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Fiat ESV 1500 foi um estranho e diminuto sedã italiano

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Ele parecia um Fiat 147, só que com porta-malas saliente, porém, bem menor. Em 1972, a montadora italiana apresentava no Salão de Turim o conceito E.S.V. 1500. O chamado Experimental Safety Vehicle foi um projeto para vislumbrar o carro urbano mais seguro do mundo.

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Tal modelo deveria ser vendido somente na década de 80. Para ajudar a Fiat, a agência americana National Highway Safety Bureau (NHSB) desenvolveu em conjunto com o fabricante, tecnologias que poderiam ser implementadas em carros pequenos, focando na proteção dos ocupantes.

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Daí surgiu o Fiat ESV 1500, que teve três modelos propostos e em torno de 47 protótipos construídos. Com 3,41 m de comprimento, 1,39 de largura, 1,37 de altura e 1,84 de entre eixos, o pequenino sedã tinha duas portas e quatro lugares. O peso vazio era de 680 kg.

O motor era traseiro, assim como a tração, tendo dois cilindros e 594 cm3, entregando apenas 20 cv. A mecânica era herdada do Fiat 500. No visual, chamava atenção os para-choques estranhamente pronunciados e construídos em espuma de poliuretano. Protetores plásticos também envolviam outras partes do veículo, passando a impressão de maior resistência.

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O ESV 1500 teve 13 exemplares construídos para testes. Apesar disso, a Fiat se convenceu de que ele poderia oferecer mais. Então ela construiu o ESV 2000 (foto acima), que tinha motor bem maior, 1.3. Este modelo era derivado do Fiat 128.

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Por fim, o ESV 2500 (foto acima) era herdeiro do clássico 124, mas com carroceria modificada a ponto de parecer com o Peugeot 304. Tudo acabou em 1974, mas a Fiat tirou boas lições do projeto, úteis para os próximos compactos da década seguinte.





  • Tomtilt

    “Estranho” foi bondade do NA hein? Esse carrinho era cabuloso ao extremo.

  • Marco Aurelio

    Papi !!!!!!

    • Lucas Furtado

      Kkkk de volta para o futuro.

    • Alvaro Guatura

      O correto seria a linha adventure

      • Mumm Rá

        A semelhança não é uma mera coincidência

    • Ronaldo Santos

      Luke, eu sou seu pai!!!!!!!!! kkkkkkkkk

    • Ubiratã Muniz Silva

      caí pra trás de rir! Kkkkkkkkkk

    • Pedro Cunha

      HEY CARA, TEM UM POUCO DE CARRO NESSES SEUS PLÁSTICOS AÍ!

  • Mr. Car

    Querida, encolhi o Fiat Oggi! He, he!

  • Lucas Furtado

    Então foi daí que surgiu os carrinhos de bate bate?

  • Tosoobservando

    A profusão de plasticos dos modelos Fiat surgiu dae?

    Uma pergunta: essa semana esta sendo da Fiat, é alguma homenagem?

  • Mumm Rá

    Agora sabemos de onde veio a influência para a Palio Weekend Adventure

  • Mumm Rá

    Agora sabemos de onde veio a inspiração para a Palio Weekend Adventure

  • zekinha71

    Esses para choques tinham uma aerodinâmica maravilhosa, era só tirar o pé do acelerador e o carro devia parar.
    E a FIAT é lenta mesmo já tinha os Adventures criados e demorou décadas pra lançar.

  • fbl

    Fubica braba

  • Zé Mundico

    Agora a gente sabe de onde veio o Lego.

  • mjprio

    Os projetos ESV foram muito comuns na Europa do final dos anos 60 até o meio dos anos 70. Participaram, além da FIAT, a Volvo e a MB, que eu me lembre agora. Os carros eram , de fato, estranhos, e tinham esses parachoques parrudos mesmo. Os carros não tinham proposta de serem bonitos ou sequer serem vendidos em série, mas sim serem laboratórios de novas experiências em termos de segurança automotiva.

    • Ubiratã Muniz Silva

      aliás, nos anos 70 e 80 havia muitos conceitos “estranhos e interessantes”.

      quem lembra do Santana Tecno II ?

  • Pedro Cunha

    Não seriam os primeiros protótipos dos modelos fiat adventure?