Home Marcas Fiat Fiat Siena Essence 1.6 16v é avaliado por leitor

fiat siena essence avaliacao leitor 1 Fiat Siena Essence 1.6 16v é avaliado por leitor




Avaliei este final de semana o FIAT Siena em sua versão Essence, bastante equipada de opcionais, porém sem o câmbio Dualogic e bancos revestidos em veludo. O modelo estava equipado com bolsas infláveis para motorista e passageiro dianteiro, som integrado ao painel com mp3 e entradas para pendrive e Ipod, controle eletrônico do acendimento dos faróis e limpador de pára-brisas, volante revestido em couro, rodas de liga leve em aro 15, ar-condicionado, direção hidráulica, todos os vidros com controles elétricos com acionamento um toque, sensor de ré, entre outros.

Externamente, o Siena é um carro que ainda agrada a maioria. Mesmo apresentando o mesmo desenho da área central desde o lançamento, o pequeno sedan recebeu diversas mudanças de visual, sendo que a última conferiu ao modelo um aspecto de carro de categorias superiores, com faróis duplos e apliques cromados. Porém, são detalhes insuficientes para mascarar as características de carro pequeno, já que é derivado do Palio.

fiat siena essence avaliacao leitor 2 Fiat Siena Essence 1.6 16v é avaliado por leitor

A começar pelo pouco espaço para as pernas de quem está na frente, o carro é um tanto estreito, e mesmo pessoas de média estatura ficam com a cabeça muito próxima do teto, um desnível em maior velocidade e você se machuca, em um acidente a situação provavelmente é pior. Há um apoio de braço central que fica em uma posição desconfortável. O porta-luvas além de pequeno abriga também as conexões do pendrive e IPod para o sistema do som. Desagrada-me o fato do carro ligar o sistema de som sempre quando a parte elétrica é acionada na chave de ignição.

Os materiais plásticos do acabamento não estão entre os piores, porém há alguns detalhes pintados em um tom champagne, opcional, que demonstraram facilidade de descascar. O veículo avaliado estava com pouco mais de 200 km rodados e já mostrava defeito na pintura da maçaneta de abertura da porta do motorista. O painel é de fácil leitura e há computador de bordo com funções básicas, entre elas consumo médio e instantâneo.

fiat siena essence avaliacao leitor 3 Fiat Siena Essence 1.6 16v é avaliado por leitor

No banco traseiro, pouco conforto. A caixa de roda traseira invade o habitáculo, sendo que o encosto do banco traseiro não cobre a região, deixando adultos desconfortáveis, sobretudo se três pessoas estejam sendo levadas no banco traseiro. Aqui o teto também é baixo e incomoda mesmo pessoas de média estatura.

O carro roda relativamente macio e tem bom comportamento em curvas, lembrando que o modelo estava equipado com pneus de aro 15 e perfil 60 da Goodyear, opcionais. Nessa configuração, algumas imperfeições são notadas, talvez bancos um pouco mais macios e com um revestimento melhor ajudassem a atenuar essa sensação.

fiat siena essence avaliacao leitor 4 Fiat Siena Essence 1.6 16v é avaliado por leitor

O porta-malas é enorme e a tampa muito alta faz do sensor de ré um opcional muito bem vindo para ajudar as manobras. O estepe fica acondicionado no interior do carro, portanto, imune aos furtos. De negativo, o triângulo de emergência, que é afixado com carrapicho no carpete do assoalho!

Como se trata de um modelo conhecido pelo mercado, o que despertou maior curiosidade foi o comportamento do motor e-Torq, aqui na versão 1.6 litro. Derivado do Tritec, dispensado pela BMW, o motor é dotado de 16 válvulas e único comando acionado por corrente.

fiat siena essence avaliacao leitor 5 Fiat Siena Essence 1.6 16v é avaliado por leitor

O primeiro problema que percebi foi o fraco torque disponível em baixas rotações. O motor só desperta para aceleradas a partir de aproximadamente 2800 RPM. Até essa faixa, o motor é fraco e demonstra lentidão para retomadas de velocidade, como ao sair de lombadas. Fiquei decepcionado, pois quando do lançamento, me lembro que destacaram a curva de torque. Espero que no motor maior, de 1,74 litro e erroneamente batizado pela FIAT de 1.8, o comportamento seja melhor.

O segundo problema é o consumo. O carro bebe demais. Apesar de o computador de bordo exibir média de 7,5 km/l com o tanque abastecido com etanol e gasolina, depois de rodar aproximadamente 30 KM já era grande a diferença no marcador ao estacioná-lo. Como possui um tanque pequeno, de 50 litros, a autonomia é certamente um ponto crítico para viagens longas.

fiat siena essence avaliacao leitor 6 Fiat Siena Essence 1.6 16v é avaliado por leitor

De melhor, o e-Torq é um motor que vibra menos que seu antecessor, demonstrando maior suavidade em giro alto. Curioso ver que a disposição do motor ficou diferente do habitual, sendo o coletor de admissão na frente, próximo à grade do radiador, e o coletor de escape próximo à parede corta-fogo. Fiquei com receio de excesso de calor no habitáculo na região, mas a FIAT colocou um defletor que aparentemente faz o trabalho, pelo menos no modelo ainda zero quilômetro.

A correia de serviço, que aciona alternador, compressor do ar-condicionado e bomba de direção hidráulica passa por fora do suporte do motor, aparentemente a substituição parece simples. Como não há correia dentada, parece ser difícil aparecer necessidade de comparecer ao mecânico para manutenção. O motor consome 4,3 litros de óleo, sendo que o modelo indicado pelo fabricante é sintético e de viscosidade 5W30.

O Siena é um carro velho, que apesar de um visual externo legal, peca em espaço e acabamento interno, toda a esperança de um motor mais econômico em relação ao 1.8 da GM se desfaz em poucos quilômetros rodados. Um sedan que vê concorrentes mais feios, como o Renault Logan, dando um banho no que realmente interessa para esse público: Levar toda família sem muito aperto e de forma econômica, e ainda com espaço para levar a tralha.

Mas, se você na verdade procura um sedan bonito, não tem necessidade de levar mais quatro pessoas com frequência e não vai ficar muito revoltado de ver um motor 1.6 consumindo muita gasolina, o FIAT Siena com o novo motor atende. Só não será barato com os mesmos opcionais do modelo testado, de maneira que o carro só é entregue desembolsando algo em torno de R$ 48.000,00.

Já que é pra gastar, que tal uma olhada no Volkswagen Polo ou se esforçando um pouco mais até mesmo o New Fiesta? Se ficou caro para o orçamento, a sugestão é o competente e honesto Renault Logan.

Texto de Raphael Hagi


  • jonas

    pó..amigo..vai no menu do rádio e muda para a função off para não ligar e nem desligar automático .. Teu carro tbm tem ABS e bLUETOOTH, e os encostos de cabeça traseiros é só levantar que não incomodam.

  • Airton

    Alem de "adivinhar" o consumo, divergindo até do computador de bordo, afirma que o motor foi "abandonado" pela BMW e ainda faz menção a cubicagem do motor 1.8 l sempre de forma imparcial.

    O que um nanico que não enxerga em manobras a ré (achou conveniente ter sensor), pode reclamar do espaço para pernas e cabeça ?

    Só acredita na parcialidade desse idiota quem quer !

    • Dorival Vidotti

      Me apaixonei primeiramente pelo visual do siena 1.6 essence Dualogic, depois de muito namoro e com duvidas, mas a paixao nao me deixou outra opçao comprei, a dois anos que tenho ele no começo so pequenas viagem sentimos uma diferença no bolso porque eu tinha um uno 1.0 , consumo 9 a 10 km por litro, fui fazer uma viagem de 5000 km por varias vezes fiz calculos de media , tive grande supresa o mesmo fez 12 a 13 km por litros em media, portanto nao tenho nada a reclamar

  • Victor Hugo

    Aposto que: Entre siena e voyage( logico que tem opções melhores) por este preço a maioria levaria o voyage!

  • leandrojucaSC

    uoooooooooooow. e eu que pensei que esses novos motores e-torq eram economicos.
    Que decepçao ;(

    • marcus_3389

      No proprio manual diz que a avaliação de consumo só deve ser feita após 5 mil km. e vale lembrar que tanto auto esporte quanto a quatro rodas elogiaram o consumo do e.torq(1.8) sendo melhor que o motor de peugeot(1.6) que a MINI/BMW adotou pro cooper.

      • V8_sempre

        Mermão…

        Estamos em 2010… 5.000 Km pra amaciar um motor ? hahaha !!! Só se ele tiver produção arcaica !!!

        Que o consumo melhora com a rodagem…. Sem dúvida ! Em qquer motor… Mas é pouca coisa !!!

        • FANBOY_CHERY_JAC_BYD

          Dizem que o Focus demora 10.000km pra poder medir o consumo……………. hehehe

          Bom, mas esse Siena eu acho bonito por fora (sim elogiei). kkkkkk

          Mas o carro não vale o que pedem 48mil reais.

          Datena: "me ajuda ae pohhh".

          49mil reais eu levo um KIA CERATO que humilha essa lata velha. (só naum vem com ABS)

          Com 41mil eu levo um Chery Cielo Sedan que humilha tambem.

          Vale ainda lembrar que Focus sedan mesmo custando 56mil reais, mas ele é 0% de juros. Esse Siena na hora de parcelar sai por 53400 reais. Então se vai comprar em 24x com 50% de entrada é melhor ir de Focus Sedan.

          Mas como o povo acha que carro é Casas Bahia, é isso que dá. 55mil a prazo (minimo) num Siena. BAHHH!!!

          • demartine

            Se ele fosse um bom avaliador teria observado que tem como
            retirar essa função de ligamento automático do rário,
            chamada de 'auto- switch', com uma simples lida no manual ou
            uma 'fuçada' no próprio sistema de som, ele encontraria fácil fácil.
            Outra coisa, esses banco da foto não são de veludo, existe ainda um
            acabamento superior a este para o Siena.
            Criticou muito!

          • V8_sempre

            Só pode ser desculpa esfarrapada para justificar alto consumo, né ?

            Hoje tenho um FORD (E me toquei agora que não vi o manual dele). Mas antes dele, tive um monte de GMs… Nunca vi nada assim no manual deles !!!! Falando nisto… Muito menos desse negócio de motor GM beberrão…

            Só não sei se foram os GM ficaram mais economicos ou foi a concorrência que começou a beber pra xuxu (Aposto nesta hipótese) ! hahahah !!!

            • FANBOY_CHERY_JAC_BYD

              Só sei que o Focus Sedan consome. (6km/l) alcool heheheh

              Já o Sentra é uma incognita. Tem gente que consegue 11km/l, e tem sites que cita apenas 5km/l.

