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Fevereiro: Onix continua acelerado com Corolla em quinto e HR-V ultrapassando Renegade

novo-clio-2013-11

O segundo mês de 2016 acabou e o líder de vendas continua sendo o Onix, que mantém ritmo acelerado, emplacando mais de 10 mil unidades. A diferença para o HB20 chega a quase 2,5 mil unidades. O Palio reagiu e ficou em quarto após o Ka, enquanto o Corolla ficou em quinto e sem crise.

O HR-V tomou o lugar do Renegade na sexta colocação e o Jeep caiu para nono. Prisma e Fox ficaram próximos entre os dois utilitários esportivos. O Gol fechou em décimo e aguarda as vendas do modelo atualizado para reagir. No segundo pelotão, o destaque vai para o velho Clio, que apareceu em vigésimo.

Nos comerciais, a Hilux permanece em bom ritmo, vendendo mais de 2,2 mil unidades. A S10 caiu tanto que a Ranger a ultrapassou. Por pouco, a nova picape Toro também não faz o mesmo. A Oroch, rival desta, ficou somente em oitavo. Já a Montana, que vendia bem, caiu para 11º.

Confira abaixo os 20 automóveis e 20 comerciais leves mais vendidos em fevereiro de 2016:

Automóveis

1) Onix – 10.326 unidades
2) HB20 – 7.850
3) Ka – 5.549
4) Palio – 5.503
5) Corolla – 4.997
6) HR-V – 4.711
7) Prisma – 4.408
8) Fox – 4.234
9) Renegade – 3.964
10) Gol – 3.867
11) HB20S – 3.692
12) Sandero – 3.545
13) Uno – 3.279
14) Up! – 3.190
15) Siena – 3.092
16) Etios – 2.779
17) Voyage – 2.201
18) Fit – 2.038
19) EcoSport – 1.997
20) Clio – 1.823

Comerciais Leves

1) Strada – 4.590 unidades
2) Saveiro – 2.927
3) Hilux – 2.249
4) Ranger – 1.218
5) S10 – 1.179
6) Toro – 1.117
7) Amarok – 948
8) Oroch – 821
9) Fiorino – 706
10) L200 – 613
11) Montana – 498
12) Master – 460
13) HR – 387
14) Ducato – 380
15) Frontier – 213
16) Daily 3514 – 139
17) Jumper – 124
18) Kangoo – 117
19) Doblò – 112
20) K2500 – 97

[Fonte: Fenabrave]





  • ALVIN_1982

    É muito bom ver as marcas se mexendo e trocando de posições a cada mês… se não fosse a falta de capacidade de produção do HB20 já estaríamos vendo ele juntinho ou até mesmo sendo o primeiro lugar revezando com o Onix.

    Já nos comerciais leves, a chegada da Toro e o aguardo da reestilização da S10 podem ter contribuído para a queda da mesma e da Strada que diminuiu muito as unidades vendidas nesse mês. Montana também tá sentindo a “chifrada” do Toro…

    • Rodrigo Aquino B

      Acho difícil o HB20 liderar, a Chevrolet é bem agressiva quanto as facilidades de pagamento.

      • pedro rt

        a chevrolet da bons descontos mesmo mas o financiamento ,a melhor de todas as marcas nisso e a hyundai, o carro e mais caro mas a prestacao e mais baixa

    • invalid_pilot

      Discordo dessa lenda da capacidade produtiva do HB20… A Hyundai por opção e falta de perspectiva de mercado mantém ele nesse volume, com isso pode manter preço… Será que se houvesse demanda que justificasse eles não ampliariam a linha?

      • Gustavo73

        Essa da capacidade produtiva valia quando as vendas eram maiores. Em 2014 Gol e Palio vendiam mais de cento e oitenta mil unidades no ano cada, o Onix em terceiro ficava atrás com mais de 150 mil unidades o HB 20 em quarto com quase 120. Ano passado o Onix foi lider com pouco mais de 120 mil unidades. Com as vendas em queda em teoria o a HB20 poderia sim ser líder .

        • invalid_pilot

          Mas ai que esta o X da questão. Pra que queimar a margem de lucro ou fazer aporte de grana nos dias de hoje se o modelo vende bem, as pessoas enxergam valor agregado (alguns esquecem que é tão pop quanto um Gol) e se sujeitam a pagar o que pedem (muitas vezes sem muita negociação)

          • Gustavo73

            Sem dúvida tem essas questões. A única coisa seria se a Hyundai quisesse ter o título de carro mais vendido. E pode ser que ela não ache algo tão relevante no momento. Ela até tem feito propagandas com descontos (HB20 sem facelift) e sobre juros baixos. Mas acho qur é mais para manter as vendas.

            • invalid_pilot

              E desovar esses modelos antigos… os caras não tiram 1 real do preço e se você for a uma Caoa é capaz de cobrarem ágio em carro comum (já tive essa experiência quando tava vendo carro, preço 1mil acima do site com a desculpa de “que vai aumentar na virada do mês”)

              • Gustavo73

                No Rio tinha propaganda na TV. No início o desconto anunciado chegava a 6 mil, e foi caindo a última vez que vi era 4 mil. Mas pra chegar na css e falarem que o preço de tabela já é com desconto não custa nada.

        • Bernardo Figueiredo

          Eu acho que a HMB não se importa em ser lider.
          A Fábrica da Hyundai dizem ser bem mais lucrativa vendendo mesmo que 1 terço a menos que a fábrica da GM…ou seja, no fim o Onix pode ser líder mas o HB20 lidera em lucratividade para a montadora. Afinal a GM a Ford e a VW já fizeram Layoff com funcionários e demitiram pessoal.

      • Artur

        A Hyundai adota o Toyotismo como sistema de produção. Ou seja, eles produzem conforme a demanda.
        Houve época sim que eles não conseguiam atender aos pedidos e tinha uma fila de espera imensa por conta da alta demanda, mas isso não mais persiste.
        Hoje eles produzem o que vendem e trabalham com pouco estoque.
        Acho que, para ultrapassar o Ônix, só se abaixassem o preço, soltassem uma promoção muito agressiva ou lançassem uma versão “pé-de-boi” mais barata ou algo do gênero.

        • invalid_pilot

          Eles controlam a própria demanda pois sabem que a procura pelo produto é grande, sendo assim, limitam a produção e seguram o preço com margem de lucro boa (mesmo em tempos de crise)

          É um baita case de desenvolvimento de produto – desde o projeto até agora

    • Rbs

      Mas a capacidade do HB20 não é 10 mil? As picapes ficam assim na minha opinião.

      1) Strada

      2) Toro

      3) Saveiro

      4) Hilux

      • pedro rt

        acho q o TORO tem tudo pra ser lider de vendas pois custa somente 10mil a mais q uma strada adventure cd dualogic por exemplo

        • Jorge

          A strada cabine simples vende muito para pequenas empresas no interior.

          • pedro rt

            o TORO futuramente tera cabine simples tmb, nao sei se sera so pra exportacao ou se teremos em nosso mercado. mas a fiat ja falou isso

            • Lima

              Onde a Fiat disse isso ?

        • Robinho

          “Somente 10 mil”….kkk

          • pedro rt

            o termo q eu quis falar e q com 10 mil a mais vc compra um carro muito melhor q uma strada, saveiro, montana e ate melhor q um carro do msm segmento “oroch”. q essa diferença a mais se justifica muito a compra

            • Robinho

              entendi é que 10 mil é muita grana…rsrsr

              • pedro rt

                tanto q vc nao compra praticamente nada com isso hj, to falando de carro

        • Rbs

          Acho que a Toro só não passa a Strada por causa das versões pé de Toro da Strada . . . Ou melhor dizendo por causa das versões pé de boi da Strada.

        • oscar.fr

          Isso poderia acontecer, caso fosse esta a versão da Strada que vendesse mais. A Strada vende muito mais as versões de entrada que esta topo de linha. Eu ainda aposto que no médio prazo ela lidere, talvez agora nos primeiros meses a Toro tome a frente, mas tenho minhas dúvidas que esta situação vai se manter. Os SUV compactos vão sentir mais a entrada da Toro no mercado que as picapes compactas de cabine simples.

      • ALVIN_1982

        Acho que a Saveiro vai assumir a Liderança, a Toro vem em seguida e a Strada vai morrer lentamente, vai demorar um pouco, mas vai…

        • matheusguila

          Não acho que a Saveiro vai assumir a liderança. Como já disseram, a strada é muito procurada por pequenos produtores rurais e pequenos empresários, fora que essas pessoas buscam na strada justamente o que a Saveiro não tem que é a durabilidade para trabalho.

        • pedro rt

          disseram uma vez q a sucessora da strada vai ser uma picape derivada do uno, pelo menos a versao suv deste vai chegar daqui pra 2018

    • pedro rt

      a montana nessa geracao nunca vendeu bem, foi sempre um fracasso merecido, mas ela pode voltar a crescer em vendas caso ela seja lançada essa ano numa nova geracao e derivada do onix

    • Alvaro Guatura

      Verdade, era triste ver o Gol líder de vendas ha alguns anos, e o Palio sempre se arrastando para tirar ele do 1o lugar.

