
A Ford prepara um novo lançamento de baixo custo para países emergentes como o Brasil e Índia, por exemplo. O modelo em questão deverá ser o sucessor do nosso atual Fiesta.
Bem distante dos mercados onde serão concentradas sua produção e os maiores volumes de vendas, a Ford está testando os componentes do futuro modelo. E isso está sendo feito na Austrália.

O modelo aparentemente será baseado no conceito Verve, mas a plataforma deverá ser a atual do Fiesta feito aqui, bem como deverá ter versões sedã, hatchback e possivelmente um utilitário esportivo para suceder o Ecosport.
Seria bom se na verdade, este novo modelo fosse substituir o Ka atual e não o Fiesta, deixando este vir na nova geração européia. Mas, neste caso entra a questão do custo de produção maior para a Ford.

Pelo menos na Índia, o modelo está sendo cotado para usar motores 1.2 a gasolina, além de uma versão 1.5 turbo diesel.
E aqui? Esse novo deverá receber os novos motores da família Sigma e provavelmente a versão 1.0 pode estar incluída entre as opções do novo Ford.
Fonte: Car Advice.
Notícias Automotivas Ainda vai acontecer, e você já leu aqui

Navi92
3/07/2009 as 21:29
QUE ABSURDO!!!! Esse Fiesta é igual ao nosso, só mudam as lanternas!!Essa ford não muda nunca, por isso que não consegue disparar nas vendas nem em um país como o Brasil, que compra qualquer coisa. Essa porcaria tem a plataforma básica de um carro que era importado da Espanha em 1995, o nosso 1ºFiesta. Isso é mais que uma ofensa para qualquer país. Vergonha…
plyndagos
4/07/2009 as 00:32
Como é? Ford tem mais é que fazer isso mesmo rapaz!! Ela trouxe o Focus europeu, bem equipado, com um ótimo motor (forte e relativamente economico, embora não seja flex), com uma das melhores dirigibilidades do mercado (num teste, só perdeu para 3 carros: 1° Civic SI, 2° Golf GTI, descontinuado e 3° Punto T-Jet, nessa ordem), bonito, e ganhou o que com isso? Uma baixíssima venda. Deveria estar vendendo mais que Vectra, PELO MENOS!!! Mas não, tá lá em baixo. O Linea tá vendendo junto com o Focus!! Então, você ACHA que a Ford tem vontade de trazer um carro BOM pro mercado brasileiro se ela já percebeu que ninguém iria valorizar o produto? Esqueçam Verve. Deem boas vindas ao nosso “Novo Fiesta”, uma reestilização do atual.
TAALVEZZ QUEM SABE a Ford poderia trazer o Fiesta europeu (com nome Verve?) para competir com Punto.. Talvez…
Kokokil
4/07/2009 as 10:49
Isso acontece porque ainda não é flex.
tiago_stos
4/07/2009 as 11:45
Uma explicação para as baixas vendas do Focus é a baixa oferta do carro e uma má logistica da ford. Aqui mesmo no NA vi vários comentários de pessoas q foram várias vezes na concessionária e não encontraram o carro, após isso desistiram e foram para outras opções… Nesse caso específico acho q não podemos culpar muito o consumidor brasileiro.
Joao Carlos
4/07/2009 as 10:49
Olha, dizer que a ford não muda nunca está totalmente equivocado.
Basta olharmos os últimos lançamentos: Focus, Fusion e Edge.
Na minha humilde opinião, a Ford está conquistando mercado nos últimos anos. Lembram que após aquela parceria com a VW, Autolatina, a Ford queria abandonar de vez o Brasil?????
Pois bem, ela se mexeu e começou a lançar novos produtos…. e hoje está conquistando novamente os clientes.
Abraços a todos.
Hodney Souza
5/07/2009 as 17:18
Totalmente errado! A plataforma do Fiesta atual não tem nada haver com o antigo.
gsouza
6/07/2009 as 10:06
Se olharmos para nosso mercado, onde ainda são fabricados fabricados celta, 206, corsa e palio, não acho uma decisão tão absurda. É um carro espaçoso , com bom custo/benefício e um projeto relativamente acertado. Não adianta fabricar um carro sincronizado com o primeiro mundo e que o brasileiro não consiga comprar ou manter (se vier com novíssimos motores Sigma) Um Punto equivalente ao básico europeu beira os R$50 mil. De que adianta? Aí entra a história dos preços absurdos e cargas tributárias………estes infelizmente não tem jeito. Talvez se a Ford criasse carros com outro nome e projeto tão terceiro-mundista ou mais, como faz a VW com o novo Gol e seu próximo lançamento, novo Fox, não haveria esta discussão. Seria melhor que nossos carros fossem equipados com itens de segurança, como air-bag e abs, do que com a carcaça do europeu. Os carros lá evoluiram por conta da legislação e do mercado……o e é possível observar com a quantidade de Hiundai Getz, Fox e outros populares que se ve em qualquer rua da Europa.
