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farol xenon Farol de xenônio legalizado? Veja dica de um leitor




UPDATE: O tema sobre a legalidade do uso de xenônio em faróis de automóveis gera muita polêmica. Alguns leitores entraram em contato com o NA para esclarecer alguns pontos estabelecidos pelo Contran. Assim, logo abaixo do texto original, inserimos um capítulo das resoluções sobre o uso de xenônio publicadas pelo Detran-RJ.

Há muita polêmica em torno da legalização dos faróis de xenônio que não são de fábrica. Há quem não consiga deixar o equipamento de forma legal e sem dor de cabeças, mas há quem consegue oficializar o uso do equipamento através de trâmites legais.

Neste último caso, o leitor Giovanni Marchese relata que conseguiu legalizar o equipamento em seu veículo e sem gastar muito dinheiro com isso. Abaixo, ele comenta como instalou o farol de xenônio sem ter problemas com autoridades de trânsito:

Hoje sou um usuário muito satisfeito com a iluminação do meu carro, tanto em estradas quando na cidade e também com a estética. Vou dar uma breve descrição de quais foram os procedimentos que tive p/ legalizar o veículo.

Primeiro obviamente comprei e instalei o Xenon 6000 K, feito isso fui ao DETRAN e iniciei o processo de mudanca de caracteristica do veiculo (so ai R$90,50), fiz uma pre vistoria no proprio detran e fui encaminhado para SETA INSPECAO VEICULAR, para em nome do immetro ser feita uma vistoria mais aprofundada (R$180,00), feito isso retornei ao DETRAN e fiz a pós-vistoria. Tanto vai e volta, e agora só falta ir ao setor de veículos e emitir outro documento (R$65,00). Lembrando que o valor do meu Xenon + Instalacao = R$350. 90,5+180+65 = 335.. Fica aí a minha sugestão e como consegui legalizar.

Agradecemos ao Giovanni por seu relato de como conseguir legalizar o xenônio.

Faróis de xenon – as resoluções n° 227 e n° 294 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinam que, desde janeiro de 2009, tanto os veículos saídos de fábrica quanto os modificados para o uso de farol de descarga de gás xenônio (farol de xenon) deverão possuir dispositivos de limpeza (lavador ou limpador) e de regulagem do conjunto ótico. O facho de luz emitido por esses faróis deve ser de cor branca. Para instalar faróis de xenon em um veículo, o usuário deve entrar em contato com o Detran e obter uma autorização para realizar o serviço em uma oficina credenciada pelo Inmetro e homologada por uma Instituição Técnica Licenciada (ITL). O Inmetro informa, por meio de seu site (www.inmetro.gov.br/infotec/oficinas), quais são as oficinas que fazem o serviço. Após a troca dos faróis, a ITL inspeciona o veículo e emite o Certificado de Segurança Veicular (CSV). De posse do CSV, o usuário deve quitar débitos do veículo, pagar taxa de serviço e vistoriar o veículo no Detran. Os documentos do veículo (CRV e CRLV) serão emitidos novamente, informando sobre os novos faróis. Veículos fabricados com o farol de xenon antes de 01/01/09 poderão circular normalmente. Já os veículos modificados antes dessa data sem autorização do órgão competente devem regularizar a documentação do veículo, apresentando o CSV no Detran e fazendo o serviço de alteração de característica, como explicado acima. Telefones do Detran: 3460-4040 e 3460-4041 (região metropolitana) e 0800-0204040 (interior).


  • Felipe_fs

    Giovanni,
    Você instalou o esguicho? E o regulador de altura?

    • O_Corsario

      Né? Pensei o mesmo, isso só mostra como o DETRAN funciona na base do PAGOU-LEVOU.

      • bandaxadibar

        Que besteiról essa de ficar perdendo tempo e grana em gambiarras…..

        • DouglasDejos

          Hehe.. meu pai pensa igual.. Mas eu acho que isso deixa o carro lindo, como um belo jogo de rodinhas aro 17~20. É como uma obra de arte.

      • marciosomar

        O Inmetro so exige o esguicho (brucutu). No meu caso eu fui ate a delegacia de transito e levei um documento pedindo mudança de caracteristicas originais do carro, na obs coloquei mudança para iluminação xenox, fui no inmetro fiz a vistoria e paguei R$220,00 depois paguei outra taxa no valor de R$57,00 (Taxa estadual) e passei na vistoria e meu documento chegou com a seguinte descrição (veiculo modificado sistema de iluminação xenon). Isso em Minas Gerais. Foram so estas duas taxas. La no inmetro eles são rigorosos, verificaram todo veiculo, freio, suspensão entre outros itens.

        • O_Corsario

          Alteração para Xenon não faz sentido verificar freio e suspensão.
          Deveriam era verificar a iluminação, se causa ofuscamento, se está espalhando, etc.
          Nada contra vc, só que, se for seguir a lei, eles não poderiam ter "legalizado" o seu xenon.

          • marciosomar

            Mas ele verificaram meu xenon sim. Meu xenon é de 6000k e meu carro é um 307 e tem regulagem de altura dos farois. Ele verificaram se estava ofuscando, verificaram toda iluminação do xenon. Eu so estava dando o exemplo que eles fazem la no inmetro, pois se o carro não estiver em condições de rodar eles não aprovam, mesmo se o xenon estiver perfeito. Então eles seguiram as normas e eu tambem, pois meu carro tem regulagem de altura dos farois, lavadores, e meu farol é bloco eliptico. Viajo sempre a noite e ninguem que cruzou me deu farol alto.

            • Fla3D

              Parabéns, se todos instalassem corretamente como vc fez não veriamos os absurdos que vemos por aí com xenons desregulados ofuscando a visão dos outros. É uma pena que vc faz parte de uma minoria que se preocupa com isso.

              • marciosomar

                Queria uma iluminação melhor pra mim e sem incomodar os outros. O problema do xenon é que as pessoas colocam e não regulam corretamente não passam por vistoria e sai ofuscando com quem o cruza.

            • O_Corsario

              Ah então tá certo! Creio que faltou esta informação no texto.
              Nesse caso parabenizo pela preocupação em legalizar o equipamento, coisa que poucos fariam.

              • marciosomar

                Eu gosto de fazer as coisa dentro da lei e para evitar prejudicar os outros. Por isso resolvi legalizar o xenon. Hoje em dia quase ninguem preocupa se esta legalizado ou não, não existe fiscalização e a policia não ta nem aí, a unica coisa que eles querem é sugar nosso dinheiro que ja ta dificil de ganhar.

    • DuDuShocK33

      mais uma das regras ridiculas do brasil…

      esguiucho??? me explica pra q precisa disso no brasil e pq somente no xenon???

      • aleneo2

        o esguiço concordo que é idiota no brasil, eles copiaram a norma europeia que obriga isso para tirar o gelo do farol no inverno e com isso evita os outros motoristas ofuscarem já que o xenon é muito mais forte e gera um problema que a lampada comum nao da com tanta intensidade, ja sobre o regulador de altura acho um absurdo o detran aprovar um carro sem esse item.

        • zemarreta

          É f… mesmo. Concordo com vc que esguicho não tem muito sentido, mas sem regulador automático e ainda mais esses farois que não são do tipo "olho de boi", ofusca todo mundo em sentido contrário. E o pior é que tá virando praga esses xenon xingling ofuscando todo mundo.
          Quando o cara tá muito descarado com o xingling dele, enfio luz alta. Se ele responder, tanto faz, já tou ofuscado mesmo, mas ele também vai ficar ofuscado com minha luz alta. Se todo mundo fizer isso, pelo menos esses caras aprendem a regular o xingling.

