Fiat: Leitor fala de confusão óleo pela montadora

oleo escuro

O leitor Fabiano Cunha entrou em contato com o NA para expor uma grande confusão que a Fiat está fazendo com as especificações de seus óleos lubrificantes recomendados. Leia um trecho:

A Selenia foi comprada pela Petronas e os óleos da FIAT mudaram, o que tem causado grandes transtornos.

Informações contraditórias estão tanto no site da FIAT (seção fluídos) como no próprio site da FLBrasil. No site da FIAT, está lá: óleos 5w30 Pure Energy recomendados para os motores 1.0 e 1.4 Economy (entre outros) e Selenia Performer 15w40 semi-sintético SM, recomendando para motores com turbina e multiválvulas.

Lembrando que esse Performer era o famoso “óleo de Marea” e sua especificação antiga era: 10w40 Sintético, Sl. Essa informação inclusive está no site da FLBrasil, contrariando as informações do site da FIAT.

Se já há certa confusão entre fornecedor do óleo e a montadora, pior é o que alguns concessionários informam ao consumidor. Continua:

O problema é que TODAS as concessionárias que liguei aqui em Brasília, três nem sabiam do que eu estava falando e 2 falaram assim: “ora, você pode colocar tanto o 15w40 quanto o 5w30!” o que do meu ponto de vista está errado, afinal, um óleo é consideravelmente diferente do outro.

Exatamente, há uma grande diferença entre um e outro. A desinformação de algumas concessionárias impressiona o consumidor, que muitas vezes recorre a elas para obter uma informação oficial da marca.

Mas se elas nem sabem do assunto, então quem resolve isso? A montadora? Bom, o Fabiano procurou a Fiat para uma explicação e veja o que eles responderam:

No call center da FIAT a atendente é radical: Só pode usar o óleo que está especificado no manual! Concordo com ela, mas então, CADÊ o Selenia k semi-sintético 15w40 SL ou o Performer 10w40 SL 100% sintético que está escrito no meu manual?

Sem uma resposta oficial que esclareça suas dúvidas, Fabiano ficou apenas com perguntas sem respostas objetivas por parte da Fiat e seus revendedores:

O óleo Selenia K 15w40 SL saiu de linha? Entrou no lugar o Performer 15w40 SM? É o Performer 10w40 SL 100% sintético? Posso colocar o óleo 5w30 no lugar do 15w40? Será que vou ter que ficar a mercê dos consultores das concessionárias FIAT de Brasília?

Difícil situação essa colocada pelo Fabiano. Confiar nas revendas ou no fabricante? É por essas e outras que o consumidor acaba se cansando do jogo de empurra-empurra e aposta no que parece mais lógico.

O problema é que se acontecer algum defeito posteriormente e o veículo estiver na garantia, vão colocar a culpa em quem?

Esperamos que a Fiat esclareça o fato dessa mudança em seus óleos lubrificantes para que o consumidor não assuma a responsabilidade de definir qual produto introduzir em seu carro, já que essa responsabilidade é de quem fabrica o veículo e não de quem o compra.

Agradecemos ao Fabiano pelas informações.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X