Fiat: Leitor fala de confusão do óleo especificado pela montadora

01/07/2010

fiat-leitor-fala-de-confusao-do-oleo-especificado-pela-montadora

O leitor Fabiano Cunha entrou em contato com o NA para expor uma grande confusão que a Fiat está fazendo com as especificações de seus óleos lubrificantes recomendados. Leia um trecho:

A Selenia foi comprada pela Petronas e os óleos da FIAT mudaram, o que tem causado grandes transtornos.

Informações contraditórias estão tanto no site da FIAT (seção fluídos) como no próprio site da FLBrasil. No site da FIAT, está lá: óleos 5w30 Pure Energy recomendados para os motores 1.0 e 1.4 Economy (entre outros) e Selenia Performer 15w40 semi-sintético SM, recomendando para motores com turbina e multiválvulas.

Lembrando que esse Performer era o famoso “óleo de Marea” e sua especificação antiga era: 10w40 Sintético, Sl. Essa informação inclusive está no site da FLBrasil, contrariando as informações do site da FIAT.

Se já há certa confusão entre fornecedor do óleo e a montadora, pior é o que alguns concessionários informam ao consumidor. Continua:

O problema é que TODAS as concessionárias que liguei aqui em Brasília, três nem sabiam do que eu estava falando e 2 falaram assim: “ora, você pode colocar tanto o 15w40 quanto o 5w30!” o que do meu ponto de vista está errado, afinal, um óleo é consideravelmente diferente do outro.

Exatamente, há uma grande diferença entre um e outro. A desinformação de algumas concessionárias impressiona o consumidor, que muitas vezes recorre a elas para obter uma informação oficial da marca.

Mas se elas nem sabem do assunto, então quem resolve isso? A montadora? Bom, o Fabiano procurou a Fiat para uma explicação e veja o que eles responderam:

No call center da FIAT a atendente é radical: Só pode usar o óleo que está especificado no manual! Concordo com ela, mas então, CADÊ o Selenia k semi-sintético 15w40 SL ou o Performer 10w40 SL 100% sintético que está escrito no meu manual?

Sem uma resposta oficial que esclareça suas dúvidas, Fabiano ficou apenas com perguntas sem respostas objetivas por parte da Fiat e seus revendedores:

O óleo Selenia K 15w40 SL saiu de linha? Entrou no lugar o Performer 15w40 SM? É o Performer 10w40 SL 100% sintético? Posso colocar o óleo 5w30 no lugar do 15w40? Será que vou ter que ficar a mercê dos consultores das concessionárias FIAT de Brasília?

Difícil situação essa colocada pelo Fabiano. Confiar nas revendas ou no fabricante? É por essas e outras que o consumidor acaba se cansando do jogo de empurra-empurra e aposta no que parece mais lógico.

O problema é que se acontecer algum defeito posteriormente e o veículo estiver na garantia, vão colocar a culpa em quem?

Esperamos que a Fiat esclareça o fato dessa mudança em seus óleos lubrificantes para que o consumidor não assuma a responsabilidade de definir qual produto introduzir em seu carro, já que essa responsabilidade é de quem fabrica o veículo e não de quem o compra.

Agradecemos ao Fabiano pelas informações.













  • Rafael Marinheiro

    Verdade São Funcionários Leigos no Assunto, O Consumidor Tem que se Virar, Nesse Seu caso fica mais Dificil seguir O Manual…

  • Anderson

    O Selenia K semi-sintético 15w40 foi substituído pelo sintético 05W30. Os demais continuam como sempre estiveram. É simples assim, o problema é o atendimento ruim de determinadas concessionárias, mas a especificação é bem clara, foi efetuada uma substituição do lubrificante.

    • wellison

      Cara, se me perguntarem nem sei o que colocam no meu Palio, pois sempre troco óleo e Filtro na concessionária que comprei o carro, que é a Super Fiat Curitiba, apenas sei que é selenia, o resto fica a responsabilidade deles.

