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Fiat Palio tem proteção lateral melhor que o Peugeot 208, afirma Latin NCAP

peugeot 208 fiat palio latin ncap

Embora tenha conquistado apenas uma estrela nos testes de impacto do Latin NCAP, o Palio mostrou ter uma estrutura lateral capaz de proporcionar uma boa proteção aos ocupantes, diferente do 208, que teve seus reforços das portas removidos em relação ao modelo europeu, oferecendo alta penetração em caso de impacto lateral. Por conta disso, de acordo com o órgão, o hatch compacto da Fiat apresenta melhor proteção contra impacto lateral que o modelo da Peugeot.

Segundo o divulgado do Latin NCAP, foi observada uma maior intrusão no compartimento dos passageiros no 208, em comparação com o Fiat Palio. Ao contrário do Peugeot, o Fiat dispõe de barras de impacto nas portas. Ainda de acordo com a instituição, a comparação foi feita já que os dois modelos “compartilham parte do segmento mais concorrido, o B e o B+”.

fiat palio peugeot 208 latin ncap 5

“Infelizmente a proteção lateral ainda não é obrigatória nos países latino-americanos, salvo no Equador que é a exceção. Em poucos mercados se exige a implementação de sua obrigatoriedade no futuro próximo. Os impactos laterais representam um alto risco para os ocupantes, já que existe pouco espaço nas laterais do veículo para absorver a energia de um impacto desse tipo”, disse o secretário geral do Latin NCAP, Alejandro Furas.

“O Latin NCAP solicita a todos os governos da América Latina a implementação, o mais rápido possível, da obrigatoriedade da regulação UN95 para a proteção contra impacto lateral junto com a UN94 de impacto frontal e o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). A regulação UN95 para a proteção em impacto lateral é obrigatória na Europa há mais de 20 anos, e consideramos que os latino-americanos devem atingir, à brevidade, esse padrão mínimo de proteção”, finalizou.

Galeria de fotos do Fiat Palio e Peugeot 208 no Latin NCAP





  • Filipo

    Que vergonha, dona Peugeot!!! E o C3, que compartilha plataforma e componentes e é produzido na mesma fábrica? Também não deve ter. Apurem!
    Resta saber quantas fabricantes mais fizeram o mesmo, ou se por acaso foi só ela!

    • Esquilo

      Se procurar uma porta do C3 sem o acabamento interno no mercado livre, verá que as barras de proteção também não estão presentes.

  • Tosca16

    PSA queimou geral com essa comparação, logo com o Palio ? Se fosse no mínimo um HB20 mas com o Palio é de doer de ver …

    • No_Name

      É bem possível que o LatinNCAP fez essa comparação no intuito de escandalizar mesmo. Um compacto popular e projetado para o terceiro mundo mais seguro que um dito “premium” originado em países desenvolvidos.

      • João Cagnoni

        208 é premium em qual lugar? Só aqui mesmo.

        • th!nk.t4nk

          Na verdade mesmo aqui na Alemanha o 208 é meio degrau acima de outros compactos sim. É um carrinho mais sofisticado e completo, focado em bom acabamento. Claro que premium de fato na PSA é a linha DS, mas o 208 definitivamente tem destaque no segmento (junto com o Polo).

          • João Cagnoni

            O 208 GT você quer dizer.

    • Na verdade esse foi um dos argumentos de venda do Palio lá nos primórdios. Ouso a dizer que se ele não foi pioneiro nisso, a propaganda com a aceitação do modelo é que tornou essas barras comuns por aqui.

      • Fabio Pontarolo

        Bem lembrado, a geração 1 do Palio, quando recebeu o motor fire em 2002, colocou barras extras de proteção no espaço vital da cabine, principalmente nas portas. O Palio Young Fire de 2002 tinha essa informação.