Fernando
3/07/2009 as 21:29
o nosso fiesta já é um carro porco, que não vende lá essas coisas.
nem deviam trazer esta escória pra cá.
compensa mais importar o Fiesta Verve do México e abaixar um pouquinho mais a margem de lucro
DBS
3/07/2009 as 21:34
Parabéns para a FORD! Concordo com ela.
PARA UM PAÍS QUE NÃO SABE COMPRAR CARRO BOM, QUE SE VENDA CARRO RUIM.
Andre BP
3/07/2009 as 22:49
Infelizmente essa é a verdade…
Mas eu já esperava por esse Fiesta… o Verve é mt bom e novo pro Brasil, acho q pra 2012 quem sabe ele venha…
Mas pelo menos pra mim isso não é culpa da Ford, e sim do governo… produzir o Verve no Brasil custaria mt caro por ser um projeto moderno, ainda vem o governo e infia mais imposto que o próprio preço do carro =(
Luis.J.R.
3/07/2009 as 21:35
Espere um pouco!Estava lendo na autoesporte que o novo fiesta hatch europeu vai ser feito aqui em 2011, e vai usar motor 1.0 e sigma, o sedan vai vir do mexico pelo que eu li.Muitpo estrnho não.
ANTONIOSERGIO
3/07/2009 as 21:35
Pior!
Trata-se na verdade de um Fiesta alemão 2007. Os elementos circulares das lanternas traseiras denunciam isto. Se o modelo for apenas uma mula, tudo bem. Agora se a Ford também foi infectada pelo vírus do “produto para mercado emergente”, a coisa tá ficando feia.
flipsmass
3/07/2009 as 23:52
o nosso atual fiesta já é um produto pra mercados emergentes. ele veio com a mesma cara do europeu na época. mas totalmente pelado. o farol era diferente (no lançamento. inclusive, depois, o europeu passou a ter um farol parecido com o do nosso) e o interior só imitava o deles. o ford ka da gente tb é um ford pra emergentes.
lucianorj
3/07/2009 as 21:36
Parece mais uma reestilização. Na autoesporte há uma matéria afirmando que a Ford não desenvolverá mais projetos específicos para países em desenvolvimento.
Letto
3/07/2009 as 21:36
A plataforma do Fiesta atual não tem nada a ver com o de 95!
Outra coisa o Ka atual ja esta nessa faixa mais barata que esta sendo citada!
Logo não cabe um Fiesta barato por aqui, muito pelo contrário, com a chegada do Ka quatro portas mais caro, a tendência é o Fiesta mudar seu foco para mais caro e bem melhor acabado!
Por fim com certeza mesmo que nosso próximo Fiesta use a plataforma atual, ele terá a aparencia do Fiesta europeu com certeza e não isso que esta aparecendo ai!
Corto o sa-co do elefante se eu não estiver certo!
Letto
3/07/2009 as 21:41
Pode ser que para os outros paises esse carro ai fique como o baratinho de entrada, mas aqui no Brasil essa decisão ja foi tomada com a mudança do novo Ka!
Por isso fiquem felizes os homens de boa vontade, pois nosso próximo Fiesta sera de fato o mesmo Verve que ja conhecemos!
MattosBarreto
3/07/2009 as 21:56
Realmente, por essa ninguém esperava… Mais um Fiesta com plástica mal feita?? Como já foi dito é por isso q no Brasil a Ford está tão em baixa… Não respeita o consumidor brasileiro… Essa desculpa de que trazer o Fiesta Verve pra cá aumenta custo de produção ja estah manjada… Ela naum querm é se dar o trabalho de lançar um modelo novo… Pois ela pode muito beem colocar o Verve na plataforma q temos… Naum seria tao caro…
Mas vamos esperar pra ver, pois o mercado irá responder… VW jah reformulou totalmente o Gol, Fiat nem tanto, mas aiinda tem um bom jogador (e além do mais está preparando um sucessor pro Palio), GM estah tirando o Agile do forno. Será q ela vai ser a única q naum vai ter uma grande novidade?