              Incrivel que testes de usuarios sempre o Nissan Sentra consegue algo de 11km/l, e nos sites de carros apenas 6km/l.

              BAHHH, tem dinheiro por tras. No Brasil TUDO tem dinheiro por tras.

          • marcus_3389

            bom aí depende da dificuldade financeira de cada um. e esse chery é tão bom que tem numeros espetaculares de venda né? algo em torno de 150…. piada.

            • FANBOY_CHERY_JAC_BYD

              Se levar em conta que a importação não consegue atender a demanda e vende TUDO em algumas semanas…..

              Vamos nos informar melhor.

              Abraços.

              • marcus_3389

                o unico que eu saiba que não esta dando conta é o cerato, ja o chery eu duvido.

                • FANBOY_CHERY_JAC_BYD

                  Duvidar é argumento de quem não tem certeza do que fala.

        • Delicious M. Sweetness

          Pouca coisa nada, o consumo de um carro com 200km rodados é absurdamente elevado.

          Meu Fusion V6 fazia 5 km/l na cidade com 200km rodados, hoje faz 7 km/l aos 50.000.

        • marcus_3389

          mermão…
          estou ciente da década que estamos.
          não é tão pouco assim e tbm depende da qualidade desse combustivel que o testador de plantão usou.

        • Wellison_

          O meu Palio só melhorou o consumo após 3.500Km, porque antes bebia igual a Pajero V6 que temos qui em casa.

      • DCald

        Cara, logo que o E.torq foi lancado, um amigo meu comprou um Punto 1.6 16V ludibriado pela potencia maior que o 1.8GM… bom… logo com seus 2mil km (o cara viaja muito) fui numa viagem junto com ele, e ele já se queixava do consumo alto e desempenho baixo… pois então, dirigi o carro por cerca de 500km e achei o mesmo… tem que manter o giro lá em cima e o computador de bordo marca um consumo absurdo…
        Resultado… a ultima vez que falei com ele, já tava beirando os 20mil km e o consumo ainda era maior do que o do Punto 1.8 GM que ele tinha antes… sem contar o desempenho inferior..
        Quando eu falei pouco depois do lançamento, ninguem acreditou… endeusavam esse motor que "andava mais que motor V12 ferrari e bebia menos que BR 800 descendo a serra" Agora está se provando o contrario… um motor mediano que bebe mais que os concorrentes..

        • Caetano2010

          Eu concordo com Vc,porque o punto 1.6 não vale tanto a pena assim,pois é mais pesado que siena e palio,no punto o que compensa mesmo é a versão essence 1.8 16v,qto as outras versões 1.4 anda como carro 1.0 e 1.6 gasta o mesmo que o 1.8, e esse motor 1.6 foi feito mesmo para linha palio e siena.

    • lndnfsu2

      7,5km/l é quanto o 1.0 Fire la de casa faz (Siena EL)… por um motor 1.6, achei razoável… mesmo ele ainda não estando com 5mil km

      • DCald

        7,5 num 1.nada? Credo!!! Vai verificar a calibragem dos pneus e ver se o freio de mão não tá puxado!
        O ultimo 1.nada que eu tive foi um Celta VHC flex 2006/7… fazia 9,5-10 na cidade com alcool… na estrada fazia 11,5 andando na faixa de 140km/h… 12 andando até 120 e 13km/l andando entre 90-110… sempre com alcool (nunca coloquei gasolina nos 30mil km que fiquei com ele…)
        O Corsa 1.4 econo.flex que comprei depois do Celta fazia 9 na cidade e 11,5 na estrada…andando no limite (190-200 -no painel – morava do lado da bandeirantes e rodava 160km/dia nela) fazia 8km/l… sempre com cachaça…

        • lndnfsu2

          pior que os pneus estão calibrados… fiz uma viagem de 530km final de semana passado e tive que abastecer faltando 50km.. (no 1.0 que tinha antes nunca precisei parar antes de chegar)

          freio de mão tambem nao estava puxado (Serio, ja imaginei que poderia ser algo assim) e estou é desconfiando muito do posto em que abasteço…

          na estrada a media ta 11km/l e na cidade 7,5km/l… se pisar bem leve da para fazer 8km/l

          ja tive um 1.6 a ácool (Escort CHT) e ele fazia 10km/l brincando…

          • V8_sempre

            O CHT 1.6… Dizem que foi o motor que melhor se adaptou ao alcool ! Tbem tive ótimas experiências com esse motor no passado… Nos Escort !

            Mas… Segundo a maioria dos testes nas revistas… O FIRE 1.0 só é econômico mesmo no MILLE (Que anda muito bem ainda) ! Na linha Palio… Reclamações sobre o consumo são bem comuns….

    • Valter

      trocar siena por logan não rola neh, e o Polo é razoável, se custasse a mesma coisa, no entanto suas vantagens não valem tanto assim. e para quem achou o siena apertado, vai pirar dentro do Fiesta, alem de tudo é mais caro.

    • Helmuth82k

      cara, esse carro so tem 200km rodados! Por isso do consumo maior. depois do 5000, mais ou menos, os moteres começam apresentam um boa melhoriua do consumo! Pelo menos sempre funcionou assim com os carros aqui em casa e os de quem conheço que eram 0km

  • MarcosMV

    Taí um carro que nunca pensei em adquirir.

    • jujupanicat

      2

  • Fanboy_da_KIA

    48 mil FACEPALM

    • FANBOY_CHERY_JAC_BYD

      53400mil a prazo.

      Que carro voce tem?

  • Robson_Iecker

    Boa avaliação……………

    • marcus_3389

      não achei, achei confusa e contraditória. como alguem que compra um carro com sensor de estacionamento, volante de couro e radio com entrada pra ipod pode recomendar o logam como opção?

  • rodolfododo

    Quanto a volks paga para a noticiasautomotivas falar tanto mal da fiat e falar bem da volks com certeza esse lixo de site nao vai publicar isso. percebi que esse lixo de site comprado fala mal ate da alfa romeo pq e do grupo fiat gostava tanto do blog mas depois dessas mancadas neh deixa pra la ate pq -1 nao faz diferença

    • Victor Hugo

      Entaum compara um Voyage e um um siena e tire suas duvidas de qual eh melhor! do q falar merda!

    • MarcosMV

      -

      • FANBOY_CHERY_JAC_BYD

        Afff. Assim não dá. É disso que eu estou falando, esse povo consegue defender lixos. Pelo amor de Deus. Alem de defender latas velhas, ainda falam mal do site.

        Fiat Siena carro ITALIANO, assim como alfa romeo, ferrari. Ou seja, italiano é BONZAO.

        Já carro CHINES, é só testarem um lixo de Geely (quem nem existe no Brasil), ai o povo já fala mal de TODOS os carro chineses do mundo (existe mais de 50 montadoras chinesas).

        Pro povo se a Fiat faz Ferrari, o Siena presta. Agora o geely é testado, sobra até pra Chery, BYD, e JAC.

        Não tem coerencia, fundamento.

        Incrivel como o povo é ignorante.

        Notebook da Sony, iMAC, Asus, iPhone, são montados na CHINA.

        Já o notebook da Sony, e Apple iMac são da empresa ASUS. Sendo que a Asus é uma empresa genuinamente Chinesa.

        Sim, notebook da Sony e Apple são notebook CHINESES.

        Acontece que na China (assim como no Brasil) tem lixos e produtos de top de linha.

        Da mesma forma que a Asus faz os notes da Sony e Apple, por outro lado tem a ECS que faz os lixos da CCE. (OEM)

        Só porque italiano faz Ferrari, não significa que Palio presta. Assim como não é porque tem lixos chineses que todo chines não presta. VAMOS VIAJAR MAIS POVO, SAI DESSE BRASIL.

        • eds2010

          Só vale lembrar que a ECS também tem a divisão boa de produtos. A CCE que compra modelos ultra baratos com chipsets ultrapassadas que apesar de "funcionar" consomem muita bateria pelo chipset não ser otimizado (nao desliga os itens como wireless, entre outros perifericos, tudo é via software).

          Abraços
          Edson

          • FANBOY_CHERY_JAC_BYD

            Divisão de bons produtos da ECS só na placa mae. Melhorou bastante nos ultimos anos. Mas o basico continua um lixo.

            Já na area de notebooks a ECS continua uma bosta. Tudo lixo.

            Quanto a CCE, ela se supera. kkkkkk. pra piorar poe restos de recall dos outros países.

        • sam_85

          asus eh Taiwanesa, e nao vem falar q eh mesma coisa, chama um taiwanes de chines e ve se ele gosta rsrs

    • Rodrigomff

      Não digo que alguém pague alguém, mas quem avaliou o Siena só baixou o pau…. Só defeitos e ainda bate em cima novamente…

    • UFRJ_JACKSON

      Isso foi uma avaliação do leitor, e na minha opinião muito bem sincera e imparcial, o problema do brasileiro é querer defender a sua montadora preferida enquanto que ela não ta nem ai para o mesmo, cobrando preços absurdos .

      • rodolfododo

        Sera mesmo que foi avalidado pelo leitor??????????????? eu acho que nao

        agora alguem viu o resultado do motor fiat 1.6 vs voyage 1.6 qual foi melhor o etorq espanca vw

        • Victor Hugo

          Espanca soh se for em modernidade!

          Pq o cambio do Voyage tira um excelente aproveitamento do motor!

          Eh soh ler nas revistas jornais o que eles falam!

        • DCald

          Cara, já andei no E.torq… é manco… VW 1.6 tbm é manco, mas tem mais torque em baixa, o que o faz mais confortavel de guiar…
          O E.torq é melhor em altas rotações e só…
          Pra mim, tá no mesmo nivel do VW, com vantagens e desvantagens…

          Preferi o 1.6 Sigma da Ford… mesmo sem ser brilhante, não decepciona como o E.torq…

          Ah… e por 49mil dá pra comprar um Cerato com um 1.6 16V que sim, é muuuuuuito superior!

        • V8_sempre

          Essas horas é boa… Pra gente sabe identificar quem é fanático ou não ! hahah !

          Elogiar um SIENA… Ainda mais por 48 mil ! Até a maioria dos fanáticos pularia fora !!! Se fosse lá na casa dos 30 mil… Aí sim ! Ele teria concorrentes a altura, como CLASSIC ou PRISMA !

          Alias, na maioria dos comparativos das revistas… Ele não ganha nem de Classic ou Prisma…

          • Caetano2010

            Concordooooooooooooo! 48k num siena só louco,nada contra o carro,mas com cerca de 2k a mais pego um focus hatch 1.6,cerato 1.6 entre outros carros mais atuais.

