Fiat Toro com motor flex recebe nota A em consumo nos testes do Inmetro

10/02/2016

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A Fiat Toro tem evento de lançamento marcado para a próxima semana, mas diversos dados da picape já foram divulgados. Agora, através de uma publicação de um membro do Fiat Toro Group no Facebook, foram revelados os dados de consumo e emissões da versão Freedom com motor 1.8 litro flex de 139 cv e câmbio automático de seis velocidades.

Como mostra a etiqueta, o modelo apresenta consumo de 5,8 km/l com etanol e 8,3 km/l com gasolina na cidade e 7,4 km/l e 10,5 km/l, respectivamente, na estrada, com emissão de CO2 de 149 g/km com gasolina. Com essas médias, a Fiat Toro recebeu nota máxima (A) no programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro.

fiat toro inmetro selo

Print de um vídeo do canal Hiper Carro do Youtube, usado pelo Fiat Toro Group

O modelo Freedom, versão de entrada da linha da Toro, deve chegar com preço de R$ 71 mil, com direito a itens como airbag duplo, controle de estabilidade e tração, direção elétrica, trio elétrico, alarme, ar-condicionado manual, sistema multimídia com tela sensível ao toque, volante multifuncional, rodas de liga-leve, entre outros.

[Foto: Fiat Toro Group]









  • e_angel

    5,8 km/l com etanol na cidade e ainda é nota A. hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

    • Debraido

      Está comparando com um Up!? Ou outra pickup?

      • Toro 1.8 Auto vs Oroch 2.0 Manual

        Gasolina (alguem ainda usa etanol?) Dados do InMetro
        Cidade: 7,4 km/l vs 9,2 km/l
        Estrada: 10,5 km/l vs 10,8 km/l

        É, não sei o que dizer. kkkk. Por um lado é automatico vs manual, mas por outro lado é 1.8 ponei contra 2.0 apropriado. Bora esperar os numeros do Toro manual e seu desempenho. De qualquer forma, não concordo com a nota A.

        • invalid_pilot

          Em SP compensa uso de Etanol… só pra constar

          • No Japao, com a queda constante do preço do petroleo, o litro da gasolina está quase 99 centavos. Quanto está o etanol e gasolina em SP? (De preferencia de um posto decente)

            • invalid_pilot

              R$ 3,59 (Gasolina) vs R$ 2,49 (Álcool) – exatos 70% – valor em posto decente bandeira Shell na Capital

              • SDS SP

                Meu custo com etanol fica por volta de 0,22BRL / km e gasolina em torno de 0,26BRL / km…

              • Davi Millan

                Caramba! Em SP vala a pena mesmo colocar Etanol. Aqui em SC as vezes é o mesmo preço.

              • DougSampaNA

                é o que estou pagando no alcool

              • Artur

                Aqui na minha cidade toda quarta-feira a gasolina fica em promoção em um posto BR confiável, sendo vendida a R$ 3,38. Só abasteço lá e nesse dia da semana! Rsrs

            • DougSampaNA

              espere gasolina a 5 reais em breve; um juiz americano liberou ações indenizatórias de fundos de pensão de 2 estados americanos contra a Petrobrás a cerca de informações falsas na Bolsa de NY e dos consequentes prejuízos, estima-se por enquanto 28 BILHÕES de reais de indenização requerida…Nem que entreguemos a Petrocabidedeempregos ainda assim ficaríamos livres da conta a pagar, e por enquanto são só 2 estados e seus respectivos fundos de pensão, outros os seguirão; Lula por meio de Dilma conseguiu implodir a Petrobrás, e ainda mentir na Bolsa americana; deu no Estado de SP da 4af passada ou retrasada…e a mídia brasileira quietinha, salvo o dito jornal.

              • CharlesAle

                Que absurdo..Mas nem espere que a grande mídia noticie algo assim..São porcarias a serviço do pior governo que o Brasil já viu(se vendem em troca de polpudas verbas estatais de publicidade)..

              • automotivo

                Esses juizes americanos, também deveriam liberar ações para pessoas vítimas das MLM´s também, que tem vitimas no mundo inteiro.

          • Matheus Lelis

            To em minas e tem mais de1 ano que uso etanol

          • Edney

            Exato!

        • Murilo Soares de O. Filho

          Mas a Toro é muito mais carro, ou melhor picape.

          • Nao tem como ficar pior que o Oroch, mas o motor……

          • CharlesAle

            Pelo menos a Oroch tem motor bem melhor!! Esse 2.0 Renault é muito bom…vide Sandero RS , um canhão…

            • Jefferson

              Até porque a oroch tem o mesmo peso que o sandero RS né…. Para de ser mané, espera a toro ser lançada, terá milhões de testes para sabermos qual será mais forte e qual compensa mais, vi muitos comentários tolos, claro, o preço não agrada, mas em vista do valor dos outros modelos o preço está razoável, e outra, quem pegar uma camionete dessa não vai querer voar ora lua de tanta velocidade, se render perto do 1.8 da antiga s-10 está ótimo, até porque o acabamento dela é muito bom, no YouTube saiu dois vídeos mostrando ela por dentro e por fora, acabamento excelente, e outra, não dando problemas no motor como a Amarok, está de bom tamanho!

              • Paulo Lustosa

                S10 flex antiga era 2.4

            • Artur

              A Toro também possui motor infinitamente superior ao 2.0 da Renault. Trata-se da versão 2.0 Multijet diesel. O motor mais simples da Oroch é o 1.6 que também só serve para “arrastar” o modelo.

        • Rafael Yashiro

          Até onde eu me lembro, Etanol só em vantajoso em uns 5 estados brasileiros, no resto do país o preço já está encostando.
          Quando estive em Goiás, a diferença de preço estava na casa dos R$ 0,98, mas um primo meu me disse que antes era bem mais, chegava a R$ 1,50 a diferença, mas com os aumentos por conta da regulação do governo, a diferença diminuiu significativamente, porém ainda continua sendo mais vantajoso.

        • Frederico Chaves

          Problema é que todo mundo tem nota A, até a dodge ram a gasolina deve sair com nota A nesse programa, que como tudo no Brasil deve ser $€rio!

          • Artur

            A nota A é dada dentro do segmento. Cite para a gente outra caminhonete flex que possua consumo melhor ou ao menos igual ao da Toro, por favor.

        • Jose Silva

          a s10 flex custa fazer 3,5 km/l de álcool aqui na cidade e na rodovia as vezes consegue 8 km/l no chinelinho, mas passou de 100 faz 7 a 6,5.

        • Artur

          Na gasolina o consumo da Toro na cidade é 8,3 km/l, e não 7,4 km/l (que é o consumo com etanol na estrada). Corrige aí, amigo.
          De qualquer forma, a Toro é bem maior que a Oroch e leva mais carga. Nem nos preços elas concorrem.
          A Toro é uma picape projetada do 0, com participação da Fiat italiana e da Chrysler, enquanto que a Oroch nada mais é do que um Duster com caçamba, feito nas “coxas” pela Renault do Brasil.

