
A reportagem da revista Época a alguns dias, falando do decepamento de dedos de donos de modelos Fox, ao rebater o banco traseiro, causou uma boa (apesar de tardia) solução da parte da Volkswagen. Ela vai instalar gratuitamente em sua rede de concessionárias uma peça adicional para evitar erros na operação de rebatimento do banco traseiro do VW Fox.
A empresa diz que essa ação não é um recall, e sim uma ação destinada a “todos os clientes que ainda tenham dúvidas” sobre o procedimento. Sei.
A revista Quatro Rodas falou disso a mais de um ano, e vários outros meios de comunicação também alertaram a população sobre o perigo. Depois de tanto tempo simplesmente fechando os olhos ao problema, a VW meio que resolve o problema.
Inclusive queremos disponibilizar para os leitores do NA um laudo de Márcio Montesani, perito em acidentes automotivos do Núcleo de Perícias Técnicas de São Paulo e professor de perícia da Unicamp, enviado pelo nosso leitor Eduardo Romaneli, veja o link abaixo:
LAUDO DO VW FOX, FEITO PELO NÚCLEO DE PERÍCIAS TÉCNICAS DE SÃO PAULO (PDF, 1.13 MB)
A Volkswagen continua afirmando em nota que a operação do sistema é segura, bastando seguir corretamente as instruções contidas no “Manual do Proprietário”. Mais informações no telefone 0800 019 5775.
Notícias Automotivas Ainda vai acontecer, e você já leu aqui
Loading...
Fabinho
9/02/2008 as 14:55
Depois q a noticia caiu no Jornal Nacional a Volks ficou c/ medo hohoho!!! Tô pensando em abrir uma marcenaria e comprar um Fox p/ cortar madeira!!!
Renan
9/02/2008 as 14:59
[Comentario #68991 sera citado aqui]
iuAHIUahoiuAHOIUAhiauHIAOuhAOIUHAoihAI
Ótima idéia!!
Felipe Alves
9/02/2008 as 15:11
[Comentario #68991 sera citado aqui]
a volks ja usa o fox para cortar peças de aço para montar a carroceria de seus carros…
haushaushaushaushaus
cRiPpLe_rOoStEr 100% Chevrolet
9/02/2008 as 16:09
[Comentario #68991 sera citado aqui]
a globosta infelizmente impõe mais respeito que órgãos governamentais e instituições de defesa do consumidor…
Marcos
9/02/2008 as 16:10
Vocês não entenderam, o Fox tá na moda retrô… Retrô da idade média, vem com guilhotina de série :lips:
edu
9/02/2008 as 16:38
O Fox deveria ser vendido em Cuba, pois tem cortador de charuto de serie! :lips: :lips: :lips:
JohnnnyHGT
9/02/2008 as 18:05
Imagina a pessoa que ta vendendo o Fox daqui uns 12 anos e perdeu o manual de instruções do carro, o comprador que decepar o dedo no acidente vai processar o dono anterior ou a Volks?!? :S:
Oque custa pra Volks colocar um adesivo de 25 centavos no gancho do banco com um alerta “Não enfie o dedo, risco de mutilação”? :evil2:
Na VW são Todos NAZISTAS!!! Melhor vender o barato e que se F0d# o comprador brasileiro. :rolleyes:
E o pior é que tem fanático da Vw que continua defendendo a marca e culpando os compradores pela decepada!
Aposto que o Lulla tem um dedo nessa história… :lips:
Guilherme
9/02/2008 as 18:17
“Volkswagen, Você conhece, você confia”
é… vai confiando..
depois falam mal do meu 206, “vw tem mais tradição”
sei…
Luis.R.J.
9/02/2008 as 18:20
[Comentario #69041 sera citado aqui]
E´mesmo acho que o lula pelo jeito já teve um fox!He,He,He?Maus não adianta o fox ainda vai continuar vendendo bastante.Mais mesmo asim a vw deveria substituir esse sistema de rebatimento do banco e colocar o sistema igual ao fox europeu.
Angel
9/02/2008 as 23:13
Muita arrogância da lixoswagem dizer que o erro é dos cosumidores que usaram de forma errado o porta-malas guilhotina do fox, disgusting !!!!!