        • th!nk.t4nk

          O Palio já tinha essas barras desde 2006. Na época era o compacto mais seguro do mercado. Em 2004 o Palio tinha inclusive opção de 4 air-bags (só pra comparar, mesmo carros como o Civic continuaram oferecendo somente 2 air-bags por anos depois). O problema do Palio é que foi abandonado no mercado, em termos de inovaçao, plataforma, segurança, mas note que até mesmo o Gol G5 quando foi lançado (2008) teve a mesmíssima nota de segurança do Palio de 1996.

      • Erismar Araujo

        Nas quatro portas ou será q só as dianteiras?

        • Está aí. Uma excelente pergunta! O primeiro Palio veio ao mundo quando o brasileiro começou a racionalizar em número de porta de carros. Então ainda era comum carros duas portas (Acho que só no Clio que viria um pouco mais tarde não era comum. Logus, O moribundo Escort, Mille, Gol, Corsa, Fiesta, Ká, Niva, Samurai, Eclipse (Esses três últimos com ressalvas, já que era da categoria deles o fato de ter só 2/3 portas)…. Mas com a abertura de importação, carro 4 portas começou a se tornar comum.

        • Se fosse para chutar, eu falaria que isso é em todas as portas.

          • Vinicius Vasques

            Até onde consegui descobrir é só nas dianteiras. Cada porta deveria ter duas barras, uma estrutural (que cruza a porta na horizontal, na altura da janela) e outra diagonal cruzando a porta de cima a baixo. No 208 falta essa barra diagonal nas portas dianteiras.

            • Grande Vinicius! Valeu a informação!

            • Erismar Araujo

              Ok! Obrigado! Seria interessante o NA fazer uma matéria sobre carros vendidos no Brasil menos seguros. Isso daria um norte a quem quer comprar carro priorizando a segurança e não o desing e etc..!

            • 0terceiro

              Até onde sei, é nas 4 portas

        • Vinicius Vasques

          Até onde consegui descobrir é só nas dianteiras. Cada porta deveria ter duas barras, uma estrutural (na altura da janela) e outra diagonal cruzando a porta. No 208 falta essa diagonal nas portas dianteiras.

    • Franco da Silva

      Pode ser pior: vai que o HB também não tem… aí, vai ter muito boy querendo morrer (ou morrendo mesmo)!

  • tiago

    Parece que, além das portas, a coluna central também entortou muito no 208.

  • MauroRF

    A marca já não vai bem no nosso mercado, e ainda tem essa?

    • Pedro Rocha

      Por essas e por outras.

  • Leo

    Só beleza não resolve. A Peugeot, que sofre tanto para vender no Brasil, ainda se dá ao luxo de fazer carros inseguros. Que sirva de lição e faça disso um diferencial.

    • MauroRF

      Confesso que não esperava isso da PUG.

    • João Cagnoni

      Opa, calma aí… Carros? Qual outro carro da Peugeot é inseguro?

      • Daniel

        2008. Usa as mesma portas.

        • celso

          A questão não é usar as mesmas portas, mas sim ter ou não as barras de proteção nelas.

          • Daniel

            Então eu te informo sem medo… Nenhum 208 ou 2008 fabricados no Brasil possuem barras de proteção laterais diagonais dianteiras. Isso é um fato.

  • DTF

    Vergonha!!! Moderno por fora, lixo terceiro mundista por dentro!!! Esses são os nossos carros….na cabeça das montadoras o consumidor o lucro vem antes da segurança, já que consumidores dos paises pobres não ligam para isso…

  • Racer

    Que vergonha mesmo….Mas isto só mostra que mais novo, nem sempre é melhor. O Polo é um bom exemplo.

    • thi

      o polo é perfeito …

      • Racer

        Tive um, ano 2008. Não diria perfeito, mas perto de alguns fabricados hoje, com o título de “modernos”, ele dá um banho. Compraria outro novamente.

