Crossovers Lançamentos

Ford EcoSport 2016 ganha motor 1.6 de 130 cv com câmbio PowerShift

ford ecosport powershift 2016 3

Para recuperar parte das vendas perdidas para modelos como Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008, a Ford anunciou novidades para a linha 2016 do EcoSport. Agora o crossover traz o motor 1.6 litro Sigma TiVCT Flex, o mesmo que já equipa o Fiesta e o Focus, que se diferencia por trazer comando variável de válvulas na admissão e no escape.

O novo propulsor consegue entregar 126 cavalos de potência com gasolina e 131 cv com etanol, a 6.500 rpm, e torque de 15,4 kgfm e 16,1 kgfm, a 5.000 rpm, respectivamente. Junto a ele está o câmbio automatizado PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem, que até então estava disponível apenas para as versões com bloco 2.0 do Ford EcoSport.

Com esse conjunto, o EcoSport consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos. Quanto ao consumo, o modelo recebeu nota A nos testes do Inmetro, com 7,2 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada com etanol, e 10,2 km/l e 12,1 km/l, respectivamente, com gasolina.

ford ecosport powershift 2016 7

O modelo com câmbio manual de cinco marchas vai seguir com o 1.6 Sigma de até 115 cv e 15,9 kgfm, que apresenta comando de válvulas variável apenas na admissão.

Confira os preços e equipamentos do Ford EcoSport 2016:

EcoSport 1.6 SE Direct PowerShift: R$ 68.690
Versão para vendas diretas, que traz ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, direção elétrica, sistema SYNC com AppLink e Assistência de Emergência, chave inteligente MyKey, computador de bordo, volante multifuncional, airbags frontais, freios ABS com EBD, controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, controle de cruzeiro e rodas de aço de 15 polegadas com calotas.

EcoSport 1.6 SE PowerShift: R$ 71.900
Se diferencia do modelo Direct por dispor de rodas de liga-leve de 15 polegadas.

EcoSport 1.6 FreeStyle PowerShift: R$ 76.900
Agrega vidros elétricos traseiros com fechamento pela chave, rodas de 16 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, detalhes visuais em cinza e sensor de estacionamento traseiro.

EcoSport 1.6 FreeStyle Plus PowerShift: R$ 80.300
Oferece a mais bancos revestidos em couro e seis airbags.

Galeria de fotos do Ford EcoSport 2016





  • Pedro Henrique

    totalmente offtopic mas vamo lá
    olha aí NA, já prepara a matéria… http ://ww w.ebc .com .br/noticias/economia/2015/09 /omc-aceita-pedido-do-japao-para-investigar-medidas-tributarias-brasileiras

    só retirar os espaços

    • Mr. Bola de FOGO!

      Não via dar em nada…
      No máximo um puxão de orelha e na hipótese mais trágica a exclusão do bloco comercial, sendo essa última praticamente impossível.

  • Leonardo C.

    Podiam ter criado uma versão Titanium 1.6 Powershift também.

    • motstand01

      Versão Titanium agora só 2.0, pelo que li.

  • Chicão

    E ainda diziam que o Powershift tava numa pior…
    “O powershift está queimado”, diziam eles…

    • Boris

      O do meu cunhado tá queimado e nao chega a embreagem nova ( esperando há mais de 90 dias)

    • shdn2010

      Se vc pesquisar vai ver que este é o cambio mais problemático que existe hoje no mercado automotivo.

    • Lucas Irrthum

      O fato da Ford lançar uma nova versão do EcoSport equipado com PowerShift, não retira desta transmissão todos as reclamações e problemas que ela já teve. E, para te falar, nos motores 1.6 equipados com este câmbio, a incidência de problemas é absurda! Na minha opinião, é muita cara de pau da Ford colocar em mais um modelo, uma transmissão problemática como essa. Em Minas Gerais existem tantas reclamações, que o Procon já começou a investigar.

    • Alexandre Maciel

      Você acha bem que a Ford deixaria de continuar empurrando essa porcaria de câmbio só por conta das matérias jornalísticas e da constatação simples de que ele não presta?

    • Fernando Vilela

      Segura meu like aí fera!! HAHAHAH´

  • Gustavogm

    Deveriam ter melhorado o acabamento interno e colocado uma Central multimídia maior.

    No mais, evolui, mas ainda vai apanhar bastante de HRV e Renegade…

    • Robinho

      cara é sempre bom ver com bons olhos as concorrencia, o Eco reinou por muito tempo, e ainda acho que a Ford não vai deixar por menos, e isso é bom, tirando o estepe pendurado atras, ainda acho um bom carro.