Ronaldo
9/02/2008 as 23:17
engraçado foi ver no noticiário o presidente da VW dizer que não existe problemas e sim má operação, os carros que são exportados para a europa são para compradores “inteligentes”, estes possuem um sistema diferenciado que não decepa o dedo, já para os compradores “burros” aqui do nosso corrupto Brasil com a nova novela dos cartões corporativos, o sistema de rebatimento do banco traseiro bem que poderia decepar a mão inteira do comprador para que ele nunca mais compre um VW.
Paulo
9/02/2008 as 23:24
É **** saber que não é a primeira e nem a ultima vez que isso contece no BRasil. Precisou sair na rede globo para nos respeitarem. Phoda…
Ricardo
10/02/2008 as 00:00
A Vw é um Lixo, uma ***** mesmo…
Só queria saber como anda os processos contra ela por causa dessa ***** de Carro.
Mas digo uma coisa: Só não teve Recall pq brasileiro é burro e troxa.
Se fosse lá fora a Vw ia ver o que é bom pra Tosse.
Rafael Santana
10/02/2008 as 02:10
[Comentario #69023 sera citado aqui]
Falou tudo ainda mais que Fidel adora uma empresa alemã já que ele não larga mais aquele jaqueta da ADIDAS
ivo
10/02/2008 as 03:42
A sortee da volkss é ki eu perdi os dois dedos do meio com essa “gambiarra” q é o Fox, si não ja mandaria ela pra q lugar q todos nós ja sabemos!
Leandro
10/02/2008 as 14:41
Não defendendo a volks,
Acredito que a empresa também tem um dedinho de culpa, ela deveria equipar todos os modelos novos que estão saindo de fábrica com esta proteção…,
Sobre o manual não tenho dúvidas de que a maioria ou todos que infelizmente tiveram o problema, não leram o manual, isto é coisa de brasileiro mesmo, não gosta de ler e se informar, vejam quantas pessoas lêem as bulas dos remédios? são quase poucas… brasileiro tem mania de por mão(dedo) em tudo, quem nunca comprou algo novo e ñem leu as intruções e foi mexendo? ou quando você mostra a lago a alguém? já vão logo mexendo, enfiando a mão sem saber se deve ou não,não sejam hipocritas, por isso como alguém citou ali em cima, não adiantaria por um adesivo, nem na argola, pois o povo não iria ler, e quanto ao fato do fox “europa” simplesmente o mercado europeu exige que seus veículos tenham banco traseiro bi-partido, oque acarrete neste sisteme ser diferente, e não esqueçam que o banco traseiro bi-partido, é opcional no fox brasileiro, portanto quem o adquiriu, tem o mesmo sistema que europeu! sem nenhuma diferença,
A volks deveria fazer o recall, e equipar o novos que possuem este sistema com a proteção, pois entendo que há erro em ambas as partes tanto dos clientes, como da empresa.
Nilson-SC
10/02/2008 as 15:00
[Comentario #69162 sera citado aqui]
Cara vc é muito puxa saco da VW, mesmo…
Uma coisa é o cara não ter o habito de ler o manual…Outra coisa é a VW elaborar um sistema de ajustamento do banco onde deixa UMA falha, ou seja uma condição insegura colocando a integridade fisica “”de seu cliente”" em risco…..
Veja bem que estamos falando de um ajuste de banco do Fox, e não de uma máquina industrial de uma linha de produção…Uma coisa é uma COISA OUTRA COISA É PERDER O DEDO AJUSTANDO O BANCO DE UM CARRO…VERGONHOSO…
Raimundo
10/02/2008 as 17:03
[Comentario #69165 sera citado aqui]
Nilson, sei q ha situacoes como o rebatimento do banco deste Fox q deixa margem para erro causando danos fisicos, e isto poderia ser evitado se a megaultra busca pela economia fosse evitada por conta de adicionar um simples puxador mais eficiente. Contudo, aos genios q nao dao a devida importancia para ler manuais, va substituir o estepe e coloque o macaco em lugar errado ou num piso sem apoio pra ver o q acontece. Isto eh mais simples q rebater um banco. Ha carros caros, Volvo XC90, q nao deve por em risco o dedo ao rebater um banco, mas eh complicado fazer o procedimento. Procure por Top Gear Q7 vs XC90. Existe a ergonomia, q muito brasileiro nao deve saber, q procura deixar objetos e procedimentos mais simples e seguros de usar. Isto faltou no Fox. A VW nao esta isenta de culpa, pois permitiu, na economia estravagante, margem de erro na operacao e por omitir perigo, mesmo sendo informado por adesivo e no manual os procedimentos. Contudo, se ha procedimento, este deve ser observado, e quem nao leu, penosamente pagou caro. Todos gostariam q as coisas fossem intuitivas de serem feitas, mas ha um custo para isto e mesmo assim, o manual nao eh plenamente descartado.