      • th!nk.t4nk

        O Polo sempre foi um bom carro, mas “perfeito” é o tipo de adjetivo que jamais deveria ser usado num modelo desse segmento…

        • Pedro Rocha

          Na VW do Brasil, menos ainda.

    • Gabriel Araujo

      Tive um Polo 2005, modelo de entrada. O carro era um espetáculo para a época. Todo robusto, motor 1.6 8v respondia bem (comparado ao que havia no mercado na época), era econômico, e tinha mimos de carros de categorias acima, como por exemplo amortecedor no capô dianteiro (foi removido nos últimos modelos), saída de ar-condicionado para os pés dos passageiros traseiros, desligamento do alarme volumétrico (mantinha ativado apenas o perimétrico) por um botão na base da coluna B do lado do motorista, gaveta embaixo do banco do motorista, etc.. Fora o câmbio, que tinha engates perfeitos, e que ainda serve de modelo. O ponto negativo vai apenas para as borrachas da suspensão, que eram frágeis e se rompiam com facilidade em locais de pavimentação ruim, mas depois q troquei as mesmas por buchas de poliuretano, nunca mais ele me deu problema. O carro realmente era show, aí o que a Volks faz? Tira ele de linha!!! Vai entender…

      • Racer

        Aí é que eu também não entendo. O meu já não tinha mais o amortecedor do capô. Também foi retirado o revestimento fono absorvente do capô do motor (que eu comprei e coloquei) e os tapetes de borracha dos porta objetos que ficavam sob o painel. No mais, é isto que tu descreveu. O carro era show, principalmente se formos comparar com os demais na época. Espelho com tilt-down, ar condicionado automático e digital…gostava muito dele.

  • Hen_Par

    Ficou feio pro 208.
    Mas não tá bonito pro Palio também.

    • João Cagnoni

      Palio: lixo que todo mundo já sabia. 208: carro bom que ninguém quer. Esse teste foi bom pra Peugeot saber que não deve economizar na segurança. Acho que o 208 foi o primeiro carro com esse resultado, mas é preocupante pois indica a direção que a marca seguiu recentemente.

      • thi

        depois dessa pra mim esse carro é um lixo. carro bom? kksakkksahuahs

        • th!nk.t4nk

          Palio, Onix, 208, Gol… Todos bem inseguros. Se você já teve ou tem um desses, não é menos “lixo” :)

  • Bruno Silva

    Se fosse igual já estava péssimos, pois é vendido como premium, mas ainda é pior. Queria ver o up!, aposto que iria dar uma surra lavada nesse 208.

    • celso

      O Up! já passou pelo teste de impacto lateral e foi aprovado.
      Agora, com os novos parâmetros adotados pelo LatinNcap, e por não possuir airbags laterais, ele deverá ser rebaixado na pontuação.

  • Rbs

    207 motivos para não comprar esse 208!

  • SDS SP

    Vergonha dona PSA.
    E tem gente que pensa que o carro é “global”…

    Muita gente vai levar fumo com essas novas exigências.

  • thi

    vergonha …caro frances é vagabundinho mesmo, um carro que se diz mundial… os carros mundiais das tradicionais vw/ford/gm(fiat unca tive) sempre foram grandes carros ,aqui em casa tivemos (polo,focus,polo sedan,astra,golf,ka) atualmente um up! e um cobalt (esse nao é global, por isso acho um armengo tb ,deve ter segurança zero em colisões)

  • Vattt

    Peugeot só a casquinha de ovo bonitinha!!!

  • Davi Millan

    Isso é vergonhoso para a Peugeot!!! (Será que para a Citroen também, haja visto que faz parte da PSA) A Peugeot quer vender o 208 como compacto premium (odeio essa nomenclatura, porque compacto premium pra mim é Mini) e tem “proteção” inferior a um Palio! Pode ter trocentos airbags (4 na Allure e 6 na Griffe), mas se a estrutura não for preparada par a absorção de impacto o Airbag vira um mero “balãozinho”. O Peugeot 207 tinha o pecado de não ter os cintos com pré-tencionador pirotécnico, algo importantíssimo quando equipado com Airbags. Agora o 208 sem barra de proteção lateral… É dona Peugeot, por mais que eu goste do estilo de seus carros, assim fica difícil!