  • Claudio

    Caro amigo, tem outras marcas que não atendem a Fiat mas tem o mesmo tipo de óleo, o que importa éa qualificação, todo 10w40 sintético serve o motor, ou 5w30 semi também, assim como mineral que seja 25w50, ão importa a marca, se seu motor pede esta especicação, pode por que ta certo, se desprenda das marcas da Fiat se for necessário e use outras!

  • não entendi o motivo da confusão.

    tá a marca recomenda o selenia, se não têm do selenia usa outro com especificação idêntica ué. ficar se estressando a toa.

    a marca fl está em fase de mudanças e isso é normal, a culpa não é da fiat e nem da fl e sim da petronas q deveria informar ao fabricante para q este possa informar direito aos seus consumidores.

    eu nem sbia dessas mudanças também e olha q eu vendo oleos.

    alias faço várias coisas, também sou adestrador de cães…

  • Vamos ser caxias mas nem tanto né? Bota o óleo que está no manual e ponto, fica procurando pelo em ovo…

  • Cassio

    Aqui em Curitiba levei meu corsa classic na concessionaria e colocaram oleo a granel 20W50 e me cobraram pelo 5w30 recomendado! O cliente estoura o carro sem saber como….

    • LOL! Cara, já tivemos aqui em casa o Corsa Sedan de 2001, com motor 1.0 8v de 60cv e o Vectra B 2.2 8v de 2000, ambos usavam óleo 20W50 API SL

      Que pira esse lance de recomendar óleo 5W30 ou 5W40 pra tudo… Custo a entender o porquê de fazerem isso. Hoje até golzinho G5 1.0 usa o mesmo óleo usado em Touareg, por exemplo. Complicado, não?

    • vdssanches

      LOL! Cara, já tivemos aqui em casa o Corsa Sedan de 2001, com motor 1.0 8v de 60cv e o Vectra B 2.2 8v de 2000, ambos usavam óleo 20W50 API SL (especificação de manual).

      Que pira esse lance de recomendar óleo 5W30 ou 5W40 pra tudo… Custo a entender o porquê de fazerem isso. Tá certo que óleo sintético tem performance melhor, mas… Poxa, especificar um óleo caríssimo pra um "motorzinho de cortador de grama" é dose. Hoje até golzinho G5 1.0 usa o mesmo óleo usado em Touareg, por exemplo. Complicado, não?

    • Franklin

      Nao importa se foi a granel, o 20W50 é substituto do 5w30. Se vc nao quisesse, que fosse em um lugar que vendesse o 5w30. A culpa aí é sua que deixou colocar, oras.

  • Marcus Andreussi

    O mote da noticia deveria ser: LEITOR BURRO/PREGUIÇOSO FAZ CONFUSÃO COM O LUBRIFICANTE .

    Esta na Pagina do manual do fire economy na seção E-12 está exatamente assim: Lubrificante sintético (SAE 5w-30) OU
    de base sintética (15W40) que atenda às normas API SL e FIAT 9.55535.

    O cidadão como tantos tem q deixar a preguiça de lado e analisar primeiro o q ele divulga, o concessionario esta certo em vender qualquer um dos lubrificantes.

  • Raimundo

    O oleo 15w40 eh utilizado nos motores Fire e ate onde sei para quem pretende fazer trocas a cada 15000 km. Todavia, como ja eh de ocasiao, mesmo q o veiculo nao rode no regime pesado (curtas distancias ou em baixas velocidades), a recomendacao eh trocar na metade do tempo por conta da qualidade do combustivel. Por ser um oleo relativamente caro, se a intecao eh trocar em menor periodo, o proprio manual indica outro tipo de oleo com especificacao menor. O q recomendo eh usar sempre nos Fire oleo semi-sintetico, pois trabalham melhor tanto a frio quanto a quente e durabilidade eh maior se comparado aos minerais.

    • Anderson

      Não, na verdade a Fiat recomenda o 0W30 para o Fire, 100% sintético. O semi é a especificação mínima, recomendada como padrão para os Fire mais antigos somente. Desde que modificaram o cabeçote a especificação mudou, fiquem atentos. Cuidado com os conselhos dos "especialistas" que aparecem por aqui.