cRiPpLe_rOoStEr 100% Chevrolet
10/02/2008 as 19:00
[Comentario #69122 sera citado aqui]
o fidel realmente não larga aquela jaqueta da adidas, deve até ter sido enterrado com ela :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: eu acho que ele morreu, e não vai mais poder disfrutar desse cortador de charutos…
jose wilson junior
10/02/2008 as 19:58
segundo o NAZISTA da VW, o Japa perdeu a falange e se FOXDEU porque não leu o manual que diz: “WARNING tupiniquins: já que vc é pobre e não pôde comprar um utilitário e pagou pelo preço de um e nãO LEVOU,transforme o FOXDA em um mini SW, mas ao rebater o banco, não ponha o dedo no ganchinho feito para por cenoura, pois o coelho vai vomitar.RISCO PRÓPRIO”.sE O jAPA NÃO CONSEGUIR UMA IDENIZAÇÃO MILIONÁRIA, NUREMBERG NELES!
san
10/02/2008 as 22:39
Eu acho que o correto é ler o manual sim. Mas mesmo aqueles que leram, não estão isentos de machucar seu dedo nesta operação. A não ser que no manual esteja a maneira correta de realizar a operação e também um alerta explicando que se for feito um procedimento diferente o seu dedo pode ser arrancado.
Mas duvido que a VW faça um manual tão bem explicativo assim…
Airton
10/02/2008 as 23:05
hahahahhahahha!!
FOX, O ÚNICO COM GUILHOTINA DE SÉRIE!!!!
Francesco
11/02/2008 as 10:09
Deveriam mudar o nome CrossFox para CrossFinger: literalmente, corta-dedos, pois “cross” (cruza, corta) os dedos. hehehehe. Indico uma frota de fox para donos de restaurantes: eles colocam pepinos e cenouras e baixam o banco, cortando os legumes em série, com alta produtividade!!!
André
11/02/2008 as 10:48
Fato: só tem o dedo decepado quem não usa a alça do banco e coloca o dedo no meio do mecanismo de travamento!
Logo, só tem o dedo decepado quem não segue a orientação do fabricante.
Outro fato: a Volks bem que podia fornecer o Fox com o mesmo sistema do travamento com que o carro é exportado.
Mas insisto, só tem prejuízo (= perda do dedo) quem deixa de seguir a orientação do manual.
Francesco
11/02/2008 as 11:35
Este é um caso único em que o Fox esmerilha o dono e não o contrário! hehehehehehe
ana teresa
11/02/2008 as 11:43
primeiro, quem perder o manual, pode consultar as instruçõs COLADAS bem na frente do monguinho que não conseguir rebater o banco….
segundo…. tem q ser mto tosko para perder o dedo ali…. jah rebati o banco muitas vezes e nunca vi nada de absurdo… dai se todo mundo q prende o dedo na porta do carro, no vidro eletrico, etc fosse processar as fabricas, nao existiria mais carro no mundo… ia falir tudo !!!!!
aff viu!
ana teresa
11/02/2008 as 11:47
ah, e o video da volks sobre como rebater o banco:
http://www.youtube.com/watch?v.....GotI7INKOI
Francesco
11/02/2008 as 12:51
Ana
Pare de defender essa fabricante de guilhotinas que cobra caro por carros que até Alexandre, o Grande consideraria ultrapassados!
