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Fiat: Descontos na troca do diesel da Volkswagen por um equivalente da italiana

marchionne-chrysler

A Volkswagen se envolveu em um jogo perigoso ao usar ilegalmente um software para adulterar os dados de emissão de poluentes do motor diesel EA189. Por conta disso, suas finanças e a confiança do consumidor foram enormemente abaladas.
No cenário europeu, a situação agora toma mais um capítulo.

Sérgio Marchionne, que é um bom jogador, botou na mesa mais uma carta surpresa. Agora, os consumidores italianos (sim, pois a Fiat precisa recuperar-se dentro de casa) ganham descontos na troca de seu VW diesel usado (desde que listado entre os adulterados) por um diesel da FCA, com exceção de Maserati e Fiat Professional.

Os descontos variam de € 500 para o Panda até € 1.500 no caso do Jeep Grand Cherokee. A promoção vai até 31 de outubro e envolve toda a gama Fiat, Alfa Romeo, Jeep, Chrysler, Lancia, Dodge, RAM, etc. A ação de Marchionne parece bem esperta, mas não é exatamente assim que pensam os concessionários da Península Itálica.

De acordo com um lojista, a promoção é boa para impulsionar os carros do grupo ítalo-americano e ele pretende vender prontamente os carros com o desconto proposto na troca por um diesel da VW.

No entanto, o processo precisa ser mais claro, pois os usados alemães, após revisão do problema, deverão ficar menos potentes e com desvalorização adicional entre 10% e 15% em relação à tabela, sendo assim uma conta salgada demais para muitos revendedores locais.

[Fonte: IL Giornale]





  • Bruno Wendel Marcolino

    kkkkkkkk

    Fiat foi ligeira! Os caras não perdem tempo.

    • Marcelo Henrique

      Os italianos são bons negócio e de se adaptar ao mercado.
      Fizeram o Mille e em pouco tempo, graças a uma brecha que beneficiaria a Gurgel.
      Fizeram o Mille EP e o ELX quando a GM não estava dando conta de vender o Corsa.
      Fizeram a joint venture com a GM e no fim quem se beneficiou de verdade foi a Fiat.
      E por último comprou a Chrysler e a Tritec.
      Nem falo de Ferrari, Alfa ou Lancia pois não foi algo que vi.

      • FocusMan

        A Fiat do Brasil você quer dizer né?

      • Artur

        Acho que eles já foram bons de negócio… Afinal, já perderam a liderança do Palio (que somava dois modelos) para o Ônix (e provavelmente isso não tem mais volta, só se oferecerem descontos parrudos no Palio Fire), não trouxeram um câmbio automático decente para os seus modelos mais caros (Bravo, Linea, Dobló etc.) e continuam com motores defasados em relação à concorrência (nem cito os Fire, mas os Etorq poderiam muito bem receber comando variável de válvulas, MultiAir e dispensar o tanquinho à frio, por exemplo).
        Até a VW parece disposta a mudar (afinal, já possui motor nacional 1.0 com 3 cilindros, turbo e injeção direta, está nacionalizando o Golf etc.).
        Parece que a Fiat brasileira se acomodou com o lucro que adquire ao vender o que já oferece em sua gama de produtos e se “esqueceu” de atualizá-la.

      • Acha mesmo que a brecha iria beneficiar a Gurgel em detrimento da Fiat?
        A história é beeeeem outra….

        • Edson Fernandes

          Mas em teoria para a Gurgel conseguir se manter em epoca uma das coisas eram manter o beneficio da motorização…

          • Sim, mas por consequência, não objetivo. O lobby da Fiat pelo 1.0 é tão conhecido quanto da GM, Ford, VW, Mercedes, Chrysler e Renault contra o fabricante nacional.

            • Edson Fernandes

              Sem duvida, até porque a Fiat batalhou muito quando chegou no Brasil com o mesmo tipo de boicote.

  • Tosca16

    Algum entendido no assunto por favor me esclareça uma dúvida; Pelo que entendi o software ao saber que estava no teste de emissões diminuía a potência do motor para que limitado atendesse aos índices de emissões exigidos, então a correção seria a “ativação” do mesmo software em condições normais de uso, limitando a potência dos motores. Estou equivocado ?

    • V12 for life

      Não exatamente assim, o software muda vários parâmetros entre eles a potencia, e desliga tudo em modo normal, sem o software nada será desligado oque fará os carros se comportarem da mesma forma em qualquer situação.

      • Tosca16

        Pera lá, sem o software esse motor não atende as emissões, então tem que deixar ele ativado constantemente não acha ? E isso implica na mudança do comportamento deste motor, creio eu que sem “capar” ele não vai atender aos índices .

