Ford Montadoras/Fábricas

Ford oferece PDV para dois mil funcionários

ford-fabrica-bahia

A Ford propôs um PDV (plano de Demissão Voluntária) para 2.000 funcionários de sua planta de Camaçari/BA. O objetivo é reduzir o excedente (de mesmo número) de mão de obra na fábrica baiana.

Com isso, a Ford extingue o terceiro turno em Camaçari, sendo que 45% do quadro pertence à montadora e o restante faz parte dos fornecedores de dentro do complexo. O sindicato ainda tenta rever a decisão da empresa com férias coletivas a partir de fevereiro e lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho).

Para quem decidir aceitar o PDV, o período de confirmação vai de 4 a 15 de janeiro, mas a Ford não divulgou os benefícios do plano. Para a montadora, a ação é a única forma de adequar a produção e a mão de obra à baixa demanda do mercado. Atualmente o complexo emprega 10.500 pessoas, sendo 4.500 da Ford e 6.000 dos sistemistas.

[Fonte: A Tarde]

Agradecimentos ao Paulo Rodrigues.





  • Lacra no 13 até o dedo desintegrar.

    • 1945_DE

      Essa foi boa. Mas ainda vai ter bitolado que vai atolar o dedo no 13 de novo.

    • O país vai antes que o dedo

  • Gavlan The BeerMaster

    Feliz Natal… presentinho de final de ano do PToma…

    • Ramom Alencar

      a culpa não é só de PT, baixar os preços não querem né? o custo Brasil nem é tão alto assim, aumentar 10 mil num popular da noite para o dia fazem tranquilamente

      • Fanjos

        As fabricas fazem o que o governo permite e o que o povo aceita, se o governo recebe pixuleco das montadoras para criar leis para proteger o cartel e o povo é doutrinado desde cedo com marxismo em vez de matemática financeira e economia a culpa é do governo sim.

      • gveralonso

        Sabe o que o governo tem culpa? De não abaixar o imposto sobre o trabalhador, isso o governo não faz para manter empregos. O governo não incentiva. O pq desse “aumento de 10 mil” da noite para o dia é desses funcionários que estão parados na linha de produção pois não da para produzir, os estoques estão altos e a cada mês está vendendo menos. Os combustíveis aumentaram aumentando o frete até a concessionária acarretando aumento também no preço do veículo. A luz elétrica que aumenta, gerando maior gasto para produzir o veículo e para manter uma concessionária. A culpa é do governo, pois a montadora tem que lucrar para ter uma operação no verde, não adianta abaixar os preços e ter prejuízos somente por que não está vendendo. Na Europa em período de crise os governos deram incentivos para vender, por isso os preços lá abaixaram, aqui não, o que o governo faz? Aumenta os impostos e ainda quer colocar a CPMF de volta. A CULPA É DO GOVERNO.

        • Rodrigo

          É bem por aí. Mas o pessoal aqui só tem a fórmula mágica do “baixa o preço que vende”…
          Acham que os carros apenas brotam das fábricas e que não há custo manter empregado, acham que a matéria – prima que muitas vezes é vendida em dólar também brota do chão, etc…
          Votaram 13? Agora agüentem!

          • humberto

            Olha, em qualquer lugar do mundo isso funciona, chama-se lei da oferta e da procura. Se um focus, por exemplo que custava 65.000,00 na versão anterior agora pedem R$100.000,00 é óbvio que não vai vender, quanto mais em plena crise econômica.

            • Rodrigo

              Em qualquer lugar do mundo também não existe montadora filantrópica. Eles trabalham visando o lucro. Eu mesmo não saio de casa para trabalhar de graça!
              Ninguém é obrigado a comprar! E quando há mão de obra excedente, demite-se. infelizmente, é assim.
              E os preços não aumentam a bel prazer apenas para visar o lucro. Os custos aumentam e ninguém vai assumir essa bomba.
              Só o consumidor mesmo.

        • CorsarioViajante

          É engraçado que aqui o governo fez o contrário, deu incentivo para vender carro quando a economia estava quente e o crédito fácil.

      • ObservadorCWB

        Explique o custo Brasil e compare com outros países. Não entendi.

      • Gavlan The BeerMaster

        Concordo, mas enquanto tivermos um governo que não liga para regulamentação do mercado vai ser assim, o Presidente da Argentina cortou alguns impostos, mas antes ressaltou que não toleraria a sonegação fiscal (da qual o nosso país é campeão) e o aumento abusivo de preços de certos produtos… Lá ele pôs a rédeas, aqui eles deixam correr solto por isso os preços tão abusivos…

  • Willian Ricardo Rodrigues

    fecha a porta e volta pro tio sam, e fazemos igual ao chile que compra tudo importado. Pelo menos assim o governo pára de sustentar essa cambada (sindicalistas e empresários corruptos e montadoras)

    • Rafael Yashiro

      Seria ótimo se isso acontecesse.
      O problema é que o governo adora colocar em propaganda na tv que “empregos e renda foram gerados por conta de uma nova fábrica, que é a prova de como o Brasil está crescendo”.
      Rá! Agora quero ver falar que tudo está bem para esses 2 mil que irão perder emprego.

