Home Marcas Chevrolet Fiat Idea, Chevrolet Meriva e Nissan Livina disputam o mesmo segmento, qual...

fiat idea Fiat Idea, Chevrolet Meriva e Nissan Livina disputam o mesmo segmento, qual é a melhor?




A Fiat Idea e a Chevrolet Meriva agora tem uma concorrente de peso no seu exato segmento, o das minivans. Habitam ali na faixa dos 40.000 a 45.000 reais, em suas versões mais baratas, e dispertam a atenção de muitas famílias que precisam de um espaço bom para todo mundo, mas não tem condições de pagar 60.000 a 70.000 reais em uma minivan maior e mais completa.

Elas tem versões mais equipadas e mais caras, mas as mais em conta são as que sempre são mais procuradas e vendidas. Elas estão em um segmento que já tem os equipamentos mais interessantes, pelo menos ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos.

A exceção fica por conta da Fiat Idea, que tem preço inicial menor, de 39.100 reais, mas que é ilusório, pois ninguém compra uma Idea sem ar-condicionado. Como esse acessório eleva o preço dela em 4.000 reais, o preço final fica em 43.000, contra similares 43.500 da Meriva e 46.690 da Livina, que custa mais caro, mas tem alguns equipamentos a mais.

chevrolet meriva 2009 argentina 1 Fiat Idea, Chevrolet Meriva e Nissan Livina disputam o mesmo segmento, qual é a melhor?

Ela entrega airbag para o motorista de série, espelhos elétricos, motor 1.6 16v mais potente e garantia completa de três anos. Isso sem contar o seguro, que é mais em conta que na concorrência.

Mas aí fica aquela divisão de pensamentos. A Nissan Livina tem todas essas vantagens, mas é um modelo novo, recém-lançado. Para alguns isso é novidade, já para outros é complicador. Você não acha concessionária Nissan em todos os lugares que acha da Fiat e da Chevrolet. E também tem o fato de que a Livina tem um visual meio anos 90.

Mas vamos ao grupo de vantagens e desvantagens de cada modelo. Primeiramente falando da Fiat Idea. Ela tem um interior bem pensado para famílias maiores, talvez com crianças pequenas, com vários porta-objetos e um espelho interno que mostra tudo que acontece lá atrás.

 Fiat Idea, Chevrolet Meriva e Nissan Livina disputam o mesmo segmento, qual é a melhor?

Tem piso plano e três encostos de cabeça atrás. Computador de bordo é de série e o limpador traseiro liga quando se engata a ré. Só que a Idea é menor. No entre-eixos tem 12 centímetros a menos que as outras duas. Seu motor de 81 cavalos sofre para acompanhar Meriva e Livina.

Agora falando um pouco da Nissan Livina. Ela é novidade, e tem um motor muito bom, que entrega 108 cavalos de potência, pouco a mais que a Meriva, mas com um comportamento mais elástico, graças a suas 16 válvulas.

Se ela é maior que a Meriva, é bem maior que a Idea, nada menos que 25 centímetros. O porta-malas de 449 litros tem pelo menos 60 litros a mais que as outras duas minivans. E tem também os pontos que já falamos, airbag de série e espelhos elétricos, além da garantia de três anos.

E finalmente, a Meriva 1.4 Econo.Flex, com até 105 cavalos de potência. Ela sofre com o acabamento ruim de todos os Chevrolet vendidos no Brasil atualmente. A vantagem fica no desempenho, ótimo para um motor 1.4, apesar de o consumo ser um pouco mais elevado que o da Idea.

Os tradicionalistas, que pensam em manutenção barata e facilidade de encontrar concessionárias, e também facilidade na hora da revenda, deverão preferir a Meriva.

E você, qual prefere?


  • mano

    Atualmente tenho uma Marea Weekend 2.4 HLX (é a minha segunda Marea e terceiro Fiat). Prefiro peruas mas se tivesse que escolher entre uma dessas minivans eu iria de Nissan pois o custo/benefício dela parece ser o melhor das três. Deve-se também levar em consideração que a Idea está para ter alterações de estilo (um pequeno face-lift mas que já desvaloriza as versões anteriores) e a Meriva não tem muito futuro (como a marca).

