F250: de uma famosa linhagem de picapes americanas

ford f 250

Uma das picapes mais famosas da Ford, a F250 faz parte de uma longa linhagem de picapes que ajudaram a construir os Estados Unidos e até hoje continua a fazer história.

Antes de falar sobre o modelo da Ford F250 que ainda é vendido nos Estados Unidos, vamos inverter um pouco a história e contar a sua participação no mercado nacional.

A nossa Ford F250 brasileira deixou de ser produzida pela Ford do Brasil em meados de 2012.

Veja também: F250 cabine dupla

Veja também: F250 4×4

F250: vendida entre 1998 e 2011 no Brasil

Apresentada para ser a sucessora da Ford F1000, que até então era a maior caminhonete da marca no mercado nacional, a Ford F250 chegava também para concorrer com sua eterna conterrânea, a Chevrolet Silverado, lançada em 1997.

Montada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, desde 1998, a Ford F250 vinha com um motor 3.9 litros de seis cilindros com 145 cavalos e torque de 47 kgfm, movido a diesel, com tração traseira e câmbio manual de 5 velocidades.

Outra opção de motor era oferecida na Ford F250 a gasolina, tendo um 4.2 de seis cilindros com 205 cavalos e 35,7 kgfm de torque, tração traseira e câmbio manual de 5 velocidades.

O motor a gasolina da F250 foi descontinuado cerca de dois anos depois do seu lançamento, devido ao grande consumo de combustível – algo não muito bem visto para um veículo dessa categoria.

E em meados de 1999, a Ford opta por mudar o seu motor a diesel da Ford F250 – trocando a fornecedora Cummins Diesel pelo mesmo motor empregado na concorrente Chevrolet Silverado, que usava um MWM, mas com a diferença de que o motor na Ford F250 rendia mais, por conta do auxílio de um Intercooler.

F250 Brasil3

Em 2003, a Ford passa a oferecer no mercado nacional a F250 cabine dupla, o que era esperado por muitos dos compradores, pois a F250 cabine estendida era boa para carregar crianças e só.

Antes de oferecer a opção de cabine dupla na F250, os consumidores tinham que recorrer a preparadoras, para transformarem suas F250 de cabine simples em dupla.

E para evitar que seus compradores migrassem para a concorrência, ou sofrer algum acidente por conta da transformação indevida no modelo, a marca aderiu ao pedido do mercado.

A Ford F250 sempre teve fama de “picape de agroboy”, pois seu tamanho sempre foi grande e pouco usual para quem precisasse utilizar a picape na cidade.

Por conta do seu enorme entre-eixos e caçamba longa, a picape facilmente passava dos 6 metros de comprimento. Ou seja, não era uma picape para levar as crianças na escola, parar na frente daquele restaurante badalado e muito menos estacionar nas vagas de shoppings centers.

F250 Brasil2

Além do seu tamanho exagerado, a Ford F250 ainda exigia – e exige – que os condutores portem a habilitação de categoria C – para veículos que ultrapassem os 3.500 kg de carga bruta.

E isso a torna um caminhão perante as leis de trânsito brasileiras, ainda que seja de pequeno porte (mas ainda sim um caminhão). Para 2006, a Ford atualiza o visual da F250, onde recebe novos faróis, grade e lanternas.

O visual agora segue a mesma receita dos modelos à venda no mercado norte-americano, e a deixa mais imponente, graças à sua enorme grade cromada, com o logo oval da Ford ao centro.

No interior, novos materiais no acabamento, um novo desenho para o quadro de instrumentos e novas opções de cores para o revestimento dos bancos são adicionados.

As enormes rodas da F250 contrastam com as diminutas lanternas traseiras, que ficam meio perdidas na imensidão da carroceria da picape.

Ford F 250 Super Duty Crew Cab 1999–2004

Além da atualização do visual, chega finalmente a F250 4×4, um velho pedido dos clientes da marca desde seu lançamento em 1998. A Ford troca também o fornecedor do seu motor, que no começo era Cummins, mudou para MWM e voltou a ser Cummins.

Para alguns proprietários, isso foi uma troca inteligente, já para outros – bom, eles torceram o nariz. O detalhe é que esse era o mesmo motor de 1998, apenas com alguns reajustes para render mais e consumir menos.

Algo com o qual estamos já acostumados – Volkswagen e Chevrolet que o digam.

Agora o motor 3.9 da Ford F250 rendia 203 cavalos, com 56 kgfm de torque e tração integral. Para o câmbio, nenhuma novidade, mantendo o bom e velho conjunto de 5 velocidades manual.

Um dos detalhes extras que o “novo” motor tinha, era a adoção da injeção eletrônica, sendo o primeiro motor a diesel dentro da linha F a receber esse tipo de tecnologia.

A adoção da injeção eletrônica deu um novo respiro ao motor do final dos anos 90. Mas como nem tudo nessa vida pode ser resumido em um mar de rosas, o motor não conseguia ser tão potente quanto a versão a gasolina, e ainda era muito chegado no diesel.

Seu fim foi decretado de forma bem silenciosa, já que não estava mais despertando o desejo de abrir uma fazenda no interior e viver disso.

O motor da Ford F250 era o mesmo de 2006, sendo vendido nas opções com tração 4X2 e 4X4. As opções de cabine também eram bem restritas, apenas a dupla ou a simples eram ofertadas.

Outro fator que não ajudava muito era o preço do modelo.

1999–2004 Ford F 250 Super Duty Regular Cab 1

Com valores iniciando em cerca de R$ 111.140 reais para a cabine simples, com tração 4X2, e chegando até R$ 138.330 reais na versão com cabine dupla e tração 4X4, a Ford F250 se despediu do nosso mercado sem deixar um sucessor.

Atualmente, as únicas opções acima da Ford Ranger são os modelos da Série F – F-350, F-4000 e F-4000 4X4 – e caso você tenha uma boa grana sobrando, pode importar a nova Ford F-250 XLT Super Duty 2023 com seu enorme e poderoso motor de 6.7 litros, V8 turbo diesel com 485 cavalos de potência e monstruosos 145,1 kgfm de torque.

Sempre acompanhado da tração integral e do câmbio automático de 6 velocidades.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



klebersilva
Autor: Kleber Silva

Kleber, 28 anos, designer e apaixonado por carros desde pequeno. Formado em design gráfico pela UNIP, ouvinte assíduo de música pop e master chef nas horas vagas.