Home Marcas Fiat Fiat Ducato 2.3 Multijet: Especificação do óleo lubrificante pode estar errada


oleo lubrificante especificacao pode estar errada no fiat ducato 2 3 multijet Fiat Ducato 2.3 Multijet: Especificação do óleo lubrificante pode estar errada




Lembra do caso da Fiat e a mudança do fornecedor de óleos lubrificantes da marca italiana? Então, agora é a vez do lubrificante dos veículos comerciais da marca não corresponderem aos dos parceiros de projeto.

Neste caso, estamos falando dos utilitários comerciais Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper. Para quem não sabe, os dois últimos são variantes do modelo italiano.

O leitor Bruno Felipe expôs sua desconfiança em relação ao óleo correto para a versão com motor 2.3 turbo diesel do Fiat Ducato, que difere do seu Boxer 2.3.

Na hora da compra do Boxer, Bruno ganhou 2 litros de óleo 5w30 originais da Peugeot. Depois de um tempo, ele ficou sabendo de problemas em motores 2.3 Multijet, como consumo excessivo, motor fumaçando, problemas de bico, entre outros. Detalhe, todos são Ducato 2.3.

Bruno verificou o manual da Ducato e lá constava 15w30, como especificação indicada ser usada, mas no seu Boxer era 5w30 ou 10w30. Ele perguntou na Peugeot e ninguém sabia de nada, sendo que o seu Boxer já tinha tido o óleo trocado três vezes e sem problemas.

Então, a Fiat está oferecendo aos clientes da Ducato 2.3 o óleo do motor 2.8? Segundo Bruno, os problemas que ele citou são oriundos da utilização de óleo errado no motor. No caso, como todos são Ducato, fica evidente que a Fiat se enganou na hora de indicar o lubrificante para o modelo 2.3.

Quem tem um Ducato 2.3 Multijet é bom ficar esperto e procurar se informar sobre esse detalhe. Bruno ainda diz que já ouviu comentários sobre um possível recall da Fiat por causa desse problema.

Agradecemos ao Bruno Felipe pelas informações.


Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.