Brasil Ford História Pickups

Ford F-100, a clássica picape “brasileira” dos anos 60 e 70

ford-f100-1957

Em outubro de 1957, a Ford começava a produzir em sua fábrica no bairro do Ipiranga, São Paulo, a picape F-100. O modelo seguiu o caminhão leve F-600, cuja fabricação começou um ano antes.

Derivada da primeira geração de 1953, a F-100 feita no Brasil tinha semelhanças com a versão de 1956 dos EUA, incorporando um motor V8 4.5 de 167 cv com 38,7 kgfm e transmissão manual de três marchas na coluna de direção, que era mecânica. O propulsor era importado, mas em 1958, passou a ser feito no país.

ford-f100-1957-interior

Com cabine simples, a F-100 tinha caçamba step-side com para-lamas salientes, mas sua caçamba estreita não agradou muitos proprietários no Brasil, especialmente aqueles que transportavam alimentos perecíveis pelo país. Assim, os donos trocavam a caçamba de aço por uma de madeira, mais espaçosa. Os freios eram a tambor, tanto na dianteira quanto na traseira.

Isso levou a Ford a lançar uma versão da F-100 sem caçamba, deixando assim os proprietários livres para escolherem o melhor implemento. Em 1959, a picape recebeu mudanças no visual, ganhando um para-brisa maior e envolvente, bem como um painel de instrumentos resenhado e nas cores verde e amarelo, fazendo referência à produção do modelo no Brasil. Vinha até com o nome “brasileiro”.

ford-f100-1957-motor

Com 4,67 m de comprimento e Já no ano de 1961, a Ford lança uma versão com caçamba mais larga, chamada Styleside e disponibiliza também versões perua e furgão. Mas apesar do uso comercial da maioria dos clientes, começaram a aparecer consumidores que passaram a usar a F-100 para passeio.

Assim, em 1965, a Ford lança duas versões da F-100, sendo a Passeio para o lazer, tendo esta suspensão mais macia, bem como a Rancheiro, que era voltada para o trabalho. Desde sempre, o marketing da marca americana focava na robustez e confiabilidade mecânica, bem como na grande rede de concessionárias, que nos anos 60 tinha mais de 300 lojas.

ford-f100-1961

Três anos depois, a Ford lançava a F-100 com suspensão dianteira independente, a famosa Twin-I-Beam, que utilizava molas helicoidais. O conforto e a dirigibilidade aumentaram muito. No entanto, nos anos 70, a Crise do Petróleo obrigou ao uso do motor 2.3 de quatro cilindros, o mesmo do Maverick, entregando 120 cv.

Por fim, em 1979, a F-100 era renomeada F-1000 e vinha com opção de motor diesel, assim como direção hidráulica, freios dianteiros a disco e capacidade para uma tonelada de carga, mas compartilhando ainda muitos itens com a velha picape.





  • Mr. Car

    Duas belezas, he, he!

    • 4lex5andro

      com dinheiro sobrando, certamente um f100 v8 seria uma opçao de compra, logico se encontrar um que ainda possa ser restaurado ..

      • Mr. Car

        Com “dinheiro sobrando”, você consegue. Já vi verdadeiros milagres, he, he!

  • JoãoAVR

    Isso aí é lata pra vida toda.

    • Anderson Rezende

      Prefiro o alumínio, se é que me entende hehehe

      • Holandês Louco

        Eu prefiro o que tem dentro da “latinha” de alumínio, de cor dourada, espumante, refrescante, revigorante….Ah não aguento, vou abrir uma…

  • Eduardo Brito

    Essa F100 57 é um dos melhores carros para fazer um Hot rod.

    • Bittencourt

      Me sonho mercenário:

    • Lucas Irrthum

      Realmente. Se você colocar um Holley no V8 então, e um escapamento preparado, o prazer de dirigir será animal.

  • CASSIO

    linda esta F100 vermelha

  • Foxtrot

    Se botassem uma dessas no crash test do Latin NCAP, eu acho que ela atravessaria a parede, haja ferro! kkkkk
    Falando sério, não canso de me surpreender com a baixa potencia dos motores antigos, hoje temos 2.0 aspirado entregando mais potência do que esse V8 ai.

    • Gustavobrtt

      tempos de gasolina barata que não voltam mais…

  • Bittencourt

    Meu sonho “mercenário” :

  • Lucas Irrthum

    Esse V8 deve ter um ronco animal! Os carros antigamente tinham um estilo muito próprio, sem dúvidas deve ser um prazer dirigir uma F-100 equipada com 8 cilindros.



Send this to friend