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Ford Focus 1.6 Powershift volta para a tabela do Inmetro

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Na mais recente atualização do Ford Focus, o hatch médio da marca americana perdeu a versão 1.6 Ti-VCT com transmissão de dupla embreagem Powershift, ficando as versões SE e SE Plus com câmbio manual.

No entanto, a recente tabela do Inmetro revela dados do Ford Focus hatch nas versões S e SE com dupla embreagem e uma versão S manual. Mas, chama atenção que as duas primeiras tenham direção hidráulica no lugar de elétrica. Provavelmente deve ser um erro nesse caso.

A Ford justificou a retirada do Powershift do Focus 1.6 por conta da preferência dos clientes pelo motor 2.0 com dupla embreagem e 1.6 com transmissão manual. Assim, desde o ano passado, o modelo não oferece essa opção.

Agradecimentos ao Roberto.





  • Gustavo73

    Vom essa história de direção hidráulica parece que republicaram os testes de antes do facelift. Agora se for dos novos o relançamento de uma versão S, pode mostrar uma tentativa de aumentar as vendas de uma categoria em forte queda. A pergunta que fica é o que seria tirado da SE em termo de equipamentos.

    • Mr Andrey

      O erro da Ford e claramente esse câmbio, e ela querendo insistir nele novamente!?! Enfim não se sabe ao certo, o fato é que ele tirou mtas vendas do carro!

      • Gustavo73

        Até aonde eu sei não existe outra opção”plug and play” na Ford.m mundial. Segundo alguns o problema teria sido resolvido, segundo outros não. A questão é a Ford falar isso as claras e renomear o PS no mínimo de PS II. Desde que claro os problemas tenham sido resolvidos.

        • The Dark Side Of The Moon

          Ele não é mais chamado de powershift pela ford. Agora é “automático sequencial”, ou simplesmente “AT”.

          • Gustavo73

            Não vi nada sobre. Mas tem primeiro que resolver, só mudar a nomenclatura não adianta.

            • Jackson A

              Ta no site da Ford, é só selecionar o NF, tem la AT sequencial.

              • Alexandre Maciel

                É a mudança de nomenclatura para pegar trouxa… a Ford não me enganou nem quando eu optei pelo MT em 2013… imagina agora… rsrsrs…

              • PEDAORM

                No site tiraram o nome, porém o PowerShift continua escrito na traseira de todos Focus “AT” vendidos.

            • PEDAORM

              No site tiraram o nome, porém o PowerShift continua escrito na traseira de cada Focus “AT” vendido.

          • MMM

            E PowerShit pelos consumidores… rs

            • Mauro

              Na Europa estes câmbios são um sucesso. Ñ entendo porque reclamam tanto. Abraços. Mauro.

              • Gustavo73

                Na Europa sim, nos EUA não. Talvez características de quem conduz ou algo do tipo.

              • MMM

                Pq eles são problemáticos. Aqui nos Estados Unidos também deu muito problema no Focus. Conheço 2 pessoas que trabalham comigo que tiveram.

        • MMM

          Desculpa a ignorancia Gustavo, mas não poderia usar o cambio do Fusion?

          • Gustavo73

            Acho que simplesmente tirando de um e colocado no Focus e Fiesta não. Já que trabalham com motores diferentes. Fora a questão de espaço no cofre e no carro em si. Ou contrário do que ocorreu com a troca do DSG pelo Tiptronic aqui. Afinal não é uma “novidade”, o Golf/Jetta/Fusca americano usa o Tiptronic apesar de usar o 1.8 Tsi. Mas não sou entendido no assunto. Talvez alguém da área possa ser mais específico.

          • Mmaykinho

            Qual é o câmbio do Fusion? Pensava que é o PowerShit

            • Carlos_Drake

              nos eua o chamam de Select shift… n sei se é automatizado ou automático.. ja vi as duas informações por aí.

              • The Dark Side Of The Moon

                Automático de 6 marchas.

              • Mmaykinho

                Valeu, amigo. Obrigado!

            • FocusMan

              O Cambio do Fusion é Epicicloide e se chama 6F35.

              • Mmaykinho

                Valeu, mano. Obrigado!

            • MMM

              Do Fusion é automático convencional.