    • Robson_Iecker

      VC NÃO PERCEBEU QUE NÃO FOI O ''NA'' QUE FALOU ''MAL'' DA FIAT FOI O CARINHA QUE TESTOU O CARRO E ELE É APENAS UM LEITOR CERTO……….
      QUANTO A SUA REVOLTA VC TA CERTO SIM. NO FINAL DA MATERIA O CARA FAVORECEU ALGUMAS MARCAS COMO A FORD A VOLKS E A RENAULT E PARA QUALQUER PESSOA QUE LEIA PENSSA ISSO QUE VC PENSOU…….

      • rodolfododo

        Ainda bem que nao foi so eu que achei isso

      • DCald

        Quando se avalia alguma coisa, é normal comparar… no caso, acho que a comparação e as considerações foram justas… Já dirigi e testei todos os carros citados no texto, e tenho a mesma opnião… Se é pra gastar 48num Siena, levo coisa melhor na concorrencia!

    • Jonathanfs

      ?

    • slaash

      primeiro que as opiniões é de um leitor, segundo que eu, dentre muitos outros aqui, não precisamos receber nada para dizer que a FIAT é uma merda.

    • DCald

      Fiateiro detected… hauhuahua..

      Cara, eu testei o E.torq como provavel comprador (apesar de saber que o punto brasileiro não tem nada a ver com o excelente punto europeu)… ME DECEPCIONEI FORTE com o motor… manco e beberrão…

      O Siena é mal avaliado pq dos Sedans pequeno, ele concorre com Classic e Prisma… todos os outros (Corsa Sedan, Fiesta Sedan, Logan, Voyage..) são mais modernos, oferecendo maior conforto, espaço e dirigibilidade…
      Se comparar com Classic e Prisma, o Siena tá melhor (se bem que o 1.4 do Prisma dá banho no 1.6 E.torq)… se comparar o preço, dai o Fiat perde denovo…
      Por 48mil vc queria o que? Elogios ao Manco, beberrão, apertado e ruim de curva Siena?
      Cara, com 48mil dá pra comprar até Vectra Elegance que é beeeeeeeeem maior (já com airbags, AC digital e motor 2.0 de 140cv – que bebe igual e anda mais)…

      Se custasse 35mil, a avaliação seria diferente com certeza… pois seria comparado com Prisma e Classic, não com veiculos maiores e mais modernos…

      • V8_sempre

        PUNTO europeu usa a mesma plataforma do CORSA europeu… Gamma !

        O nosso…. Usa a do PALIO ! Que é baseada na do MILLE de 84 (Que praticamente é a mesma do FIAT 147) ! heheh !

        Mas eu acho essa a melhor das soluções "Brasil" que já foram apresentadas por aqui ! GM poderia trazer o CORSA D e monta-lo sobre a alguma plataforma daqui….

        • marcus_3389

          espera sentado por esse corsa D.

          • Caetano2010

            hehehehe!

  • rodolfododo

    Se o siena e ruim assim imagina o voyage???

    • Heumessmo

      cara.. na minha opnião o voyage é muito mais carro q o Siena, ele tem grande torque em baixas rotações, é muito mais economico e tbm é muito confortavel.. claro q na versao 1.6…

      Sim.. Pagar 48mil por um carro como esse? ta na hora das montadoras começarem a repensar nos seus preços…

      • rivo_

        ta na hora do povo começar a dar valor ao seu dinheiro, isto sim

        B)

        • V8_sempre

          Não sou fã da VW não (Não gosto do design simplório dos carros e da incrivel peladez da vida real. Pra ter ar quente, precisa encomendar na VW) !

          Mas que o VOYAGE é imensamente melhor que o SIENA… Não resta dúvida ! Alias, seria o melhor do segmento disparado, se tivesse melhor custo x beneficio (Coisa que o SIENA tbém nao tem) !

          • Caetano2010

            Tbem acho o voyage melhor que o siena,o unico problema é que tudo é opcional,e a volks arranca o couro do consumidor com os opc.

      • marcus_3389

        48k com coisa q eu não compraria e é caro, sensor de estacionamento é pra nego barbeiro.

      • CanalhaRS

        [2]

    • DCald

      Cara, sinceramente… não compro VW pq acho que a marca se acha e cobra muito caro pelo que oferece… mas, o VW é bem melhor custo x beneficio que um Siena… é mais confortável, melhor posição de dirigir e o 1.6VW tem torque em baixa… a diferença disso é muito mais conforto ao rodar (e menor consumo)… principalmente na cidade!

  • Fungo

    Amigo, como voce avalia o carro como gastão andando apenas 30km e usando seu "OLHÔMETRO" para dizer que o computador de bordo está errado? Me ensine esta técnica Mister M.
    E outra, consumo vai de motorista pra motorista. Só a forma que você dirigiu o carro pode ter influenciado muito, já que afirma ser gastão. Não conheço o carro em questão mas o fato de você dizer que o mesmo nao tem torque em baixa, tendo força apenas acima das 2800Rpm, já mostra que você nao economizou nas "pizadas".

    • DanielMorais

      É o tipo de matéria totalmente dispensável aqui no blog, ficou clara a parcialidade do narrador e pra mim não serve nem como relato de um particular

      "que a BMW dispensou" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Éber não libere isso aqui pra qualquer um escrever não

    • MarcioGO

      Pensei a mesma coisa. Não se pode julgar o consumo simplesmente pela velocidade do marcadador de combustível, até porque temos um Palio aqui na empresa e até a metade do marcador ele desce rapido… Depois demoooora pra chegar na reserva. Se o carro estacionar numa inclinação forte, também dá diferença. Acredito que seja por conta do desenho do tanque… Já um funcionário que temos na empresa, que tem um Gol, disse que no VW é o contrário: demora pra chegar no meio mas depois desce rapidão… Melhor mesmo confiar no que marcou o computador de bordo do Siena: 7,5 km/l, que pra etanol (ele não especificou a porcentagem de gasolina que tinha) tá até bom pra cidade. Também faltou falar se o ar estava ligado.

    • DCald

      Eu andei 1000km num Punto E.torq… 500 deles dirigindo… paguei a conta no posto e digo… É GASTÃO E MANCO!!!!
      O pobre dono desse Punto E.torq já se arrependeu de ter trocado o Punto Sporting 1.8GM que ele tinha antes… bebe mais e anda menos… (e olha que já tem uns 20mil km de teste e choro na bomba de combustivel!)

      E não é questão de economizar na pisada… TEM QUE PISAR pra ele andar… em baixa parece que escapou 2 cabos de vela…

      • V8_sempre

        Se com 2 comandos (Permite maiores variações de regulagens das valvulas!) a coisa já pega (Torque em baixa) em um motor 16V…

        Imagine com 1 comando só ?

  • mmuniz75

    Esqueceram de falar que a versão testada tem bluetooth e ABS. O preco no site desse modelo com tudo isso sai por 52.000,00, vai ver 48.000,00 é com desconto. Realmente compensa mais pegar o New Fiesta , carro basico com opcionais nunca compensa. quem quer acessórios procura o carro que tem, opcionais é jogar dinheiro fora, tem que ser muito apaixonado pelo modelo para bancar.

    • marcus_3389

      exato, se for pra colocar tantos opcionais é melhor que se procure um modelo de nivel superior.

  • fudencio10

    por 49,900 tem cerato que é superior ao new fiesta (sedan compacto) e custando menos.

    • mmuniz75

      Cerato tambem é uma boa, só falta sair o flex

      • gabrielthw

        Aí não será uma boa, será gastão!
        Coisa que ele não é atualmente!
        Que mania nesse país, só falta pedirem à Ferrari para trazer um modelo flex para vender mais por aqui…

        • mmuniz75

          Não sei quanto ao preço do etanol no seu estado, no meu mesmo o etanol estando mais caro acaba igualando o preço com a Gasolina em rendimento. Com etanol anda mais, até concordo que com gasolina o carro fica mais gostoso de dirigir. mas ter flex é ainda vantagem. "Que mania do pais " … que outros estão comecando a se interessar tambem por modelos bi-combustivel, como EUA. Ter carro monocombustivel hoje já esta igual a ter carro com carburador quando quase todos tinham injeção eletrônica, ou ter carro com injeção single point quando quase todos já tinha multi point, é uma questão de evolução.
          Até carros importados estão vindo Flex, e mesmo SUV de 6 cilindros como a Pajero, se estão bebendo muito depois da conversão é questão de ajuste uma hora fica bom. Você me fez lembrar de quem falava mau de injeção eletronica no inicio eles diziam : "Essa tal de injeção eletrônica só vai aumentar o preço da manutenção …"

  • dodo

    Foi contratado pela VW.

  • juniort9

    Achei que existem muitas críticas no texto. Diminuindo inclusive as alterações feitas no motor, como se fosse coisa muito simples. A FIAT tem o seu mérito por isso.
    O cara que testou deve ter uma BMW.

    E vale lembrar, o texto é de um leitor. Mas o NA poderia ter dado uma revisada.

    • slaash

      E qual é o mérito?

      • V8_sempre

        Vai entender esses Fieteiros… hahaha !

        Metem a lenha na VW… E na GM ! Com agulhas que acham num palheiro…

        E agora… SIENA de 1996 (Qquer concorrente dele é imensamente melhor, nestas versões mais caras) virou "carrão" !!! Nos comparativos das revistas… Eles nem incluem o Siena mais…

        Gente… Please !!! Por 2 mil a mais… Dava pra levar um NEW FIESTA ou VECTRA !!!

        Na minha opinião… Falta honestidade a FIAT e ao SIENA…. Ele deveria ser um carro barato ! Como a GM (Pelo menos!) faz com seus velhinhos ! E até a Ford já vem fazendo !

      • eds2010

        O merito de fazer o que a concorrencia deixou de fazer ha anos que é colocar mais opções de motor para seus carros.

        O engraçado, é que comparam SEMPRE esse motor ao antigo GM 1.8 que além de mais torque tem concepção diferente de funcionamento. Porque não comparam com o maldito Fire 1.4 esse 1.6? NINGUEM COMPARA!. Só querem dizer que o GM anda mais. Claro que anda! é de uma litragem maior, com torque maior e apesar da curva de torque ser melhor para vibrar menos o motor, ainda o motor é um 1.6 16v!. Ta certo que motores como o Renault e do Grupo PSA 1.6 16v andam bem, destaco mais o Renault porque a curva de torque e a forma que o carro andaé muito bom. Mas o do grupo PSA só começa apos os 2000rpm que para a cidade pode mudar pouca coisa em comparação com motores menores.

