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Ford Ranger consegue três estrelas e Chevrolet Sail zera nos testes do Latin NCAP

ford ranger latin ncap 2016 2

O Latin NCAP, órgão responsável por avaliar a segurança dos veículos vendidos na América Latina e no Caribe, divulgou nesta quinta-feira (14) novos resultados. Desta vez, os modelos testados foram a picape média Ford Ranger, já na versão reestilizada produzida na Argentina, e o sedã compacto Chevrolet Sail, que não é comercializado no mercado brasileiro.

No caso da Ranger, a pontuação foi de três estrelas para a proteção do ocupante adulto e quatro estrelas para a proteção do ocupante infantil. A picape foi submetida a teste de impacto frontal e lateral e, em ambos os casos, de acordo com o divulgado da instituição, ofereceu boa proteção para todos os ocupantes.

A picape dispõe de sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, cintos de três pontos para todos os ocupantes, possibilidade de desativar o airbag quando instalada uma cadeirinha infantil, entre outros. O modelo avaliado, no entanto, não apresentava controle de estabilidade e de tração, itens oferecidos em todas as versões da Ranger disponível no Brasil, assim como os sete airbags (ante três do exemplar testado).

chevrolet sail latin ncap 2016 3

Já o Chevrolet Sail, produzido na China e montado na Colômbia, teve zero estrela na proteção para ocupante adulto e duas estrelas na proteção do ocupante infantil. Segundo o Latin NCAP, “a estrutura desse veículo foi catalogada como instável, não sendo capaz de suportar cargas maiores”. O motorista apresentou lesões de risco de vida na cabeça do peito, enquanto o peito do passageiro mostrou compressão próxima do limite permitido. O impacto lateral não foi realizado, afinal as lesões do motorista explicaram a zero estrela.

O Sail dispõe de Isofix, utilizados no teste que, combinados com o sistema de retenção infantil (SRI), ofereceram uma proteção razoável às ocupantes crianças. Todavia, o Chevrolet não conta com cinto de três pontos para todos os ocupantes, ocasionando a perda de pontos.

“Fico surpresa com o fato de continuarmos a ver modelos zero estrela por parte da Chevrolet no mercado latino-americano. Enquanto outros fabricantes mostram uma melhora no transcurso dos últimos cinco anos, os modelos da GM continuam a decepcionar. O Latin NCAP se comprometeu a ter veículos mais seguros na América Latina e vamos continuar a fazê-lo, informando os consumidores e assinalando as carências da GM, bem como de outros fabricantes de automóveis, até que haja uma alteração”, disse María Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin NCAP.

Os próximos resultados de testes de colisão serão divulgados pelo Latin NCAP em junho.

Galeria de fotos dos testes do Latin NCAP





  • Khusller

    Como assim a nova Ranger é menos segura que a anterior ? Enquanto isso nos EUA, é vendida a F-150, a pick-up mais segura do mundo…

    • Bruno Silva

      A VERSÃO TESTADA NÃO TINHA ESP (DE SÉRIE NO BRASIL) NEM 7 AIRBAGS, QUE ALTEROU OS RESULTADOS. Ler o texto faz bem, obrigado de nada.

      • Khusller

        Desde quando precisa de 7 airbags pra tirar 5 estrelas ?

        • Daniel

          As regras do mudaram, meu caro. Todos os testes em 2016 avaliarão impactos frontais e laterais. Além disso, só alcançarão nota máxima os veículos que dispuserem de controle de estabilidade.

          • Khusller

            Nem Volvo (MAIS SEGURO DO MUNDO) tem 7 airbags… Estou dizendo que se o projeto fosse bom mesmo, tiraria 4 estrelas, já que não tem o ESP…

            • rafa93

              a metodologia do teste leva em consideração a existência da tecnologia.
              Não deve-se utilizar como âncora as notas de testes passados, estas servem apenas para veículos daquela metodologia, inclusive a própria organização deveria esclarecer melhor isso, porque transmite-se uma sensação de que o veículo não é mais seguro que outros veículos avaliados anteriormente da marca como o fiesta e ecosport.
              não estou tentando defender a ford, mas a imagem do teste mostra que a estrutura da ranger é bem resistente, as outras estrelas não foram recebidas por tratar-se de uma versão de entrada, que sofre redução de custos e por isso não possui todos sistemas de segurança das outras versões, essa estratégia já é adotada pelo euro n-cap.