      • pedro rt

        tinha uma epoca q era uma briga feia entre celta e palio no 2° lugar, acho q era entre 2001 e 2004 isso

      • Aldo Raine

        Voce vera o Gol líder denovo esse ano ainda amigo

        • Artur

          Muito difícil… o Ônix já está consolidado na primeira posição. Logo logo sai o facelift e ele dispara ainda mais na frente.
          Não que eu torça por isso, mas é a realidade, infelizmente…

  • Robinho

    Ranger vendendo mais que S10, ate que enfim…embora acho que isso não permaneça.

    • Tosca16

      Com versões diesel por 116 mil reais em promoções não me expanta ver a Ranger crescendo nas vendas .

    • pedro rt

      isso vai ser por pouco tempo, e reacao do mercado as vesperas da reestilizacao da s10

      • Robinho

        é acho que vc tem razão, mas a Ranger não irá mudar tbm? se bem que tratando da Ford ainda vai demorar muito…

        • Alvaro Guatura

          Mas quando a Ford mudar o preço deve subir consideravelmente, ou cessarem as ofertas.

    • Rodrigo Schiavo

      A Ranger deve ter vendido para alguma empresa um grande número, porque de um dia para o outro saiu de 400 e poucas unidades para mais de 1000, isso explica a venda ser superior a S10.

    • Aldo Raine

      Não entendo Ranger vender mais que Amarok, a não ser pelo preço.

      • Robinho

        Acho a Ranger muito melhor do que a Amarok, neste caso é justo que venda mais.

  • HENRY ME

    Impressionante ver marca Fiat com so um modelo entre 10 automóveis, mais vendidos ( (se eu nao estiver errado ja teve 3 modelos entre os 10 mais vendidos)
    Se continuar nesse ritmo Corolla vai passar o Palio.

    • ViniciusVS

      Se os Bancos continuarem com forte restrição ao crédito, não duvido em poucos anos o Corolla ser líder e carro voltar a ser artigo de luxo.
      Ou as montadoras criam “sub subcompacto” abaixo de Celta, Uno, Ka, UP… ( volta dos verdadeiros pé de boi)

      Lacra mais.

      • Kadú_CT

        Concordo com vc ViniciusVS. Além de que os juros destes não ajudam…
        Ontem mesmo reclamei com um amigo que orçou um Fox Highline pra ele… o juros do “banco VW” estava bem alto.

        • pedro rt

          a vw a conheçida… tem os juros mais altos da praça… o mais baixo e o da hyundai, vai la e confira

          • Kadú_CT

            eu orcei um HB20 e o juros que me passaram de 48x era 1,5 ao mês… a ford me deu 0,98 e a fiat 1,1.
            obvio que depende do valor do carro e da entrada… mas fiz o mesmo com carros de semelhante valores.

            • pedro rt

              qdo eu fiz simulacao de entrada e parcelas aqui achei a hyundai a melhor, depois vem a chevrolet

    • Ken

      Com a crise, quem fica sem dinheiro mais rapidamente é quem tem menos dinheiro.

    • pedro rt

      e merecido o corolla vender bem, e bonito, completo, robusto, duravel, manutencao de preço justo, garantia e confiabilidade na marca excelente. e o preço das versoes ta na media dos concorrentes exceto o ALTIS q e carissimo

      • ViniciusVS

        Fala sério ou é zoeira?

        • Jackson A

          Pra uma pessoa comum é sério, pra um amante é zoeira, depende do ponto de vista.

      • Gabriel Oliveira

        bonito é relativo, acho que esse desenho dele deixou parecendo um sedã compacto
        vender bem isso é verdade
        completo, kkkkk, piada
        Robusto e durável, olha, nessa categoria ai qq um na minha mão roda 200 mil km sem crise, isso pra mim é conversa
        manutenção de preço justo, rapaz, se for pra cobrar o preço que ele cobra e ter manutenção cara é melhor logo partir pra um fusion
        preço das versões na média, aham, ta bom

        • pedro rt

          o XLI ta saindo por 80mil e o GLI ta por 94mil ta na media dos concorrentes, so o ALTIS q ta muito caro msm, 103mil

          • Gabriel Oliveira

            94 mil compro outros sedãs médios tops melhores e mais baratos, então não tá na média

            • pedro rt

              NAO E 94, e 90mil, e nao existe sedan melhor q ele por esse preço. e nao venha me falar de c4 lounge e 408 pq quem compra toyota jamais compra carro de marca francesa nem chines nem alemao

              • Ken

                Nem alemão?

              • Gabriel Oliveira

                eu tinha toyota e comprei um francês, melhor coisa q já fiz, kkkk.
                argumento de tiozão de bar. Vc querendo ou não tem outras opção de mercado de versões tops por preço de corolla intermediário, com acabamento porco. Se a galera qse toda compra corolla é uma coisa, mas dizer que o preço dele ta na média, isso não tá mesmo

              • Kadu

                Uuuuuiiiiii
                Esse ai tem Corolla e sempre vai ter! rs
                Parabéns ai pois vc é esperto pacas! ahahaahha

              • Linkera

                Duas siglas definem a mediocridade deste carro: TCS e ESP.

                Existem 2 tipos de segurança: a passiva e a ativa. Uma coisa é o carro tirar 5 estrelas num crash test, isto é ótimo! Claro! Caso o carro colida, há segurança para os passageiros.
                Mas… perai… o que o carro faz para reduzir a probabilidade de colisões? Que equipamentos ele tem para isso? Bom… no caso do Corolla, bem pouca coisa, só o obrigatório ABS pra dizer a verdade (nem sei se EBD possui). Enquanto isso, todos os concorrentes dispõem de TCS e ESP. Experimenta fazer uma curva em alta numa pista molhada num carro COM e num carro SEM estes equipamentos que você vai entender a diferença! Mas até lá… continue com seu corollinha achando que está abafando (pq BRHUE é assim, carro é status né?) mas anda bem devagarzinho, desfilando, mesmo na estrada, pq se numa emergência você precisar destes equipamentos… aí sinto muito…

              • IRA

                Porquê?

            • rodrigomalc

              Qual?

          • Jackson A

            XEI ta por 90, passei em uma Toyota faz pouco tempo.
            GLi começa por 69 se não me engano.
            Já o Altis… é loucura.

            • pedro rt

              89,990 e o mesmo q 90mil, so esqueçi de citar q o GLI upper ta por 80mil

              • Brenno

                Corolla é um carro bom, fato. Mas o quão bom ele é frente o Jetta? Ou frente a qualquer outro Sedã na mesma faixa de preço: 70 a 100 mil?
                Dos Sedãs, ainda acho a melhor compra o 1.4 TSI atual. Anda bem, bebe pouco. Mesmos sendo um VW, teria um sem problemas.

                • pedro rt

                  o 1.4 tsi anda menos q o 1.8 16v da toyota

                  • Gabriel Oliveira

                    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (pausa) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                  • Aldo Raine

                    Na sua cabeça so neh kkkkkkkk

                • Aldo Raine

                  Eh ate feio comparar o Vovorolla com o Jett 1.4 TSI, Jetta muito a frente.

          • Fernando S.

            O Corolla de 69 mil vem com rodas de aço + calotas e se bobear só com o ABS obrigatório (que aliás não era vendido nessa versão até o modelo 2013, pasmem!!), sem EBD,

            • Artur

              O Corolla de R$ 69 mil já vem com câmbio CVT e 4 airbags. Vem com calotas e sem som, mas não acho isso essencial (o cara pode colocar uma central multimídia decente por uns R$ 2.000,00 e trocar as rodas por mais ou menos esse valor). Controle de tração e estabilidade não tem em nenhuma das versões.

              • pedro rt

                imaginem entao se soubessem q o corolla de entrada vendido nos EUA e mais simples q o nosso de entrada… menos na segurança e claro

              • 5 airbags

                • Artur

                  Bem lembrado. Também tem o airbag de joelho para o motorista.

    • T1000

      pior a VW com o mais vendido em 8º, apesar de ainda ter o gol em 10º, quem diria…

    • CharlesAle

      A Fiat foi a que mais perdeu vendas.E sinceramente, não acrediuto que Mobi e Toro vão resolver este problema..Assim como UP não resolveu o problema de queda nas vendas da VW..E olha que o UP é mais tecnológico que o Mobi, a começar pelo motor!!A preferência do consumidor está caindo para o 3 cilindros, vide vendas do Ka e HB20..E o motivo principal e a enorme alta de preços dos combustíveis..

  • Ken

    Rapeiz, a Ford é a marca da população menos favorecida mesmo, pra onde foram suas vendas?

