Home Marcas Ford Ford investe em Camaçari para iniciar produção do novo EcoSport




Já está tudo pronto para iniciar a produção da segunda geração do EcoSport. A Ford anunciou nesta quarta-feira (18) que aplicou novos investimentos na unidade de Camaçari, na Bahia, que foi transformada para a fabricação do utilitário-esportivo. A nova fase da fábrica incluiu a aquisição de equipamentos de última geração para o aumento da capacidade instalada, além da remodelação da linha de montagem e treinamento dos profissionais da produção.

A unidade de Camaçari será a primeira a produzir o novo EcoSport, que também será fabricado na China, na Índia e na Tailândia. A fábrica ganhou o avançado setor de prensas totalmente automatizadas, capazes de operar com o dobro da velocidade anterior, com quatro linhas com capacidade de 1.000 a 2.500 toneladas, já em plena produção.

O setor de estamparia de Camaçari é responsável pela produção de tetos, portas e laterais do carro, a um ritmo de 15 peças estampadas por minuto, a partir de uma folha de aço plano introduzida no início da máquina que, de acordo com a Ford, ocupa uma área de 900 metros quadrados na unidade, e atinge 11,5 metros de altura – a área total do prédio onde o equipamento está localizado tem 2,6 mil metros quadrados.

“Essa linha de prensas é um diferencial para o Novo EcoSport: traz alta qualidade, velocidade de produção e rapidez na troca de ferramentas, que é feita em apenas 6 minutos, em relação aos 20 minutos tradicionais”, diz Adão Aldo Morgan, gerente de Engenharia de Manufatura da fábrica. Além da rapidez, o equipamento reduz ao mínimo o uso de óleo de estampagem para lubrificar as peças. “Isso se traduz em eficiência e qualidade”, completa Wladimir Cardoso, gerente da Estamparia.



Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.