              • Marcio Santos

                A ranger não obteve cinco estrelas pela falta do esp, o que não afeta a nossa ranger que desde a básica possui esp e esc, além de sete airbags, hoje é a pickup mais segura do pais.

        • FocusMan

          Isso depende de cada carro. O número de Air Bags não define nada, mas o ESP e Controle de tração já arrancaram duas estrelas de cara da Ranger.

    • CignusRJ

      A versão testada não é a vendida no Brasil.
      O ideal seria que fosse um teste exclusivo para o mercado brasileiro.

      • Gustavo73

        A Latin assim como a Europa não testam modelos exclusivos de alguns mercados.

        • Cheguei meu povo, mamae Dilma ama vcs.

          Vamos lá, negocio está muitooooo complicado e complexo, já li os novos protocolos do latinncap, e dei uma lida nos protocolos da euroncap antiga, mas a coisa está feia.

          Continua não podendo fazer comparações de estrelas com Euroncap, ponto. Quanto as pontuações, agora não sao mais possiveis, já que a latinncap nao está mais mostrando as pontuações de impacto frontal. Agora estão somados a pontuação frontal, lateral, e avisos de cinto.

          Mandei um email para eles, pois não está claro com quantos pontos são necessarios para receber 4 ou 5 estrelas. Contudo, creio que posso antecipar algumas coisas.

          – Para receber 4 estrelas, é necessário ter ESP, ABS, aviso de cinto e 22 pontos totais (impacto frontal e lateral). A principio suponho que seja 11 + 11. Nao é necessario airbags laterais para ser aprovado pelo teste lateral.

          – Para receber 5 estrelas, é necessario ter ESP, ABS, aviso de cinto, e airbags de cortina para passar pelo teste de poste, sendo 27 pontos totais (aqui entra a duvida se o impacto lateral com 13 pontos é 5 estrelas).

          Aviso de cinto recebe 1 ponto, caso tenha aviso de cinto nos bancos traseiros, recebem mais 1 ponto. (suponho que seja 16 pontos frontais, 16 pontos laterais, 1 pontos de aviso de cinto frontais, e 1 pontos de aviso de cinto traseiros, dando no total 34 pontos).

          Portanto, a pontuação maxima é de 34 pontos, sendo que a latinncap continua somando pontos dos avisos de cinto no testes dinamicos. E pelo que eu entendi lendo o protocolo, mesmo que o carro nao tenha aviso de cinto nos bancos traseiros, vao receber 5 estrelas, desde que possuem nos bancos frontais.

          Onde eu usei o termo “suponho”, é exatamente as perguntas que enviei ao latin, vamos ver o que irão responder.

          • Deivid

            Nunca deu pra esperar por clareza do Latão Enecape

          • FocusMan

            Obrigado pela ótima explicação Lucro Brasil. Eu li o protocolo também e é complicado. Na verdade nenhuma teste NCAP hoje se equivale. Cada região tem alguma especificidade que invalida qualquer tipo de comparação.

            O fato é que para mim contar tecnologia de segurança passiva na nota, força os fabricantes a oferecem tais itens como itens de série para obterem as notas máximas. Entretanto, isso dificulta analisar qual a melhor carroceria, que para mim seria o ponto mais importante.

            • Recebi email hoje, considerando apenas o impacto frontal, a Ranger tem pontuação para 4 estrelas.

              Em qui, 28/4/16, Comunicacion / Latin NCAP escreveu:

              Assunto: RE: Ranger
              Para: “‘Lucro Brasil'”
              Data: Quinta-feira, 28 de Abril de 2016, 22:54

              Bom dia,
              Os pontos do Ranger para impacto frontal foram 13.62 frontal e 16.00 para o impacto lateral

              Muito obrigada
              Carolina

              ——————————————–
              Em sex, 15/4/16, Lucro Brasil escreveu:

              Assunto: Teste Pontuacao
              Para: “secretaria@latinncap.com”
              Data: Sexta-feira, 15 de Abril de 2016, 9:28

              Falando sobre a pontuação para adultos, nos testes anteriores era 17 pontos max. Sendo 16 pontos + 1 ponto pelo aviso de cinto de segurança;.

              Agora com esse novo protocolo de 2016 consta como 34 pontos max. Eu li todos os protocolos no site da latin, mas tenho duvidas.

              Teste de impacto frontal = 16 pontos max.
              Teste de impacto lateral = 16 pontos max.
              Aviso de cinto de segurança frontais = 1 ponto.
              Aviso de cinto de segurança traseiro = 1 ponto.

              16 + 16 + 1 + 1 = 34 pontos.