        • Douglas

          Não é possível que não consigam colocar um Aisin de 6 marchas nele, ou até mesmo um de 4 marchas já seria melhor que o Powershift.
          E o problema do Powershift não foi resolvido, minha mãe tem um Ecosport 15/15 e trepida e faz barulho, porém nunca quebrou.

          • Gustavo73

            Possível é, mas não está na prateleira da Ford. Teria que ser desenvolvido. Nada de outro mundo.

          • lheu

            Aí a Toyota lança o Etios AT4 e o pessoal se retorce de tanto falar mal…

            Eu tb prefiro um AT4 que não dá nenhum problema do que um câmbio moderno que quebra.
            Temos em casa um AT4 da Toyota e 2 AT5 da Honda que nunca sequer deram meio defeito

            • Thyago Vieira Alves

              Esse câmbio powershift é muito estranho, passei uns meses com um focus 2.0 e nunca me senti confortável, as trocas dele eram meio imprevisíveis, barulhento e dependendo ele trepidava nas saídas de quebra molas. O carro era bastante econômico mas ainda prefiro um bom AT4 ou AT5 com conversor de torque.

              Alguém sabe me dizer se o DSG da Volks é ruim assim?

              • Marco Douglas de Paula

                não é, só faz uns barulhinhos na pedra e segura a marcha em terreno irregular
                mas nao é tão ruim nao

              • Carlos_Drake

                pode ser que vc tenha peque um desregulado.. mas ele é bem preciso pro meu uso.

                • Thyago Vieira Alves

                  Em duas revisões eu reclamei sobre isso e dizendo o técnico que atualizaram o software mas não melhorou nada, acabei vendendo o carro.

                  • Carlos_Drake

                    bem.. eu entendo que vc n deva ter gostado… meu mesmo caso com cvt.

              • FocusMan

                O DSG tem as mesmas características que você mencionou. Isso é inerente ao tipo de transmissão.

                • Mauro

                  Dsg ñ trepida. Fui dono de um Golf. Só alegrias. Abraços. Mauro.

                  • FocusMan

                    Mauro, a depender da situação trepida sim. É normal do sistema. Fui dono de um Powershift. Só alegrias. Abraços. Focusman! rs

              • cyberwilly

                O DSG “a seco” também é uma bomba… Um amigo meu tem um Golf Highline 2014, que vive na oficina por causa deste câmbio… Os problemas apresentados vão desde barulhos, retenção de marcha, travamento, até o desengate involuntário as marchas, sendo que este último quase lhe ocasionou um acidente na saída de um cruzamento…
                Contudo, o DSG banhado à óleo aparenta ser muito mais robusto e confiável, eu pelo menos nunca ouvi ou li nenhuma reclamação à respeito dele…

                • Mauro

                  Ouvi muitos relatos parecidos com Golf na concessionária mas com o meu ñ tive nenhum problema por mais de 50 mil km. Abraços. Mauro.

              • Gustavo73

                Exitem vários DSG, à seco banhado à óleo 6/7 marchas. Mas od à seco DSG 7 Golf tem relatos de retenção de marchas e ou barulhos em pisos mais degradados travamentos como o PS parecem ser bem mais raros. Mas existem também problemas no epicilicos e CVT.

              • Mauro

                O Dsg é igual na mecânica. O funcionalmente só alegria. As patinadas ñ acontecem pois o Dsg atua em ritmo urbano esticando as 2 primeiras marchas até 4 mil rpm. O P.Shift troca prematuramente em baixo giro e sai em segunda causando sensação de trepidação. Meu genro tem Focus e já domou o câmbio. Em um Volvo xc60 que tem o mesmo P.Shift do Focus 2.0 ñ tem trepidação pois tem uma programação melhor. Abraços. Mauro.

          • Carlos_Drake

            Na boa, “EU” ainda prefiro o PS que um de 4 marchas.
            mas melhor seria um AT6.

          • FocusMan

            Tem que saber se a trepidação da sua mãe é normal ou defeito. Algumas trepidações são normais de cambios DCT.

          • Mauro

            O certo é uma versão mais nova que ao que consta só existe no Focus aqui no Brasil. Eu sou fan do Focus especialmente por um 2001 que foi um dos melhores carros que já tive. Nunca mais tive outro. Tentei há 1 ano mas o C4 foi a melhor opção em custo benefício e estou muito contente com ele. Abraços. Mauro.