      • Claudio

        Com cambio manual!

    • dCarvalho

      Rapaz, nunca vi um carro mais feio que aquele Renegade, misericórdia! Como tem gente com coragem para comprar aquilo?

      • Carlos Sá

        Se olhar o interior do Renagade é o mesmo que ver um Fiat Uno. Transformaram o Uno em um Jeep?

  • Rodrigo

    Hmmmm, deixa eu pensar… Não!

  • Guilhe

    Essas economias porcas, pq já não eliminou logo o Sigma e colocou o sigma TiVCT para toda a linha?

    • Silas Rana

      Este motor é o TiVCT.

      http://www.ford.com.br/carros/new-fiesta-hatch/especificacoes/tecnicas

      Agora é o mesmo do Fiesta. Antes era o Sigma que também era usado no New Fiesta Mexicano.. no brasileiro foi evoluido para o TiVCT, mesmo usado no Focus, porém, com uma configuração que traz 5 cavalos a mais…

      • Airplane

        A reportagem informa que o Sigma permanecerá na versão com transmissão manual. O TiVCT virá só com a transmissão automatizada powershit (shit mesmo).

        • Silas Rana

          Você tem razão. Confesso que não tinha notado esse paragrafo do texto. Baita bola fora da Ford manter os modelos com câmbio manual com o motor defasado…
          Com relação ao Powershift, prefiro o meu que pouco trepida do que qualquer outro dualogic ou imotion da vida…

        • Claudio

          Prefiro o manual mesmo com menor potência..mais confiável que este powershift automatizado.

    • Claudio

      O de entrada ficou como versão SE de 110/115..o TIVCT Só no cambio automatizado.

    • Claudio

      Bola fora da Ford!

  • PEDAORM

    O comando variável de válvulas na admissão e no escape traz uns cavalinhos extras que valerma pena em toda a linha, do festa ao eco.

    • Alexandre Maciel

      Acredito, pela potência, que essa característica esteja presente no 1.6 do Fiesta.

    • Minerius Valioso

      Agora a linha está em todos os modelos. Já é o mesmo usado no Focus e Fiesta!

      • PEDAORM

        O que garante os 135cv do focus?

        • Minerius Valioso

          Os ajustes de fábrica, provavelmente porque o Focus é bem mais pesado que o Fiesta.

        • Gustavo73

          Pelo que alguns disseram posição diferente de admissão de ar, e outras baseadas principalmente na diferença de posicionamento no cofre(mais espaço no Focus).

  • Allan Suassuna

    Não tem mais 1.6 mecânico?

    • Douglas

      Tem sim, na matéria que colocaram só os Powershift,

    • Airplane

      Tem sim, só que permanece com o motor Sigma.

  • Matheus

    80 mil reais num 1.6???

    • Mr. Bola de FOGO!

      é 2.0. eles devem ter errado.

    • Andrew B.

      R$68.000 com calotas?
      É para rir?

      • Leandro Balmant

        O HR-V custa a partir de R$ 71.000 e vem com as belas calotas de Fit e City.

        • Andrew B.

          Pois bem ,espero que alguém das montadoras leiam os comentários sobre seus veículos,e pensem no que podem mudar.!

    • Claudio

      Não..71.900,00..

  • Douglas

    Ficou ruim foi para os deficientes que agora vão ter que levar o SE Direct 1,6 no lugar do SE DIRECT 2,0 pelo mesmo preço.

    • Silas Rana

      Pois é, pensei a mesma coisa…!

    • Astron

      É só não comprar, o DUster 2.0 de 78k está sendo oferecido por 53k

      A maioria dos PCD’s, não vai comrar a ECO, sendo que os concorretes estão melhores $

      • duhehe

        Fato, os descontos estão rolando solto, o desespero é geral
        Fui dar uma olhada em carros nesse fds, tem carro com desconto de mais de 10k.
        Sem falar que fui no sábado, falei que dada a situação estou escolhendo muito bem e estou avaliando N fatores.
        Ontem não era 9 da matina me ligaram de 1 css rasgando o mapa “me fale um valor ou condição para fechar negocio”, fiquei até assustado.

      • Carlos Sá

        A questão para PCD,s é que os valores dos veículos têm que ser abaixo de R$ 70.000,00 para poder ter isenção de IPI e ICMS, o que representa cerca de R$ 15.000,00. Se for superior a R$ 70.000,00, a isenção é só de IPI é o desconto é só de cerca de R$ 8.500,00.
        O certo era terem reduzido o preço da Direct em R$ 3.000,00 como nas demais versões. Ou terem aumentado a lista de itens de série: vidros traseiros elétricos, sensor de estacionamento, faróis de neblina, rodas de liga leve, pelo preço anterior.

