Home Esportivos Fluence GT é a versão turbo do Renault no Brasil

Renault Fluence Sport1 Fluence GT é a versão turbo do Renault no Brasil




Uma das estrelas da Renault durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a versão turbo do Fluence já tem nome definido, de acordo com a revista brasileira Car And Driver. O sedã esportivo da Renault chegará ao mercado nacional com o sobrenome “GT”, ao contrário do modelo comercializado na Argentina, onde é conhecido como Fluence Sport.

Além do visual com pouquíssimas alterações, o Renault Fluence GT trará um motor 2.0 litros turbo de 180 cv de potência, a 5.500 rpm, que representa um aumento de 37 cv em relação ao 2.0 aspirado. O torque, por sua vez, é de 30,5 kgfm, disponível a 2.250 giros. Com câmbio manual de seis velocidades, a única caixa disponível, o Fluence GT acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos, limitada a 213 km/h.

O preço deverá ficar em torno dos R$ 80 mil.

[Fonte: Car And Driver]


  • VictorHugo

    Meio ''manco'' pra cavalaria que tem!

    • mjprio

      Achei também. O do Ix 35 tem 178 e é aspirado(se bem que são cavalos -CAô-A)

      • ahsoliveira

        nem só de cavalos se faz a carroça! já dirigi um IX 35 (feirão multimarcas, uma beleza quando liberam teste drive) e não achei desempenho essas coisas não espera mais dos 178?!

        • rogerw31

          Independente do que você achou, tirando o tiguan, captiva v6 e 3008, ele é o mais rápido.

          • ahsoliveira

            não achei um carro ruim, mas para esse seguimento eu acho que há muitas exclusões até chegar nele! Mas se fosse comprar algo no seguimento levaria ele em consideração!

      • fredklamt

        Concordo que a potência poderia ser maior, mas não dá para comparar a faixa de utilização do motor da ix com esse turbo. Pra mover o Hyundai tem que acelerar muito…bem diferente do Fluence.

      • bandaxadibar

        compara com o torque

    • TDRamos

      A Diferença do Turbo é na verdade no Torque, tem um pouco na potencia mais muito mais no torque

      • YoOdEx

        E poe muito mais nisso! Isso é torque de motor diesel! É encostar no acelerador para o carro dar um pulo e te colar no banco. Vai ser uma delícia dirigir isso!

    • MajorAutomotivo

      Nada disso. O limite máximo de velocidade é eletrônico.

    • AndersonDak

      por esse preço vou de jetta TSI de 200cv e cambio dupla embreagem por 82 mil

  • JulioCMO

    Estou ansiosíssimo para ler o brochure desse carro quando sair! Até agora, tanto a mídia quanto a Renault, deram enfoque somente ao motor, mesmo que não especifiquem qual será o propulsor. Será que teve reforços no chassi e suspensão modificada pra angariar alguns g's nas curvas?

    De qualquer maneira ele será uma excelente adição ao nosso mercado escasso de carros com versões esportivas (de verdade). Esperando pelos testes comparativos com o TSI, mesmo já tendo ideia do que vai acontecer… rsrs'

    • jaydeero

      Pelos números vai perder… uma pena, poderia competir pau a pau…

      • Edson Roberto

        Mas o que eu vejo de diferencial ao desempenho ao Jetta é o cambio DSG que faz a diferença. Veja que o torque é maior do motor do Fluence, entretanto, além do motor TFSI da VW ofertar maior torque em rotação menor, as trocas de marchas são mais rapidas.

        Entretanto, parece um modelo muito interessante. Gostaria que tivesse uma versão automatica mesmo que fosse convencional de 6 marchas. Mas deve ser divertido e lembrar muito um Marea (que entrega na mesma faixa de rotação a "ativação" do turbo).

    • spock_cwb

      Pelo que eu vi em um review Argentino, não é que seja dada enfase apenas no motor, é que isso é realmente a única diferença dele para o Fluence tradicional.