Paul Pal
11/02/2008 as 14:58
Sim, pessoal, o tal adesivo deveria estar presente em todos os carros; melhor seria se o desenho industrial fosse diferente.
Mas devemos lembrar que essa questão está rolando há cerca de 01 ano. Um ano!. Lembram da GM naquele caso dos cintos do Corsa, onde 2 morreram? Mesma coisa: ficou rolando um bom tempo até a GM/chevrolet ir a público e fazer o devido recall. A diretoria (da GM) só não foi em cana por que existe uma lei que permite a tal “transação penal”, onde o advogado da parte ré vai transacionar com o Juiz uma punição alternativa.(que no caso foi a doação de alguns celtas…)
Conclusão: o CDC e outras leis de proteção ao consumidor, não estão adiantando coisa alguma.
marcop
11/02/2008 as 16:42
PARA OS EUROPEUS TUDO!!!! PARA OS ÍNDIOS BRASILEIROS, A GUILHOTINA!!!! :laugh:
Gabriel
11/02/2008 as 17:09
Quem perdeu o dedo num Fox deveria ter perdido a mão inteira.
Muita distração.. é o mesmo tipo que entra no metrô e quebra o pé no vão.
TIAGO
11/02/2008 as 20:17
GALERA SEGUINE:
MOVIMENTO FORA VW
vamos montar um site com denúncias, comparações etc.
quem me ajuda? pode me mandar um e-mail: tiaguo.lucero@ig.com.br
Não sou o melhor em editar sites mas bora
vamo bota pra **** nessa vw de *****
Luiz
11/02/2008 as 20:23
è o mesmo que morrer esmagado por um macaco mal posicionado, a alça ja existe! o magrão que é bocaberta poe o dedo ali de ratiação! a borracha ajuda, mas tem muitas outras coisas que poderiam se consideradas perigosas também se mal manuseadas! e em vários carros!!! mas a vw podia ter previsto os bocaberta hehehe
Roger
11/02/2008 as 23:10
Os que perderam parte de seus dedos podem ser desavisados, mas imbeicis mesmo, são os que fizeram os últimos comentários acima. As pessoas foram prejudicadas e não faltam BABACAS para dizerem absurdos. Julgam-se muito espertos, comprando um carro que, na Europa, custa muito menos, é muito mais seguro, possui air-bags lateirais e ainda é tratado lá como um lixinho, um mero refugo, repudiado mesmo por seu baixo preço (só assim para vender alguma coisa lá).
Concordo que tem que ler o manual, mas para saber como fazer o procedimento correto, e não ler o manual para não perder o dedo ou não se ferir. Riscos de lesões graves como estas NUNCA deveriam existir numa tarefa simples como rebater um banco, nem sob avisos de manual. Rebater bancos não é e nunca será como levantar o capô de um motor, não façam comparações absurdas! Tive um Fiat Elba no começo dos anos 90 e rebater um banco naquele carro era algo muito simples, que dispensava qualque manual. Agora, no Youtube, vi que no Fox, é uma tarefa bem complicada (tira dali, põe daqui), por isso seria bom ler o manual. Mas não para não perder o dedo, jamais.
Uma boa multa milionária para calar a boca suja de Thomas Schmall.
Roger
12/02/2008 as 00:10
Notícia de última hora: a VW pode ser multada em R$ 3 milhões pela falha do Fox:
http://br.invertia.com/noticia.....R_66081254
JohnnnyHGT
12/02/2008 as 00:33
[Comentario #69368 sera citado aqui]
É Triste mas é verdade. :angry:
Will
12/02/2008 as 08:35
A VW tem q pagar milhoes em multas.
Não importa se estava no manual ou não.
Carro caro e ruim q decepa dedos.
André
12/02/2008 as 11:09
[Comentario #69349 sera citado aqui]
Paul Ral: como advogado da GM afirmo: o que v. diz é mentira. Jamais houve transação penal envolvendo dirigente da GM no Brasil. Aliás, sequer o fato que o Sr. narra configura crime e, pior, seguer corresponde à verdade. Bem sabe o Sr. que, fosse verdadeiro o absurdo que o Sr. menciona, a imprensa teria divulgado o caso, que certamente atrairia muitos leitores. Assim, pare de criar boatos infundados.