        • Mr Andrey

          Já tive um focus 2.0 ps titanuim , trocaram td, ele voltou a dar problema.. Acho que isso é mentira, oq que mais tem na internet e relato a respeito desse câmbio. Além de ser lerdo, fui mais de 40 vezes na css de São Luís por causa dele, ainda tive que esperar um tempão para as peças, o motor e sensacional porém essa caixa de câmbio ps mata o carro ao meu ver, ps nunca mais..

          • Carlos_Drake

            Qual o ano do seu carro? Bem não tivemos problemas com o cambio aqui nos ecosports ou no fiesta.

            • Mr Andrey

              Já vendi cara .

              • Carlos_Drake

                Qual era? Rsrs brincando, n precisa responder

                • Mr Andrey

                  Ano modelo? 12/13 ps titanuim. Focus sedan.

          • Mauro

            Meu genro tem um Titanium. Trepida mesmo. Mas ele já aprendeu a domar o câmbio como ele mesmo diz. Já está bem rodado e o conjunto de embreagens ainda é o original. Abraços. Mauro.

            • Mr Andrey

              Abraço, vlw

        • FocusMan

          O problema foi resolvido sim, e essa versão retornar para venda é uma clara amostra disso. Temos uma Ecosport 1.6 Powershift e ela está ate agora perfeita.

          • Gustavo73

            Então não é um republicação ou um erro, o PS volta a versão 1.6?

            • FocusMan

              Não sei, mas isso é bem provável de ocorrer, já que a VW vai lançar o Golf 1.0. Imaginem que este Golf tem isenção de IPI de Carro 1.0 como qualquer popular!

              • Gustavo73

                1.0 paga um IPI menor, pelo que entendo independente de ter ou não turbo. Mas acho que o 1.6 continua na linha.

      • Mauro

        Usei uma Scenic na Europa recentemente e o câmbio era o mesmo Powershift do Focus 2.0. A programação era outra. Muito bom! Na Europa vemos muitos elogios aos câmbios com dupla embreagem. Abraços. Mauro.

        • Gunga

          Acredito que essa seja a maior causa do problema que os PS nossos têm sofrido, a programação para deixar o câmbio parecido a um automático. Ela sobrecarrega e superaquece a transmissão seca.

    • Douglas

      O Focus 1,6-L powershift realmente usava direção hidráulica?

      • Gustavo73

        A versão S era hidráulica se não estou enganado.

        • Marcio Santos

          Eu acho que não, nem mesmo o ka utiliza direção hidráulica, faz tempo que toda a linha da ford utiliza direção elétrica.

          • what_the_hell??

            pelo que lembro, realmente a versão básica vinha com direção hidráulica!
            Alguém que entenda do assunto pode me explicar como eles gastam menos tendo dois tipos de direção para uma mesma linha de montagem? Pensei que tendo apenas um tipo economizaria na escala!

            • FocusMan

              O problema é espaço. A versão 1.6 powershift, seja ela S ou SE só existe com direção hidráulica e esse foi o maior motivo do motor 1.6 com transmissão automática ter saido de linha.

          • Gustavo73

            Marcio lembro de aguma discussão na época exclusivamente sobre a versão S que não existe mais. Mas posso estar enganado afinal já são 3 anos.

        • Marcelo Dias

          Quando equipado com PS. Do contrário sempre elétrica

          • Gustavo73

            Estranho isso.

        • FocusMan

          Não, a versão 1.6 powershift apenas.

          Tenho um S manual e tem direção elétrica. Não é por questão de custo, mas sim por questão de espaço.

          • Gustavo73

            Então tem uma questão técnica envolvida.
            Obrigado

          • The Dark Side Of The Moon

            Você acha que essa versão S 1.6 vai voltar? Vi o carro uns dois anos atrás e achei que devia itens de segurança importantes (não tinha esp, tinha freios a tambor e apenas 2 airbags) e devia itens de comodidade básicos (não tinha nem sensor de estacionamento, nem faróis de neblina ou ao menos couro no volante). Voltando pode incrementar as vendas pelo fator preço, mas por outro lado dá um aspecto pobre ao carro, inclusive em acabamento.

            P.S: Um familiar meu estava negociando um 1.6 S manual 13/14 por 43 mil com uns 40 mil km rodados. Não sei se comprou, mas achei justo o preço.