          • Olhei agora, e de fato tava errado. Editei já. Qualidade nao tem nem o que discutir, o Oroch é uma carroça, mas garanto que o desempenho será melhor. Quanto as vendas, as apostas é bem polemico. Ate o Sergio Habib (presidente da JAC) duvidou se o Renegade iria vender bem. Em primeiro lugar, o Oroch nao está vendendo tão bem. O que parece é que ninguem quer gastar dinheiro nessa suposta nova categoria. Em segundo lugar é que Renegade leva o emblema da Jeep, já a Toro é da Fiat, portanto minhas duvidas se os leigos vao sentir a mesma atração. Em terceiro e mais provavel é que pra ir pro Shopping, o S10, L200, e Ranger, ambos sao bemmmmmmmm maiores. Ok, a Toro custa 10 mil a menos no minimo, mas se nem a Oroch está vendendo bem partindo de 63mil………. Porem com certeza que a Toro vai pegar os clientes que compram Strada top, mas eu acho meio duvidoso o suposto vendas altas. De qualquer forma, essa suposta nova categoria só está pra empurrar mais aanda os preços das picapes medias pra cima. Assim foi com os compactos ditos “premium”, e será assim com Oroch e Toro. Mas nessa categoria, comprar usado pode ser uma verdadeira bomba, e nao compensa (na minha opiniao). Então que assim seja. kkkkkk. Só acho que está muito caro. Sim, eu sei que está tudo caro, e comparando está até dentro dos preços, mas está caro tambem. Tah tudo carooooo. kkkk. Nao é a melhor, o termo correto é “a menos pior”.

            • automotivo

              ´´essa suposta nova categoria só está pra empurrar mais ainda os preços das picapes medias pra cima´´, ou não. Se por acaso afetar bastante a venda delas, o que não se sabe, tudo é uma incógnita, e realmente o pessoal que supostamente usavam essas ´´médias´´ pra ir ao shopping resolver comprar a toro. Quem sabe? Mas, convém que não tenha muita esperança quanto a isso, parece que aqui quanto menos se vende mais sobe os preços.

            • Artur

              Eu também não sei se irá vender bem e nem se o desempenho da versão flex irá agradar (creio que não), mas não deixa de ser um bom produto.
              O duro é que se a Toro e Oroch, que inauguraram esse novo segmento, venderem bem, as outras marcas não vão querer ficar para trás (já estão falando de uma Ecosport picape) e vão lançar picapes “meio-termo” para preencher essa lacuna entre as pequenas e as médias.
              Daí o preço das médias “de verdade” realmente vai disparar…

        • Sergio Moro

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        • Andre Luiz Melo

          Sem deixar de lembrar (relato do meu irmão e do meu sobrinho, pois o mesmo tem um Renegade), que o desempenho da versão flex 1.8 vai ser um LIXO… Eita povo para defender marca (neste caso a FIAT) , COM UM MOTOR BEBERRÃO E ULTRAPASSADO como este 1.8. A FIAT poderia lançar muito bem um motor turbinado , tem tecnologia para isto. Mas para quê? Se os experts compram e ainda defendem este motor?

          • automotivo

            só existem 2 concorrentes nessa categoria, a não ser que o cara fique, mesmo que esteja precisando do transporte, pela lógica, compra-se porque precisa.

      • Roberto

        A questão meu velho é que estou comprando um carro em 2016 e não da década de 60 em que os carros já faziam essa média, é claro que o problema dessa pickup ou o que seja não tem eficiência energética, por isso já vem ultrapassada, meu carro tem um motor mais potente que essa piada e faço 13 de média estrada cidade e não é Up, mas é motor TSI. O cálculo é simples meu velho com 110 mil km já economizei 25.000 se comparado com o consumo desse motor recauchutado de pálio que a Fiat resolveu enfiar no clube do clientes com a maquiagem Jeep.

        • Paulo Lustosa

          Pra picape a gasolina (flex) não presta motor turbo, tem que ser aspirado pra não sentir turbolag, que é muito mais nítido do que em um propulsor turbodiesel.

          • Erasmo Artur

            Turbolag eh coisa do passado. Ja andou em algum thp? Leia sobre a tecnologia twinscroll, utilizada pela bmw e tb pela psa, praticamente elimina o lag.

            • Paulo Lustosa

              Ainda possui, mas pouco. Negócio é que até esse motor atingir 2000 rpm, num carro de 1700kg voltado pra carga, o torque é muito pouco. Por isso que a maioria esmagadora de fabricantes de picapes pra trabalho pesado em motores a gasolina só usam mecânica aspirada pra maior durabilidade e maior disponibilidade de torque em baixas rotações.

              • Andre Luiz Melo

                Amigo, vc deve estar se confundindo, ou tomando como referência os turbos de 10, 20 30 anos atrás. Dizer que um aspirado tem maior disponibilização de torque em baixa rotação? Se informe primeiro, pois o turbo além de ter um torque BEEEEEM MAIOR , tem uma curva plana com início aos 1500 rpm. Os motores são aspirados porque eles são mais baratos, economia porca de custos, e que o mercado tupiniquim aceita. Quanto a durabilidade tenho um 2.0 turbo que já está próximo de 150 mil km , e a durabilidade e manutenção está bem melhor do que os aspirados que eu tive, nem correia denteada tem para quebrar e ter que trocar, após um baita prejuízo, como num Pálio que tive… Motor ASPIRADO IGUAL A MOTOR ULTRAPASSO , existe porque é mais barato e o povo aceita. Procure na BMW , AUDI, MERCEDES, etc.. motores aspirados? Um abraço…

                • automotivo

                  corrente, não quebra, mas se desgasta…correia quebra mas se o dono for descuidado, tem alguns clientes nossos que só trocaram a correia com 100k, mas tiveram muita sorte.

                  • Andre Luiz Melo

                    Só que demora muito mais uma corrente para trocar devido ao desgaste, do que uma correia denteada. A troca, dependendo do fabricante da correia denteada vai de 30.000 até os 50.000 km , pelo menos dos carros que eu tive.

                    • automotivo

                      as correias em hnbr aguentam 50k fácil fácil, desde q não tenha vazamentos de óleo sobre ela. Seu carro não pode ser pior q um uno fire 2007 e eu levo até os 60k. Ele ja está com 162k

                • Paulo Lustosa

                  Pera, BMW, Audi e Mercedes-Benz possuem picapes de trabalho pesado? Pelo que sei não, e quem possui é a Chevrolet, Ford e RAM, e essas nas versões para trabalho pesado, possuem motores aspirados movidos a gasolina e turbodiesel, tudo pra aguentar na mão de motorista relaxado no mínimo 500 mil km pra fazer um reparo. Duvido um motor turbinado de pequena cilindrada com potência igual aos motores que exemplifiquei possuir durabilidade igual. E se for pra vangloriar de durabilidade de motor turbo, possuo uma S10 Sertões que tirei 0km em 2002 e está com 300 mil km com saúde de 0km… mas é diesel né, e aí a durabilidade é extremamente maior, e como falamos de FIAT, a FIAT não tem motor turbo que possui turbolag pequeno. Até o Multiair Turbo só enche a partir de 2000 rpm… até chegar os 2000 rpm vai desenvolver mais que o 2.4 Tigershark e o 2.5 Ecotec da S10?