          • pablo

            Faço o mesmo. Palhaçada. O cara que bote a mãe dele pra ficar olhando aquela luz.

            • Joao_Melo

              outro dia fiquei andando bem devagarinho na frente de um b*sta desses que estava com xenon e luz alta, enquanto fazia sinal para ele abaixar o farol. só deixei ele passar depois que abaixou a luz. se a fiscalização não pune, façamos justiça nós mesmos.o povo é muito mal educado no trânsito.

            • t_L

              Ahuahua.. Faço o mesmo que os dois aí de cima… Já que não to enxergando quase nada mesmo, ele também se ferra…

        • O_Corsario

          É porque o farol pode estar sujo com pó, lama, enfim, qualquer coisa que "espalhe" a luz e ofusque os demais motoristas.

          • Carlinhuw

            Desde quando lama "espalha" a luz de uma lâmpada de xenon?! o.0

            • BlueGopher

              Pequenos grãos sobre uma lente funcionam como pequenos prismas, desviando a luz para todos os lados.
              Cria ofuscamento.

        • DCald

          Não é só por causa do gelo não! sujeira (aquela mistura de pó e oleo levantada nos dias de chuva tbm sujam bem as lentes e ofuscam os outros…)

          O regulador de altura acho importantissimo! desde que corretamente regulado, claro (não como o J3 que vc pode jogar o farol pra cima!)

      • BolGola

        Novo Hyundai Sonata e Fiat Stilo podem vir com xenon ORIGINAL e não possuem lavadores de farol. Como fica a lei brasileira depois de uma falha dessas????

        • Euzi0

          Fiat Stilo ?? O C4 tem xenônio e pelo que eu vi, não tem esguicho…

          Abs

          • BHauber

            O Stilo abarth tinha xenon de fabrica porem essa lei nao ainda nao era aplicada

            • Euzi0

              Sim, mas ele colocou como o Stilo `podem vir ` sendo que já está extinto em nosso mercado.

              Referente ao C4, acho que tambem não possui o dito Esguicho/Lavador… nem BMW pelo que me lembro…

              • pablo

                Algumas BMWs têm. Só não sei se todas. Mas normalmente o faról das BMWs é diferente, tipo um canhão.

                • SeuCanalha

                  Projetor ? Tipo uma bola ?

                  • pablo

                    Isso.

                    • lndnfsu2

                      bloco eliptico

                      todo farol deveria ter um desses

            • BolGola

              Quando a lei foi aplicada o Fiat Stilo Abarth ainda era produzido! E o Sonata acabou de chegar e não tem farol de xenon com lavador… portanto é por essas e outras que ninguém respeita as leis no Brasil. Não PENSAM antes de aplicá-la. Parece que só querem arrecadar dinheiro. Só isso.

          • O_Corsario

            O esguicho fica escondido, como no jetta 2.5

          • aleneo2

            tem sim da uma olhada no site da citroen logo na pagina inicial tem um close do farol tem um quadradinho logo abaixo o esguicho ta ali dentro, na hora que voce aciona ele sai e entra de novo, no corolla e no stilo tambem era assim, o bravo tambem tem e é desse jeito.
            http://www.citroen.com.br/c4/

            nesse video tem um xenon original do 307 que é interno como no c4. http://www.youtube.com/watch?v=D9zobv5-x3U

            • Euzi0

              Pode cre, desculpe pela minha falta de informação, é porque nunca tinha reparado realmente nisto, apesar de ir na CSS da Citroen, nunca tinha reparado nesse esguicho haha,

              Abraços

  • paganeli

    Eu tinha o bi-xenon H4 6000k (na alta e na baixa) instalado no meu antigo Prisma. Tive muita dificuldade em acertar o foco, pois a lâmpada era maior que a original, portanto toda a emissão ficava diferente do original (H4). Porém, após conseguir acertar o foco, não queria outra coisa. Ilumina muiiito mais que o original, não tem comparação, e bem regulado certamente atrapalha muito menos que o farol original.
    Nunca corrí atrás para legalizar, fui parado em uma ou duas blitz, mas como era 6000k e estava bem regulado (não chegava na frente dos policiais ofuscando tudo), nunca me incomodaram.

  • DCald

    Sinceramente… gambiarra na iluminação não devia ser infração de transito, deveria ser classificado como crime…

    Não sei qual é o carro do autor da dica, mas, a maior parte dos carros (com refletores de superficie complexa) colocar Xenon fica uma porcaria… pois ofusca MESMO!

    Se ele tem um carro com refletor elipsoidal (Astra, 307, Azera, Palio G4 – com duplo refletor, marea, entre outros) só precisaria colocar um sistema de lavador da lente do farol, o que é relativamente simples… mas, de qualquer forma, ele errou na temperatura de cor… o ideal é proximo dos 4500 (até 5000k) para os farois principais e até 3000k para farol de neblina….

    • Armando_Perez

      mas mesmo com refletor elipsoidal não é a mesma coisa e continua atrapalhando, mas menos com os refletores de sup. complexa , pois alguns deles não foram feitos para o xenon, certo dia li em alguma reportagem que eles tem uma pequena diferença (não me lembro aonde) e conferi pessoalmente com carros de conhecidos (Audi A3 xenon original, e Audi A3 xenon adaptado, ambos com faróis elipsoidal e c/ a mesma temperatura) ,nota-se a diferença do original pelo adaptado…
      particularmente para o motorista é excelente o xenon, pois melhora um monte a visibilidade, mas se todos pensarem só no EU, e não em coletividade vamos continuar com essa palhaçada que virou o trânsito em nosso país…

      • paganeli

        A grande maioria instala achando que é plug´n´play. Porém o que ocorre é que existe diferença no tamanho da lâmpada e no ponto de emissão da luz. Portanto, é necessário uma regulagem bastante técnica para instalar em um farol comum.
        Já tive um xenon instalado, e demorei uns 10 dias para acertar a melhor regulagem, que me auxiliava e não atrapalhava quem vinha de frente.
        Mas infelizmente praticamente todos que vejo não teve qualquer cuidado neste sentido.

      • DCald

        A Lampada é que faz toda a diferença… Com lampadas de primeira linha vc consegue acertar direitinho nos farois elipsoidais sei pq acompanhei casos em astra, 307 e azera… o facho ficou perfeito como nos BMW com xenon de fabrica…

        Eu uso lampadas halogenas originais em farois originais e regulados e nunca tive problema de visibilidade, e olha que gosto de dirigir a noite!

    • offspringbnc

      6.000K é super branco. Não atrapalha ninguém.

      Eu tenho original na Audi A4 e adaptei no novo Focus e New Civic (tanto baixo quanto no neblina). O 6.000K é até meio amarelado quando visto de dia.

      • BolGola

        Dependendo do carro de do modelo de lâmpada e farol NÃO DÁ para usar xenon! Eu tenho um Gol bola (farol H4) e sofri por 6 meses tentando regular o xenon (que eu mesmo instalei) e não consegui…

        O motivo? O farol do meu gol ( e de mais um monte de carro que usa lâmpadas H4) NÃO POSSUEM ESCUDO na ponta da lâmpada, dentro do farol! Com isso o foco de luz é espalhado para todo lado, inclusive para o rosto dos outros motoristas por causa da ausência desse escudo… Pois é, passei uns 4 meses tentando achar alguma coisa cilíndrica e metálica para fazer o escudo e desisti. Ofuscar a visão dos outros motoristas é sacanagem!!!