    • pedro rt

      na classe C e B quem domina nas vendas e o onix, ka e hb20

      • Ken

        Os consumidores da Ford, são as pessoas que não tem grana para comprar a referência do segmento, ou próximo a referencia, exemplo: Veio o HRV e cortou a jugular do ecosport, veio o renegade e fechou o caixão. Compra Fusion quem não tem bala na agulha para comprar Classe C e por aí vai…

        • Kadu

          Rapaz… vc acha isso mesmo?
          Do Eco nem falo muito pq também detesto o carro, pelo preço principalmente.
          Agora o Fusion? Eu sou doido em um e me falta muuuuita grana para te-lo, mas acho que não compraria um Classe C pois com certeza é outro nível.
          Focus é bacana também, mas carinho…

          • Ken

            Tendi não

            • Kadu

              rs
              quis dizer que não sabia que a Ford é para quem não tem grana para comprar carro de referência do segmento…
              Até curto alguns carros dela

          • fschulz84

            Você ainda tenta argumentar com este cidadão?

            Tem pelo menos uns 5 anos que ele só entra para falar groselha da Ford, nem sei como ainda não foi banido… Nem habilitação ele deve ter.

        • pedro rt

          depende, eu acho o focus e o fusion carros muito bons assim tmb como o ka e o fiesta. so nao me agrada muito o ecosport q nao passa de um fiesta metido a besta

          • Ken

            O Fiesta e o Focus tem baixa confiabilidade mecânica ao meu ver. Já o Fusion, tenho um pensamento quase Kantiniano, se for pagar mais de 100k num popular, melhor andar de BMW ou Mercedes.

            • pedro rt

              acontece q os bmw e mercedes aumentaram muito de preço nos ultimos meses, uma 120i por exemplo ta passando de 150mil

              • Ken

                Vdd, tinha me esquecido disso, entao vou compartilhar as palavras do colega acima, Melhor um Jetta TSI ou uma 320i seminova.

            • Robinho

              Sério que o Fiesta e Focus tem baixa confiabilidade mecânica? e qual concorrente é melhor? VW? cara eu acho que não é assim não…

              • pedro rt

                depende muito de gosto de cada um mas nesse momento prefiro mais comprar um FOX do q um fiesta e mais um ka do q um up! mpi ou um gol

                • Robinho

                  Sim entre Fox e Fiesta é uma boa disputa, assim como Ka e Up…mas falar que Fiesta não tem confiabilidade mecânica nunca ouvi isso (não que não tenha nenhum problema)…

                  • pedro rt

                    o fiesta pelo q vejo nao e confiavel naqueles antigos motores ENDURA e o rocam 1.0, mas o sigma 1.5 e ate melhor q o sigma 1.6, tanto e q vai tirar de linha esse sigma 1.6 e vao lançar o inedito DRAGON 1.5

                • Brasileiro

                  Prefiro um Fiesta, um carro Global (mesmo que no Brasil seja inferior, mas ainda sim global) plataforma muito melhor, 07 airbags diferentemente do Fox que é um remendo, que veio pra ficar abaixo do Gol. o Fox era pra ser da mesma categoria do Uno, pois o tamanho é o mesmo e os itens sao equivalentes.

              • Ken

                Não entendo muito desse segmento, mas pelo pouco que lí, quem comprou esses carros AT se fu…….
                No lugar do Fiesta compraria o Honda Fit.
                Além de que o Golf parece que anda bem mais que o Focus, por fim acho que prefiro o Golf mesmo.

                • pedro rt

                  o golf e disparado o melhor hatch medio, mesmo com aquele fraco 1.6 MSI

                  • Rodrigo Alves Buriti

                    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk²

                  • Robinho

                    Isso é uma piada né?

            • Brasileiro

              Focus tem baixa confiabilidade mecânica? Serio que tu falou isso?
              Fusion popular?
              O Fusion tem mais equipamentos e segurança (Nota máxima cinco estrelas na avaliação de segurança veicular do National Highway Traffic Safety) se equivale a um Mercedes ou BMW de entrada.

              • Ken

                Vc nunca viu falar do quebra quebra do cambio AT deles? Agora se vc quer comparar um carro grande popular com um BMW ou Mercedes, com certeza vc está justificando a compra de um Popular.

                • Robinho

                  E vc já ouviu falar do DSG?

                  • Ken

                    Sim, o DSG tem dado problema também. Em proporção menor, principalmente barulhos. Não chega a travar com os powershit

              • Rodrigo Alves Buriti

                Velho, carro é loteria, o velho ditado ainda é válido.
                Um colega comprou um Focus Tit e até hoje só alegrias.

                Já o Fusion, quando vi que o cinto traseiro tinha airbag…..pensei logo: A Ford realmente não tá para brincadeira.

        • Andre Studart

          Depende, o Fusion titanium é mesmo preço se nao um pouco mais caro que a c180, questão de preferencia mesmo..

          Eu, particulamente, iria de c180 e nos 90mil, de jetta tsi

          • Ken

            Concordo.

        • CharlesAle

          A ecosport caiu porquê entrou dois “gigantes” em seu segmento:Renegade e HRV..E mesmo assim, ainda vendeu quase duas mil unidades.Antes desses dois entrarem, era líder absoluto..Só lembrando que a Eco atual é de 2012, ou seja, não é nenhuma novidade para enfrentar modelos novos, ai as vendas caem mesmo…

          • Ken

            Não cara, o ecosport só era lider pq era o unico do segmento… mano sempre que um japones ou alemão entrar na briga com a ford ela vai perder, sempre foi assim.

            • Robinho

              E a Duster não conta? Cara vc deve odiar Ford…É um direito seu, mas seja sensato um carro que continua vendendo quase duas mil unidades por mês com uma concorrência fortíssima é ruim? Eu não odeio nem amo marca nenhuma pois não sou dono de nenhuma nem tenho ações…mas ao menos seja sensato.

              • Ken

                Claro que não conta. Carro é Japonês ou Alemão. O resto é meio de transporte.

            • CharlesAle

              Não era o único do segmento, esqueceu do Duster??

              • Ken

                Carro frances conta?
                Cara, carro é japones ou alemão. O resto é meio de transporte.

        • Janderson von Neumann

          Desculpa, mas tu só pode ser doente, de onde tirou essa idéia que quem compra Ford não pode comprar outro carro ?, não quero me gabar, mas poderia ter comprado um Corolla, mas tenho nojo desse carro, além disso acho que falta itens nele mesmo na versão Altis, tais como teto-solar e até mesmo controle de estabilidade, comprei um Focus Titanium Plus e estou muito satisfeito, e saiu quase o mesmo do Corolla, agora semana passada meu pai poderia ter comprado uma Classe C, mas gostamos da Ford (depois de anos de GM) que compramos um Fusion com um excelente custo benefício e estamos muito satisfeitos com a beleza das linhas, equipamentos, motorização , etc…, não fala besteira sem conhecimento de causa, por favor.

          • Ken

            Na maioria das vezes é assim, quem vai comprar um popular em detrimento de um Mercedes Bens ou uma BMW? Aí sim a pessoa deve ser doente. Alegar que a Ford tem a mesma qualidade???
            Só compra Ford quem não tem grana.

    • Robinho

      como ???

      • Ken

        Veja bem, com a crise a marca que mais perdeu mercado foi justamente a Ford, seus carros aparentemente são mais baratos, mas, apenas na hora de comprar. A crise atinge primeiro as pessoas menos favorecidas, ou seja, as clientes desta.

        • Robinho

          mas não foi aqui msm que postaram que foi uma das marcas que mais cresceu?

          • Ken

            Veja bem vc, a ford só tem dois representantes entre os 20 colocados, só o onix vende mais que eles, hj a Toyota e a Hyundai vendem mais que a Ford com 100 anos de Brazil…

            • pedro rt

              a ford faz 100 anos no brasil em 2019… e a chevrolet em 2025

          • Sim, exatamente. A Ford cresceu.

        • As marcas que mais perderam mercado foi a VW e a Fiat. A Ford ganhou mercado.

          • pedro rt

            so quem ganhou mercado foi a ford, honda e toyota. a hyundai caiu 0,1% foi a q menos caiu

          • Ken

            Fonte?
            A Ford tem 2 carros entre os 20 mais vendidos e foi ultrapassada pela Toyota e pela Hyundai.

            • O próprio site que você comenta! Olha só: Mercado: Fiat, GM e Volkswagen perdem participação no primeiro semestre

              • Ken

                Tô achando onde a Ford aumentou não

                • Mandei o link, fica preso na moderação um tempo… Alguns outros comentaristas também se lembraram…

          • fschulz84

            Discutir com o Ken sobre a Ford é a mesma coisa que discutir com um petista sobre a Lava-Jato. Ele tem um ódio exarcebante da marca.

            • Bem, poderia ter ódio, mas ter inteligência (Mas quem inteligente teria raiva de uma marca de carro?). E nem homem é de comprovar o que fala..
              Se bem que tem nome de boneca também…

              • fschulz84

                No começo, eu até perdia tempo discutindo com este cidadão proveniente lá do blog do up…

                Depois eu percebi que é perda de tempo, ele nunca terá argumentos, sempre o mesmo CTRL + C e CTRL + V do “Fracus” do “Fusion popular” e do “Fiesta problemático”…

                Discutir com ele é como tentar falar sobre economia com uma criança de 6 anos, é praticamente inviável e a resposta sempre será “Meu Lego é mais legal!”