Commando
4/07/2009 as 15:19
Mas a Ford vai trazer o Verve pra cá, se atualize por favor…
Magnum85
3/07/2009 as 21:57
Você está enganado, Eber. Leia a autoesporte e a 4 rodas desse mês: ambas falam a mesma coisa. Teremos o Fiesta verve com plataforma nova e etc…. será com acabamento simplificado e tal mas será o VERVE.
Linkin
3/07/2009 as 22:27
É,parece mesmo essa merda que vende aqui…
É aquela história:[b]“Sagacidade de quem vende e ignorância de quem compra.”[/b]
ABSURDO!!!
O Verve teria uma parcela enorme de compradores por aqui,a Ford ganharia muito mais com sua venda.
Esse é o Brasil brasileiro,só vendo o que passa feito retrovisor…
Ah!Não sei se é verdade,mas falando em Ford Ka,vi dizer que o próximo modelo será global.
tiago_stos
4/07/2009 as 11:58
Acredito que sim, o próximo ka será global. Com essa crise a ford decidiu que irá focar em produtos globais, visando reduzir custos. Se realmente for feito isso será muito bom.
evotremex
3/07/2009 as 22:28
só mudaram o farol e as lanternas traseiras são do fiesta europeu da geração antiga.
ford ta dando uma de chevrolet agora?
Gustavo Miranda
3/07/2009 as 22:36
Acho que é muito cedo, pode ser que esse seja a reestilização do Fiesta atual, que muito provavelmente vai conviver com o novo Fiesta. Se a GM vai sustentar Celta, Classic, Agile e Corsa e supostamente o novo Aveo, bem como a VW vai manter Gol G4, Gol G5, Fox e Polo em linha, nada mais coerente que a Ford fazer o mesmo com Ka, Fiesta e novo Fiesta, que de repente pode até ganhar outro nome…
Gustavo Miranda
3/07/2009 as 22:40
Ah! E se se trata de um projeto de baixo custo mundial, como o novo Uno, o Sandero, Agile e Up da VW, possivelmente possa ser o substituto é do novo Ka ou o que será vendido aqui como Ka 4portas, acompanhando a reestilização do atual modelo quando esse aí vier… é uma possibilidade também.
tiago brito
3/07/2009 as 22:51
Tem uma materia da auto esporte muito interesante sobre isso
“A palavra de ordem na Ford é globalização. A obsessão é tanta que no discurso de lançamento do novo Fusion o presidente da marca na América do Sul, Marcos de Oliveira, pronunciou a palavra 13 vezes. Globalizar carros, plataformas e fornecedores é a meta da Ford para sobreviver à crise. A ideia faz sentido: quanto maior o volume de produção, mais baixo é o custo e mais alto é o retorno financeiro.
Espere, portanto, ver o mesmo carro rodando nas ruas da Europa, dos Estados Unidos, da China e… do Brasil. “Acabou na Ford a era de carros focados para um mercado exclusivo”, afirma uma pessoa ligada à fabricante. “Vamos ser uma empresa enxuta, global, com carros globais”, diz outro executivo. As novidades não serão poucas. A Ford traçou um plano de metas que conta com todos os seus lançamentos para os próximos seis anos. E a contribuição do Brasil será grande, tanto na engenharia quanto no design.
Entre agosto de setembro chega a nova Ranger. Será o último grande lançamento traçado antes do novo plano. Portanto, a picape não será global, pelo menos por enquanto. Feita na Argentina, a Ranger terá mudanças na dianteira e na traseira para se segurar no mercado por mais três anos. Aí, sim, virá a nova geração (global) da picape, que já roda na Tailândia. Ainda em 2009 serão lançados o Focus com motor 1.6 Sigma e 2.0, ambos flex. O lançamento será simultâneo no fim do ano, e marcará o fim da antiga geração do modelo. “Subestimamos o poder do flex”, confessa um executivo da Ford. “Imaginávamos que neste segmento o cliente não daria tanta importância a isso”, afirma, sobre lançar o novo Focus sem o motor bicombustível.
