Esportivos Ferrari Lançamentos

Ferrari lança bólido especial F12tdf de 780 cv

ferrari f12tdf 4

A Ferrari revelou nesta terça-feira (13) a nova F12tdf, versão extrema da linha da F12 Berlinetta, que era tratada por rumores como “GTO” e “Speciale”. O nome do novo modelo faz referência ao Tour de France, corrida lendária de rua que a montadora italiana dominou nas décadas de 1950 e 1960, em especial com o 250 GT Berlinetta 1956, que venceu quatro edições consecutivas.

A nova Ferrari F12tdf teve três áreas como foco em seu desenvolvimento: motor, aerodinâmica e dinâmica.

O superesportivo é equipado com o mesmo motor da Berlinetta, um V12 aspirado de 6.3 litros, com um aumento de potência de 40 cv, agora com 780 cavalos, disponíveis a 8.500 rpm, e torque de 71,9 kgfm, a 6.570 rpm, com 80% já disponível a 2.500 rpm. Entre as modificações, o propulsor apresenta um novo trem de válvulas e admissão de geometria variável baseado nos carros de pista da marca. O câmbio é uma versão exclusiva do F1 DCT, com relações mais curtas em 6%, que proporciona trocas até 40% mais rápidas.

Já na aerodinâmica, todos os painéis da carroceria foram revistos, além de entradas de ar maiores, spoilers maiores e mais altos, difusor traseiro redesenhado e novas rodas de 20 polegadas. O modelo apresenta uma eficiência aerodinâmica de 1,6, quase o dobro da F12 Berlinetta, com downforce de 230 quilos a 200 km/h, o que representa um aumento de 107 kg em relação à variante convencional.

A F12tdf  também está mais leve, graças ao uso abundante de fibra de carbono tanto dento como fora do veículo. São 110 kg a menos. Outra novidade do superesportivo italiano é o conjunto de freios, semelhante ao usado na LaFerrari, capaz de parar o modelo de 100 a 0 km/h em apenas 30,5 metros e de 200 a 0 km/h em 121 metros.

Há ainda novos pneus dianteiros, com proporção 8% maior em comparação com os traseiros, para um comportamento ainda mais dinâmico, e um sistema de esterçamento das rodas traseiras, batizado de “Virtual Short Wheelbase”, que promete entregar tempos de resposta da direção e estabilidade direcional dos carros de competição da Scuderia enquanto aumenta a estabilidade em velocidades mais altas.

No interior, o novo modelo da Ferrari apresenta fibra de carbono no quadro de instrumentos, portas e painel, assoalho em alumínio, e acabamento em Alcântara.

A Ferrari F12tdf terá produção limitada a 799 exemplares. Os preços ainda não foram divulgados.

Galeria de fotos da Ferrari F12tdf





  • Mmaykinho

    Caraca! Que coisa linda… Mas mesmo assim nada supera a F355 Berlinetta, pra mim, é claro.
    Pode não ser a mais purista, mas é a mais estilosa.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Ferrari sendo Ferrari…perfeita!

  • Freaky Boss

    Faça a seguinte pergunta para si mesmo: que carro você teria se NÃO tivesse limitação de $$ (isto é, se fosse bilionário).
    Engraçado, mas eu não teria uma Ferrari. Sou mais o estilo da Porsche (mesmo custanto menos). E em 2o lugar teria um BMW ou Mercedes desses violentos.
    Vou morrer tentando entender o porque da Ferrari não despertar tanto desejo na minha cabeça.

    E outra hein: Apesar dessa ser muito bonita, Ferrari para mim é vermelha.

    • Vinicius Furman

      Pagani Huayra pintura full fibra de carbono! chora ferrari heheheh

      • DiMais

        Koenigsegg One:1 ou Lykan HyperSport pela simples exclusividade de ter um brinquedo desses, num patamar mais abaixo as Maseratis.
        Ferrari seria algo mais Eike Batista, pra manter na sala de estar! hahaha

        • Vinicius Furman

          Koenigsegg One:1 é do caralho também. Admiro muito o Christian e a mecanica dos Koenigsegg , mas acho os Pagani um conjunto mais legal (principalmente o interior).

        • Ricardo

          Koenigsegg é animal mas seu design não me atrai muito, mas ainda sim é muito mais bonito que o Bugatti.