                  • Andre Luiz Melo

                    Amigo, as marcas que eu citei , só tem motores turbos porque são mais modernos e eficientes, além de mais caros $$$$. As que vc citou tem motores aspirados por questão de economia porca. Veja a Honda, só vai lançar no Brasil um turbo , no novo Civic, nas versões mais caras. A VW , por economia porca lançou o Golf nacional com a versão de entrada com um motor aspirado e pelo mesmo preço, ou até mais , do que o então importado 1.4 TSi (afinal brasileiro aceita , não é? e ainda compra). Quanto aos motores diesel , temos os MODELOS mais baratos , ASPIRADOS, já os modelos mais caros , TURBINADOS. Quanto a durabilidade, motor que não aguenta 400.000 km , INDEPENDENTE DE QUAL COMBUSTÍVEL, para mim é motor de baixa qualidade e durabilidade. Tem um americano que rodou mais de 1 milhão de Km com motor a gasolina , sem reparo, só que o carro dele É UM VOLVO. Porém , tenho um amigo que tem um “inquebrável” Toyota Hilux diesel que com 150.000 km teve que trocar a turbina, olha que ele usa como carro de passeio , na cidade , sem uso severo, mais de 7 mil de prejuízo. Um abraço.

                    • Paulo Lustosa

                      Tô falando de picapes à venda no mercado norte-americano cujo peso bruto total ultrapassa 3500kg, não de porcaria de carro de passeio que se botar pra uso severo de trabalho se desmancha no primeiro buraco.

        • Jefferson

          Ultrapassada? Tá de brincadeira? Nem foi lançada ainda…. Se liga mlk, nem o modelo 2.0 diesel turbo irá andar com seu super golf jato, quem compra uma camionete não quer voar, esse 1.8 está na strada a um bom tempo e olha que loucura, a strada é a pick-up mais vendida, presta atenção, o motor E-torq foi mexido, a camionete estará mais pesada, mais é daí? O Honda HRV e o Jeep Renegade(1.8 E-torq) fazem 0-100 em cerca de 12s, e vendem igual água, não adianta chorar, cada um no seu quadrado, quero ver quando ela for vendida e testada se a impressão será a mesma, com certeza será um ótimo automóvel para o nível dos automóveis vendidos no Brasil, mas o importante é que não dê tantos problemas no motor como a Amarok, que fica uma semana na oficina e dois dias em casa!

          • Andre Luiz Melo

            Amigo, ande num carro turbo de menor cilindrada , com um aspirado que faça de 0 a 100 no mesmo tempo. Em condições de trânsito, a impressão será que o turbo anda bem mais , pelo simples fato que no dia a dia , vc dificilmente com o TURBO , passará dos 2500, 3.000 r.p.m. , sendo que o turbo está com torque máximo já nesta faixa. Já no 0 a 100, vc vai esticar ao máximo o motor, perto do limite de giros, aí o ultrapassado motor aspirado vai acordar. Agora, quanto a durabilidade tente acompanhar um turbo , só que andando somente acima de 5000 rpm, vc vai ver a durabilidade do teu motor e da embreagem. Motor aspirado , economia porca , de baixo custo ,que enfiam na goela abaixo dos brasileiros. Já foi , já teve sua era , assim como carburador , pneu diagonal, etc,,. Colocar um motor aspirado num carro 1.0, pelo preço, ainda vai, mais num carro acima de 60 mil?

        • Qual camionete era a álcool na década de 60???

          • automotivo

            os desenvolvedores do motor alcool deviam estar se formando nessa época, rs.

        • Alexandro Henrico von Mann

          Desculpa, mas motor recauchutado do Palio? Sabe bem, né? Esse motor era do Mini e do PT Cruiser, camarada. ;)

        • automotivo

          o motor é ultrapassado, tudo bem, mas até o fire, ainda é usado na Europa, e com menos cv, mas nessa comparação você tem que levar em em conta o peso do carro, aliás, que modelo é mesmo?

        • Artur

          Não seja por isso. A Toro ainda possui a versão Multijet diesel com motor moderno, potente e econômico. Quem não quer comprar motor “recauchutado de pálio” compre o diesel, e ponto final.
          Um amigo tem um Renegade Longitude diesel e já conseguiu médias de 19km/l na rodovia sem “maneirar” no pedal. Acredito que na Toro vai ficar também nessa média (talvez um pouco pior, não sei o peso dos dois, mas a Toro é maior).

          • automotivo

            pois é, mesmo o multijet moderno ainda pode apresentar problemas, vide os da ducato 2.3, principalmente cabeçotes.

            • Artur

              Não ouvi falar de problemas nos Multijet que equipam o Renegade…

              • automotivo

                como falei antes, DUCATO.

                • Artur

                  Então. É outro motor que equipa a Toro e o Renegade, por isso repito: nunca ouvi falar de problemas nos Multijet que equipam os Renegade.

                  • automotivo

                    Mas como afirmar se o motor é bom, ou é moderno? Esse multijet não seria o mesmo que possui várias versões a partir de 1.2l

                    • Artur

                      Se for comparar com as versões vendidas com o motor Etorq é sim bom e moderno. Ele anda bem, é econômico e está sendo vendido com uma transmissão automática excelente (ZF 9 marchas).

          • automotivo

            mas estamos falando do a gasolina…todo mundo sabe que o diesel é melhor, mas………….se o cara não roda muito, não quer pagar a diferença.

            • Artur

              Concordo. Só estou lembrando que existe também opção com motor melhor, mais moderno e econômico. Também existe a possibilidade de trazerem os motores Tigershark no futuro.

          • automotivo

            o multijet já está a alguns anos na estrada na Europa, e para um pessoal não é moderno.

      • PerobaC

        Nem tudo seria perfeito, né.
        Também não gostei dos números de consumo, mas a Toro como um produto inovador x preço deverá trilhar o sucesso com facilidade.

        Essa nota A no Inmetro veio somente pelo fato de a Toro ser categorizada como pick-up média …

        • Alberto

          minha geladeira tambem tem esse selo ai

    • wanderlei

      Beberrona e manca. Será que a Fiat é incapaz de produzir um turbo econômico?
      Pega o 1.4 da VW emprestado por uns tempos!!! Seria melhor. hahahahahaha.