        Quanto á lei nacional para veículos quanto ao xenon? UMA PIADA!!!!! TOTAL FALTA DE PLANEJAMENTO!!! UMA NORMA FALHA!!!!

        • DCald

          Por favor, me diga que vc desistiu e tirou o xenon!

          • BolGola

            Sim, DCALD. Depois de não conseguir usar os faróis sem ofuscar a visão dos outros motoristas, resolvi tirar o kit do farol. Hoje eu uso a melhor lâmpada Halógena do mundo no meu VW Gol bolinha. É a Osram Nightbreaker!! Recomendo para qualquer um! É coisa fina, feita na Alemanha. As outras Osram são feitas na China.

        • bailascomigo72

          Eber, ISSO SIM deveria ser matéria do Noticias… e até do FANTÁSTICO! Alguém que tentou mas viu que tava fazendo m*rda, descobriu a razão de não funcionar e desistiu de tentar causar acidentes. Fica a sugestão de postar o depoimento do BolGola como matéria.

          • BolGola

            Obrigado pelo elogio, mas sempre fico assustado quando alguém que toma uma ação que respeita o próximo seja visto como uma excessão. Poxa! Por que o brasileiro tem tanta resistência a respeitar o bem alheio, a vida dos outros e tal????

            Um abraço!!

      • BHauber

        Te enganaram.. o 6k é bem branco e puxa pra um azulado.. o 4500 ja eh mais amarelado quando visto de dia

        • Fla3D

          Procura no google por "temperatura de cor"…. 6500K = branco.

          Acima disso ele vai ficando azulado até chegar no violeta, abaixo disso vai ficando amarelado até chegar no vermelho.

          Fora isso tem a questão da percepção, ja que o nosso olho se adapta como uma camera ajustando o white balance, mas tecnicamente falando é isso.

          • BHauber

            Eu tenho 6000k no meu carro no farol baixo e neblina, ele é branco azulado.

            E já vi em muitos outros carros.. O comentario abaixo tambem fala que o 6000k puxa pro azulado.

      • pablo

        6000k é bem branco cara já até azul. Ofusca bem. O ideal seria 4500/5000k no máximo, mais amarelas.

        • glielementi

          exato, o original é 4300K

      • DCald

        Ate onde sei, o original da audi é 5000k…
        o do 6000K começa a atrapalhar na neblina…

    • _Hofmann_

      a questão não é a lente ou o refletor do farol… de fato, os elipsoidais tem um facho de luz bem melhor distribuído e ofuscam 80% menos, mas faróis de superfície complexa e até mesmo os de lente estriada estão plenamente aptos a receber lâmpadas de xenon.

      o corolla, por exemplo, usa xenon de fábrica (Altis e SE-G) no mesmo farol que as versões com lâmpadas halógenas.

      outro exemplo é o volvo S60 da geração anterior, que usava xenon em faróis com lente estriada (sim, aquela lente de vidro cheia de "linhas" que definiam o facho do farol) e ainda, os quase extintos limpadores de farol com palheta.

      o problema, na verdade, é a qualidade dessas lâmpadas que vem da china. o facho não existe e, quando existe, é mal distribuído e acaba jogando luz para todos os lados sem iluminar com qualidade em ponto nenhum. sem contar o fato de que TODAS as temperaturas de cor dessas lâmpadas baratas são proíbidas, pois todas são azuladas.

      tome como exemplo o audi A3 citado abaixo. com o xenon de fábrica, a iluminação é de ótima qualidade e plenamente distribuída. o mesmo farol, com a mesma lente elipsoidal e xenon xing-ling paralelo, tende a ofuscar, jogar luz em todas as direções e iluminar muito mal a via, além de atrapalhar TODOS os outros motoristas.

      o problema são as lâmpadas vendidas nos "mercado-livres" da vida. são baratas, iluminam mal, atrapalham mais do que ajudam e duram pouco. procure alguém que tenha colocado um kit Philips, Osram (que custam caro) original, que você vai entender o que falo. em qualquer tipo de farol, a iluminação é quase per-fei-ta. o que devia ser proibido é a venda desses produtos de 5ª linha no mercado, não o uso dessa tecnologia, que é quase que regra nos carros europeus. um simples corsa por lá tem opção de xenon.

      se comprassem kits verdadeiros, originais e de qualidade, como os da philips e osram, não haveria problema. só que esses kits são caros e o brasileiro só enxerga o próprio bolso… prefere pagar 150 conto e dizer que o gol bola dele tá "sinistro" e "afuderoso", mas não ilumina nada e atrapalha os outros. eu seria a favor é da proibição da venda de kits paralelos. até porque, com essa nova lei que obriga a legalização, mesmo com farol ofuscando todo mundo, há muitos que conseguem legalizar na base do "pagou, levou". assim como tudo nesse país, essa lei está falha, errada e simplesmente não atinge aos verdadeiros babacas, pois não há fiscalização… e viva o país das bananas!!!

      • aleneo2

        o problema é que a lei fala que xenon tem que ter o esguicho no farol e a regulagem de altura, o que mesmo com o kit mais caro na phillips nao consta nesse carro que foi aceito pelo detran da matéria. para começar a resolução cita que a alteração do equipamento so pode ser feita em uma oficina autorizada o que ta errado. e antes de ir na oficina o cara tem que pegar uma autorização para mudar o farol isso é um absurdo o que fizeram no carro do cara.

        Faróis de xenon – as resoluções n° 227 e n° 294 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinam que, desde janeiro de 2009, tanto os veículos saídos de fábrica quanto os modificados para o uso de farol de descarga de gás xenônio (farol de xenon) deverão possuir dispositivos de limpeza (lavador ou limpador) e de regulagem do conjunto ótico. O facho de luz emitido por esses faróis deve ser de cor branca. Para instalar faróis de xenon em um veículo, o usuário deve entrar em contato com o Detran e obter uma autorização para realizar o serviço em uma oficina credenciada pelo Inmetro e homologada por uma Instituição Técnica Licenciada (ITL). O Inmetro informa, por meio de seu site (www.inmetro.gov.br/infotec/oficinas), quais são as oficinas que fazem o serviço. Após a troca dos faróis, a ITL inspeciona o veículo e emite o Certificado de Segurança Veicular (CSV).

      • _Pedroking

        Ja que nao tem fiscalizacao mesmo (o que é verdade)
        To indo comprar um xenon de 30 mil k pro meu carro
        Esses dias vi um
        É tao forte que chega a ser violeta doi o olho pra caramba se ficar olhando uns 20 segundos
        Mas e dai?
        Hshaishausshaushaushaushaushausa

        • ARISTEU

          E dai que não vai iluminar PN! Quanto maior a temperatura, menor a eficiencia dele. Assim os que iluminam mais são os de 3000k, seguidos dos 4300k, 50000k…. 6000k
          Tem nego q acha que quanto mais k, melhor, como os que compram de 10000k achando que ta iluminando melhor, mas na verdade é pior pois nosso péssimo asfalto é escuro, e com asfalto molhado e até a própria chuva, reflete a luz branca e/ou azul dessas cores, diminuindo a eficiência dessas lampadas.

        • BHauber

          E dai que ele vai brilhar e voce nao vai enchergar NADA!

          Muito brilho e nenhuma luz!

          • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

            É o tipico brasileiro que poe para danar os outros. "Afinal, se me cegaram pq eu tbm não posso?"

