Ford História Montadoras/Fábricas

Ford completa 97 anos de produção no Brasil

ford-t-brasil-1

Em 1919, a Ford iniciava na rua Sólon, bairro do Bom Retiro, em São Paulo, a montagem de veículos nos mesmos moldes da matriz em Detroit. A produção começou com o Modelo T, que em 1925, já havia vendido 24.250 unidades.

ford-t-brasil-2

Entre 1908 e 1927, o Ford T vendeu mais de 15 milhões de unidades e praticamente motorizou os EUA e parte do mundo. No Brasil, a marca americana expôs o modelo no primeiro Salão do Automóvel, no Palácio das Indústrias, em São Paulo.

ford-t-brasil-3

Nos anos 20, a Ford chegou a montar uma réplica da linha de montagem na mostra paulistana. Na famosa rua Sólon, a estrutura da fábrica ainda existe. Embora pouco conservado, o prédio permanece em pé.

Galeria de fotos da fábrica da Ford no Bom Retiro:





  • G.Alonso

    Uma pena o prédio não estar conservado. É bonito ver a história conservada, como era à época, conhecer sempre é bem vindo, o saber é bonito, mas, no Brasil é difícil, por conta dos governantes e do povo mal educado (enorme parte).

    • Wall André

      Concordo com você, tem gente que basta ver um centro histórico para começar a apedrejar, pichar as paredes, é vergonhoso!

      • Rafael Trindade

        Cultura de brasileiro, infelizmente.

    • Daniel dos Santos

      Cultura no Bracil é carnaval e cachaça

      • João Cagnoni

        Futebol, novela… Estudar e trabalhar, nem pensar. Você aí que passa o dia no NA assim como eu, tá nessa também… rsrs

        • Robinho

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • O pior que muitos falam em trabalhar e mais trabalho. Aí posta comentário no horário comercial. Isso que é trabalho levado a sério. Kkkk.

    • CharlesAle

      Me lembro que li já há tempos..Que havia uma idéia de transformar este prédio em um museu do Automóvel, com só modelos nacionais..Mas infelizmente não prosperou.No Brasil, só idéias de corrupção e roubo de dinheiro público é que vão à frente…

      • Felipe

        A Ford podia era aproveitar que o prédio não ruiu e utilizá-lo mesmo como museu, expondo clássicos e conceitos… Seria um belo presente de 100 anos no Brasil.
        Mas… pra isso, as obras tinham que começar logo…

        • CharlesAle

          Excelente idéia Felipe .Mas infelizmente , essa crise está muito aguda. E estão economizando em tudo que é possível..

          • Felipe

            Realmente, se em tempos de “vacas gordas” não pensaram nisso, não vai ser agora na crise que irão pensar… como você disse, infelizmente!

      • invalid_pilot

        No RS , na Ulbra tinha um museu do automóvel, eu fui em 2009 e o acervo era fantástico

        Fechou por dificuldades financeiras da Universidade em questão

        • CharlesAle

          SIm. E se não me engano, o acervo da GM estava lá também..

          • Marcio Almeida

            Montadoras poderiam abrir seus próprios museus garanto que não faltariam interessados em visitar, mas estamos no Brasil e aqui o negocio e dar lucro então vamos patrocinar o big brother, a fazenda financiar a Claudia Leite e sua turne, nada contra. Pra que incentivar à cultura, uma pena o que aconteceu com museu TAM, no Brasil as coisas so acontecem quando existem interesses econômicos, ou políticos.

        • Jackson

          A bem dizer, foi fechado por roubo e má administração. Visitei enquanto existia e era um local para se passar o dia inteiro.

      • Pedro Rocha

        Mas para o tal filme “Aquarius” não faltou dinheiro estatal.

        • CharlesAle

          Para essas porcarias esquerdistas, nunca falta..

    • Robinho

      com certeza.

    • Mas a história da Ford , a em especial de Henry Ford não é tão bonita assim. O pior que muitos acham um absurdo o que o Bolsonaro falou no impeachment e hoje usam produtos de empresas e personalidades no mínimo questionáveis. E não estou defendendo o Bolsonaro.

      • invalid_pilot

        A VW foi fundada pelo Porsche juntamente a um certo austríaco bem conhecido da segunda guerra mundial kkk

        • Robinho

          verdade….rsrsrs

      • Pedro Rocha

        Se Bolsonaro tivesse homenageado o Ten. Alberto Mendes, assassinado sob tortura por Lamarca, teria feito muito melhor.