  • @sheldonmendes

    faz o seguite, pega o manual do seu carro, e usa o que está escrito lá, simples.

  • Andre

    Olá bom Dia, sei bem como e o problema do amigo, eu tenho um corsa 1,4 econoflex que veio de fabrica com o 5w30, ai na primeira revisao colocaro 20w50, o carro simplesmente ficou uma DROGA, voltei para o 5w30 e esta perfeito… e olha que troquei na concessionária em… eu usaria o mais fino 5w30. abraçooo

  • Alberto

    Para mim não tem nada de confusão. É totalmente desnecessário utilizar a mesma marca do óleo descrito no manual, basta seguir a especificação. Qualquer óleo de qualquer marca com a mesma especificação do descrito no manual serve.

    Pelo menos o óleo recomendado pela Fiat não faz o motor fundir como nos primeiros VW Gol! :D

    []s!

  • kokokil

    Coloque óleo de dendê e relaxe, meu rei.
    Vixê!
    Que povo estressado!

  • Renato

    Tb tive problema parecido com meu Punto T-jet.
    No manual dizia 15W40, mas colocaram 5W30 na concessionaria Fiat. Segundo consultor foi substituido um oleo pelo outro e nao tinham mais o 15W40.
    Liguei no 0800 da Fiat e falaram q tinha q colocar o do manual, quando falei q colocaram o 5W30 atendente: " há esse oleo tb serve para motor 1.4 turbo". Nao senti firmeza e liguei de novo e outro atendente: " o oleo certo é 15W40, mas se concessionaria colocou outro a responsabilidade é deles".

    Liguei na concessionaria e afirmaram de novo q oleo 5W30 podia ser usado no t-jet.

    Agora se der problema no motor como fica garantia de fabrica?

  • salocin

    e vd ,coloca o que esta pedindo no manual , a voz mais alta e ado manual, ja que revenda e s fabricas nao entendem de oleo ou e o propio consumidor sem informaçao mesmo! e o jeito e botar o ole recommendaado pelo manual!

  • Eduardo

    Caros, isso aconceteu 2 vezes comigo aqui em BH na concessionaria AUTOMAX. Veja meu relato abaixo.

    Nem conto pra vcs a minha história com oleo. Levei meu carro pra trocar óleo de 7500 km. Quando vejo a embalagem do lado tá lá. Selenia K 15W40. Dei o grito.O óleo do carro é o Selenia K Pure Energy 5W30. Bom colocaram ele. Quando fui fazer a revisão de 15000 km fiquei com medo de deixar o carro lá pelo fato de colocarem o oleo errado. Nao deu outra. Quando fui pegar o carro vi na nota fiscal que eles tinha colocado o Selenia Performer 15W40. Chamei o "consulor técnico" e ele veio querendo tentar me convencer de que eles estava certos. Acabei dando um aula para ele sobre óleos. O preço é fixo de 150 reais a revisão. O Pure energy custa 48 o litro. Esse performer custa 31. Tá ai o erro, acredito"!!!!!

    • HUGO NETO

      Olá pessoal!Tive o mesmo problema,deixei meu siena el 2010 para revisão de 15000km, deveriam ter colocado 5w30 selenia pure energy colocaram 15w40 selenia na hora peguei o manual e dei uma aula no consultor técnico da itavema RJ O MANUAL É BEM CLARO em caso de emergencia usa o 15 w40 e procure a concessionária mais próxima para fazer a troca pelo óleo recomendado selenia 5w30 pure enegy então galera sem stress usa o óleo que recomenda o manual e ponto.Muita gente quer ter carro novo depois não tem grana para manutenção essa é que é a verdade o 15w40 custa 19,00 reais o 5w30 p.energy 0 dobro e + um pouco. quer t carro novo tem q pensar na manutenção o então anda de buzão.