    Mas ainda prefiro uma perua que uma minivan. :drinkk:

  • HUGO

    pow eber boto logo a foto de um fiat :trowup: :trowup: :trowup: :trowup: :trowup: :trowup:

    1°livina
    2°meriva
    3°SPACEFOX
    4°e fiat eca( a marca que só sabe botar perfumaria nos carros…amigo eu trabalho em uma dessas empresa de esquina:vc querchave que fala,supençao a ar,dvd,gps va la em ANDRER CARRO VC QUER CARRO(MOTOR,CAMBIO,PLATAFORMA) È VOLKSWAGEN

    boa tarde!

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      spacefox não é minivan meu caro amigo.

      • Fernando

        Éber,
        Nem Livina, Meriva e Idea são minivans
        Esse comparativo é de MONOVOLUMES, pelo menos é o Que diz a FIPE

        • Ricardo

          Certo, mas a própria VW anuncia a Spacefox como uma station-wagon, uma perua. E se formos ver a fundo, hoje em dia monovolume deixou de ser sinônimo de mini-van. O Honda Fit é um exemplo, é um mero hatch premium na Europa, lá ninguém o vê como concorrente de Meriva e Idea diretamente.

          • Ashusckenko

            Concordo com Você

            E Mudando de Assunto, Aqui é a Disputa Entre Idea, Meriva e Livina Não Coloquem Outros Carros no Meio Dessa Briga :assob: :assob:

            Principalmente o SpaceFox :clown:

    • peuooo

      Gostei de suas colocações, mas prefiro a spacefox q a meriva.

      1º Livina
      2º Spacefox (mesmo com todos os seus plasticos, axo ela mui linda)
      3º Meriva
      4º Idea (a q eu menos gosto de todas, não faz meu estilo em nada, alias.. ela eh bem sem estilo mesmo…)

      • peuooo

        mesmo sabendo q a spacefox não é minivan… mas pela altura… ateh q dah pra colocá-la na disputa com as minivan (c a fiat diz q a palio adventure é um quase “suv”, pq naun a spacefox é uma quase “minivan”???

    • WILBER

      Faço minhas as suas palavras!

    • Dodge

      Spacefox minivan? Aquilo é um cruzamento de station wagon com minivan e ficou algo no meio do caminho! :banana: O pior é aquele prolongamento das lanternas traseiras! Aquilo cai igual aos retrovisores do Punto caiam quando ele foi lançado! KKKKKK! Um desastre! Difícil ver uma na minha cidade que esteja com as lanternas traseiras inteiras! :trowup:
      O Idea é show, principalmente c/o Sky-Dome! Mas a LIVINA vence no custo benefício! Oferece mais que as outras duas! :drinkk:

    • Commando

      Lamentável colocar uma carro tão vagabundo como Spacefox aí no meio. Primeiro pq ela não é minivam, 2º pq ela é um lixo que custa quase 50.000. Por um pouco mais pego um Megane GT que é infinitamente superior…

      Dos 3 escolho Livina é claro, mas o problema é que essa Livina é muito feia.

  • Ciro

    A Idea tem esse teto aqui? Esse não é o sky window é?

    • Filipe Augustus

      Tem sim!!!!
      Chama-se Sky-dome…
      é o msm do Punto!!!
      e do futuro Fiat Bravo….
      O Linea bem que poderia ter esse teto tbm!!!!
      Mais falando das 3….
      Eu acho o Idea mais bonito só que ficaria com a Livina!!!!

      =D

  • Ciro

    Pra mim, minivan tem porta de correr.

  • felipe

    eu prefiro a nissan livina acho eu mais bonita de todas!! :clapp:

    • Yasu

      Não acho ela mais bonita mas acho que o custo benefício é o melhor, sem contar os 3 anos de garantia.

      Agora tem um erro de português nesse texto.

      É despertam e não “dispertam” como está escrito

      • Ricardo

        E apesar da matéria citar que por ser novidade, muita gente não teria tanta confiança (ainda) na Livina, devo lembrar que ela é baseada na plataforma de Logan/Sandero, com o qual compartilha mecânica, suspensão e sistemas auxiliares. Ou seja, é um carro robusto sem dúvida alguma. Pena que o acabamento não seja tudo aquilo, mas o dos concorrentes é fraco também. Além disso a Livina é maior atrás, tem portas com melhor ângulo de abertura e acomoda melhor do que todos passageiros no banco traseiro (recomendo que vejam o carro na concessionária e comparem!).

