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leilao rodovias federais Fernão Dias terá oito pedágios, de São Paulo até Belo Horizonte




Os felizes moradores do Sul de Minas, eu incluso, que podiam até agora ir a São Paulo sem gastar nadinha de nada, recebem uma notícia muito triste. Bem, na verdade triste por um lado e muito boa do outro, depende do ponto de vista.

O trecho entre São Paulo e Belo Horizonte, coberto pela rodovia Fernão Dias, terá nada menos que 8 pedágios. A instalação dos postos de cobrança acontecerá já em 2008.

Temos coisas boas nessa festa dos pedágios. As rodovias que constantemente usamos serão mais seguras. E as empresas que ganham o leilão, estão conseguindo tal feito por dar a tarifa mínima que conseguirem. Ou seja, é um leilão ao contrário. Quem dá menos. Só que não devemos nos esquecer que a segurança e conforto que os pedágios nos dão, deveriam ser dados pela cobrança do IPVA, que como qualquer outro imposto no Brasil, não é usado direito para seu objetivo inicial.

Quem ganhou a concessão da Fernão Dias foi uma empresa espanhola, chamada OHL, que também ganhou a Régis Bittencourt, a BR-116, aliás uma rodovia que precisava muito mais urgentemente de pedágios do que a Fernão Dias, por seu estado de conservação e também pelo perigo que é rodar por lá, na chamada Rodovia da Morte.

Esses dois trechos, que a empresa OHL ganhou, são os principais do leilão de rodovias federais que foi feito na Bovespa. Ali em cima, no mapa do site G1, temos em detalhes todos os trechos.

A OHL também venceu o terceiro e quarto lotes rodoviários licitados no leilão. A concessionária levou o trecho de 382,3 km que liga Curitiba a Florianópolis, e envolve as rodovias BR-116, BR-376 e BR-101, e o trecho de 320,1 km da BR-101, entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

Na Fernão Dias, estão previstas oito praças de pedágio e investimentos de R$ 4,6 bilhões nesse trecho de estrada. Na Régis Bittencourt, o trecho terá seis praças de pedágio e deverá exigir investimentos de R$ 4,3 bilhões.

[Fonte: G1]


  • Paulo Roberto

    Eber, Bom dia!
    Vocês ainda terão muita vantagem sobre nós, paulistas…Eu moro em Campinas e pra sair daqui pra ir qualquer cidade vizinha pago pedágio.
    Se for daqui pra Indaiatuba que fica a 20Kms são mais de R$14,00 de pedágio pra ida e volta. Se for pra Ribeirão Preto então, que fica a 195Kms são quase R$ 60,00 de pedágio ida e volta. E isso que essas concessionárias pegaram estradas em perfeito estado de conservação…só tem que manter. No caso da Fernão, vão ter que investir muito, e o valor dos pedágios pela distância vai ser proporcioanalmente muito, mas muito menor.

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

    Olá Paulo!

    Eu sei como é, vivi em Mogi Mirim por 15 anos…. complicado mesmo…

  • http://www.caiofs.com.br/blog caiofs

    mas dessa vez pelo menos é diferente… não terá o “alguel” da estrada para a empresa, ela tem a estrada por 15 anos e investe nela com o que tira no caixa… tanto que na fernão, os 8 pedagios dão menos que 8 reais no final, pois serão oito pedágios de 99 centavos. até aí eu acho justo e de certa forma, seguro. Já que quem for fazer a viagem de ponta a ponta, terá de parar 8 vezes… o perigo de acabar dormindo no volante fica bem menor…

    sem contar que se for como a anhanguera, vai ser ótimo, ter a segurança de um guincho se precisar… esse tipo de coisa…

  • adriano

    SERÁ ÓTIMO,
    EU MORO ÀS MARGENS DA FERNÃO DIAS AQUI EM ITAGUARA/MG
    COM A IMPLANTAÇÃO DO PEDÁGIO TRARÁ BENEFÍCIO NÃO SÓ PARA OS FREQUENTADORES DA RODOVIA MAS TAMBÉM PARA OS MORADORES DAS CIDADES POR ONDE A RODOVIA PASSA.

  • Raphael

    Bem queria que as estradas da região aonde moro fossem privatizadas.Mesmo pagando pedágio,a melhoria valeria a pena.

  • cleyton

    Fazer o que né,isto é o único jeito de temos ótimas estradas e segurança,mas gostaria mesmo de saber onde é que foi parar o dinheiro mandado todos esses anos para arrumar essas rodovias que não chegou nem perto de seu verdadeiro fim,ou seja,foi desviado por politicos espertalhões.

  • ademilson

    MORO NO LITORAL DE SP E AQUI AS RODOVIAS PADRE MANOEL DA NÓBREGA (ANTIGA PEDRO TAQUES), ANCHIETA E IMIGRANTES TEM CONCESSÃO DA ECOVIAS, E AS ESTRADAS ESTÃO EM PERFEITA CONDIÇÃO.
    SEMPRE ELES ESTÃO PINTANDO AS FAIXAS E RECENTEMENTE FIZERAM ATÉ RECAPIAMENTO, QUE NA MINHA OPINIÃO, FICOU PERFEITO.