  • Eduardo

    continuando

    Bom, liguei no 0800 da fiat perguntando qual o oleo correto pra meu carro. O cidadão respondeu que eu devia levar o carro na concessionaria que eles iam especificar o oleo correto. Dai falei que eles tinham colocado um oleo com especificação errada no carro. Eu disse que queria saber da FABRICA qual o oleo correto. O cara ficou meia hora no telefone comigo e me respondeu que o correto seria o que consta no manual, que era SOMENTE o Selenia K pure energy 5W30. Pedi a substituição imediata do oleo e filtro e uma carta da AUTOMAX dizendo que havia colocado um óleo fora da especificação no meu carro e que se no futuro ocorresse qq problema decorrente de lubrificação do motor fora da garantia eles iriam ser responsáveis.
    Levei o carro lá e eles trocaram o óleo.

  • Renato

    No meu caso (Punto T-jet) acabei trocando carro (precisa de maior espaço) entao apenas tenho um e-mail relatando tudo q aconteceu, caso novo proprietario preciso provar algo.

    Outra coisa estranha é q apos colocarem este oleo mais fino 5W30 a temperatura subia mais rapido ate o normal. Comentei com consultor sobre possivel aquecimento e ele alegou q nao aconteceria.

  • Fabiano

    Na realidade, FIAT e Volkswagem são palavras que não podem ser escritas aqui… o fanastismo ultrapassa os limites dos veículos automotores por elas produzidas e vão até as peças e fluídos por elas usados.
    Proteger uma marca, parece ser a prioridade de certas pessoas…
    Ninguém denegriu a FIAT, nem a Selenia, nem qualquer outra marca. Tais empresas podem mudar seus produtos, preços e especificações o quanto quiserem. Mas a informação ao consumidor deve ser respeitada.
    Faz o seguinte: entra no site da FLBrasil e veja o Selenia Perfomer 10w40 100% sintético. Óleo que segundo a própria fabricante não existe mais. Sua especificação mudou… MAS está lá…
    Ligue para uma concessionária em Brasília e tente pegar uma informação sem haver contradição nas informações….
    E por fim, tente comprar em alguma concessionária FIAT o óleo especificado no manual do Palio Fire Flex 2007. Também não tem jeito…

  • Geane

    existe um interesse por trásde cada recomendação.O certo é testar cada tipo de óleo e anotar o desempenho do veículo,consumo,potencia…Sempre deu certo comigo!O melhor óleo até agora,são os fabricados pela petrobrás.Conhecem nosso clima,nosso transito,estradas…

  • douglas

    no meu siena HLX eu coloco o sintético 05W30

  • Alexandre

    Vc deve usar outras marcas com as mesmas especificações.

  • Alexandre

    Outra coisa acontece com os aditivos para radiadores, vc vai num a oficina especializada e cada profissional diz uma quantidade diferente de aditivo a ser colocado no radiador. é incrível.

  • Augusto

    Em Piracicaba na Stefanini é cobrado $38,00 por litro do 5w 30 Purê energy e eu fui conversando com o mecânico pegar o óleo e vi que eles pegam óleo de um tambor de 200 litros e nesse tambor tinha um adesivo identificando o óleo como sendo 5w 30 SHELL e tinha o símbolo da Shell e tudo mais e quando questionei ele me respondeu que na agência não tinha nenhum óleo Selénia e que a agência só recebe óleo Shell de 200 litros e o detalhe é que o mesmo óleo custa $24,00 em vários lugares

  • Roney

    Trabalho com troca de óleo e lubrificantes a muitos anos. Eu acho isso um absurdo , uma montadora fazer marketing sobre a marca de um produto, cegando os consumidores a comprar somente o produto de tal marca! O importante e obedecer a especificação que a montadora usa! Ex: se a Fiat indica o Selenia 5w30 vc pode usar de qualquer marca não interessa sendo uma marca conhecida , todos eles atendem e a maioria já e API SN. Na minha loja não faco questão de vender Selenia, Castrol e outro óleos que são empurrados por markenting das montadoras! Pessoal acorda! A Fiat não faz propaganda de graça pra Selenia nao! Ambas ganham dinheiro com isso! Uma cliente me pediu opinião. Ela falou q ligou na fiat e falaram que somente la teria o óleo para o veiculo dela! ABSURDO! Imagina se o mesmo ocorresse com a gasolina? Imagina uma montadora obrigando voce abastecer em determinado posto , com determinada bandeira? Na minha troca de óleo vendo 30 caixas de BR tecno e vendo meia caixa do selenia. Acho esse markenting uma safadeza!