        Em relação ao 1.6 da VW e esse 1.6 da Fiat? certamente o Etorq deve privilegiar estrada, enquanto na cidade o VW deve ser mais vigoroso por ser 8v e também entregar bem cedo quase todo o poder de torque.

        Abraços
        Edson

        • tandre_br

          Porque era o 1.8 GM que vinha NO MESMO CARRO, na versão equivalente.

          • eds2010

            Entendo tandre_br, mas o Siena com esse motor foi um erro que a Fiat fez em relação ao que deveria ter feito. Porque na verdade deveria vir o motor mais forte Etorq. Pois como sempre o lucro fala mais alto veio o 1.6 16v. Eu acho que colocaram esse motor pela reclamação de como o 1.8 GM vibrava e era ruim de alta. Então inverteram, é ruim de baixa e bom de alta…rsrs

            Só quis dizer que eu acharia justo comparar com o motor 1.4 e nao com o 1.8 mesmo sendo o lugar onde ele ocupou da versao HLX. Ou alguem aqui acha justo pagar preço de medio num sedan compacto?

            E pensar que ja vi pessoa comprando o modelo HLX 1.8 pelo preço de sedan medio se referindo ao custo de manutenção. Aff, tem dinheiro para comprar carro medio e regula para mante-lo? aff…

            Abraços
            Edson

            • DCald

              Cara. o E.torq 1.6 e 1.8 tem o mesmo custo de produção… (é o mesmo motor, só muda algumas medidas)
              A comparação com o GM 1.8 é obvia, pois foi justamente o motor "jurassico" que deu lugar ao "modernoso" E.torq… só que o resultado foi maior consumo e menor desempenho… e ai? dá pra elogiar? eu acho que não…
              A FIAT tirou os 1.8 GM pq acabou o acordo e a GM não quis renovar…

              Vc acha justo comparar o E.torq com o Fire 1.4? Eu não acho… o 1.6 é menos tosco que o 1.4, mas só pq o 1.4 é muito manco…

              O 1.4 Jurassico GM tem 105 cv contra 86cv do Fiat… 20cv faz grande diferença…
              Reclamam tanto da GM e seus motores defasados… mas são os melhores custo x beneficio (desempenho/consumo/manutenção barata, etc)…

              A Fiat sempre teve problemas com motores… ou são mancos, ou são superpotentes e não duram nada… caros de manter… (mesmo na europa, Fiat e Alfa romeo só se ve novo… mais de 5 anos já foram todos pro lixo)… Italiano que é italiano prefere carro alemão!
              A Fiat só se consolidou e virou lider de mercado depois do acordo com a GM… dai sim começaram a vender carros mais equipados e com os motores 1.8 GM, o que agregou a robustez dos motores alemães (GM-Opel) com o design italiano…

              • eds2010

                Eu não acho que o custo seja o mesmo. Para que vc faça uma alteração para aumeto de potencia vc precisa criar uma peça que suporte aquela potencia, precisa fazer algumas alterações… mas falar que nao tem diferença é exagero. Concordo que o custo não são tão mais alto mas tem um custo maior sem significar um aumento absurdo no preço do carro final.

                Mas sabe pq a GM não quis renovar? porque a Fiat queria ficar com o motor durante 3 anos e o acordo teria que ser de 5 anos.

                O motor Jurassico da GM apesar de ter 20cv a mais tem 1 kg/f de torque a mais do que o da Fiat. Se pensar não é bem só o motor que ajuda, e sim o conjunto. Nisso a GM sempre foi mediana, mas em virtude do que existe de mais "famoso" no mercado ele acaba se dando bem. Só discordo que os motores em sua maioria são economicos, só o 1.4 é economico. Os demais são beberroes ou fica na media dos demais. (o que para os outros também não é grande coisa).

              • eds2010

                Discordo de dizer que toda a linha Fiat seja tão ruim de motores. O que eu acho é que infelizmente não swe existe investimento no BRasil para mehlorar isso. Pois carros Fiat vemos desde o longevo 147 até os mais atuais na rua. Isso não é merito de nenhuma montadora… alias… se lá fora é ruim, aqui ele fica na média das outras latas brasileiras.

                Abraços
                Edson

    • DCald

      Alterou o motor e ficou pior… merito onde?

    • marcus_3389

      pelo que ele criticou tanto de espaço (num carro compacto) ele deve andar de lincoln town car

      • DCald

        Cara, qualquer um com mais de 1.75m reclama do espaço interno da linha Palio…

        • eds2010

          Do Punto também. Ta certo que eu tenho um C3 que tbm nao se fala em espaço, mas a diferença do Punto não é grande.

        • GMV4545

          Eu tenho 1,75 m e nem reclamei quando andei de Siena (taxi), ou Palio (Outro taxi).

  • sulamy

    Cara com $ 49k compro um Cerato, a industria nacional devia parar de nós explorar e fazer de trouxa com essas sucatas superfaturadas.

  • Felipe_Tozelli

    Bom, ler essa avaliação me fez pensar somente uma coisa. O cara não gosta da FIat.

    Eu tenho um Palio ELX 2010 1.0, lõgico que não é o melhor carro do mundo, longe disso, mas muitos dos "Defeitos" citados pelo leitor é complicado engolir. Principalmente sobre tamanho, tenho quase 1,80 e não em sinto nem um pouco apertado em qualquer lugar do carro, principalmente dirigindo.

    Sobre o motor, não posso falar, mas falar que o tal torque só vem a 2,8k RPM é complicado, a FIAT adotou esse motor por ele ser mais silencioso, economico e blá blá blá… Mas também por o torque vir mais cedo que os outros motores usados antes. E medir consumo de combustivel em 30 km rodados e ainda perceber no hodometro… Olho mágico! E… AInda sobre o motor, por que o pessoal fala que ele foi descartado pela BMW como se esse motor fosse um lixo?

    Mas como disse, não é o melhro carro do mundo… O Cerato, New Fiesta e até mesmo o Linea, é mais interessante que ele…

    • Summers_Viper

      "QUASE 1,80"….

      Desculpe-me amigo, mas vc faz parte da média dos brasileiros da região sudeste, portanto, é normal q vc não se sinta apertado, já eu com 1,85 me sinto como um tubarão em uma lata de sardinha nesse carro.

  • DanielMorais

    É um dos textos mais ridículos que já vi aqui no NA, digno de nariz de palhaço!

    • duhehe

      [2]

  • Valter

    Não o que ele reclama de espaço, só pode que é uma girafa. Tenho 1.82 uso o banco ao maximo, de fato a cabeça fica muito proxima do teto, mas as pernas ficam bem confortaveis, para o passageiro o porta luvas pode incomodar por seu modelo arredondado, Esse consumo com alcool não esta alto, é a média da maioria dos carros varia entre 7.0e8.5km/l, sem contar que a mistura dos dois precisa ser considerada a quantidade de cada combstivel, o espaço para quem vai atras é bom sim, a não ser para quem vai no meio e 5adultos ai complica mesmo. Agora não sei aonde que a caixa de rodas incomoda, a posição inclinada do banco é otima para uma viagem, o tanque cabe gasolina o suficiente para uma viagem bem longa, considerando que consumo na cidade é um e estrada completamente deferente, claro que em condições normais, mais de 120 não dá neh.
    adoraria se o som do meu ligasse sozinho.quantro ao defeito na pintura, ele ocorreu por que descascou ou por falta de cuidado? meu carro ja esta com mais de 1 ano e esta com a pintura perfeita.

  • NandoConnor

    Achei legal o post do cara, porém o fato do carro ter detalhes cromados não o deixa com aspecto de carro superior, só o deixa baianado…

  • SamukaGT

    Cadê o Eber nessas horas para esclarecer esse teste ai?
    O povo ta tacando o pau no Blog aqui, ele sempre da uma resposta pra gente.

  • V8_sempre

    CHOVEU NO MOLHADO…

    1. Enorme parabéns para o dono do carro… Parece sincero ao extremo ! Cada um tem suas prioridades… Assim espero que as deficiências do SIENA não o incomodem, para que fique satisfeito com o dinheiro investido !

    2. Mas só choveu no molhado… O que ele disse… Quase todo mundo sabe ! Ta aí um carro antigo, mais apertado que CLASSIC (cabeça e pernas (Entre-eixos curtissimo)), e com um dos piores custo x beneficio do mercado nestas versões mais caras, que por sinal, vendem extrememante pouco. Compreensível, pois a concorrência, neste setor, está muito acima da FIAT e seu produto de 96 ! Só faltou reclamar da estabilidade do carro em curvas, outra critica comum a linha Palio !

    3. Parece que o que conquistou o cara foi o design… E isto é indiscutível, subjetivo ! Mas, particularmente, eu o acho com cara de carro de vovô ! Um DEL REY modelo novo, por causa das linhas antigas e quadradas das laterais, especificamente ! Quem sabe, qdo eu chegar nos 45 anos… Comece a gostar dele…

    4. A novidade… Mas que eu já esperava, devido a baixa tecnologia empregada… 1 comando p 16V ? Até o argentino do Linea usa 2 !!! É a decepção do amigo com o motor e-torq ! Acho q isso explica, pq a FIAT ainda queria renovar o contrato com a GM de fornecimento do velho 1.8 (Para usar em modelos mais pesados), segundo 4R ! Negado pela GM, provavelmente pq ela está retrabalhando o motor, segundo dizem, para virar ECOTEC (E não vai dar isto de presente p FIAT, obviamente!) e usá-lo de AGILE a CRUZE !

    • gustavogfortes

      Concordo contigo

    • eds2010

      V8,
      1 – O carro não é dele e sim de algum amigo ou concessionaria.

      2 – Eu tenho 1,87m e não querendo gerar polemica, mas sei que vou gerar, tanto de espaço interno, como espaço para as pernas o Siena me proporciona melhor acomodação que o Classic. Concordo quando ele diz de 5 pessoas no banco traseiro, mas o Classic é pior, e isso qdo cabe uma quinta pessoa. Vale lembrar que para sair de um Classic eu tenho muito mais dificuldades que o Siena por ser um carro mais baixo em altura e o teto ser apenas mediano.

      3 – Ele achou o carro bonito, esquecendo de tamanho, deveriamos comparar com seus concorrentes que ai sim é pareo duro. Dizem que o Voyage é ruim, mas pelo menos na distancia entre-eixos é maior e pelo menos eu já entrei e me acomodei melhor no mesmo. O logan é bom também para 4 pessoas, o que atrapalha em todos esses modelos é o alto tunel central.

      • V8_sempre

        É… Meu amigo…

        Mas o CLASSIC custa 27 mil… E não 48 (Brigando com Vectra, New Fiesta e Cerato) !!!