    ESSE TIPO DE COISA O GOVERNO NUNCA IRIA FAZER. NAUM POR FALTA DE DINHEIRO, MAS POR MÁ VONTADE E MÁ FÉ DOS POLÍTICOS QUE FAZEM USO INDEVIDO DAS VERBAS ARRECADADAS ATRAVÉS DE NOSSOS IMPOSTOS QUE NAUM SÃO POUCOS E PARA COMPLETAR, ELES AINDA FAZEM OBRAS SUPER-FATURADAS DEIXANDO A QUALIDADE DE LADO.

    UM EXEMPLO DISSO FOI O DESABAMENTO DA ESTAÇÃO DO METRO EM SÃO PAULO NO INÍCIO DESSE ANO. NAUM EH ESTRADA, MAS DEMONSTRA O TOTAL DESCASO DAS AUTORIDADES E A PÉSSIMA QUALIDADE DOS MATERIAIS UTILIZADOS.

    ENFIM, ISSO É BRASIL, E SE VC NAUM PODE REVERTER A SITUAÇÃO DO PAÍS, O JEITO É APRENDER A CONVIVER COM ELA.

  • san

    Curitiba também vai virar uma ilha cercada de pedágios. Qualquer saída daqui vai ter pedágio, então seria mais justo que os carros emplacados aqui, e de outras localidades cercadas por pedágio, não precisassem pagar mais o IPVA.
    Mas o problema maior não é o “pagar” mas sim o “quanto pagar”. Não sei como vão ficar esses novos pedágios que foram ganhos num leilão de preço menor, mas a viagem de Curitiba a Paranaguá/Litoral custa R$ 10,50 e são apenas 100 quilometros. Um absurdo.

  • Praga

    e pensa q eu cortava a fernão dia toda até belo horizonte sem paga um pedagio :\
    e olha q de sumaré até la é uns 700 e tantos quilômetros

  • Gus

    O engraçado nessa história é que quem mora onde as estradas ainda não foram privatizadas, preferem em sua maioria o pedágio como forma de melhorá-las. Já quem mora onde já se cobra o pedágio e tem estradas mais eficientes e seguras, reclama de ter que pagá-lo (ou por ser muito caro ou peala distância ser pequena).

  • alex

    EU ACHO ESSAS HISTORIA DE PEDÁGIO UM ABSURDO, OU MELHOR UMA MERD#.

    aih, alguem agurmenta ” ah mas a estrada eh boa “, boa ateh aih, por exemplo ali em foz do iguaçu, os asfalto nao tem buraco, sim, mas em compensação,ele eh mtooo rugoso, e eh PIOR q um trecho por ali ( nao sei o nome da estrada agora) q foi recapado pelo estado.

    e o IPVA? pra q serve ? pra pagar a maquina do governo, ou melhor, o ladão do governo.

    outro absurdo nessa historia, alem do preço ser um excandalo, o asfalto eh um droga,aqui na br 101 ateh ctba o GOVERNO recapou a estrada com esse asfaltao vadio pra entregar a BR a uma empresa administrar ! olha q alegria…. e ainda por cima a empresa eh espanhola !!!

    ÊÊÊÊÊ….. VIVA O BRASIL COLÔNIA !!!

  • Marcos

    Boa notícia, mas não entendi por que falar mais da Fernão Dias do que das demais rodovias… Várias outras que foram leiloadas também não tinham nenhuma praça de pedágio antes, e têm fluxo igualmente grande.

  • Anderson Puff

    Se acabarem com o IPVA concordo em pagar pedagio senão não concordo….

    Agora que a B101 de Curitiba a Floripa esta duplicada e pronta (obra do governo) os FDP vão lá e dão de graça pra iniciativa privada, São uns FDP mesmo

    Pedagio SIM —– IPVA Não
    Ipva SIM —– Pedagio Não

    Ou um ou Outro né seus FDP

  • Toninho_sv

    Opa, beleza hein… a gente ainda não paga imposto suficiente… muito bom.
    Afinal, nós ganhamos demais, temos mais é que pagar imposto mesmo, coitados dos deputados sim, merecem até um aumento, quase passam fome…

    SEM PALAVRAS.

  • Juca Chaves

    curitiba-sc estão arrumando tudo para entregarem… não faz sentido, deviam ser as concessionárias as investidoras

  • roberto

    O NEGOCIO E O SEGUINTE QUEREN BOTAR PEDAGIO!!!! DIMINUA O INPOSTO SOBRE O AUTOMOVEL. PQ JA PAGAMOS INPOSTOS PARA AS ESTRADAS E +PEDAGIO??
    EU PREFIRO PEDAGIO ESTRADA BUNITA DADOS CONSTAN 6 VES MENOS ACIDENTES..

