Home Antigos Fiat 147 futurista é recriado por designer europeu

novo-fiat-127-11

O Fiat 127 é a versão européia do nosso conhecido Fiat 147, aquele que chegou junto com a montadora italiana no início do isolamento brasileiro e foi o primeiro carro nacional movido por álcool. Para homenagear o clássico italiano, o designer David Obendorfer recriou o modelo para o momento atual com estilo associado à atual fase da montadora.

novo-fiat-127-14

O Novo Fiat 127 de Obendorfer utiliza a plataforma do Fiat Punto e ganhou estilo frontal arrojado, com faróis retangulares quase sobre o capô e os indicadores de direção logo abaixo em separado. Com grade e para-choque em um único corpo, o conceito apresenta apenas um pequeno spoiler na parte inferior com grade de refrigeração.

novo-fiat-127-3

O corpo do Novo Fiat 127 é inspirado no original, feito entre 1971 e 1983 na Itália e com herdeiros entre 1976 e 1986 por aqui. Na traseira, as lanternas originais sob a tampa agora são mais afiladas e dividas pela peça, além de incorporar no vidro até um limpador. Por dentro, o interior foi totalmente remetido ao original, contando agora com tela de LCD multimídia, maçanetas cromadas e volante com visual moderno.

novo-fiat-127-15

Haveria espaço para um Novo Fiat 127/147 nos dias atuais? Caso tenha, este hatch retrô teria propulsores baseados no bicilíndrico TwinAir 0.9/1.0 Turbo com câmbio de dupla embreagem TCT, múltiplos airbags, ESP, versões personalizadas, opção GLP, entre outros. Ou seja, seria bem superior ao modelo dos anos 70.

Galeria de fotos do Novo Fiat 127/147:

[Projeção: David Obendorfer]



  • Franciscochagas

    Lembrar minha infancia. Fiat, pode produzir que eu compro!!!!

    • Filipe Augustus

      Poderia ser vendido abaixo do Uno, e ser o novo city car da Fiat.

      • andy_irons

        abaixo do uno não existe mais nada amigo, aquilo é plastico barato

        • Maycon102

          kkkkkkkkk abaixo eu tb acho que nao tem mais nada, mas um irmão com menos plástico, duas portas, menor, seguro e barato faria um ótimo papel de city car.

          Esse 147 está perfeito!! Mas infelismente nem nos melhores sonhos ele chegaria aqui popular, assim como o 500 era pobre e voltou rico.

    • camundongson_

      Isso é só uma Brasília 1978 porcamente tunada e não tem absolutamente nada de futurista. Passo!

    • REUSAN

      Tb, eu tenho um q meu pai passou para mim, e meu xodó , quando eu saio a galera pira , perguntando se tá à venda!
      Minha irmã tem um fusca q era da minha mãe!
      Os dois conservados e originais!

  • dorovanius

    Foi este carro que estragou a imagem da FIAT no Brasil durante muitos anos. Dava muito problema ao contrário do Fusca que era um tanque de guerra. A FIAT demorou para recuperar a confiança em seus carros mas hoje em dia está bem pelo menos no Brasil.

    Vejam o texto da bestcars: "Ao contrário do Fusca e da Brasília, a refrigeração era a água e o comando de válvulas, no cabeçote (em alumínio), acionado por correia dentada, a exemplo do Chevette e do Passat. Uma correia que daria trabalho a muitos proprietários, pela baixa durabilidade — e não só. Nos motores de taxa de compressão mais alta adotados mais tarde, ao se romper chegava a danificar válvulas e exigir retífica do cabeçote. O problema nunca foi sanado por completo, atormentando até hoje donos de Uno e Palio."

    Apesar da imagem no Brasil creio que um remake destes seria interessante para os fãs da marca.

    • jcamazano

      Dai que surgiu o F.I.A.T (Fábrica Italiana Atrapalhando o Transito)! rsrsrsrs

      • alexsander_c

        Me lembrou outra piada
        Conversa entre dois amigos:
        _ Ouvi falar que a Fiat vai relançar o 148.
        _ Ué, mas não era 147?
        _ É porque acharam mais um defeito.