A grande novidade da Ford chega no início de 2011. Trata-se do novo Fiesta. O nosso será o mesmo modelo que já roda na Europa. “O novo Fiesta é o primeiro carro da nova estratégia da marca. Será um carro global.” A novidade aqui é que o hatch também será equipado com motor 1.0. “Trata-se de um carro de grande volume. E para ter volume no Brasil é essencial o motor 1.0.” O modelo será equipado com a nova linha de motores Sigma a ser produzida na fábrica de Taubaté (SP), que passa por obras de ampliação. O novo Fiesta vai substituir o atual.
Novo Ka será global
O Ka vai entrar na onda da globalização. O nosso modelo, exclusivo para o mercado latino-americano, não condiz com a nova ordem mundial da empresa. Portanto, o Ka vai mudar e não haverá a opção com quatro portas que chegou a ser testada. “Descartamos essa opção, pois ela iria brigar com o futuro Fiesta 1.0″, explica uma fonte. A atual geração, lançada em janeiro de 2008, deve permanecer até 2014, quando a Ford lançará em todo o mundo um novo modelo subcompacto.
Gagliotti
3/07/2009 as 23:11
Se o presidente da montadora falou, vamos orar para que seja o alemão, e não ocorra o que os boatos falam sobre o “nosso futuro C3″
Corsario Viajante
3/07/2009 as 23:18
A Ford parece preocupada em manter nosso mercado atualizado, vide novo focus e fusion. Espero que isso se mantenha mesmo nos carros de entrada da marca.
flipsmass
3/07/2009 as 23:47
deveriam trazer essa porcaria ai e o verve também. o fiesta-verve concorreria com o punto e o polo e esse ai ficaria no lugar dele mesmo
Jeff Brown
4/07/2009 as 00:13
Acho que você tocou no ponto certo.
Fica esse facelift, para encarar Palio e Gol, sem ameaçá-los.
E o Verve, acho que ficaria para encarar quem sabe um Polo importado até 2011.
Afinal antes falava-se em termos o Verve e o novo Polo em 2010 aqui.
Com a crise tudo mudou, mas acho que até o fim do ano, as fábricas estarão mais otimistas, assim espero.
E aí, quem sabe surja o novo Golf no MercoSul, Bravo, Verve, Malibu, Insignia, Novo Polo… até 2011…
Moriah
4/07/2009 as 00:29
Pode ser mesmo que o Verve venha para concorrer com o Punto e Polo, ficando este ai para substituir o Fiesta atual, que não subiria de categoria. Os Fiesta hatch e sedan, testados antes do lançamento na China, mesmo camuflados dava para perceber que eram da nova geração do Verve. O que acontece agora nos EUA(sedan).
Byel Porto
4/07/2009 as 00:34
eu sabia q iam fazer isso, ja estava esperando! gente, não adianta só se basear nas revistas, isso eh fato, essas fotos estão muito sugestivas, se não for, parece mesmo q a ford vai trazer isso aki pro Brasil, como essa modinha ta pegando com as marcas em geral por aqui… acho mto provável isso acontecer…
vcs me desculpem, mas eh o q eu acho, se o brasil nao sabe comprar carros BONS, que comprem os RUINS mesmo… ¬¬° pior q até o ultimo face-lift deu pra aguentar, tava ate bonitinho, eu ate tenho um 2008 1.0, mas esse ai ja não tem nada a ver, o carro tem a plataforma quadrada, eles querem colocar no jeitão de um carro redondo, com lanternas redondinhas e tudo mais, mas fica dificil aceitar uma coisa bizarra como essas… infelizmente a Ford desceu no meu conceito… =/
EduardoRN
4/07/2009 as 08:11
Plataforma quadrada?
Filipe Augustus
4/07/2009 as 05:05
Calma se vcs repararem os arcos das portas onde ficam os vidros são da versão européia que apesar de se parecer muito com o nosso tem uma plataforma mais sofisticada oq eu imagino que possa acontecer é existir dois Fiestas aqui e no primeiro mundo assim como acontece com o Peugeot 207 e 206+.
Limelight
4/07/2009 as 06:32
Gostei muito!
Bem diferente do que temos aki… uma evolução!
A Ford tá de parabéns.
Letto
4/07/2009 as 12:20
voces estão de piada né!
Eu não estou vendo nada de diferente expressivamente nesse carro para o nosso!
Aliás é só mudar um pouco a frente do nosso para remeter ao verve, por vincos na lateral como no Focus e mudar alguma coisa na traseira e pronto, pode ficar como opção de quatro portas barato e Ka duas portas!
