Home Marcas Fiat Fiat Strada três portas mal chegou ao mercado e já enfrenta primeiro...

Strada Adventure CD 008 700x477 Fiat Strada três portas mal chegou ao mercado e já enfrenta primeiro recall




Apenas dois meses após sua estreia no mercado brasileiro, a picape Strada na versão cabine dupla de três portas já enfrenta seu primeiro recall no País. De acordo com o anunciado da Fiat, emitido nesta sexta-feira, 20, as unidades deverão comparecer à rede de concessionárias a partir do dia 23 para a substituição dos parafusos de fixação da haste de ancoragem do cinto de segurança do passageiro do banco dianteiro.

O cinto de segurança em questão é preso na terceira porta e traz um parafuso de menor comprimento, de 33 milímetros, em relação ao que foi concebido no projeto, de 38 mm, ocasionando uma redução no comprimento útil de resistência, entre a porca e o parafuso, predispondo em caso de colisão a perda de ancoragem inferior do cinto, podendo afetar a segurança do usuário.

Strada Adventure CD 023 700x465 Fiat Strada três portas mal chegou ao mercado e já enfrenta primeiro recall

O recall envolve a Fiat Strada cabine dupla nas três versões: Working, Trekking e Adventure, produzidas entre 5 de julho e 19 de novembro de 2013, com relação de chassi de 7692036 a 7749028. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone 0800 707 1000 ou pelo site www.fiat.com.br.


  • PedroTelles

    Eu vi na televisão, uns 3 minutos de comercial por esse recall.

    O que eu achei mais ridículo foi o locutor falando que isso significa respeito com consumidor. Isso tem que ficar implícito quando uma montadora faz um recall, me pareceu uma atitude barata da fiat falar isso pra tentar ocultar o erro na montagem.

    • Rafael_Phanton

      Comentário infeliz!
      Todas dizem que é por respeito ao consumidor, isso é padrão.

      • PedroTelles

        Só porque todos dizem não deixa de ser ridículo.

        • Rafael_Phanton

          Todos dizendo o mesmo é ridículo sim mas, eu disse que infeliz foi você dizer que a fiat teve uma atitude barata como se, apenas ela fizesse isso.Não defendo marca nenhuma mas, todas elas vão dizer sim que é respeito ao consumidor e, sem hipocrisias, qualquer um que defenda o seu produto, faria o mesmo.Pare de chorar.

          • Filipe Augustus

            Eu mesmo! Se tivesse uma montadora de carros e tivesse que fazer um recall, faria bajulando os clientes, são eles que me sustentariam ;)

          • PedroTelles

            Eu falei da Fiat porque estamos numa matéria da Fiat, sobre um recall feito pela Fiat.
            Se fosse uma matéria da Ford falaria a mesma coisa, VW,GM, Nissan etc…
            E como eu falei, não acho que deveriam falar isso, pois se tivessem respeito ao consumidor, não teriam deixado o carro sair de fábrica com isso. Vai que nesse intervalo alguém já morreu por causa disso né?

            • https://www.facebook.com/aggiovani Anderson Giovani

              Aprendam uma coisa, todos os produtos novos, lançamentos PODEM sofrer recall. Não somente carros, como também brinquedos, celulares (atualizações constantes de OS), notebooks, etc. Porém, pelo valor do bem adquirido, que no caso é alto, as pessoas atiram mais pedras. Isso que a FIAT fez, foi RESPEITO com o consumidor. A VW vendeu por mais de 15 anos um GOL que se dirigia torto e nunca fez recall, vide Ágile com a GM. Isso só prova que brasileiro não sabe comprar carro. Gol lider de vendas. Strada, líder de vendas (tenho uma). Sou marketeiro e sei do que estou falando. Agora falando particularmente, a Strada foi o melhor carro que minha familia já teve. Está com 60 mil km e nunca, ABSOLUTAMENTE NUNCA teve que fazer alguma manutenção fora do programado. Meu irmão tem um Voyage com 40 mil km e vive com problemas.

              • http://www.antoniodejulio.com.br Antonio De Julio

                a minha ta com 158.000

              • mho

                Tenho um Mille 06 e um Vectra 2011.
                O Fiat passou por todas as revisões ao longo dos 97 mil km e 7 anos de uso e fiz algumas manutenções ao longo do uso: uma troca do kit de embreagem aos 80 mil km, dois conjunto de pneus, uma troca de suspensão aos 90 mil km e mais duas baterias.
                O GM está atualmente com 17 mil km, já precisou de trocar radiador aos 3 mil km e agora está precisando trocar um sensor de rotação que fica no câmbio automático, atualmente estou passando marchas manualmente pois nenhuma css tem a peça para trocar em garantia e só vai chegar em 7 de janeiro de 2014 e ainda deverei esperar mais 5 dias úteis para a troca.
                Como comprei o Vectra especialmente para viagens longas, eu estaria enrolado se quisesse fazer uma viagem agora nesta época de fim de ano. Por sorte, não vou sair.