      • Márcio Sousa Rocha

        Ela tem, entretanto não trás pra cá. O renegade na índia, salvo engano, usa um 1.4 turbo.

      • Murilo Soares de O. Filho

        O problema nem é o motor…e sim relação peso/potência, e outra, um motor turbo de baixa cilindrada, não acredito que seja o ideal para um picape. A Fiat já tem motores, basta aplica los na Toro. 2.0 ou 2.4.

        • Artur

          Tem rumores de que os 2.0 e 2.4 Tigershark viriam para cá no ano que vem para equiparem o Renegade e a Toro, respectivamente.

      • Artur

        Tem também a versão a diesel. Que eu saiba, o Multijet não participou do dieselgate… :D

      • FerSaccon

        Renegade na américa do norte tem a versão de entrada equipada com o 1.4L Turbo, e todo o lineup da Fiat possui esse motor como opção (500, 500X, 500L, e 124 Spider)

    • Paulor1899

      Tá bom, visto que meu Sandero 1.0 com álcool faz 7.

    • Jackson

      Então com a economia do meu Up ele deve ser etiquetado como A+++++

      • Felippe

        concordo com voce

        • Artur

          Cada um dentro do seu quadrado amigão. O Up! deve ser comparado com outros compactos. Ou você gostaria que o consumo de Mustang GT fosse comparado ao do Up! também? kkkkkkkkkk

          • Felippe

            então voce achou a Toro economica? é claro que ninguem esta comparando o Up com ela, isso seria ignorancia, o que questionamos foi ela ter clasificação A, mas que ela não é economica, isso ela não é mesmo

            • 0terceiro

              Aí que tá, cara!
              No comentários abaixo (ou acima, não sei como seu Disqus ordena os comentários) tem gente falando “se a Toro é consumo A, o Up é A+++++++”.

              O problema de parte da galera que comenta aqui nesse site é o fanatismo por ser torcedor de alguma marca.
              O de outra parte da galera é o ‘haterismo’, a necessidade de odiar e falar mal de alguma marca.

              E o de nós, que não somos de nenhuma dessas duas partes, é ter que aguentar os comentários das outras duas partes. =P

            • Artur

              Não é econômica, mas com certeza está dentro da normalidade. Consome pouco mais que a Oroch, mas é bem maior e mais pesada. Dentre as picapes médias então, não tem nem como comparar. Não vi nada de anormal.

            • automotivo

              Não é economica, mas se comparada a oroch. É tão quanto se levar em conta que ela é automática. Assim como o up! é A para a categoria.

      • th!nk.t4nk

        Por que raios vocês estao comparando uma pick-up com o Up? A nota é sempre dentro da categoria, obviamente.

        • automotivo

          No outro blog, vão compará-lo com um jegue que só come milho, rs. Não sei se você o conhece.

      • 0terceiro

        A classificação é por categoria, véi!
        Então, você compara o Up com Palio, Gol, HB20 e etc.

        Seria bom ter duas classificações nesse sistema do Inmetro:
        por categoria (como já temos hoje) e geral (comparando todas as categorias).

        Seria interessante para termos uma idéia, por exemplo, do consumo da Toro
        comparado com o Up.

        Mas, enquanto isso não existe, não exagerem nas comparações.

        • Artur

          Exato, amigo. Muito bem observado. Tem gente que quer dirigir caminhão com consumo de Up! pelo jeito! Rsrsrs

      • automotivo

        Se vc comprou-o como uma picape, então será A++….infinito.

      • automotivo

        Se seu up! for uma picape. Sim.

    • Nelson Oliveira

      Com esse consumo, só valeria em uma certa época.

      • Milagre essa foto ser colorida já! heheh

        • fschulz84

          Deve ter sido photoshopada pra ficar colorida hehe

          Nem indo tão longe assim, me lembro lá pra 2008 quando comprei meu primeiro carro (um Fiesta Rocam 2001) me lembro de abastecer 30 reais e rodar a semana inteira haha

          Acho que o litro da gasolina saia uns 2,10 ou algo assim.

    • HugoCT

      Acho que o Inmetro deve saber o que tá fazendo. Uma S-10 Flex faz em media 5,6 km/l no etanol. Meu gol G6 1.0 faz 8,5 km/l (alcool) na cidade em media, e uma pick-up como a Toro, com motor 1.8 16v. de 139 fazer 5,8 km/l não sei se podemos dizer que esta ruim. Um parente meu tinha uma Captiva que não chegava a 5 na cidade. Não adianta comparar Toro com Up, quanto ao numeros do Duster, lembre-se que ele tem uma versão com motor 1.6 e não tem os mesmos acessorios da Toro, alias ele é um sandero esticado (isso não é uma critica ao modelo).

      • Artur

        Enfim um comentário sensato! Parabéns, amigo!

    • automotivo

      5,8 km/l + 30%(diferença de consumo entre alcool x gasolina)= 7,5 km/l com gasolina.

      Levando-se em conta que é uma PICAPE, e AUTOMÁTICA, e que os padrões de medida são os mesmos que se usa no UP!. E se comparar com seu rival direto na categoria que por sinal é MANUAL…..

    • Sergio Moro

      o pq da nota A…

    • . . . .

      • e_angel

        mas já!

  • Davyson Costa

    “consumo de 5,8 km/l com etanol e 8,3 km/l com gasolina na cidade e 7,4 km/l e 10,5 km/l”

    Consumo nota “A”, hein ?!

    • Leandro

      A nota é comparativa.

    • Freitas

      Se olhar pelos motores que são oferecidos pelas montadoras mundo afora, tem razão, não deveria ser A. Agora, se comparar aos números do INMETRO obtidos pela Oroch, que é MANUAL… Sim, ela se torna A na categoria.

      • automotivo

        Mas é o mesmo, que avalia o up! com A. Supomos que q se vale para o up! deveria valer para toro, oroch, s10, blá blá.

    • Jose Silva

      Pega o consumo da S10 Flex que você vai entender.

    • Leandro

      Mais um dono de 1.0 querendo comparar banana com laranja. O Immetro tá errado, você está certo.

  • Ailton Junior

    Se comparar com as picapes S10, ranger, l200, hilux e até mesmo a estradinha 1.8, tá até razoável. Lembrando também que é quase igual ao da Oroch manual

  • Europa: motores modernos com turbo, injeção direta, baixa cilindrada e alto desempenho.

    Brasil: esse lixo aí. E o povo compra rindo.

    • Minerius Valioso

      Com algumas exceções, é realmente assim mesmo. Mas estou otimista de que um dia isso mude.

    • Murilo Soares de O. Filho

      Disse tudo, não estamos na Europa…Por isso nem reclamo mais…

    • Luis_Zo

      Esqueceu que na Europa também vendem motores “dieselgate”

    • automotivo

      tem que ver direitinho o chip, pode ser da voks.

      • Me referia a motores a gasolina.

