Home Mercado Fenabrave: Veja a tabela com os 100 automóveis e comerciais leves mais...

fenabrave-vejam-as-tabelas-com-os-100-veiculos-mais-vendidos-em-julho-1

Com uma queda de 5,58% nas vendas de automóveis e comerciais leves no mês de Julho, o mercado sentiu uma pequena retração com o fim da corrida dos consumidores para a compra do carro novo.

Foram 273.621 automóveis e comerciais leves vendidos no ultimo mês, contra 289.792 veículos vendidos em Junho, o melhor mês da historia do mercado nacional.

Embora com queda nas vendas de Julho, o mercado continua aquecido devido à manutenção da redução do IPI. Mesmo assim, Julho registrou um aumento de 0,24% nas vendas em relação ao mesmo período de 2008, quando foram vendidas 272.964 unidades.

O ano de 2009 acumulou até Julho 1.667.245 unidades vendidas, ante os 1.611.145 do ano passado. Confira abaixo, a lista dos 100 automóveis e comerciais leves mais vendidos em Julho:

fenabrave-vejam-as-tabelas-com-os-100-veiculos-mais-vendidos-em-julho-2

Fonte: Fenabrave.



  • willhoer

    São os mesmos carros de sempre nos primeiros lugares, porem existe um detalhe, o gol e pálio têm dois modelos hoje em produção cada, que não são os mesmos, por isso deveriam distinguir cada modelo, isso é injusto com os outros, dessa forma eles vão ficar sempre na frente mesmo.

    • Ricardo Machado

      ….também incluiria nesse ranking os emplacamentos de pessoas Física e Jurídica.

      Seria interessante colocar só de pessoa física, pra ver o modelo de veiculo que o consumidor brasileiro tá comprando….

      • Gustavo C

        Empresa não é consumidor?

  • GranTurismo

    Parece que não existe solução para tirar o Gol da primeira posição. Ele está nela há anos! Não sei o quanto vende a nova geração, mas tenho certeza de que não passa de 30%. Fico feliz em ver o Corolla na frente do Civic novamente. Quero que a Honda desça do salto alto já. Já o Voyage se esforça mas não consegue alcançar o Siena. Pelo menos ele tem o Prisma de consolo.

    Agora não sei se é qualidade do produto ou é inteligência da marca. Por quê o Hyundai i30 emplacou e o Mégane não?

    • rmmorais

      O pior é que está, salvo engano, na 4 rodas, que a nova geração já responde por 83% das vendas. Ou seja, só de nova geração o gol continua sendo o líder de vendas.

      Pelo menos desta vez, está sendo com um carro que considero bom. O antigo ao meu ver é um desastre.

      • Osprey

        Correto!! O Gol G5 corresponde a 83%, 84% das vendas, enquanto o novo Palio vende menos de 30%, o resto é da versão Fire.

    • http://nagarrafa.blogspot.com Corsario Viajante

      Também acho, o novo gol, como era de se esperar pelo “milagre gol”, vende bem. Acho que o número dado acima, pela quatro patas, deve ser bem próximo da realidade.
      Quanto ao voyage, sorte de quem gosta do siena, porque a fiat abaixou o preço dela quando o voyage estava enconstando. Portanto, ponto para a fiat, que posiciona seus veículos mais agressivamente, vide linea, por exemplo, com modelos mais competitivos.
      Porém, como sabemos, a VW se acomodou em ter lucratividade, não número de vendas, ou seja, lucra mais vendendo menos porque cobra mais. Isso, porém, ao meu ver, vai custar muito caro para a VWB nos próximos anos.

    • dr.andre

      Caro “Gran Turismo”. Segundo a 4rodas, em sua edição passada se eu não me engano, afirmou que a nova geração do gol vende o equivalente a 70% do total e não 30%. Se contabilizar 70% dos mais de 28 mil carros vendidos, ja é suficiente para passar o pálio. Isso sem levar em conta que a maioria esmagadora dos palios vendidos são do modelo economy (geração passada)

    • Gustavo C

      Na verdade a maior pedra no sapato do Gol será vista num futuro não muito distante, e se chama Novo Uno… Se o atual com quase 30 anos nas costas vende tão bem, imagine o novo. No mínimo vai encostar no Gol, e a longo prazo pode superá-lo.

