Ford Hatches Manutenção Sedãs

Ford chama proprietários do Novo Ka para substituição de fusível

novo-ford-ka-avaliacao-NA (54)

A Ford enviou um comunicado para os proprietários do Novo Ka e Ka+ com motores 1.0 ou 1.5, sendo apenas modelo 2015. Os veículos foram fabricados entre 22 de janeiro de 2014 e 28 de abril de 2015.

O objetivo da chamada – que não é declarado como recall – é realizar a substituição do chamado maxi-fusível número 8, cuja amperagem está errada. O serviço consiste em trocar o componente de 30A por outro de 40A.

Além disso, a Ford vai corrigir a informação sobre a amperagem do fusível no manual do proprietário. O comunicado ainda pede que os donos entrem em contato com os distribuidores para realização do serviço, que é gratuito.

Agradecimentos ao Bruno Medeiros.





  • Leandro Santos

    Um fusível? Sério? Po.

  • Fernando S.

    Pelo que vc vai penar para conseguir agendar um horário e a espera para ser atendido na autorizada, é mais prático comprar esse fusível.

    • FocusMan

      Esse máxi Fusivel custa quase 50 reais.

    • Edu_CE

      Meu ja esta agendado.

  • Bruno Silva

    Será que o modelo aqui de casa está envolvido? É 15/15 e compramos no começo de outubro. Não acho numeração de chassi para procurar! Outra coisa, quero saber se mais alguém com o Novo Ka notou isso: sempre que chove e o carro está sujo, aparece essas listras horríveis nos faróis, parece até o caso da maçaneta do Onix. Como um carro novo, projetado por zilhões de engenheiros tem uma característica assim??

    • Pedro Henrique

      será que não é de alguma borracha ou plástico entre os faróis e o para choque?
      pela cor, arrisco dizer que pode ser até mesmo da mascara dos faróis.. kkkkk

    • Gustavobrtt

      se alguém que meteu o pau nas maçanetas do onix no passado comprou um ka.. hummm vai ter q morder a lingua srsrrs

    • Firmo Campos

      Estranho, tenho um 15/15 Branco que tirei em Agosto mas isso nunca ocorreu comigo… Você levou o carro para lavar em posto ou algo parecido? Pode ser algum produto que ficou acumulado debaixo dos faróis.

      O número de chassi dele fica no piso da frente, do lado do passageiro.

      • Bruno Silva

        Lavamos no posto, ducha ecológica, sempre lavamos nesse posto (Ipiranga, meu tio é gerente). Isso já aconteceu algumas vezes, é só quando o carro fica um pouco mais sujo e chove. Realmente estranho, vamos levar na ccs para verificar. Uma coisa que aconteceu também, foi o parabrisa vir manchado de fábrica, só trocando…

        • Firmo Campos

          Nossa, muito estranho isso. Vou ficar de olho no meu, mas a única vez que percebi algo escorrendo depois de lavar foi debaixo dos retrovisores, lá sempre acumula água e sabão. Quanto ao parabrisa, eu já vi isso acontecer várias vezes, não com o Ka, mas acontece de vir manchado direto da fábrica.

    • rvmattos

      policarbonato de baixa qualidade….

    • Retrato do Papai

      acho o ka um carrinho bem interessante, principalmente a versão 1.5, só fico com receio de trocar o meu por um pelos problemas que vejo pela internet: acabamentos de porta que soltam, peças desalinhadas e soltas no painel, ruído interno elevado, peças da carroceria desalinhadas, portas desalinhadas e que necessitam de força para fechar (assim como o porta malas)… tudo isso é verdade?

      • Bruno Silva

        O daqui de casa não tem nada disso, inclusive o fechamento das portas é excelente. O painel não tem nada desalinhado, o carro é bem silencioso. O desalinhamento externo pode ser verificado em pequena quantidade, mas não afeta os fechamentos, seja de porta, capô ou portinhola do tanque. Pode comprar sem medo, só esse negócio dos faróis que nos deixou intrigados.

      • Firmo Campos

        Tenho um 1.0 mas testei o 1.5 antes de comprar, e não vi uma diferença tão grande assim para ir com o motor maior. Ele é mais esperto em baixas velocidades, mas o 1.0 também é bem ligeiro e bem mais econômico. Quanto as reclamações, o meu tá chegando nos 6 mil km já, e fazem 4 meses que comprei, e nenhuma peça está soltando ou quebrando. O carro é muito silencioso, e tem uma ergonomia excelente. A única verdade é o porta malas que é bem dificil de fechar, tem que bater mesmo.

      • FocusMan

        A maioria das coisas que você leu na internet são provenientes de pessoas que leram a reportagem da 4 rodas que está notadamente falando mal dos carros da Ford há algum tempo.