    • Artur

      O Etorq é vendido também na Europa até para equipar o Renegade. É ultrapassado? Supostamente sim. Mas se você quiser um motor moderno, potente e econômico na própria Toro, não se esqueça que existe a versão Multijet diesel (que, por sinal, custa, em suas versões de entrada, menos que um Golf Comfortline MSI com todos os seus opcionais…).

  • Minerius Valioso

    Nota A se comparado com quais outras picapes?

    Lembrem-se de que a mijolina utilizada como padrão é a E22.

    • V.mario

      “Categoria comercial”
      MITSUBISHI L200 Triton 2.4­16V 4X2 M­5
      Cid.:6,1 – est.:7,2
      nota E
      RENAULT Duster Oroch 1.6­16V Dynamique M­5
      Cid.:9,6 – est.:10,9
      nota A
      RENAULT Duster Oroch 2.0­16V Dynamique M­6
      Cid.: 9,2 – est.:10,8
      nota A
      Fiat Toro 1.8 aut.
      Cid.: 7,4 – est.: 10,5
      nota A
      Pelo porte/peso da Toro e por ser automática ela consome mais em circuito urbano, mas na rodovia está muito próximo da Oroch. Acho que com o câmbio manual ela terá uma melhora significativa no consumo urbana.

      JEEP Renegade 1.8­16V Sport M­5
      Cid.: 9,6 – est.:10,7
      nota B (outra categoria)
      “Obs: dados com gasosa”

      • CharlesAle

        Esse motor ETorq não consegue bom consumo nem em um Punto, não ia ser na pesada Toro que ia ficar econômico..

        • Jose Silva

          a 160 km/h como a galera anda realmente não consegue bom consumo.

    • CharlesAle

      Péssimo. Picape beberrona,.Não sei aonde arrumaram essa nota A…

      • th!nk.t4nk

        É a mais econômica da categoria (pick-up automática). Logo, é nota A. O que achou estranho?

      • Artur

        Cita pra mim um picape do mesmo porte com mesmo consumo em motor flex, por favor.

      • automotivo

        Se a classificação vale para o UP!, acho q a da Toro deveria valer, certo?Já que é a mesma entidade que faz a aferição.

  • predadordemarea .

    Eu hein!!

  • HENRY ME

    Faltou dizes testes em laboratório ou em situação real mesmo.

    • Carlos

      Tem na etiqueta da divulgação foi feito em laboratório.

  • Denis

    A Fiat divulga a lista completa de itens de série e opcionais do Fiat Toro, de acordo com os catálogos de concessionárias locais de Pernambuco. CONFIRAM!!!!!

    Toro Urban 4×2 A/T-6 1.8 16v Etorq Flex – R$ 71.990,00

    ITENS DE SÉRIE

    • Airbags frontais dianteiros • Ar-condicionado manual • Assistente de partida em rampa – Hill Start Assist • Banco do motorista com regulagem manual de altura • Bolsa porta objetos atrás do banco do motorista • Banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível • Chave canivete com telecomando com de portas e vidros • Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso) • Controle de tração e estabilidade – ASR / ESC • Direção elétrica • Freio de estacionamento manual • Freios a disco nas 4 rodas com ABS / EDB / PBA • Ganchos de fixação de carga na caçamba • Isofix – pontos de fixação para assentos infantis (2 traseiros) • Piloto automático • Quadro de instrumentos com tela TFT de 3,5 polegadas • Rádio Connect com MP3/ CD/ USB/ Aux e Bluetooth® • Rack de teto • Rodas de aço aro 16 com calotas e pneus 215/65 • Sensor de estacionamento traseiro • Sistema de áudio com 4 alto-falantes e antena • Travas elétricas das portas, tampa de caçamba e tanque de combustível • Vidros elétricos nas 4 portas com one touch e antiesmagamento • Volante com regulagem de altura e profundidade

    OPCIONAIS

    Kit Pleasure 1 (Alarme antifurto ultra sonoro com acionamento a distancia na chave + Apoio de braço central nos bancos dianteiro e traseiro + Banco do passageiro rebatível com porta-objetos sob o assento + Barras longitudinais no teto + Faróis e lanterna traseira de neblina + Iluminação de caçamba + Para-sóis com iluminação + Retrovisores externos com Tilt Down e rebatimento elétrico + Tomada de 12 volts no console traseiro)

    Kit Pleasure 2 (Alarme antifurto ultra sonoro com acionamento a distancia na chave + Apoio de braço central nos bancos dianteiro e traseiro + Banco do passageiro rebatível com porta-objetos sob o assento + Barras longitudinais no teto + Faróis e lanterna traseira de neblina + Iluminação de caçamba + Para-sóis com iluminação + Retrovisor interno eletrocrômico + Retrovisores externos com Tilt Down e rebatimento elétrico + Sensores de chuva e crepuscular + Tomada de 12 volts no console traseiro)

    Kit Techno 1 (Câmera de ré no Uconnect + Central Multimidia Uconnect de tela 5 polegadas com Radio MP3/CD/DVD/USB/Aux e Bluetooth® + Sistema de navegação GPS + Sistema de som com 6 alto-falantes)

    Kit Liberty 1 (Bancos parcialmente em couro + Tomada de força corrente de 127V)

    Kit Color (Maçanetas das portas e retrovisores externos pintados na cor do veiculo + Molduras laterais pintados na cor do veiculo)

    Kit Protection (Divisor de caçamba móvel removível com trava automática + Para-barros + Protetor de cárter e tanque de combustível)

    Kit Landscape (Estribos laterais + Santoantonio + Engate traseiro removível)

    Capota marítima

    Jogo de parafuso antifurto das rodas

    Rodas de liga leve aro 16 e pneus 215/65

    Pintura metálica

    Volante multifunção com comandos do sistema de áudio e Bluetooth®

    Toro Freedom 4×2 A/T-6 1.8 16v Etorq Flex – R$ 74.990,00

    VERSÃO Urban 1.8 16v Etorq +

    • Alerta de limite de velocidade e manutenção programada • Filetes da grade dianteira e moldura dos faróis de neblina cromados • Lanterna traseira em LEDs • Maçanetas externas das portas pintadas na cor do veiculo • Retrovisores externos pintados na cor do veiculo com luz indicadora de direção • Volante multifunção com comandos do sistema de áudio e Bluetooth®

    OPCIONAIS

    Kit Pleasure 1 (Alarme antifurto ultra sonoro com acionamento a distancia na chave + Apoio de braço central nos bancos dianteiro e traseiro + Banco do passageiro rebatível com porta-objetos sob o assento + Barras longitudinais no teto + Faróis e lanterna traseira de neblina + Iluminação de caçamba + Para-sóis com iluminação + Retrovisores externos com Tilt Down e rebatimento elétrico + Tomada de 12 volts no console traseiro)