  • Edgard

    O que eu achei bacana no Livina é o bocal do reservatório de gasolina para a partida a frio. Você não precisa abrir o capô e ele não é grosseiro como nos Honda. Ele tem um bocal discreto no acrilico que abriga os limpadores. Ponto para a criatividade.

  • rafael.pereira

    Nossa, que estranho…. a Meriva tá bonita nessa foto!

    Gosto da Idea, apesar das opções de motorização. A Livina me passa uma impressão de carro simples, talvez pelo visual, não sei, mas parece ter bastante conteúdo (tem airbag de série!). Já a Meriva… o único atrativo é o econo.flex, fora isso nada me atrai naquele carro.

  • guilherme

    no comparativo do carroonline eles deram como vencedora a meriva, mas só entre ela e a livina

    • Ricardo

      Meriva é bom, mas com motor 1.4 é bem barulhenta, o ronco invade a cabine com força a partir de 3.000 rpm. Ficaria com a versão 1.8, cujo consumo não é tão diferente, mas ao menos é mais silencioso. Agora não se compara com o ótimo motor 1.6 16v da Livina, essa sim dá gosto acelerar pela suavidade!

  • Markito

    Sou mais Livina;
    Mais Motor;
    Mais tecnologia;
    Enquanto corsatec uma bos…….*******ta!
    Beberrona!
    Fiat?
    Nem pensar!!!!

    • guilherme

      le aqui : http://www.carroonline.net/index.asp?codc=3108

      agora me diz quem é a beberrona

      e as duas desenvolvem praticamente a mesma, isso que a meriva só tem 8 válvulas

      o bosta do corsatec com cilindrada menor e 8 válvulas tem praticamente a mesma potência que o moderníssimo motor da nissan

      • Ricardo

        Sim, mas dirija os dois e tire suas conclusões. O 1.4 do Meriva é áspero, barulhento, o ronco incomoda acima de 3.000 rpm. Depois dirija a Livina 1.6 16v. É muito suave em qualquer rotação, dá gosto elevar o giro e ver o motor desenvolver liso, sem vibrações e com barulho discreto. Nem se compara!

  • Mirax

    Apesar da Livina não ser nenhuma Brastemp no desenho, acho a Livina com um desenho melhor que a Meriva. Desde que a Meriva foi lançada, não houve nenhuma mudança brusca para modernizá-la.

    Só que a Nissan poderia ter feito algumas melhorias na Livina, como regulagem de altura dos bancos, dentre outros.

  • Rogerio

    MERIVA :cool:

  • Joseph

    Nenhuma é minivan…. são monovolumes…. minivan é a grand caravan por exemplo….

    mesmo assim…

    Livina neles!

    • tiago

      concordo que nem uma é minivan. Mania que a gente tem de colocar carros em categorias não condizentes com suas qualidades. Minivan tem que ter porta de correr, tipo Gran Caravan. Se for assim, coloca o New Fit nessa categoria, que por sinal é bem mais bonita que qualquer uma dessas, o problema é o preço que definitivamente não condiz com que o carro entrega. Outra “minivan” que é show é o C4 Picasso, só que 84 mil, é pedir pra encalhar no estoque. Quanto as três do post, fico com a Livina, sem dúvida. O pessoal critica o visual dela, como se Idea e Meriva fossem uma obra prima do design. Essa categoria tem muito o que evoluir nessa matéria. Atualmente, todos são sem sal e nessa faixa de preço prefiro um sedã usado de categoria superior, tipo Sentra que encontrei aqui em Campinas por 42 mil.

  • betho

    Livina com certeza… Nem acho ela feia, inclusive imagina ae uma na cor preta… Pow deve ser lindona..
    Gosto da idea e meriva, mais acho q ja estao cansadas..

  • Robinho

    1º) Nissan Livina
    2º) Nissam Livina
    3º) Nissam Livina

    porquê?

    não gosto muito de Fiat e acho a Meriva feia…

    Ok, isso é a MINHA opnião !

  • Robinho

    1º) Nissan Livina
    2º) Nissan Livina
    3º) Nissan Livina

    porquê?

    não gosto muito de Fiat e acho a Meriva feia…

    Ok, isso é a MINHA opnião !

  • matheus medeiros

    Por quê não colocaram o FIT…. :??:

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      ele não é minivan, tá mais pra hatch.

      • Ricardo

        Na Europa é conhecido como um hatch premium.

    • marcelo

      Com o preço do Fit ? Nem dá p comparar mais !