              Seria isso? Caso for isso, no protocolo do site consta 27 pontos no minimo para receber 5 estrelas (impacto frontal + lateral). Sabendo-se que para impacto frontal é necessario ter 14 pontos no minimo para receber 5 estrelas (testes anteriores), logo suponho que 27 – 14 = 13 pontos seria a nota minima para teste lateral com 5 estrelas. Está correto?

              Olhando o dummy do Ford Ranger, é possivel ver que para o impacto lateral recebeu tudo cor verde. Então suponho que foi 16 pontos. Com aviso de cinto frontais + 1 ponto. Sendo 17 totais. Como ele recebeu nota 30,62, então creio que 30,62 – 17,00 = 13,62 é a pontuação dele para impacto frontal?

              Seria bom a latinncap postar as pontuações dos impacto frontais, para assim ao menos termos a possibilidade de fazer comparações com as pontuais dos impactos frontais dos anos anteriores.

              Resumindo, qual foi a pontuaçao do impacto frontal do Ford Ranger?

              • FocusMan

                O Latin N CAP tem causado certa decepção…

        • Agora, falando do teste da Ranger, ela recebeu 30,62 pontos dos 34 maximos. Uma nota bem acima dos 27 pontos necessarios para 5 estrelas, portanto a Ranger é SEGURA, porem recebeu 3 estrelas devido a ausencia do ESP, e por nao ter feito teste de poste devido a ausencia de airbags de cortina.

          Num simples calculo me deu a entender que o a pontuação do impacto frontal da Ranger foi de 13,62. Embora eles nao postaram as pontuaçoes do impacto lateral, contudo os dummis estavam verdes. Logo suponho que para teste lateral foi 16 pontos. E se retirar um ponto do cinto, sobra 13,62 para frontal. Mandei tambem essa pergunta para eles.

          • Gustavo73

            Olha legal você destrinchar isso. E fazer os questionamentos para eles acho muito importante.

            • Recebi email hoje, considerando apenas o impacto frontal, a Ranger tem pontuação para 4 estrelas.

              Em qui, 28/4/16, Comunicacion / Latin NCAP escreveu:

              Assunto: RE: Ranger
              Para: “‘Lucro Brasil'”
              Data: Quinta-feira, 28 de Abril de 2016, 22:54

              Bom dia,
              Os pontos do Ranger para impacto frontal foram 13.62 frontal e 16.00 para o impacto lateral

              Muito obrigada
              Carolina

              ——————————————–
              Em sex, 15/4/16, Lucro Brasil escreveu:

              Assunto: Teste Pontuacao
              Para: “secretaria@latinncap.com”
              Data: Sexta-feira, 15 de Abril de 2016, 9:28

              Falando sobre a pontuação para adultos, nos testes anteriores era 17 pontos max. Sendo 16 pontos + 1 ponto pelo aviso de cinto de segurança;.

              Agora com esse novo protocolo de 2016 consta como 34 pontos max. Eu li todos os protocolos no site da latin, mas tenho duvidas.

              Teste de impacto frontal = 16 pontos max.
              Teste de impacto lateral = 16 pontos max.
              Aviso de cinto de segurança frontais = 1 ponto.
              Aviso de cinto de segurança traseiro = 1 ponto.

              16 + 16 + 1 + 1 = 34 pontos.

              Seria isso? Caso for isso, no protocolo do site consta 27 pontos no minimo para receber 5 estrelas (impacto frontal + lateral). Sabendo-se que para impacto frontal é necessario ter 14 pontos no minimo para receber 5 estrelas (testes anteriores), logo suponho que 27 – 14 = 13 pontos seria a nota minima para teste lateral com 5 estrelas. Está correto?

              Olhando o dummy do Ford Ranger, é possivel ver que para o impacto lateral recebeu tudo cor verde. Então suponho que foi 16 pontos. Com aviso de cinto frontais + 1 ponto. Sendo 17 totais. Como ele recebeu nota 30,62, então creio que 30,62 – 17,00 = 13,62 é a pontuação dele para impacto frontal?

              Seria bom a latinncap postar as pontuações dos impacto frontais, para assim ao menos termos a possibilidade de fazer comparações com as pontuais dos impactos frontais dos anos anteriores.

              Resumindo, qual foi a pontuaçao do impacto frontal do Ford Ranger?