Henrique
12/02/2008 as 14:13
[Comentario #69112 sera citado aqui]
[Comentario #69097 sera citado aqui]
[Comentario #69205 sera citado aqui]
[Comentario #69406 sera citado aqui]
COMENTARIOS MUITO INFELIZES!!!! QUANTA GENTE RIDICULA..
Braga
13/02/2008 as 08:32
Agora a VW vai pra fita!
http://oglobo.globo.com/econom.....602762.asp
Wonder
13/02/2008 as 17:11
Colegas,
Falou muito mal o sujeito aí acima que disse que “é o mesmo tipo que entra no metrô e prende o pé no vão”. Não se trata da mesma coisa.
Existem riscos que são evidentes. Por exemplo, você vê o vão no metrô e logo imagina que é possível enfiar o pé ali e até prendê-lo. Então, você toma mais cuidado. Quando acontecem acidentes, pode ser por falta de agilidade da pessoa (idosa, deficiente, criança).
Por outro lado, quando você vê uma traquitana que ainda não conhece (é o caso da maldita trava do banco do Fox), você NÃO TEM COMO INTUIR de antemão como é que o troço funciona, nem qual vai ser o seu comportamento.
Recomendar que se leia o manual não é o aplicável no caso. É óbvio que é necessário ler o manual. Mas pode ocorrer de uma mãe estar operando o sistema e uma criança colocar o dedo no local fatídico, sem que a mãe perceba.
Onde quero chegar, finalmente, é: Nenhum sistema comercializado pode conter NENHUM tipo de componente que se movimente de maneira a deixar o risco de prender, cortar, golpear, cisalhar ou guilhotinar qualquer parte do corpo de quem o opera com razoável nível de habilidade. Nenhum sistema que contenha algum tipo de risco desse tipo pode permanecer sem uma proteção que impeça sem falhas o acesso de qualquer parte do corpo humano ao ponto de perigo.
É isso. E isso a Volkswagen não fez. Deixou a maldita argolinha aparecendo, e intuitivamente a pessoa tende a inserir o dedo nela, achando que ali também é para se fazer força e impulsionar o banco seja lá para que lado for.
Imaginem vocês se começarem a tirar as proteções das correias dos motores. Será preciso ler o manual para saber que ali tem uma polia girando a uma velocidade super alta que quase nem dá para ver que está girando???
Vital
14/02/2008 as 02:44
Não defendo a Volks,
Eu tenho um fox, com esse mecanismo a mais de 2 anos. Uso o sistema como eles explicam no manual de instruções e é bem pratico. O negocio e como o amigo citou, infelizmente brasileiro não le manual e se acha no direito de sair xingando, tudo e todos. A Volks vende em media 11.000 Fox por mes, porem 8 proprietarios informão ter sofrido danos no sistema. Sem querer defender a empresa mas no meio de tanta gente so 8 ter problema e complicado de falar. Acredito eu que a empresa deveria utilizar o mesmo sistema Europeu no fox nacional, pois parece mais seguro, para aqueles que não tem o habito de ler.Porem com certeza isso vai impactar no valor do carro e vai ficar um monte de gente dizendo que a empresa so faz carro para rico. Detalhe: No banco traseiro do fox tem as intruçoes de uso especificadas, bem pelo menos no meu é assim.
Luciano
14/02/2008 as 08:15
Agora pense na seguinte situação:
” sua mae tem um fox e comprou uma biclicleta, que coube no carro mediante rebatimento do banco, chegou no predio o porteiro, muito solicito, ajudou a ritirar a caixa do porta malas, enquanto sua mão carrega a caixa até o elevador pede pro porteiro: “o senhor poderia puxar o banco para mim? o final dessa história voces ja podem imaginar”
Podemos concluir que :
- mulheres com mais idade não costumam ler o manual.
- uma quilhotina para cortar chapas deve ser operada por um profissional qualificado, ja um carro deve ser funcional mesmo para quem não leu o manual.
- Não é só o dono que pode estar operando.
- Voce esprestaria seu carro para seu irmão que está fazendo mudança.
- Voce faz uma viajem de negócio e no destina pode alugar um carro.