      E o bichinho ainda desaparece se coloca-lo perto da Meriva !!!

      Honda e Toyota vende apenas pelo nome… “Japão” ! Tradicionalmente, brasileiro acha q tudo de lá, é o “melhor” !!!

      Honda pode por Civic a 100 mil reais… E ainda vai vender !!

  • helmygalindo

    Ontem estava conversando com um amigo taxista que comprou uma Meriva. O acabamento é deplorável de verdade, o suporte do som quebrou quando ele foi colocar o aparelho, não aguentou o peso e o acabamento das portas trincou quando ele foi instalar os auto-falantes… é muito plástico duro e seco mesmo! com 2 meses de uso, já esta cheia de ruidinhos secos.

    Mas em termos de mecanica e manutenção é um exelente carro. O desempenho é fantástico pra um 1.4 e se vc souber pisar, ele se torna bem economico.

    A Ideia é mais atraente no design e tem um melhor acabamento, mas em termos de desempenho perde feio pra o Meriva. sem falar tambem no porta-malas que é bem maior na minivan da GM.

    conclusão:

    Se vc busca mecanica boa e manutenção barata… Vá de Meriva
    Se vc busca design moderno, conforto e bom acabamento… vá de Ideia

    O Ideal era a meriva com o acabamento antigo das primeiras versões… mas a Gêeme é fogo!

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      tenta não clicar em enviar o comentário mais de uma vez. tem quatro comentários iguais seus nessa página. como o NA tem um sistema de cache, ele não mostra na hora o comentário enviado. mas ele foi enviado mesmo assim.

      • helmygalindo

        Eber, juro só enviei uma vez… saiu o comentário de um cara tb 2 vezes.

    • Junior

      Fala para o seu amigo taxista levar o carro em um instalador de som que saiba fazer o serviço. Meu filho já teve vários carros e sempre equipou com sons potentes (coisa de 2 subw., 2 módulos, alto falante 6×9) e nunca tivemos problemas com o acabamento de nenhum dos carros.. isso por que ele já teve corsa, gol e celta…

      Quanto aos barulhos, é muito estranho carro da GM fazer barulhos, minha esposa tem uma meriva 2006 que estou tentando trocar faz quase 1 ano e ela não deixa de tanto que gosta do carro.

      Melhor seu amigo taxista rever o tratamento que dá para o carro.

  • helmygalindo

    Ontem estava conversando com um amigo taxista que comprou uma Meriva. O acabamento é deplorável de verdade, o suporte do som quebrou quando ele foi colocar o aparelho, não aguentou o peso e o acabamento das portas trincou quando ele foi instalar os auto-falantes… é muito plástico duro e seco mesmo! com 2 meses de uso, já esta cheia de ruidinhos secos.

    Mas em termos de mecanica e manutenção é um exelente carro. O desempenho é fantástico pra um 1.4 e se vc souber pisar, ele se torna bem economico.

    A Ideia é mais atraente no design e tem um melhor acabamento, mas em termos de desempenho perde feio pra o Meriva. sem falar tambem no porta-malas que é bem maior na minivan da GM.

    conclusão:

    Se vc busca mecanica boa e manutenção barata… Vá de Meriva
    Se vc busca design moderno, conforto e bom acabamento… vá de Ideia
    Se vc busca novidade retrô.. vá de nissan, mas não acho uma boa compra a longo prazo!

    O Ideal era a meriva com o acabamento antigo das primeiras versões… mas a Gêeme é fogo!

  • andre

    Meriva empatada com Livina…pq só quem conhece a FIAT de dentro sabe que não se deve comprar!!!

  • CARLOS

    É VERDAE CARA A EU ODEIO A FIAT

    PQ A FIAT É A MAIS RAPIDA EM LANÇAMENTOS E AS OUTRAS NÃO???

    RESPOSTA PQ A FIAT FAS TUDO A CUNHAO E AS OUTRAS TESTÃO,TESTAO PRA DEPOIS COLOCAR NAS RUAS!!!

    FIAT NEM EM SONHO!!!

    1°SPACEFOX PQ EU TB ACHO LINDA
    2°MERIVA 3° LIVINA

    E 4°…

    • MM

      Testão seria uma testa grande? Aliás, o que seria “fas tudo a cunhao”?

      Em tempo: SpaceFox não é monovolume. É uma “perua”, sucessora da Parati.

