Home Marcas Ford Ford Focus registra problemas no engate das marchas

ford focus titanium avaliacao completa 8 Ford Focus registra problemas no engate das marchas




O Ford Focus anda apresentando muitos problemas no engate das marchas, segundo alguns proprietários, que se queixaram à Revista Quatro Rodas. O problema tem ocorrido tanto versão manual quanto na automática, seja com motores 1.6 ou 2.0.

Na versão manual, o trambulador se solta e impede a troca de marchas, o que fez um proprietário ter que deitar sob o carro para reconectar o terminal que se soltou.

No automático, o problema são os trancos na troca de marchas. Em alguns casos, mesmo a atualização de software não ajudou, apenas reduzindo os trancos.

Além disso, as trocas ficaram mais lentas e há até situações de engate errado de marchas. Na rede Ford, o problema já é conhecido, sendo que algumas lojas fazem de três a quatro atualizações de programa.

O problema no caso do manual é o desgaste prematuro do trambulador. Já no automático, o problema é a contaminação do óleo ou vencimento do prazo de troca, segundo uma oficina especializada.

[Fonte: Revista Quatro Rodas]


  • bandaxadibar

    Já aluguei alguns Focus e confirmo que este problema existe…eram carros entre 10000km e 25000km.

    • http://lucrobrasil.wordpress.com/2011/07/12/campanha-contra-lucro-brasil/ lucrobrasil_boicote

      Estou com sorte, meu Focus está perfeitao. ufa hehehe. Não sinto trancos algum, e com cambio sequencial as subidas são tranquilissimas. Acho melhor que muitos automaticos sem cambio sequencial.

      • bandaxadibar

        Terror era o do meu antigo Vectra 2009….

      • Satanare

        Somos dois!
        Já estava ciente destes problemas há alguns meses atrás mas no meu caso eu não tive nenhum problema com o cambio do meu Focus Ghia Automático 2009 que agora esta chegando aos 60.000 km rodados. Mas eu sigo rigorosamente os planos de manutenção.
        Aliás dos problemas no cambio eu estou com sorte pois o Fusion V6 também teve problemas relatados recentemente e até o presente momento o cambio do meu esta funcionando perfeitamente.

        • Edson Roberto

          Alias, lindo Fusion das fotos. O seu ainda é o que possui as trocas sequenciais deslocando o cambio para cima ou para baixo?

      • 430scuderia

        o meu da um tranco quando por exemplo, eu estou andando normal, e dou uma diminuida pra fazer a curva, e o giro cai, e quando acelero de novo, o giro sobe e da um tranco.

  • Landrutt_RN

    Acho que a Ford vai querer abafar o caso até a chegada do novo Focus e evitar um recall do modelo atual em linha, convocando uma chamada apenas quando essa geração tiver deixado de ser fabricada. Podem apostar.

  • rodrigorsr

    O meu é automático, tem 25 mil km e nunca apresentou os problemas citados.

    • CarlosPrado

      Mas segundo a matéria o problema existe! Sorte sua…

      • rodrigorsr

        bom, eu faço todas as revisões. talvez não seja só sorte.

        • CarlosPrado

          Tá, mas o problema existe…

        • JottaElle

          "A ausência de provas não é prova da ausência."

          • Renato_Dantas

            Pararam?, ou vão continuaro lenga lenga?, o problema existe sim alguns proprietários deram sorte assim como o corcel que soltava a cruzeta.

  • Rods

    Baixa qualidade de componentes?!?!?!

    • bandaxadibar

      Sem analisar caso a caso, não podemos afirmar nada….

      • Rods

        Por isso fiz a pergunta…. Quando tudo se esclarecer…. Se esclarecer…. O que duvido….

        • Edson Roberto

          Bem… a Citroen começou com problemas desde o Xsara Picasso lá em 2002… esse Focus será originário de tais problemas?

          E olha que considerei um usado na troca do meu carro. To vendo que ficará para outro carro.

  • CharlesAle

    Meu chefe tem um,já com 70 mil rodados que eu me lembre(é um 08,09)e nunca deu problemas…..

  • BullittKowalski

    Tenho um Focus 2011 GLX 2.0 com 20 mil km e o câmbio manual dele nunca me deu problema também.