      • Cristiano_RJ

        Pois é, li uma curta matéria na C&D deste mês e também fiquei meio decepcionado. Parece que a suspensão continua com a mesma calibragem dos demais Fluences, e no aspecto visual a única diferenciação são as rodas exclusivas. E só! O que´seria uma pena…

        • JulioCMO

          Eu fico pensando se isso não seria meio… huuum… quem sabe…perigoso (?) rsrs'

  • kensueth

    Pq diabos eles não usaram o CVT como pelo menos opcional ?

    • rcchicoli

      Concordo, algum tipo de cambio automatico nesse modelo vai fazer muita falta!

      • MaverickV81974

        Quem quer esportivo não quer automático.

        • ViniAlex89

          e desde quando esse carro é esportivo? é só um sedan medio com um motor mais potente, como o jetta TSI

        • http://www.youtube.com/user/VideoDener?feature=mhee DENHOT

          Esportivo? e mesmo que fosse dã uma olhadinha nos carros esportivos americanos e japoneses. Cambios AT é normal.

        • MajorAutomotivo

          E o que dizer do GM Camaro?

        • granrs78

          Primeiro, o Fluence não é esportivo, segundo qualquer esportivo de verdade hj, usam cambio automatico ou automatizado, vide Ferrari, Lamborguini, Porsche etc. Eles tbm tem a opção de troca atras do volante, mas a maioria é automatico, que além disso estão andando mais que os esportivos manuais, pois as trocas de marchas são muito rápidas e precisas.

    • nightwishjp

      Em um esportivo cara? Pra mim, esportivo é manual. NO MÁXIMO, e olhe lá, uma dupla embreagem. CVT não existe.

    • Edson Roberto

      Porque aqui no Brasil é a lei da imposição. Aqui cliente não pode ter opção.

      Outros por aqui vão lher dizer que vai tirar a "pureza" de ter um esportivo (que nem cara tem) por ter cambio automatico.

      • marciors01

        Por outro lado, também por imposição, vários carros hoje oferecem apenas cãmbio automático quando até nos EUA que é o pais do automático existe a opção manual.
        Esta lei da imposição existe para os dois lados.

        • Sergin162

          Hoje é quase impossível comprar um carro realmente completo com câmbio manual. Nos médios, que eu me lembre, só o Focus tem a opção top sem mudanças do MT pro AT, entretanto o carro não é tão completo em segurança quanto os outros. C4 perde 4 air bags, Jetta só tem com AP 2.0, Veloster não vende com pedal de embreagem, Mini Cooper S tb só tem automático, manual só o JCW, enfim, é sim uma "ditadura", mas é a de que "pra ser top, só com automático, se não o carro não presta". Ah, sem contar as pickups e os SUVs. O Ranger Limited só com 6AT, a S10 só intermediária, Pejeros só oferecem a opção na TR4, enfim, é difícil achar um carro bem completo que se tenha que fazer as marchas.

          • thiagofsv88

            Por isso eu estou virando fã do DS3, faz 0-100 entre 7 e 8 seg. Pensando sério em ser meu próximo carro.

      • http://www.youtube.com/user/VideoDener?feature=mhee DENHOT

        O Fato é que não se trata de um carro esportivo! E mesmo que fosse teria que ter opções de cambio.

    • danieldourado_2

      Não sei se o CVT suporta esse torque.

      • ViniAlex89

        o audi A4 TSI tem 180 cv e 32,6 kgfm de torque e cambio CVT

        • Tejolo

          Mas é outro modelo de câmbio, preparado para esta potência. O X-tronic não deve suportar este torque todo, pois é um aumento de 50% em relação ao aspirado…

          • coyote_thereal

            Todo tópico do Fluence GVT tem alguém falando do CVT e toda vez um questionamento de que "o CVT não aguenta o torque…". Nos EUA existe o Sentra SE-R CVT com motor 2.5 e potência e torque similares(177 hp) e o mesmíssimo câmbio CVT do Fluence e Sentra utilizados aqui. Resumo: aguenta o tranco, sim! É só a Renault/Nissan querer colocar o câmbio.

    • Cristiano_RJ

      Cara, para mim o câmbio CVT é adequado quando se quer privilegiar conforto e economia. E isso os demais Fluences já possuem. Acredito que a intenção da Renault seja conquistar outro público… um público que privilegia mais o prazer ao dirigir… e o câmbio CVT poderia afastar esse público. Mas concordo que um câmbio automático ou automatizado de dupla embreagem tornaria o carro mais interessante para os que querem aliar prazer e conforto.