      • Mark

        excelentes perguntas!! :drinkk:

  • edson

    Quando o cara é fanático pela VW tenho que concordar que o conjunto mecânico (motor, câmbio, suspensão) exceto Gol g4 e derivados são referências no mercado, Fiat é referência em conforto, acabamento e mimos tecnológicos encontrados somente nos carros de categoria acima quando são oferecidos nos concorrentes e mesmo assim como opcional, Ford também pelo conjunto mecânico (motor, suspensão) exemplos válidos comparando entre as 4 grandes nacionais. Agora o cara ser fanático pela Chevrolet no Brasil atualmente é de envergonhar, única das 4 grandes no país sem nenhum produto em sintonia com a matriz tanto mecanicamente como esteticamente. A Meriva está quanto tempo no mercado sem mudança? Essa marca de fato só fabrica velharia no país. Aliás toda linha GM fabricada no Brasil não seria competitiva em qualquer país desenvolvido, se estiver errado que comprovem. Não é à toa que ela perde participação a cada mês atraindo cada vez menos consumidores. Essa marca vive do passado glorioso. Parabéns FIAT, VW, FORD que acreditam de fato no país e lançarão novos motores em sintonia com a matriz e permitindo que andemos em carros que podemos comprar com o mesmo prazer de acelerar que os europeus enquanto essa GM insisti em requentar os motores da década de 80. Se fosse tão bom e competitivo como os fãs dizem ela continuaria usando em países desenvolvidos que não é o caso. O pior é que os fanáticos defendem dizendo que isso é demonstração de respeito ao consumidor. Que piada, bom para esse fabricante que nunca vai precisar trocar os motores com bloco da década de 80 e investir rios de dinheiro na tropicalização e fabricação de motores de primeiro mundo como as outras 3 estão fazendo.
    Quanto aos carros logicamente que a Meriva seria a última opção, enjoa ver e andar sempre com o mesmo carro a vida inteira. Ainda que fosse carro de trabalho até seria aceitavel mas como não é este o caso… Gosto é pessoal assim como na minha opinião o design da Meriva já está mais que batido, é o carro menos equipado sem nenhum tipo de regulagem para o motorista, etc.

    • Dodge

      Humilhou… :drinkk:

    • ricardo78scs

      Resumindo, a Meriva é melhor. Continue com seu Uno.

  • IGAUM

    Dentre esses modelos apresentados, eu ficaria com a Livina e mais pelo motor mais adequado.

    A Idea é legal e tem bom acabamento, mas esse motor de 81cv rende bem no Palio e na Strada, por exemplo (a Strada pesa 1030Kg)… mas na Idea que pesa quase 1.300Kg…realmente fica dificil.

    O melhor para a Idea seria o 1.8, mas esse já esta passando da hora de ser aposentado.

    A Fiat deveria colocar um 1.4 16v na Idea de entrada, pois desenvolve pelo menos 100cv. E utilizar o 1.9 16v para a versão maior. Se bem que andei vendo por ai que a Fiat estaria trabalhando em cima de uma versão 1.8 do Tritec 1.6, visando um bom nível de torque.

    A Meriva não é feia, mas o acabamento já foi melhor e ela precisava de uma “repaginada” mais profunda. O motor não é ruim, mas tbem é antigo e a Gm tem coisa melhor que isso para mostrar.

    Então como eu disse, eu iria de Livina, mas nao pelos 46mil. Eu levaria ela com mais ABS, dai o preço sobe para pouco mais de 51mil.

  • ARMOÇO

    Ví uma Livina completa no Extra, promoção dia das mães, sei lá. De perto ela tava muito bonita, por volta de 54k com direito a cambio automático. Ah, a que eu ví era preta, e linda. Na foto fica feia.

    Livina, fácil, fácil… :rayban:

  • jojo

    Fiat Ideia , Fiat Ideia , Fiat Ideia … :heart: :heart: :heart:

    • Indignado

      1º Aprenda a escrever o nome do veículo;
      2º Saiba que ele é o PIOR dos 3;
      3º Não poste mais, por favor.

    • marcelo

      Depois q GM lançou Meriva 1,4… Idea desabou em vendas, nem a derrubada de preços q Fiat fez, salvou a bichinha !