            (me referi a quem vc responde viu?)

            • BHauber

              Entendi!

              Tem mto cara por ai que realmente nao tem nada na cabeça.. soh faz as coisas pra prejudicar os outros…

              Depois reclama que o pais ta ruim e nao sabe pq!

        • bailascomigo72

          Pega na estrada um caminhão ou onibus em sentido contrário e você vai ver o "daí…"
          Ou um motorista mais esquentado – ele desce do carro dele, quebra seus faróis, arrebenta contigo e vai embora.

          Obs.: Se voce quis dizer isso em ironic mode, fica também como aviso a quem quiser adotar como "verdade".

      • t_L

        Pra mim ter uma ideia, já que não sei nada sobre isso, quanto custa estes kits originais que você citou?

    • aleneo2

      no brasil a legislação diz que é necessário a regulagem de altura automatica vinculada ao curso do amortecedor evitando ofuscamento quando coloca peso no carro, acho um absurdo legalizarem um xenon sendo que nao está na lei, mostra que quem faz a vistoria nao conhece a lei e da o laudo para qualquer pessoa que quiser pagar por ele.

    • betowmf

      Eu ja não concordo com você. Vejo quase todos os dias faróis com lampadas originais totalmente desrreguladas que ofuscam muito mais que um simples kit xenon. No meu carro, um fusion, tenho xenon 8000k, o azul mesmo, e está regulado, não ofusca ninguem, melhora considerávelmente a iluminação e deu uma estética atraente !

      No meu outro carro um golf, tmb tive xenon 8000k, porém no começo ofuscava um pouco. Foi apenas uma questão de regulagem, regulei o foco certinho e não tive mais problemas com os demais.

      Esta lei pra mim é uma PALHAÇADA PRA GANHAR DINHEIRO ! Se querem multar por estar ofuscando os outros motoristas? multem todos os faróis ! Mais multar um cara com um kit xenon reguladinho que não ofusca ninguém é brincadeira.

  • paganeli

    Eu tinha o bi-xenon H4 6000k (na alta e na baixa) instalado no meu antigo Prisma. Tive muita dificuldade em acertar o foco, pois a lâmpada era maior que a original, portanto toda a emissão ficava diferente do original (H4). Porém, após conseguir acertar o foco, não queria outra coisa. Ilumina muiiito mais que o original, não tem comparação, e bem regulado certamente atrapalha muito menos que o farol original.

  • FordFanFun

    °_°

    nunca vi um farol assim em ação,mas se não atrapalhar tem que legalizar mesmo,mas,se atrapalhar…aí complica mais os problemas que o Brasil já tem no trânsito

  • Lucas Guimarães

    Xenon é horrível , atrapalha quem ta na frente

    • KTA2010

      Vou achar muita graça no dia que ver dois imbecis que usam xenon/xuning se chocando de frente. Aí vão ver como é ruim ofuscar a visão de quem vem em sentido contrário…

      • german&chinesehater

        Isso já aconteceu aqui no interior do Amazonas, e pasmem, foi uma colisão de duas motos! Só escapou o garupa de uma delas…

    • MathewBMW

      Pois é, o meu carro tem xenônio de fábrica e quando estou andando com ele à noite todos acham que estou com luz alta! E sabe o que fazem? Jogam luz alta na minha cara! Me xingam!

      • DCald

        Se tem xenon de fabrica tem regulagem de altura do facho… só abaixar o facho e boa…
        Xenon original e bem regulado é otimo… agora, gambiarra em celta, palio e cia deveria ser considerado Crime hediondo

      • bailascomigo72

        Estranho, hein! Se é original, pode reclamar pra quem vendeu. No Bestcars testaram a Jetta Variant com xenon e até falaram que os farois baixam bastante com peso, mas ofuscam 0 por conta da regulagem elétrica/automática.

    • betowmf

      Depende. Se o xenon estiver reguladinho não irá ofuscar ninguem, tenho no meu carro e está perfeito. Quase todo dia vejo gente com lampadas originais que cegam agente, e kits xenon reguladinhos que quase nem se percebe.

  • Pedro_Lourenco

    Xenon tem que ser de fábrica, feito por pessoal capacitado e não por oficinas de conhecimento empírico e "achologia".
    Tinha que aprender carros com essa m*rda.

  • mikaelbrian

    meu pai tem no stilo dele mas acho q ñ é legalizado

  • ThiagoLMC

    Só essa com essa foto já deu pra ofuscar minha vista.

    É até bonito, mas tem que ser usado tendendo respeitar os outros. Que é o que não acontece na maioria.

  • rafaelmoraes99

    na boa…..xenon só presta se sair de fabrica no carro…. ate hj todos “EU DISSE TODOS” os que vi adaptados, ficaram uma c*gada de ruim….. só fica bom pro dono do carro….mas pra quem vem de encontro é um desespero!

    • pablo

      Só pro dono do carro e pra quem vende hehe.

    • betowmf

      vc não viu o meu carro então. perfect !

      • rafaelmoraes99

        pois eh ….perfeito pro dono do carro como eu disse ….

  • Boblop61

    Pessoal o Xenon que não é original, somente se adapta e não ofusca a visão contrária em faróis redondos, tipo do Polo, Ecosport , Astra, e outros que não me recordo, por terem esse tipo de refletor. Para faróis retangulares e irregulares, há perda de luz e reflexos que ofuscam a visão de frente, além é claro de não poder passar de 6000k. Abraços a todos.

    • BolGola

      TODO POLO E ECOSPORT com xenon OFUSCAM a vista de quem vem no sentido contrário porque não possuem farol com projetor. Só o Astra reestilizado, Audi A3, Novos Palio, Siena e Strada e outros poucos carros rolam de adaptar xenon. O resto é fria!

    • DCald

      Tem que ser farol elipsoidal… o unico dos que vc citou que tem isso é o Astra (pos 2003)… Polo e Ecosport usam refletor de superficie complexa, inadequados para xenon…

    • betowmf

      Ja vi até Gol quadrado com xenon reguladinho e não estava ofuscando ninguém. Isso depende do dono e do instalador para regular o foco.

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br SamukaGT

    Na moral, de fabrica e bem melhor, vai ter muita gente fazendo mal uso desse sistema.
    Me refiro especialmente aos boyzinhos que gostam de se mostrar.

    • GuilhermeD.

      Já tem muita gente fazendo mau uso….e cada vez mais, isso que é o pior!!!

      • pablo

        É tanta gente com luz forte que dá vontade de começar a rodar só com luz alta.

  • LucasHaughton_

    Credo é mais caro regularizar do que instalar Jesus

    • DCald

      Na verdade, saiu barato pra instalar pq provavelmente é um kit xing-ling… pra instalar xenon com o minimo de bom senso e coerencia (em carros com farois elipsoidais) vai gastar entre 1000 e 1500 no minimo!

  • Renatto_A.

    No meu carro eu não troco minhas halogenas por nenhuma dessas 'coisas', super branca, xenon e afins, no maximo instalaria as blue vision que são da propia chevrolet e são feitas pensadas nos farois do meu carro, mais curto as halogenas e acho que elas tem um charme que as outras não tem, sei lá…

    • bailascomigo72

      Eu até troco por lambadas como nightbraker, pq as originais de fato são bem fracas e ofuscam tanto quanto uma com mais poder de iluminação. Mas nada de xenon em farois normais.