        • eds2010

          O Siena EL custa 28 mil… se pensarmos que os dois sao relativamente pelados nessa situação. E no caso do modelo citado veio com motor superior, coisa que o Classic não oferece.

          Mas não discordo em nada do preço mesmo, é exorbitante e o carro oferece muito pouco já que a concorrencia principalmente dos medios oferece isso de serie (Cerato) já na versão de entrada. Mas tirando o Logan, eu acho os demais muito abusivos (apesar de ser todos os carros do Brasil, Voyage e Siena são abusivos demais, sem contar o "ultra mega premium" City e New Fiesta).

          Abraços
          Edson

          Abraços
          Edson

        • GMV4545

          É o classic só tem motor 1.0 VHC E, enquanto o Siena tem uma variedade de motores (1.0 75cv, 1.4 86cv, 1.6 16V 117 cv)
          Enquanto o Classic quem compra tem que se contentar com o 1.0.

    • eds2010

      4 – Infelizmente tudo que vem para o Brasil ou que é fabricado para carros de menor porte, é sempre o famoso corte de custo. Portanto, até alguem lançar um comando de valvulas variavel (que ja apresenta 2 comandos) a coisa vai continuar do jeito esta. E para finalizar, a GM não cortou o fornecimento pq vai atualizar o seu motor e sim porque o contrato de fornecimento de motores finalizava nesse ano e a Fiat quis seguir agora com sua nova gama de motores.

      Abraços
      Edson

      • Matheus_P

        pô Del Rey é muito massa! hehehe!

        • eds2010

          Orra é massa mesmo! tinha um pai de um amigo que tinha um GLX, tinha banco de veludo, direção hidraulica, ar condicionado e o motor 1.8 AP VW. Era demais o carro! andava muito, era economico e extremamente luxuoso!

          Infelizmente participa da galera do "Logan" no quesito beleza…rs

          Abraços
          Edson

    • duhehe

      4.1

      A FIAT não sabe fazer motor e ponto !

  • Felipe_Tozelli

    NA? Cade meu comentário?

  • Marolao

    Ele só viu os lados negativos do carro… Rs! Mas agora, quanto ao som ligar junto com o carro, isso é BIOS. Tem como configurar o som pra ligar e desligar só quando você quiser. É só ler o manual.

  • V8_sempre

    48 mil…. Num carro apertado, antigo e baseado ainda na plataforma do 1o. Uno….

    Complicado !!! Por 50 mil… Já se acha VECTRA… Com tudo que este SIENA tem (Inclusive ABS e Air-Bag) !

    E… NEW FIESTA !!!

    • fudencio10

      E melhor que os 2 o cerato.

      • duhehe

        Com 54k da pra compra vectra elegance manual

        Com 49 City DX manual

        Com 45 Polo Sedan

        Enfim Siena só o EL por seus 28 conto no feirão fiat e só !

  • Delicious M. Sweetness

    Péssima avaliação. Sem mais.

  • DCald

    Sobre o Siena, é exatamente a mesma opinião que eu tenho… bonito, porem mal-acabado e apertado… Motor e-torq manco e beberrão.
    Só discordo do comportamento em Curvas… a não ser que a Fiat mudou tudo nesse "G4"… pois nos G3 que eu dirigi o carro era macio em retas mas apavorante em curvas, de tanto que mergulhava… Qualquer concorrente (LOGAN, CORSA SEDAN, VOYAGE, FIESTA SEDAN, etc) tem comportamento dinamico bem melhor que o Siena…
    Eu que pego bastante estrada (e bastante serra) considero isso um grande impedimento para adquirir um carro… eu preciso de um carro bom de curva (não que eu abuse, mas é muito melhor fazer a curva sabendo que tem boa folga no limite do carro)
    Ou seja, Siena é carro pra quem anda na cidade e não precisa levar ninguem atras… (nessas condições, pra que um porta-malas cavernoso??) Se tivesse um preço competitivo, ainda vai… 48mil era pro Linea completo estar custando (e brigando com New Fiesta – e perdendo… huahuahua)

    • T. Motta

      É exatamente isso. Eu tenho um Siena 2005 que eu julgo muito bom na cidade, mas para viajar deixa muito a desejar. Fora que a 120km/h a direção fica extremamente molenga e até uma folha mexe nela…

      • eds2010

        Curiosamente, meu pai teve um 2001 que era horrivel mesmo de estabilidade. Agora que ele tem um Fire 2008, ele veio com rodas aro 14 com pneus 185/60 e o carro é bem estavel viu. Voce percebe a diferença no comportamento dinamico e digo que o carro é outro.

        Ele consideravelmente mergulha menos. Particularmente eu acho o comportamento do atual bom… mas enfim, sem nego me reclamando só quis dizer um caso "real" das minhas impressões longe de dizer que o preço do carro é justo ou que é um carro bom de mercado. Ele disputa até bem nos modelos 1.0, passou para 1.4 em diante se torna um absurdo (nao que o 1.0 tbm nao o seja).

        Abraços
        Edson

  • Milton_GT

    Não gostei da avaliação ela foi tedenciosa e incorreta.
    O sujeito nunca comprou um carro zero kilometro, porque falou muita bobagem.
    Meu carro consumia 5,4 Km por litro antes dos 5.000 Km e depois passou a fazer 6,7 Km/l, isso porque passou a andar muito mais. E isso aconteceu com outros carros zero que eu tive, seja qual foi a marca.
    Querer difamar o Siena é coisa de torcedor, (detesto torcedores) não estou aqui querendo defender a Fiat, mas se o Siena é o sedanzinho mais vendido, então para mim ele é o melhor e eu nem gosto de sedãs e nem do Siena, mas contra vendas não há argumentos. Quando algum produto vende muito é porque caiu no gosto popular e para isso esse produto tem que ser bom.
    Nota zero para o Noticia Automotivas por dar guarida a torcedores fanáticos.

    • DCald

      Sedanzinho mais vendido é o crassic… o que não quer dizer que é melhor… só que cabe no bolso de mais gente… huahuahua

      Se vender bem significasse ser bom… Ferrari, Mercedes e cia seriam lixo, certo?

      • Milton_GT

        Errado.
        O Classic é um bom carro, senão não estaria a tantos anos no mercado. E ele não é tão barato assim, o Logan custa mais barato do que ele.
        A Ferrari vende tudo o que fabrica e ela é obrigada a limitar sua produção e recusar vendas, porque é um carro exclusivo e fabricado artesanalmente. É um carro de nicho. Tudo o que a Ferrari fabrica é vendido até antes do lançamento.
        O Mercedes, amigo, é o 1º em vendas em sua classe, é o melhor carro do mundo, e para ser o melhor do mundo, tem que custar caro. Mesmo sendo caro, vende mais que muitas imitações baratas.

  • _Hunter_

    Nossa… e eu realmente esperei um texto imparcial. Dizer que o carro é velho não passa de pura baboseira e com certeza o autor do texto nunca viu o crash test do Siena disponível no Youtube para notar a segurança boa (para a idade que tem) e comparar com o Gol e sua modernidade onde o mesmo recebeu um resultado medíocre no crash test latino. Certo, ele é muito caro mas que carro nessa categoria não é? Montem um Voyage ou Logan com os íten que o carro relatado tem e vejam o absurdo, o cara simplesmente falou ridiculamente do preço elevado esquecendo-se que o carro está com tudo!

    • DCald

      Cara, o Palio e Gol receberam a mesma nota, e vc diz que o Siena (o teste do Siena mesmo que rola no youtube não é o Made in Brazil) é seguro e o gol teve resultado mediocre?

      Sinceramente, eu esperava mais do Gol… mas em termos de segurança estão nivelados…

      Em termos de conforto e dirigibilidade o Voyage é melhor (como deveria ser, pelo projeto mais recente)

      • _Hunter_

        Falei que o Siena está bom para uma base que não passa de um 147 modernizado, enquanto o Gol usa a base do Polo, muito mais recente inclusive o Polo europeu teve bons resultados com ela, porque o Gol foi tão mal? É esse o meu ponto.

  • _Hunter_

    Como se não bastassem as bobagens já faladas no começo do texto dele ainda tem a frase "dispensado pela BMW", se o autor se informasse um pouco antes de escrever qualquer coisa ele saberia que a BMW só soltou os Tritec por conta do fim da aliança com a Chrysler e mais ainda pela aliança com a Peugeot. Outra, tdo mundo só sabe chiar para motor 16V, mas eu duvido muito que já tenham tido um. Já andei em muitos, de diferentes marcas e com diferentes números (leia-se potência e torque) e nunca tive esse sofrimento em baixas rotações, para mim isso é desculpa de motorista bração, qualquer um que realmente senta atrás do volante sabendo o que fazer dirige qualquer coisa.

    • Fla3D

      Se procurar no google vai achar vários sites com a declaração do Erich Sonntag, product manager da BMW para os motores da familia mini:
      "the Tritec’s Pentagon 4-cyl. proved inadequate and said BMW would have had difficulty meeting new emissions regulations in Europe and the U.S. with the existing engine. Earlier this year BMW has publicly complained about the performance of the Tritec engines and did not renew its supply contract after it expired in January. “It was a very old-fashioned engine, cast iron and only one camshaft but four valves per cylinder, so there is no flexibility on valve train. This engine was just a very cheap engine, but also not very effective on function, performance and fuel efficiency.”
      Achei aqui procurando em 5 segundos no google mas na época saiu em outros sites também: http://auto.moldova.org/news/bmw-sold-tritec-engi

      • _Hunter_

        Já li sobre isso, é pura bobagem dita pela BMW só para não dizer que saiu ruim do casamento. Segundo o Marlos (informado por uma fonte interna da Fiat) esses motores estão adequados ao controle de emissões mais rígido do mundo (o da Califórnia), se a Fiat conseguiu isso, porque a BMW não conseguiria? Simples, falta de interesse. Quem não quer trabalhar inventa desculpa para tudo.

        Olha outra demonstração de fraqueza, o cara diz que não quiseram mais o motor por ter cabeçote de ferro-fundido. A começar que isso não muda em nada tecnicamente, apenas na hora da retífica o alumínio vai custar bem mais e este tem mais facilidade de perder calor, apenas isso.

        • Fla3D

          É claro, o product manager da bmw só fala bobagem, certo é o marlos… Quem é esse cara? Tem algum link que prove o que vc esta falando? Assim vc não tem credibilidade alguma…
          Teu inglês que esta dando sinais de fraqueza, onde ele fala que o cabeçote é de ferro? Como vc quer discutir se não consegue nem interpretar o texto? Não abandonaram por um unico motivo mas por varios…

      • _Hunter_

        Para terminar faço-lhe uma pergunta: você acha que se esse motor fosse tão ruim quanto esse Erich Sonntag está dizendo, ambas as montadoras já não teria se livrado dele e mais ainda, a BMW teria adicionado a ele um compressor mecânico e colocado-o no Mini Cooper top? ;)

        • Fla3D

          Usou enquanto foi conveniente, estude a história pra saber o contexto, enquanto usavam o motor tentaram extrair o maximo dele, por isso a versão com compressor.
          Nota-se pelas tuas respostas que vc realmente não entendeu os pontos colocados, ele não fala que o motor é ruim, mas limitado e antigo.