          • Aldo Raine

            Isso eh relativo neh, quem tem muito qualquer perda eh regresso, quem tem pouco 0,1 ja muda muito.

            • Perda e ganho não são relativos. Vendeu 0,1 a mais ou 1000% a mais é ganho. Vendeu menos é perda. Pode-se dizer que o market-share da Ford ainda é menor que os concorrentes… Mas dizer que perdeu mercado é mentira.

              • Aldo Raine

                Ok Alessandro, mas uma marca X que possui 20% de share perde 2% fica com 18% , uma marca Y que possui 5% de share e ganha 0,5% fica com 5,5%. Ai sai no jornal MARCA X PERDE MERCADO NO BRASIL, E MARCA Y GANHA MERCADO NO BRASIL. Isso induz o leitor a pensar que a marca Y ta muito bem e a marca X toda fudida, porem analisando numeros mais profundos você ve que não eh bem assim.

                • “.. Ai sai no jornal MARCA X PERDE MERCADO NO BRASIL, E MARCA Y GANHA MERCADO NO BRASIL. Isso induz o leitor a pensar que a marca Y ta muito bem e a marca X toda fudida..”

                  Aldo, não podemos nivelar as pessoas por baixo. Se a pessoa pensar isso é a típica leitora de manchete se achando formadora de opinião. Eu não pensaria. Se me interessasse iria ler a matéria inteira para tirar conclusão do assunto. Claro que tem manche caça-clique, mas isso me irrita quando ela não tem nada a ver com post, usa de silogismo baixo ou simplesmente é uma redução maldosa do que foi dito/pesquisado. As pessoas que me são próximas que reclamam que foram “enganadas” por chamadas maldosas geralmente não são afeitos a leitura. Aí o problema não é da reportagem.
                  E discordo também da análise de números absolutos para se traçar um paralelo. Tenho 3 exemplos disso: A primeira foi a eleição de 89. Lula estava na frente nas pesquisas até alguns dias antes mas já mostrava uma tendência de queda (Lembro que Collor ganhou 4 ou 5 pontos percentuais na última semana). A última pesquisa dava que o candidato do PT ainda estaria na frente, mas faltava dois dias e ele tinha perdido 1% percentual por dia naquele semana. Fechou a eleição 4 milhões de votos atrás.
                  Quando o lançamento do Chrome, o IE ainda dominava com navegador mais usado, mas já tinha recebido um golpe com o Firefox. Quando ele tinha mais que o dobro que o segundo colocado já ficava claro que em pouco tempo o terceiro colocado (Olha bem, não era o segundo) iria passá-lo em pouco tempo. A mesma coisa aconteceu no meu terceiro exemplo: Ao atingir 80% do mercado, ficou claro que a RIM/BlackBerry seria ultrapassada em pouco tempo pelo iOS, e o mesmo aconteceu quando a participação do iPhone baixou para 60% do mercado em relação ao Android. A movimentação pode indicar tendências, mesmo que os números absolutos ainda mostrem um cenário favorável a um ou outro fabricante. Quem interpreta da forma que você disse seria incapaz de entender o cenário macro. Aí nem deveria estar lendo isso, deveria estar lendo algo que melhorasse sua cultura geral. Mas nem é essa a questão. Você pode falar que tal marca ainda domina, que é uma oscilação normal, que tal empresa chegou no seu limite… O que você não pode é dizer que uma empresa que ganhou participação perdeu. Isso é desonestidade.

                  • Aldo Raine

                    Entendo Alessandro, porem grande parte dos Brasileiros são sim leitores de manchete e tiram suas conclusões antes de ler a matéria. Agora exemplificando com numeros reais de 2015, vamos la:
                    A segunda marca que mais PERDEU mercado foi a VW de 2014 para 2015 ela tinha 17,32 e foi para 14,51 (-2,81). A segunda marca que mais GANHOU mercado foi a Hyundai 7,12 para 8,26 (1,14). Pelo seu raciocínio mais 2 anos de queda da VW em 2,81 ao ano, e 1 ano de ganho da Hyundai de 1,14 ao ano, daqui 2,3 anos a Hyundai passara a VW com certeza pois os numeros mostram isso. POREM, sabemos que o mercado automotivo eh muito cíclico e as marcas vivem de momento, o que era a GM em meados de 2008 ??? A beira da falência salvo aos “47m do segundo tempo” pelos EUA. E hoje, simplismente ela tem o 1 lugar com o Onix e eh a marca que mais emplaca carros atualmente Brasil pau a pau com a Fiat. Por isso não acho esse papo de ganhou/perdeu mercado no ramo automotivo seja muito confiável para ter um parâmetro de futuro das marcas no pais, a maneira que cada marca olha pro mercado do Brasil em termos de prioridades comparado com outros mercados influencia muito mais no seu sucesso/fracasso do que um cenário de economia estavel/crise.

                    • Aldo, acho que não estou me fazendo entender e que me perdi na explicação: Você pode alegar que a VW está melhor que a Hyundai, que está pior, que a manchete é tendenciosa para um ou outro, que deveria ser diferente… Mas o que você não pode dizer usando seu próprio exemplo é que a VW ganhou mercado e/ou a Hyundai perdeu. Isso seria mentira. E foi justamente o ponto que falei. O boneco de menina disse que a Ford perdeu participação… A marca pode ter carro ruim, pode ter ajudado o nazismo, pode ter manutenção cara, pode ter design feio, pode poluir mais que outras… Mas ela ganhou mercado! Falar o contrário é mentir.

        • CharlesAle

          Quem mais perdeu mercado foi Fiat e VW..Veja os resultados de 2015, pare de falar besteiras…

          • Ken

            A ford com quase 100 anos de brazil perdeu o 4 lugar pra Hyundai, que tem apenas 1 popular no seu layout

            • CharlesAle

              Ué, e a Ford só tem o Ka como popular, ou esqueceu disso também???

              • Ken

                O Fusion, é um popular grande.

  • Junio Tavares Silva

    Renegade abusou de aumentos sucessivos de preço que já ta caindo na tabela, bem feito! desde que foi lançado houveram uns 5 aumentos na tabela.

    • th!nk.t4nk

      Renegade vendeu mais que Gol. Sei lá, mas parece um resultado muito bom ainda.

    • pedro rt

      sempre gostei mais do HR-V do q o renegade. ta pensando pq so e JEEP o povo vai aturar os sucessivos aumentos… vai nessa jeep q vc se ferra toda!

  • zekinha71

    C3 por 40k não aparece nem entre os 20, vão ter preconceito assim, e pagam a mesma coisa em carros muitos inferiores e cheios de problemas.
    A Toro deverá ficar entre os 4 mais vendidos, tirando vendas da Strada e Saveiro, vendo uma ao vivo e depois olhando as duas, realmente dá vontade de subir um pouco.

    • pedro rt

      o c3 vende bem menos q o fox, new fiesta e punto mas vende mais q o 208… se eu nao me engano ele ficou entre 36° e 39° no ranking desse mes

      • Anderson Trajano

        Pedro, em outros sites é possível ver a tabela geral. O C3 vende menos que o FOX e empata com o Punto. Porém, vende bem mais que o 208 e o New Fiesta. Se eu não estiver errado, em Fevereiro a Ford emplacou pouco mais de 200 Fiestas apenas.

        • pedro rt

          falei do mes de fevereiro nao dos outros meses passados

    • T1000

      Desculpe, não está mais! A linha 2017 do C3 parte de R$45k…
      Mesmo assim, acho que compensa mais que fox hein…
      Esses R$40k deve ser alguma promoção pra desova, sei lá.
      Será que com negociação abaixa alguma coisa?

      • pedro rt

        nao sei se ja acabou a promocao mas tava a 39,9mil o c3 origine 2015

        • T1000

          É eu me lembro de ter visto. Talvez se procurar um pouco ainda encontre.

          • pedro rt

            e um bom preço, ta custando o mesmo q um ONIX LT 1.0 ou um ka se 1.0

            • T1000

              concordo. compensa mais que levar um fox, também.

              • pedro rt

                uma mulher q conheço comprou recentemente um ka se 1.5 por 44mil, acho esse um dos melhores custo x beneficio do mercado

                • T1000

                  neste patamar eu ia de C3 ao invés de Ka, mas cada um tem seu gosto.

                  • pedro rt

                    o c3 em pouco tempo vai ganhar nova geracao, ele vai ser lançado nos proximos meses na europa e por aqui acho q chega em 2017. vai ter um estilo parecido com o do novo c4 picasso

                  • José Eduardo D’Acampora Guazzi

                    Problema do C3 é que o cambio manual tem engates muito ruins perto do Ka e a dinamica dele acho inferior a do Ka tambem. É mais bem acabado mas pelado na versão de entrada. Motor tem pouca potencia mas até rende bem, apesar de o 1.5 do Ka ser melhor na estrada.

            • Mas aí você está comparando preço promocional de um com preço de tabela de outro.