  • BlackBurNbr

    Galera, desculpa se é obvio isso, mas não entendo porque um farol de carro com xenon precisa de lavador e o farol normal não precisa ?! por que isso ?

    • BolGola

      Fiat Stilo e o novo Hyundai Sonata posem vir com faróis de xenon ORIGINAIS e não possuem lavadores de farol. Como fica a lei brasileira agora?

      • bailascomigo72

        Stilo?????????????????

      • betowmf

        o Azera do meu pai tem xenon de fabrica e não tem lavador. Essa lei brasileira é ridicula

        • bailascomigo72

          Então tá fora da lei. Se o guarda pegar, meu brother, não adianta falar que vem de fábrica assim. A lei vale para todos. Pode reclamar na Hyundai, que é ela quem tá descumprindo a LEI.

    • DCald

      Na verdade, o ideal seria até os normais terem o lavador…
      Com a lente suja (pó ou aquela meleca de chuva) a luz bate nas particulas de sujeira e se dispersa, ofuscando os outros…
      no caso do xenon, a luz é muito mais intensa, entao o ofuscamento é praticamente certo, e por isso deve-se ter o lavador (e utiliza-lo!)

      Mesmo com lampadas halogenas, eu mantenho os farois sempre limpos, qdo pego estrada com chuva, qdo paro no posto peço pra lavar os farois…

  • maiamachadoch

    nunca vi nada mais barango que colocar farol xenon em carros que não vem com ele original… é alguém que quer parecer que tem um carro que na verdade gostaria de ter mas não tem grana… é igual a tuning

    • DCald

      Pois eh… o unico acessorio que eu instalo no carro (e com dor no coração)… é o engate (pq tenho carretinha)… se tivesse opção daqueles removiveis, certamente escolheria o removivel…

      O resto fica tudo como saiu de fabrica (meu BR 800 aguardando 2019 pra placa preta que o diga!)

  • Leocasemiro

    Ái meu olho. :(

  • danielGT

    Xenon de 6000k tem a cor branca e não azul por isso é a melhor de todos posi além de iluminar melhor ofusc menos. Mas apara não ofuscar somente com farois com projetores….se vende facil para um grande gama de carros e ainda com o efeito angel eyes, MAS é caro. Se aqui fosse outro país, concertza ja estaria muito mais baixo o preço devido a grande produra, mas acomo aqui é Brasil todo mundo quer, mas só instalar no farol que não foi preparado para as lampadas de xenon ja ta valendo….é a @%@#% do jeitinho brasileiro.

  • Eriesou

    Não esqueçamos que além da segurança "ofuscada" por tal equipamento quando adaptado o mesmo frita (literalmente) os chicotes elétricos do veículo. Quem aqui ainda não viu um carro com este tipo de adaptação em que uma das lâmpadas, sejam a dos farois, lanterna de freio ou outro componente queimado? É trocar a lâmpada e "puf" queima de novo. Aí a rapaziada têm que adaptar relés, fuzíveis e etc.. Que confusão desnecessária para um SIMPLES ADORNO. Caros amigos, se algum de voces pensam em tal adaptação, façam conforme a lei (em todas as suas alíneas). Creio que voces são mais prósperos que possam imaginar e que não precisam destes subterfugios. ABRAÇOS!

  • daniloporta

    acho ate um risco pra vida das pessoas, pois vem um imbecil com xenon adaptado e ofusca toda a sua visão, derepente entra alguem na sua frente ou esta na pista e vc não vai ver mesmo e acaba atropelando uma pessoa, voce vai preso , e nem adianta falar que foi por causa de um xenon, o cara vai estar em outra cidade ate a policia chegar .

  • X11auto

    Xenom ,insulfime, atrapalham a beça!
    Calotas, dinheiro jogado fora!

    • DCald

      Xenon e insulfime concordo…
      só não entendi o problema com as calotas? (num dos meus carros tenho roda de aço com as calotas originais, não vejo desvantagem nenhum nisso)

  • wesleyfuzatto

    Tenho Xenon 8k em todos os refletores, alto, baixo e neblina.. e é raro quem reclame na estrada, mantenho o farol baixo um pouco abaixo da normalidade, e ainda sim, é melhor do que o amarelo, e ele ainda conta com o sistema de lentes, que ajuda ao outro motorista não ter contato direto com a luz da lâmpada, e ando 100% do tempo com o de neblina ligado( no meu caso, é só ele que encomoda um pouco.. mas estou procurando saber como ele ficaria melhor.. ), isso já faz 5 anos, e nunca tive problemas! acho que o problema são algumas pessoas que realmente não se preocupam em regular o farol, quase sempre, eles instalam e deixam como está! O refletor para lâmpadas halogenas tem frisos diferentes dos feitos para xenon, por isso acabam emitindo de forma diferente as diferentes frequências do espectro. Cabe uma boa matéria sobre isto aqui no NA, não é?

    • DCald

      Se o teu xenon é 8k já tá TUDO ERRADO…

      para xenon o correto é entre 4500 e 5000K nos principais e 3000K nos auxiliares (neblina e milha)

      • Fla3D

        …e ainda acha bonito andar com a luz de neblina acesa o tempo todo!

    • bailascomigo72

      Deixa pegar chuva brava ou encerração, com essas luzes azuladas "se perdendo" na "fumaça"… Seria cômico não fosse trágico.

      • wesleyfuzatto

        vivo indo pro litoral, se vc conhece a serra do mar, sabe como é por lá, e nunca tive problemas! :)

  • aleneo2

    o que fizeram no carro do cara ta totalmente fora da lei olha o que cita as resoluções do contran. o cara tinha que ter uma autorização para modifcar o carro e depois ir em uma oficina credenciada pelo inmetro so depois pode fazer a vistoria.

    Faróis de xenon – as resoluções n° 227 e n° 294 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinam que, desde janeiro de 2009, tanto os veículos saídos de fábrica quanto os modificados para o uso de farol de descarga de gás xenônio (farol de xenon) deverão possuir dispositivos de limpeza (lavador ou limpador) e de regulagem do conjunto ótico. O facho de luz emitido por esses faróis deve ser de cor branca. Para instalar faróis de xenon em um veículo, o usuário deve entrar em contato com o Detran e obter uma autorização para realizar o serviço em uma oficina credenciada pelo Inmetro e homologada por uma Instituição Técnica Licenciada (ITL). O Inmetro informa, por meio de seu site (www.inmetro.gov.br/infotec/oficinas), quais são as oficinas que fazem o serviço. Após a troca dos faróis, a ITL inspeciona o veículo e emite o Certificado de Segurança Veicular (CSV). De posse do CSV, o usuário deve quitar débitos do veículo, pagar taxa de serviço e vistoriar o veículo no Detran. Os documentos do veículo (CRV e CRLV) serão emitidos novamente, informando sobre os novos faróis. Veículos fabricados com o farol de xenon antes de 01/01/09 poderão circular normalmente. Já os veículos modificados antes dessa data sem autorização do órgão competente devem regularizar a documentação do veículo, apresentando o CSV no Detran e fazendo o serviço de alteração de característica, como explicado acima. Telefones do Detran: 3460-4040 e 3460-4041 (região metropolitana) e 0800-0204040 (interior).

    • zemarreta

      Pois é… pra mim o que ficou de importante do xuning do camarada que mandou o exemplo pro Eber, é que os Detrans só querem saber de grana. Aprovam qualquer coisa, com dinheiro na mão até xingling de 6000k (azul, não branco), sem regulador de altura do facho, nem o lavador de farol, e os outros motoristas que se lixem…

    • bailascomigo72

      Já ia comentar!