      • Ricardo

        Pagani é alucinante, mas me incomoda não ter motor próprio, assim não é um superesportivo 100%.

        • O bom é achar peças da mecânica com mais facilidade sendo Mercedes.

    • John

      Eu compraria Ferrari F1 do schumaker e a tornaria “road legal” ehehe

    • Mr. Car

      Você não é o único. Para cada super-hiper-ultra-mega-baita esportivo que eu não comprasse, eu compraria uma daquelas espetaculares, maravilhosas, magníficas, estupendas, soberbas, e imponentes “barcas” americanas dos anos 50, em absoluto estado de originalidade e conservação.

    • EuMeSmObYmYsElF

      eu compraria um Veyron Grand Sport, uma P1, um 918 e esperaria o Chiron pra brincar no verão… e um Bentayga pro dia-a-dia de neve aqui do canada

      e a LaFerrari, se aparecesse a oportunidade, só pra fechar o trio dos hiper hibridos

    • Ricardo

      Para mim sempre será a Ferrari, degraus abaixo Audi e Lambo.

    • Matheus_P

      Pra mim o fato de a ferrari manter motores aspirados giradores eh o top do top, assim como um “simples” R8 e as lambos…

    • Matheus

      Se eu fosse Bilionário não ficaria escolhendo, compraria todos que eu gosto e ja eras… essa ferrari sem duvidas estaria no meio… assim como a f12 “normal”…

      e outra, a cor original da ferrari era amarela… Pouca gente sabe, mas a cor oficial da Ferrari é a amarela de seu logo com o cavalo rampante. O vermelho era usado porque na época, cada nacionalidade de carro utilizava uma cor, sendo vermelho para a Itália. eu teria amarela, a maioria é mainstream e compra uma vermelha, eu n seria mais um…

    • rodrigo

      “Quando você compra uma Ferrari, você está pagando pelo o motor. O resto eu dou de graça”

  • GPE

    5min em nurburgring????

  • alex

    Só eu lembrei da strada sporting, quando vi a sessão central inferior do parachoque e a cor do carro ?

    • A cor é meio parecida mesmo. Rs.

  • Gabriel

    Só eu que acho parecida demais com o corvette7?

    • Thiago Lins™

      Na verdade o Corvette que é parecido com a Ferrari. Pare e note a semelhança entre os Corvette com as Ferrari V12.

      • Gabriel

        Bom, a Ferrari F12 nasceu em 2012 como substituto natural da Ferrari 599 GTB Fiorano que foi produzida de 2006 a 2012. que ja “nasceu” parecido com o Corvette da época.
        A f12 e Corvette 7 se parecem. mas o c7 parece muito claramente uma evolução do c6 com muitas características de Corvette.
        O C7 foi vendido apartir de janeiro de 2013, menos de um ano depois do lançamento da F12 e desde out2012 a GM ja avia anunciado o lançamento e o carro ja estava pronto, e ja estava em desenvolvimento desde 2007 , Ou seja , se a gm quisesse ter copiado essa ferrari , nem teria tempo.

        O que eu acho, que o c7 nao copio f12 nem vice e versa , mas q sairam parecidos por acaso (nem tao acaso assim) pq a f12 seria tipo uma “evolucao” da 599GTB Fiorano q por sua vez ja era semelhante aos c6.

  • Vitor Yohan Casaes

    Não gostei, achei o visual cafona ( vide os boatos de reprovação em clínicas).

  • Yuri Chaves Souza

    Eu vi um Corvette/Viper nessa Ferrari

  • Luis Burro

    Qual a melhor na pista La Ferrari ou esta?

  • Matheus L.

    Não é por nada não, mas a Ferrari perdeu a mão nos desenhos dos carros. Não consigo mais achar nenhum bonito, a última foi a F430.
    Essa nova F12 mesmo achei muito feia. A Lamborghini está dando de lavada em questão de design.

  • PEDAORM

    Jeremy Clarckson disse que a normal já era violenta demais para ele, imagina essa.

  • Cassio

    Sou ferrarista e apaixonado pela F12berlinetta, que na minha opinião, é o carro mais bonito que a Ferrari já fez.

    Mas ultimamente, a Ferrari parece não estar conseguindo equilibrar evolução aerodinâmica com harmonia estética.

    Vejo uma regressão estética da F12berlinetta para essa F12tdf, da 458 Itália para a 488 GTB e até da California para California T.



Send this to friend