    Kit Pleasure 2 (Alarme antifurto ultra sonoro com acionamento a distancia na chave + Apoio de braço central nos bancos dianteiro e traseiro + Banco do passageiro rebatível com porta-objetos sob o assento + Barras longitudinais no teto + Faróis e lanterna traseira de neblina + Iluminação de caçamba + Para-sóis com iluminação + Retrovisor interno eletrocrômico + Retrovisores externos com Tilt Down e rebatimento elétrico + Sensores de chuva e crepuscular + Tomada de 12 volts no console traseiro)

    Kit Techno 2 (Ar condicionado digital dual zone + Câmera de ré no Uconnect + Central Multimidia Uconnect de tela 5 polegadas com Radio MP3/CD/DVD/USB/Aux e Bluetooth® + Sistema de navegação GPS + Sistema de som com 6 alto-falantes + Tapete em carpete + Volante multifunção em couro com comandos do Paddle Shifts)

    Kit Liberty 1 (Bancos parcialmente em couro + Tomada de força corrente de 127V)

    Kit Security 1 (Air bags laterais + Air bags de cortina + Air bag de joelhos para o motorista + Sistema de monitoramento de pressão dos pneus – TPMS)

    Kit Protection (Divisor de caçamba móvel removível com trava automática + Para-barros + Protetor de cárter e tanque de combustível)

    Kit Landscape (Estribos laterais + Santoantonio + Engate traseiro removível)

    Capota marítima

    Jogo de parafuso antifurto das rodas

    Rodas de liga leve aro 16 e pneus 215/65

    Pintura metálica

    Teto solar elétrico – Sky Wind

    Toro Freedom Opening Edition 4×2 A/T-6 1.8 16v Etorq Flex – R$ 79.990,00

    VERSÃO Freedom 1.8 16v Etorq +

    • Adesivos Opening Edition nas portas e na soleira de acabamento exclusivo • Alerta para trocas de marchas no volante • Ar condicionado digital dual zone • Barras longitudinais no teto • Câmera de ré no Uconnect • Capota Marítima • Central Multimidia Uconnect de tela 5 polegadas com Radio MP3/ CD/ DVD/ USB/Aux/Bluetooth® e navegador GPS • Faróis e lanterna traseira de neblina • Iluminação de caçamba • Jogo de parafuso antifurto das rodas • Retrovisores externos com Tilt Down e rebatimento elétrico • Rodas de liga leve aro 16 e pneus 215/65 • Sistema de som com 6 alto-falantes • Tapete em carpete • Volante multifunção em couro com comandos do Paddle Shifts

    OPCIONAIS

    Kit Pleasure 3 (Alarme antifurto ultra sonoro com acionamento a distancia na chave + Apoio de braço central nos bancos dianteiro e traseiro + Banco do passageiro rebatível com porta-objetos sob o assento + Para-sóis com iluminação + Tomada de 12 volts no console traseiro)

    Kit Pleasure 4 (Alarme antifurto ultra sonoro com acionamento a distancia na chave + Apoio de braço central nos bancos dianteiro e traseiro + Banco do passageiro rebatível com porta-objetos sob o assento + Para-sóis com iluminação + Retrovisor interno eletrocrômico + Sensores de chuva e crepuscular + Tomada de 12 volts no console traseiro)

    Kit Liberty 1 (Bancos parcialmente em couro + Tomada de força corrente de 127V)

    Kit Liberty 2 (Banco do motorista com regulagem elétrica em altura e lombar + Bancos parcialmente em couro + Sistema de som Hi-fi com subwoofer da Booster + Tomada de força corrente de 127V)

    Kit Security 1 (Air bags laterais + Air bags de cortina + Air bag de joelhos para o motorista + Sistema de monitoramento de pressão dos pneus – TPMS)

    Kit Security 2 (Air bags laterais + Air bags de cortina + Air bag de joelhos para o motorista + Detector de pontos cegos + Faróis de lampadas xénon + Sistema de monitoramento de pressão dos pneus – TPMS)

    Kit Protection (Divisor de caçamba móvel removível com trava automática + Para-barros + Protetor de cárter e tanque de combustível)

    Kit Landscape (Estribos laterais + Santoantonio + Engate traseiro removível)

    Rodas de liga leve aro 17 e pneus 215/60

    Teto solar elétrico – Sky Wind

    Pintura metálica

    Toro Freedom 4×2 M/T-6 2.0 16v Multijet Turbo Diesel – R$ 90.990,00

    Toro Freedom 4×4 M/T-6 2.0 16v Multijet Turbo Diesel – R$ 98.990,00

    VERSÃO Freedom 1.8 16v Etorq +

    • Barras longitudinais no teto • Controle de descida em rampa – Hill Descent Control • Faróis e lanterna traseira de neblina • Rodas de liga leve aro 16 e pneus 215/65 • Iluminação de caçamba • Retrovisores externos com Tilt Down e rebatimento elétrico • Seletor de tração eletrônica com modos de terreno (Disponível apenas na versão 4×4) • Suspensão Off Road reforçada

    OPCIONAIS

    Kit Pleasure 3 (Alarme antifurto ultra sonoro com acionamento a distancia na chave + Apoio de braço central nos bancos dianteiro e traseiro + Banco do passageiro rebatível com porta-objetos sob o assento + + Para-sóis com iluminação + Tomada de 12 volts no console traseiro)

    Kit Pleasure 4 (Alarme antifurto ultra sonoro com acionamento a distancia na chave + Apoio de braço central nos bancos dianteiro e traseiro + Banco do passageiro rebatível com porta-objetos sob o assento + Para-sóis com iluminação + Retrovisor interno eletrocrômico + Sensores de chuva e crepuscular + Tomada de 12 volts no console traseiro)

    Kit Techno 2 (Ar condicionado digital dual zone + Câmera de ré no Uconnect + Central Multimidia Uconnect de tela 5 polegadas com Radio MP3/CD/DVD/USB/Aux e Bluetooth® + Sistema de navegação GPS + Sistema de som com 6 alto-falantes + Tapete em carpete + Volante multifunção em couro com comandos do Paddle Shifts)

    Kit Liberty 1 (Bancos parcialmente em couro + Tomada de força corrente de 127V)

    Kit Security 1 (Air bags laterais + Air bags de cortina + Air bag de joelhos para o motorista + Sistema de monitoramento de pressão dos pneus – TPMS)

    Kit Protection (Divisor de caçamba móvel removível com trava automática + Para-barros + Protetor de cárter e tanque de combustível)

    Kit Landscape (Estribos laterais + Santoantonio + Engate traseiro removível)