      • http://nagarrafa.blogspot.com Corsario Viajante

        Acho que vai depender do preço.
        O Uno vende muito bem por vários fatores, entre eles manutenção barata e preço baixo.
        Se o novo uno vier com projeto novo, vai encarecer a manutenção, por exemplo… Isso pode afastar muitos consumidores, por exemplo, que iriam para projetos já estabelecidos, como o próprio gol IV ou palio – que também muda…

    • bilharinho

      Pq a Renault tem as estratégias de mercado mais desastrosas aqui no Brasil. Compara o nível de propaganda que tem sido feito para o i30 e o que foi e é feito para o Megane.

  • wellison

    A Strada hoje é a “menina dos olhos” da Fiat, não tem nenhum carro no segmento que vende tanto, mas poderiam ver quais versões da Strada que vendem mais, pois são 3 opções de carrocerias(simples,estendida e dupla), 3 versões(Fire,Treking e Adventure) e 2 motores(1.4 e 1.8) , então poderia ter uma tabela das versões, assim também teriamos uma base de quanto vende a Cabine Dupla.

  • oxley

    Cadê o kia Soul?
    A hyundai esta bem i30, Azera por ter só a gas.
    Subaru Impreza nada nas 50

    • fl4v10r04l

      o Kia Soul está em 57ª posição!

      proximo mês é provável que já figure na lista!

  • Ricardo Machado

    Impressionante mesmo é o Golf que continua vendendo bem.

    • Almeida

      Poderia esclarecer o motivo pelo qual tanta implicancia com o Golf? Estava pensando em comprar um Golf (seria meu primeiro carro, recém completei a maioridade), e na faixa de preço dele não vi nenhum concorrente tão bom (Levando em conta a faixa de preços de 47k~53k), talvez o Stilo que é um pouco mais caro mas é da Fiat, ou o 307 que seria o mais completo, só que com manuntenção cara. Escutei alguns argumentando que o carro é antigo, mas para mim isso não uma justificativa que se leve em conta. Sei também que tem o I30, que me parece um pouco suspeito e teria uma desvalorização rápida por ser um carro pouco conhecido ainda.
      Obrigado.

      • rafael.pereira

        Cara, gosto bastante do Golf, mais das gerações antigas do que dessa atual. Implicam com ele (com razão) por ser um carro que está aqui em sua 4ª geração, desde 1998, enquanto na matriz ele já está na 6ª. Ou seja, um carro “velho”.

        Mas aproveitando o embalo, porque você não considera o Focus?

        • Almeida

          O Focus apresenta um motor 2.0 que teoricamente consome mais combustível que o Golf que é 1.6, considerando que será meu primeiro carro, quanto mais econômico o carro, melhor. Além disso o Focus não sai por menos de 57.500 reais, considerando que 56.400 é apenas o Focus branco.
          O que me resta é ficar sem carro a espera de uma possível previsão de lançamento do novo Golf no Brasil.
          Estive pensando no C4, mas cai no mesmo problema do Peugeot que apresenta uma manuntenção cara e demorada, além de uma rápida desvalorização.
          Estou mais perdido que cego em tiroteio.

          • Gustavo C

            O Golf é antigo demais, dê uma boa olhada naquela lateral com vidros retos e baixos pra lembrar do carro lá em 1998. Não vale a pena algo tão antigo e ultrapassado, até porque seu seguro é o mais alto da categoria, e a manutenção é mais cara que do Stilo (pode pesquisar). Aliás, o Stilo tem a manutenção mais em conta de todos os médios nacionais hoje, inclusive do que o Astra.

          • tscarani

            Lembre-se que o Golf tem o seguro mais caro e, apesar de 1.6, graças ao peso dele ele se arrasta e bebe igual um desgraçado, além de ter o pior acabamento da categoria.

            E muito sobre o custo de manutenção de 307 e C4 é lenda, vale pesquisar eles.

            Em todo caso, até o Stilo é compra beeeeeeeeeeeem melhor.

            Até o velhíssimo Astra tem c/b melhor que o Golf, só bebe que é uma beleza.