    • Mion

      Ótimo comentário. Realmente fiquei super decepcionado com a Peugeot. Sou proprietário de um 208, quando fiz o test driver, fique surpreso com a qualidade do interior, o pacote com itens que nem sempre são oferecidos em categorias superiores (como o portas luvas refrigerado e o quanto o carro isolo o som externo). Mas não ter o básico! É ridículo. Acho que meu próximo carro não será um Peugeot, me senti enganado.

      • Davi Millan

        Eu pensei no 2008 THP… Mas com esse teste do 208 e como o 2008 é feito sobre a base do 208 eu fico receoso em comprar o 2008. Ou seja, com essa nota da Peugeot além de tirar algumas vendas (que por mais que sejam poucas para a Peugeot faz diferença) do 208 vai tirar do 2008. Bem que quando eu abria e fechava a porta eu achava muito “leve” em comparação com meu carro atual (Kia Cerato). Lógico que isso não prova nada, mas é no mínimo estranho.

  • francis

    Palio em fim de carreira sendo melhor que 208…. agora jogou a Peugeot e sua reestruturação no lixo…. na verdade verdadeira, boa parte dos veículos vendidos aqui mesmo obrigados a ter airbag e ABS, continuam inseguros em relação aos europeus e norte americanos….

  • Ricardo Blume

    Há boatos que a Peugeot retirou reforços no 208 para deixá-lo mais leve e ter seu novo motor 1.2 mais econômico. Resta saber se é verdade ou o carro é ruim mesmo de impacto lateral. Não adianta, enquanto não houver um limite mínimo de segurança exigido por lei, nossos carros serão frágeis como papel.

    • Davi Millan

      Acredito mais que ela tenha tirado para poder lucrar mais, afinal ninguém vai ver as barras laterais. Mesmo se tivesse as barras laterais eu acho que o 1.2 PureTech daria conta.

    • Esquilo

      A unidade testada ainda é anterior ao facelift, sendo a versão básica, deve ter sido com o 1.5 8v ainda.

      • Vinicius Vasques

        É um Active 14/15. É fácil notar pela falta de farois de neblina e do comando manual do retrovisor.

    • Vinicius Vasques

      A unidade testada no crash test é um Active 14/15. Não justifica o resultado mas é estranho usarem um carro que saiu de linha a 18 meses.

      • Pedro Rocha

        O modelo pode estar sendo produzido e enviado para outros mercados.

      • Vinicius LMS

        Provável que compraram no começo de 2015, e nesse meio tempo teve a burocracia de levar o carro até os laboratórios europeus.

  • Hernan Carlos Granda

    2 porcarias, uma mais porcaria que a outra, nada mais.

  • RKK

    É o descaso da PSA com o terceiro mundo, e desconhecimento técnico do produto pelo consumidor nestes países.

  • Fanjos

    Infelizmente a Pug deu um flopão

  • Fábio Henrique

    Está confuso: ambos possuíam 4 estrelas, o Palio foi melhor q o 208 no lateral e mesmo assim ficou com 1 estrela contra 2 do peugeot

    • Daniel

      Porque embora o 208 tenha se saído pior que o Palio no impacto lateral, é bem superior em impacto frontal e talvez seja melhor em segurança para passageiros traseiros.

      • celso

        O 208 não é bem superior ao Palio em impacto frontal.
        É apenas superior.

        • Daniel

          Que seja, não muda o teor do meu texto.