              • pedro rt

                nesse caso do onix e ka sao os preços de css independente de ser de tabela ou n

                • Mas o C3 por esse preço é promocional. E quantas concessionárias independentes você consultou para formar seu ponto de vista?

      • zekinha71

        Está passando direto propaganda por 40K e ressaltam a central multi mídia, então não é desova.

        • pedro rt

          a multimidia so e de serie no exclusive, o attraction e o tendance e opcional

    • Brasileiro

      C3 é um carro muito bom, com motor 1.5, chega a ser mais barato que um Onix 1.0 Lt, é muito preconceito!

  • Murilo Soares de O. Filho

    Sei Que é triste a situação e que muita gente será despedida, porém espero que continue caindo o mercado, as montadoras e bancos vão ter que ceder de alguma maneira, se para mudar o mercado e o pais, tiver que haver derramamento de sangue, que seja…parece até discurso radical de esquerda, mas não…é revolta mesmo.

    • fbl

      Mas que antes caia o governo.

    • Observador

      Esquerda pedindo derramamento de sangue? hã?
      Cada vez lemos mais absurdos…
      Subverteram o sentido das coisas, para os incautos direita é esquerda, situação é oposição, só nesse país de merda mesmo.

      • Joao Nogain

        Hã? Então o comunismo/socialismo que matou mais de 100 milhões é direita?

        Já sei, Cuba (que fuzilou milhares no paredão) também é governada a décadas por uma ditadura de direita…

        Direita gosta de sangue mesmo….

        Tá Serto!!!

        • Observador

          Olha, um regime ditatorial não torno o outros melhores.
          O capitalismo/liberalismo de mercado também mata milhões (seja de fome na africa ou em guerras no oriente médio) e ninguém diz nada.

          Direita e esquerda são irrelevantes atualmente e quem dita as regras é o poder.

          Para entender isso não precisa assistir ou ler nada sofisticado, basta ver o filme senhor das armas…ou também cidade silêncio para ficar em filmes norte-americanos.

  • fbl

    Impressionante o Onix e principalmente Corolla e HRV desbancando muitos carros mais baratos. A Hilux nem impressiona ja que so a s10 com suas versoes flex mesmo pra tentar fazer frente.

    • Ken

      Com a crise, quem sofre primeiro é quem tem menos dinheiro.

      • fbl

        Mas o pt é o partido do povo… De qq forma a crise sacrifica principalmente a classe media e carros como renegade, hrv e corolla venderem entre os dez primeiros na crise é surpreendente, com tantos carros “populares” no mercado. E mostra o quanto os menos dispostos a gastar estao confiantes nesse GM onix. A diferença para o segundo compacto é enorme.

        • Ken

          Talvez no Brazil exista uma cultura de comprar carro popular e troca-lo a cada dois anos, usando da quilometragem para justificar nova compra, eu tenho um carro de melhor qualidade, já estou com ele a 5 anos e 210.000km

          • fbl

            Certamente existe mas acho que é um fenômeno de muitos países. É um consumismo para muitas coisas, nao só carros. De qq forma compartilho da mesma estratégia que vc e fico mais tempo com meus carros, geralmente optando por comprar um modelo melhor porem seminovo.

          • E você acha que Civic, Corolla, Jetta… Não são trocados rapidamente também? Seu exemplo pode não refletir o mercado.

            • Ken

              O que estou tentando dizer é que um uma psessoa que compra um Fracus ou um Fiesta AT, aparentemente mais baratos na hora da compra, se vê obrigado a troca-los mais rapidamente, vide os cambios. pois esses carros apresentam baixissima confiabilidade mecânica.

              • E quem compra um Corolla ou Civic com problemas de airbag não se vê obrigado a trocar de carro? E o Fiesta manual? E o Focus 2.0?
                Eu pensei que era achismo… Mas acho que é uma outra limitação… E não é dos Fords não…

                • Ken

                  Mafren, comparar um corolla com um ford?
                  E vc se diz conhecedor do assunto, todo mundo sabe qye só compra Ford quem não tem grana para comprar Toyota

                  • “Todo mundo sabe”, “É fato”…
                    Todo mundo quem cara-pálida? Quer provar algum ponto de vista? Traga números reais, fontes, não seus achismos… Que nem você fez lá em cima dizendo que a Ford era a que mais tinha perdido mercado e eu mostrei com dados desse mesmo site que foi justamente o contrário. Porque será que as pessoas acham que o fato de escreverem suas mentiras em um lugar aberto a opinião colocando as pérolas “Todo mundo sabe” ou ainda “É fato” tornam essas mentiras verdades?
                    E a propósito, tente melhorar sua compreensão de texto. Não comparei em momento algum Ford com Toyota, embora prefira a americana, porque isso nada tem a ver com o post. Falei que seu raciocínio esdrúxulo de que a “baixa qualidade” (Mais uma vez sua opinião sem embasamento algum) faz as pessoas que compram carros de entrada mais propensos a troca não encontra paralelo no mundo real onde é facilmente encontrável carro de categorias acima pouco rodados a venda. Inclusive em categorias onde a Toyota nem existe, pois atua com a Lexus.

                    • Ken

                      Dá só uma googada: Consumer Reports, uma empresa séria em um país sério. Vc vai ver que a Ford tá lá em baixo na confiabilidade mecânica.

                    • Ué, mas estamos falando do Brasil, não é? Não foi do Fiesta e Focus BR que você criticou? Você até agora não falou do Fiesta manual, Ka, Focus 2.0, Fusion, Ecosport 4×4, Edge… Você até agora não trouxe nada, nenhum número que comprove o que falou. Apenas seus achismos achando que todo mundo tem inteligência similar a sua para cair nessa. A Ford também é suspeita de apoiar o nazismo, não vai entrar na sua conta não? Onde está seu número que prova que a Ford caiu no mercado? Eu já mostrei minha fonte que prove o contrário. Achei que daria mais graça conversar, mas o nível está baixo… Termino por aqui… Próximo!

                    • Ken

                      É claro, a Ford Brazil é melhor que a americana…
                      kkkkk
                      É melhor vc ficar queito mesmo, ou virar comediante, quem sabe?

                    • O que seria Ford Brazil?

                • Brasileiro

                  Esse Ken vem la do CarBosta, nao perde tempo com ele nao.

              • Janderson von Neumann

                Ford com baixíssima confiabilidade mecânica ?, por favor, faça uma explanação melhor do assunto pois fiquei interessado, mas venha com argumentos técnicos e provas concretas, pois tô com 3 Fords na garagem e queria saber o que ainda não consegui ver, só ouço outros falar pela internet.

                • Ken

                  Dá uma googada, consumer reports, uma empresa séria em um país sério. A Ford tá lem baixo em confiabilidade mecânica, Vê a BMW e a Subaru.
                  Mas pra quem não tem grana, serve a ford mesmo.

      • Navaman

        Sim. A classe média alta sente um pouco menos a crise. Ou, pelo menos, quem poderia comprar um modelo mais luxuoso importado, com o dólar nos céus, desce para o Corolla / HRV / Renegade.
        Lembrei do Monza, que chegou a ser o mais vendido entre 1984 e 1986, em tempos de crise.
        Os números são impressionantes para a época (fonte: wiki):
        Modelo Antigo (571.920)
        1982 – 33745; 1983 – 55090; 1984 – 70577; 1985 – 75240; 1986 – 81960; 1987 – 53460; 1988 – 70575; 1989 – 75749; 1990 – 55412
        Modelo Novo (285.890)
        1991 – 59030; 1992 – 54305; 1993 – 66664; 1994 – 62994; 1995 – 31924; 1996 – 10973

        • Ken

          É issae!!!

  • rodrigomalc

    Civic está vendendo menos que o Clio!!!!
    Felizmente pra Honda eles estão segurando as pontas com o H-RV, senão já tava rolando cabeças nas fábricas e ccs.

    • José Eduardo D’Acampora Guazzi

      Depois de ser amplamente divulgado o Novo Civic, só com muito desconto para comprar o atual. Melhor esperar.

  • Marcus Vinícius Andrade

    Agora o que realmente importa: AS VENDAS CAÍRAM QUANTOS %? :D

    • Lucas Moretto

      Parece que foi 26% de queda em relação a 2015

    • pedro rt

      a expectativa pra 2016 e q o mercado encolha mais 6% nas vendas se comparado a 2015, vamos esperar pra ver oq acontece… segundo os economistas e os q fazem previsoes sobre o mercado essa queda vai durar ate junho e a partir de julho vamos ter sucessivos aumentos de vendas a cada mes ate o mercado se recuperar totalmente em 2021

      • Zé Mundico

        Valeu, Mãe Diná!

        • pedro rt

          falei sobre FATOS nao sobre previsoes q videntes fazem, nao fui eu q inventei isso e sim quem estuda e analisa o nosso mercado, se informe e saiba ler os comentarios antes de falar qualquer idiotice ou estupidez, pelo seu nome ja nao da pra esperar muita coisa nao e…

          • “…. segundo os economistas e os q fazem previsoes sobre o mercado essa queda vai durar ate junho e a partir de julho vamos ter sucessivos aumentos de vendas a cada mes ate o mercado se recuperar totalmente em 2021…”

            “…falei sobre FATOS nao sobre previsoes …”

            Você escreveu os dois textos acima. Acho sinceramente que você não sabe o que escreve.

