Home Marcas Chevrolet Fiat Idea, Chevrolet Meriva e Nissan Livina disputam o mesmo segmento, qual...

fiat idea Fiat Idea, Chevrolet Meriva e Nissan Livina disputam o mesmo segmento, qual é a melhor?




A Fiat Idea e a Chevrolet Meriva agora tem uma concorrente de peso no seu exato segmento, o das minivans. Habitam ali na faixa dos 40.000 a 45.000 reais, em suas versões mais baratas, e dispertam a atenção de muitas famílias que precisam de um espaço bom para todo mundo, mas não tem condições de pagar 60.000 a 70.000 reais em uma minivan maior e mais completa.

Elas tem versões mais equipadas e mais caras, mas as mais em conta são as que sempre são mais procuradas e vendidas. Elas estão em um segmento que já tem os equipamentos mais interessantes, pelo menos ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos.

A exceção fica por conta da Fiat Idea, que tem preço inicial menor, de 39.100 reais, mas que é ilusório, pois ninguém compra uma Idea sem ar-condicionado. Como esse acessório eleva o preço dela em 4.000 reais, o preço final fica em 43.000, contra similares 43.500 da Meriva e 46.690 da Livina, que custa mais caro, mas tem alguns equipamentos a mais.

chevrolet meriva 2009 argentina 1 Fiat Idea, Chevrolet Meriva e Nissan Livina disputam o mesmo segmento, qual é a melhor?

Ela entrega airbag para o motorista de série, espelhos elétricos, motor 1.6 16v mais potente e garantia completa de três anos. Isso sem contar o seguro, que é mais em conta que na concorrência.

Mas aí fica aquela divisão de pensamentos. A Nissan Livina tem todas essas vantagens, mas é um modelo novo, recém-lançado. Para alguns isso é novidade, já para outros é complicador. Você não acha concessionária Nissan em todos os lugares que acha da Fiat e da Chevrolet. E também tem o fato de que a Livina tem um visual meio anos 90.

Mas vamos ao grupo de vantagens e desvantagens de cada modelo. Primeiramente falando da Fiat Idea. Ela tem um interior bem pensado para famílias maiores, talvez com crianças pequenas, com vários porta-objetos e um espelho interno que mostra tudo que acontece lá atrás.

 Fiat Idea, Chevrolet Meriva e Nissan Livina disputam o mesmo segmento, qual é a melhor?

Tem piso plano e três encostos de cabeça atrás. Computador de bordo é de série e o limpador traseiro liga quando se engata a ré. Só que a Idea é menor. No entre-eixos tem 12 centímetros a menos que as outras duas. Seu motor de 81 cavalos sofre para acompanhar Meriva e Livina.

Agora falando um pouco da Nissan Livina. Ela é novidade, e tem um motor muito bom, que entrega 108 cavalos de potência, pouco a mais que a Meriva, mas com um comportamento mais elástico, graças a suas 16 válvulas.

Se ela é maior que a Meriva, é bem maior que a Idea, nada menos que 25 centímetros. O porta-malas de 449 litros tem pelo menos 60 litros a mais que as outras duas minivans. E tem também os pontos que já falamos, airbag de série e espelhos elétricos, além da garantia de três anos.

E finalmente, a Meriva 1.4 Econo.Flex, com até 105 cavalos de potência. Ela sofre com o acabamento ruim de todos os Chevrolet vendidos no Brasil atualmente. A vantagem fica no desempenho, ótimo para um motor 1.4, apesar de o consumo ser um pouco mais elevado que o da Idea.

Os tradicionalistas, que pensam em manutenção barata e facilidade de encontrar concessionárias, e também facilidade na hora da revenda, deverão preferir a Meriva.

E você, qual prefere?



Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.