      Eber, é verdade, hein! Veja isso daí, pq o cara, pelo jeito, ou pagou "por fora" ou o detran que regulamentou é incompetente e não cumpriu a lei. Cadê a regulagem e os limpadores?

      Eber, não é bom fazer uma retificação!

  • kikofar

    "Hoje sou um usuário muito satisfeito com a iluminação do meu carro"… Pois é… quem não deve estar satisfeito é o motorista que passar por você em sentido contrário!!!

    Viajei à MG nesse feriadão e tive alguns "encontros" desagradáveis pelas estradas, com esses xenons-holofote-de-estádio cegando a gente pelo caminho!!!

    Cada um faz o que quer com o seu dinheiro, mas ser humano é engraçado realmente: como tem gente pra seguir modismos e como tem gente que gosta de gambiarras enjambradas em seus veículos!!!!!!

  • roddyscott

    Acho esssa modinha toda ridicula… se teu carro vem com xenon, bom pra você.. se não vem, se conforma até poder comprar um que venha, pq eu não sou obrigado a ficar cego por estupidez de gente irresponsável.

    ps.: essa foto já me cegou, imagina no trânsito..

  • http://www.andresjesse.com andresjesse

    Isso só atrapalha a visão dos outros motoristas, em minha ultima viagem no feriado de pascoa tive vários encontros com veículos equipados com xenon, horrivel, atrapalha mesmo.

    • pablo

      Só olhar a foto. Um lixo.

    • http://twitter.com/renangynbass197 @renangynbass197

      o pior amigo nao e o xenon alem do mais eu uso xenon especifico de reflector num ford ka 2005 regulados e sem nenhuma gambiarra no sistema. nunca tive encontros desagradaveis de levar farol na cara uso xenon a mais de 8anos e ate hoje nunca tive problemas com ofuscar os que vem no outro sentido ^^ eu usava as halogenas originais com a mesma regulagem a de xenon e so levava luz alta na cara :P

  • Del

    Na boa, o engenheiro estuda um tempão para projetar os faróis do carro de forma que estes sejam o mais eficientes possíveis com o mínimo de ofuscamento, aí vem um sabichão e resolve colocar xenon por conta própria, achando que está melhor assim. Pra mim é lixo.

    • ARISTEU

      Se fosse assim, uma equipe de engenheiros “f*dões” como você ta dizendo, seriam capazes de criar um determinado motor supondo que desenvolva 100cv com 15kg de torque.
      2 Anos depois, uma nova equipe melhora o rendimento desse motor pra 105cv com 16kg de torque. A 1ª equipe que fez o motor com 100cv é o q? lixo agora? uns sabichão que acharam que o motor só rendia 100cv?

      Xenon é bom até no neblina traseiro do peugeot 207! hahahahhaha

      • DCald

        Cara, quanta baboseira…

        Uma equipe de engenheiros gasta horas, dias, meses pra desenvolver componentes, que são testados de acordo com normas, testes de durabilidade, etc… dai vem um zé mané e fala que "coloca isso que fica melhor"…
        SInceramente, se vc acha que desenvolvimento e tecnologia é tão simples assim?
        Desenvolvimento de motores pra ganhar mais potencia e consumir menos é coisa de milhares de engenheiros desenvolvendo, testando novos materiais, etc… é desenvolvimento sobre o que já foi desenvolvido… não é um "achismo" de alguem que nunca estudou….

        • ARISTEU

          Tu tem xenon no teu carro? Pq depois que eu coloquei no meu, a iluminação melhorou 300% e garanto que quem colocou e regulou corretamente como eu, nunca terá vontade de tirar
          Agora se tu não tem, fica ai falando achismo

          • DCald

            Já dirigi varios carros com xenon, original de fabrica (BMW 7 series, Audi A6..) e não originais (Palio, Gol G5, Corsa, Astra)

            A diferença do original para o adaptado é gritante, o unico que ficou bem com a gamb…. adaptação foi o Astra, o Kit foi R$ 1500, e, alem da regulagem feita corretamente, o astra tem regulagem eletrica do facho e foi adaptado o lavador… Xenon 5000k

            Nos outros carros adaptados, ficou uma piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii… dá a impressão que ilumina mais pq a luz é mais intensa na curta distancia… mas era notavel como iluminava até o topo das arvores e muitos que vinham no sentido contrario reclamavam jogando luz alta na minha cara (muito pior do que dirigir com o sistema original e regulado)…
            Não passei a enxergar nada alem do que eu enxergaria com as lampadas originais… pelo contrario, a iluminação azulada faz com que vc perda a noção de profundidade dada pela luz amarelada… e na chuva meu amigo… naquele palio com xenon 6000k… não dava pra enxergar porcaria nenhuma! tanto pq com o asfalto petro e molhado a luz azulada "sumia" como quando a chuva apertava fazia aquele paredão branco na minha frente… (pq vc acha que os farois de neblina e milha tem luz mais amarelada que os farois convencionais? estetica?)

            Sou engenheiro e estudei coisas que vc nem imagina com relação a segurança no transito, já morei na europa e aprendi bastante sobre o transito, carros e comportamento dos motoristas… Se vc acha que eu ainda estou no "achismo"… como vc se classifica? (ah, sou o bambambam pq coloquei xenon no meu carro e a luz é 300% mais forte….)

            • ARISTEU

              Claro que xenon de fabrica é melhor do que adaptado, mas como eu falei, um xenon bem instalado e com o farol regulado, não vai iluminar as árvores e vai ficar melhor do que com a lampada halógena original. Eu também estudei engenharia e sei muito bem como é ser engenheiro. E falando em engenheiros, os que você defendeu tanto no 1º post por exemplo, fizeram um péssimo trabalho no Uno Way que ja sai de fabrica com o farol ofuscando todo mundo.

              • DCald

                Não fica melhor não cara… o refletor é diferente para os 2 tipos de lampada!

                O problema do Uno (e dos Palios) é na montagem… sai desregulado de fabrica…eu mesmo já levei palios de amigos pra regular e ficou otimo (com lampadas halogenas)…
                Meu Corsa veio com farois desregulados, no dia seguinte voltei pra concessionaria e exigi a regulagem…

                P.S. Alguns farois "paralelos" não dão regulagem nem a pau! Ainda mais aqueles paralelos xunning…

                • betowmf

                  Então isso é obvio, existem carros e carros, faróis e faróis. Um civic tem um farol muuito superior ao de um uno ou de um celta. Adivinha qual poderá ter uma regulagem melhor? e são carros que não vem com xenon de fabrica e pode-se colocar um kit "paralelo"

                  • DCald

                    Deixa eu advinhar… vc tem um civic com xenon e acha que tá tudo beleza pq seu carro não é "carro de pobre"?

                    Vou apenas dar 2 exemplos: Opel Corsa C e Meriva A (iguais aos brasileiros) na europa tem a opção de xenon… os carros equipados com lampadas halogenas são iguais aos dos modelos brasileiros (inclusive, se quiser comprar um farol de meriva na europa e instalar numa brasileira, encaixa certinho! São identicos!
                    Pois então, ambos os carros se vc, na hora de comprar escolher a versão com xenon vão vir com farois completamente diferentes!!! São farois com refletores elipsoidais para o farol baixo (o que recebe o xenon) e com refletor de superficie complexa e lampada halogena para o farol alto… E, claro, regulagem de altura (que as nacionais tbm tem) e o lavador de farol…

                    Se fosse apenas adaptar uma boa lampada vc acha que eles iam perder tempo e dinheiro fazendo um farol completamente novo?