    • DCald

      Cara, eu dirijo qualquer coisa… desde Fusca 1200 até Lamborghini Gallardo… a diferença é que eu sei quando um motor é melhor que o outro… E, se o fusca me leva do ponto A ao ponto B, não significa que ele o faz da mesma maneira que um BMW 6cilindros…
      Portanto, quando criticamos, temos que olhar o valor das coisas… e, por 48mil, tem muitto carro melhor e que me oferece um desempenho superior ao 1.6 Etorq, consumindo até mesmo menos combustivel…
      Já dirigiu o New Fiesta? não é nenhum foguete, mas é infinitamente melhor de guiar que um Siena… motor responde melhor, suspensão oferece melhor dirigibilidade, tem melhor espaço, segurança, blablabla pelo mesmo preço!

      • eds2010

        Não é defendendo não… é que é a realidade… vc ve como no Brasil temos que nivelar os carros… pelos "menos piores"! é ridiculo, cai numa distorção de porte e modelo… tantos modelos médios ai proximos de 50000 reais… e vem um carro de 48000 querendo ser um sedan requintado sem ser.

        Outro cobrando o mesmo absurdo (ta certo que o New Fiesta é novo mas também esta nm vbalor absurdo) mas no Brasil que carro nao custa um absurdo neh ?

      • _Hunter_

        Eu sinceramente não sei como alguem consegue meter a mão no bolso e pagar 48 mil num sedan compacto (não se trata apenas do Siena), eu pegaria esse dinheiro e investiria em um Volvo usado ou até mesmo (para não sair da Fiat), um Stilo 1.8 16V.

  • _Hunter_

    Falou do acabamento do painel mas nada de falar no acabamento das portas, ponto onde todos os concorrentes diretos falham. A propósito, o espaço interno di Siena parece ser menor pelo simples fato de que ele tem bancos grandes, aliás são quase poltronas, quem duvidar é só comparar com os bancos macérrimos dos concorrentes.

    [THE END (finalmente)]

    • V8_sempre

      É Hunter… Agora entendi o que tem por tras de 90% dos seus posts…. A FIAT ! haha !

      Desculpe a sinceridade… Mas a BMW abandonou sim os TRITEC por vontade própria ! Normal, pois só de usarem bloco de ferro, já estariam muito obsoletos para a Europa…. Até hoje, ainda há peças que ela compartilha com a Chrysler… Fim da joint-venture, não quer dizer nada ! A própria construção desta fábrica no Brasil, foi considerada um dos piores erros estratégicos das 2 marcas ! Os reais planos que existiam para ela, não vingaram !

      Realmente há motores 16V muito bons e modernos… Mas não é o caso do e-torq e o absurdo das economias (Usar comando único) !

      • _Hunter_

        O fato e ele usar cabeçote em ferro fundido não tem nenhum problema, até mesmo porque ele ainda é bem leve e trocar o ferro fundido pelo alumínio não é coisa de outro mundo, basta botar a area de engenharia para trabalhar. A propósito, se você for se informar um pouco verá que não existe essa bobagem de cabeçote com comando único ser ruim, muito pelo contrário pois melhora a divisão de torque em baixas rotações. E se procurar um pouco mais saberá que a Honda ultiliza motores SOHC no Civic e no Accord (mesmo o V6 deste usa comando único).

        Quer um exemplo de economia porca e picaretagem? Os motores OHV do Corvette, isso em pleno século 21! =/

        • Fla3D

          Fazia tempo que eu não lia tanta besteira junta, vc ainda acha que tem algum carro atual com cabeçote de ferro?
          Vc se apega a pontos isolados, essa de monocomando ser melhor em baixa for uma pérola!
          Pior é falar mal do motor do corvette só pelo comando no bloco, eu tb acho bizarro ele ainda ser assim, mas basta analisar o LS5 pra ver que ele é um motor leve, compacto, todo de aluminio e muito eficiente.

    • DCald

      Cara, eu acho os bancos dianteiros da linha Palio terriveis em termos de conforto… apoiam mal as costas e são molengas…

  • marcus_3389

    parte1
    Externamente, o Siena é um carro que ainda agrada a maioria….(agrada mesmo, até CHIP FOOSE elogiou quando veio ao Brasil.
    Porém, são detalhes insuficientes para mascarar as características de carro pequeno…(sim ele é classificado com carro compacto
    Os materiais plásticos do acabamento não estão entre os piores…(não mesmo esta entre os melhores, tanto no desenho quanto no acabamento

    • Fla3D

      Gosto é muito subjetivo mesmo, nessa mesma visita ele também elogiou o logan e malhou o sandero, pra mim nenhum desses merece elogo.

  • marcus_3389

    parte2
    o que despertou maior curiosidade foi o comportamento do motor e-Torq, aqui na versão 1.6 litro. Derivado do Tritec, dispensado pela BMW…O motor só desperta para aceleradas a partir de aproximadamente 2800 RPM…(Sim é um motor 16v e esse coportamento é normal a não ser que tenha comando variavel) Ah. O motor adotado pela BMW 1,6 (de origem Peugeot) levou pau do 1.8 tritec, não só no desempenho como no consumo

    • Fla3D

      Tem link para um comparativo? Essa eu queria ver…

      Segundo a quatro rodas, dados do 1.6 aspirado:
      Consumo urbano: 11,2 km/l
      Consumo rodoviário: 15,0 km/l

      Não vi nenhum teste dos carros com o tritec 1.75 com consumo melhor…

  • marcus_3389

    parte3
    Um sedan que vê concorrentes mais feios, como o Renault Logan, dando um banho no que realmente interessa para esse público Levar toda família sem muito aperto e de forma econômica…(Ah sim o logam é um exemplo, ergonomia intão…o exemplo citado é realmente bom? acho que não…os numeros de venda dizem o que realmente as pessoas procuram.

  • marcus_3389

    parte 4
    Já que é pra gastar, que tal uma olhada no Volkswagen Polo ou se esforçando um pouco mais até mesmo o New Fiesta? Se ficou caro para o orçamento, a sugestão é o competente e honesto Renault Logan…(Polo? não obrigado, manutenção cara demais e ruim de revenda, New fieta? tem seus méritos, o porblema que a ford é EXTREMAMENTE RELAXADA no pós venda de seus importados, Logan???? essa doeu, pra quem busca tantos opcionais como sensor de estacionamento, entrada de pen-drive, volante de couro entre outros jamais olharia pro renault.

    • Sias

      Polo com manutenção cara? Não sei de onde….

      • marcus_3389

        sim, um exemplo? filtro de combustivel cunstando 95 mann e 117 o original, eu acho caro, o do fiat custa 20 fram.

        • Sias

          Mas negativo. Sempre compro este tipo de peça em concessionária e este filtro não passa de 30 reais. O problema é que as primeiras versões do Polo tinham o regulador de pressão no filtro, o que encarecia ele. O meu é 2008 e não tem mais.

          Não dá pra generalizar….a maioria fala sem conhecer.

          • Fla3D

            E se for em um mecanico de confiança, ele vai mostar que vc pode trocar o filtro e manter o regulador, mas a maioria vai tentar empurrar o regulador junto…

        • Fla3D

          Troquei o do meu polo mes passado e paguei R$30….

          Até acho que em geral as peças dele são um pouco mais caras, ainda mais se comparar com o siena, mas nada exorbitante como um peugeot 206 que eu tive antes.

          • Sias

            Quais peças eram caras, ou acima do normal, no 206?

            • Fla3D

              Das que eu pesquisei na época que eu me lembro: amortecedores, limitador da porta, comando da seta, bobina de ignição, e o pior é que algumas peças eu só achava na concessionária, como o limitador da porta, e custou um absurdo a mão de obra.

  • pauloomota

    Meu pai tem um Siena Fire.. o consumo e a manutençao dele sempre foi mto boa! mas é claro o motor é 1.0 manco! Mas ja ta na hora de trocar, por isso to de olho no NA quero ver se o Cerato vale a pena msm. vou indica pro velho!

  • Antonio De Julio

    Tenho um Fiat, mas pra quem quer espaço, tem a Space Fox por R$ 48.000,00 com ar, direção e conjunto elétrico

    Lembrando a todos…

    Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT Tenho um FIAT

    • juanpla

      Quem quer espaço vai de Logan

  • fudencio10

    Questão de gosto,para mim duvidoso,traseira com lanternas ridiculas com um "fail' ao tentar imitar led.

    • marcus_3389

      mas as pessoas gostam, numeros de venda do civic mostrão isso.

  • fudencio10

    Bla,bla,bla…os fanboy da fiat adora falar que o tritec é o motor do mini,e os que odeia a fiat que a bmw largo o motor,mas o fato que o motor usado pela fiat hoje não é nem perto do que era o motor usado no mini,é algo como comparar o ap dos anos 80 com o atual TFSI da audi/vw,o que a fiat e o ap tem é um resquício do que os motores são e eram.

  • tiards

    E tem gente que compra… HAHA.'
    Um carro velho, maquiado a preço de Linea…

    Prefiro gastar esses 48 mil em seu concorrente direto Voyage, que acho mais carro, além de ser muito mais bonito.

  • Romul0

    Que post confuso. Também não gostei da avaliação, da maneira de escrever no geral. Mas tudo bem, ninguem tem obrigação de fazer um texto coeso e com informações tecnicas claras, salvo as pessoas que vivem disso.

    Só não entendo a critica em relação a um motor 16V abaixo de 2500 giros. Ora essa, esses carros, mesmo os que tem comando variável, tem menor rendimento nessas rotações. A arquitetura do motor é otra. Tem que desprender dessa comparação com o motor 8v.

    • eds2010

      Meu pai tinha um Siena 2001 16v 1.0 e andava mto bem mesmo abaixo de 2500rpm.

      Isso não é desculpa para carro não adnar bem. Se for citar exemplo tem bastante…. 1.6 16v da Renault, 1.6 16v sigma da Ford, 1.6 16v da Kia, 1.5 16v da Honda… entre outros… portanto temmotor bom sim… a questão e que o que se ouve o Etorq é ruim sim mas tbm por deficiencia talvez de um cambio melhor escalonado.