        • Edu_Airtrek

          HAHAHAHAHAHAHA, salvou meu dia. Boa piadinha.

        • jcamazano

          rsrsrsrs!

      • Edu_Airtrek

        E mais outros apelidos:

        Fabrica Italiana de Automoveis Tampinhas
        Furrecas Italianas Atrapalhando o Transito
        Feito no Inferno Aterrorizando a Terra
        Fábrica Italiana de Automóveis Toscos
        Feio Incompleto Arcaico e Tosco
        Filial do Inferno Aqui na Terra

        • jcamazano

          ô loco!

          Creindeuspai!

        • juninho1000

          Fui Iludido, Agora é Tarde

          Ou como dizem também:

          Fui "inganado", Agora é Tarde

        • flaviano

          tem mais uma..FUI ILUDIDO AGORA E TARDE…piadas a parte,nao tenho nada comtra a fiat,mto pelo contrario…

        • O_BOZO

          Fui Iludido Agora é Tarde…

        • Daniel

          Essa é mais antiga!!!
          Fui Iludido Agora é Tarde.

        • Gus

          mais uma ,,, FIAT = Fui Iludido Agora é Tarde
          kkkkkk

      • msbiel13

        não seria F.I.A.T ( fui iludido agora é tarde ) ???

      • Readgis

        Fix It Again Tony!

    • alexsander_c

      Na minha infância meu pai teve dois 147. Viviam mais na oficina que na garagem de casa. Teve uma vez que encavalou a ré e não tinha jeito de tirar dessa marcha. O jeito foi ir pro mecânico de ré mesmo hehehehe.

      • Arthur

        Amigo, carro tem que saber usar. Comprei um zero km em 1978 e rodei por dez anos sem problemas e sem oficinas, apenas seguindo a orientação do manual.

      • REUSAN

        E a primeira q ñ entrava? vc lembra disso? vc tinha q jogar a segunda, depois a primeira!

    • Hellvins

      falavam que o carro só não podia pegar chuva, chuvia era o 147 quebrando!

      • MM_

        Eu tive um Gol a ar com o mesmo problema.

    • Renan L.

      e não é que meu carro aconteceu isso mesmo, retifica no cabeçote. Isso é caro!

    • Rony Schleiffer

      Deixa eu colocar um pouco de pimenta nos comentários…
      Meu nome é Rony, 52 anos… A Fiat entrou no Brasil com esse carro popular, um carro robusto, estável (o mais estável da época) e quem comprava esse carro não fazia a manutenção devida e por isso ele vivia quebrando. a única coisa que me lembro negativamente era do trambulador que não tinha engates precisos do resto só tenho elogios… Ele veio prá competir com o Fusca…
      Fui proprietário ao longo dos tempos de 8 Fiat 147 e em 2008 comprei um ano e modelo 1981 que estava parado a 10 anos em uma garagem no Brooklin, São Paulo Capital, tinha até placa amarela. E não é que eu fiz ele funcionar em 1 hora de trabalho e levei prá casa rodando…
      Depois de muito trabalho consegui deixar o carro em condições de circular. Tem muita coisa prá fazer ainda, tapeçaria e funilaria, mas todo ano ele passa com louvor no Controlar

      • Jymonotaka

        E o Tipo da FIAT é outro carro bomba. Já perceberam que em quase toda oficina tem lá um TIPO parado?

    • Castle_Bravo

      O consumidor esqueceu um pouco a reputação depois quem começaram a trazer os Ladas para cá, tanto que coincidentemente a FIAT só decolou em vendas a partir de 1990, depois de aparecer carros piores.

  • EDGAR__RJ

    Geralmente quem faz isso é a VW… Ressuscitar veículos antigos…

    • jcamazano

      Então o 500 é um modelo novo???