              • Gustavo73

                A Latin deveria dar uma atenção maior explicar os testes e sua pontuação. Isso é tão importante quanto os.testes para angariar apoio dos consumidores. Não sei se é algo exclusivo de nós brasileiros pela língua e
                Oi se eles ppr serem técnicos acham desnecessário. Mas eles deveriam fazer uma matéria edivulgar na imprensa especializada.

                • Se eles explicarem tudo bunitinho, vao descobrir a piada do aviso de cinto que é somado encima do impacto frontal. kkkkkkkk. Se bem que está no protocolo, mas quem lê?

          • Marcio Santos

            Lucro Brasil, então considerando que a nossa ranger com facelift tem esp, esc e sete airbags de série ela é cinco estrelas, esta testada não é.

          • CharlesAle

            Resumindo..A Ranger passou com folga no teste..Parabéns a Ford então..

            • Mas se confirmar que o impacto frontal foi de 13,62 pontos, siginifica que é pontuação para 4 estrelas nos moldes antigos. Aguardando resposta do email.

              • Marcio Santos

                Ainda existe um ponto a considerar, que é importante.
                Digamos que ela tenha obtido 13.62 pontos, ela obteve esta pontuação jogando suas duas toneladas contra a barrera, um carro de uma tonelada precisa ter uma estrutura que suporte o impacto de uma tonelada contra a barreira.
                Então, é um nível de segurança muito alto, ela teria sua estrutura afetada somente se batesse de frente com outro carro tão pesado quanto.
                Para quem não entendeu o meu ponto, faça um teste, peça para um amigo atirar a 30km/h uma larança na tua direção e depois peça que ele faça o mesmo com uma melancia, a tua mão vai sentir a direrença da intensidade do impacto.
                É o mesmo que estes testes, a ranger bate na mesma velocidade na barreira que um gol, mas o impacto sobre a estrutura da ranger é muito maior, ela precisa ser muito mais reforçada para suportar o impacto.

                • Entendi seu ponto de vista, mas nao vale muita coisa do ponto de vista do motorista. O Hilux foi 14,71 e SW4 foi 15,41. *ambos já subtraido os pontos de aviso de cinto.

                • “..Então, é um nível de segurança muito alto, ela teria sua estrutura afetada somente se batesse de frente com outro carro tão pesado quanto…”

                  Mas bater quanto uma parede estática acho que é muito pior que bater com um veículo que por melhor que fosse não seria indeformável não é?

                  • FocusMan

                    Sim. O teste com pare estática é mais severo.

            • Recebi email hoje, considerando apenas o impacto frontal, a Ranger tem pontuação para 4 estrelas.

              • CharlesAle

                OK.Valeu..

        • Edinaldo_Tapica

          E venho notado curiosamente que a maioria das versões ou modelos não são os do nosso mercado. Entendo que a LatinNCap seja uma proposta para avaliação dos carros de todo o continente mas creio eu que proporcionalmente deveriam haver mais modelos iguais aos vendidos aqui… muito estranho!

          • Gustavo73

            Sempre será testado a versão com menos itens de segurança a venda na região. Não é estranho que nem sempre o modelo seja vendido aqui mas se você for olhar uma quantidade grande é oferecida aqui, principalmente os que tiraram 5 estrelas. Não por acaso modelos testados em sua maioria depois do 2014 quando os airbags se tornaram obrigatórios por aqui. No México e Chile por exemplo não é obrigatório.

      • CharlesAle

        Esse resultado da Ranger considero animador para quem pretende adquirir uma 0km…É uma picape segura para seus ocupantes.O respeitado Estadão(JC) comparou Ranger e Hilux, e a ranger ganhou com folga..Ou seja, é sem dúvida uma excelente picape para se comprar..

    • !Marcelo Surf!

      Que faaase hem dona Ford, já não basta os Powershift que tem fila de espera de mais de seis meses para troca do kit de embreagem agora surge esta péssima notícia, um carro de quase 200 mil no mínimo 4,5 estrelas não é mesmo?

      • th!nk.t4nk

        Cara, nem sequer é a mesma Ranger vendida no Brasil. Leia ali a razão dos pontos perdidos por esse modelo.

        • !Marcelo Surf!

          E onde é fabricado esse lixo?

      • 320i

        Leia de novo antes de criticar. Críticas oriundas de pessoas desinformadas não têm credibilidade (você não tem credibilidade). Só burros não lêem e comentam de forma evasiva…

        • !Marcelo Surf!

          A falta de esp e airbag não significa que vai ganhar mais duas estrelas, significa que vai ganhar mais dois pontos.E depois eu que sou burro???