      Abraços
      Edson

  • Matheus_P

    É um carro interessante pelo acabamento com bancos de veludo e opcionais só encontrados em carros de categoria superior. Mas cobra muito caro por isso (48 mil!!! porra!), e pelo que andam falando só vale a pena o "1.8" etorq, pois esse 1.6 parece pior que o 1.6 16V TORQUE usado e, 1996 (tive um Palio 1.6 16V de 106cv e o bixo dava pau em qualquer 2.0, principalmente pela relação peso/potência!)

    • Victor Hugo

      quais opcionais?

  • eds2010

    E pensar que eu com um Uno 1995 fazia esse 17,5 km/l com ele…rs

    Só que com um motor de 55cv que nao andava nada…rs

  • Rodrigo_Luis

    Cansei de ver pessoas reclamando do consumo e ver que na realidade do dia a dia, pelo menos NOVENTA POR CENTO (90%) das pessoas nas ruas e estrada CORREM FEITO LOUCAS. Eu rodo 120kms por dia entre cidade e estrada e sempre acelero de forma macia e constante, tanto na estrada quanto na cidade. Retomada "chinelando" e exigindo do motor é para PILOTOS DE AUTÓDROMOS e não motoristas de rua. Tive a oportunidade de rodar num Punto 1.6 de test drive aqui da cidade onde nasci e trabalho, o carro já estava com 6.000kms rodados: o carro é MUITO MACIO e é sim, ECONÔMICO. Erro crasso quem acha que para amaciar antes dos 5.000kms, vc tem que PISAR FUNDO. Mentalidade do brasileiro médio. Eu amaciei o meu Pálio Economy até os 5.000 andando de forma macia, e o resultado? Hoje faço 10kms/l entre cidade e estrada… MAS COM O AR LIGADO SEMPRE! Calibro os pneus toda semana e mantenho o alinhamento e balanceamento em dia. Abasteço somente na Usina onde trabalho ou em postos da bandeira BR quando viajo. Resumindo, brasileiro NÃO SABE GUIAR UM CARRO de forma confortável e econômica. São uns malucos que rodam no mínimo a 140kms nas rodovias e arrancam com tudo quando o semáforo abre. Em tempo, eu costumo rodar a 120kms/h aqui na rodovia Castelo Branco (trecho Sorocaba-Boituva) e na cidade eu não excedo o limite de 70km/h que temos nas avenidas. APRENDAM A DIRIGIR!

    • Sias

      Perfeita a tua colocação sobre a velocidade.
      Em todo o lugar onde comentam sobre consumo todos os que reclamam andam acima do limite da via (e não venham com a choradeira que o limite é baixo, que meu carro tem estabilidade pra andar mais). São pilotos, ou melhor, se acham pilotos.

      Um dia acabam que nem o condutor do Porsche aqui de Porto Alegre (ainda bem que ele foi sozinho)…. e este sim tinha um belo carro.

    • DCald

      Cara, consumo é comparativo… o cara dirige os carros e compara os consumos que ele tem, usando o mesmo estilo de direção…
      O E.Torq bebe mais que os concorrentes andando com o mesmo motorista, mesmos postos de combustivel e etc…

      Tive um Corsa 1.4 que se andasse a 110km/h ele fazia 12,5km/l com etanol… andando a 190-200km/h ele fazia 8-8,5km/l…
      Andando a 110km/h com o Punto 1.6 ele tava fazendo 8km/l… dai não dá, né? Vectra 2.0 faz media melhor que essas

      Ou seja, vc dirige tão bem que faço medias melhores com carros mais potentes…

      Achar 10km/l economico num 1.nada andando macio é fogo!
      Eu não saio cantando pneu por ai… mas sempre que vou retomar velocidade, acelero rapido (rapido e macio), pra não ficar empacando no transito… depois fico em velocidade de cruzeiro…

      • Sias

        Como já disse em outro post: já tirei 12km/l no álcool com o Polo (estrada).

        Na cidade, percursos de 5km em média, não consigo fazer 9km/l (gasolina), mas arranco forte (também não gosto de tranca rua)

      • Rodrigo_Galera

        Amigão, eu rodo a 120km na castelo e tiro essa média entre estrada E CIDADE NA HORA DO RUSH. COM AR LIGADO. Você ainda acha que essa média não é econômica? E outra, estou cansado de ver gente retomando velocidade acelerando rápido, só para depois de uma lombada ou semáforo ficar parado logo mais a frente junto comigo que retomei de forma macia. Outra, viajei com o meu pai outro dia no Golf 1.6 dele e na estrada não passou de 8km/l (com ar ligado). SEM O AR LIGADO, eu faço TREZE (13) na estrada. Capice?

  • Rodrigo_Luis

    "Dispensado pela BMW". Eu costumo ser imparcial em tudo o que falo, tanto que "meto o pau" não importa a montadora. Mas essa frase já me fez perder a credibilidade na avaliação.

    • V8_sempre

      Por acaso, a BMW ainda usa o motor ??? Ou foi a FIAT que obrigou a BMW a vender a fabrica ???

    • Rodrigo_Galera

      Amigão, não é de hoje que vejo que seus comentários são totalmente parciais ao seu gosto, mas é a primeira vez que você me retruca. Não, a BMW não usa mais os motores por questão de mercado. A tecnologia base estava lá e a Fiat foi e aprimorou. Dispenso ironias, o espaço aqui é para discussões saudáveis. Porque você não fica restrito a comentar em notícias que focam carros do seu gosto?

      • V8_sempre

        Então, meu amigo…

        Vc mesmo respondeu que nao há nada de errado com as palavras "dispensado pela BMW" !!!! Muito menos, pra relevar tanto assim…. heheh !!

        E a propósito…

        1. Pra mim, vc não é imparcial, só defendeu a FIAT no seu post… Além de dizer que tem um !
        2. E dirigir "devagar" não significa SABER DIRIGIR !!! Significaria ser responsável !
        3. E parece ter problemas com orgulho ferido !

        Realmente, sou bem o oposto de vc (Até por isto nenhum dos 3 FIAT q tive, me aguentou)… Já passei pela CASTELO a mais de 180 km/h ! hehehe ! Qto a isto… Pode ficar a vontade pra xingar… Fazer o q…. Al.guns carros parecem pedir pra gente pisar fundo ! E eu nao resisto !!! Um jogo de pneus comigo, dura 10 a 15 mil km pra se ter uma idéia do qto eu preciso de carro que realmente aguente o tranco ! Ah claro ! Nunca bati o carro !

        Por curiosidade… Vc é de ARARAQUARA ? Eu conheço um Rodrigo Galera !

        • Rodrigo_Galera

          Puxa, 180km/h?! Não vou xingar muito, mas quase um maluco rodando igual você bateu no meu carro certo dia, o detalhe é que viajo com o meu FILHO PEQUENO DE UM ANO E DOIS MESES. Putz… =/

    • Fla3D

      Botei o link uns posts antes mas vale postar de novo: http://auto.moldova.org/news/bmw-sold-tritec-engi

  • V8_sempre

    Não…. Agora q reparei….

    48 mil… E tem lataria exposta dentro do porta-mala ??? Isso é bom acabamento, fieteiros ?

    • Romul0

      Aonde tem lata aparecendo?

      O acabamento é ate bom, melhor que o do City por exemplo, que tem a tampa toda exposta.

      • V8_sempre

        Não tá vendo ?

  • demartine

    Se ele fosse um bom avaliador teria observado que tem como
    retirar essa função de ligamento automático do rário,
    chamada de 'auto- switch', com uma simples lida no manual ou
    uma 'fuçada' no próprio sistema de som, ele encontraria fácil fácil.
    Outra coisa, esses banco da foto não são de veludo, existe ainda um
    acabamento superior a este para o Siena.
    Criticou muito!

  • LevyOliveira

    Só vai melhorar com um novo modelo e olhe lá se a dona FIAT quiser..

  • Sky_R32

    Eu gosto de alguns Fiats e meu pai também tem um Siena mas convenhamos, pagar 50k num Siena? Pelamor…
    Pra mim o Siena já deu o que tinha que dar, se for pra pegar um carro na faixa de 30-40k, que pegue um Logan (se não liga muito pra feiura) ou então um Voyage (se não gostou do Logan).
    Agora, se o cara quer entupir de opcionais e levar o preço às alturas, é MUITO melhor ir pro segmento superior e pegar um Mégane ou Cerato ou Sentra, etc, mesmo que tenham menos equipamentos que os populares completos.

  • Mario_R

    Complicado….avaliação de leitor é um pouco suspeita…se as avaliações das revistas já deixam dúvidas, imaginem do leitor.
    Que o siena é velho, apertado, todo mundo já sabe faz tempo…a questão de ser 'manco', ai vai do motorista…precisa saber dirigir, subindo a rotação. No mais, dentre os concorrentes existentes, ele se sobressai. Talvez por isso vende mais.

  • Rodrigo_Galera

    "V8", onde foi que eu disse que "não havia nada de errado" com o fato do motor ter sido dispensado? Puxa vida, interpretação de texto niente… E sobre ter um Fiat amigão, eu já tive carro da VW e da GM e não faço distinção, quando compre o Pálio Economy eu estava procurando o carro nessa faixa de preço (e zero) que se encaixava melhor no meu perfil, de quem roda bastante em estrada. O motor Fire e o conforto da suspensão macia aliado ao custo benefício chamou minha atenção. Se esse fosse o caso de um carro de outra montadora, eu compraria numa boa tanto que eu indiquei par ao meu pai comprar um GOLF SPORTLE. E sim, você é bastante parcial em todos os seus comentários. E não, não tenho orgulho ferido. E não também, não sou de Araraquara, sou moro em Sorocaba e trabalho em Boituva.

    • V8_sempre

      Consulte um dicionário de sinônimos para a palavra "DISPENSADO" !

      • Rodrigo_Galera

        Aff, melhor não deixar o assunto ainda mais comprido… Sobre imparcialidade, aqui vai a minha opinião sobre os sedãs compactos: eu compraria um LOGAN 1.6 completinho. Melhor custo benefício da categoria, boa mecânica, espaço interno justo, custo de manutenção baixo e um motor forte.

  • V8_sempre

    Brasileiro tem mesmo esse problema com manual… hahahah "!

    Esses dias, minha irmã que ainda tem um Prisma apareceu aqui desesperada, num domigo ! Pq a luz de freio piscava qdo ela pisava fundo no pedal de freio…

    Ta no manual que fica no porta-luvas do carro dela… Qdo a pastilha de freio perde 70% de sua espessura… A luz acende assim ! Pior, é q ela nem sabia ligar o desembaçador ou acertar o relógio do painel…. Muito menos o que significa o InSP que aparece no painel de ano em ano ou a cada 15 mil km ! E ela ainda guarda o cartão com os códigos de segurança dentro do carro !

    hahahah ! Claro que tirei o maior sarro da cara dela….