      • Eduvinhas

        o nome nao mas o carro e rss. boaa

    • 3ic

      gm – camaro
      ford – mustang
      fiat – 500
      bmw – mini cooper e m1
      mercedes – sls
      ……

      • TecoPadaratz

        Todos carros que marcaram época………

        O 147 manchou a época isso sim………

        • radiobrasilcombr

          Perfeito o verbo…. MANCHOU huahuahua

      • http://autoprojecoes.blogspot.com/ Guilherme_BMW

        Não se engane: o BMW M1 nunca foi "ressuscitado". A BMW lançou o 1M Coupé (que não foi chamado de M1 justamente por não ter nenhuma relação com o M1 original).

        • 3ic

          tentei colocar o video aqui mas te mando o link http://www.youtube.com/embed/-xJ3SGX4WwQ
          falava dessa aqui.

          Abraço

          • http://autoprojecoes.blogspot.com/ Guilherme_BMW

            Sim, mas esse aí (M1 Homage Concept) é um carro conceito feito em 2008 para comemorar o aniversário de 30 anos do M1.

            Infelizmente, nunca foi produzido.

            • http://www.noticiasautomotivas.com.br Roxmmp

              Infelizmente mesmo, que carro maravilhoso… como vários concepts da BMW que se perderam…

      • Eduvinhas

        vw new beetle, vw voyage, vw novo santana. fiat uno e por ai vai rsss uma coisa triller do michael jackson automotiva rsss

      • ToNemAi_

        Mustang nunca foi revivido, ele só nunca deixou de ser produzido, retire ele da sua lista.

        • 3ic

          mas como um redesign dos anos 60 este é valido na lista, assim como ocorreu com o camaro

          • ToNemAi_

            Discordo, se for o caso você deve colocar a kombi também e outros…

            • 3ic

              a kombi não é redesign, é sem-vergonhice..rs ja que permanece assim desde os tempos de jesus.

              o novo fusca seria um caso de redesign

              • ToNemAi_

                Novo fusca concordo, mas o q vc disse sobre o mustang não tem sentido, mas ok.

    • http://cacagrilos.blogspot.com Yuri_Chavez

      Nunca ouviu falar na Morgan né? :P

  • fschulz84

    Teria que ver em qual "segmento" ele se encaixaria…

    Pois acredito que no segmento de "Compactos Vintage", a Fiat já tem o 500 pra fazer este papel.

  • Mak06

    Hum…..para mim falta dar mais um tapa no desing.
    Tá certo que o tinha que manter os traços do antigo 147,mas ainda falto algo para os dias atuais.

    • ARTWO

      Pra que perder tempo com isso?um carro que so detonou a imagem da fabricante por esta bandas…..que descanse em paz!!!!!

  • Leandro1978

    Nunca fui fã do 147, mas esta releitura ficou interessante. Principalmente se voltasse como um modelo de entrada e não de nicho, como o 500, Fusca (este teve aquela releitura espetacular, se a VW seguisse a receita, ficaria mais interessante que o up!, mas isso é outra história) e Mini.

  • Vinicius AF

    Seria um compacto "premium" de luxo no Brasil, pela bagatela de R$60 mil, com o estepe no motor! uahuah

  • Diguinh0

    Interessante, porem o interior ta mto monótono!

  • salvibr

    Lindo, seria uma otima opcao pra brigar com UP!

  • vini_B

    Poderia ser aquele tal City Car que a Fiat está planejando, seria interessante uma releitura.

  • Uber
  • CanalhaRS

    Hoje, com nossa tecnologia, seria um bom produto, mas na época ele era uma porcaria.

  • JoaoPauloGT

    Está muito estranha essa frente dele.

  • yuri calmon

    Fantástico !!!

  • Supramagnus

    Bastante charmoso.

  • Moy

    Achei melhor que a releitura do fuca …
    Vamos ver se a FIAT fabrica ele. Acho difícil.

  • Tosca16

    Gostei muito da projeção, poderia sim ser feito pela FIAT mesmo que com outro desenho . Gostei muito do interior dele .

