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Foton vai iniciar produção em janeiro no RS – Fazer no Brasil já está mais barato que na China

foton-aumark

A Foton Aumark vai iniciar a produção de caminhões leves no Rio Grande do Sul a partir de janeiro de 2016. A marca chinesa pretende produzir 100 unidades por mês do modelo de 10 toneladas de PBT, que terá 73% de nacionalização, superando os 55% exigidos pelo programa automotivo.

No entanto, a produção não vai começar no local definido para a fábrica, mas em uma planta alugada. A Foton Aumark estuda montar os veículos na Agrale ou na MWM, localizadas nas cidades de Caixas do Sul e Canoas, respectivamente.

O terreno de 10 hectares em Guaíba será a sede da empresa, onde a fábrica definitiva deverá ser erguida, mas para isso, é necessário um aporte de R$ 60 milhões do BNDES, através do Banrisul. O empreendimento não contará mais com empréstimo do governo gaúcho, que está sem dinheiro.

Com as obras atrasadas em Guaíba, a Foton Aumark corre para cumprir o prazo de produção, já que importou 1.800 unidades de 3,5 e 10 toneladas sem IPI majorado, graças ao enquadramento no Inovar-Auto. A Agrale diz que não sabe sobre as intenções da chinesa, mas que o produto é um concorrente do seu. A MWM vai desativar a planta de Canoas, onde faz o motor diesel 2.8 Duramax da Chevrolet S10 e Trailblazer.

Para a Foton, a produção em Guaíba deve começar no final de 2016. Confiante no país, a empresa diz que em 2011 o custo de produção no Brasil era de US$ 40 mil. Hoje é de US$20.000. Na China, o mesmo modelo de caminhão de 10 toneladas tem custo de US$ 20,5 mil. O foco da montadora será as exportações, especialmente para a Colômbia, que detém 30% das vendas da marca na América do Sul.

[Fonte: Jornal do Comércio]





  • Bittencourt

    ” E o salário, ó… “

    • Pedro Rocha

      Os sintomas malignos do bolivarianismo já se mostram na República Popular da Mandioca: já estamos virando colônia de país comunista!

      • oscar.fr

        Troca o disco.
        Nenhum país se torna “comunista” tirando dinheiro do SENAI para pagar juros dos banqueiros.

        • Pedro Rocha

          Até parece que os comunistas vivem sem os banqueiros.O próprio Lênin foi financiado por banqueiros norte-americanos e ingleses.

    • 4lex5andro

      melhor um salario do que nenhum, pelo quadro atual , essa fabrica da foton nao deixa de ser um gerador de empregos ..

      melhor ainda se viesse pra um estado nordestino, mas parabens ao sul ..

      • Bittencourt

        Mas quando um empregador baixa os salários, isso começa a servir de base para os outros.
        É o começo da prostituição dos salários.

  • celso

    Surpreendente ser mais barato produzir ( o caminhão ) aqui do que na China, mesmo o Dólar valendo mais de 4 Reais.

    • José Eduardo Borba

      Mas o motivo é exatamente esse! O real ta bem barato! Em 2011, com o real valendo o dobro de hj, era melhor importar. Mas agora, com nosso dinheiro pela metade, podemos nos dar ao “luxo” de ter mais uma fábrica aqui.

    • José Eduardo Borba

      Pra entender melhor, o caminhão, “custa” 80mil reais. Em 2011 80mil reais valiam 40mil dolares. Hj 80mil valem 20mil dolares.

      • Junoba

        Isso mesmo. Mas na hora da venda, eles também vão receber menos, já que o dólar está flutuante.

        • Stéfano

          Mas para exportar é ótimo!

      • celso

        Você não entendeu meu comentário:” surpreendente… mesmo com o Dólar valendo mais de 4 Reais”.
        Eu não imaginava que o Dólar valendo pouco mais de 4 Reais já era suficiente pro custo Brasil ficar abaixo do custo de produção chinês.

        • José Eduardo Borba

          Tinha entendido diferente. Desculpe.

        • Thiago Porto

          os salários na China aumentaram bastante na ultima década, engana-se muito quem pensa que atualmente dá pra pagar U$1,00 por dia para um operário Chinês.
          Não é a toa já tem industria Chinesa se mudando pra Africa.