  • Fernando Souza

    Pô, dona Peugeot! Assim fica difícil torcer por uma recuperação…

  • Leonardo de Matos

    Pelas imagens, em especial as internas não vi muita diferença. Claro que o 208 deveria sair melhor no teste pois é mais novo e mais caro. Mas vale ressaltar que o carro que menos vende na linha 208 é o mais simples sem air bag lateral. Em sua maioria, os 208 vêm com esse item. Talvez o melhor critério para escolher a versão seria a de maior volume de vendas. Mesmo assim, a PUG pecou em retirar o item que existe na Europa.

    • Daniel

      Cara, não importa quantos airbags o carro tem. Faltam barras diagonais de proteção lateral dianteira. Em todas as versões do 208 ou 2008. Sou capaz de dizer que neste caso especifico, os airbags laterais devem fazer ainda mais estrago do que se não existissem. Pois todo a insuflação do airbag, em teoria, depende de uma estrutura sólida.

    • Fred

      Cara, você reparou no deslocamento do banco do motorista em relação ao eixo do volante (a linha pontilhada)?

  • cepereira2006

    Esse tipo de notícia, quando cai na boca do povo é caixão. Queima o modelo mesmo. Nissan March quando descobriram que foram retirados os reforços estruturais que ele tinha na Europa e que o fez virar uma casquinha aqui, ficou queimado e micou. Agora essa do 208, que tinha futuro… lascou, não passo nem perto.

    • alexandre

      Seria muito bom, mas não é verdade. Aqui no Brasil segurança não vende carro nem a falta de segurança diminui de forma significativa a venda de um modelo. Olha o Up! aí como exemplo. Caboclo entra na cc e leva o Gol ou Fox, pois custam o mesmo q o Up! e são maiores!!!

  • Antonio Falm

    Essa história de carro feito aqui ser exportado mais equipado ou vir menos equipado para cá é antiga. E parece que a gente gosta. Basta lembrar que nossos carros populares tem Air Bag e ABS por força de lei, não por pressão de mercado.

  • Deivid

    Franceses sendo franceses..

  • Tomtilt

    Ainda assim o Peugeot 208 continua sendo, disparado, a melhor compra na sua faixa de preço.

  • zekinha71

    Um mata de frente e outro mata de lado.

    • Robinho

      kkkkkkk, simples assim.

    • Daniel

      Exato

  • Alexandre Soares

    A economia deve ter sido uns 100 reais em barras … Obrigado Peugeot!

  • Peuooo

    O pessoal falando aqui que não compra, que diminui o carro, que não ira comprar mais. Enfim, não iriam comprar nem se falasse que tinha obtido 5 estrelas no NCAP. Sei la, o brasileiro tem dessas, de sempre diminuir as coisas, mesmo que ela não o interesse.

  • Atley jackson

    Ainda assim, custo a acreditar que o Palio tenha mais segurança lateral que o 208 Griffe que tivemos ( este com 6 aibags ), se for o 208 Active, talvez, mas o Griffe ou ate mesmo os Active Pack e demais versões superiores com Airbags laterais devem ser mais seguros que o Palio.

    • Gustavo73

      o Palio também tem airbags laterais opcionais.

      • Atley jackson

        Confesso que em toda minha vida, nunca vi um Palio com AirBag lateral.

        • Gustavo73

          Não só ele como a Weekend e Ideia. Para”ver” só com a porta aberta e olhando a lateral do banco.

          • Atley jackson

            Obrigado, achei que dava para ver de fora, quando encostasse ao meu lado no transito mesmo…

  • Redpeak77

    É a cara de nossa política: O que é aparente tem que ficar bonito. O que está escondido, porém, necessário, não é importante.

  • Roger Bersch

    Isso nada mais é do que descaso com a vida humana em busca do lucro. Eles não se importam se morre gente por causa disso, ainda mais no terceiro mundo, só se importam em aumentar o lucro. E o pior, o governo, que no mínimo deveria preservar a vida da população, também não faz nada e não cria regras de segurança.

  • CanalhaRS

    Que beleza, parabéns Peugeot!!
    As funerárias agradecem o apoio.