        • Alfredo Araujo

          Exato…
          Esse é o problema !!!

          Se a VW diz q os consumidores devem deixar a geringonça ligada, eles podem ser processados por vender gato por lebre.

          Ou eles podem fazer um recall enorme, para q os motores respeitem as normas ambientais… senão esses carros podem ser proibidos de rodar em alguns lugares da Europa e EUA… ou então se enquadram em uma faixa de imposto de licenciamento maior do q pagavam antes…

          Resumindo: A VW está fud&%#$ !!

          • Junoba

            Além de perder Bilhões de Euros em ações, e provavelmente uma multa cabulosa nos EUA.

            Aqui no Brasil também podiam aproveitar a situação e arrecadar dinheiro pro governo com multas, já que está ruim pra todo mundo…haha.

          • Edson Fernandes

            Ou irão fazer como um dono de Amarok que me pergunta isso: Se a minha precisar de fazer esse recalll, eu vou perder potencia?
            E eu respondi: Qual é o lado da corda mais fraco? Então diante disso, alguma coisa vai acontecer… para atender as metas ambientais, ou o motor fica mais frouxo ou mais beberrão.
            Então ele vem e me diz: “Ah vou deixar assim mesmo, ela anda bem e estou pensando em colocar um chip de potencia para andar mais”. Só coisas de Brasil? Não, pois na europa também existem chips que prometem economia e melhor desempenho.

        • V12 for life

          O software é ilegal, tem que ser retirado e uma nova programação com as mesmas limitações dele ativo tem que tomar seu lugar, ao menos é o mais lógico.

          • Tosca16

            sim a ideia é a mesma, a nova reprogramação eletrônica do mesmo deixará o funcionamento como se estivesse na anterior configuração ativado o software, isso quer dizer que a mesma limitação para os testes agora passará a ser o funcionamento padrão do mesmo . Trocando em miúdos, vc terá um veículo menos potente daqui por diante.

            • radiobrasil

              Resta saber o quanto isso vai alterar no desempenho do motor, potência, consumo… aí a VW resolve o problema da poluição mas vai ter problemas com os consumidores que compraram gato por lebre. A VW terá que fazer MILAGRA pra sair dessa sinuca!

            • Marcelo Henrique

              Menos potente e mais Gastão. Pois para reduzir o NOX, vai ser necessário trabalhar com mistura mais rica.

            • Deadlock

              Sim, acho que vai ficar no modo que usavam para enganar os órgãos ambientais, ou seja, o veículo vai utilizar uma mistura mais rica, diminuindo a temperatura na câmara de combustão e, assim, a emissão de NOX, mas aumentando a de CO2. A potência, na verdade, diminui um pouco, assim como o torque, segundo teste feito nos EUA, pois lá também tem meta de emissão de CO2.

          • celso

            Sou leigo no assunto, mas pelo que li em vários sites e até em alguns comentários de pessoas mais entendidas no assunto o software não é ilegal, a programação sim é que está irregular.

            • Junio Tavares Silva

              Amigo, software, nada mais é que um programa, ou seja, um monte de codigos escritos em linguagem de maquina para que o hardware interprete e siga as instruções de acordo com o que o programador projetou, ou seja software ou programa ou programação é tudo uma coisa só.

            • Junio Tavares Silva

              Na verdade, o nome correto dos “softwares” das centrais de gerenciamento seria Firmware. Não estou te corrigindo, ok, é só a título de informação.

              • celso

                Como escrevi acima: sou leigo no assunto.
                Toda informação mais esclarecedora é sempre bem vinda.

            • V12 for life

              O software foi criado pela Bosch para facilitar a descobrir as regulagens ideais mais facilmente, melhorando o desenvolvimento do motor, mas uso seu comercial como fez a VW é ilegal e a Bosch a alertou sobre isso, ou seja não é ilegal desde que não seja vendido nos carros que foi exatamente oque a VW fez.

              • celso

                Perfeito.

      • Tosca16

        Eu lí toda matéria, a mesma já me explica isso; vão perder potência sim e isso acredito que nenhum proprietário gostou de saber !

        • V12 for life

          Redução de potencia vai ter, a menos que a VW troque peças como o turbo.

      • Comentarista

        Amador. Vc está errado. Para se enquadrar na lei eles vão perder potência e torque. E não dee ser pouco.

        • V12 for life

          Leia toda a conversa antes de perturbar alguém com asneiras.

  • Henrique Schulz

    Não conseguem ganhar mercado com as próprias pernas, tentam ganhar com a falha dos outros. São fracos mesmo!