  • techmotor

    Faltou imparcialidade na analise e faltou MTO Conhecimento tecnico….
    O carro ainda atende os consumidores, assim como o Classic, mesmo com visual defasado, continuam vendedo mto, reserva um bom nivel de conforto geral (susp macia, assim com a ergonomia)
    Este tipo de sistema (SOHC) e utilizada ate na Mitsubishi, baixa custos, aumenta a ef.mec…

    A FIAT deu a maior enrrabada da Historia na GM hehehhe, quem esta no meio industrial sabe disso, e simplesmente… os 1.6 16v do antigo Palio eram melhores que os 1.8 Powertreco….qto a FIAT querer continuar com o powertrain GM,, essa e pior ainda.
    Motor fraco ate os 2.800 Rpm? hauha essa foi a melhor delas, n da pra considera um teste destes, chega a ser impressionante…
    Lataria exposta no porta malas?? Vai la e olha o Corolla meu amigo!Aparece ate ponto de solda…..
    Siena cobra caro sim, assim como o Voyage, e so fazer a simulacao no site VW, 50.000 em um Voyage? Ta de brincadeira
    ACHO QUE O BLOG NECESSITA URGENTEMENTE DE ALGUEM DA AREA AUTOMOTIVA para poder emitir uma analise imparcial e deixar o quesito emotivo para o comprador.

  • Fla3D

    Pessoal se queima a toa, não vi problema nenhum na avaliação, vamos ser realistas: é um carro caro velho e com varios defeitos. Mas não é exclusividade do siena, se o cara for imparcial vai ver que os outros da categoria também possuem diversos defeitos… logna, voyage, fiesta rocam sedan prisma… são todos carros velhos requentados e caros.

    Alguém ganha algo defendendo algum fabricantes?

    • rodolfododo

      Sim a Noticias automotivas imagina quanto ele ganhou da volks com essa "avaliação"!!!!!

  • danielGT

    Parcialidade passou correndo. O pessoal tem reclamado bastante do E-TorQ 1.6 16v mas a maioria tem tentado fazer ele andar como o 1.8 GM antigo, obvio que vai beber horrores. Bem não concordo com quase nada mas há coisas que ele falou que é verdade. Do Punto pra baixo o nivel de acabamento da Fiat é ruim mesmo (tirando o novo uno que deu uma melhorada BOA nisso), mas o resto me parece um volkista falando de um Fiat.

  • Sias

    Já vi muito comentário falando que o Logan é o melhor custo X benefício…só se for pra Renault. Falando com um mecânico amigo, onde trabalhei por um tempo, precisou trocar os dois cilindros de freio traseiros de um. Na autorizada não tinha….no paralelo também não achou…acabou encomendando na concessionária pela bagatela de R$250,00 cada um! Roubo puro. E ainda levou 30 dias pra chegar.

  • helderibanez

    Não contrate o estagiário, ele já tem vícios de fanboy e jamais poderá escrever uma matéria de maneira imparcial.
    Consegui encontrar pelo menos 10 afirmações que ele fez e jamais poderia provar.

  • Anderson_Silva

    48 mil em um carro que tem a base de Palio 1996 ?? são 14 anos de uma velharia remaquiada e vendida por este absurdo de preço ?? tem uma concessionária Honda aqui perto de casa na Pompéia-SP que está anunciando o City por 49 mil, sinceramente apesar de não ser lá aquelas coisas prefiro ele a esse dinossauro remaquiado.

  • Grizzi

    Furada essa avaliação…. concluir que o carro bebe muito com 30km rodados? por em duvida o computador de bordo em relação ao OLHO dele no marcador de combustivel? toda literatura até o momento fala que esse motor tem 80% do torque maximo a 1500rpm…. como ele mediu o rpm começar a "melhorar" ha 2800 rpm?

    "papel é assim mesmo, aceita o que vc quiser escrever!!!"

  • Paulo_Ricardo

    nossa!!!

    mas q avaliação de merda.

    pra começar tenho 1,75m de altura e tive um palio adv e nunca tive problemas com espaço interno, achei até muito bom, o que vc chama de estatura mediana meu caro?

    tanto na frente quanto atrás o acho espaçoso.

    o motor é 16v e todo mundo sabe que esse tipo de motor tem torque fracom em baixa rotação, pra resolver o problema, segura a embreagem até os 3 mil giros e saia patinando um pouco.

    o coletor de escape ao lado da parede corta fogo só voltou ao seu lugar original (o meu 1.6 16v era exatamente assim).

    não se pode avaliar o consumo real num carro de 200km rodados vc é louco??? precisa rodar ainda bastante pra se tornar estável e depende muito de como vc tava pisando, se tava frintando e levando o giro lá e cima, vai beber mesmo.

  • Joao_Melo

    esse carro é ridiculamente pequeno! minha namorada tem um siena fire e as minhas pernas ficam apertadas na frente. principalmente quando estou dirigindo. e é que nem sou alto. tenho 1,80m. sem contar que por 50 mil tem o cerato. acho que na compra de um desses vocâ ganha junto um atestado de burrice.

  • Dexter2004

    Pra mim, qualquer tipo de siena , é igual : Carro de Taxista .

    Coloque Santana,Astra, Corsa Sedan

    Aqui na cidade tem pacote .Não vale …coisas da Fiat.

    Eu nem olho mais carro da Fiat, Caros, sem muito acabamento.

  • Rodrigo_Galera

    Por 50 dinheiros eu levava o Cerato, com CERTEZA. Ou por mais um pouco um Air Cross… mas nunca pagaria isso num popular, mesmo que equipado! Aliás, eu não pagaria isso em nenhum carro aqui no BRASIL, sabendo que lá fora custa bem menos… :(

  • Fidel_No_Mercy

    Quem acredita nesses posts ANTI FIAT é completamente IMBECIL.

    Não caiam nesse Marketing negativo e PAGO.

    Eu ja andei no punto 1.6 16V e no 1.8 16V e eles puxam e puxam como nenhum outro.

    Os motores EtorQ são os mais evoluídos, com mais cavalaria e com mais elasticidade de TODOS os carros vendidos no brasil. Deixem de serem idiotas, esses motores são obras de engenharia, estou lendo em vários lugares que estes motores não tem torque em baixa, isso não existe, é mecanicamente impossível.

  • guanieri

    Fiquei decepcionado,pois este motor 1.6 etorq tem estas falhas grandes do ar condicionado roncando em marcha lenta e do desempenho em baixa- ele so dispara com o pé baixo e tb. esta depressao que somente com uma polia vvt resolveria. Ao acelerar o carro da uma pequena morrida e apos uns 2 segundo ele dispara- muito diferente do antigo motor 1.6 16v da fiat que nao tinha esta depressao. O meu carro ja foi trocado 3(tres) compressores e o roncado nao saiu… O 1.4 ´4 muito melhor.
    Por favor notem este roncado em lenta para brigarmos por um recall com a Fiat.

  • silviosef

    Achei que poderia ser mais suave o comentário deste leitor. Pois ficou parecendo que ele não gosta de Fiat, ou alterou o texto. Como por exemplo: "e mesmo pessoas de média estatura ficam com a cabeça muito próxima do teto, um desnível em maior velocidade e você se machuca, em um acidente a situação provavelmente é pior." Andei muito em Siena e tenho estatura de 1,67m, nunca machuquei minha cabeça no teto, nem no volante, nem nos bancos de trás, pois a suspensão do Siena é macia, na minha opinião, embora ouvi uma pessoa dizer que ele é duro. Detalhe: esta pessoa tem carro com bancos de veludo e pneus P7. Quando ele diz: "O veículo avaliado estava com pouco mais de 200 km rodados e já mostrava defeito na pintura da maçaneta de abertura da porta do motorista.". Acho que a pintura fica clara com pouco tempo, pois já tive 2 carros Fiat. Mas com 200km a pintura da maçaneta mostrar defeito ? Devem ter passado algum sabão não neutro e abrasivo em alguma lavagem, eu acho. Quando diz: "O segundo problema é o consumo. O carro bebe demais. Apesar de o computador de bordo exibir média de 7,5 km/l com o tanque abastecido com etanol e gasolina, depois de rodar aproximadamente 30 KM já era grande a diferença no marcador ao estacioná-lo. Como possui um tanque pequeno, de 50 litros, a autonomia é certamente um ponto crítico para viagens longas.". Consumo de carro, depende do pé, todos nós sabemos. Uma outra prova disto, é que li em outro artigo sobre motores E-torq de uma revista especializada, que não vou dizer o nome, pois não sei se é permitido, um comentário de um leitor que dizia o seguinte: "Eu tenho um pálio 1.6 e-torq, carro muito bom esperto e econômico, brasília como bnão tem ladeiras acaba favorecendo à economia do carro. O meu a gasolina está fazendo 14 e 14,5 com aditivada. Estou usando agora alcool pela primeira vez e é bem impressionante o ganho de potência e ainda assim está marcado 11,7 no computador de bordo. Carro bem confortável e bom acabamento." Não sei que parâmetros o dono do Palio tomou, se foi só o computador de bordo, como o consumo com álcool, que ele disse que conferiu no mostrador, ou se utilizou algum cálculo, quando o ponteiro chega na reserva, por exemplo, para falar sobre o consumo à gasolina, mas vi que o leitor aqui não deve ter utilizado um bom método de avaliação para chegar a um número tão discrepante. Talvez o circuito tivesse muitas ladeiras também, não sei. No entanto, quando ele fala no finalzinho, do valor com os opcionais, eu concordo, pois acho os opcionais caros, no geral. E realmente como ele diz, se alguém quer um carro bem equipado, às vezes, acaba escolhendo um importado, eu mesmo quase já fiz isso. E se a indústria nacional não notar isto a tempo, vai perder muito lugar para os importados. Esta é apenas a minha opinião.

  • Allan

    Gostaria de dizer a todos que também constatei consumo alto, e falhas de funcionamento e demora para aquecer o motor etorq 1.6 16v do novo palio sporting. Era impossível usar etanol, porém fiz a troca das velas originais por velas iridium, o carro parece outro, funciona liso, tem torque de sobra tanto na gasolixo quanto no etanol, detalhe o carro está com 3.600 km rodados.

  • Leo

    Se tá ruim pra você, imagina pra mim que tem um voyage ! #trágico

  • Sias

    Olha….já tirei 11 km/l (álcool) com ele (1.6 VW) na estrada. Mas ando na velocidade limite da via. Na cidade, em percursos muito curtos faz por volta de 7km/l.