Home Marcas Fiat Fiat Ducato 2.3 Multijet: Especificação do óleo lubrificante pode estar errada

oleo lubrificante especificacao pode estar errada no fiat ducato 2 3 multijet Fiat Ducato 2.3 Multijet: Especificação do óleo lubrificante pode estar errada




Lembra do caso da Fiat e a mudança do fornecedor de óleos lubrificantes da marca italiana? Então, agora é a vez do lubrificante dos veículos comerciais da marca não corresponderem aos dos parceiros de projeto.

Neste caso, estamos falando dos utilitários comerciais Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper. Para quem não sabe, os dois últimos são variantes do modelo italiano.

O leitor Bruno Felipe expôs sua desconfiança em relação ao óleo correto para a versão com motor 2.3 turbo diesel do Fiat Ducato, que difere do seu Boxer 2.3.

Na hora da compra do Boxer, Bruno ganhou 2 litros de óleo 5w30 originais da Peugeot. Depois de um tempo, ele ficou sabendo de problemas em motores 2.3 Multijet, como consumo excessivo, motor fumaçando, problemas de bico, entre outros. Detalhe, todos são Ducato 2.3.

Bruno verificou o manual da Ducato e lá constava 15w30, como especificação indicada ser usada, mas no seu Boxer era 5w30 ou 10w30. Ele perguntou na Peugeot e ninguém sabia de nada, sendo que o seu Boxer já tinha tido o óleo trocado três vezes e sem problemas.

Então, a Fiat está oferecendo aos clientes da Ducato 2.3 o óleo do motor 2.8? Segundo Bruno, os problemas que ele citou são oriundos da utilização de óleo errado no motor. No caso, como todos são Ducato, fica evidente que a Fiat se enganou na hora de indicar o lubrificante para o modelo 2.3.

Quem tem um Ducato 2.3 Multijet é bom ficar esperto e procurar se informar sobre esse detalhe. Bruno ainda diz que já ouviu comentários sobre um possível recall da Fiat por causa desse problema.

Agradecemos ao Bruno Felipe pelas informações.


  • http://intensedebate.com/people/jacquesNETTO Jacques_Netto

    Eita confusão… mais dor de cabeça pra Fiat…

  • Jacques_Netto

    Eita confusão… mais dor de cabeça pra dona Fiat…

  • http://intensedebate.com/people/Churrass Churrass

    Dando uma de gol agora

    • http://intensedebate.com/people/Snoop_Fox Snoop_Fox

      Também acho. E não duvido que alguém lucre com isso.

  • Marcus Andreussi

    tem cara de lorota, ja vi ganhar como brinde um monte de coisa, agora 2 litros de óleo?????

    • tnkbno

      Vai nessa…eu ganhei isso, fazer oq…
      A minha, até agora, sem nenhum sinal de problemas!

  • http://intensedebate.com/people/Paulo_Ricardo Paulo_Ricardo

    mas denovo poblemas com oleo dona fiat???

    1° foi o marea, agora o ducato…

    bom será se a linha iveco não estiver também comprometida.

    começo a imaginar se akeles problemas de borra no motor do palio fire antigo não teria sido specificação errada do oleo também.

    porém isso pode ser um problema tanto da fiat quanto da fornecedora selénia (agora petronas), não dá pra saber quem errou nisso aí.

    • Anderson

      dona volkswagen está ensinando as demais…

      • tnkbno

        virou moda…

  • http://intensedebate.com/people/Roxmmp Roxmmp

    eh blz, mas confusão para o consumidor brasileiro…. não seria a hora da Fiat e da Petronas entrem em acordo e verificar o que pode ser feito?
    PS: Achei que a Renault Master também fizesse parte do mesmo projeto, já que parecem ser identicos aos ooutros utilitários citados

    • tnkbno

      Sim, o motor é idêntico, agora, só não sei como anda seu sistema de lubrificação, vou até dar uma olhada num manual dela

  • http://intensedebate.com/profiles/pedroevandrom Pedro Evandro

    Nossa! Essa Ducato tá velha. Parece produto da virada dos anos 70/80 toda replasticada. Ficou feinha perto de algumas concorrentes.

    • tnkbno

      É…velhissima, né não?
      Primeiro, dá uma olhada na Sprinter de 1998 e na 2010, depois vem falar aqui.
      Pelo menos mudaram tudo na Ducato e cia.

  • dr fiat

    antes de levantar algum assunto, o sr bruno deveria se informar melhor, o oleo utilkizado na ducato 2.8 é o 15/40 e nao o 15/30… deixa disso cambada de farofeiros

  • jabulane

    o oleo da ducato é o 15/40 e nao o 15/30 como o sr bruno afirmou….. obs, nao duas motorizaçoes, 2.8 e 2.3

    • tnkbno

      Não senhor, na 2.3 o correto é o 10w40, não vá atrás da Fiat, pois não se deram ao trabalho de arrumar os manuais, só ferrando quem comprou e não soube.
      Eu afirmei 15w40 na 2.8, ele colocou 15w30.