            • https://www.facebook.com/danilo.moreira.77770 Danilo Moreira

              A FIAT é porca mesmo , dar recall em cinto de segurança , quantos morreram pra ela fazer esse recall
              ?

              • gcarlos

                Até Land Rovers dão recall. Acredito que não deveria dar pelo valor que cobram e pelo número ´´pequeno´´ de modelos vendidos aqui.

              • Markin

                Por enquanto ainda NINGUÉM caro Danilo. Para evitar que isso aconteça é que está ocorrendo o recall.

              • Filipe Augustus

                378 pessoas ¬¬

            • luis_bedin

              Cara, tudo mundo faz recall… Que discussão besta…

          • gilson

            perfeitamente amigo.

      • AugustoSeide

        Se ocorre um problema e tal montadora não realiza o recall, povo reclama. Quando ela realiza o recall, povo acha outro motivo para reclamar!!

        Eu já estou desistindo da humanidade.

        • Rafael_Phanton

          É Augusto, eu já desisti da humanidade faz uns 3 ou 4 anos e, não vejo possibilidade de voltar à acreditar nela.

    • EuMeSmObYmYsElF

      tentaram economizar 5 milímetros por parafuso, depois viram a merda que ia dar e alguém deu uma forçada pra eles fazerem o recall…

      • Rover

        A FIat econimiza ate em uma chaveta na polia do comendo de valvula !!!!

    • Maycon102

      Ainda está para nascer a fabricante de automóveis que não tenha dito coisas do tipo. Super normal o que a Fiat disse.

      Recall é igual fila de Votação Eleitoral, todo mundo independente do poder, riqueza e influência fazem a mesma coisa kkk

  • bandaxadibar

    Idiota este sistema….se o carona dianteiro estiver com o cinto afivelado e o carona traseiro quiser descer, o dianteiro tem que tirar o cinto?

    • Rafael_Phanton

      Sim, e abrir a porta dianteira também pois, a traseira só abre com a dianteira aberta!
      Acho funcional, não idiota mas, deveriam mesmo era ter feito a 4 portas.

      • Maycon102

        Na verdade a Fiat tem que tem vergonha na cara e desenvolver/produzir uma pick-up média de verdade e um utilitário. Ela tem as marcas perfeitas no mundo off-road e a nossos olhos parece que não quer tirar proveito de nada.

        Também não acho idiota esse sistema, é um carro para trabalho e comércio.

        • Rafael_Phanton

          É o que ela diz que vai fazer na nova fábrica, produzir um utilitário e pick-up média, a nós só resta esperarmos e concordo com seu comentário.

        • Filipe Augustus

          Hoje eu vi uma dessas Strada na rua e meio que bugou me cérebro, você olha pra ela de traseira esperando ver um carro novo e quando vê a frente é a mesma de antes e você acaba estranhando o carro todo, que por sinal não ficou feio, e eu ainda to meio bugado, pois não consigo dar um parecer sobre o quesito design da Strada.

          • Maycon102

            De fato essa frente não é feia, mas poderiam ter feito um facelift melhor e mais novo.

          • blindzector

            kkkkkkkkkkkkkkkk… Tive o mesmo bug quando vi pela primeira vez… carro de frente veia com traseira razoavel!

            • Filipe Augustus

              Acontecia isso com a Marea, quando mexeram só na traseira e deixaram a frente como sempre foi….. era estranho, um não casava com o outro. oO

              • mho

                Os modelos 2005 e 2006 até que ficaram mais aceitáveis com os faróis sem máscara negra.

      • mho

        Tudo na engenharia tem vantagem e desvantagem.
        Para um carro comercial como a Strada as portas deste tipo beneficiam a entrada de passageiros atrás e aumenta a facilidade de colocar coisas que não podem ficar na caçamba.
        A desvantagem é essa de tirar e colocar o cinto, um grande incomodo para deficientes que não possuem as duas mãos

  • Rafael_Phanton

    Acredito que seja mais uma precaução maior!
    Até onde vejo, esses 5 mm a menos só causaria algum problema se o parafuso mal encostasse na porca.
    Não acho que seja esse o motivo. Eu imagino que seja por constatar alguma fragilidade no material usado e, se este for o caso, se perceberam a tempo de que não tenha acontecido nenhum acidente, é ótimo.

