Foton quer fabricar utilitários esportivos e vans em Guaíba/RS

14/03/2016

foton-sauvana

A chinesa Foton está de olho no mercado de vans e especialmente de utilitários esportivos no Brasil. A empresa quer utilizar a planta da parceria Aumark em Guaíba/RS, para produzir modelos desses dois segmentos.

foton-fabrica

A Foton Aumark é do ex-ministro do MDIC Luiz Carlos Mendonça de Barros e fabricará somente caminhões na planta gaúcha. O novo projeto da Foton será custeado inteiramente pelos chineses, podendo chegar a R$ 300 milhões, enquanto a divisão de caminhões será 100% da empresa brasileira.

foton-toano

A ideia da Foton é fazer os veículos no mesmo local, mas o projeto só deverá ser concluído nos próximos dois anos, quando vence as exigências do Inovar-Auto. De qualquer forma, o plano atual leva em consideração as restrições e obrigações do programa atual do governo.

foton-view

Parte da BAIC (Beijing Auto), a Foton produz uma van chamada Toano, que é similar em aspecto à Mercedes-Benz Sprinter. Outro modelo é a View, uma van semelhante à Toyota HiAce. Já entre os SUV, a marca chinesa conta apenas com o Sauvana como opção. Isso, é claro, levando-se em conta apenas os veículos que levam seu logotipo.

borgward-bx5-bx6-ts-2

Borgward

O mais interessante nessa operação, no entanto, é o fato do empreendimento poder ir um pouco além da marca Foton. Como já se sabe, a alemã Borgward retornou ao mercado mundial através de parceria com a chinesa e tem declarado oficialmente que considera a América do Sul como um de seus primeiros alvos após o gigante asiático.

borgward-bx5-bx6-ts-3

Fabricar os utilitários esportivos da Borgward em Guaíba, seria uma boa oportunidade para atingir toda a América do Sul, enquanto a produção chinesa ficaria focada no mercado doméstico e outras regiões. A Alemanha deverá abrigar uma planta, mas voltada para produção de versões híbridas e elétricas dos BX5 (fotos), BX6 TS e BX7, além de outros futuros.

[Com informações do Valor Econômico]









  • Jacarandá Mimoso

    Já ouvi essa história de fábrica antes. Recordo-me de imediato da Asia Motors e JAC, só como exemplos. Os caras ganham milhões em incentivos fiscais (leia-se nosso dinheiro) e não constroem nada.

    • zekinha71

      E quando constroí não vende nada como a Chery.

      • Rbs

        Nesse caso precisaríamos de mais um fabricando aqui pra saber se é isso mesmo.

      • Tosca16

        A Chery é por culpa dela própria, erros de estratégia e falta de marketing; ao mesmo tempo que a fábrica aqui fica as moscas, a montadora chinesa usa o Chile como país para um lançamento mundial da marca, o Arrizo 5, e outros e outros modelos que estão presentes em diversos mercados e a anos esperamos aqui, a exemplo do Tiggo 5. Imagina se tivessem lançado o Tiggo 5 ao invés do Celer Nacional, pode ter certeza que não estariam nesta maré de azar .

  • Mumm Rá

    Será possível que a Bogward vem por aí ?

    • Gavlan The BeerMaster

      Talvez em 2022, já que essa é a previsão para melhora do cenário econômico do nosso país…

      Serão praticamente 8 anos perdidos.

      • pedro rt

        a melhora vai ser a partir de 2021 nao 2022

        • Marco Antônio

          Baseado em que vc diz isso?

        • Jorge Osório Cortese Magalhães

          Ah! Bom! Isto muda tudo! Rsrsrsrs

    • pedro rt

      a unica excecao entre as marcas chinesas q e boa, essa e aquela outra meio chinesa meio arabe

      • Mumm Rá

        Discordo ( embora respeito e entendo sua opinião )

        Geely : Recentemente comprou a Volvo e futuramente ( se já não estão ) ocorrerá compartilhamento de tecnologia entre outros

        Chang’An : uma das grandes chinesas e com bons produtos

        Haima : Pelo que sei possui suporte tecnológico e design dos japas da Mazda

        Cherry : Possui bons produtos além de uma linha diversificada com a Qorus ( deve ser esta que você está falando e no caso não é árabe e sim e sim israelita chinesa ), Cowin ( carros para faixa etária menor ) entre outros

        BYD : Apesar de ” copiona ” ( porque na verdade comprou os direitos de base do Corollla da Toyota ) possui bons produtos além disso desenvolveu uma tecnologia ” própria ” de baterias ( baterias de fosfato de ferro ) sendo que atraiu até mesmo a atenção da poderosa Mercedez Bens que quer uma parceria com a BYD ( quem diria ? )

        Great Wall : Especialista em SUVs ( e até bons somente pecando pelo design na minha opinião )

        Na verdade a Foton e matéria de carros é ” incipiante ” pois seu foco além de caminhões são veículos utilitários ( inclusive foi o que propiciou o ressurgimento da Borgward inclusive com SUV )

        Isso é o que eu sei e posso estar enganado

        • Tosoobservando

          Fico impressionado pelo fato de os brasileiros que nao produzem merda nenhuma ficam criticando as iniciativas chinesas. Bom enquanto eles la estudam e evoluem, nos aqui continuamos na mesma, bom é protestar ne, mas nao resolve, e ainda criticam! É mole?

          • Mumm Rá

            Mas eu estou os elogiando e não os criticando

            • Tosoobservando

              Sim eu estou corroborando seu comentario, pq vc respondeu outro no estilo que citei. Nao é de se impressionar este tipo de comentario preconceituoso sobre chineses?

              • Mumm Rá

                Eu entendi agora e concordo contigo

  • RafaCtba

    Tirando a grade dianteira um pouco grande demais, esse BX5 parece bem bacana e estaria de acordo com o atual mercado brasileiro, motivado pelo aquecimento do segmente de Suv´s.

  • Renato Alves

    Não sou fã de SUV, mas essa Borgward é de torcer o pescoço

  • pedro rt

    os piores carros a venda no brasil sao esses… modelos chineses e carros dos anos 90 e 2000 q persistem em continuar sendo vendidos, de varias marcas…

  • Franco da Silva

    A história da Foton tem fonte, mas mesmo assim ainda é só promessa. E essa da Borgward é uma viagem, um tiro no escuro, um chute e uma futura barrigada de quem publica.

  • Matheus Ulisses P.

    Aguardemos os próximos capítulos.
    Interessante esse Borgward!

  • Tosca16

    Agora sim, quem sabe a Tunland não vem por uns 70 mil, com mecânica Cummins não seria nada mal pensando em frotistas …E a versão normal 4 portas mais completa por menos de 90 mil reais pensando já no consumidor comum .

    • Bruno Wendel Marcolino

      Interessantíssima.

    • Conferente Rafael

      Se vier eu quero! Principalmente com motor cummins.

  • Bruno Wendel Marcolino

    ótima noticia aqui pro Rio Grande.

    Seria ótimo outra fábrica por aqui além da GM.

  • Bruno Silva

    Só interessa mesmo a Borgward e as picapes com motor Cummins, sendo que estas podem receber melhorias para se equiparar a concorrência.

  • The Monster Man

    Só poderia ser de político mesmo, pior que este foi expulso do cargo por improbidade administrativa.