  • Rodrigo

    Aqui de boas tentando entender por que os Argentinos compram New Fiesta do México…

    • Fanjos

      É a mesma coisa dos brasileiros correndo para comprar os últimos Golfs Mexicanos em vez dos que vão embostinalizar

      • cepereira2006

        É sério que todas as versões do Golf terão barra de torção em vez de multilink? Não seria só a versão de entrada?

        • gveralonso

          Somente o GTI que vende 100 ou menos unidades por mês terá o multilink. O Comfortline e Highline terão barra de torção. Se meu dinheiro me desse oportunidade, compraria um agora para aproveitar os mexicanos e os descontos que chegam a ser razoáveis perto da quantidade de aumento que o veículo teve desde o lançamento.

          • Fanjos

            Estão falando que o GTI tb vai ser feito aqui e tomar nerf também

            • CorsarioViajante

              Creio que a carroceria do GTI será nacional, mas nada impede de usar multilink, assim como usará o motor e câmbio importados. O A3 nacional se não me engano é assim, todas as versões são nacionais mas a 2.0 TSI usa multilink.

        • CorsarioViajante

          O que não falta são boatos, eu creio que infelizmente todas as versões terão torção, pois até o A3 de entrada recebeu este presentinho.
          Porém, CADÊ o carro? A VW está prometendo este golf nacional e nada… Já encheu o saco.

          • Edson Fernandes

            E um membro do Clube do Golf que postou uma foto de Golf “automatico” por R$69900? Na verdade se trata da versão Comfortline DSG. Para a versão que é com o cambio DSG, está em um preço otimo. Ouso dizer que nem mesmo o 308 bate ele, e digo com tranquilidade.

      • rvmattos

        embostinalizar… curti! sempre aprendendo rsrsr

  • shdn2010

    alguem se lembra ai .. lu la la, uma estrela guia….kkkkkk lá vem alguem dizer que nao é culpa do pt, o país nunca esteve tao f o d i d o e tao roubado na historia como agora…

    • ObservadorCWB

      PT ?? O LuLLa diz que não conhece. Que nunca ouviu falar…rsrsrsrsrs

  • Marcelo SR

    10.500 funcionários?!? Isso não é uma fábrica, é uma cidade pequena!!! Voltando ao tema… Para quem ainda está trabalhando na indústria automotiva (meu caso) tem que levantar as mãos para o céu, porque dona Dilma está desintegrando o setor no país!!!

    • Louis

      Não só o setor automotivo, praticamente todos os setores estão sofrendo. Setor imobiliário está se desintegrando. Ano que vem, prevejo pegar em cheio o comércio.

  • Zé Mundico

    Como dizia o grande filósofo e pensador Sérgio Mallandro:

    GLU GLU,
    IÉ IÉ.

    Em bom portugues: ENTALOU E QUEBROU DENTRO!!!!

  • CorsarioViajante

    É pena, vivemos uma equação complicada e muito perigosa. O custo-Brasil aumentou terrivelmente no começo deste ano não só pelo dólar mas pelo aumento generalizado de impostos. Isso certamente pressionou os custos.
    Ao mesmo tempo, alguns fabricantes parecem que estão tão viciados em mamatas e em vender na inércia que não tem criatividade ou interesse de fazer qualquer coisa um pouco diferente ou ousada. Ainda tem muita gente comprando, mas está mais difícil fechar negócio – aquela mamata de uns anos atrás acabou.
    Porém quem fez um bom trabalho de entender o consumidor e entregar um pacote sedutor não pode reclamar muito: HB20 e Onix continuam vendendo com constância, Renegade e HRV estão em toda parte. A Ford poderia ser um pouco mais ousada, especialmente com o Fiesta e Focus que são ótimos carros mas precisam talvez oferecer um pouco mais pelo que custam. O Focus certamente não precisava ter a versão SE (pelada) e a SE PLus (um salto de quase cinco mil e minimamente equipada), deveria partir da SE Plus por um preço melhor. O Fiesta está totalmente ofuscado, precisa urgente rever seus preços e pacotes.

  • Junoba

    Foi o povo que escolheu esse governo, então que arquem com as consequências desses corruptos.

  • Renato Almeida

    Com PDV ou não, a Ford já bateu o martelo que vai reduzir pelo menos 1 turno em Camaçari. Os motivos principais são 2: HRV e Renegade, que roubaram muito mercado da Ecosport (a Ford vai tentar reagir com o B515 MCA, mas virá só em 2017). A queda geral de ~ 25% nas vendas das automotivas ainda não é a principal preocupação por lá.

  • Astron

    As empresas só querem viver nas tetas do governo, agora que tiraram as isenções ficam fazendo chantagem, não abaixam os preços de jeito nenhum, mandam embora mas não fazem nenhum esforço pra população.

    Mas éh td culpa do governo, que da financiamento pelo BNDES na casa dos bilhões a juros de 2 – 2,5% ao ano, e deixa os otários pagarem quase 15% de juros ao ano.

    Não há inflação que abaixe, Empresas pagando 2,5% e PF quase 15%.