  • carlos alberto

    troquei o oleo 5w30 mais ele nao falou quantos km eu rodo

  • Djalma

    Meus caros, 15w40 serve para temperaturas que vão de mais baixas a mais altas – 15 (Winter – w) em temperatura baixa o oleo se comporta com viscosidade 15 e em temperaturas mais altas como 40 (no calor do ambiente). Essa especificação 5w30 parece mais util para a regiao sul e sudeste de nosso pais. A viscosidade 15 seria um oleo mais grosso do que a 5 mais fino, certo. Isso serve para melhorar a fluidez do oleo a baixa temperatura. E garantir que ele não seja demais fino quando em temperatura mais alta. Para o brasil temos que ter esse cuidado. Existe uma tabela da API (American Petroleum Institute) sobre esse assunto. http://www.api.org .

  • Orley

    Então povo, tenho dois uno economy, um é 2010 e outro 2012, ambos estão hoje com quase 40.000km. Até os 35.000 usava o 5W30, mas um dia por falta desse óleo e após muitas pesquisas, resolvi colocar o Selenia 15w40… Resultado, estou de boa e parei de ficar pirando com isso tudo! No entanto, faço as trocas sempre em dia e só compro óleo de execelente qualidade. Sejam feliz e relaxem…

  • Elton Farias

    Aconteceu comigo hoje, minha revisão do Ideia colocaram o 15w40 que eles compram de galão ( a grosso ) Petronas, sendo que quando eu vi no manual do carro, era 5w30 aí liguei para a fabricante e eles agendaram no outro dia para troca e colocar o 5w30 conforme tinha no meu manual. Chegando lá na CSS eles disseram a mesma coisa ( pode ser 15w40 ou 5w30 ) não faz diferença! Ai eu disse: Nada disso tem muita diferença! procure saber, antes de afirmar isso. Mas enfim, encurtei la a conversa e eles trocaram conforme recomendado, inclusive o filtro de óleo.

  • Clóvis Campos

    penso como o cláudio…

    infelizmente precisamos de alguma in-formação técnica a respeito

    afinal, conduzimos um equipamento tecnologicamente sofisticado e caro

    mais, se a situação é difícil em brasilia e curitiba imaginem em aracaju…

    então, óleo p/ carro turbo tem que ser fino porque gira em alta velocidade – são motores com baixa cilindrada, precisam girar rápido p’ra compensar

    tenho um bravo 1.4 t-jet e costumo usar o vs vision api sm (10/40 se não estou enganado – tenho que olhar o vasilhame)

    é um óleo bom e barato, mas não agüenta trabalho pesado, ou seja longas viagens – troco a cada 5.000 km

    convém ficar de olho na viscosidade e na cor: ponha um pouco entre os dedos e esfregue – sinta o deslizar dos dedos; observe a cor – estes óleos quando novos costumam ser clarinhos

    a letra que acompanha o “s” da especificação api é crítica – precisa ser a mais avançada do alfabeto

    quanto à marca do óleo, como disse, estou com o cláudio, com algum conhecimento sobre o assunto qualquer uma serve, a princípio; o problema é garantia e seguro mas, com alguns cuidados e atenção, motor nenhum quebra

    finalizando, o maior problema de todos: o mecânico; mecânicos só perdem p’ra pedreiros e técnicos de equipamentos eletrônicos – é quase impossível saber se o cabra sabe do que está falando; recomendo rezas fortes, promessas, etc…

    —————————————

  • Igor Fonseca

    E ai td bem, eu trabalho em uma concessionária da fiat, e a informação que temos aqui e especificações para troca de óleo são as seguintes: Motores fire 1.0 e 1.4 usa p 5w30 pure energy os motores fire EVO 1.0 tbm usa o 5w30 pure energy e os fire EVO 1.4 usa o 15W40 os motores que tem turbina eles usam o performer