  • jaydeero

    Interessante! O Fluence é um belo sedan e só faltava uma opção de motor compatível. Mas 180cv fazendo 0-100km em 8,6 s? Poderia ser um pouco menos não é? Se bem que o A4 com os mesmos 180cv faz em 8,2 s, então tá na média.

    • Cristiano_RJ

      Temos que aguardar os testes no Brasil. Não podemos nos precipitar e nem ns esquecer que o motor turbo, com sua curva de torque plana traz outra grande vantagem: as retomadas muito mais vigorosas.

  • vicegag

    Alguma montadora daqui dispoe de brochure? (PDF)
    Fiquei cansado de pedir no 0800 e nas CSS da Fiat o do novo Punto, nas CSS eles tem carros de 50 mil mas não tem prospectos de 50 centavos, uma vergonha, até nisto elas querem lucrar, vejam a resposta que a Fiat dá para quem pede brochure:
    A Fiat Automóveis não autoriza a divulgação oficial destes dados.
    Certos de sua compreensão.
    Certos o caramba, ( eu não compreendi), pedi maiores detalhes, e não obtive resposta, isto que é respeito para quem quer (queria ) comprar.

    • Edson Roberto

      Vice, o manual do produto não serve? Já sei, vc gostaria de uma breve descrição em pdf que informasse a ficha técnica dos modelos.

      Isso ficou no passado INFELIZMENTE pois eu também adorava esses dados divulgados. O ultimo que vi inclusive foi do Marea.

      • vicegag

        No passado no Brasil, pois nos EUA quase todas montadoras o utilizam PDF.

    • JulioCMO

      É raaaaaro, mas eles não tem esse compromisso com o consumidor. Eu sempre via da Nissan, mas sumiram também. Agora em toda oportunidade que tem, eu vejo os da Mitsubishi "espalhados", geralmente são completinhos, falam do chassi até as mínimas especificações técnicas… tenho o do Eclipse GT até hoje rsrs'

      • hugogyn94

        Tu tem eclipse gt ?,so for no gran turismo 5 ne.

        • JulioCMO

          Nah, não sou fã do GT, eu tenho o «panfleto» dele rsrs'

  • anderson_sp

    Aquele Ecotec 1.6 Turbo da matéria de ontem, é mais potente 200cv e tem torque semelhante, por ser um bloco maior creio que daria pra extrair uns 240cv fácil de um motor desse.

    • Edson Roberto

      Se for o mesmo propulsor que equipa a versão esportiva do Sentra, é possivel sim. Pois esse na versão esportiva tem 200cv.

    • ahsoliveira

      vai depender das soluções e especificações que cada um vai adotar, na era turbo da F1 os motores tinham 1.5l e podiam chegar até 1500 CV, claro que motor só durava a corrida ou treino. nesse vamos ver em que rotação o Ecotec entrega o torque dele.

    • Tejolo

      Fica tranquilo, descobriremos a real capacidade de potência e torque em breve. Assim que um entusiasta comprar e mandar alterar ao extremo…. montadora é sempre precavida, afinal tem que dar os 3 anos de garantia né?

  • Felix_S

    Se um carro desses vai ter 180 ou 200 e tantos cavalos depende mais da escolha da montadora.

  • danielrds

    Por esse preço ai eu compro um LANCER, COROLLA, CIVIC, UM JETTA…..não pagaria esse preço na no fluence

    • Tripa-Seca

      Veja os itens de série de um Lancer…

    • Cristiano_RJ

      Cada um com seu gosto. Lancer e Civic possuem desempenhos modestos para quem procura esportividade. O Corolla, por sua vez, apesar do desempenho aceitável, possui design conservador e apagão em equipamentos. O Jetta, só se for o TSI. Esse é irrepreensível, mas também, bem mais caro. Então, com o Fluence o cidadão poderá ter desempenho e preço não tão elevado, aliados a uma farta lista de equipamentos. Não é nada mal.

