Ford Cargo 2017 estreia com seis novos modelos e câmbio automatizado de até 16 marchas

04/03/2016

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A Ford anunciou a chegada da linha 2017 da família de caminhões Cargo. A nova gama chega com seis novos modelos, com capacidade de 16 a 45 toneladas, mas o destaque fica por conta da nova transmissão automatizada Torqshift, com 10 ou 16 marchas, que permite trocas automáticas ou manuais.

O novo câmbio, desenvolvido pela engenharia da Ford no Brasil com o fornecedor Eaton, dispõe de recursos como trocas manuais, modos Economia e Performance, função “Low”, piloto automático inteligente, assistente de partida em rampa e indicador de marcha no painel. Segundo o diretor da Ford Caminhões, João Pimentel, trata-se da “transmissão automatizada mais avançada do segmento”.

Quanto as versões, um dos destaques é o Cargo 2429 Torqshift, que oferece transmissão de 10 marchas, tração 6×2, peso bruto total de 23 toneladas e capacidade máxima de tração de 38.000 kg. O modelo será oferecido por R$220.000 na versão cabine simples e R$228.000 na versão leito.

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Há ainda o Cargo 1723 Torqshift, com peso bruto total de 16.000 kg, motor de 230 cv e transmissão de 10 marchas.

Já o Cargo 1729R Torqshift, com peso bruto total de 16.000 kg, tem motor de 290 cv e transmissão de 10 marchas, com as opções de cabine simples e leito. O Cargo 1729T Torqshift, com capacidade de máxima de tração de 38.000 kg, é um cavalo-mecânico com cabine leito e transmissão de 10 velocidades. O Cargo 1933T Torqshift, cavalo-mecânico com capacidade máxima de tração de 45.150 kg, tem como diferenciais a suspensão a ar e transmissão de 16 marchas.

Galeria de fotos da nova linha do Ford Cargo









  • GPE

    Ford com câmbio automatizado nos caminhões… xiiii
    Será que vai patinar?

    • Lucas Irrthum

      Se der problema, a Ford vai perder completamente a fama que construiu neste seguimento. Caminhões que dão problemas constantemente, ganham má fama muito rápido, e deixam de ser adquiridos por transportadoras e autônomos. É um investimento muito alto para ter dor de cabeça, ao invés de lucro.

      • Murilo Soares de O. Filho

        Já tem aquela Fama, vende por que tem preço. Mas esse não é um câmbio Ford, então pode ser bom.

    • !Marcelo Surf!

      Sim, chama-se ParkinssonShit®

    • Edson Fernandes

      Só lembrando que esse cambio automatizado é o mesmo que a Volvo utiliza nos seus caminhões. Não acho que seja ruim, porque a aplicação desse cambio já tem tido utilização constante e não há reclamações do mesmo.

      (Nome de I-Shift na Volvo)

      • GPE

        Na verdade, foi mais uma piada do que uma afirmação, culpa da má fama do PowerShift nos carros

  • No_Name

    Puseram a alavanca do Fiesta no caminhão… Presságio… Kkkkk!
    Brincadeiras a parte, primeira vez que vejo caminhão automático com alavanca de carro. Geralmente os caminhões AT usam alavancas bem diferentes dos carros.

    • Lucas Irrthum

      Alavanca de automóvel em caminhão destoa um pouco mesmo. Mas, nesse quesito, o que mais me surpreendeu, foi a linha DAF (recém inaugurada em nosso mercado). Tenho um primo que é engenheiro da montadora, e pude conhecer o caminhão de perto. Não existe alavanca de câmbio, e sim uma roldana, ou seja lá o que for, que mais parece um comando de ar condicionado, para selecionar entre as clássicas funções. Dá uma olhada na foto:

      • th!nk.t4nk

        Comparação infame: tipo o Uno então, que também não tem alavanca :D

        • Lucas Irrthum

          Os botões de câmbio do Uno também são esquisitos, na minha opinião. Foge do padrão com o qual estou acostumado.

      • Raimundo A.

        Esse seletor giratório é encontrado em outros caminhões e ônibus. A VW caminhões, por exemplos, oferta esse tipo de seletor de marcha e os chassis de ônibus idem.

        • Lucas Irrthum

          Sim, é relativamente comum em caminhões e ônibus, é uma solução inteligente para não tomar tanto espaço na cabine.

      • Vagnerclp

        O da Scania é um comando satélite na coluna de direção, bem interessante.

        • Lucas Irrthum

          São várias soluções que as montadoras aplicam, tanto para a conveniência quanto para não perder espaço na cabine com uma alavanca de câmbio em posição tradicional.

