Home Marcas Ford Ford investe em Camaçari para iniciar produção do novo EcoSport

Linha de produção do novo Ford EcoSport1 Ford investe em Camaçari para iniciar produção do novo EcoSport




Já está tudo pronto para iniciar a produção da segunda geração do EcoSport. A Ford anunciou nesta quarta-feira (18) que aplicou novos investimentos na unidade de Camaçari, na Bahia, que foi transformada para a fabricação do utilitário-esportivo. A nova fase da fábrica incluiu a aquisição de equipamentos de última geração para o aumento da capacidade instalada, além da remodelação da linha de montagem e treinamento dos profissionais da produção.

A unidade de Camaçari será a primeira a produzir o novo EcoSport, que também será fabricado na China, na Índia e na Tailândia. A fábrica ganhou o avançado setor de prensas totalmente automatizadas, capazes de operar com o dobro da velocidade anterior, com quatro linhas com capacidade de 1.000 a 2.500 toneladas, já em plena produção.

O setor de estamparia de Camaçari é responsável pela produção de tetos, portas e laterais do carro, a um ritmo de 15 peças estampadas por minuto, a partir de uma folha de aço plano introduzida no início da máquina que, de acordo com a Ford, ocupa uma área de 900 metros quadrados na unidade, e atinge 11,5 metros de altura – a área total do prédio onde o equipamento está localizado tem 2,6 mil metros quadrados.

“Essa linha de prensas é um diferencial para o Novo EcoSport: traz alta qualidade, velocidade de produção e rapidez na troca de ferramentas, que é feita em apenas 6 minutos, em relação aos 20 minutos tradicionais”, diz Adão Aldo Morgan, gerente de Engenharia de Manufatura da fábrica. Além da rapidez, o equipamento reduz ao mínimo o uso de óleo de estampagem para lubrificar as peças. “Isso se traduz em eficiência e qualidade”, completa Wladimir Cardoso, gerente da Estamparia.


  • danieldourado_2

    "Essa linha de prensas é um diferencial para o Novo Ecosport: traz alta qualidade"

    Realmente, se for verdade, é um diferencial para o mercado brasileiro: Qualidade.

    • xam72

      Qualidade de durabilidade ou qualidade de recorde de faturamento?

    • experientdriver

      em gravataí a GM possui uma prensa dessa há 12 anos… está atrasada hein ford?

  • LuisRenatoJoia

    Que demora para lançar esse carro!Mais vai ser um sucesso.

  • marcelo_ricardo

    Não vou acreditar nessa qualidade se o motor Sigma continuar capado.

  • andre_0102

    Sempre quando vejo noticias de novos equipamentos no Brasil, fico pensando que pegaram os restos de uma fábrica realmente atualizada do mercado europeu ou americano, passaram uma tinta e passaram p/ nós por um zinhão de dinheiros, que nesse caso nem computaria como lucro; provavelmente seja pré-conceito meu, mas a impressão fica…

  • granrs78

    Vamos Ford!! Agiliza aí o lançamento da Nova Ecosport, pois o tempo está passando muito rápido, e novos concorrentes estão chegando.

  • Ricardo_Lopes

    Enquanto isso o Duster é feito na base da bigorna e martelo???

    Falando serio, a modernização é uma questão de sobrevivência pras montadoras, qualquer instalação construída hoje será melhor que as já existentes em nosso mercado, então a nova fábrica da Fiat em PE será o suprassumo industrial daqui a pouco, título atual das fábricas Hyundai (Piracicaba) e Toyota (Sorocaba).