    • jaderf

      até que enfim um comentário sensato…só tem hater comentando aqui! Isso pode ter sido culpa da empresa distribuidora de parafusos, que entregou um pouco menor, e como é carro novo, o pessoal da montagem nao conhecia 100% das peças ainda, e montaram o parafuso que entregaram pra eles…e só descobriram numa auditoria de rotina talvez….
      Pessoal torce pela marca como torce pelo futebol, ta loco!

  • Pedro

    Isso que dá fazer gambiarra em carro velho…montadora safada que uns amam de paixão…

    • gcarlos

      Ou odeiam… como outros, né?

  • Zé Colméia

    Melhor fazer o recall do que fingir que não está acontecendo.
    Não é, dona mitsubishi?
    (Palavras de um ex-dono de Lancer GT)

    • Fanjos

      Cambio fritando?

      • Zé Colméia

        Sim, depois que coloca o radiador de cambio resolve………. mas o problema é que tem gente que teve o cambio comprometido antes.
        CVT eu nao compro mais…… e de qualquer marca…….. os Renault/Nissan tb dão problema

        • https://www.facebook.com/antonioluiz.cardoso.52 Antônio Luiz Cardoso

          Obrigado pela informação.Cortei um da minha lista de compras.

          • Zé Colméia

            Só uma curiosidade……. a versão manual é muuuuuuuuuuuuito interessante. O motor é bem forte e o carro tem estabilidade impressionante

            • Edson Roberto

              Só uma coisa: Depende da forma de uso. Fluence e Sentra deram problemas sim, mas a considerar a quantidade relacionada perto do Lanceré bem menor. No caso do Sentra, foram osp rimeiros modelos que chegaram ao mercado e no Fluence dá para contar nos dedos.

            • Xeneize87

              O único porém dessa versão, é que não é AWD.

              Isso que é triste no mercado Brasileiro. Nunca tem uma opção que te deixa plenamente satisfeito..

              Mas o Lancer GT Manual está na minha lista!

              • Zé Colméia

                O Lancer GT manual não existe no Brasil, só se voce importar de maneira independente.

                • Xeneize87

                  Aí piorou! Porque o Manual é muito pelado pelo valor cobrado…

                  Valeu cara.. Pensava que o GT antes de ser AWD tinha a opção de manual também…

  • lucca

    Destino inevitável de qualquer gambiarra…..

  • Doccar

    Projeto gambiarra só podia dar nisso…é cinto de segurança pendurado em tudo que é canto nesse carro…horrível.

    • https://www.facebook.com/antonioluiz.cardoso.52 Antônio Luiz Cardoso

      Horrível, não. Fatalístico!

  • jcesarcbr

    Como diria o ministro Mantega: não é uma picape, porque a caçamba é ínfima; não é um carro, porque atrás é bem apertado; não é um veículo, na verdade é uma coisa sem sentido, em termos de preço e utilidade.

    • mauricar23

      Nao e nao. Meu sogro tem uma, e posso dizer que a picapinha e versatil e muito boa de dirigir. Pra quem anda em estradas ruins, precisa carregar pequenas coisas, mas que nao cabem em um carro pequeno e esporadicamente levar pessoas é excelente. Fora que para transpor lombadas em nosso asfalto lunar e uma delicia, simplesmente ignora-se esse cancer em nossas ruas. Tenho um Punto 1.6, mas teria uma Strada adventure sem duvidas. Todo mundo que tem elogia.

      • Armando

        Ele quis ironizar o comentario do Mantega em relação a Kombiarra…

        Em relação a Fiat, nada de novo né! Afinal de contas desde o lançamento do Uno Mille eles vem produzindo veiculos com o máximo de corte de gastos possíveis. É igual politico que faz Asfalto mas não passa a Rede de Esgoto na rua, ganha voto pelo Asfalto, mas não ganha pela Rede de Esgoto.

    • https://www.facebook.com/antonioluiz.cardoso.52 Antônio Luiz Cardoso

      É FIAT!… O nome já diz tudo!

  • vini_B

    Bonita é, mas não parece ser nada segura com essas portas suicidas.

    • blindzector

      Nada contra a porta suicida… mas… com relação a forma de abertura ai sim…

      Se fosse uma porta individual… acho que seria mais justo, agora ter que abrir a porta dianteira para o passageiro de tras sair, e ainda mais, sair trupikando no cinto… kkkkkkkkkk … como vai ter pessoas saindo e tropeçando neste cinto ai!!! so vendo eu rio com isso!