          • celso

            Segundo uma matéria do New York Times, a grande vantagem da China em relação ao resto do mundo é a logística. A facilidade pra se conseguir componentes, desde os mais simples aos mais complexos, não se consegue em nenhum outro país. Como reporta a matéria: ” É preciso de 1 milhão de telas pra Smartphones, só dar um telefonema e em dias se tem 1 milhão de telas; é preciso de 1 milhão de baterias , só dar outro telefonema…”

    • Janduir

      Por isso acho que a quadrilha instalada no poder errou segurando muito tempo o dólar baixo quebrando muitas empresas. Eu mesmo comprei muitas coisas no site aliexpress pois ficava muito barato. Acho que o U$ valendo entre 3,70 e 3,80 seria o ideal…

      • Thiago Porto

        cara críticas ao PT a parte, não foi o Governo que segurou o cambio valorizado, foi um movimento natural da moeda. O BACEN mantem atualmente uma política de pouca intervenção.
        Mas eu acredito que o Governo não deveria ter permitido o Real ter valorizado abaixo de U$2, realmente fez um estrago danado no nosso mercado e criou uma falsa ilusão de riqueza na população.

      • Junoba

        Se a indústria interna não consegue ser competitiva, não vai ser a moeda baixa que vai resolver os problemas. Desvalorizar a moeda nunca foi uma solução, ao contrário, piora. O poder de compra do consumidor cai. Mesmo estando mais barato de se produzir, é provável um aumento de preços considerável nos veículos, daqui a alguns meses.

    • João Paulo

      Isso é papo furado, só vão produzir aqui porque se não fizeram não entram no mercado nacional. A importação elevaria muito o preço do produto, tornando-o inviável.

  • Clésio Luiz

    Off Topic:

    Olha, eu tinha desativado o adblock para o Notícias Automotivas e fui premiado agora com uma video-propaganda ridícula de um hotel com gordo tomando banho e volume nas alturas.

    Voltei a ativar, se for para ficar pedindo para desativar o filtro, vocês tem que colaborar também.

    • GRANMA

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk Nunca mais deixo de ler um Off Topic.

    • Foxtrot

      What?! kkkkkkkkkkkkk
      Aproveitando o embalo, eu NÃO uso adblock e volta e meia, quando eu abro o NA, aparece uma msg pedindo para desativar o adblock.

      • Zetros1833

        Eu uso o Mozilla e estava acontecendo comigo tbm. Ontem apareceu a mensagem para eu adicionar o site na lista de exceções. Fiz isso e a princípio resolveu.

        • Matheus Marques da Silva

          Quando aparece a mensagem eu dou um F5 e resolve! hehe
          (Uso o Chrome)

          • Zetros1833

            Eu tbm fazia isso, mas aí era só clicar em outra matéria aparecia de novo, rsrs.

      • 4lex5andro

        idem, nada de adblock e volta e meia aparecem essas mensagens de erro no site do NA, tá complicado..

    • Vagnerclp

      Estou deixando de ler o N.A pelo excesso e abuso nas propagandas. Passei nervoso ontem. Sei que precisam ganhar dinheiro, mas estourar propaganda gigante na tela tira a paciência de qualquer um.

      • Junoba

        Mas eu entro no N.A todo dia, e tem muitos meses que não aparece propaganda pra mim.

        • Foxtrot

          Para mim também não tem aparecido propagandas em vídeo ou que ocupam metade da tela, só as tradicionais que ficam nas laterais da página, geralmente 2.

    • motstand01

      Justamente por isso, mesmo com essas mensagens pedindo pra desativar o adblock, eu mantenho ativado. O site tem tanta propaganda que está pesado pra navegar, e essas propagandas invasivas enchem o saco há tempos.
      Quando a mensagem para desativar o adblock aparece, eu só entro no script da página e deleto a linha correspondente pra ver o site sem tantas propagandas.

  • Uber

    Mais barato fabricar aqui? Acho que a Chery não concorda…

    • Tosca16

      vc tem que ver o IPI e demais custos pra importação de VUC’s; além do mais um caminhão aqui é mais fácil de pegar peças nacionalizadas pra atender as exigências, um exemplo é a caixa de câmbio ZF e motores da Cummins. Sabendo que o trem de força já pode ser adquirido aqui com as mesmas representantes nem duvido que a alegação da Foton não possa ser verdade .

      • Zetros1833

        Eixos da Méritor ou Dana tbm.

        • Tosca16

          fazer um caminhão aqui é bem mais tranquilo, eu tava lendo a notícia do jornal do comércio, a legislação pede 55% e eles já estão acima dos 70% no modelo de 10 ton quando esse for fabricado aqui; bem mais fácil que nos automóveis .