  • Diguinho

    Fico com o meriva :cool:

  • carlao gts

    Livina 1.8 at. bege total :humpf: :cavera: :batman:

  • tiago

    bom o motor do idea tem 86 cvs, não que isso faça muita diferença, mas enfim, eh bom corrigir.
    gosto muito do interior do idea, já dirigi uma, e achei o desemprenho do 1.4 honesto, não é ruim não. a meriva nunca andei, mas agora eles colocaram aquelas lanternas cinzas na trasei, eu achei que caiu muito mal nela, ponto positivo pra meriva no motor 1.4 bem potente, já a livina, aparentemente, tem o melhor custo benefício não há como negar isso, pra mim:
    1°livina
    2°idea
    3°meriva
    detalhe que 46.990,00 dá para pegar o idea hlx 1.8

    • IGAUM

      Bem, existem duas calibraçoes para o Idea.

      De 2005 ate 1°. semestre de 2007, o motor 1.4 Fire Flex 8v, possuia 80/81cv (gas/alc.)

      Desde então, até hj, o motor possui a mesma calibração do Punto, sendo 85/86cv (gas/alc.)

      Eu acho que a Fiat poderia trabalhar em cima de taxa de compressoa desse motor para tirar 90/91cv do 8v, visando o torque em baixa e uns 105/106cv do Fire 1.4 16v italiano, já visando a potencia mesmo.

      A não ser que ela nao traga o Fire 1.4 16v e no lugar se utilize do Tritec 1.4 16v, já flex e com potencia (eu gostaria) de mais de 100cv, com melhor consumo e baixas emissoes.

      • marcelo

        Motor Fire é compacto, de bloco pequeno para ter custo de produção baixo.

        Ele não aguenta muita coisa ! Só p virar 1.4 já teve q fazer uso de sub-carter!

        • IGAUM

          motor de baixa cilindrada nao aguenta nada? como assim meu amigo?

          gostaria que vc me explicasse pq o motor da Hayabusa de 1.300cc tira 200cv entao…

          aspirado….

          amigo… depende muito do tipo de material que vc usar, da rotação maxima e das tecnologias mecanicas e eletronicas aplicadas…

          lamento, mas teus argumentos nao convencem.

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      ainda não tem 86 cavalos. tem 81. terá 86 quando forem lançadas as duas versões especiais Oro e Platino.

      • IGAUM

        Serio cara? Estranho entao, pois no catalogo da NGK os codigos para o motor 1.4 Fire da Idea indicam um código ate 2007. e Outro Codigo (o mesmo do Punto) para dai em frente. Vou ver se acho esse catalogo equivalente Bosch. :OoO:

      • IGAUM

        DE FATO Éber. Eu estou equivocado. Vc e o tiago estao corretissimos. A Bosch aponta o mesmo Codigo para as velas da Idea de 2005 ate hj. O engraçado é que a NGK informa outro codigo, sendo o mesmo para a Idea e Punto. Bem de qquer forma a ficha tecnica indica mesmo 80/81.

        Valew!

        • marcelo

          Esses donos de Fiat… Torcendo por 5 cv, como se isso fosse alterar alguma coisa !

          Punto com esses 86 cv não ganha nem d Celta 1.0 de 70 cv ! Imagine agora q o Celta tá com o VHCE de 78 cv !

          • IGAUM

            ganha em que sentido? consumo, aceleração, retomada, ruido, conforto, prazer ao dirigir, intens de serie, itens opcionais, conforto de marcha, tecnologia, beleza, frenagem, segurança, status???

            ganha no que?

            ah tá… entandi. vc é mais um brasileiro que pensa que carro é só 0~100 / velocidade maxima….etc…etc…

            te informo que carro é muito mais que isso…

            mas para certas pessoas nao tem como discutir. é melhor calar para evitar mal estar.

            abraço.

    • Alex

      1o lugar Meriva Expression Easytronic 1.8

    • Alex

      1o lugar Meriva Expression Easytronic 1.8 – R$48K

  • Miro

    A um mês atrás deixei meu carro na revisão e fiquei rodando no Idea ELX 1.4 2006 de minha irmã por uma semana. Achei muito estranho. Ele não é confortável, é macio demais, a suspensão não “tira” o defeito do asfalto ela é muito mole, tive a impressão de estar dirigindo um colchão d’água.
    O acabamento é interessante mas o encaixe é ruim, as peças são mal acabadas e parecem serem maiores que deveria, principalmente no encontro do CD player com a parte superior do painel, fora o console central que fica machucando a perna direita. Não gostei do motor porque ele pede pra andar sempre “cheio”, em alta rotação para ter um bom torque e o cambio não tem um engate muito preciso.
    A Livina nunca vi mas pela foto achei feia.
    A Meriva tive a oportunidade de pegar um taxi em Fortaleza e o dono rasgava elogios, mas acredito que era com relação a mecânica somente.
    Acho que o Honda Fit seria uma melhor opção, apesar de só ter feito um test drive na época que minha irmã comprou o Idea, mas ela achou o Fiat mais bonito.