          • FocusMan

            Sim significa sim…

      • Khusller

        De acordo com os Ford Boys, a versão completa ( 7 airbags + esp ) não vai ter só 5 estrelas não, vai ser o primeiro veículo 7 estrelas em segurança.

        • Leia meu post acima, dos 34 pontos maximos, ela recebeu 30,62. Ausencia do ESP, e por nao ter feito o teste de poste (devido a ausencia dos airbags de cortina), perderam 2 estrelas.

          • Marcio Santos

            Exatamente e a nossa tem estes equipamentos e seria cinco estrelas.

      • CharlesAle

        E que fase ruim de comentários vivemos..A nacional passaria com louvor amigo..veja o comentário do lucro Brasil..

        • !Marcelo Surf!


          A ford do Brasil pra mim é um lixo. Uma empresa que não resolve os problemas que ela própria cria devido a má qualidade de seus produtos e que tem que esperar o procon entrar com ação para então eles hipoteticamente resolverem a questão, vindo a público dizer que está tudo solucionado mas não está, é muita falta de respeito ao consumidor. Poderiam ir embora do brasil pois, para mim, para meus familiares e para meus amigos não vai fazer falta nenhuma, pois ninguém mais compra essa porcaria.

          • FocusMan

            Que Raivinha! Não pode comprar um carro da Ford

            • !Marcelo Surf!

              Raivinha não, estou muito p. . Carro parado na garagem a mais de três meses esperando uma solução. Se eu fosse da classe do lula ou seja dos “menos favorecidos” e só tivesse este carro, a ford iria cobrir meus prejuízos ou daria um carro reserva?

              E outra, se os investimentos da ford fossem mesmo altos aqui, como voce disse, não daria tantos problemas, pois nos eua o produto é o mesmo porém não dá pepinos. Contudo, para qualquer bom entendedor, a qualidade dos produtos nacionais não é equivalente aos produtos americanos.

              • FocusMan

                Sim a qualidade é a mesma. Posso te afirmar isso com toda a certeza do mundo. Sobre os problemas não posso afirmar nada, mas sei que muitos deles são produtos da imaginação dos internautas.

                • !Marcelo Surf!

                  Se é a mesma qualidade, por que os Powerhift não dão problemas como aqui?

                  Ah tem razão, os problemas são da imaginação dos internautas, algo do tipo como a VW deve ter pago 30 reais mais um pão com mortadela para dezenas de pessoas para falar mal da ford né kkkk

                  Antes de ficar falando asneira, procure saber sobre. Por exemplo, entre em uma oficina css e fale com um consultor, diga que você tem um Fiesta PS e que acha que o cambio está trepidando em segunda marcha e me diga o que ele respondeu ok?

                  • FocusMan

                    Pesquise sobre problemas com cambios DCT. Como vendem muito em todo mundo tem problemas para caramba em todos os paises.

                    Antes de fazer suposição idiota e distribuir raiva, dizendo que estou falando asneira e procure saber quem eu sou. Estou aqui com o único intuíto de ajudar e não estou ganhando nada em troca. Vá xingar outro de burro seu surfista de m.e.r.d.a.

              • FocusMan

                Você apenas deu azar… e xingar os outros que poderiam te ajudar n vai te ajudar em nada.

                • !Marcelo Surf!

                  Quem me xingou foi você. Eu dei azar de ter comprado ford com PS, assim como os outros 90% de proprietários que conversei.
                  E por fim, não necessito de tua ajuda.

          • CharlesAle

            Elogiar uma marca q lança uma picape segura é ser fanboy??
            Elogiar que ela ganhou o comparativo contra a Hilux no JC é ser fanboy?
            Se para a Ford pode ir embora, problema seu.
            Mas não venha achar q todos tem de pensar como vc!!

            • !Marcelo Surf!

              Pode ser melhor de todas nos eua, aqui é lixo.

      • FocusMan

        Leia o texto e os comentários… mas sim, que fase da Ford… isso é um azar tremendo depois de investir no Brasil tanto para fazer carros modernos como os vendidos em outras partes do mundo.

    • Jaspion

      o Latin Ncap mudou o protocolo. Se a Ranger tivesse side testada em 2015, teria recebido 5 entrelas assim como a Hilux, mas como o protocolo foi alterado e as exigências são maiores, ela ficou com 3 estrelas. Se testarem a Hilux novamente esse ano, ela terá também 3 estrelas.

