_Destaque Esportivos Ford Hatches

Ford: modo Drift do novo Focus RS surgiu por acaso

Ford Focus RS 2016 13

O modo Drift do novo Ford Focus RS é um dos recursos mais interessantes disponível no carro. No entanto, se engana quem acredita que esse modo foi fruto de meses de desenvolvimento por parte dos profissionais da montadora norte-americana. Durante uma entrevista, o engenheiro da Ford Performance, Tyrone Johnson, revelou que o sistema surgiu por acaso.

Segundo o executivo, o modo Drift apareceu quando os engenheiros estavam projetando o sistema de embreagens da tração AWD. Johnson estava a bordo do Focus RS com outros dois, sendo um o responsável pelo desenvolvimento dinâmico e o outro pela calibração da tração integral com um laptop sobre os joelhos, e eles começaram a testar diversos acertos. Por fim, conseguiram chegar ao “Drift Mode”.

Ford Focus RS 2016 9

Embora toda a equipe de desenvolvimento tenha aprovado o recurso, ele só seria implantado no Ford Focus RS de produção caso fosse aprovado pelo chefe de desenvolvimento da marca, Raj Nair. Ele se impressionou tanto com o sistema que resolveu promove-lo como um dos principais chamarizes da nova geração do hatch esportivo.

O Drift Mode do novo Focus RS dispõe de uma calibragem especial para o sistema de tração nas quatro rodas, que altera a distribuição de torque para ajudar o piloto a realizar derrapagens controladas com o automóvel. O modelo dispõe ainda dos modos Normal (indicado para o dia-a-dia), Sport (com respostas da direção, motor, sistema de tração e escapamento alteradas) e Track (voltado para a performance, com um controle de estabilidade mais permissivo).

O motor que equipa o novo Ford é um 2.3 litros EcoBoost, capaz de gerar 354 cavalos de potência e 48,4 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades.

[Fonte: Motoring]





  • Edu.ch

    Coisa mais inútil para se fazer com um carro: drifting.

    • rafael morozini

      Quem não tem um carro que consegue fazer acha isso mesmo ..,

      • Edu.ch

        Tá bom. Esse Focus deve dar um coice nas acelerações e retomadas, deve fazer curva muito rápido, deve ser uma delícia dirigir num estrada estreita e cheia de curvas, mas o ótimo a se fazer com ele é ficar deslizando de lado gastando pneu à toa.

        • Rafael

          Tem gente que não suporta dirigir em estrada sinuosa, tem gente que prefere carro suspensão totalmente voltada ao conforto, tem gente que odeia carro turbo e gente que adora drift. Enfim, existe gosto pra tudo. Esse modo drift é só mais uma opção e não a única do carro. Fora que pneus nos estados unidos e Japão, por exemplo, são muito mais baratos que os daqui. Lá os gringos podem se dar o luxo de escolher pneu pela performance, e até ter vários jogos em casa. Nossa realidade aqui é outra.

    • Daniel Saraiva Vila Nova

      Tão inútil quanto jogar futebol, jogar video game, assistir filme…

      • Stan Work

        Exato Daniel!! Mas tem gente que vê vantagem em algo mais versátil como uma van com 7 lugares e câmbio cvt.

        • Pacheco

          Gosto é gosto… kkkkk

  • PEDAORM

    Teria fácil, apesar do visual levemente infantil da versão, ainda dá para encarar, menos escandaloso que o Type R, e a cor tinha que ser esse azul.

  • Luiz

    Teria fácil.

  • Ricardo Blume

    No Brasil não precisamos de carros com drift mode por que nós temos estradas com esta característica. Elas fazem todo o trabalho por nós.

    • Marcio Almeida

      Aki temos o modo off road todos os dias nas cidades e estradas

  • alex

    O design não me agrada muito, parece que essa carroceria não foi desenvolvida pensando em uma variante esportiva.

  • Magnamox

    Ja fiz Drift numa estrada de terra com o chevette do meu sogro…emoção sem igual..rsrs

    Agora esse Focus RS é um sonho de consumo.

    Enquanto não temos no Brasil (e se um dia tiver) vou me contentando com o Dirt…rsrs

    • Redpeak77

      hahahah
      só que você correu um sério risco de vida no chevéio… =)