        Os defeitos que o KA da 4 rodas são incríveis, e o pior ele usa termos “internos” da Ford para descrever em alguns situações. Com certeza tem algo suspeito…..

        • Hox

          Sei do caso de uma mulher que tem um Ka SE 1.0 tem 4 meses e se for contabilizar o tempo que ele passou na oficina da mais da metade disso, tanto que ela está ajuizando uma ação para que devolvam o dinheiro dela.

          Mas deve ser mentira, ela procurou um advogado cheia de laudos, ordens de serviços, perderá tempo, gastará dinheiro só porque não tinha o que fazer. (irônico)

          O que tem de errado é a qualidade pífia dos carros da Ford, como eu mesmo pude comprovar não uma, duas ou três vezes, mas várias. Tem 15 dias que eu saí horrorizado de uma concessionária da marca ao ver defeitos grotescos de montagem externa e interna de um Focus hatch SE Plus 2.0 com etiqueta de R$80.500. New Fiesta nacional e EcoSport eram outros que chamavam atenção pela qualidade porca de construção.

          • FocusMan

            Sei de casos assim em todas as marcas.

            • 1945_DE

              Infelizmente você tem razão. O problema de qualidade é generalizado.

        • invalid_pilot

          Já fiz test drive em Ka desalinhado e com barulho de plástico… Logo não deve ser raro isso, ainda mais com histórico de Ecosport e Fiesta com as mesmas reclamações…

      • Cleidson

        Tenho um 1.5 SEL e realmente é verdade. O acabamento de tecido das portas (tanto dianteiras quanto traseiras) solta sim. Tem desalinhamentos sim e tem que bater a porta com força sim. Mas, tirando isso, é um ótimo carro. Se quiser fotos e imagens posso mandar, não estou inventando nada.

        • Foxtrot

          Quando compraste o carro?
          Pergunto para saber se é um problema que envolve apenas as primeiras unidades.

          • Cleidson

            Comprei em 12/12/14. Nos primeiros meses do novo Ka

            • Foxtrot

              Talvez seja realmente o “fator novidade” a razão do acabamento do seu estar desmontando.

              • 1945_DE

                O problema não é o fator novidade. O problema é que a pressa é inimiga da perfeição. Todo lançamento tem problemas, pois sempre alguma coisa atrasa, e o carro é lançado de qualquer jeito. A Fiat Toro já está atrasada e vem com defeitos. O que os donos tem que fazer e solicitar a troca de tudo que aparecer com defeito. Mesmo que tenha que trocar o carro.

        • Frank

          Que azar hein? Também tenho um 1.5 SEL 15/15, desde 04/2015, e está impecável com os seus 9200km. Não tem nada solto, nem desalinhado e não bate nada.

          • postcar

            Os erros de desalinhamento não aconteceram só nas primeiras unidades. O meu é um 1.5 SE 15/16 e apresentava inúmeros desalinhamentos de carroceria, mas coisas aberrantes mesmo. Pessoal da concessionária aos poucos iam confessando que era erro de montagem da fábrica e que acontece bastante. Poucos clientes reclamam. Eu não retirei o carro até o mesmo ser realinhado, o que ficou bom e foi rápido. Visitem concessionárias e reparem em capô, para choque dianteiro, portas dianteiras, porta malas. É no mínimo 40% dos Ka’s com algum desalinhamento. Mecanicamente o carro é bom mas a qualidade da Ford em deixar carros assim sair de fábrica é um absurdo.

      • Rodrigo

        A única coisa que posso falar é que fiquei uma semana com um Ka sedã 1.0 alugado (com 3.000 km) e não escutava tanto barulho interno desde a Parati 2001 da minha irmã, principalmente dos acabamentos de porta traseiros.
        Ok, era um carro alugado e nunca se sabe como as pessoas andam com ele, mas foi meu único “senão” com relação ao carro. De resto, gostei muito do motor, da puxada, da estabilidade e da economia. Além do que aquele trocinho de segurar o celular no topo do painel é bem prático.

      • Gonçalves

        Fala amigo! Aqui na empresa temos 12 carros desses. Todos com problemas de acabamento, desalinhados e barulho infernal dentro da cabine. O motor do carro é muito bom e merece elogios. Mas a parte de acabamento…. deixa muito a desejar (só é bonito).

      • cepereira2006

        Lembra da Eco da primeira geração? Demorou uns 5 anos para amadurecer. Aos poucos eles foram consertando todos os defeitos e os nos dois últimos anos antes da nova geração o produto estava maduro. Tive uma e só tenho elogios, vendi em estado de zero, e mesmo após seis anos de uso nada batia, me arrependi até de ter vendido. Então aconselho você a esperar um pouco, pois a Ford é um pouco lenta, mas acaba acertando os defeitos de seus produtos.