    • vitimsl

      Kra, tenho um 11/12 2.0 e mecanico tambem e nunca me deu problemas… está com 6000km e os engates são muito bons… Conheco mais 2 pessoas que tem focus, um é até do modelo antigo, e nunca tiveram problemas… Estou surpreso com esta noticia… Já ouvi dizer que o automatico as vezes dava alguma coisa, mas o manual nunca ouvi falar…

  • Corvo

    Ouvi falar em muitos lugares que o cambio automático do Focus é ruim mesmo, aliás, inclusive pior que o A4L da Citroen-Peugeot em relação a conforto, porém esses trancos parecem ser normais. Esses problemas acontecem com a maioria dos carros Made in Mercosul. As montadoras safadas tiram equipamentos, qualidade, e ainda cobram mais caro que na Europa. Duvido que lá tenham esses problemas

    • Tripa-Seca

      Amigo, é só ler o NA: Quase todo dia sai matéria de recall, não só na Europa, mas no Estados Unidos e Ásia também.

      • Marcelo_Machado

        A diferença é que "lá fora" eles resolvem o problema e chamam os proprietarios para corrigir o defeito.
        Aqui ficam empurrando com a barriga. Como o próprio texto afirma, tem ccs que faz 4 atualizações de software.
        A fabricante se omite em achar solução para o problema e o consumidor que fica com o pepino, abacaxi ou batata quente na mão.
        Como premium ainda recebem redução de IPI……..

        • Tripa-Seca

          Eu não discordo de você que provavelmente o tratamento aos problemas seja diferente. Até porque, para eles, a vida de um europeu vale mais que a nossa. Mas se olhar o texto do colega, verá que em momento algum ele fala do tratamento do problema, e sim, da qualidade do carro, e embora acerte no que diz respeito à qualidade (?) dos nossos carros, diz que isso não acontece na Europa, que é no mínimo, desinformação. Eu questionei sobre o tratamento? Questionei a informação dele? Questionei apenas a informação falsa de que isso não acontece lá.

          • Marcelo_Machado

            Talvez ele se refira ao fato que lá os problemas aconteçam, mas são resolvidos. Lá não aconteça como aqui que o consumidor fica com o carro dando problema e ninguém resolva.

            • Edson Roberto

              Ou simplesmente porque lá eles já andem na versão mais atual do Focus que usa cambio de dupla embreagem… (quando se opta por um carro sem acionamento de marchas por embreagem).

          • Corvo

            Eu me referi a um conjunto de fatores em sim. Está mais que claro que nosso Focus é inferior ao europeio em qualidade (leia-se montagem, acabamento, durabilidade peças), fora que lá esses problemas são resolvidos, caso aconteçam. Realmente desconheço hoje se existem esses problemas na Europa pois lá não existe mais esse cambio atualmente, então não posso afirmar. Só sei que todas as montadoras, sem exceções, são safadas, vendem os carros a preço de ouro, com qualidade ruim, e ainda inseguros ou em seu defeito, inferiores. Como voce mesmo falou, a vida de um sul americano ou africano custa bem menos, segundo o pensamento deles. Tal vez me expressei mal e foi a força da expressão dizer que isso não ocorre lá já que até as Ferrari continuam pegando fogo por exemplo, coisa gravíssima. E ao contrario do que possa pensar, eu gosto muito do Focus, aliás, há pouco tempo tinha comprado um 2010 automático e acabei desistindo da operação, mas lamentavelmente está longe do europeio. Abraços

  • silasrana

    Temos um sedan GLX 2.0 16v e, antes dos 1000km tive um problema no câmbio, porém penso que não teve relação com o problema citado na materia. Uma gaxeta de vedação do câmbio veio com defeito, o que permitia o vazamento do óleo e, consequentemente, com menos óleo e, pela temperatura, mais fino, ficava impossível a troca de marchas. Numa situação de redução no pedágio, ao tirar a quinta marcha, precisei ir no ponto morto até parar o carro e conseguir engatar a primeira novamente.
    Porém, depois de trocada o tal anel de vedação, bem como a troca de todo o óleo do sistema, hoje, já com 24 mil km, nunca mais tivemos problemas. Está funcionando perfeitamente.

  • Alex_cps

    O "Old Focus" (MK1) também sofre desses problemas, ou só a geração atual?

    • mike_br

      um colega teve mto problemas de câmbio c/ old Focus dele…

      • BrunoMulsane

        Tenho um old focus 1.8 16v. com 249.000km rodados. O tirei zero, desde então sigo as manutenções em dia! O carro é perfeito! Inclusive o cambio com engantes macios e de encaixes, muito melhor que muitos carros zeros por ai. Não o troco nem por carro Japones. O carro esta com motor liso sem baixa de oleo, e o cofre nunca foi aberto. Carro nota 10!! So vou trocar no novo modelo.