    • Rafael Trindade

      Verdade, é a primeira coisa, abrir o Google Maps para tentar sentir um pouco do cheiro da história!

    • Pacheco

      O prédio ainda é da Ford?

    • Pedro Rocha

      Para isso existe a Lei Rouanet: para incentivar a cultura e o patrimônio artístico-cultural da nação.
      IRONIC MODE ON

      • G.Alonso

        Kkkkkkkk

  • pedro rt

    nao sei quem disse mas concordo plenamente com essa frase “o povo que nao preserva o passado nao tera futuro!”

    • Jackson

      Muito bem aplicada para o nosso país.

  • V12 for life

    Ao menos o prédio ainda existe, a planta do Ipiranga de onde saíram 9los primeiros carros e muitos caminhões foi derrubada, e hoje é um Shopping.

    • CharlesAle

      Sim..A planta do Ipiranga recebeu uma moderna linha de caminhões à época da Autolatina..Lá se fabricavam caminhões Ford e VW…Na época que trabalhei na Ford Taboão, fui lá algumas vezes fazer manutenção de máquinas..

      • V12 for life

        Não sabia que os VW também eram feitos lá, agora entendi o fechamento, sem a Autolatina a produção deve ter diminuido muito. Lembro que sindicato dos metalúrgicos fez de tudo para manter aberta.

        • CharlesAle

          Exato..Os caminhões VW eram feitos na antiga fábrica da Chrysler(hoje, depósito da Casas Bahia) em SBC. Quando se deu a formação da Autolatina, a fábrica da Ford Ipiranga, muito melhor que a da Chrysler, foi usada para montarem os caminhões do Grupo. Com o fim da Autolatina, a VW resolveu fazer uma fábrica nova, em Rezende, RJ..E a Ford transferiu a produção dos caminhões para a planta do Taboão.

          • CignusRJ

            Quanta informação.
            não sabia que a fábrica da Chrysler virou depósito, que caminhões da VW foram feitos na mesma unidade fabril que os da Ford, que a primeira fábrica da Ford virou shopping.
            Quanto a fábrica de Resende, eu a conheci antes da inauguração, numa entrevista de emprego que fui fazer lá.

    • invalid_pilot

      Shopping Mooca?

      • V12 for life

        Sim esse mesmo.

        • invalid_pilot

          Nuss, não sabia que lá era a fábrica da Ford – (sabia que era alguma fábrica pela região e tal)

          O Internacional de Guarulhos foi feito na antiga fábrica da Olivetti (de máquinas de escrever) kkkk

          • V12 for life

            O engraçada é que o Shopping Moóca é ao lado da estação de trem do Ipiranga e ali não é nenhum dos dois bairros, eles são vizinhos.

          • CignusRJ

            Essas informações não sabia. Fui em ambos os shoppings e nunca imaginaria.

  • Bruno Silva

    Temos um Ford Ka novo e o carro é muito bom para um popular, não tem o que reclamar, exceto o porta-luvas desalinhado (embora feche sem problemas).

    • carroair33

      97 anos e pareçe que nao aprenderam ainda!!!!

      • Robinho

        e qual montadora aprendeu?

        • carroair33

          A TOYOTA APRENDEU

          • Robinho

            kkkkkkkkkkkkkkk, aham sei…

      • Rodrigo

        É… pareÇe mesmo….

        • Já a língua portuguesa acreditam que surgiu em no século III A.C.

          • Robinho

            kkkkkkkkkkkk

  • Tosoobservando

    A Ford ate começou bem no Brasil hein, alinhada com o resto do mundo hehhe

    • Rafael Trindade

      Praticamente com 10 anos de atraso, mas concordo com você!

    • carroair33

      Começou tao bem que ate usavam motores RENAULT

  • Robinho

    é uma marca que me cativa, tem alguns problemas que precisam ser resolvidos, mas qual não tem? tenho um Ford e um GM e estou disposto a trocar o GM por outro Ford ou um Japonês…vamos ver…

  • Marquinhos

    E para comemorar esse quase centenário, a Ford Aumentou o preço para você mais uma vez, consumidor tupiniquim , New Fiesta de Entrada, Basicão, apenas 50 MIL fordetas e revisão a cada 6 e 6 meses para valorizarmos o seu Dinheiro

    • Doyle

      Revisão não é semestral já faz meses

      • Robinho

        cara, não adianta, vira e mexe aparece um e fala “a cada 6 meses”…ai ai …

        • Pedro Rocha

          Se tem gente que ainda acredita que motor 16 válvulas não presta…

  • Coffinator

    Pena que a administração seja uma merda completa, mas parabéns.