      • Douglas

        Minha mãe comprou o Ecosport Direct, até levei ela para conhecer o Duster que inclusive é mais completo e tem melhor acabamento, mas ela gostou mais do Ecosport e FORD estava dando taxa zero, a Renault não.

        Interessante que é mais as marcas menores que oferecem carros com desconto nessa modalidade para ficar abaixo do limite de 70 mil, que eu lembre só tem Duster, Fluence, C4 Lounge e agora o 2008 Business.

        • Claudio

          A eco para mim tem melhor acabamento que a duster e um rodar melhor também…enfim,vai de gosto.

  • Miguel

    Gente, depois de HRV e Renegade o Eco foi rebaixado pra irmão de Duster… Pra mim parece que envelheceu 5 anos já.

    • ARENANB

      Verdade. Mas o problema do Renegade é o motor 1.8 que anda bem menos que esse 1.6 e é pré-histórico. Se for pegar a Diesel você paga uma fortuna. Agora o HR-V eu não compraria pelo câmbio CVT, mas aí seria uma questão pessoal, acredito que seja uma aboa escolha. Caso eu fosse comprar um carro da categoria, pegaria sem qualquer dúvida o 2008 THP, melhor CxB dos SUVs na minha opinião.

      • Leonardo Marins

        Amigo, o que é “andar bem menos ? ” tenho um Renegade e não consigo entender porque que as pessoas que não tem o carro ou que nuca o dirigiram falam isso dele. Em primeiro lugar a proposta deste segmento não e chegar a 200 km/h e em segundo em nossas cidades que a velocidade maxima não pode ser superior a 70km sobra motor.

        • ARENANB

          Eu fiz test-drive em todos, aliás faço em todos os carros lançados por aqui (tirando as BMW, Audis e cia). Aquele motor é fraco e anda menos, bem menos, tanto é assim que o Bravo apanha do Fiesta 1.6 em qualquer vídeo. Isso é considerando que a maioria dos brasileiros se importam muito com a potência do motor, caso você não se importa, então é uma exceção e será muito feliz com o carro.

          • FocusMan

            O motor anda menos mesmo, mas não mais do que 10%. É perfeitamente utilzável.

          • Leonardo Marins

            é engraçado a maioria dos brasileiros se importarem muito com a potência do motor, e os carros mais vendidos serem os 1.0 (veja o ranking do acumulado do ano) Ter um motor forte é ótimo, mais isso não deve ser o fator decisivo na aquisição de um carro. Ha um tempo atras acabei entrando em uma discussão com uma pessoa aqui no site por que ele me disse que “era direito dele andar a 200 por hora na Rod. Dutra e que duvidava que meu carro o acompanhasse. nem perguntei qual era o carro dele, ninguém tem o direito de descumprir a lei e colocar a vida de terceiros em risco. e pra andar dentro da lei tanto o Renegade tando o Eco 1.6 estão mais que suficientes . hj em dia qualquer 1.0 passa dos 140 km/h na casa dos 4000 rpm.
            PS. acho uma puta sacanagem ter que andar a 50 nas marginais não to defendendo isso. rss. a velocidade antiga ja era o suficiente.

            • ARENANB

              Veja bem, eu tive um 208 Griffe 1.6 e achava o motor uma delícia. 122 cv, forte em alta rotação e etc. Troquei pelo novo Focus 2.0 178 cv e, PRA MIM, é puro prazer ao dirigir. Não ando a 200 km/h, mas gosto de fazer ultrapassagens saindo de 80 por exemplo, a sensação ao ganhar velocidade que é gostosa, e não andar em altíssimas velocidades. Como eu disse, é pra quem liga pra isso, existem exceções mas a maioria dos brasileiros preza muito pelo motor. Meu pai por exemplo tem um 1.0 porque falta dinheiro, mas é apaixonado por motores fortes e diz que logo pretende pegar um carro Turbo ou coisa parecida.

              • Claudio

                Eu também prefiro motores fortes..mas não tenho grana pra bancar..então vou no que cabe em meu bolso.E desses modelos todos acho que eco pra mim tem o melhor custo beneficio no PJ.

            • Minerius Valioso

              Melhor falar isso para os estrangeiros, para trocarem o MultiAir pela velheira usada aqui…

            • Rodrigo

              Hehehehehe! Tem toda razão.
              Mas geralmente quem fala muito da potência do motor ou fica contando os segundos do 0 a 100km/h, ou comprou a carteira de motorista ou não aprendeu nada sobre o código de trânsito.