    Capota marítima

    Pintura metálica

    Teto solar elétrico – Sky Wind

    Toro Volcano 4×4 A/T-9 2.0 16v Multijet Turbo Diesel – R$ 112.990,00

    VERSÃO Freedom 2.0 16v Multijet +

    • Alarme antifurto ultra sonoro com acionamento a distancia na chave • Alerta para trocas de marchas no volante • Apoio de braço central nos bancos dianteiro e traseiro • Ar condicionado digital dual zone • Banco do passageiro rebatível com porta-objetos sob o assento • Barras longitudinais no teto de acabamento cromado • Câmera de ré no Uconnect Central Multimidia Uconnect de tela 7 polegadas com Radio MP3/ CD/ DVD/ USB/Aux/Bluetooth® e navegador GPS • Capota Marítima • Faróis em LEDs com luz diurna – DRL • Faróis de neblina com função curva • Lanterna traseira de neblina • Maçanetas das portas externas cromadas • Molduras laterais na cor do veiculo com filetes cromados • Para-sóis com iluminação • Quadro de instrumentos com tela TFT de 7 polegadas configurável • Retrovisor interno eletrocrômico • Rodas de liga leve aro 17 exclusiva e pneus 215/60 • Sensores de chuva e crepuscular • Sistema de som com 6 alto-falantes Tapete em carpete • Tomada de 12 volts no console traseiro • Volante multifunção em couro com comandos do Paddle Shifts

    OPCIONAIS

    Kit Liberty 1 (Bancos parcialmente em couro + Tomada de força corrente de 127V)

    Kit Liberty 2 (Banco do motorista com regulagem elétrica em altura e lombar + Bancos parcialmente em couro + Sistema de som Hi-fi com subwoofer da Booster + Tomada de força corrente de 127V)

    Kit Security 1 (Air bags laterais + Air bags de cortina + Air bag de joelhos para o motorista + Sistema de monitoramento de pressão dos pneus – TPMS)

    Kit Security 2 (Air bags laterais + Air bags de cortina + Air bag de joelhos para o motorista + Detector de pontos cegos + Faróis de lampadas xénon + Sistema de monitoramento de pressão dos pneus – TPMS)

    Kit Protection (Divisor de caçamba móvel removível com trava automática + Para-barros + Protetor de cárter e tanque de combustível)

    Kit Landscape (Estribos laterais + Santoantonio + Engate traseiro removível)

    Rodas de liga leve aro 18 e pneus 225/55

    Pintura metálica

    Teto solar elétrico – Sky Wind

    E AI GOSTARAM?????

    E MAIS: Seu lançamento oficial para a impressa será realizada na próxima segunda (15) em pleno comercial da novela das nove A Regra do Jogo da Rede Globo. Dizem que o comercial da Toro terá cerca de 3 minutos, quase o mesmo tempo em que ocorreu o lançamento do Jeep Renegade em 2015. Mas não param por ai. Como é de praxe em todas as edições do Big Brother Brasil, a Fiat realizará a propaganda da Toro por meio de uma das provas que Pedro Bial oficializará durante o reality show. A prova será exibida na quinta-feira (18) que determinará o novo líder da casa do programa. As entregas do Fiat Toro até as concessionárias deverão ocorrer de forma simultânea, de estado para estado. Porém, a região nordeste já deu a largada por conta de avaliações finais da picape, onde está instalada a fabrica de Goiana (Pernambuco) que pertence ao grupo FCA (Fiat Chrylser Automóveis).

  • Valdemir Souza

    5,8 e 7,4 com etanol são números muito ruins, quase de uma picape média, não podia ser nota A de forma alguma, o inmetro vacilou feio dessa vez.

    • Jose Silva

      é quase uma picame média….
      Mas s10 faz no máximo 4 km/l na cidade… Logo é aceitável d+

    • th!nk.t4nk

      Mas nao é achismo. É a mais economica da categoria. Nao tem o que “errar”, eles nao atribuem a nota à vontade.

      • Artur

        Boa!

  • wanderlei

    lixão

  • Autofahrer!

    Por que tudo que vem de uma entidade do governo Brasileiro sempre parece que tem “mutreta” ? Hahaha…

  • VCD 2.0 16V

    Que horrível.

  • Tiago

    7,4 na estrada, media lixo e tao dando nota A. a S10 flex faz essa media.

    • Felippe

      pelo o que eu já li, a S10 com o novo motor Flex 2.5 anda muito bem e tem o consumo bom tb

    • Jose Silva

      10,5 na estrada né ?
      S10 faz no máximo 8 na estrada no chinelo, fora que menos de 4 na cidade

      • Tiago

        media com alcool é 7,3 mesmo. Na estrada

        • Jose Silva

          pode ter certeza que faz mais
          cambio 6m, a 100 km/h na br o giro do motor vai estar em 2200 a 2500rpm, vai fazer uns 11 no álcool e 14 na gasolina. Os outros carros que usam esse motor faz 14 a 15 km/l de gasolina a 100 km/h e o giro na casa dos 2800 a 3000 rpm, que é o caso do Fiat Bravo que tem 1400kg.

          • Tiago

            Entao liga pro Inmetro e avisa eles, pq nao foi isso que eles divulgaram nos testes. abr

          • Tiago

            segundo avaliaçao aki do NA: E como a Nova S10 é pesada, sua quinta marcha não é tão longa, pois ela precisa de força mesmo em cruzeiro. A 100 km/h temos 2.600 rotações e a 120 km/h são um pouco mais de 3.000 rotações. Isso nos leva a um consumo mais alto, na casa dos 7,5 km/l com álcool a 110 km/h com ar-condicionado ligado. Com gasolina essa média passou para 9,5 km/l.

    • Artur

      Aham. Faz sim. Com certeza. kkkkkkkk

  • Diógenes P P Filho

    Meu, 5,8 no etanol. Duvído. Essa pick-up vai fazer é uns 3km/l. Considerando o rodar nas grandes cidade e todas as vezes esse teste do imetro só dá valores maiores que o da realidade!

    • Artur

      Normalmente é o contrário: esses testes do INMETRO representam consumo superior ao identificado pela maioria dos motoristas. É claro que se o cara andar só com pé embaixo vai gastar mais, mas se andar de forma comedida esse consumo tende a ser até melhor do que os dos testes.

  • Murilo Rodrigues

    Falando do Tamanho em geral, nao parece que vai ser tao imponente igual outras fotos sugeria. Vai ser maior que a Oroch e menor que as medias, que pra mim seria o ideal mesmo

  • Mayck Colares

    TRUCO!!!

  • Roberto

    Tá bom, estão dando nota A pra carro que faz 10 com gasolina, então a nota B deve ser para carro que faz 5, parece que estamos na década de 60, que grande roubada hem ! até nisso essas empresas que fazem motores podres, fracos e ineficientes conseguem enganar o consumidor; que piada minha gente não comprem essas bombas ultrapassadas !

    • Artur

      Amigo, essas médias são em comparação com a categoria. É impossível que uma picape tenha o mesmo consumo de um subcompacto.

      Veja o consumo de uma L200 Triton no INMETRO (logo, auferido sob as mesmas condições da Toro):

      L200 Triton 2.4 4×2 Manual:
      Etanol: 4km/l (cidade) / 4,9km/l (estrada)
      Gasolina: 6,1km/l (cidade) / 7,2km/l (estrada)
      (copiei do amigo Leandro em um post aí embaixo)

      Logo, não há como fazer milagres.