      • Marcio Santos

        Jaspion, a nossa hiliux básica (vendida no Brasil) não tem esp e não tem airbags laterais, a nossa ranger tem esp e airbags laterais de série em todos os modelos.
        Então, a ranger vendida aqui é cinco estrelas, a hilux não.

  • Fabio Marquez

    Acho que a Ranger acabou tombando no teste de impacto lateral.

    • Rafael Santos

      se nao tombou foi quase, mas se fosse com a Hilux seria certeza :D

  • amarelonãotemcota

    é teste de colisão,acabou com o carro

  • Gustavo73

    Não esqueçam que esses são os primeiros testes feitos sobre as novas regras, coma inclusão de impacto lateral e exigência de novos equipamentos para se tirar as 5 estrelas. O que este da SW4 foram sobre as regras anteriores. Lembrando também que a Latin Ncap testa a versão mais simples em itens de segurança oferecidos na região. E ter ESP e mais airbags não significa que a Ranger obteria as 5 estrelas mas o resultado sem dúvida seria melhor que essa testada.

  • Tosoobservando

    Polemica…

  • JP_SP

    Chevrolet virou uma porcaria no Brasil depois que parou de trazer os modelos da Opel. E pelo jeito é a mesma coisa no restante da América Latina.

  • Gustavo Luiz Walker

    Sério zero estrelas, isso no Latin NCAP que não é nem metade rigoroso
    como é o Europeu e o Americano, sabe é um desrespeito com os
    consumidores, penso que a agência que regula o comercio internacional
    deveria intervir nisso. Tipo é como se o carro fosse feito de papelão.

    • th!nk.t4nk

      Se testassem o Onix agora seria zero também, infelizmente.

      • 320i

        Lá vem o GM Hater soltando mais asneiras… O Etios também seria ZERO… O Ka… O HB20…

        • O Onix nao precisa nem ser re-testados de acordo com o novo protocolo. Pois já foram reprovados no protocolo anterior. kkkkkkk

  • zekinha71

    GM e seus carros que depois do teste viram origami.

  • Senhor feudal

    A GM economizou um carro para o teste lateral! kkkkkkkkk

  • Vitor Barcellos

    Parece que avaliaram a versão pé de boi da Ranger.

    • Marcio Santos

      Sim, e que não é vendida aqui, a nossa tem sete airbags e esp de série.

  • 320i

    Duas coisas:
    1-Novas Regras (Excluíram uma estrela por não ESP – coisa que é de série no Brasil);
    2-Fizeram apenas 2 de 3 testes na Ranger (o que diminuiu uma estrela).

    Resumo:
    1-Bem feito para a Ford, que não colocou ESP em TODOS mercados (no Brasil é de série);
    2-Parece que os testes com esta nova regra seriam a partir de janeiro deste ano. Então por que diabos testaram a SW4 antes em teste isolado com as regras antigas? Parece que fizeram isto para demérito da Ford em relação à SW4…

    O certo era tirarem notas dos carros anteriores… Não pega bem para a já duvidosa imagem do Latin NCap…

    • Henrique Bittancourt Gouveia

      Me parece que esperta foi a Toyota que deve ter pedido pra testar seu veículo antes das novas regras e agora pode dizer que tem segurança maior pra quem não sabe como funciona o Latin Ncap

      • 320i

        Quem pede não é a montadora. E o teste da SW4 foi realizado neste ano – portanto, teria de se submeter às novas regras.

        • Gustavo73

          A da SW4 ainda foi sobre as regras anteriores. Esses dois testes são os primeiros sobre as novas regras. A ausência do ESP impede a quinta estrela mesmo que o carro tenha os pontos necessários o mesmo na ausência do isofix e 3 cintos traseiros retráteis. Um carro com pontuação 4 estrelas não perde nenhuma estrela. E não há nada de duvidoso na imagem da Latin que segue as regras da Global Ncap o mesmo instituto que rege os outros Ncap.

          • 4 estrelas sem teste de poste.
            3 estrelas sem teste de poste e sem ESP.

            Portanto perde sim.

            • Gustavo73

              Você falou no outro post, mas não foi exatamente isso que eles divulgaram. Mas acho bom, afinal 4 estrelas já é aceitável, as 3 estrelas com as novas regras (melhores que as anteriores) seriam o limite aceitável. Quanto mais exigentes melhor, já que pagamos tão caro. Dos médios para cima o padrão devia ser 6 aibags ou mais ESP/TC, compactos (Fiesta, 208, HB20 Fox) ESP/TC de série 4 aibags a partir da versão intermediária no mínimo. Os de entrada ESP/TC e pelo menos 4 aibags nas versões mais caras.