    Abraços.

  • clovis

    Éber, tem uma comparaçao no Webmotors da Livina com o Fit…http://www.webmotors.com.br/wmPublicador/Testes_Conteudo.vxlpub?hnid=42152 !
    Acho q o Fit tbm deveria estar ai sim..

  • Laércio

    Pra mim seria o visual da Meriva com o interior da Idea.
    A Meriva tem espaço interno maior, principalmente no banco traseiro mas tem um acabamento muito simples com plásticos de pouca qualidade.
    A Idea é bem mais jovem e tem um interior bem bolado e mais bem acabado, roda mais macio mas a versão 1.4 é subdimensionada para o peso do carro.
    Quanto a Livina, vi uma hoje na concessionaria e me decepcionei muito com o estilo: é muito sem graça e chega a ser feia. O acabamento segue a mesma linha. Pesa contra também a pouca força da marca Nissan.

  • merci

    spacefox!…pq é tudo(sportvan) :inluv:

  • Cássio

    O motor 1.4 da Fiat é um lixo!

    O motor 1.4 chevrolet não suporta o Meriva. Muito pesado.

    Agora, o Livina fiz o test drive ontem, gostei do espaço, do tom claro dos bancos, do material dos bancos. Desenvolve bem aquele 1.6 do Logan, mas é um pouco barulhento.

    Fico com a Livina sem dúvidas!

    • helmygalindo

      Não diga o que vc não sabe… o desempenho da Meriva é excepcional! :nanao:

  • Boombbah

    acho ridiculos esses carros. odeio minivans. mas se tivesse que escolher ficaria com o idea. pelo menos nao é tao feio.. nem muito quadrado(livina) nem muito redondo(olhem a meriva de peril). o idea adventure tambem eh razoavel.. a rack eh show.

  • Fernando

    Pra mim pessoalmente prefiro a Meriva
    #Meriva-Espaço-Motor-Manutenção
    #Livina-Espaço-Motor-Equipamentos
    #Idea -Acabamento-Interior-Equipamentos(opcional)

    Observações pessoais:
    Meriva – Corsa
    Livina – Sandero
    Idea – Palio ( algumas peças e desenvolvimento de carroceria)

  • Christiano

    depois q Meriva ganhou o motor 1.4 ! Desabou as vendas do “Palio” Idea !!! Nem a redução de preços do Idea salvou o apertado carro (P uma minivan).

  • Mark

    nenhum dos 3… :down:

  • Dallebu

    Quem reclama do desempenho do Idea iria ficar desesperado com o modelo Italiano… Os motores do Italiano sao:
    1.2 16V de 80 Cv (no brasil chamaram de 1.3 16V porque é 1242 cc)
    1.4 8V 77 Cv
    1.4 16V 95 Cv
    1.3 16V Multijet 70 Cv
    1.3 16V Multijet 90 Cv
    1.6 16V Multijet 120 Cv (o melhor)

    Opel Meriva
    1.4 16V Ecotec 90 Cv
    1.6 16V Ecotec 105 Cv
    1.8 16V Ecotec 125 Cv
    1.6 16V Turbo Ecotec 180 Cv (!!!)
    1.3 16V CDTI 75 Cv (Motor Multijet Fiat)
    1.7 16V CDTI 101 e 125 Cv (motor Isuzu)

    Logico que com a gasolina pura da europa e nao a agua suja do brasil os motores gastam muito menos gasolina. No teste do Alfa Romeo 159 com o novo 1.8 TBi de 200 Cv a media de consumo (real, nao declarado) foi de 10 Km/l. Na estrada foi de 13 Km/l e na cidade acho que 7,8 Km/l. Gasta menos gasolina que o 1.4 Econoflex e o 1.6 16V do livina!!!!!!
    Brasil sil sil sil :banana: :banana:

  • dMx

    Não gostei da materia. Achei com pouca argumentação desenvolvida.
    Se fosse comprar um carro, isso não me ajudaria em nada.