            • PEDAORM

              A S era uma versão vergonhosa, até os plásticos de acabamento eram diferentes, faltavam todos os itens de segurança que você citou, ), o banco que era de uma tecido feioso, mas o volante era o mesmo de todas as outras versões (devia os botões do cruise control) E ainda tinha a questão da “telinha” da multimídia que era menor, de 3,5 polegadas e não colorida. Só era um carro digno do preço e da categoria a partir da SE.

    • The Dark Side Of The Moon

      A versão Se já tem airbag duplo, ar manual e bancos em tecido. Pra voltar uma versão S como em 2015 só se voltar a ter freios a tambor e perder o esp, talvez perder os vidros elétricos traseiros.

      • PEDAORM

        Exato, essa SE é a nova S, um pouco melhorada, a antiga SE, pré-facelift, já vinha com 4 airbags e couro por exemplo.

        • The Dark Side Of The Moon

          A Se antiga era muito mais completa que a atual. Já vinha com 4 airbags, couro, piloto automático, sensor de estacionamento e ar digital (esse só no 2.0). Agora todos esses itens pularam por Se Plus, enquanto a Se ganhou controle de estabilidade.

          • PEDAORM

            ESP acredito que sempre foi oferecido em todas as versões. Antiga SE de fato já era bem completa.

            • The Dark Side Of The Moon

              Não. O Focus S 1.6 não tinha Esp. O Focus SE 1.6 manual também não. Já o Se 1.6 powershift tinha, assim como todos os 2.0.

              • PEDAORM

                Obrigado pelo esclarecimento, acredito então que era aliado ao Powershift, talvez até na S PS, assim como o assistente de partida em rampa.

                Edit: Conferi no iCarros e é isso mesmo, todas as versões Powershift, inclusive a S tem o ESP, as versões 1.6 MT pré facelift não tinham.

                • The Dark Side Of The Moon

                  Perfeito, amigo.

  • The Dark Side Of The Moon

    Esse câmbio é um problema gravíssimo, milhares de problemas aqui no Brasil. Já passou da hora da ford colocar um câmbio automático no lugar dele, ou então vai continuar despencando nas vendas.

  • The Dark Side Of The Moon

    Um parente meu estava procurando um hatch compacto para comprar uns meses atrás, e fui com ele ver o Fiesta. Ele tava meio “cabrero” por causa dos problemas do powershift e resolveu pedir pro irmão (que tem um Fusion) perguntar na oficina da ford se deveria comprar ou não o automatizado. O mecânico estava trabalhando num Focus Fastback que teve problemas no câmbio e disse pra ele não que não arriscaria.
    Se o mecânico da ford diz que não compraria o carro com powershift, é porque a coisa tá feia.

    • Bruno Gomes

      O antigo mecânico que cuidava das revisões do meu carro comentou não só do câmbio, mas de diversos problemas crônicos do Fiesta e Focus. Problemas desde a montagem até a motorização. O meu tem um defeito de fabricação que até hoje não foi sanado, peças e mais peças já foram substituídas mas o carro continua da mesma forma. Apesar da linha global, Ford nacional nunca mais.

      • arzanette

        a Ford te Ford-eu entam hehehehe…….

      • Eduardo Brito

        Meu pai tem um novo focus a dois anos e nunca deu problema.

        • Alfredo Araujo

          Milhares de clientes satisfeitos (o que é o normal) não são o termômetro da qualidade de serviços de uma marca… e sim as centenas, ou dezenas, de clientes com problemas e que não são atendidos a contento e/ou ignorados, ou são chamados de mentirosos pela mesma.

          • Eduardo Brito

            E os problemas do DSG que ninguém fala nada?

            • Sim, um monte de gente fala. Principalmente nos posts sobre o carro da VW. A matéria é sobre a Ford, qual o sentido de falar dos problemas do DSG aqui? O que alivia para um proprietário de um carro problemático que o concorrente também tem problema?

              • Eduardo Brito

                Eu sei, só estou falando que o DSG não tem tanta repercussão quando falam dos problemas dele.

                • Mas tem viu. Falam do DSG até em post que não tem nada a ver. Mas de qualquer forma, e deixo claro que é uma impressão minha, parece que o PS é mais problemático que o DSG, ou que os defeitos do primeiro geram mais repercussão.
                  Talvez os fornecedores até sejam iguais, mas não seria o primeiro caso de um produto idolatrado de um fornecedor quando equipa um carro e execrado quando ocupa outro. Um exemplo é o japonês da Toyota, idolatrado em Toyota e Lexus, mas é o mesmo que equipa dos Chevrolet’s. Dualogic é malhado pela qualidade, sendo que se não me engano é o mesmo fornecedor do WV.