            • Gabriel M. Vieira

              Isso deu pra notar rapidinho… é cada uma que se lê por aqui. É fascinante!

              • Além do que usa o mantra do “sabe tudo” da internet: A palavra “fato”. Será que as pessoas sabem o significado da palavra?

                • Gabriel M. Vieira

                  Não, não sabem. Cara, vc tem muita paciência em discutir, argumentar, etc. É bem articulado, tem conhecimento e sabe do que tá falando. Eu não teria 10% da sua paciência em ficar “doutrinando” os cabeça-dura que tem por aqui… kkkkk! Resumindo: Não dá pra discutir com um zé-mané, ele vai te fazer descer ao nível dele e te vencer com a vasta experiência.

                  • Hehehe… Pior de tudo que cara, que sou enxadrista… Ainda vou conseguir vencer os pombos..

                    • Gabriel M. Vieira

                      Hahahaha cuidado, pq eles estufam o peito e vc sabe o resultado!

                    • Ah sim…

  • gustavo

    E a Volks levando uma surra com seus lançamentos !! nem com turbo e Ncap 5 estrelas as vendas decolam !!

    • Bruno Bayern

      lógico! Br só quer carrinho bonitinho externo pra mostrar para os outros(oNIX, carro medíocre). Ngm se importa em NCAP 5 estrelas. Várias pessoas chegaram em mim perguntando o q seria latin cap e 5 estrelas. Br sendo Br, apenas!

      • tjbuenf

        Mas todo mundo desconhece um fato até ser apresentado a ele, prezado.

        • Bruno Bayern

          sim! no entanto, é muito falta de interesse de muita gente.

      • gustavo

        Brasileiro quer um carro de porte maior com cara de carro de verdade, esse negocio de city car romiseta com Ncap 5 estrelas custando caro e furada !!

        • Bruno Bayern

          furada é tirar 3 estrelas no latinncap e ter aquele motorzinho de dentista beberrão. Além disso, ver as opiniões de dono e compara entre up e onix para ver a satisfação dos donos. Vejo a maioria reclamando desse ONIX lixo.

          • gustavo

            Rs rs um proprietario do Onix vai desfazer do seu Onix pra comprar um UP romiseta de brinquedo !!! se liga.

    • Brenno

      Eu acho que segurança é um ítem IRRELEVANTE pra MUITO BRASILEIRO.

      Porque comprar um Up! “Horroroso”, minúsuculo, VW, se posso levara um Onix com multimídia e design mais “bonito”? Ou então, o HB20, lindão da balada?

      Tem gente que prefere ter um 1.0 completo de tudo do que um 1.6 com apenas o kit dignidade, ar, direção, vidros e travas elétricas, sem som, sem roda de liga, sem “frufrus 9 horas”. Compraria o Move Up! TSI sem medo.

      • gustavo

        Boa sorte com sua compra !! UP pra mim e uma romiseta moderna e esse TSI que ja sai de fabrica batendo seco, pedindo retifica essa motor e uma bomba relógio.

        • Temos aqui um especialista técnico.

          • gustavo

            Temos aqui um palpiteiro técnico.

            • Não se preocupe: Quando eu tiver que dar uma opinião técnica, de quem já trabalhou em fornecedor, será uma opinião embasada ao contrário da sua.

              • Tosoobservando

                Ja trabalhou em fornecedor e por isso tem diploma de mecanica e aerodinamica? kkk

                • Não, meu diploma foi antes… Por isso que trabalhei no fornecedor… E desculpa: Onde o colega citou esses dois itens no comentário dele?

                  • Tosoobservando

                    Seus anos de militancia na esquerda te deixaram bem desbocado! Agora que o PT se fud** vc virou o disco mas nao esqueço teu passado, mesmo que teus coments sao bloqueados.

                    • Hahaha… Sabe que no começo até achei que era inteligente? E você não respondeu: Onde o comentário dele falou sobre aerodinâmica? Bom, deixa para lá… Acho que você não tem capacidade de responder…
                      Se você parar e perguntar para a pessoa que lê os textos para você, verá que geralmente nem precisa ter muito conhecimento técnico, mas conhecer de pessoas e suas contradições (Como você que não sustenta o que diz. Mas você não é homem, é apenas outra criança mentirosa da internet). Por exemplo, se a pessoa chega e falar que tal modelo é feito do aço mais durável que existe, bastará eu perguntar onde ela leu isso, como ficou sabendo… Quando ela me mostrar a fonte eu aprenderei. Mas o mais comum é a pessoa enrolar e não responder, e lá virá o famoso “Todo mundo sabe disso”, “é fato”, “procura no Google que você encontra”.. Ah, a pergunta? Deixa como as que fiz para você e você fugiu mais uma vez. “Quem sabe ninguém percebe e eu não passo vergonha” não é? Como entrar em uma discussão dizendo que conhece um lugar e quando for apertado falar “Eu não devo satisfação da minha vida a você”. Ué, não devia desde o começo da conversa mas só lembrou disso quando não conseguiu mais sustentar a mentira?
                      Olha só o raciocínio que ele chegou: Era metalúrgico e por isso era militante PTista! Chegou nessa conclusão sozinho? Com seu histórico eu duvido hein? Mas vamos lá: Minha simpatia pelo PT vinha desde antes do período de metalúrgico (Onde aprendi e cresci muito como pessoa), e era simpatia de todo pobre inocente que realmente acredita que eles eram diferentes. E não tenho vergonha nenhuma de admitir, embora eu reconheça a minha ingenuidade e burrice. Mas militante? Talvez você não tenha aprendido o que significa essa palavra, e como não sei se o cara que lê para você vai explicar, melhor deixar para lá. Não, nunca fui militante PTista, e também nunca me reconheci na atual oposição. A primeira vez que votei neles foi em uma mulher cadeirante, por reconhecer que o adversário dela, do partido do Maluf seria o mal absoluto (O PT estava naquela eleição em seu devido lugar: Longe de qualquer poder) como de fato foi. E curiosamente perdi a admiração e o respeito pelo PT muito antes deles assumirem o poder, quando simplesmente comecei a pensar e me ver do outro lado. Pois bem:

                      -Perguntava porque o Estado tinha que ter empresas. As respostas era que elas eram meu patrimônio, “do povo”. Pois bem, o que meu patrimônio trazia: Anos de espera por linha telefônica, gasolina cara e de péssima qualidade, energia igualmente cara e precária. Trabalhei em duas empresas que foram privatizadas e pude viver bem o antes e depois. Não havia comparação.

                      -Quando precisava de dinheiro, não era nas “minhas” empresas que eu ia buscar dinheiro. Nunca parei em um posto BR e pedi para abastecer meu carro de graça porque a empresa era minha. Era no meu trabalho (Olha, iniciativa privada), em instituições financeiras privadas que por vezes cobravam menos que as instituições públicas, que por sinal detinham o monopólio do dinheiro do trabalhador. Algo estava errado.

                      -Como instituição de ensino, SENAI é superior a Unicamp e USP. Quando a iniciativa privada se propõe a fazer algo ela sempre será mais eficiente que o governo.

                      -Quando passei a admirar meus patrões, passei a aprender mais. E entendi que muitas vezes eles tinham bem mais condições que eu de gerir uma empresa. Aí entendi que o maniqueísmo dessa quadrilha era uma forma de criar uma guerra que interessava aos verdadeiros ricos: A classe política do Brasil. Hoje como empresário sofro com a presença desse sócio cruel que é o governo.

                      E assim quando comecei a pensar foi-se minha admiração por essa organização criminosa… Bem antes do alma mais honesta do país ser presidente.

                      E olha só, eu nem sabia que meus posts eram bloqueados. E também não sei dos seus. Sabe porque? Porque não me interesso por pessoas como você. E quando me interessar, tem muitos lugares para ver similares a você, em São Paulo, Sorocaba, Americana (Dizem que o de Itatiba é muito bonito também) e fora do país como no Central Park ou no Bronx. E é estranha essa sua fixação por mim, buscando meus posts antigos. Respeito outras preferências, mas meu negócio é outro. E como percebeu, gosto de escrever, por isso não ligo de responder a junções de átomos como você, até porque escrevo há muito tempo e pessoas de verdade cuja opinião me importam já sabem exatamente o que penso e não é seu post que fará a opinião delas mudar. “Olha, ele era PTista”… Sim, gostava do PT, mas evoluí. E se alguém acreditar na sua mentira, e daí? O que eu vou perder? O que você vai ganhar? Você não acha que deveria tentar dar sentido a sua vidinha em vez de tentar aparecer tentando colar em alguém que despreza sua existência? E por falar em evolução..Quem não evolui são aqueles que criticam PTistas, mas não tem capacidade intelectual de conversar qualquer assunto que seja sem colocar sua posição partidária no meio. O que te faz melhor que eles? Limitação intelectual, mentiras… Sério, antes de me “acusar” de PTista se olha no espelho e deixa de ser esse desperdício de consumo de oxigênio cara.