        • pauloreis

          cara tenho um old 08 flex e, eu ando muito, esta com 110kkm, faço manutenção corretamente tbm, porém, após a garantia, no mecânico de confiança. A revisão mais cara foi 850 conto e, agora que talvez irei trocar os amortecedores pq naum estou gostando do comportamento na estrada, sei da referencia de 0km, então, sinto falta do jeitão estradeiro e gostoso do dele. Concordo, nota 10, pouca manutenção, é robusto e prazeroso de dirigir.O seu vc trocou os amortecedores com quantos km?

  • GMV20

    Faz tempo que eu não tinha visto um Focus Sedan desde 2009.

  • KTA

    Olha o meu é um automático 2009/2009, está com 40.000 kms e nunca teve problemas de câmbio. Estou até admirado com esta notícia!

  • Barrywhite

    O meu Focus com mais de 30 mil Km nunca teve problema no cambio manual, inclusive na comunidade nunca vi o tal defeito, aliás muito estranha essa notícia que nem no site da 4Rodas aparece.

  • Satanare

    Já estava ciente destes problemas há alguns meses atrás mas no meu caso eu não tive nenhum problema com o cambio do meu Focus Ghia Automático 2009 que agora esta chegando aos 60.000 km rodados. Mas eu sigo rigorosamente os planos de manutenção.
    Aliás dos problemas no cambio eu estou com sorte pois o Fusion V6 também teve problemas relatados recentemente e até o presente momento o cambio do meu esta funcionando perfeitamente.

  • oliveirajc

    Essa 4Rodas gosta de pegar pelo em ovo, pega 4 pessoas com problema e sai falando que são milhares. Pega as pulgas e escapa os elefantes.

    • Marcelo_Machado

      Gozado é que se o problema fosse com outra marca tava cheio de gente ajudando a meter o pau. Elogiando a 4rodas…….

      • Edson Roberto

        Alias, se fosse a PSA… já iriam falar que o carro é lixo, que não presta, se fosse VW é que só vende dinossauro e por fim a GM que recicla velharias…

        • Corvo

          As mesmas piadas e frases de sempre, aliás, são as mesmos comentários que já cansam, mas essas pessoas que postam essas coisas são aqueles fanboys de determinada marca, que as vezes, esse carro é inferior ao seu, ou a seu eleito, mas gosta de criticar só pelo fato de ser concorrente de sua queridinha, ou na pior das hipótese, anda de ônibus. Se reparar e entrar em cada noticia de diferente marca, as frases serão sempre as mesmas

          • oliveirajc

            Quem realmente gosta de carros não é fanático de marca nenhuma.

            • Corvo

              Concordo, mas existem os fanboys de determinadas marcas por aqui, basta ver a postagem de cada pessoa em relação a uma marca ou outra. Tudo bem que você pode simpatizar por uma marca por x motivo, mas nao reconhecer o ruim e o bom de cada uma, a isso chamo fanatismo

    • achromatopsia

      Então liga pra uma especializada em câmbio automático e pergunta quantos Focus/;Ecosport eles fazem por semana.

      • oliveirajc

        Tem tanto carro que merece uma passeata…

  • superxman2k

    ATENÇÃO PESSOAL: Eu consegui resolver o problema de engates duros do câmbio do meu Fiesta 1.0L. Esse câmbio IB5 é o mesmo do Fiesta, Ecosport, Courrier e o Focus, tanto 1.0L quanto 1.6L. O problema de dureza é causado por ferrugem no eixo de acionamento do câmbio que fica ligado aos 2 cabos de engate. A solução é retirar a tampa plástica preta do câmbio (eu acho que são 2 presilhas) e lubrificar os 2 eixos, que são ligados aos 2 cabos de engate. Dá para fazer o serviço em menos de 5 minutos e não precisa de ferramentas.

  • PoolS

    O meu automático está com 31 km e não tenho nada a reclamar.
    As retomadas estavam lentas, mas depois da ultima atualização de software a coisa melhorou.
    Cabe dizer que a qualidade do combustível interfere muito no rendimento!

    Acompanho 3 foruns do Focus desde 2010 e estou impressionado com essa notícia.
    Sempre soube da fraqueza nas retomadas, mas nunca desse problema do trambulador.

    • Edson Roberto

      Ponto interessante. Pode explicar melhor esse problema relacionado as retomadas?

      Pergunto pois, possivelmente meus proximos carros eu acredito que sejam usados e o Focus poderia ser uma opção. Hoje possuo um automatico mas se precisar, ele é bem solicito para o kick down. Poderia explicar sobre o Focus?

      Abraços!