                  • Eduardo Brito

                    O DSG normalmente está em carros mais caros tbm.

                    • Boa Brito. Tem essa também.

                    • Gustavo73

                      Mas esses são banhados a óleo . O DSG também tem problemas assim como outros tipos mas são proporcionalmente em menor número. Acho que isso conta. Nos EUA tem muita reclamação sobre o PS e lá a VW usa o Tiptronic com o DSG só nos 2.0 Tsi e banhadas a óleo. Na Europa o DSG é muito elogiado. Na Ásia e Oceania lá em 2010 teve um mega recall dos dsg à seco com aumento de garantia e tudo parecido com o da Ford aqui. Mas eram fabricados na região e teria uma questão de óleo”errado”( é a seco mas tem óleo. É que a outra tem 3x mais).

                  • Fernando Fagundes

                    Acredito que o pós venda conte muito tb.

                    O carro dar um problema e vc ser mal atendido provoca a ira em qualquer pessoa.

                    O ajuste fino de cada marca tb conta. Nunca dirigi um DSG, mas tenho um powershift e ele é extremamente suave. Ele literalmente queima embreagem em diversas situações, a meu ver, desnecessárias com a única finalidade de emular um conversor de torque.

                    Essa característica num trânsito pesado vai simplesmente fritar o coitado.

                • Carlos_Drake

                  tbm vejo pouco.

                • Alfredo Araujo

                  Talvez pq estejamos em um post sobre a Ford…

            • Mauro

              Eu tive Golf e ñ tive nenhum problema. Na Callis lá em Bragança havia mais de cinco carros parados a espera de uma caixa nova. O start stop foi outro alvo de reclamações. Abraços. Mauro.

        • MMM

          Eu tive 2 carros com cambio AL4, um C4 e um 307, que era da minha esposa. Nenhum deles apresentou problemas, mas isso não significa que esse cambio não era ruim e apresentava muito mais problemas que qualquer outro. É a mesma coisa com o powershift.

          • Eduardo Brito

            Não falei que o carro não pode ter problemas, só falei que do meu pai não teve problema nenhum. O grande problema do powershift é que ele não é um cambio auto normal, quando o carro está parado, deve-se tirar a alavanca da posição P para colocar no N, coisa que a grande maioria das pessoas não faz. Isso é uma das razoes que dá tanto problema.

            • Gabriel

              Convenhamos que se esse fator é a grande causa dos problemas, o mínimo que a Ford deveria ter feito era uma ênfase na orientação correta dos consumidores já que essa não é a forma padrão de uso de quem compra câmbio “automático” (me referindo a troca de marcha automática e não a detalhe técnico de dupla embreagem etc).

              • Eduardo Brito

                Na apresentação do carro eles basicamente só falam do Sync.

            • Gunga

              Não é necessário mudar pra N quando parado, para isso o câmbio tem a função autoclutch que faz isso automaticamente. O problema na minha opinião é a ford querer colocar comportamento de câmbio automático em um automatizado, além do hábito dos motoristas de segurar o carro “na embreagem” em subidas ou abusar da função creeping. Esse câmbio Powershift/ Getrag está presente em outras marcas como Renault/Bmw sem todos esses problemas, provavelmente devido a uma programação de software mais adequada ao comportamento de um automatizado. Há inclusive no forum americano do Focus um mecanico que consegue resolver a maioria dos problemas da trepidação do PS apenas com uma reprogramação.

              • Eduardo Brito

                Era isso que eu queria dizer, usar essa função creeping acaba com o cambio. Por isso eu falei de colocar o cambio no N, pois isso impede abusos no cambio.

            • Fernando Fagundes

              Não vi essa instrução no manual cara.

              O ideal nesse caso seria o carro automaticamente desacoplar o cambio em quando totalmente parado e o pé no freio.

            • MMM

              A maioria das pessoas não faz pq supostamente não se deve fazer isso em um cambio automático. E outra, nunca vi esses problemas de trepidação no DSG e obviamente as pessoas também não fazem isso.