                    • Tosoobservando

                      E bem tipico de gente com inteligência limitada que a toda hora responde a pessoas com patadas e com ad hominem tentar por em xeque a minha sexualidade pq eu olhei suas postagens. Eu estava procurando exatamente seus posts antigos que eu via onde VC defendia o pt e essa quadrilha. Agora VC fica nesse fingimento todo que não é mais petista que mudou e da noite pro dia sendo que continua com a mentalidade esquerdalha petista e seus argumentos e sua forma de responder aqui demonstra isso. Factóides.

                    • Olha só! Quem lê para você conseguiu explicar as tiradas? Dá meus parabéns para ela? Hhahaha
                      Sério, ainda assim esse é um blog sobre automóveis e estava falando sobre automóveis. Você não tem capacidade de discutir sobre o assunto sem colocar política no meio? Tem outros blogs sobre política, até comento em um, não seria melhor ir resolver suas frustrações em um blog próprio para isso? Se bem que pela mentalidade acho melhor procurar o Cartoon Network..
                      Sério, você está doente amiguinho… Procurar post de outro macho para provar que ele é PTista? E daí se fosse? Que diferença faz para quem lê esse blog minha orientação política? Claro que tem posts políticos dentro do NA quando tange ao mercado de automóveis e legislação de trânsito, mas esse não é o post e nem esse era o assunto. Sério, você é muito infantilizado… Não consegue ter uma discussão adulta, sempre bate na mesma tecla, mente, apela.. Cara, tem tanto comentarista melhor que eu aqui… Se quer aparecer em cima de alguém para tentar olhar no espelho e encarar sua insignificância, tenta chamar a atenção deles… Já deu o “Ah, você é PTista”… Tem um PTista aqui que sempre tiro sarro dele (Acho que é Antônio), mas ele reconhece que errou no voto e minha conversa com ele é sempre em relação ao tema do assunto. Ele conversa sobre automóvel, vou conversar sobre automóvel… Você não é capaz de respeitar quem pensa diferente de você… Porque você se acha melhor que um PTista? Isso só pode ser doença. Em respeito ao Éber e principalmente ao Edson e por seguir as regras do espaço encerro minha participação nessa thread… Quer conversar sobre política… Manda e-mail, tenta me achar em um blog de política… Mas antes devia procurar um tratamento, acho que você está vendo o Lula até embaixo da sua cama… Pensa bem: “Olha, ele carregou a bandeira do PT, fez boca de urna, comeu pão com mortadela”… E daí? O que isso mudaria para quem comenta aqui? O que mudaria na sua vida? Procura coisas que te acrescentam e para de tentar ter alguma relevância colando em quem tem… No final você vai continuar sendo essa patética sombra de alguém… Mas não bato palma pra maluco dançar nem gasto vela boa com defunto ruim… Quer conversar sobre carro? Beleza… Mas pessoas grandes discutem idéias… Pessoas médias discutem eventos e pessoas pequenas discutem pessoas… Em qual categoria você se encaixa?
                      Peço desculpas aos moderadores e dou minha palavra que paro por aqui..

                    • Tosoobservando

                      Ad Hominem.

        • Bruno Bayern

          nossa! qntos casos desses vc viu para afirmar isso? foi um caso à parte e já estar generalizando como se fosse o powershift?

        • invalid_pilot

          Pra cidade grande não ha carro melhor… Mas que bom que temos opções no mercado,né

          Eu jamais compraria um Onix 1.0 ou Uno com motor Fire 1.0

        • Brenno

          Hoje andei num Cross Up Tsi. Um puta carro. Saímos de 2ª de um quebra-molas e esticamos até 90km/h. Anda mais que a maioria dos 1.6 Aspirado e inclusive até mais que 1.8 ou 2.0. Quando a VW lançou o EA111, vários motores fundiram. Na minha casa teve 4 Polos com esse motor e nunca vi defeito nenhum desses. Mesmo beliscando os 200 mil km. Não acredito em sorte, mas sim probabilidades. E reitero, teria fácil uma “romiseta” Move TSI completo. Abraço!

  • th!nk.t4nk

    Toro colada na S10. Parece que a GM vai ser obrigada a se mexer.

  • pedro rt

    ta na hora de tirar de linha o clio, montana, doblo, jumper e kangoo vendem pouco e nunca fizeram diferença nenhuma ao mercado. enquanto a s10 as baixas vendas e passageira pq esta as vesperas de sua reestilizacao q vai chegar antes do onix/prisma, qro so ver como vai ser o ranking depois q chegar a linha 2017 do gol/voyage nas css, acho q ele vai voltar pro top5 mensal

  • T1000

    O mais vendido da VW em 8º? Confere isso?
    Que fiasco a VW.
    Tem que descer do salto se quiser vender.

    • pedro rt

      ja tao começando a descer do salto… nao usam mais o “das auto” nas propagandas e na linha 2017 do gol/voyage estao mais enxutos nas versoes, opcionais e preços dos carros com os itens de serie, q agora estao mais completos. a unica mancada e ainda nao oferecer ar condicionado de serie na versao trendline… pelo menos o sistema multimidia da vw e o melhor de todos entre os populares

      • Ernesto

        Acho que li aqui mesmo no Noticias Automotivas que ao usar o “das auto”, parecia algo arrogante, por isso a VW deixou de usá-lo. Quanto aos Gol/Voyage, realmente, o Ar de série era necessário! Pena o Trendline não o ter de série. Eu tive um Voyage Comfortline 2010 completo. Vou te falar: um ótimo carro! Nunca me deu um problema sequer.

        • pedro rt

          tava interessado em comprar um voyage comfortline 1.6 2017, vamos ver ao vivo como vai ficar ele e se ele vai durar pelo menos ate 2018 sem uma nova geracao, espero q dure pois detesto comprar carro pensando se vai desvalorizar muito ou nao se chegar uma nova geracao

    • Vinícius DS

      Se somar as vendas de Fox, Gol e Up, fica um pouco acima do Onix. Mas concordo que VW erra, carros bons, mas caros e pelados.

    • Robinho

      com certeza, demorou para isso acontecer.

  • Aldo Raine

    Quando que Brasileiro vai se tocar que Strada hoje em dia no mercado eh puro LIXO ??? existem 2,3,4 opções melhores que ela. Google ta ai pra ser usado gente…

    • pedro rt

      entre as pequenas so a saveiro e melhor q ela, pq a montana ta no msm saco. e quem compra picape pequena nao da pra comprar media pois e bem mais cara

      • José Eduardo D’Acampora Guazzi

        Saveiro é até melhor para quem usa para passeio, mas em questão de uso para trabalho a Strada é mais preparada.

    • Ken

      a estrada tem a melhor susp traseira para quem precisa carregar peso. Só isso já a torna a escolha para quem precisa deste fim

    • Mas você poderia ter usado para postar essas quatro opções e não o fez? Você acha mesmo que “usa o Google que você acha” é um argumento válido em alguma discussão ou exposição de idéia?

  • Franco da Silva

    A Renault faz uma força pra se livrar do Clio antes do Kwid e nem assim consegue fazer por menos de 30.000 – aí vem notícias que o Kwid e o Mobi serão menos que isso. Duvido!!

    • invalid_pilot

      Logico que não serão.
      Se forem vao ser extremamente pelados – tipo Take Up!

  • Filipo

    Olha o Paliôso descendo a ladeira..
    A maior parte de suas vendas deve-se ao modelo antigo (Fire). Se não houvesse 2 modelos de Palio, estaria até pior que o Gol!

    • pedro rt

      quem vende mais e o fire 4 portas, depois vem as outras versoes, o new palio representa 40% das vendas e o fire 60%

  • Lucas Kopereck

    O Ka conseguiu entrar no top 3,sem a ajuda da localiza,bastou a Ford baixar um pouco o preço,em fevereiro “os eleitos da localiza” foram Sandero,Uno e Duster.

    • invalid_pilot

      42k num carro só com radio, AC e Direçao, sem computador de bordo é muito fora da casinha…

      Por 38k acho mais honesto

  • Marcelo Amorim

    Me chama a atencao os numeros da Hilux…ao menos aqui em Natal,vejo poucas nas ruas.

    • Raul Godiano

      Aqui no MT isso vende igual agua amigo, ela geralmente e vendida para uso de trabalho, Hillux e Amarok vejo varias na rua.

  • Brenno

    Então, subamos o preço do New Fiesta básico para 50 mil e de quebra ele NÃO aparece mais no Top 20! Congratulations!

    • José Eduardo D’Acampora Guazzi

      Comprei o meu 1.5 S final de 2014 por 41000, na época era uma boa opção, hoje isso não tira nem Ka 1.5. Sem condições de comprar um Fiesta.