    • 4lex5andro

      nem a jac ; mas é torcer pra isso mudar e as outras fabricantes chinesas desembarcarem no país ..

      o real desvalorizado (e a tendencia é continuar assim, mesmo se o fed elevar as taxas de juros norteamericanas) e as grandes reservas externas chinesas em dolar, podem fazer as fabricas em “standby” deslancharem ..

  • Tosca16

    Bom se a Agrale montar a Foton é bem capaz da mesma ser a principal prejudicada; Agrale montava os chassis para a Volare que pertence a Marcopolo, que também é concorrente aos seus produtos mas de quebra parece que vendia os chassis por isso a mesma era líder nesse segmento até 10 ou era 12 ton … Bom, a Foton tem crescido bastante; chegou a ser a terceira em vendas na região NE, na categoria de 3,5 ton ; além do mais diz que já tem 5% de participação nesse mesmo segmento. Não tem como não pensar em sucesso se a mesma continuar com o bom atendimento nas revendas e um produto muito igual ao das concorrentes; motor é o consagrado Cummins e a caixa é ZF, além do mais tem bomba da Bosch e outras tantas marcas conhecidas no mercado, trazendo de série ar-condicionado e outro mimos… Bom eu tenho pena pela Agrale mas não dá pra competir infelizmente com a uma marca chinesa que vem bem estruturada no mercado; apesar que a cabine melhor do mercado nesse segmento dos leves é a atual da Agrale, premiada mundo à fora pelo seu design e segurança mas nem por isso a mesma consegue emplacar vendas maiores. Não sei por quê diabos o pessoal ainda tem preconceito com a Agrale nos caminhões leves .

  • Marcus Vinicius

    Sugiro que a Foton comece a produção na planta de Canoas da MWM que será desativada já que a Agrale enxerga os seus produtos como concorrentes !

    • Tosca16

      Pra Agrale montar tem que ser uma parceira muito boa, não acredito mas … apesar que a Agrale sempre montou outras marcas, e os Volares de certo modo também eram concorrentes diretos dos seus chassis de ônibus, apesar que tenho lá minhas dúvidas se os Volare não usavam chassi da Agrale mesmo, já que a Agrale diz ser líder a muitos anos no segmento até 10 ou era 12 ton… bom, outra parceria que me recordo era da Agrale montar os caminhões da Navistar International; o 9800 era montado pela Agrela, não sei o se o Durastar também era .

      • Zetros1833

        Se não me engano, no início, a Agrale só fornecia os chassis para a Marcopolo que fabricava os Volare. Depois a Marcopolo decidiu transformar a Volare numa marca independente, embora pertencente ao grupo, que passou a montar os miniônibus Volare, numa planta própria.

        http://www.volare.com.br/a-volare

        • Tosca16

          então; a Agrale era líder ou ainda é nesse segmento por que fornecia chassis e por um tempo bom além de fornecer montava os ônibus da Volare, pois a Marcopolo não tinha espaço fabril … mas pelo que sei a Volare agora tem uma nova fábrica no ES .

          • Zetros1833

            No segmento de chassis de micro, ela sempre foi líder, devido ao menor preço dos chassis com relação a VW e principalmente Mercedes-Benz. Atualmente essa diferença diminuiu.

            Pelo que eu pesquisei, ela não montava os Volare não, apenas fornecia os chassis para serem encarroçados na Marcopolo com o modelo Volare.

            Além disso, a Agrale era parceira da Volare na distribuição dos veículos, serviços de pós-venda, etc, usando a mesma rede de concesionárias da Agrale.

            http://www.agrale.com.br/pt/imprensa/noticias/detalhes/202/agrale-comemora-20-mil-chassis-fornecidos-a-volare#.VgWWJn0oGi0

          • Matheus Marques da Silva

            A Agrale ainda é lider e ainda fornece o chassi para a volare. O chassi Agrale/Volare é exclusivo para a Volare, depois há outros chassis semelhantes para fornecer outras marcas.

            • Zetros1833

              A Mercedes tbm diz que fornece o chassi LO-916 exclusivo para a Volare. Mas, pelo que eu pude perceber, a diferença entre o “exclusivo” para a Volare e os outros é apenas o fato de não vir com a logomarca da Mercedes nos componentes do chassi.

  • Khusller

    Daqui a pouco o Brasil vai ficar só a fumaça,um bando de fábrica inútil e se trouxerem os carros diesel podres da VW então… Vou até comprar logo as máscaras e os demais itens de segurança antes que fiquem caros com a procura.