                    • betowmf

                      Não foi isso que eu quis dizer..
                      eu tenho um fusion e o farol dele é concerteza melhor do que um celta ou um uno, tanto que o fusion tem o "escudinho" na frente do farol para o foco não sair espalhando pra todo lado, coisa que um celta ja não tem.
                      Concordo, os xenons de fabrica ja vem com os faróis elipsoidais com projetores e tals, mas o xenon se adaptado num farol de qualidade, com uma regulagem certa, não vai ofuscar que nem em um Gol g4 como um amigo acima relatou que não conseguia achar o foco certo..

                      Quantas vezes ja vi carros bons, com os faróis desrregulados, lampadas originais e ofuscando mais do que um xenon torto.. isso de querer meter multa em todo mundo que tem xenon eu não acho bacana, pois tem kits xenons bons sim e se bem regulados podem andar de boa. Agora me diga se eu tiver com as lampadas originais ofuscando geral? o que é que o pessoal vai pensar? concerteza não tomarei uma multa..

                    • DCald

                      Cara, percebi que vc não entende muito de farois… o farol do Fusion é bem diferente do farol de Celta ou Uno, pq o farol do Fusion é de faixo simetrico, o do Celta/Uno é assimetrico!

                      O farol simetrico é o padrao americano, assimetrico é o padrao europeu!!!

                      A questão é o seguinte:
                      ALTERAÇÂO DO SISTEMA ORIGINAL = deveria ter multa
                      FALTA DE MANUTENÇÂO (no caso regulagem dos farois) = deveria ter multa tbm…

                      Justamente pelo fato de não ser algo uniforme (kits variam, farois variam) e ser uma questão de SEGURANÇA… é que deveria ser proibida qualquer alteração… afinal de contas, um leigo não vai saber fazer o trabalho e escolhas corretas… deixe essas escolhas, trabalho e desenvolvimento para os fabricantes e suas equipes de engenheiros!

                      Tanto o Xenon adaptado como estar com o farol desregulado são duas coisas absurdas e que poe a segurança de TODOS em risco! A diferença é que vc PAGOU PRA OFUSCAR, e o outro OFUSCA PORQUE NÂO PAGOU PRA REGULAR!!!!

            • bailascomigo72

              "…mas era notavel como iluminava até o topo das arvores …"

              Os +*-fdafda++ que defendem o xenon leram isso, hein?

          • bailascomigo72

            Não tem essa de regulagem correta. Colocou peso atrás, o facho vai pro espaço. Fora que os refletores foram feitos pra espelhar lampadas bem mais "pobres", e o xenon ultrapassa MUITO essa medida.

      • bailascomigo72

        EU NÃO LI ISSO!!!
        Huhauhauha… Velho, a melhora de um motor para o outro, com o tempo, tem a ver com EVOLUÇÃO – de materiais utilizados nos componenters, de tecnologia, do oleo, enfim, algo que não está disponível agora, mas num futuro próximo (ou distante, como carro movido a energia solar) estará.
        O que você não quis entender (assim espero!) é que pra tudo isso há testes e mais testes. Não é o babaca instalar lampadas em farois que não foram feitos pra isso e deixar o carro "da hora".

  • MajorAutomotivo

    O esguicho é necessário.
    O Camaro para ser importado para o Brasil teve que adotar lâmpadas comuns.

    • Duílio_Ferrari

      q eu acho muito mais bonitas… um exemplo: aquele "angel eyes" amarelado das BMW antigas (e tem gente q põe nas novas tmbm) são perfeitos…

      no máximo luzes super brancas… xenon só serve pra atrapalhar a visão d quem tá fora do carro. xenon só se for d fábrica (e eu não acho bonito, mas pelo menos não ofusca os outros), e deviam criminalizar instalação d xenon posterior à fabricação do veículo.

      uma vez num cruzamento, à noite, os 3 carros (um celta, um opala e um gol quadrado) da frente na pista d sentido contrário tinham xenon, tudo pra mim virou um clarão só, dava pra ver direito nem se o semáforo tava aberto ou não.

      • betowmf

        olha os carros tmb.. se fosse algo com um farol melhorzinho, poderia conseguir uma regulagem ideal, iluminando bem sem ofuscar os demais no trânsito.

        como é o caso do meu carro ;P

  • Turbo_Car

    Valeu, Giovanni!
    Você é mais um que vai cegar aqueles que estiverem na sua frente.

  • vynycyus

    Até 4.000 k ñ precisa de adaptação nem uma.

    • DCald

      A questão não é a temperatura de cor, mas o foco da lampada que é diferente, e acaba espalhando luz pra tudo quanto é lugar… e, mesmo sendo 4000k a lampada xenon tem luz mais intensa (e, desregulado ofusca mais)..
      K ou Kelvin é temperatura de cor, não tem nada a ver com a intensidade, que é medida em Lumens..

  • ivoacosta

    Pra mim tudo isso tá errado. Ou todo mundo usa, ou ninguém usa. Cheio de incoerências essas leis.

  • vinicarioca

    vou botar xenon na milha do meu… acima disso não precisa

    • bailascomigo72

      Huhauhuaa…
      Se seu carro não for uma Adventure (de 2002 pra cá), ou Gol GT, ou Escort XR-3, nem faróis de milha ele tem!

      Aquilo embaixo é NEBLINA, e serve pra situações de NEBLINA, ou FUMAÇA, ou CHUVA, iluminando muito forte a curta distância. Muito forte e ESPALHADO. E por isso não se pode usar xenon ali – pra não ofuscar quem vem em sentido contrário e, na situação para qual for feito, iluminar adequadamente com lampadas que tendem, inclusive, ao amarelo!

      • BolGola

        Farol de neblina ESPALHA o feixe de luz para todos os lados!!! Por favor não faça isso! Vai ficar 10x PIOR do que se colocar no farol baixo.

      • vinicarioca

        errei…é no de neblina mesmo

        aekaeopeakpkeap :X

        vou botar 8000 na neblina…

  • GioMarchese

    Olá. Meu Xenon é de 6000K (Branco) Permitido pelo detran, conatran e suas portarias.. A imagem da foto NÃO é do meu carro. Depois de instalar eu verifiquei qual o efeito da minha lâmpada em outros motoristas, e não 'dói' o olho e nem atrapalha o motorista do lado oposto. Instalei as lâmpadas porque tenho pegado estrada a noite com frequência e isso ajuda muito.. Realmente, tem gente ai na rua que anda com lampada ofuscando, desregulada e maior que 6000K, o que acaba atrapalhando muito quem vem no sentido oposto. Não instalei o limpador porque não sabia que estava na portaria do conatran, mas o carro passou na vistoria do immetro.. Se alguém quiser eu posto uma foto do carro com xenon ligado p/ darem uma olhada.. Abrs..

    • Fla3D

      Qual é o carro? O farol tem projetor?

    • glielementi

      Na verdade uma lâmpada de 8000K ou 12000K ilumina menos do que uma de 6000K, O problema é o farol do carro não ter sido projetado para usar uma lâmpada que emite luz forte como o xenon, em vez de direcionar o facho de luz para a rua o farol espalha tudo e cega o coitado que vem na direção contrária.

      O Xenon que vem de fábrica é 4300K o que pelas montadoras é considerado ideal, pq fica bom tanto no seco quanto na neblina ou chuva.