    A QUESTAO NAO E SE E PARA TER OU NAO PEDAGIO E SIN QUANTO COBRARAO E TIRAR INPOSTOS DE ESTRADAS JA QUE NAO E MAIS DO GOVERNO.

    CONCORDAN?

  • Carlos

    PEDÁGIO É UM ROUBO. Grito isso como protesto. É um assalto sem direito de defesa. 25 anos de arrecadação pura, com um ônus insignificante para a conservação das estradas. Mais de 10,00 de pedágio para percorrer 90km de Curitiba a Paranaguá, ou a Ponta Grossa.

  • GG

    puts o setor 5 fica na minha cidade.que bom.

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

    [quote comment="45002"]e pensa q eu cortava a fernão dia toda até belo horizonte sem paga um pedagio :\
    e olha q de sumaré até la é uns 700 e tantos quilômetros[/quote]

    o jeito agora será encontrar outras rodovias para fazer o mesmo trajeto…. e as vezes aumenta bastante a distância…

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

    [quote comment="45009"]Boa notícia, mas não entendi por que falar mais da Fernão Dias do que das demais rodovias… Várias outras que foram leiloadas também não tinham nenhuma praça de pedágio antes, e têm fluxo igualmente grande.[/quote]

    falei mais da fernão dias porque é uma rodovia importante e também porque ela passa aqui onde eu moro.

  • adriano

    Melhor pagar R$ 0,99 de pedágio numa rodovia como a Fernão Dias e tê-la em bom estado de conservação do que esperar que o governo haja para consertá-la.

  • L.O!

    Obrigar uma população que tem que arcar com altos impostos para comprar e manter um carro(IPVA) realmente não é justo…

    Mas acaba sendo uma solução para os problemas de condições precárias de nossas estradas e do alto número de acidentes, uma vez que o governo não dá conta das mesmas (não por falta de dinheiro, é claro, mas por má gestão dos recursos e assombrosa corrupção…)

    Resumindo: em um país como o Brasil, um mal nessessário.

  • LeO!

    Ainda bem que moro no sul da Bahia, não há pedágios por aqui.. só não sei se mais pro norte tem.. :S:

    :glass:

  • LUIZ SELLERA

    CAROS CIDADÃOS, PAGAR PEDÁGIOS NESSE PAIS É APENAS UMA FONTE DE RENDA E CABIDÃO DE EMPREGOS DE ALGUNS FIGUROES QUE SE VENDEM PURA E SIMPLESMENTE PELO DINHEIRO. ALGUM DE VOCES QUE CIRCULAM POR QUALQUER ESTRADA QUE PAGUE PEDÁGIOS, JA VIU COM TAIS ESTRADAS ANDAM? É PARCIALMENTE CORRETO DIZER QUE A ESTRADA MELHORA, POIS MELHORA APENAS NO TRECHO QUE INTERESSA A ALGUNS PRIMEIRAMENTE. EM SEGUNDO LUGAR, COMEÇAM A ARRECADAR VALORES PEQUENOS E DEPOIS TRANSFORMAM E INVIABILIZAM QUALQUER ESTRADA, POIS NESSE PAIS DE QUINTO MUNDO JA PAGAMOS UMA CARGA DE IMPOSTOS ALTISSIMO(IPVA/SEGURO OBRIGAT./IMP. DE RENDA/E CENTENAS DE TAXAS, COM A INCLUSAO DE AGORA DIFICULDADES AINDA MAIORES PARA QUEM QUER E TEM A PAIXAO DE DIRIGIR QUE É DIFICULTAR TIRAR A HABILITAÇÃO) E SABEM OS SENHORES PORQUE DISSO? PORQUE ISSO GERA MUITO DINHEIRO PARA ALGUNS, PORQUE É MAIS FACIL PENDURAR ALGUM VAGABUNDO IMPRESTAVEL EM CARGOS DO QUE MELHORAR A POPULAÇÃO DE FORMA GERAL PRIVILEGIANDO A TODOS COM RENDA, MENOS TAXAS E IMPOSTOS, COM AUTO ESTIMA ETC. PORTANTO, NAO SE ENGANEM, PEDÁGIO BARATOS NAO EXISTE NO BRASIL QUE É TRADICIONALMENTE UM PAIS DE LADROES, LOGO QUALQUER PESSOA QUE PASSAR PELA FERNAO DIAS GASTARA 100 REAIS PARA ANDAR DE PONTA A PONTA EM COMBUSTIVEL E 200 REAIS NOS MALDITOS PEDÁGIOS. ACORDEM BRASILEIROS, LUTEM CONTRA A VAGABUNDAGEM E MAIS CABIDES DE EMPREGOS PARA GENTE INUTIL E PUXA SACO. ACORDA BRASIL, SEJAM HOMENS DE VERDADE

  • gilson alves

    bom dia amigos daq até bh é+- 700kl passo por ai todos os dia pago só 13.00reaisinhos