      • NineEleven

        Cara, aqui em casa temos o Ka desde janeiro, pouco rodado (2.000 km) e sim tem alguns probleminhas… Farol direito um pouco “saltado” em relação a lataria (em compensação o farol esquerdo está perfeito), tem 2 lugares na traseira que estão desalinhados, a tampa do porta luvas tb parece desalinhada, o lado esquerdo fica com uma ‘folga’, quando se abre os vidros (todos elétricos), a porta parece que “puxa” o plástico e o no canto do forro do teto parece papelão.

        Eu não vejo isso como problemas graves, claro que são problemas desagradáveis, porém passam bem despercebidos. Pra achá-los, somente “procurando”. As qualidades do carro se destacam muito mais do que esses pequenos erros na linha de montagem – coisa que a Ford vem pecando ultimamente.

        Repetindo… Pelo menos pra mim, isso não me atrapalha, tem que ser muito perfeccionista pra viver reclamando disso. Não me arrependo da compra.

    • GPE

      O Cruze tbm tinha isso. Acontecia nas maçanetas das portas qnd chovia

    • gveralonso

      Maus tratos contra veículos, precisamos impedir. Olhe o sofrimento desse automóvel chorando após ter que andar na chuva, imagine os pingos gelados batendo nele. Indo ao ponto, pelo desenho do veículo pode ser que alguma sujeira se acumule entre as frestas existentes nessa área e quando chove a água que tem que escorrer por algum lugar da carroceria leva essas partículas a se acumularem no lugar onde escorreu.

    • FocusMan

      Primeiro caso que tenho relato…

    • Rodrigo

      Você acessa o chassi pelo documento do carro também. E listras no farol… estranho! Isso não tem nada a ver com o volume imaginado de engenheiros envolvidos no projeto!

    • xman

      Se a Ford não resolver, procure um psicólogo para ele, pois ele esta “chorando” muito. kkkk

    • Rodrigo

      O carro está chorando, querendo tomar banho. Só isso!

    • O que você fez com seu carro? Está chorando!

    • 1945_DE

      Se você for reclamar, eles vão dizer que são efeitos holográficos e que é uma característica do projeto do farol. Assim, ele é capaz de iluminar mais, mesmos estando sujo. Uma vez eu estava na CSS da Ford, e percebi que a lanterna traseira de uma Fiesta antigo estava faltando pedado no refletor interno. A injeção tinha falhado e o pessoal montagem da lanterna não pegou na inspeção visual. Acontece, mas o defeito era imenso.
      Infelizmente a qualidade de nossos carros, não é mais a mesma.

    • Edu_CE

      eu recebi carta.

  • Felipe Machado

    Aposto que foi algum estagiário fazendo cagada!

  • “Perguntador”

    “…sendo apenas modelo 2015. Os veículos foram fabricados entre 22 de janeiro de 2014 e 28 de abril de 2015”. A Ford fabricou carros em jan/2014 já como 2015 (carros 2014/2015)? Deveria ter um limite nisso, é muito estranho ter um carro no início de um ano já com o ano seguinte nos documentos. Os modelos 2014/2014 foram feitos apenas por 21 dias?

    • Rodrigo

      Não existe novo Ka 14/14. Somente 14/15.

    • Foxtrot

      Cara, o site americano da (tinha que ser…) Hyundai já fala em Elantra 2017, e nem estamos em 2016 kkkk

    • Foxtrot

      Cara, o site americano da (tinha que ser…) Hyundai já fala em Elantra 2017, e nem estamos em 2016!

      • “Perguntador”

        Eu achava que esse tipo de coisa só acontecia aqui. Esse seu exemplo é ainda mais absurdo.

  • invalid_pilot

    Lamentável o controle de qualidade da Ford, não bastasse fazer o carro todo torto erram no fusível kkkk

    Ka playmobil daqui 10 anos vai chegar todos desmontado ou então a Ford já lança ele pro proprietário mesmo montar

  • 1945_DE

    Aposto que esse fusível pode ser do ABS. Ele pode queimar no meio de uma freada brusca e o motorista perder o controle do carro. Mas, não precisa de recall não. Alguém sabe qual é o fusível 8 no KA?

  • Sandro

    O engenheiro elétrico está sabendo bem hein, errar em 10 amperes.

  • Thamiris Domingues

    Gente a questão do acabamento que solta é verdade, o meu soltava, no entanto, acionei a garantia e toda a parte interna das portas foi substituída e o problema resolvido, no mais, meu carro é super silencioso e nada desalinhado, já no que concerne a força para fechar as portas, é proveniente do pino de borracha que elas possuem, e na verdade, eu até prefiro assim, pois nunca mais senti aquela famosa dor no coração quando o caroneiro bate a porta do carro, porque o pino de borracha absorve o impacto.