  • AmmmmmP

    Bem que ele tentou, mas acabou fazendo nada mais nada menos que um Chevette Hatch 1982. rsrsrs

  • johnnyburanelo

    puts que show,

  • kohlsgrün

    Muito bom, captou com perfeição o espirito da primeira geração. Por mim pode por na prensa e produzir. hahaha
    Precisamos mais mesmo de carros com mais personalidade e não só identidade de marca.
    Projectos assim gostaria muito de aprender a fazer, pelo menos virtualmente.

  • EuMeSmObYmYsElF

    será que se eu arrumar uma impressora 3D bem grande eu consigo fazê-lo? hahahaha.. ficou muito interessante mesmo..

    • Barneyatomico

      Ah meu amigo, do jeito que as coisas andam logo logo você consegue.

      • radiobrasilcombr

        Ja pensou… Pô, preciso imprimir um carro novo… aí vai na loja de "3d" do Google e baixa seu modelo preferido, personalizado.

        • Barneyatomico

          Bom, já conseguiram fazer um fuzil, que já disparou mais de 200 munições e ta funcionando perfeitamente (loucura, não?) Detalhe o cara que imprimiu a arma o fez na própria casa.
          Logo logo rola… haha

    • ARTWO

      consegue..so a casca!!!!!

  • mgbalbo

    Não sei se amo ou se odeio.

  • Magnão

    Lindíssimo e se um dia for comercializado eu vendo algum aqui de casa , quebro meu cofrinho e compro com certeza!!!!

  • Diggo

    Ficou interessante e com interior de carro popular mesmo, pela simplicidade.

  • CharlesAle

    Aprecio o esforço do designer,mas tem elementos desnecessários,como aquele capô descendo pelas laterais,essa "bunda"muito inclinada,e o painel esageradamente simples,mas valeu a idéia,só acho que para produção,teria de haver muitas mudanças…

    • EuMeSmObYmYsElF

      esses elementos "desnecessários" estão ali para lembrar o original, o painel simples segue uma linha clean que está chegando (veja o interior do novo classe A, é bem simples pra um carro de 100 mil) e serve também para lembrar o original.. não acho que, caso fosse produzido, necessitaria de muitas modificações

  • DSA_RatKillr

    Tá até bonitinho! A traseira lembra o Alfa Romeo Brera. Se vier pra cá e não fosse tão frágil como um legítimo FIAT até que comprava!

  • Hellvins

    legal!

  • rattrap587

    Muito bacana essa releitura.

  • Readgis

    Por que as montadoras não contratam entusiastas (com conhecimento técnico, claro) para desenhar seus carros. Tal qual fez a Honda quando contratou o cara que desenhou a nova revolução do Civic ( o "New" Civic).

  • AlceuF

    É tão engraçado isso… Quando um post é sobre a FIAT, o povo vem e mete pau na FIAT. Quando é sobre a VW, o povo vem e mete pau na VW.
    Minha conclusão é a seguinte: o pessoal dedica mais tempo aos posts da marca que odeia do que aos da marca que gosta.
    Sinal de inteligência. Só que não.

    • Fabio D.

      Criticar é moleza, meu caro… Isso vale pro site de carros, pra política, pro futebol, pra vida… Se juntar pra atacar, bater, é bem mais "legal" do que pra defender. Ou fazer uma leitura cuidadosa, justa, da coisa.

    • Castle_Bravo

      E sempre há os que reclamam dos que reclamam, pois reclamar é mais fácil, sempre. =)

  • oliveirajc

    Para vender aqui no Brasil, poderia deixar com a mesma mecânica antiga, inclusive com os sincronizadores tipo Porsche, que tornavam os engates mais duros. Aqui o que vende é "design", só.

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Roxmmp

    Seria legal, mas acho impossível a Fiat se interessar nele.
    Ainda acho que deveriam lançar uma versão Abarth da criança mesmo como conceito, ficaria show.