      • vini_B

        Nada contra mesmo, até porque os melhores carros do mundo tem esse tipo de portas (Rolls-Royce), mas tipo, parecem ser frágeis, se até a BMW i3 não teve boas notas nesses testes de colisão lateral, imagine a Strada…

        • blindzector

          Em falar em portas suicidas, so lembro do Lincoln Continental! :) UAUUUU qe carro lindo com suas portas suicidas traseiras! :)

          Quanto a segurança… as portas suicidas nao oferecem segurança NENHUMA apenas beleza… Ainda mais na ausencia de uma barra que venha a ser uma ancora para a porta. Se o impacto for traseiro, e abater uns 30% da traseira, a porta ela meio que da um jump para fora, assim, podendo ateh jogar o passageiro para fora!

          O minimo que deveria tter era um sistema em que fosse colocado uma barra deslizante na porta, meio qe tive uma ideia destas dias desses nao sei se e viavel na hora da construção. Onde a barra desliza jogando a porta para a abertura.

          Ao menos no designer dependendo do tipo de carro, ficaria bem legal esta barra, assim protegeria os ocupantes sem deixar a estetica de fora.

          Agora uma porta que eu acho super segura, qe infelizmente nao tem em todos os carros, e a de gaivota… acho ela sendo uma das mais seguras!

          • vini_B

            Realmente não tem, ainda mais quando uma coluna lateral (pilar) não existe – no caso da Strada. A impressão que dá é que em uma colisão lateral o outro carro entraria na cabine da Strada e sairia pelo outro lado ! rsrs

            • blindzector

              kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…. exatamente… vejo o poder das motos fatiando este carro!

              Mas, acho que tudo e um aprendizado ( ainda mais na Fiat ) vamos ver como vai se comportar com o tempo, ja que nossos carros sao vendidos independente de testes que sao realizados pela Latin Ncap.

              Seria interessante ter uma pick up desta no Latin, ainda mais no impacto lateral! :) Ver ela dividindo no meio! hahaha

  • Journeyer85

    Sdd coluna lateral

  • Area 51

    INCOMPETENCIA DA FIAT !!!!!!!!!!!! Como engenheiro e inadimissivel alguem errar o projeto de um parafuso, ainda mais quando este motivo trata se de segurança, Vergonhaaaaaaaaaaa…….e olha que eu tenho FIAT

  • http://www.youtube.com/watch?v=u-HuNO9FPPg dudupruvinelli

    90% dos comentários aqui no NA quando do lançamento da Strada 3 portas comentaram sobre o cinto, que provavelmente seria um problema. Somos profetas.

    • gcarlos

      ….alguns são HATERS mesmo.

      • Oba_

        Também acho.

    • https://www.facebook.com/antonioluiz.cardoso.52 Antônio Luiz Cardoso

      Pode até ser o caso, mas, qualquer um em sã consciência, num projeto defasado, cheio de gambiarras é fácil ser profeta. Bom, se a prova é fácil, não podemos tirar o mérito do aluno.

  • https://www.facebook.com/raul.fontana.9 Raul Fontana

    Ridículo é fiat e volks, ultimamente são as duas montadoras que mais lançam bombas no mercado brasileiro. Em termos de qualidade a Ford e a GM tá dando um baile nessas duas. Nao compraria carro de nenhuma marca francesa, nissan tem opções, racionais e confiáveis, toyota e honda compra muito caro por que estão oferecendo, por fim as coreanas hyundai e kia, se esqueceram que ainda são coreanos, e não podem cobrar o que estão cobrando.

    • Xeneize87

      GM??? Classic, Celta e Ágile (Corsa 94) mandam abraços…

      • https://www.facebook.com/raul.fontana.9 Raul Fontana

        classic e celta estão pra ser substituídos, e embora seja bem sem vergonhas, são RELATIVAMENTE confiáveis. O agile pra mim é algo que já nasceu morto, é bem sem vergonha tbm, houve recalls eu acho, mas depois deixou de dar problemas. agora fiat e VW é raro você encontrar um carro que não seja decepção, o gol g5 depois de 5 anos de lançamento ainda da dor de cabeça para muitos proprietarios proprietários. o cambio dualogic da FIAT é uma bomba, alias a fiat adora fabricar bombas SUAHSUAhsuAHSUAhsuaSHSUahsuaSHuas. comprar fiat e vw é um tiro no escuro. vai que o fiat que voce comprou foi montado por um mineiro preguiçoso. ou o VW foi montado por um paulista relaxado kkkk

        • Xeneize87

          Para mim, dessas marcas só prestam a partir de:

          VW: Polo
          Fiat: Punto
          Ford: Fiesta
          GM: Cruze

  • https://www.facebook.com/augusto.c.cesar.3 Augusto Cesar

    Como se a FIAT fosse a única montadora no mundo a fazer Recall!!!! http://www.noticiasautomotivas.com.br/?s=recall

  • ederhahn@hotmail.com

    a fiat é um lixo, não sei como vende tanto.