              A questão principal é que o Powershift é um cambio que apresenta mais problemas que a média, assim como o AL4. Não são TODAS as pessoas que vão ter problemas, mas um percentual maior de pessoas em comparação com outros cambios.

      • Robinho

        tenho um amigo mecânico da Fiat,só fala mal da Fiat, eu particularmente tive Fiat alguns bons outros não…

    • Mauro

      Risos. Vendi meu Golf de tanto ouvir dos mecânicos e clientes da concessionária Caliis que estava tendo muito problemas do Dsg. A gente tinha uma Tiguan equipada com o câmbio Tiptronic e que foi reprogramado por alguns trancos que dava em subidas, mas o Golf nunca apresentou um probleminha. Engraçado que o rapaz da Bmw na hora que viu meu Golf ficou com o carro pra ele. Se fosse ruim a gente ñ tinha vendido tão fácil. Abraços. Mauro.

  • HiperCarro

    ok

  • Janderson von Neumann

    Temos em casa um Focus e um Fiesta Powershift 2015 e ambos excelentes e sem problemas, meu pai tem um Fusion, e comparando ambas caixas eu ainda prefiro o powershift que o automático com conversor de torque do Fusion, muito mais rápido, trocas muito mais suaves, não tem aquela sensação de carro automático, as vezes passa a impressão de câmbio manual, mas com o conforto de automático de verdade, eu compraria outro Powershift com absoluta certeza.

  • RKK

    Nada como a concorrência (Golf 1.6 AT6) para fazer a indústria/montadora se mexer.

    • Lucas Vilanova

      Imagine quando chegar o Golf TSI 1.0 até o final/no final do ano. Quero saber o que vão colocar nesse carro, porque lá fora ele trabalha com uma transmissão DSG-7. Vão ter que adaptar o AISIN-6 nele.

    • Carlos_Drake

      o Segmento não anda muito bem das pernas não.. aliás o golf pena pra vender mais q o focus, que nos últimos meses ficou a frente. Golf At6 até tenta vender bem, mas o preconceito do motor de fox o impede de vender mais.

  • Airplane

    Powershit ?
    No, thanks !

  • Marcelo Dias

    NA, não se trata de erro na tabela não. Trabalhei na ford e o câmbio PS não cabe no cofre do Focus com Direção Elétrica quando equipado com motor Sigma, pois ele é mais alto q o Duratec. (ok, também lembrei da bolha do GTi.. Rs)

    • Saudades do Opala. Cabia até outro Opala dentro do cofre do motor!

      • Fernando Fagundes

        ha ha ha

        essa foi ótima!!!

      • Mauro

        Del Rey com um motor CHT cabia até um Galaxie lá dentro risos. Abraços. Mauro.

      • Gustavo73

        Dava pra levar um Up lá dentro. Aimda mais se fosse 4 cilindros o Opala.

        • Hehehehehe… É mesmo. Pior era o Chevette: Tanto espaço sem previsão de um motor maior. Querendo ou não, que minha irmã não Leia isso, mas nosso primeiro carro racional foi o 147. O que prova que a Fiat é a Tim dos carros: As melhores idéias, péssimas execuções!

  • Diogo Oliveira

    PowerSHIT?

    • Carlos_Drake

      pessoa que coloca trocadilhos.. tsc tsc

      • Diogo Oliveira

        Bom, como Fã da Fiat eu preciso suportar coisas do tipo: Fui iludido agora é tarde, Família Italiana Atrapalhando o Trânsito, Feito no Inferno Para Andar Na Terra etc. Então não vejo problemas e provocar um pouco a concorrência… Kkk

        • Carlos_Drake

          N falo de provocar. Falo que acho infantil esse tipo de coisa.
          N se incomode com opinião alheia cara =D

  • FocusMan

    O Focus com motor 1.6 não tem espaço no cofre do motor para transmissão powershift e direção elétrica.

  • Luccas Villela

    Ridículo isso de por cambio AT (ou do tipo) só no motor mais potente. DETESTO isso.

    • Roberto

      Tenho um 2.0 SE 2014 e nunca tive problemas. Só não gostei daquela tecla na alavanca para trocar manual. Ainda bem que em 2015 eles passaram para o volante.

  • Roberto

    Tenho um 2.0 SE 2014 e nunca tive problemas. Só não gostei daquela tecla na alavanca para trocas manuais. Ainda bem que em 2015 eles passaram para o volante. Melhorou bem!



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