  • Gabriel

    POr isso , qu eu digo:
    - Motor de verdade é AP!

  • Bruno Felipe

    Bom Dia!
    Informei o óleo 15w40, porém, acho que ele se enganou na hora de colocar no site.

    Marcelo, é verdade! O óleo usado nesses motores 2.3 é o 10w40, pelo menos na Peugeot e Citroen. Cuidado com a sua, pois esses problemas de fumaça, bicos, só ocorreram na Fiat.

  • nelson

    minha ducato 2.3 esta na scuderia em betimcom problema de bico fumaçando muito motor falhando acho bom ficar esperto

  • Luan

    eu tenho uma jumper da citroen eles colocam 10W40 e tem problemas de fumaça, bicosetc…

    • tnkbno

      Será que colocaram óleo 10w40 mesmo? Vc acompanhou a/as trocas? Fiquem espertos, pq o óleo 15w40 é a metade do preço do 10w40, então acabam colocando o mais barato.
      Da ultima vez que troquei, paguei 28,00 o litro do óleo, eu mesmo comprei, e mandei trocar fora, não confio muito em serviço de concessionárias.

  • tnkbno

    Queria que todos que tiverem ou que vão ter uma dessas vans modelo 2010 postassem aqui qual óleo usam, pra sabermos a dimensão do problema!

  • igor

    tenho uma ducato 11/12 2.3, o óleo usado é o CI-4 15w40 mineral , e tb tenho uma boxer 10/11 HDI, o óleo usado é o CI-4 10w40 semisintético, Qual óleo é o melhor para esse motor afinal, pois, como já disseram anteriormente esses números siguinificam a temperatura mínima para partida e a máxima. Para os especialistas, qual é o melhor para esse motor?

  • ERICK-ELLUZ

    Olha.. Quando comprei minha ducato 2010/11 e li comentarios na internet desse motor, eu quase nao dormia de tanto mal que falavam,, mas,, axo que quem fala mal, nao tem ducato 2.3 ,, nao sabe dirigir ou comprou uma muito rodada,,rodo em media 500 km todos os dias o carro faz mais media que carro 1.0(todos) pneu passa de 90 mil km , o carro é exelente nao tenho o q reclamar o oleo usado que eu uso é o top turbo 15w40 nao baixa oleo nao faz fumaça nada e troco com 10mil (todo mes).. entao eu axo que ta faltando alguma peça atraz do volante pra este carro funcionar bem. respeitando o torque maximo , e a potencia maxima, nao adianta subir no carro a celerar até 4 mil giro que nao vai durar mesmo.. QUEM QUER COMPRAR UMA 2.3 MULTIJET PODE COMPRAR QUE É UM CARRO EXELENTE , NA NOSSA FROTA É A MELHOR EM CUSTO OPERACIONAIS.

    • Siqueira

      É isso ai Erick, tenho uma 2.3 13/14, com 22500km troco o óleo na concessionaria a cada 7500km, muito econômica e anda muito, só tenho elogios para este carro, fui de São Paulo a Feira de Santana, fez 14.3 km/lts, 100/110 phr, achei muito econômica, excelente .

    • fred

      pneus andado 90 mil km na ducato ,conta outra panta-leão. kkkkkkkkkkk

  • shirlei

    Estou para trocar de veiculo,tenho uma ducato2.8 multi. Estou na duvida se troco por uma do mesmo modelo ou uma jumper 2.3. Qual a melhor???

  • https://www.facebook.com/ademilsomarques.marques Ademilso Marques Marques

    Tenho uma jumper (Citroen ) 2011 que acendia a luz da injeção e apagava o motor. Levei a concessionaria em Aracaju-SE porque eles teriam como testar a parte eletrônica, cobraram R$ 180.00 para dar o orçamento, autorizei e o resultado foi que teria que trocar o tanque de combustível, bomba de combustível e a bomba de alta seria enviada para ser avaliada na Bahia se reprovada teria que ser substituída e o orçamento ficou R$ 14.000.00 ia demorar 30 dias. paguei os 180 e retirei o carro para tentar resolver o problema. Sou mecânico e iniciei testes para detectar o problema. após 3 dias consegui resolver o problema gastando R$ 120.00. proprietários de Ducato, Jumper, e outras van com o mesmo tipo de motor e o mesmo problema entrem em contato comigo. meu email. admsos@bol.com.br

  • nelson

    a minha 2.3 2010 com 32 mil km rodado esta na scuderia com problema no bicos e motor falhando

  • tnkbno

    Ainda não ví nenhuma Boxer/Jumper com problemas de bicos e de consumo excessivo de diesel, sinal que só a Fiat cagou nos panos…

  • tnkbno

    Eu já ví umas 5 ou mais com problemas

  • tnkbno

    Isso mesmo, a minha usa 10w40 original ELF