            Se faz questão de flex, espera um pouco até sair o Novo Focus 1.6. Aí fica na faixa de preço, com um motor moderno e econômico, num carro bem melhor. Mas no conjunto, o i30 é imbatível.

            Se morar em cidade grande, aproveita e olha o Impreza 1.5.

      • http://nagarrafa.blogspot.com Corsario Viajante

        Depende do que valoriza num carro. Se, como disse, quer economizar, compre um modelo de um segmento abaixo. A mecânica de golf é cara porque compartilha elementos com audi a3, por exemplo. Ao mesmo tempo, o carro é excelente de dirigir, e isso é uma característica que o tempo não leva embora.
        Eu tenho muita implicância com esse golf por estar tão atrasado em relação à Europa e principalmente pela reestilização de quinta categoria feita nele. Se tivessem mantido o golf com a cara antiga seria uma opção melhor ainda.
        Ser um modelo “defasado”, como golf, astra ou stilo, traz desvantagens e vantagens, Veja o que você valoriza mais.

  • Pedro Evandro Montini

    A lista poderia ser mais completa. Tem muito carro interessante que ficou fora da lista. E o Tucson é o verdadeiro fenômeno de vendas no Brasil. Cadê o “efeito Captiva”???

  • cxgalera

    Tá certo q a GM tem Classic (Entrada), Prisma (Intermediária) e Corsa Sedan (Top) p concorrer com Siena e Voyage…

    Assim ela é líder do segmento !

    Mas… Impressiona o desempenho do Voyage…
    Pois não tem versão FIRE ou CLASSIC, baratinhas, p fazer volume de vendas !

    O Voyage não é assim um carrão de impressionar qquer um… Está no nível de Fiesta e Corsa !
    Acho q a VW acertou mesmo foi no nome !

    • leobozo

      não acho que o Voyage precise de uma versão “Fire” pra alavancar as vendas, afinal por dentro o voyage parece mais um siena fire do que um siena EL…

      projeto novo? realmente… então porque não passa o Siena? essa eu ainda não sei responder

  • Osprey

    Siena e voyage estão vendendo muito!!

  • Paulo Freire

    Putz, a Montana disparou em vendas, pulou p/ 3.000, acho que foi um aumento de 1000% em relação a uns meses atrás. A Strada vendendo como água, despreocupada como sempre, quanto ao Siena, o Fire vende manos que as versões de nova geração, ele serve mais como uma rampa, ainda mais agora com o EL , é estranho mas vejo mais EL do que Fire nas ruas…

    Uma coisa estranha, salvo me engano na lista anterior o Siena tinha passado o Fox em vendas e tava quase chegando no Celta, o que aconteceu? Olhem 1 curiosidade, o Polo sedan bvendeu 1 unidade a mais que o hatch! Pq o Doblô aparece nas 2 listas? E o Idea apareceu de repente (na anterior ele ñ conastava), que coisa estranha…

    • cxgalera

      Coisa da versão 1.4 e do bom preço !

      Só não vende mais… Pois é inadequada ao trabalho (Nem foi feita p isso), devido ao custo de manutenção !

      Um belo erro da GM ! Nem sei pq “encaixotaram” o excelente 1.6 p por esse 1.8 q é meio beberrão !

      • Paulo Freire

        De quem vc tá falando?

    • cxgalera

      Ah… Engano seu !

      Os Fire são maioria absoluta em vendas na Fiat ! Em média… 80% !

      Claro q, no caso do Siena EL… As coisas começaram a mudar de figura… Mas as versões mais caras… Enroscam mesmo !

    • tiago182

      bom o celta vendeu 1200 unidades para a schincariol, através do grupo sag, só esse mês, isso não responde totalmente sua pergunta, mas ao menos parte dela…
      mês q vem aposto q o celta vende uns 5~10% a menos!

  • cxgalera

    Acho q…

    IMPRESSIONA… Strada, Fit, Uno, Fox, Voyage, Gol, Classic, Meriva, Hilux, Tucson !

    DESAPONTA… Punto, Idea, Stilo, Linea, C4, Polo, Corsa, Parati, Vectra, Blazer, Edge !