      • danielrds

        Isso ae. Mais R$80mil não é tão barato…digamos que quem tem dinheiro pra comprar um carro desses, 5~10 mil a mais pode não ser tão pesado, se esse for o caso, prefiro investir um pouco mais e pegar um fusion…mudando um pouco de conceito, o lancer é um bom carro e até bem mais barato.

        • Cristiano_RJ

          Fiz o test drive no Lancer. Nada demais. Carro bonito, com design arrojado que remete à esportividade… mas fica só por aí. O câmbio CVT deixa o desempenho apagado, longe de qualquer pretenção esportiva. A suspensão é dura em excesso (e olha que eu tinha um i30 e mesmo assim, estranhei). A cabine é pra lá de simplória, cheia de plásticos duros. O som da versão de entrada não tem sequer entrada USB e possui um visor minúsculo. Bluetooh? Só na versão top, que custa o mesmo que um TSI. O volante só regula em altura, como se fosse um modelo de entrada. Os vidros não tem função one touch e o cinto de segurança traseiro central é do tipo subabdominal… Enfim, nada demais. Pessoal caga pau pra esse Lancer à toa, só por causa das belas rodas 18"…

          • danielrds

            Huum, é…pensando por esse lado vc está certo :D …na verdade o lancer está mais pra competir com o corolla/civic top de linha, claro, ai sim, na minha opnião o lancer é bem melhor…

            • Id_Moreira

              Nem aí ele é melhor; o top de linha do civic dá banho no lancer, em equipamentos e acabamento; corolla tudo bem, esse já está velho mesmo…

              • danielrds

                Ai eu já não posso discutir, é que o lancer top eu ja vi, e o civic eu não cheguei a conhecer… :) Vou pesquisar mais a fundo sobre…

        • pedro37

          O unico sedan melhor que esse que vc compra com 10 mil a mais é o TSI.
          O Fusion é uma boa compra se vc pagar ate 80 mil, pois esta para mudar.
          Mas nao da pra comparar esse Fluence Turbo com o Lancer. O Lancer de 160cv leva pau do Fluence normal,
          nem precisa do turbo. E olha que o Lancer custa 87 mil com xenon ( o Fluence T ja vem com xenon).
          Como disse o Cristiano, pessoal paga caro pelas rodas 18 hehe.
          Abraço

          • danielrds

            É, pensando por esse lado, você esta´certo sim, é como disse acima, o lancer está mais pra competir com o civic/corolla top de linha…na minha opnião…é sempre bom postarmos nossas opniões que ai vem gente e as "rebate", nos levando a buscar mais informação e conhecimento, boa! obrigado!! estou gostando dessa nossa discussão sobre o carro…voces me fizeram mudar o pensamento =) rs!

  • Gabriel_Nint

    Puxa, esse carro deveria ter a opção de cambio automático (CVT seria perfeito) com trocas de marchas no voltante, com borboletas.

    Por mais que o cambio manual extraia o máximo do motor, muitas pessoas gostariam de ter um carro confortável e potente, com a adição das borboletas para "brincar" em viagens. Assim seria um excelente carro para uso diário, no transito da cidade e nas escapadas de fim de semana.

    • http://www.youtube.com/user/VideoDener?feature=mhee DENHOT

      Perfeito!

  • rodrigodafico

    Não competirá com o jetta tsi. Se viesse com a mesma potência do megane renaultsport, aí sim seria concorrência. Vai encalhar.

  • hugogyn94

    Parece ninquem gosta cambio sequencial,mas eu gostaria esse carro ganhasse esse cambio.

  • Landrutt

    Por 80k vai micar como o 408 THP, o Jetta TSi custa 2k a mais. Tem que ficar até, no máximo, 75 mil, e completo.

    • spock_cwb

      com o cambio manual, teria q ser no maximo o preco do privilege (cvt) que é creio eu +- uns 72k .
      Acima disso concordo com vc , o Jetta TSI vai reinar absoluto.

  • SilasCoul

    Ótimo carro. Só acho que o preço ideal seria 78k.