Portanto a culpa É do fabricante, qualquer carro voce dirige igual, os pedais são na mesma posição, a seta se da no mesmo lugar, a simbologia é padrão,e devemos considerar que um carro não é dirigido por apenas uma pessoa.
Roger
14/02/2008 as 14:54
[Comentario #69864 sera citado aqui]
Veja bem: “apenas” 8 proprietários perderam as falanges, apenas 8. Que pouco, não? Isso sem contar as outras dezenas de casos de hematomas, unhas arrancadas (talvez até fraturas)… 8 foram apenas os casos extremos, com danos irreversíveis. Conheço algumas pessoas que têm o Fox, e a maioria deles nunca usou o sistema de rebatimento de bancos (e nem sabiam que isso existia no carro). Também sequer sabiam da notícia dos acidentes com o banco do Fox. Portanto, como também vão saber da tal peça que disponibilizaram agora?
Quanto a mania de reclamar de tudo, que você diz que o brasileiro tem, eu penso o contrário. Penso que o brasileiro não reclama nada, paga caro por um produto que em outros países é mais avançado, bem equipado e custa mais barato e, quando ocorre alguma coisa, costuma se conformar. Quem sabe não haja mais casos com o Fox, mas as pessoas simplesmente não comentam? Nos Estados Unidos, sim, a população costuma processar tudo e todos por qualquer coisa? Quem sabe, por isso, que lá as coisas funcionam melhor que aqui?
E não me venha dizer que não defende a VW, porque sua defesa em relação à marca alemã é rasgada.
Ricardo
14/02/2008 as 18:58
Esse povo que defende a VW, não sabem o que fazem.
Nenhuma montadora é santa, todas querem saber apenas de $$$$ e mais $$$$. Bom, no caso da VW, eu tenho raiva dessa empresa porque ela engana as pessoas: oferece produtos caros e esse produtos oferecem pouco. Podem observar os testes e opiniões de leitores por aí. O Gol, por exemplo, teve apenas 56% de aprovação de seus proprietários no Carsale (se não me engano, foi lá que vi isso). Mas por que o povo compra tanto essa carroça? Simples, o brasileiro compra pensando em manutenção barata e valor de revenda. Sinceramente, todos os carros, mas com alguma variação entre um e outro, desvalorizam igual. E o valor do seguro do Gol, não é bem alto? E o seu índice de roubos, não é o mais alto? Prefiro um carro mais barato, mais bem equipado e com seguro mais baixo. Portanto, se o brasileiro pensasse melhor…
Outra coisa é a herança do Fusca. A VW fez essa imagem de “carro que não quebra, carro invencível” com o Fusca, porque ele, com sua tração traseira, subia qualquer morro. Isso é verdade, mas o Fusca é apenas um carro, os VW são apenas um carro. Porém, a maioria de seus donos se sente piloto de avião, eles acham que estão com um avião na mão. Basta reparar no trânsito: sempre tem um cara de Gol ou de Fox tesourando, colando. Por isso que abro a janela e tiro o sarro quando vejo um VW quebrado, hehe. Nunca vi tanta tara por aquele emblema VW, tá louco!
Bom, mas o principal motivo da minha raiva com a VW está na Segunda Guerra Mundial. Como já disse, não há montadora ou empresa santa, mas o caso da VW é grave. Ela, na Segunda Guerra, utilizou mão-de-obra dos campos de concentração em suas fábricas na Alemanha, puxando o saco 100% de Hitler e sua corja. Outras empresas alemãs que usaram do mesmo expediente foram a Basf, a Siemens e o Deustche Bank. É, enquando o pessoal fica aí defendendo essa empresinha, deveria pensar melhor e pesquisar para ver o que ela já aprontou no passado (e continua aprontando). Essa história da trava do Fox é fruto de uma empresa como essa, que coloca uma porcaria dessas no mercado e chama de burro quem se feriu no carro. Isso é inadmissível! É fruto de almofadinhas como aquele alemão que apareceu no Jornal Nacional e de executivos envolvidos com prostitutas (lembram desse caso? Foi amplamente diulgado na mídia). É fruto de uma empresa que se recusa de qualquer maneira a fazer o recall dessa peça. Por isso, desculpem-me o radicalismo, mas não compro, não dirigo e nem ando em nenhum VW. Uma vez, fui tomar um taxi. O primeiro da fila era um Santana (pra variar, essa raça de taxistas de Santana sempre atrapalha, além dos motoristas de Kombi). O que fiz? Disse que não andava de VW de jeito nenhum e peguei o segundo táxi da fila, um Astra. O motorista do Santana ficou ****, mas quem mandou ele ter um VW? Desculpem-me mais uma vez pelo meu radicalismo, mas com a VW, esse é o tratamento que dou: boicote total!