  • 14marcelors

    cara eu acho esse 147 mais bonito que o 500!

  • rodrigocher

    gente olha eu respeito a opniao alheia mas o pessoal aqui que opnia atacam sempre a fiat comentarios tolos e antigos gente a fiat nao é mais a mesma de 20 25 anos atras ela evoluiu muito e tanto que se tornou a maior montadora do pais passando a volkswagem lider por muito tempo no passado,minha familia sempre teve fiat e todos foram otimos e duraveis e economicos esse povo tem é inveja da fiat só pode;voltando um pouco a materia cara que lindo ficou esse new 127(147 por aqui no brasil inclusive meu pai teve um modelo gl 1979 prata lindao pra epoca)bem que poderia entrar em produçao adoro nostalgia moderna!

  • tasatanazio

    eu comecei a dirigir em um 147, deve ser por isso que ate hj nunca aprendi

    • Castle_Bravo

      Eu também! com 8 anos de idade no colo do meu tio, foi o primeiro carro que eu dirigi! mas não tenho boas memórias dele não.

  • fabio_augusto

    147…foi o primeiro e o pior carro que meu pai já teve, segundo ele mesmo rsrsrs
    Mas essa releitura ficou excelente. Acho que até despertaria uma "paixão" escondida no meu pai…

  • mademg

    quanto babaca

  • Jason

    As linhas são bem parecidas, mas mesmo assim, nada vintage. Deixem o carro descansar em paz.

  • W_Costa

    Nada a ver, não gostei, desse jeito vou começar a achar o 500 interessante, poderiam ter criado algo mais interessante pra (pelo menos) concorrer com o New Beetle, mas o que vale é a intenção, então…. continue tentando caro David.

  • Fabio D.

    Minha mãe teve um carro desses, era dos primeiros fabricados no Brasil, acho (lanterninha vermelha atrás, farol quadradinho com seta separada, etc). Comprou em 91, época de Collor, poupanças confiscadas, alguns baques familiares… enfim, apertou o bolso e saímos de Gols, Paratis, Monzas 0km todo ano para este carrinho "humilde". Mas tenho boas lembranças do carrinho… Eu era bem pequeno, mas lembro de quando ela chegou com o carro em casa. Eu o chamava de Fiat "Row" hahahahaha por causa do barulho do motor… Durou meses, infelizmente pegou fogo por vazamento de combustível… Era velhinho, custou pouco… não devia ter manutenção nenhuma, por isso incendiou.

    Tirando o a minha infância, do resto não tenho saudade alguma dessa época! auhHUAhuaHUAHU

  • IsrVasconcelos

    Muito interessante… Sempre achei o 147 um carrinho bem legal. O cara foi bem fiel as formas originais do carro, e mesmo assim conseguiu deixar ele bem moderninho. A lateral ficou perfeita.

  • Castle_Bravo

    Não entendi a parte do "início do isolamento" que o autor do matéria cita. O isolamento brasileiro começou com Kubitschek em 1956 que para incentivar a indústria nacional, fechou nosso mercado. Costume praticado até hoje.

  • Rochahofman

    Boa releitura desse designer europeu,mas,também ja vi a releitura do fiat 147 do Irmão do Décio.

  • CharlesAle

    gostei,mas a fiat deveria era sim fazer uma homenagem ao tempra..

    • mho

      Esse é mais fácil, basta lançar o Viaggio como Tempra com um 2.0 16v.

  • Rui

    Por fora esta brutal muito bem conseguido, por dentro falta algo está muito pobre/simplista

  • Marcelo-Furgoneta86

    Tomara que faça mesmo, 127 e 147 e quem venha pro BRASIL igual na Europa..rsrs ( meio dificil)
    …FIAT 147 Apovora ,não é igual akela bola redonda feia pra CAR#&**l¨@#&…huhuahuha

  • carlos

    bom d+ acho q é um carro q os mais antigos (vovôs e papais) vão adora espero q o preço não suba tanto , q eu compro um também .