    • Heisenberg

      A Euro NCap não tirou dos antigos… não faria sentido a Latin fazer isso

    • Jaspion

      Fizeram de tudo pra testar as Ranger ano passado no protocolo antigo, mas não deu tempo. Se testarem a Hilux de novo esse ano, provável q ela pegue 3 estrelas também.

      • Marcio Santos

        Mas a hilux merecidamente já que aqui ela tem apenas dois airbags e não tem esp no modelo básica, a nossa ranger é cinco estrelas.

        • Jaspion

          Na útima quinta-feira, dia 14/4, o LATIN NCAP (Programa de Avaliação de
          Veículos Novos para a América Latina e o Caribe) divulgou novos
          resultados dos testes de colisão realizados pelo instituto.
          Entre eles, foram informadas as notas da nova Ford Ranger. Neste novo
          relatório, a Ford Ranger foi avaliada em três estrelas para os ocupantes
          adultos e quatro estrelas para o ocupante infantil.
          A partir de 2016 a LATIN NCAP implementou um novo protocolo que
          exige o Controle de Estabilidade e Tração (ESC) como equipamento
          padrão.
          A nova Ford Ranger possui o maior pacote de segurança de
          série no segmento de picapes médias, e oferece desde a sua
          versão de entrada XLS, AdvanceTrac (Controle Eletrônico de Estabilidade
          e Tração) , 7 air bags e sistema ISOFIX, além dos reforços estruturais de
          cabine e chassi.
          É importante destacar que o veículo testado pelo instituto foi uma
          unidade comercializada em outros mercados da América Latina, que não
          oferecem o AdvanceTrac de série em todas as versões. A configuração
          da unidade testada não é representativa para o mercado brasileiro.
          A nova Ford Ranger comercializada no mercado brasileiro tem as
          mesmas especificações de segurança da picape comercializada na
          Europa, onde obteve cinco estrelas pelos testes do Euro NCAP.

  • Gabriel Oliveira

    tirado do site oficial:
    No impacto frontal, os airbags da frente ofereceram uma boa
    proteção às cabeças do motorista e do acompanhante. O peito tanto do
    motorista quanto do acompanhante recebeu proteção adequada. O airbag
    para os joelhos do motorista melhorou a proteção proporcionada a essa
    parte do corpo. Ambos os cintos de segurança estavam equipados com
    pretensores e limitadores de carga. As regiões dos joelhos dos
    passageiros não mostraram estruturas de alto risco. A carroceria foi
    considerada estável e capaz de resistir maiores cargas. No impacto
    lateral, a Ranger foi capaz de manter os valores biomecânicos do
    motorista por baixo dos limites, oferecendo uma boa proteção ao corpo. O
    carro não conta com ESC em seu equipamento padrão. Não foi feito teste
    de impacto de poste. O modelo não proporciona airbag lateral para a
    cabeça como equipamento padrão.

    Ainda n entendi as 3 estrelas, será q não foi pq n fez o teste do poste e não tem controle de estabilidade?

  • alan Gomes borges

    O teste da Ranger não foi completo. Faltou o teste com poste, por isso nota “baixa”.
    Latin NCAP: teste incompleto deixa Ford Ranger com apenas três estrelas.

  • Clayton Martins

    No site do LatinNCAP consta a seguinte informação:

    A Nueva Ford Ranger
    que acabou de ser lançada, produzida na Argentina, alcançou três
    estrelas quanto à proteção do ocupante adulto e quatro estrelas em
    relação à proteção do ocupante infantil. A pick up foi
    submetida a testes de impacto frontal e lateral e, em ambos os casos,
    ofereceu boa proteção para os ocupantes adultos e infantis. A Ranger
    dispõe de ancoragens ISOFIX, cintos de três pontos em todos os assentos
    e a possibilidade de desativar o airbag quando instalado um Sistema de
    Retenção Infantil olhando para trás no banco do acompanhante.
    Infelizmente, a Ranger não conta com Controle Eletrônico de Estabilidade
    (ESC) como equipamento padrão, exigido como requisito pelo Latin NCAP.
    O teste de poste não foi feito. Esses dois motivos explicam por que a
    Ranger não obteve um melhor resultado quanto a proteção do ocupante
    adulto.