      • PoolS

        A retomada não desenvolve tão rapidamente, sendo necessário ter que usar o kickdown quase sempre.
        Agora com a ultima atualização de software houve uma boa melhora, mas não empolga muito. É um carro pacato.
        Quem gosta de respostas mais rápidas tem instalado o "Sprint booster" com bons resultados.

        Até mais,

  • MecanicoDigital

    Nenhuma novidade… Os carros da Ford tem problemas de engates no câmbio desde a época do Corcel ….
    Ai vem alguém e fala… "mas o meu nunca deu problema…" Sorte sua então, pois o problema existe, e não é simples de resolver, pois é falha de engenharia/concepção ….. Se fosse qualidade de materiais empregados, era só substituir e pronto, mas a Ford gosta de reinventar a roda…..

  • O_Corsario

    Conheço uma pessoa que tem um FOcus automático que está com problemas no câmbio automático…
    Minha primeira pergunta foi: "e não trocaram em garantia?"
    E a resposta foi:
    "Eu perdi a garantia pq não fiz revisão"
    Aaaaaaahhhhhhhhhhhhh tá! Já fiz esse filme antes…
    Não estou dizendo que em todos os casos é assim, mas muitas vezes é o que ocorre.

    • Edson Roberto

      Hum….. bem, ai o buraco é mais embaixo.

      Bom saber disso também. A pessoa quer ter um carro automatico mas não cuida do câmbio como deveria? Tem que tomar na cabeça mesmo!!!

      • Corvo

        Edson, eu quase comprei um Focus automático Sedan 2009/2010 com 25 mil km (todas as revisões feitas na concessionária) no valor de R$ 38 mil, é uma excelente opção de carro usado pois desvaloriza muito, mas acabei desistindo já que o carro que comprei, mesmo sendo quase R$ 7 mil mais caro, o financiamento, por causa do juros, foi menor. Mas fica a dica porque é muito mais fácil encontrar Focus sedan com baixa kilometragem que Hatch (realmente queria um Hatch automático, mas achar um com menos de 30 mil km na faixa dos R$ 40 mil foi muito difícil). Abraços

        • O_Corsario

          Verdade, no mercado de usados o sedã deve estar mais barato, afinal o hatch é mais procurado.

          • Corvo

            Então corsário, realmente, o público alvo do Focus sedan é diferente que do hatch, por isso é mais fácil encontrar com km baixa. Realmente queria um hatch, aliás, nunca cognitei pegar um sedan, já que não preciso de um carro sedan pois sou solteiro mas esse que vi estava novo (o ex dono tinha trocado por um Fluence).Tinha ido a dar o sinal pelo Sedan, mas pensei friamente que o carro não tinha mais garantia, a tx de juros era mais alta que um carro zerado automático (mesmo sendo 7 mil mais caro, a parcela ficou em valor menor), também, o fato de ser só gasolina numa cidade como SP, que o etanol vale mais a pena me fizeram optar por um carro zerado com 3 anos de garantia e custo de manutenção bem mais baixo, com os mesmos equipamentos que o Ford, ou até com mais. Penso que usado só vale a pena comprar se vai ser a vista. Realmente se tinha o dinheiro, haveria optado pelo Focus sedan, mesmo preferindo o hatch. Abraços

    • Alceu hall

      Bom eu tenho um focus 2012 2013 e esta apresentando o mesmo problema esta demorando demais para trocar de marça 3 para 4 esta apenas com 19 mil km todas a revisões feitas na agencia inclusive levei ele ontem e foi passado o escanher e não acusou nada a manha irei levar o carro devolta para agencia para que sej a resolvido o problema pois esta do mesmo jeito
      um carro que vc paga 67.320 reais apresentar tal tipo de problema e inaceitavel

  • CyborgPilot

    Como está explicado no final do texto do post, o problema mesmo é no cãmbio manual, porque no automático é problema de contaminação do óleo pela falta de troca do mesmo. Tem gente que compra carro automático e nem lê o manual do proprietário e pensa que não tem que dar manutenção nunca. Há 10 anos que só tenho carro automático comprados usados e nunca tive problemas de funcionamento porque sempre troco o óleo e o seu filtro interno a cada 40.0000 km. Mas o tempo de troca varia de uma montadora pra outra.