  • Zafir Kiffar

    Acho o Livina melhor, principalmente pelo custo e pelo motor Renault (1.6 16V).

  • jorge

    O Livina mostrado na reportagem não é o vendido no Brasil. O da foto é maior que o Livina vendido aqui. Acho que é o Gran Livina

  • G. Caetano

    Tive uma Meriva e atualmente tenho uma Spacefox. Acho a Meriva mais espaçosa, e a Space mais bonita, mas ela já está com 40.000 km, é hora de ir em frente, e agora o dilema o que comprar? Tinha esperança de comprar uma Livina, mas além de feia, com design ultrapassado, tem mecânica franceza que é suspeitíssima. O preço é salgado, pelos poucos itens de conforto que oferece, e tem um pecado grave para um veiculo que se propõe ser uma minivan, o motorista dirige embaixo como um sedã comum (nem tem banco com regulagem de altura), além de ter uma rede de concessionarias pequeniniiiiiiiinha! Portanto “tudo como dantes no quartel de Abrantes”!

    • Fernando

      Volta para a Meriva.
      Se for só para rodar na cidade pega a 1.4 que na cidade nem se percebe muito o motor fraco (em torque se comparado ao 1.8),mas se percebe e muito a economia.
      Se rodar muito na estrada, pega a 1.8 que que a diferença nas retomadas faz ela ser bem mais confortavel na estrada do que a 1.4

  • Pereira

    apenas uma informação aos desavisados: o motor da livina é o mesmo da família megane (megane sd, grand tour, megane scenic), familia clio (clio hatch, clio sedan e symbol), família Logan (logan, sandero e stepway) e da Kangoo, ou seja, é o motor mais largamente usado pela Renault.(k4m para os intimos). E sua plataforma é a mesma B0, utilizada no Logan / Sandero / stepway / tiida e agora Livina e Grand Livina. Para os que tem medo de rede pequena, lembrem-se que a renault / nissan já esta no brasil tem 11 anos e a rede de distribuição de peças já é bastante interessante. Os produtos da nissan e renault são focados em custo benefício. O que vc prefere? um teto legal que custa o olho da cara e só serve pra ser bonito, ou um abs / airbag que pode salvar sua vida?

  • Joacir

    Essa livina é ridicula, cara dos anos 90 só um cinquentão mesmo para compra-la.

  • Wállison

    O livina hj é o melhor. Mais novo, modelo mais completo e tal. A Meriva é um bom carro, tem um design mais atraente que os outros dois, anda bem na cidade, tem um bom consumo e tals. Pra mim perde por que o projeto é mais antigo, e claro revela suas imperfeições. O Idea é um carrinho legal, mas ainda não está no nível dos seus concorrentes. É muito fraco de motor, não utiliza tão bem o espaço interno, e outras coisas, detalhes, mas que fazem com que este não seja páreo para seus concorrente

  • Eugênio

    Idea!!! :clapp: :clapp: :clapp:

  • Jacques

    Pessoal, sem discussão. Já tive uma Meriva e agora tenho uma Idea. Meu primo teve uma SpaceFox e vendeu, comprou uma Idea Adventure e é só alegria! Sem sombras de dúvida: a Idea HUMILHA em todos os quesitos e é a melhor em sua categoria. Ponto final. Qto a Livina, pessoalmente eu acho muito duvidoso o design da mesma, mas como ainda não testei a motorização/conforto…

    Vejam na internet depoimentos de quem tem um Fiat Idea comparando o conforto da mesma com o Golf.

    Fox: muito pástico e barulho, é uma perua SW e não uma MV… concorreria com a Parati…
    Meriva: cabritinha barulhenta e beberrona (a ex minha andava + bebia demais 1.8)..Design estranho
    Idea: Linda e estável, ÓTIMA para dirigir e relaxar…1.4 Elx 06 é tudo de bom: desempenho + economia + conforto absurdo + painel humilhante (defeito nos retrovisores muito pequenos e ar condicionado sub dimensionado + motor pode não agradar quem quer andar um pouco mais – no meu caso média de 110/km/h em viagem sobrando motor tá excelente)…

    Valeu!!!

  • Marli

    Tenho uma meriva há 4 meses e já voltou 4 vezes para concessionária para reparos… Definitivamente, o pior carro que já tive.

  • luckas

    praticamente o fiat idea e tudo de bom o motor nuca falha