    • https://www.facebook.com/antonioluiz.cardoso.52 Antônio Luiz Cardoso

      A grana tá curta… Queria um Fusion, Golf ou CIVIC, mas…

  • Tejolo

    Quando anunciaram esta strada 3 portas, meu comentário foi justamente sobre a minha falta de confiança em ter um cinto ancorado em uma parte móvel. Mesmo se mudarem muito, ainda não confiarei.

  • zeuslinux

    Porta SUICIDA…

  • jkpops

    essa strada com essas portas ainda dará muitos desabores para clientes e pra própria fiat

  • sergiopsy

    Colocam um parafuso menor para economizar dinheiro e ai olha a merda que deu… Tipo "Parafuso de 38 mm R$ 0,35, parafuso de 33 mm R$ 0,33" é só um exemplo não estou dizendo que é este valor, por causa de umas porcarias de centavos o consumidor se f**** todinho.

  • LeandroL641

    O projeto contava com parafuso de 38 mm, a aplicação desse de 33 mm gerou um arranhão na imagem, perda de tempo e de dinheiro. A minha curiosidade é: Porque raios colocaram esse parafuso? Corte de custo não é porque nesse caso não fariam recall, se já sabiam que o projeto contava com o de 38 mm e seria perigoso usar outro, porque aplicaram o de 33 mm?

    A única explicação em que eu consigo pensar é que botaram o estagiário pra alimentar a máquina desse parafuso.

  • José

    Pelo menos fez o Recall. Assim como a Ford, com o Focus, demonstrou o mínimo de respeito em relação ao comprador.

    A VW poderia fazer o mesmo com o Golf, para resolver aquele barulho absurdo no carro. Até em um test-drive consegui ouvir aquele ruído terrível, bastou andar em uma rua normal (padrão BR) – e de vidro fechado. Comprar um carro zero com aquele barulho (sabendo que é comum) é o fim.

    • Xeneize87

      Mas é o Golf vindo da Alemanha com seu maravilhoso câmbio DSG…

      Não que seja ruim, mas também não é a pica das galáxias…

  • Adriano_Silva

    Pasmo com a velocidade com que essa noticia se espalhou, não sei se pelo fato do carro ser novidade, por envolver a segurança dos passageiros, ter comercial no horário nobre da tv, pela excentricidade do modelo ou simplesmente por ser um Fiat, gostaria da mesma repercussão para os problemas do Onix, Prisma e Cobalt etc.

  • Gustavo CE

    Ninguém está livre de recall…
    Não existe essa história de marca boa ou marca ruim. Há diferenças grandes em um mesmo modelo de carro de um ano pra outro. Tive 2 Palios 1.0, um nunca deu defeito o outro com 20mil Km acabou com a embreagem…
    Essa paixão por marca A ou B é rídicula e não muito inteligente. Constantemente temos que avaliar o que está saindo das fábricas…

  • Area 51

    O que Ford e GM dando um baile ???? Ta de brincadeira meu amigo…… a GM esta pra ser chamada pelo governo, esta escondendo os problemas do motores do Cobalt, SPIN e Onix !!!!!!!! Meu deus, como gente mal informada aqui……… Se posso falar de alguem que realmente esta supreendendo mesmo e a FORD, o que
    alias tambem precisava, visto tamanho o atraso que este se encontrava.

  • azardo

    A Strada inovou outra vez.

  • Diggo

    Produção desde julho??? nossa!

  • kdluciano

    Em caso de acidente e a porta se abrindo, é morte na certa!!!

  • O_Corsario

    Recall tosco, como podem errar um negócio desses?

  • https://www.facebook.com/donato.campelo Donato Campelo

    Multa neles!!! Não importa se o recall foi comunicado ou não, estamos falando de um item primário de segurança que colocou as pessoas diretamente em risco.

    Agora se um parafuso, coisa simples de 5mm, está errado, imagino o que mais fica por baixo dos panos e nunca saberemos. Vide o caso dos Stilo's que quebravam o cubo traseiro!

  • cavevolution

    Já estava demorando para dar "BO" neste cinto de segurança adptado.