  • Alex_Schmidt

    Focus sedan Ghia 2009 automatico: Fiquei feliz por longos 3 meses, depois disso vários problemas, barulhos, acabamento, cambio, liq de arref. que desaparece (e não tem vazamento), amortecedores, teto solar e nenhuma das 5 concessionárias em que levei (o carro passou mais de 40 dias dentro das concessionárias, somando todas as idas durante o 1o. ano) conseguiu resolver esses problemas. Desisti de tentar resolver esses problemas e agora só faço as revisões obrigatórias da garantia. Não queria mas tive que apelar pra justiça, depois de tentar o 0800, a área técnica, a área de vendas da concessionária que me vendeu o carro e novamente o 0800, que só sabe dizer "leve no distribuidor". Isso não adianta nada, pois tentei por quase 2 anos ! Não satisfeito, fiz contato com a regional Ford e tentei resolver com a ajuda dos "engenheiros de campo", que também não conseguiram resolver os problemas. Para mim, que só tive Ford nos últimos 10 anos, é no minimo lamentável além de péssimo pra fidelização de cliente (se é que isso interessa à Ford Brasil). Não recomendo o Ford Focus para ninguém com quem converso. Não é possível ter que contar com a SORTE ao se comprar um carro EM GARANTIA. Entendo que são defeitos de um produto e que deveriam ser solucionados pelos representantes do fabricante (assim determina o "contrato" chamado garantia do produto), e que tanto o fabricante quanto eles falharam ao não resolvê-los. O carro pode ser excelente, mas de nada adianta se não tem seus eventuais defeitos resolvidos.

  • Edu_SBC

    reportagem boa pra mostrar aqueles que adoram descer a lenha nos câmbios robotizados kkkkkk

  • ManuMessi

    Eu sabia que esse Focus não é tudo que falam, tive um e graças a Deus me livrei dele. Não recomendo Ford, esse Eco que chega é pura enganação, motorzinho 1.6 num carro com esse peso, bonitinho mas ordinário.

  • Turbo_Car

    "No automático, o problema SÃO os trancos naS trocaS de marcha. Em alguns casos, mesmo a atualização de software não ajudou muito, apenas reduzIU os trancos."

    Abs!

  • Adriano_Silva

    Na versão manual, o trambulador se solta e impede a troca de marchas, o que fez um proprietário ter que deitar sob o carro para reconectar o terminal que se soltou.

    Agora me lembrei de um Opala do meu pai, tinha o mesmo defeito rsrsrrsrsrs eeeeeee carrão em Ford? Só não o mesmo preço rsrsrsrs.

  • Elen Patricia Amado

    Comprei um Ford Focus 2.0 guia , em otimo estado , contudo logo apos a segunda semana comecei a perceber que quando troco de marcha no painel o "P" Parking fica piscando ao inves de mudar para o "D" Drive , levei na concessionaria e eles ficaram tres dias com o carro e me disseram que haviam regularizado contudo menos de uma semana e novamente ao trocar de marcha no painel vejo que fica piscando o "P" , nao sei se e um problema serio , fico preocupada que possa ser algo serio no Cambio , ate o hoje nao tive problemas de o carro parar ou algo como trancos ou outros , mas gostaria de saber se alguem ja teve este problema .

  • Elen Patricia Amado

    Comprei um Ford Focus 2.0 guia automatico e nas primeiras duas semanas estava tudo ok , contudo depois ao trocar a marcha no painel aparece o "P" piscando ao inves de aparecer o "D" driver , levei na Concessionaria e o carro ficou 3 dias la , contudo quando voltou nos primeiros 2 dias eu mudava de marcha e o visor aparecia o D corretamente , contudo novamente ao mudar a marcha aparecia o "P" piscando ao inves do "D" , fico preocupada se isto possa ser algo serio no cambio , mesmo o carro nunca tenha parado ou nem sentido tranco, gostaria de saber se alguem ja teve este problema e se conseguiram resolver??

    • Juliano

      Ola Elen, ja arrumaram seu Focus, o meu nao tem 1 semana que eu comprei e ja tem esse problema.

    • Marcelo

      O meu esta com o mesmo Problema você conseguiu resolver?

    • Joao Gustavo

      O meu focus ghia 2009 tb está apresentando esse problema. De vez em quando para de piscar…mas acaba voltando. Alguém conseguiu verificar o que pode ser esse problema? e, principalmente, como solucionar?

      • Wilian Claro

        João Gustavo, a alguns dias o meu Focus 2010/2011 com 50.000 km começou a apresentar o mesmo problema. Pelo que andei pesquisando, o problema pode ser a alavanca do câmbio, que deve ser desmontada e seus componentes limpos ou trocados, dependendo do caso, pois em geral eles apresentam mau contato, ou o problema pode estar no chicote do câmbio. Vou levar meu carro na Ford onde fiz minhas revisões para analisar e resolver o problema. Se eu tiver novidades te informo. Se você tiver novidades, me repasse por favor. Obrigado.