  • EuMeSmObYmYsElF

    o Fluence GT precisa custar no máximo 72 mil, estourando 75 mil.. por 80 o povo vai levar o Jetta TSI com certeza.. mais potente, mais "nome", mais tradição e a fama de tanque que o símbolo da VW na grade dá.. acredito que um cambio automático deverá surgir pouco tempo depois do lançamento, coisa de 5 ou 6 meses..

  • spock_cwb

    E aquele Fluence 1.6 mais peladinho , que era para ser a "alternativa" barata. Será que vem ?

    • pedro37

      ja estao vendendo pra PJ

  • loucoporcarro

    Nunca entenderei o porque eles colocam limitador de velocidade, ¬¬

  • rgrau

    Vem ni mim!

  • Ranier_Aquino

    uma pena que o motor turbinado soh vem nessa versão, que provavelmente deve ser a mais cara… tivesse opção de motor turbinado por uns 63k… ficaria bem competitivo… alem do mais, obrigaria o cruze a oferecer motor mais potente e forte…

  • ericvm

    Faltou o CVT, como muitos já disseram, um dos chamarizes da versão com motorização aspirada.

    Talvez o xtronic atual não aguente, mas isso não é desculpa, já que a nissan está pondo cvt em máxima motor v6 nos EUA.

    • coyote_thereal

      Exatamente, só não põe porque não quer, o CVT está saindo em carros muito mais potentes nos EUA.

  • fabioalisson

    Boa potencia e torque excelente a baixa rotacao. Deve ser gostoso de acelerar, mas com esses numeros eu esperava mais da aceleração 0-100 km/h

  • RafaelHoffmann

    Embora a solução de turbo, relacionando o combustível brasileiro, seja um tanto instável; as montados faltam com o respeito quase que em todo lançamento. Os 1.6 turbo rendem mais que essa carroça. E os 2.0 turbo da europa, no caso do megane RT, já ultrapassam a casa dos 260cv, sem contar no focus RS, que beira os 300. Foi aprovado aumento de álcool misturado na gasolina, que beleza!… N´s somos muito otários.

    • Rafael4lves

      A questão é outra, não me recordo onde li sobre isso, que a nossa gasolina não combina muito bem com motores com injeção direta e que o Jetta renderia os 200cv somente com a gasolina podium. Esse motor do Fluence turbo não tem injeção direta talvez ele trabalhe melhor com a nossa gasolina, e a falta da mesma explica sua potência menor em relação ao Jetta.

  • Diego_Ferrari

    Turbinar um motor pra ganhar 37 cv? A Renaut tá de sacanagem, com 5 mil reais (isso pra fazer um serviço de primeiríssima) eu turbino o aspirado original e deixo ele com 250 cv. O ganho de torque foi grande, o que indica que a pressão de trabalho do turbo não deve ser tão baixa, mas eles devem "matar" a turbina em altas rotações.

    • pedro37

      Nao caro colega, aprecisador de super trunfo!
      Pra ganhar 10kgs de torque!!!!

      • Diego_Ferrari

        Tenho um Eclipse gst 98, 213 cv e 33 kgfm,com 0,8 bar de pressão de turbo (tudo original), isso sim é um motor 2.0 turbo decente, e mesmo assim dá pra tirar mais.

  • johnnyburanelo

    eu esperava q fosse um pouco mais rápido no 0-100

    mas mesmo assim é bem interessante hahaah

  • Diggo

    Este carro faz lembrar do Marea Turbo. A Renault não quis saber de aderir ao Downzing. kkkk

  • O_Corsario

    Achei meio caro. Mas está difícil falar de preço num mercado volúvel e sem regras como o nosso.
    Enfim, gostaria de dirigir. Gosto muito do Fluence, o "GT" parece que vai ser discreto, o que me agrada. mas se o desempenho for próximo ao fluence normal, para gente que costuma dirigir dentro da lei talvez não valha a pena.
    De qualquer forma, esperaria um futuro face-lift.

  • Adriano_Silva

    Mas um para ser injustiçado no super mercado de sedans brasileiros.

  • erickluuh

    Queria ver esse motor no Sandero :P

  • Romis_gtr

    Sou mais o TSI

  • Jason

    Opa, uma versão esportiva com motor graúdo? Já estava na hora mesmo!