            • dCarvalho

              Você pode não ter reclamações quanto ao motor, tudo bem. Mas não há como negar que o bichinho é feio demais, não é?

          • Alexandre Maciel

            Pois é… eu nem me importo com os vídeos mas, sabe aquela situação em que você precisa chamar o motor para fazer uma ultrapassagem e, ao atolar o pé no acelerador, há um delay de resposta que não deveria existir?

            Por isso eu também não compraria o Renegade 1.8; muito menos sem a prova temporal de que a Fiat consertou os problemas do bloco originalmente 1.6 e esfolado para 1.8.

        • THE GUNSLINGER

          Desculpe me intrometer na conversa mas, no meu caso, “andar bem menos” é perceber no Renegade 1.8 manual um desempenho bem inferior em arrancadas e retomadas do que o de uma Tucson 2.0 com câmbio automático de 4 marchas e uns 1.500 kg de peso, e com um consumo parecido.

      • FocusMan

        Vocês continuam a repetir que o Renegade 1.8 anda muito pouco, mas nem dirigiram o carro. Andem no carro. Ele anda igual a um CR-V 2.0, é manco mas é perfeitamente utilizável.

        • ARENANB

          Oxe, acho que você não leu meu comentário em relação ao test-drive.

          • FocusMan

            É, me desculpe eu vi depois outro comentário você falando isso.

      • duhehe

        Se o 2008 THP tivesse automático, já teria 1.
        Cambio manual nem de graça.

        • ARENANB

          Puxa cara, faça um test-drive, aquele motor com câmbio manual é uma delícia!! Eu dirigi o C4 THP AT e esse 2008 e nem se compara, com manual fica bem mais divertido.

          • THE GUNSLINGER

            Testar o 2008 THP com grana no bolso é quase certeza de compra…

      • THE GUNSLINGER

        Até daria para relevar um desempenho (bem) modesto no Renegade a gasolina se o motor fosse econômico. Mas o problema é que ele anda pouco (assim como o amigo também fiz o test drive e me decepcionei) e gasta bastante (o modelo testado tinha computador de bordo, dava para ver o consumo imediato e era bem ruim), daí fica difícil defender. Uma pena, porque no mais (suspensão, acabamento, direção, câmbio – testei o manual) o carro era muito bom.

        • Claudio

          eu também me assustei com consumo de uma duster 1.6 15/15 no test drive no etanol..6 km…a eco manual bebe bem menos.

  • Boris

    0-100 em 11,8s? Só se for na descida!

    • Vinicius

      Bem íngreme!

    • FocusMan

      Boris, esse motor é bem esperto, não entendo porque não acredita nesse número.

      • BorisAWD

        pq o veiculo é grande e pesado com area frontal grande. o motor eu sei q eh bom

        • FocusMan

          Tenho um veículo mais pesado que ele e empurra bem.

          • BorisAWD

            mas eu nao tou duvidando que o eco empurra bem. eu tou duvidando q ele faz 11,8s. O Focus que tem menos area frontal faz 12,2s………

            • FocusMan

              O cambio do eco tem relação mais curta e ele pesa menos.

              • BorisAWD

                sim querido. Poe ele na pista de testes entao.

                • FocusMan

                  A Ford Pôs e divulgou os números. Pq duvidar?

                  • BorisAWD

                    PQ? Todo mundo acreditou na VW até um laboratório de uma cidadela dos EUA resolver testar as emissoes dos motores à diesel.

                    • FocusMan

                      Eu acredito na Ford e tenho motivos para isso.

                    • BorisAWD

                      Que bom pra voce. Eu não acredito.
                      Tenho 2 familiares com NF powershift que estao enconstados esperando embreagem há mais de 60 dias.

                    • FocusMan

                      E a Ford está consertando o problema, não está?

                      Te garanto que muitas concessionárias que ficam assim esperando peças muito tempo estão com problemas administrativos com a Ford.

                      A concessionária que levo meu carro por exemplo, até compra peça de outra concessionária quando a peça está demorando e a Ford paga. Meu carro e o carro de outro conhecido por exemplo precisaram trocar a caixa de direção, peça que estava sendo aguardada há 10 dias para entrega. A concessionária pediu para eu abrir uma reclamação e pegar o protocolo. Com este protocolo, eles resolveram o problema em 3 dias.

                      Levei meu carro para fazer o serviço pela manhã e peguei pela tarde. Um serviço muito bom.