  • Felippe

    com esse consumo ai, eu prefiro andar de L200 Triton V6 kkkk

    • Leandro

      Segundo Inmetro:

      L200 Triton 2.4 4×2 Manual:
      Etanol: 4km/l (cidade) / 4,9km/l (estrada)
      Gasolina: 6,1km/l (cidade) / 7,2km/l (estrada)

      Imagine a V6….

      • Artur

        Boa!

    • Artur

      Essa V6 deve fazer uns 4km/l na cidade com gasolina! rsrs

  • Wes

    Belina > toro

  • Sergio Moro

    comparativo Pick-Up Flex

    • Sergio Moro

      enquanto a Toro é ‘A’, a L200 é ‘E’

      • automotivo

        a diferente, de 4,00 km/l para 5,8km/l é de 45%, ou seja, quando uma gastar 10 litros, outra gastará 14,5 litros, ou… quando uma gastar 100 litros a outra terá gastado 45 litros a mais, é uma senhora diferença.

  • Sergio Moro

    Comparando as versões Tops

  • Sergio Moro

    Renegade

  • Sergio Moro

    Strada

  • Sergio Moro

    Oroch

  • Arnon Coelho Junior

    Faça me o favor esse inmetro e uma piada de mau gosto quando que um carro de 1600 kilos fazendo 5,8 na cidade e nota A e muitos outros sao B ou C bem mais economicos tanto na gazoalcool e etanol e este apenas e razoavel em gazolina na cidade kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk corrupção na certa e a culpa nao e do pt e dos italianos mafiosos que compram alguns engenheiros ou servidores desqualificados do orgao brasileiro que vergonha basta olhar cino minutos na tabela deles que tem cada absurdo e GM foge como o diabo da cruz pq e beberrona ao extremo e alguns fiats ………………. que pena essa palhaçada

    • Porque a avaliação é dentro de cada categoria?

    • th!nk.t4nk

      Por que vocês estao comparando carros com pick-ups? O que interessa é dentro da categoria.

    • Artur

      Gasolina com “z” é ótimo…

  • mauricio

    isso só pode ser tentativa de marketing pra vender e enganar trouxa uma piada esse consumo ser A

  • Rafael Trindade

    “é inacreditável, é inacreditável”.

  • Jose Silva

    Estou vendo muitas pessoas cheias de mimimi mas desconhecem o que uma pickup faz com álcool e gasolina. As pickup médias fazem no máximo 4 km/l de álcool na cidade de 7 na estrada bem no chinelinho com carro VAZIO, se passar de 100 km/h não faz mais de 6 km/l na estrada. Se tiver cheia com ar ligado faz 3 km/l na cidade e 5 na rodovia. Ou seja, motor flex não compensa muito, melhor partir para o diesel mesmo.

    • Paulo Lustosa

      Depende da Flex, certamente quando fizerem teste de etiquetagem com a S10 Ecotec, a Toro Flex perde o posto de picape a gasolina mais econômica do país.

      • Artur

        Mas a Toro não é a picape à gasolina mais econômica do país, mas sim a Oroch. A diferença é que a Toro é automática, então na versão manual (se vier a ser fabricada) o consumo vai ser um pouco inferior.
        Mas eu duvido que a S10 vai ser tão econômica assim. Pode até ser em sua versão cabine simples…

        • Paulo Lustosa

          A 2.4 não é econômica, a Ecotec 2.5 de injeção direta e flex sim, já que vi vários relatos delas fazendo em torno de 12 km/l na estrada, enquanto a 2.4 não passava de 8,5

  • 1945_DE

    Se com esta consumo ela é nota A. O que o UP TSI é? A++++.

    • th!nk.t4nk

      Nao. As notas sao dadas em comparaçao com o que é oferecido na categoria. Sério que até hoje vocês nao entenderam essa etiquetagem do Inmetro? Ô Brasil…

      • 0terceiro

        É sério.
        Até hoje as pessoas não entenderam a etiquetagem do Inmetro.
        E muito menos entenderam que os testes são PADRONIZADOS
        que os resultados na ‘vida real’ podem ser diferentes, pois dependem das condições de uso,
        do trajeto feito, do combustível e etc.

      • Eu não culpo quem não entendeu já que o critério utilizado não faz sentido nenhum!

        É nitidamente uma forma de não “mexer” com as montadoras e do INMETRO ficar bem na fita.

        Essa etiquetagem não incentiva a concorrência e melhoria da eficiência dos motores, pelo contrário, contribui para manter tudo como está.

        • Artur

          Mas dentro da categoria das picapes, os números de consumo da Toro são razoáveis. É isso o que importa. Não tem nada a ver com “incentivar a concorrência e melhoria da eficiência dos motores”. O INMETRO testa e compara com o que as outras picapes oferecem.

          • O programa de etiquetagem do INMETRO tem como objetivo mostrar ao consumidor qual produto tem eficiência energética melhor, para que esse o escolha na hora da compra.

            Se isso não é para incentivar a concorrência e a melhoria da eficiência energética dos produtos, então pra que é?

            • Artur

              Aham. Mas o que difere do que disse? Se a Toro tem um bom consumo dentre a média das picapes, que é a categoria na qual pertence, ela merece ou não merece a nota dada?

        • th!nk.t4nk

          Pra mim incentiva a concorrência sim. Fica feio pra montadora você chegar na concessionária, e ter lá um adesivo no vidro dizendo que é nota “E” em consumo. E o critério faz todo sentido, pois é um teste padronizado. No mundo usam testes semelhantes. Japoneses e alemães também estao errados entao? O teste é comparativo. Os valores nao devem ser comparados individualmente, pois aí sim nao faria sentido.

  • Fabricio Conchon

    Se isso é um A, acho que a melhor letra deve ser a Z!

  • Jorge Castro

    pra galera q fica comparando consumo de picape com o up e so por um fogao e uma geladeira na caçamba do up , obs nao pode tirar o condutor pra por o fogao , pois a geladeira com certeza cabe .

  • Alexandre Maciel

    Acho que o NA deveria deixar de divulgar air bag duplo e freios ABS como itens que equipam os veículos. São itens legalmente obrigatórios. Colocar isso para encher o texto, assim como algumas marcas fazem nas propagandas de seus carros pelados (vide Toyota no caso do Etios) é como divulgar que o carro vem com retrovisor externo do lado direito (VW já fez isso com o gol e vendia um retrovisor menor para os modelos que não tinham o item).

  • GPE

    10,5km/l na gasolina na estrada no teste oficial… pqp, muito tenso!

  • Tudo em Lugar Nenhum

    E eu ainda reclamo do meu 2.0 com 151cv, que anda muito mais e faz 8,5 na cidade e 11,5 na estrada!