  • Jeremias Flores

    Boa! já era um bom caminhão, tomara que o cambio aprove.

  • Leonel

    Muito bacana ! Espero que seja muito superior ao powershift…
    Em relação a força de tração, espero que este seja o valor do caminhão mais o da carga, porque um caminhão de 290 CV puxando 38 toneladas ou um de 330 cavalos puxando 45 toneladas é cômico.

    Eu de bicicleta subo um morro pesado mais rápido eu acho…

    • Vagnerclp

      É, mas também temos que ver a curva de torque.

    • Luciano Lopes

      Caminhao e torque, amigo,e capacidade de tracao, potencia em segundo plano

  • fbl

    Oq????????? Ford Torqshift?????? hummmmmmmmmmm ja vi esse filme antes!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk salve-se quem puder!!!

  • rodrigo oliveira

    quero ver quando eles irão colocar esse tipo de transmissão no modelos de caminhões urbano.os modelos mais apropriado para as cidades só vejo esse tipo de transmissão em modelos de porte médio ou até grandes carretas.seria um jeito melhor de popularizar o equipamento.

    • 1945_DE

      Pelo que sei a VW vai ser a primeira a lançar um VUC (Veículo Urbano Comercial) automatizado. Isso se ela não ficar dormindo como sempre. Mas já sei que estão trabalhando neste modelo.

    • wagner

      Nos modelos destinados a coleta de lixo já existem com cambio automático com conversor de torque e freio dinâmicos (tipo um retarder da Scania ou um TopBrake da MB)
      Só vi modelos da VW, Ford e Agrale com esse sistema.

  • Pedro Rocha

    Como são esses câmbios: automatizados monoembreagem?

    • Emilio

      Ia pergunta isso tb….rs

  • Airplane

    Xi, espero que não tenha os mesmos problemas que o powershit.

  • CharlesAle

    Na verdade, os caminhões de todas as marcas no Brasil usam câmbios automatizados, mesmo os pesados..E não é de construção Ford, se não me engano, é da Clark..O grande problema da assistência técnica das montadoras de caminhões é a falta de experiência dos motoristas com os câmbios manuais, literalmente muitos detonam o câmbio. Então,esses câmbios automatizados também são uma boa para os frotistas..

  • Anderson Trajano

    Aquela “lavanquinha” no Fiesta … Acho que ainda estou traumatizado … kkkk

    Não conseguirei adquirir nada da Ford durante alguns anos …

  • Raimundo A.

    A Ford para mim já passou da hora de criar um cavalo extra pesado 6×4. Sei que nesse segmento dela o motor é da Iveco, mas só oferta tração 4×2 e 6×2. Até o Constellation tem 6×4 extra-pesado embora com capacidade de carga inferior aos MAN TGX top.

  • Vagnerclp

    “Transmissão automatizada mais avançada do segmento”. A Scania tem o sistema Optcruise a anos e sem relatos de maiores problemas, a Volvo tem a sua I-Shift também sem relatos de muitos problemas e a Ford tem a powershift com muitos problemas…sei não viu, ainda mais pra arrastar tanto peso. Se ela for tão boa assim, aproveitem a tecnologia e reinventem ou aperfeiçoem esta DCT pros carros de passeio.

  • Lucas de Lucca

    Alavanca de Fiesta PowerShift… huuuummm! Será que trepida também? kkkkkk
    Brincadeiras a parte, espero que funcione bem. Um conforto a mais pro pessoal da estrada é sempre bom.

  • wagner

    na Europa a Ford Transit (modelo mk8, de 2013 em diante) já utiliza esse sistema, inclusive a alavanca e o console com a seleção das marchas são idênticos.
    Na FENATRAN de 2014 foi exposta uma transit mk8 na versão de carga com esse sistema.

  • foradilma

    Ford e Hyundai Caoa

  • Marcus Vinicius

    Vai ser bom para os caminhoneiros esse novo câmbio automatizado, vai fazer o Ford Cargo 2017 uma boa opção para esse profissional !

  • João Carlos

    Deve ficar mais econômico em consumo de combustível que usar uma automática, mas esta dá menos custo com manutenção. Além de que a confiabilidade e robustez de uma caixa da Allison é notória.

  • Sonho de consumo, queria muito poder trocar meu 2428e por um 2429 Torqshift, se Deus me permitir ainda o farei.

  • Pedro Cunha

    Aí o cara tira habilitação num bruto desse e quando pega um MB1519 ou um carguinho 2624 mais antigo “caixa-seca” nem tira do lugar!

  • Edson Fernandes

    Curiosamente o cambio que a Ford coloca agora é o mesmo I-Shift monoembreagem.