                    • BorisAWD

                      vc nao viu o que escreví? SESSENTA DIAS. Estão tentando DEVOLVER os carros com açao judicial.
                      Edit. Nao é pq a empresa foi boa pra vc que ela é boa com todo mundo

                    • Claudio

                      Fui fazer revisão do meu New sedan manual,que estou trocando por uma eco manual também..enfim,conversei com o consultor da Ford,e só ele tinha 14 carros com este cambio powershift para trocar embreagens.

  • Lucas Mendanha

    Que venha o 2.0 GDI!

  • CharlesAle

    Acho essas medidas insuficientes para reverter a queda nas vendas..Todo caso, é um 1.6 bem potente e de excelente desempenho, além de nota A no Inmetro. Com face lift e um belo 1.0 Turbo, ai sim, sozinha no mercado, Pode ter um belo aumento de vendas..

  • Zé Mundico

    Típico carro de mulher. Pelo menos a marca já está aprendendo que madame curte carro automático.

    • Robinho

      exatamento, minha esposa ainda quer uma Eco ou HRV e eu quero um Focus sedan ou um Civic, mas mulher sempre ganha…rsrsr

  • zekinha71

    Se o PS der tremedeira igual dá nos outros carros, o painel da Eco vai desmanchar antes da 2ª revisão, kkkk
    Como a Ford foi errar assim nesse câmbio, e eu queria ter um Ka com PS.

    • ARENANB

      Problemas do PS já foram corrigidos nos novos.

      • zekinha71

        Vamos ver no dia a dia durante uns 2 anos, quando lançaram o PS diziam que rodaria 100.000 km sem problemas e olha o resultado.

  • FocusMan

    O 1.6 mecânico vai ter esse motor também?

    Esse motor é muito bom! Atualmente ando com um Focus com esse motor e acho que anda bem demais para um 1.6

    • Claudio

      O motor é excelente mesmo..tenho um New sedan manual…muito econômico,acabamento bom e fiquei satisfeito com ele..mas preciso de um carro mais alto para ir pro sítio,escolhi a Eco manual,mesmo com motor antigo.

  • João Silva

    Não acredito que a Ford consiga reverter o quadro do mercado. Deveria ter trabalhado melhor a relação custo x benefício. Acho que com uns 5 mil a menos ia incomodar muito a dupla da ponta hoje, HR-V e Renegade.

  • 1945_DE

    Obrigado Ford. Se eu fosse consumidor desse SUVzihos. Eu iria de HRV.

  • Cristiano

    Será que vai ser como o Fiesta que troca a marcha 300 RPM antes do pico de potência? Espero que a Ford e/ou Getrag tenha resolvido os problemas desse câmbio.

  • Airplane

    Esse powershit é muito ruim!

  • Airplane

    Esse powershit (“shit” mesmo) é muito ruim.
    O Ecosport mereceria transmissão melhor.

  • Pedro Cunha

    Chega ao absurdo dos R$80k….
    Não pode ser sério.

  • Alexandre Maciel

    Com motor 1.6 esse carro chega a 80 mil? Ford surtou!

    Duvido que alguém deixe de comprar o HR-V EX por conta dos air bags a mais e o couro oferecidos pela Ford.

  • Gian

    Eu já dirigi o Fiesta com esse câmbio e achei muito bom mesmo.

  • Edson Fernandes

    O que eu mais adoro é o fato de que ele está substituindo o motor 2.0 de mesmo preço e parece ser tudo normal. Eu prefiro o 2.0 por mais beberrão que seja, pois sobra na ecosport.

  • Carlos Sá

    Trocar o 2.0 pelo 1.6, e manter o mesmo preço na versão Direct, por que não reduziu em R$ 3.000,00 como as demais versões? Ou então introduziu itens de série como vidros traseiros elétricos, sensor de estacionamento, faróis de neblina e rodas de liga?

  • Cyro

    Daqui do meu computador dá pra ver o quão aspero é o plástico usado no painel….

  • Gabriel Boscatto

    Essa Ford é uma brincalhona mesmo. Não lançou Focus 1.6 powershift 2016 porque admitiu que o motor não casou bem com o câmbio, mas no Eco pode?

  • Claudio

    preciso de um carro mais alto quero trocar meu new fiesta sedan manual(muito bom por sinal)pela eco.Estou com dúvidas entre o manual e o powershift..sendo que o manual me parece que só vai vir com o motor sigma.

  • Fernando Gonçalves da Costa

    Não faz nem coseguinhas no HR-V ou RENEGADE kkkkkk Forde eca esporte… já deu o que tinha que dar….