com o xenon.

  • filipenobrega

    Conta-se nos dedos o número de pessoas que fazem o procedimento feito por ti, meu caro. A grande – absoluta maioria – parcela de quem utiliza xenon não dá a mínima para o quesito visibilidade. Não conheço NINGUÉM que tenha instalado pelo fator iluminação. Instala-se pois é bonito, chama atenção. Já perdi a conta de quantos instalaram os esguichos só para a hora da vistoria e retiram depois. Aplaudo a proibição.

    • leloper

      Pois é felipe, cansei de ver gente assim tambem. Assim como cansei de ver neguinho gastando furtunas em uma Land Rover e fechando de insulfilme na frente…. e pra que?

      As pessoas não sabem usar as ferramentas que temos na mão como deveriam…

      Eu instalei por segurança.

      Se alguem quiser ver, segue um link de uma carta da deputada Angela Amim de SC que teve suporte de um grupo de empresarios que lutou muito tempo para a legalização do xenon no pais, mas desistiu por causa de ignorancia de alguns…
      http://xenonlegal.files.wordpress.com/2009/03/sca

      Não existem relatos de acidentes causados pelo uso, mesmo incorreto do xenon.

      E o cara que vem com a luz alta ligada do outro lado e "esquece" de desligar? Não é a mesma coisa?

      • Sias

        Aí acho que é um problema de muitos: filmam o parabrisa e depois colocam xenon pra "ver melhor".

  • ric_calibra

    esse é o problema do nosso país proibem sem saber o problema, custa regulamentar o uso, e FISCALIZAR O MESMO, proibir a importaçao dos produtos fora de especificaçoes de uso, o nosso pais é assim tudo o que é bom se torna nocivo por que existe mais pessoas ignorantes que apenas sabem criticar mas na hora de expor sua opiniao se omitem por medo, o povo falava que carro 16valvulas nao presta!, mas isso é só aqui no brasil, pois é uma tecnologia amplamente empregada em paises desenvolvidos, mas tem uma diferença lá o povo faz manutençao preventiva,enquanto aqui se faz a reparaçao pela quebra do veiculo, o xenon é algo extraordinario, uma luz que ilumina bem e que aumenta o campo de visao,mas por existirem bandidos que instalam em seus veiculos e nao fazem a manutençao dos mesmos,que é algo simples , apenas regular o facho e a altura mas brasileiro é preguiçoso e burro ,mas fazer o que as pessoas da nossa patria querem tudo barato, sempre ganhar em cima de tudo, mas vamos regredir mesmo nossos carros sao carroças ,projetos de decadas atras apenas reencarroçados e que o povo compra, por que é barato, e mais facil de manter!

  • E_d_z

    Perfeito. Mas a regulagem elétrica especificada é dinâmica, e não estática, como deve ser seu caso (você opera aquele "reostato" que existe no painel e a linha do farol se altera na altura em relação ao solo). A regulagem dinâmica requer interação com a rede CAN do veículo, para interpretar a condição de carga/oscilação da carroceria e ajustar o farol sem intervenção do motorista.

    Eu entendo sua preocupação e aprecio o seu cuidado em manter o farol regulado e de operar o regulador elétrico, mas com certeza, se seu farol fosse submetido a um teste de fotometria, não seria homologado.

    Abraço.

    • leloper

      É por alguns destes motivos meu caro, que estou me adaptando, ja que infelizmente meu carro nao possui o sistema de fábrica. Recentemente encomendei os farois especificos para xenon que existem na europa para meu carro, ou seja, os farois com projetor. Portanto, a unica coisa que vai faltar será o lavador.

  • jerson_naval

    olha isso ai vai ser difícil proibi pode mais fiscaliza eu acho q não porque tem muitos poolicias que usam o xenon e isso passa despercebido eles q são os nossos exemplos…

    • Alfa_Lover

      se nosso exemplo sao os policiais estamos completamnte perdidos…

  • ccn1410

    O governo somos nós. Nunca se esqueça disso.

  • jrevaldo

    Ô cara, quem dera fosse, a maioria aqui é Hillux, Civic e Golf por incrível que pareça. Mas a canseira que me refiro vai ser o bando de playboy filhinho de papai querendo sair nos tapas quando levar autuação.

    • zemarreta

      Bom, entendo sua preocupação. E vcs não podem mandar o cara em cana por desacato?

      PS: nenhum desses que vc citou vêm com xenon de fábrica.

      • jrevaldo

        Podemos, devemos aliás, mas não deixa de ser um risco, nunca se sabe se o cara tá armado ou não, e como não temos porte de arma quase nao abordamos pessoalmente pra dizer "Ei, nao pode usar mais esse farol aí não". E carro no Brasil parece que carrega um tipo de comportamento, toda Hillux aqui em goiania parece que é um touro dirigindo, nao sabe dar seta, nao sabe ler placa, é complicado.

  • Cil

    Tá mais do que certo! Nada pior que ver aquela luz branca HORROROSA vindo na via contrária. Como disseram acima, é um disco voador!

    Eu quero fiscalização! Aliás, também queria fiscalização para as benditas películas!!!!!!!!! O povo bota película 100% escura e simplesmente a gente não consegue ver o que vai na frente. Se o infeliz estacionar dentro daqueles 5 metros do bordo de pista… que tá na resolução do contram e sempre tem uns idiotas que não respeitam… então nem se fala. Você tem que colocar o carro lá no meio da rua pra poder enxergar o faixo de luz de algum carro que venha!