    • Marcelo Ceno Dutra

      Ia escrever exatamente isso kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Junior Gouveia

      Vão me crucificar com esse comentário, mas mesmo assim vou falar, o cara só fez aquilo que 90% dos seres humanos fazem, se aproveita da fragilidade do outro em beneficio próprio, vai me dizer que ninguém aqui nunca se fez valer dessa vantagem na compra de algo que desejava muito e viu no “desespero” do outro a oportunidade da vantagem.
      Me diz você Henrique, se encontrasse um cara vendendo um Golf GTI 2015 com apenas 7000 km por 70 mil por estar precisando muito da grana com extrema urgência, você não compraria?

      • Murilo Soares de O. Filho

        É a oportunidade, não está roubando e trapaceando ninguém.

        • Junior Gouveia

          É a mesma coisa a concorrência, não está roubando e trapaceando, apenas se aproveitando da oportunidade criada. É apenas uma “guerra” corporativa!

          • Não. É crime mesmo. E o fato de 90% das pessoas fazerem não torna legal.

    • Daniel

      ” Eu prefiro ser odiado pela concorrência do que ser adorado por ela ”
      Alexandre Rueger

      • edet

        Prefeito!

    • tiago

      HAha, que tal ganhar mercado com as próprias fraudes?? que acha disso?

      • Artur

        kkkkk boa.

    • Robinho

      kkkkkkk, verdade.

    • Murilo Soares de O. Filho

      Isso é negócio, não é caridade, incrível como podem defender a VW. Não é questão de ser a favor de um ou de outro, e não perceber o quanto foi desonesta a empresa.

    • André

      Se tivesse sido só uma falha técnica, ok, mas foi um crime doloso, houve a clara intenção de enganar os orgaõs públicos e os consumidores. Imagine se seu Golf estivesse com uma programação picareta e agora voce fosse obrigado a deixar a VW fazer um monte de mudanças no motor e trocar o catalisador e o carro ficar bem mais fraco, voce consideraria apenas uma falha? Isso foi o cúmulo da falta de respeito com a sociedade e a total falta de senso moral e ético. Esses alemães sempre acham que são muito mais espertos que os outros e fazem todos de idiotas. Desta vez se ferraram, aliás, outras também.

      • Artur

        Sem falar no tanto que o carro do cidadão vai desvalorizar no mercado. Eu não compraria um VW que apresentasse esse problema, mesmo sabendo que passou por um recall e teria sido corrigido.

    • celso

      Falcatrua virou falha ?

      • Fábio

        O cara tem avatar de Golf, não o levem tão a sério…

        • Henrique Schulz

          O que uma coisa tem q ver com a outra? Coloca teu avatar pra ver se podemos te levar a sério também?

      • Henrique Schulz

        Deve ter sido apenas a VW que fez essa falcatrua.

    • edet

      Isso é mercado. Se todas as montadoras focassem em atacar o calcanhar de aquiles da concorrente teríamos um mercado bem mais competitivo.

  • Aldo Raine

    Trambique do Trambique… eta eterno fieteiros

  • Jorge Castro

    O interessante no caso e q tem pessoas q defende uma montadora q por incopetencia instala um software para ENGANAR os orgaos ambientais e consumidores , como q fosse certa a atitude da montadora , depois reclamam da situaçao do pais

    • Artur

      Incompetência não, malandragem mesmo! :D

  • Alligator

    Náo adianta Sr Marchionne seus carros vão continuar sendo ruins e de baixa confiabilidade comparados aos do grupo VW

    • Fábio

      Confiabilidade não está mais no dicionário da VW. Aliás, já se foi a um bom tempo.

      • Marcus Fenix

        ahauahuahahaha Verdade, vai levar tempo até as pessoas sérias voltarem a confiar na VW, na América do Sul só vende carroças e na Europa e EUA carros que são gatos por lebre!

  • Bruce Wayne

    Um milhão de fanboys da VW hahahaha, o sujo falando do mal lavado.

    • fschulz84

      Parece até que abriram os portões do CarBlog e liberaram os hues

      • Tosca16

        acho que nem lá tá assim, aliás será que uma matéria destas será abordada lá ? Acho que no lugar vão por a 1214214145153432 avaliação do UP .

        • Stéfano

          Up! TSI dando pau em Ferrari, Lambo… kkkk

  • CorsarioViajante

    Este Marchionne gosta de uma oportunidade para polemizar e, lógico, alavancar as vendas. Aproveita a desonestidade inaceitável da VW neste caso para tentar impulsionar suas vendas.

    • tiago

      a ford adotou a mesma ação.