    • rafa93

      que piada espero que seja ironia, os diesel “fora do padrão” da vw ainda poluem menos que muitos veículos que circulam a anos em nosso país, vide caminhões fumaceando que parecem mais uma locomotiva e não são raros de se ver.

  • Fernando

    Caminhão bom é da Ford!

    • Tosca16

      O trem de força é basicamente o mesmo, apesar que eu gosto do Ford quando vem com o bom câmbio Eaton, apesar que gosto do ZF da mesma forma .

    • Zetros1833

      Atualmente está mais ou menos tudo nivelado. As normas Euro 5 meio que equilibrou isso.

      A diferença é mais no pós-venda, preço e disponibilidade de peças, rede de concessionários, etc..

  • Murilo Soares de O. Filho

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, então por que pagamos os maiores preços do mundo pqp?

  • Matheus Lelis

    Alguém sabe me falar se eles produzem cavalos mecânicos pra um grande PBT? Ou somente caminhões de pequeno porte? Não conheço bem a marca.

    • Triton

      Eles fazem caminhões de todo jeito. Esse aí de baixo é de grande PBT e tem motor de 490CV.

      • Tosca16

        Foton é parceira do grupo Daimler, mesmo grupo da Mercedes-Bens e marcas como a Freightliner, que é digamos a Mercedes nos EUA .

        • Zetros1833

          O Grupo Daimler controla a Mercedes-Benz alemã, Freightliner, Detroit Diesel, Western Star, Thomas and Build Buses americanas, Fuso japonesa, Bharatz-Benz indiana, EvoBus, Smart européias, etc..

          A Freightliner é a reponsável pelos veículos comerciais e a Mercedes-Benz responsável pelos automóveis na América do Norte.

          • Tosca16

            sim , grandes marcas .

      • Zetros1833

        Esse caminhão usa o mesmo motor OM-457LA dos Axor e Actros aqui no Brasil. Porém, lá ele foi reprogramado para 490 cv.

    • Tosca16

      É uma das maiores na China, tem a linha de máquinas Lovol pertencente ao mesmo grupo e hoje a Foton faz parte da Daimler, sendo parceira do grupo . Bom, o grupo Daimler tem marcas famosas como a Mercedes e Freightliner, carinhosamente essa última digamos que é a Mercedes nos EUA .

      • Vagnerclp

        Tem também a marca Majestic, utilizada no ETS, pois a MB não havia liberado a licença para o uso da marca no game até meados de abril deste ano. Mas na última atualização do jogo, a licença foi liberada e os Majestics viraram mercedes.

        • Tosca16

          rsrsrs

        • Zetros1833

          A marca Majestic pertence a Daimler, mas não é o Grupo Daimler alemão, mas, a Daimler inglesa.

      • Zetros1833

        A Foton na verdade tem uma join-venture com a Daimler na China, a Beijing Foton Daimler Automotive, sendo 50% da Foton e 50% da Daimler, mas, não faz parte do Grupo Daimler não.

        • Tosca16

          sim, vc está certo; apesar que novos produtos já vem com tecnologia do grupo e aparentemente estão usando motores da Mercedes em alguns modelos .

          • Zetros1833

            Sim, este caminhão vermelho, modelo Auman, que o colega postou foto acima já é um produto fruto dessa parceria. Observe que o volante, painel e teclas usados nele é o mesmo usado no Actros vendido aqui no Brasil. O motor dele é o OM-457LA, velho conhecido nos ônibus e caminhões Mercedes daqui do Brasil e que passou a ser fabricado na planta da Beijing. Ele recebeu nova configuração e passou a ter 490 cv.

          • Zetros1833

            A Daimler tbm tem uma join-venture com a Kamaz, da Rússia. Esse bonito modelo Kamaz 5490 é baseado no Mercedes Axor e é resultado da parceria Mercedes-Kamaz. O motor é o mesmo do Foton Auman, o OM-457LA, porém, com 428 cv.

            http://www.trucksplanet.com/photo/kamaz/5490_axor_cab/5490_axor_cab_1.jpg

            • Tosca16

              muito bonito .

  • Bruce Wayne

    Enfim a carente galera da engenharia automotiva vai ter mais uma opção de estagio e quem sabe efetivo na grande Porto Alegre.

  • Vagnerclp

    Eles tem uma fábrica aqui na região de Jundiaí, na cidade de Várzea Paulista. Mas eu acho que ali são montados no sistema CKD. Sempre passo em frente e tem 3 caminhãozinhos em exposição na entrada da fábrica.

  • Thiago Porto

    Uma lástima é usar somente política cambial como instrumento para aumento de competitividade.