  • 01luks

    E aquelas lâmpadas brancas, tipo da Philips? podem? o.0

    • Sias

      Estas não são xenon, são halógenas…portanto sem problemas.

    • crisburatto

      Pode, ela é comum, não xenon. E quem tem xenon legalizado vai poder manter, está na norma.

  • Guuvalenca

    Seria uma boa!

  • danielowner

    Dai surge a dúvida: essa vai pegar?!

  • MajorAutomotivo

    Adorei a notícia.

  • Aleros

    O problema é que os Zé Manés colocam o xenon e não regulam o facho do farol, aí ofusca mesmo os outros…

  • Readgis

    Grande iniciativa, está mais do que apoiada.

    Agora bem que poderia haver outra em que proíba tambem a falta de iluminação nas grandes cidades e nas estradas. Algo que tambem incomoda tanto quanto o FDP de xenonling-manolostyle escutador de Func que acha o maior barato queimar a retina dos outros com essas …ORRAS.

  • oliveirajc

    O refletor original não é feito para as lâmpadas xenônio. Quem realmente gosta de carros não faz adaptação que estraga um faról "inferior" bom, para colocar um superior sem rigor técnico.

  • Sias

    Carro que tem xenon original de fábrica não, o farol foi feito pra ele.

  • Fredxyz

    Será eficiente à medida em que for fiscalizada. Só que falta PRF nas rodovias por falta de concursos.

  • mmuniz75

    Só queria saber como eles vão saber se é original ? Vai vir no doumento ?

  • crisburatto

    Faltou dizer que quem tem adaptado legalizado até dia 7/6/11 vai poder manter. Não procuraram a norma para saber?
    No fundo não vai adiantar muito, não há fiscalização mesmo.

  • Sapo_Joe

    Apoiado meu caro… Chega da playboyzada ofuscando a gente na rua e nas estradas!

  • Sapo_Joe

    Excelente, ótima notícia!

    Quero ver a playboyzada continuar ofuscando a gente pelas ruas e estradas! Não suporto esse povo!

  • Herbet23

    Na verdade não precisava nem ter algo específico. Xenon é alteração de característica e prevê exatamente a mesma multa, os mesmos pontos e retenção do veículo até regularização. Tenho um Siena HLX 2005 com xenon, porém está regularizado no detran, com certificado de segurança veicular emitido pelo Inmetro e número do mesmo no documento do carro.

  • _biolog_

    Seus faróis foram projetados para suportar as lampadas xenon? Não, né? Pois é…

  • Herbet23

    E os carros que tem Xenon irregular tem que parar mesmo! Quer ter xenon? Cumpra os requisitos e faça os procedimentos que eu fiz para ter os meus documentados e regulados!

  • leosilvano

    Cara, eu tenho percebido que TODOS os Fiats mais baratos que não têm farol de projetor ofuscam, como Uno, Palio Fire, linha Palio EX, etc. Parece ser um problema crônico da Fiat.

  • LEOFX182

    Tem que proibir mesmo, nego nao sabe usar a parada e fica cegando os outros.

  • johnnyburanelo

    muito bom, pq é duro aqueles idiotas q colocam até no milha o xenon péssimo, atrapalha a dirigir .
    mas não adianta nada , eles param só os carros de quem sabe q tem dinheiro p dar o suborno,
    acho q precisamos primeiro de polícia séria nas ruas

  • diegaocosta

    ainda bem q eu regularizei o meu já, e esta regularização vai valer até o sucateamento do mesmo (valeu a pena gastar os R$ 500,00) :D
    Inspecionado por INMETRO e tudo, e não recebo luz alta de ninguem por ofuscamento.
    A questão é somente uma boa regulagem dos faróis, mas por causa de poucos que andam desregulados… todos pagam.
    Eu quero é só ver guardinha meia boca querendo dar de bom multando todos os carros, sendo que nem eles sabem qual veio de fábrica ou não… quero ver vir me multar… esfrego o documento (escrito XENON) e o CSV (Certificado de Segurança Veicular emitido pelo INMETRO) na cara do guarda e me seguro pra não dar risada.

    • Giba009

      Desde que bem regulado e regularizado ta de boas, o problema é os nós-cegos que colocam 10-12000k e acreditam que estão ajudando os outros a iluminar melhor a pista, o facho de luz de um de fabrica é completamente diferente de um colocado. Mas ainda os policiais são chatos p/ caramba, hoje a noite vi uma blitz em que um tio com um sedã de luxo "não vi o modelo" acabou sendo guinchado nem sei pq, nem encomodava o xenon

  • Andmed6

    Esse tipo de proibição é bem a CARA DO BRASIL msm. Fazem esse tipo de coisa pra rancar dinheiro do sujeito que já paga inumeros impostos dos quais não vê retorno algum. Alegam que esses faróis atrapalham os outros motoristas, e em relação as pistas cheias de buracos que causam acidentes gravissímos e tiram vidas todos os dias nessa Páis? Por que ao invés de so pensarem em leis caça níqueis não se preocupam com coisas realmente sérias. BRASIL MOSTRA TUA CARA !!!! TÁ FICANDO INSUPORTÁVEL VIVER NESSA PAIS COM ESSE SISTEMA PODRE E FALIDO E ESSA GENTE PACÍFICA QUE NADA FAZ PRA MELHORAR.