      • Guilherme Batista

        Eu também comprei um no meio de 2014. Na época eu testei todos os carros novos nessa faixa de preço e achei o Fiesta a melhor opção também. Saiu por 4000 mil.
        O “bom” disso tudo é que o preço de revenda dele esta com tabém

  • Marco Antônio

    1800 unidades do Clio…. Kwid pode dar certo no Heuesil? Ou é uma anormalidade esse numero de vendas??

    • Fernando S.

      O Clio está agonizando já no fim da vida. Pouco espaço publicitário (os comerciais da Renault falam muito mais de Sandero e Logan). Está tendo o mesmo final de vida do Celta.

      • invalid_pilot

        Aqui em SP Capital passa filme com a Antonelli (que diga-se de passagem ta ficando uma bela coroa) oferecendo ele a 31,9k ou 32,9k (não lembro) – provavelmente taxa de juros baixa tbm.

        Duro é o March continuar fora do top20

      • Marco Antônio

        Que deprimente.!

  • Kaian Reis

    Seria culpa da Toro o Renegade ter vendido menos?

    • pedro rt

      concerteza nao, a culpa e do proprio renegade q aumenta de preço a cada mes

      • Kaian Reis

        Verdade, só em janeiro ele aumentou de preço três vezes

        • pedro rt

          o povo nao e burro o suficiente pra continuar insistindo na compra de um carro q aumenta toda semana como se fosse “algo folheado a ouro” eu acho muito melhor um HR-V q um renegade

          • Kaian Reis

            Nesse segmento eu compraria o Peugeot 2008 com motor THP, que eu acho o melhor do segmento

            • pedro rt

              eu tmb acho, ele e o HR-V

            • Guilherme Batista

              O problema é que as pessoas ainda pensam muito em manutenção, seguro, revenda e etc.. Pontos nos quais a Peugeot tem uma fama péssima

      • Artur

        Concordo. Só adiciono uma correção no seu comentário: não existe “concerteza”, o correto é “com certeza”. Saliento que minha intenção é apenas alertá-lo, sem qualquer sentido dúbio.
        Abraço!

  • Claudio Abreu

    Liderar na crise… que quer dizer isso?
    Vendas de autos e maquinário nunca esteve tão baixa – com bico pra baixo, digo, sem perspectiva de estabilidade ou ascensão.
    É a lista do mais ‘menos vendidos’. Nem coragem de botar os 50 mais vendidos eles têm: é broxante aparecer um Escort (nada contra!) no meio dos 50 ‘mais vendidos’…
    Oremos.

  • Alvaro Guatura

    A Oroch está vendendo até bem, pensei que venderia bem menos

    • pedro rt

      a justificativa pra vender bem e q ela e melhor q as picapes pequenas de msm preço e e de 10 a 6mil reais mais barato q o TORO

    • invalid_pilot

      A 2.0 completa tem preço da Toro intermediária, isso faz a diferença

      Único porem é ser apenas manual

    • Guilherme Batista

      Ouvi de um vendedor da Renault que ela está roubando vendas da Duster, o que explicaria muita coisa

  • Fabão Rocky

    Esse Clio já fez mais plásticas do q o Michael Jackson.

    • pedro rt

      menos ta, menos

  • Victor Hugo

    Enquanto a Saveiro não colocar feche de mola, não vai competir com Strada.

    • Engraçado colocarem isso como argumento de vendas. Pampa e Courier sempre tiveram feixe de molas e nunca venderam mais que Saveiro. Será que a percepção do mercado sobre Saveiro e Strada não vai além que o tipo de suspensão das mesmas?

      • Victor Hugo

        Sempre ouvi isso de compradores em potencial, e eu mesmo tenho uma courier por possuir esse tipo de suspensão. E quando for trocar de carro, vou pegar Strada por este motivo. O feixe de mola é simples, suporta mais peso, e ainda pode ser atualizado. Quem trabalha, e leva bastante peso no carro vai preferir esta opção. Agora, falando do mercado em geral, eu não fiz uma enquete para saber exatamente o que acontecia.Essa é apenas uma opinião sobre o carro e das pessoas mais próximas a mim.

        • Pelas vendas da Courier frente a Saveiro, parece que a opinião da maioria levava em conta outros fatores.

          • Victor Hugo

            A Courier sempre foi muito ultrapassada esteticamente falando. E o Gol, que é base da Saveiro, foi líder durante décadas, o que me leva a crer que as vendas do gol puxavam as da Saveiro. Já o fiesta nunca teve tanta venda assim, é courier não acompanhou o fiesta rocan. São vários fatores, mas o que considero, é a questão do feixe.

            • Você cita alguns fatores (design, marca), reitera que tem mais fatores e diz que só considera o tipo de suspensão?

              • Victor Hugo

                Por que a minha comparação inicial é entre a Saveiro e Strada, sendo que as duas estão “atualizadas” e o diferencial pra mim, entre as duas, é a questão do feixe de mola.

                • -Strada tem maior gama de motorização

                  -Preços iniciais menores

                  -Suas versões mais equipadas tem uma percepção de valor maior que a Saveiro. Quais as diferenças estéticas entre a Saveiro básica e a top, a Strada básica e a top? A Saveiro é difícil de diferenciar seus modelos pela estética enquanto a Strada top parece outro carro em relação a versão base. Não esqueça que um grande contingente dessas pickups não será vendida para trabalho.

                  -Pioneirismo: A Saveiro consegue igualar versões da Strada, mas a Fiat sempre inova primeiro, o que ajudou a melhorar a imagem mesmo contra um carro que tinha mais de uma década de mercado (Se bem que a Strada é a herdeira natural da Fiorino).

                  -A capacidade de carga na Fiat é maior (Aí talvez entre o mérito da suspensão, mas olha só: É inferior ao da Montana que não usa feixe de molas. Será que capacidade de carga depende só disso mesmo?), mas sua capacidade cúbica também é maior que a VW (E novamente perde para a Chevrolet).

                  Menti em alguma coisa? Elenquei muitas coisas além do tipo de suspensão. Talvez seja uma vantagem para o que deveria ser o público alvo das pickups (Mas sabemos que uma grande porcentagem desse público só compra pickup para usar como carro de passeio), mas a Montana mostra que isso é em termos falácia. Atribuir a vantagem de vendas à Strada é ver a situação de uma maneira simplista, assim como achar que Ônix lidera por causa do MyLink, que todo mundo que compra Corolla é velho (As vezes a pessoa comparou e chegou à conclusão que o Toyota é melhor que os concorrentes) e por aí vai…

                  • Victor Hugo

                    Concordo com você. Mas no meu caso em específico é a questão de capacidade de carga. A da Montana é maior, só que eu confio em sobrepeso com feixe de mola, como faço com a courier, chegando a carregar 1 ton. com apenas um feixe original. Como te disse, os compradores em potencial que eu converso e utilizam para trabalho pesado alegam esta questão. Você já viu carro de água e gás com saveiro ou Montana? Não. SEmprestaram courier e Strada. Então estou falando de número de vendas para um público específico, aquele que utiliza para trabalho, não como o geral de vendas.

          • Guilherme Batista

            A Courier tem motor ruim, manutenção cara e é bem feia.
            Acho que o pré venda da ford ajudava a ter vendas ruins também, talvez por isso ela não emplacava

            • Motor ruim? Discordo frontalmente. É um excelente motor. E achava ela mais moderna que a Fiorino, embora ela seja contemporânea da Strada. E o visual “desajeitado” era porque a caçamba tinha que ser baixa e larga para acomodar mais carga. Afinal estamos falando de um utilitário não?

  • Lucas Irrthum

    Tem tanto tempo que não vejo o Clio em lugar nenhum (nem em fotos e muito menos na rua), que já havia me esquecido do quão feio ele é. Aliás, ele e o Classic podiam dar as mãos, para ambos saírem de fábrica com placa preta.

  • Franklin Diego

    Renegade vendendo mais do que Gol?

    O fim está próximo, fiquem espertos!

    • G.Alonso

      Por pouco não vende mais que o Fox…

  • Aldo Raine

    Quando as CCS Volkswagen ja estiverem abastecidas com o Novo Gol, ele toma o lugar do HB20 no primeiro mês !!!!!!

    • Vc tá zuando, né?

    • Vitão

      Q nada… O carro é praticamente o mesmo, deram um tapa no visual… A VW ainda continua com péssimo pacote, péssimo preço e ainda não perceberam isso…

      Resposta disso está sentindo no mercado, perdendo market share….

  • afonso200

    fico pensando gol vendia 20mil mes a 4 anos atras, o que aconteceu com os funcionarios ???

  • Filipe Mascarenhas

    Parece que a crise só ta batendo na porta dos mais pobres.

  • Fiat
    15.838
    19%

    GM
    14.734
    18%

    VW
    13.492
    16%

    Hyundai
    11.542
    14%

    Toyota
    7.776
    9%

    Ford
    7.546
    9%

    Honda
    6.749
    8%

    Renault
    5.368
    6%

    TOTAL
    83.045
    100%

  • Rodrigo Alves Buriti

    Nossa, vi agora na fenabrave.
    Civic não vendeu nem 1200 unidades (1194 para ser mais exato) no mês de fevereiro!!!

    Seria a nova geração?