    Ocorre que, não resta claro qual o impacto que a ausência de ESC causa no resultado da avaliação em relação ao protocolo anteriormente utilizado. Ao mesmo tempo, todos os carros anteriormente testados não tiveram suas notas revisadas, fazendo com que todos os testes anteriores fiquem sem nenhum tipo de referência.
    Se analisarmos a própria linha da Ford, veremos que todos os modelos que tiraram 5 estrelas anteriormente, perderiam essa classificação, pois nenhum desses modelos testados tinha ESC de série ou foram submetidos ao teste de colisão com poste. Mas eles perderiam quantas estrelas em decorrência dessa ausência?
    No mercado de pickups, quem vai ser dar bem é a Toyota, pois teve sua pickup testada no fim do ano passado, conforme antigo protocolo, ofertando controle de estabilidade somente em seu modelo mais caro (que é o mais caro do mercado, com grande margem) e que será vendida como uma pickup 5 estrelas!
    Os vendedores da marca vão se aproveitar da situação e desqualificar as concorrentes que mais investiram na melhoria da segurança de seus produtos. É justo isso?

  • O_Domador_d_Xana

    Pelo visto na colisão lateral ela tombou.

  • Racer

    Não adianta Isofix e o escambau, se a estrutura não aguentar..

  • The Canadian

    Essa LatinNCAP é uma vergonha, além de demorarem meses pra fazerem novos testes quando fazem é incompleto ou de apenas 2 ou 3 carros.

  • Claudio Abreu

    Vergonhoso, GM…
    (Uma crítica à pontuação: por que, ao invés de aumentar o critério de segurança mantendo o top em 5 estrelas, os NCap da vida não aumentaram o número de estrelas? Daria pra comparar gerações passadas mais facilmente. Exemplo: meu Palio 3 estrelas é tão seguro quanto a nova Ranger? Não, porque 3 estrelas em 2000 valem quantas hoje? Duas? Uma? Meio burro isso).

  • Carros sem airbags de cortina, automaticamente nao faz teste de poste. A Ranger testada, nao tinha airbags de cortina.

    • Gustavo73

      Poderiam ter deixado isso claro. Tem site com título meio sensacionalista sobre o teste da Ranger.

      • O Asean Ncap por exemplo, mostram dois resultados pro mesmo modelo testado, um com ESP e outro sem ESP.

        • Gustavo73

          Interessante. Acho muito válido a Latin Ncap, mas acho que a comunicação com a imprensa especializada (pelo.menos a brasileira) poderia ser feito de uma.maneira mais clara. Volta e meia por falta de uma comunicação mais clara e talvez menos técnica e mais direta as coisas ficam truncadas.
          Fora isso eles poderiam fazer alguns ajustes. Mas no geral o resultado é favorável. Se não fosse por ela ainda teríamos carros com casca moderna mas com base nem tanto, fora raras exceções. A decisão de divulgar o teste de verificação como o do Up foi uma boa decisão. Ajustes são bem vindos para evoluir.

          • FocusMan

            Acho que estamos ainda engatinhando. E como tudo no mundo latino, anda com passos curtos e tropeços… mas se formos analisar, em 5 anos o nosso mercado deu um pulo gigante no quesito segurança.

            • Gustavo73

              Mas é isso que eu falo. Há 6 anos não imaginávamos com certeza o que dirigíamos no quesito segurança. Agora já temos uma ideia. Modelos mundiais tendem a seguir o padrão lá de fora. Modelos exclusivos estão em sua imensa maioria abaixo desse padrão. Já é um começo. Acho que agora o foco deveria ser em informar o consumidor comum. Se não me engano a Europa começou os testes Ncap uns 15 anos antes de nós. Então o caminho é longo e tirar essa diferença não é simples e já economicamente afinal tem coisas relacionadas a segurança que são baratas, cintos encosto de cabeça até o isofix se a plataforma permitir. Mas outras não são, e claro que isso tem impacto no preço do carro. Mas um consumidor bem informado pode ajudar.

        • FocusMan

          Isso é transparência!

  • FocusMan

    A Ford deu Azar com essa história da Ranger.

    Mudaram as regras do Latin N-CAP e testaram o carro no modelo que não atendia as novas regras. Paciência….

  • Marcelo Ceno Dutra

    Alguém me explica como a Hilux tirou 5 estrelas ???

    • Clayton Martins

      Tirou porque os testes foram realizados sobre o antigo protocolo. Não havia exigência de controle de estabilidade para obter 4 ou 5 estrelas. Como a Hylux só dispõe dessa tecnologia em sua versão de R$ 190.000,00, sob o protocolo atual, ele só conseguiria, no máximo, 3 estrelas.



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