  • Doyle

    Começou global e hoje global!

  • leandro

    Como a ford conseguiu se perder no meio do caminho no brasil, eu nao sabia que ja estao quase 100 anos produzindo aqui deveria ser a numero 1 com no minimo o dobro de modelos faltou muita competencia.

    • Robinho

      o que isso tem haver? desculpe mas tempo não significa nada…

    • Doyle

      A Autolatina ferrou tudo. Hoje, a Ford tá no caminho certo por aqui

      • A Autolatina foi mais a consequência de um caminho errado viu.

        • CignusRJ

          Exato.
          A Autolatina foi quase o ocaso da Ford.
          Já vinha lentamente em declínio e resolveu tomar um atalho, autolatina.
          Lembrando que esta união ocorreu no Brasil e na Argentina.
          O Versailles lá era Galaxy e Verona era Órion

        • Robinho

          Concordo!

      • leandro

        Mas pq fizeram essa m.?

    • carroair33

      Ai vem a FIAT com menos da metade do tempo e lidera as vendas por mais de 12 anos seguidos sem falar que a FORD quase fechou as partas nesse mesmo periodo

      • leandro

        Pura incompetência tipp baita tiro no pe ter deixado de colocar a fabrica no rs e levado pra bahia onde a qualidade da mao de obra é inferior. Nao é preconceito pode pesquisar sobre a dificuldade que tiveram pra lançar a fabrica devido a isso e a demissao do presidente na epoca devido a troca do estado. Nao é a toa q a bmw foi pra sc hoje a melhor qualidade de vida do brasil.

        • CignusRJ

          Não é assim não.
          3 pontos a esclarecer.
          Primeiro, a Ford foi para a Bahia pq o governador do RS, à época Olívio Dutra do PT, praticamente expulsou a Ford do estado, tanto que estava tudo certo só faltava a construção da fábrica. Foi um fato tão inesperado que pegou muita gente desprevenida e ainda ensejou um gracejo com uma faixa dizendo “obrigado governador do RS pelos empregos na Bahia”

          Segundo, mão de obra se qualifica portanto só é inferior se o treinamento for inferior. E quem faz o treinamento e quem decide se esta bom é a Ford.

          Terceiro, fábrica de carro vai para onde tiver melhores incentivos fiscais e condições de fabricação e distribuição da produção. Vide FIAT o que ela fez no entorno da fábrica de PE e o que o governo prometeu e ainda não cumpriu.

      • Toyota (sua querida) e Renault são mais velhas que a Fiat de Brasil.

        • carroair33

          Sim é verdade a TOYOTA e a RENAULT sao bem mais antigas aqui,a ponto de ate “emprestar” seu motor para FORD que ate os dias de hoje é deficitaria tecnologicamente nessa area,agora a TOYOTA sempre foi e é auto suficiente nunca se misturou com essa Gentalia!!!

          • Hahaha… Eu entendi agora… Você é apenas uma criança com um teclado na frente, com parco conhecimento do idioma e uma inteligência que faz… Bom, vamos nos ater ao português. O problema que perdeu um dos poucos adultos que te dava atenção. Você poderia falar de qualquer modelo de Toyota, de qualquer ano que eu te diria motor Ford correspondente e compararia os dois. Mas toda discussão acabaria em Gt40, que nenhuma montadora que não seja premim chegou perto. Aí iríamos para Lotus, Mclaren… É melhor parar por aqui mesmo..

  • Silas Rana

    Quase 100 anos de Brasil e ainda não conseguiram ter um pós vendas decente…!

    • Doyle

      Melhor que VW

    • Doyle

      Aliás , pós venda dela é anual e não semestral

      • Silas Rana

        Passou a ser anual.
        Era semestral até os modelos 2014, como o meu NF.
        Problema é o atendimento pífio e o absurdo de 7 meses esperando peças. Não recomendo pra NINGUÉM!

  • CanalhaRS

    Não tem muito o que comemorar. Nem ela e nem nós, consumidores.

  • Juliano

    E o que a Ford fabricou entre os anos 1920 (após o Modelo T) e 1960 (antes de Corcel e Galaxie)??

    • CignusRJ

      Boa pergunta.
      Antes do primeiro carro fabricado no Brasil a Ford só montava em regime de CKD.

      Que eu saiba o primeiro carro da Chevrolet fabricado no Brasil foi o Opala;
      da VW o Fusca;
      da FIAT o 147.
      Talvez o primeiro fabricado no Brasil pela Ford tenha sido o Gordini.