    • André

      Lamento pelos 600mil funcionários que não tem nada a ver com a falcatrua, mas a VW não pode ficar impune.

  • tiago

    A Ford fez o mesmo. Quem fabrica motores que não fraudam os testes tem mais é que pegar os consumidores enganados da VW.
    O que vocês não entendem é que a VW ganhou esses consumidores de forma rasteira, enquanto as outras, provavelmente, seguiram as regras a vw fraudou, oferecendo um motor mais potente e econômico, com a farsa desvendada, nada mais justo que as marcas que respeitaram as regra pegarem os consumidores.
    Nada a ver com ganhar mercado com as próprias pernas, como lí abaixo.

  • CanalhaRS

    Não sei quem vai trocar seu carro, que funciona perfeitamente (tirando a emissão), por um Fiat….hahahahaha. Esse Marchionne é um fanfarrão.

    • Bruce Wayne

      vai poder trocar por qualquer carro da FCA, não só Fiat.

    • saosao

      Eu devolvia fácil um Audi pilantra por um Alfa…

    • Junoba

      Não só Fiat como qualquer outro carro da FCA, como Alfa Romeo, Jeep, Chrysler, Lancia, Dodge, RAM, etc, como no próprio texto explica.

      • celso

        Aí já vale a pena trocar.

    • Junio Tavares Silva

      Resta saber como eles vão ficar depois da correção nas emissões, terão as mesmas potencia e torques dentro de uma faixa de giro aceitável? Hj são são eficientes tratando-se de desempenho, mas serão depois das mudanças?

      • Comentarista

        Hj tem mais potência e torque consumindo mais e poluindo mais. Após atualização eles vai beber menos, poluir menos e ter MENOS POTÊNCIA E TORQUE. Eles serão como o motor 1.8 da GM. Tem que ser amarrado pra ficar dentro da lei de emissões.

        • Marcelo Henrique

          Desde antes dos motores de injeção direta serem utilizados em larga escala já tinha estudos mostrando que estes produzem muito NOX se comparado com os carburados e com EFI com eletro injetores individuais no coletor de admissão.

          O problema é que a injeção direta trabalha com mistura pobre, ou seja, menos CO e CO2 serão emitidos porém mais NOX será feito. Para explicar com poucas palavras, o ar que respiramos possui mais Nitrogênio do que Oxigênio e se o motor trabalha com pouca gasolina é natural que o oxigênio resultante da queima vai se misturar com o nitrogênio formando NOX (NO ou NO2)

          A solução é retirar esse exploit do firmware e deixar a mistura levemente mais rica, ou seja, vai gastar mais e perder um pouco de potência pois vai trabalhar com uma temperatura menor num motor térmico.

          Mas assim, não acredito que um carro que fazia seus 30 km/l vai fazer menos de 28km/l e também não vai perder nem 5% de potência.

    • Marcus Fenix

      Chrysler, Jeep, Dodge, Alfa Romeo… Vários irão trocar!

    • Artur

      O problema é que o dono desse VW adulterado vai provavelmente “casar” com ele, pois ninguém vai querer comprá-lo no mercado de usados. O que eles estão fazendo é dando a oportunidade que esses donos lesados pela pilantragem cometida pela VW troquem seu veículo por outro automóvel e receba ainda um desconto na troca. Ademais, a Fiat é referência em termos de motores diesel na Europa.
      Também concordo que nenhum modelo atual da Fiat brasileira me atrai, mas os europeus tem opções bem mais interessantes lá.

  • Jad Bal Ja

    Ah é legal para a fabrica que vende os carros novos e não recebe os usados, mas é uma roubada para as revendedoras da Fiat que vão ter que ficar com os abacaxis da VW.

    • celso

      Vão ter que ficar e descascar os abacaxis pra depois tentar revender.

    • Marcus Fenix

      Se pudessem trariam esses abacaxis para o Brasil, Índia, Venezuela, Bolívia… e os primatas comprariam felizes da vida!

  • Murilo Soares de O. Filho

    Válido ou não é que Marchionne, está feliz da vida, Winterkorn está fora da VW e Ferdinand Piech, já não preside mais a VW. A desavença entre eles era pública.

  • FABIANO SCHMITHE

    compramos seu vw por peso de sucata , 0,10 centavos /kg !…

  • A vida do VW não está fácil…

  • Gian

    Eu adoro a troca de farpas entre o Marchionne e os executivos da VW.
    Os dois lados são muito criativos nas “espetadas”.

  • Eric Ribeiro

    FIAT tá é certa. Enquanto uns choram, outros vendem lenços.



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