E ai lançar o Verve como novo Fiesta!
Letto
4/07/2009 as 12:26
Verificando melhor a foto da para ver que realmente fizeram vincos longitudinais na lateral, como no Verve e Focus, a grade dianteira tem o desenho inspirado nos novos modelos com talvez alguma mudança no desenho dos faróis, só a traseira que parece apenas mudar algo no para choque!
velocidade
4/07/2009 as 16:52
“baixo custo para países emergentes como o Brasil e Índia ”
“mas a plataforma deverá ser a atual do Fiesta feito aqui ”
Se não é p/ mudar nada ,porque não faz o nosso Fiesta com 6 Airbags,Abs,Teto Solar,Ac digital,Bc de bordo ,Banco de couro , Esp…. e mantém o mesmo preço !!!
Marlon
4/07/2009 as 17:49
se essa porcaria for a que vim para o Brasil eu………………………….., eles tenq t um poko d vergonha na cara e traze para o Brasil o novo fiesta q vai c lançado nos EUA, e nao essas coisa 1000cc mal acabada cheia d plastico e lata por fora, sem nenhum corforto, e sem mete a faca no nosso bolso como fazem hj.
Anderson Puff
4/07/2009 as 18:14
Mudou alguma coisa???
Não pode ser nosso novo fiesta,,, seria ridiculo, o carro não mudou nada…
fernando larsen
4/07/2009 as 20:20
Putz, é sempre a mesma coisa. Industrias nao investem no brasil porque é inviavel. O lucro é bom e produtos concorrentes no mercado. La no orkut tem um topico de um cara teimando pq o golf 4,5 deveria continuar a ser vendido aqui (lucro da VW, todo mundo compra) e comentou que se trouxessem ou passassem a fabricar o novo golf ele custaria mais de 100mil reais.
Isso é um absurdo. Nos consumidores somos extremamente desunidos, pouco exigentes e de muito mal gosto.
Porque qualquer modelo com tecnologia similar aos europeus teria que custar tanto aqui.
Imagina se a VW ao inves de vender um carro custando 100mil, vendesse a 50-55mil. Um modelo com plataforma, tecnologia, acabamento, segurança e sincronizado com o mercado europeu venderia muito bem. Mas isso so abrindo mao da % de lucro absurda.
So essa semana, quantos modelos foram lançados (ou estao no processo) no exterior e aqui no brasil estamos a gerações atrasados, como: C3, astra, golf, esse fiesta, e por ai vai.
É extremamente complicado mobilizar uma quantidade significativa de pessoas para causar um baque nas montadoras instaladas no pais, mas achei interessante a campanha levantada por alguns para nao comprar carro zero, comprar semi-novos.
fernando-ric
5/07/2009 as 13:16
Na verdade esse carro vai ficar entre o Verve e o Ka, algo como um Gol “G4″. O Fiesta Verve vem para o Brasil sim, lançamento no início de 2011, mas vai ser bem caro, ficando um nível acima do Fiesta atual e praticamente encostado no Focus. Tenho contatos dentro do pólo industrial de Camaçari e já vi alguns componentes em desenvolvimento, em off, é claro.
jjj
6/07/2009 as 02:14
além de não mudarem nada, pra quem acha que a lanterna traseira é nova, ela já é usada no fiesta europeu. não no novo (verve). mas no equivalente ao nosso. essa bomba aí vai vir pra concorrer com os “novíssimos” modelos já existentes por aqui. êta mercado vagabundo! principalmente no segmento de populares. as são sempre baixar custos e aumentar percentual de lucro.
alcantara
6/07/2009 as 07:40
na minha opinião acho que esta noticia não é verdade, acho que a ford tem sim pretensões de trazer o europeu
bope
6/07/2009 as 08:48
Acho que esse carro aí vem como novo Fiesta pra concorrer com Palio e Gol e o Fiesta europeu vem com outro nome pra enfrentar Punto e C3.
YasserVE
7/07/2009 as 18:37
o 1ºcometario esta certo soh mudam as lanternas…
esse eh o fiesta fabricado ateh 2008 aq na europa…
agora como muitos ja devem ter vistos ja eh vendido
uma nova versao do fiesta europeu
cmoret
9/07/2009 as 15:42
Deveria trazer o Verve. Tentar mudar o Fiesta atual é tiro no pé.