    • Paulo Freire

      Linea na verdade impressiona, pq se or analizar, ele tá chegando perto das 2.000 unidades que a Fiat preveu. O Stilo tá vendendo até bem, pq ultimamente ñ chegava nem passava de 1.000 unidades e o Idea vai logo ser reestilizado, por isso, o que vier é lucro. Eu nem colocaria o Voyage na lista “impressiona” pq a VW jurava que ele ia tirar a liderança do Siena e isso aconteceu só por 1 mês, ahgora a diferença tá cruel.

      • Felipe_Soares

        O Linea e Stilo não estão bem….

        Esse ranking estão inclusos Pessoas Física e Jurídica, portanto se vc analisar somente o ranking de Pessoas Física o Linea vendeu apenas 857 e o Stilo com 594. Logo, o interessante seria ver como está as vendas focado em Pessoas Física, assim como nós somos.

        • Gustavo C

          Vendas são vendas, não importa se foi pra CNPJ ou não.

          • rrrodas

            Tinha que ter outras visões, inclusive separado por física e jurídica sim. Os motivos que levam à compra nestas duas categorias são diferentes.

        • Limelight

          Realmente a estréia do Linea não foi bem.
          Mas acho que a estratégia da Fiat de lançá-lo a um nível superior, lhe proporcionou status, e após o lançamento de 1 versão mais barata, o sedan começa a decolar e se estabilizar no mercado, contrariando as espectativas daqueles que o chamaram de fracasso.
          O que admiro no Linea, é que suas vendas continuam estáveis em agosto, mais altas que o VW Polo Sedan, se destacando na sua atual posição no ranking. Não foi “fogo de palha” como alguns modelos ( Bora, Sentra, Focus Sedan…) que em alguns meses tiveram boas vendas e em seguida caíram.
          Ainda devemos esperar o lançamento de novas versões com os motores Tritec em breve, mais baratas, o que impulsionará definitivamente a subida do Linea a novos patamares no mercado.

      • http://nagarrafa.blogspot.com Corsario Viajante

        Pois é, um caso bacana de como a concorrência é bacana… O linea encalhou, a fiat lançou a versão mais pelada dela… O voyage cresceu e ameaçou desbancar o siena, a fiat abaixou o preço e lançou versões mais acessíveis…
        Nesse ponto admiro a Fiat, ela responde rápido ao mercado, e prefere vender mais por menos que menos por mais…

  • Paulo Freire

    Na verdade, os 80% devem ser no caso do Palio, pq a Weekend ñ tem essa versão, e o Siena EL caiu mais no gosto e é mais equipado. A Strada vai começar a substituir o Fire pelo Working. O único dependente mesmo é o Palio…

  • Paulo Freire

    Desculpem a falta de letras ou letras em lugares errados, é que tô escrevendo lijeiro e no escuro, fora que tô no notebook e ñ me acostumei com as letras a menos/diferentes.

  • Peaga

    Para quem achava que o Captiva iria desbancar o Tucson…
    A GM daqui esta rumo a decadência e outras empresas como Hyundai e Kia cada vez mais fortes.
    Impressionante como os LIXOS, S10, Classic, Vectra ainda vendem um bocado e o Megane e Focus não vão pra frente apesar de serem muito superiores.

  • Filipe Augustus

    Achei interessante o Suzuki Vitara Vendeu mais que o Honda CRV.
    O.O

  • duhs2dany

    Azera é o melhor carro.

    Falto esse comentario por aqui.

  • Guerra

    Eu acho pouco pra GM que o Captiva venda cada vez menos mesmo. Esse fim de semana fui na concessionária e já estão pedindo 89 mil pelo Ecotec. Um absurdo!!! A GM se aproveita do mercado e aumenta seus preços sem razão. Por isso a GM merece tudo que tem passado mesmo… E graças a pessoas como o atual presidente da montadora no Brasil, a GM vem deixando de ser uma empresa admirada pelos seus produtos pra ser conhecida como museu do Brasil, só vende as tranqueiras baratas!!!! Ahhh e em breve os compradores dos carros como Captiva vão cair na real tbm e ver que esse carro não vale tudo isso.

    GM, já deu o que tinha que dar!!!!