      • ARISTEU

        o de fabrica é 5000k

  • ccn1410

    Legal ou não, ainda assim coloca em risco a vida de pessoas. Eu já fui cegado momentâneamente por faróis desse tipo, por isso sou totalmente contra e gostaria de ver ações para coibir o uso do xenon pelos órgãos competentes.

  • ccoala

    Tenho a impressão de que faróis do tipo bloco elíptico ofuscam menos, mesmo com Xenon.
    Agora, carros com refletores simples, tipo Corsa antigo, Voyage véio, Chevette, etc, quando colocam Xenon cegam quem vem no outro sentido!

    Xenon original é ideal, não ofuscam nada!

    • glielementi

      Pra mim, se você não tiver carro com farol de bloco elíptico nem bota xenon, serve só pra cegar os outros! É uma pena que a polícia não fiscaliza com maior rigor isso.

  • ieie

    Sempre achei faróis de xenon bonitos, mas hoje em dia você vê tanto carro com xenon (na verdade com "xenão", pois são tabajaras), que já perdeu a graça.

    E como irrita aquela mer…xbjhdfeorf…da de faról desregulado no seu olho!

    • GioMarchese

      Huahueahuhua.. Irrita mesmo.. Quando ta desregulado até farol "normal" irrita! Mas não é todo mundo que anda com o farol desregulado nem com lâmpadas "Tabajara"..

      • DCald

        sim, os donos de BMW, Audi, Mercedes e cia…

    • pfcmacedo

      Tambem acho bonito mas da pra perceber claramente quais carros vem com o xenon e quais são "xenão" ! Nos que saem de fabrica você percebe um conjunto totalmente harmonico ao contrario dessas porcarias que fazem por ai. Pra mim deveria ser fiscalizado seriamente e só autorizada a modificação se cumprisse TODOS os requisitos e esses fosse bem rigorosos pois coloca em jogo a segurança dos outros

  • cavevolution

    Aqui em Curitiba está todo mundo usando. Não há fiscalização em cima disso. Estou com o meu kit xenon 6.000k instalado no meu carro desde 2007. Por prudência tenho um par de lampadas halogeneas Cristal Vision 4.300k comigo.

    • DCald

      Por "prudencia" vc deveria era desinstalar o xenon e instalar as lampadas halogenas..ou vc está apenas preocupado com a fiscalização?

    • bailascomigo72

      Até entendo a "boa vontade" na "sua" prudência, mas quando voce causar um acidente, especialmente se alguém vier em tua direção, não vai adiantar as lampadas guardadas…

  • robertomanfrin

    Me falaram uma vez, que regularizando no documento, Xenon, suspensao preparada, o seguro pode não pagar uma batida por exemplo, ouvi uma vez isso de um preparador de veiculos (suspensoes) muito conceituado no ramo, Toninho Suspensoes(Sorocaba-SP).

    • DCald

      E não deveria pagar messssmo!

    • Cassio

      Claro, os pessoal de seguradora já são loco p achar uma desculpa para não te indenizar, ai o sujeito enfeita o carro mais que arvore de natal..kkk aee pode tomar na cabeça,, o meu carro nem foi aprovado pela seguradora pq tava com rodas com 3 polegadas a mais que a original…. uma tremenda ignorancia na minha humilde opinião… o carro é seu vc faz o que quiser, desde que n atrapalhe ninguém,,,correto??

  • Duda_li

    Essas gambiarras que inventam…

    E o que têm de carro com farol ofuscando todo mundo, não tá no mapa…

    Esses manolos podiam regular os faróis e colocar "carlotas" aro 16 em roda de aço 13, fica muito mais "bunito".

  • 01luks

    O governo deste país é ridículo! Preferem visar lucros ( para eles ) com impostos e leis ao invés da segurança dos próprios condutores. RIDICULO ter tanta burocracia para melhorar a segurança do carro, algo que as próprias montadoras já deveriam fazer! ;)

  • Alex_J

    Pior do que um xenon é um carro com faróis apagados, queimados, ou utilizando farol alto sem a mínima necessidade. Se a sinalização, iluminação, enfim, a segurança em geral das vias fosse mais confiável, quem sabe poderíamos andar apenas em meia luz? Ahhh, meia luz tbm é proibido!
    Essas regulamentações são uma piada!

  • bailascomigo72

    A maioria que teve coragem de escrever, né! To cansado de ver na comunidade do Punto, por exemplo, molecada e mesmo tios escrevendo que "passaram xenon nas milha". :(

  • bailascomigo72

    O que é mais comum: ser ofuscado por lampadas comuns desreguladas ou xenon não original?

    tchan, tchan, tchan, tchaaaaaaaaan…

    • RafaMusso

      Se o farol estiver desrugulado qualquer um. Costumo ver muito mais lampadas halogenas em farois desrugulados do que xenon. Costumo rodar mais de 3 mil km mês só em viagens pelo estado de SP e garanto isso… Como eu disse não é do produto em si, mas sim da educação de cada um. Não tenho Xenon no meu carro, mas não vou negar que tenho vontade de ter, no entanto não vou instalar no meu futuro carro para não ter problemas com fiscalizações.

      • bailascomigo72

        Isso pq apesar da proliferação dos xenon, há muito, mas MUITO mais carros com halógenas por aí… Agora com xenon "fake" TODOS os que eu vi (e aqui, na minha cidade, já foi uns mais de 100) ofuscavam, uns um pouco, outros cegavam totalmente.

  • bailascomigo72

    Sem falar no que todo mundo comentou, tem doido que coloca xenon nos farois de neblina.

    Acham lindo sair com o carro no farolete e os "milha" ligados.

    Só que o farol de neblina não é de milha – e não tem alcance longo. Foi feito para alcance curto, e é pra espalhar mesmo – mas pra baixo e para os lados, para auxiliar em situação de baixa visibilidade. Até a potencia da lampada é limitada a 55w. Aí o zé mané (desculpe-me os zés e os manés, que são Josés e Manueis) coloca algo que ilumina muito mais, além da capacidade do farol, e temos prováveis tragédias.

  • miudinho

    sou contra o xenom no brasil. caro, burocrático, difícil e queima toda hora. e nas estradas deste país. fico com halógena

  • ROCHA_BSB

    O bom mesmo é a quantidade de especialistas em luminotécnica que aparece numa hora dessas!! Quero ver alguém ser ofuscado pelos carros da minha família. Com exceção de um deles, que tem faróis de xenon de fábrica, todos tiveram o sistema de iluminação legalmente substituídos para xenon. Parem de crucificar aquelas pessoas que realmente SABEM o que estão fazendo por causa dos desavisados que, infelizmente, são maioria. E, ao contrário do que tem se falado aí, os ganhos na iluminação são excepcionais e muito maiores que os ganhos estéticos tão perseguidos pelos "boyzinhos".

    A saber, sou Engenheiro Eletricista pós-graduado em Luminotécnica.

  • Cassio

    Qualquer farol que esteja desregulado vai causar desconforto aos outros motoristas, vai ofuscar do mesmo jeito que o xenom,, tem carro novo com farol tão forte que chega a cegar vc por alguns segundos, e vem com lampadas comuns(halogeneas) por causa da educação do motorista que não tem o cuidado de fazer a devida regulagem,,, alias este foi um dos motivos de ter colocado xenom no meu corsinha ano 95, o farolzinho do "velhinho" parecia que tava apagado quando cruzava com esses carros novos, solução : XENOM 6000 k.