F. Piffer de Miguel
17/02/2008 as 21:27
Adicionem mais um mutilado na lista do cross fox. Tenho um cross fox e, em outubro de 2007, tive um acidente com o banco e fiquei com o dedo médio da mão direita totalmente deformado. E AGORA????!!!!
Antonio
23/02/2008 as 13:16
Recentemente li um artigo do Bob Sharp no BCWS, onde ele comenta sobre o recall do Porsche Cayenne e ele comenta sobre o infame sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox que já aleijou oito pessoas. Para quem quiser ler e ficar indignado com a conclusão dele sobre o caso do Fox, aqui vai o endereço: http://www2.uol.com.br/bestcar...../b272a.htm
Quanto será que a VW do Brasil deve ter pagado a ele para escrever aquilo?
Existe um perigo de aleijamento que não existe para consumidor Europeu e que jamais deveria existir para nós Brasileiros, uma vez que nós fabricamos o maldito carro! Isso mostra do descaso da VW no Brasil. E aí vem o tal do Bob Sharp lá do BCWS me dizer que não é preciso fazer um recall no Fox? É culpa do dono Brasileiro e dane-se?
Então que se dane o Bob Sharp e a Volkswagen do Brasil. Os dois juntos!
Já foram confirmadas oito pessoas que tiveram seus dedos decepados pelo defeituoso sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox feito para o mercado Brasileiro. O perigo de mutilação é real. Logo a atitude correta da VW do Brasil seria indenizar as oito vitimas e reconhecer o erro através de um recall para a troca do sistema de rebatimento de bancos “brasileiro” pelo sistema mais seguro usado no Fox para exportação.
Uma fábrica de carros que usa um bordão de que “Você conhece. Você confia”. Tem como obrigação prezar a integridade e segurança dos seus consumidores. A VW que sempre se gaba se ser uma marca de qualidade, deveria admitir o erro e não jogar a culpa em cima do dono que não leu o manual de instruções. O carro tem que ser seguro e intuitivo. Em hipótese alguma o interior do veículo deve oferecer risco de mutilação ao usuário, ainda mais um sistema que deveria auxiliar o usuário do veículo.
É preciso uma convocação sim senhor! Volkswagen tem que ser punida pelo o erro que cometeu. Indenizar os acidentados e fazer um recall para que outros donos de Fox não sofram acidentes desse tipo.
paulo
26/02/2008 as 10:58
fico imaginando o recall sendo eo problema solucionado….e os dedos como fica….
Ricardo
28/02/2008 as 08:19
Ah, o Bob Sharp defendeu a VW primeiro porque trabalhou lá e deve ter muitos “amigos” por lá. E, claro, deve ter levado uma graninha nessa. Agora, esse negócio de cortar tá no nome dele. Veja só: Bob “Sharp”. Uma das acepções da palavra “sharp” em inglês quer dizer “afiado”, “cortante”, “penetrante”. Claro, ele sentiu certa “familiaridade” com o corta-dedos da raposa traiçoeira!
Takayama Filho
2/03/2008 as 23:19
Montadoras, recalls e jabás, fica ligado Sharp “Jornalistas que viajam a convite da indústria automobilística em corruptos? Infelizmente, em certos casos, sim, embora uma análise mais atenta possa levar a conclusões até piores do que a simples corrupção “barata”, do ponto de vista da ética do jornalismo. Alguns desses jornalistas sabiam com antecedência – e sonegaram do público e das suas chefias”
Observatório da Imprensa: http://www.observatoriodaimpre.....020006.htm
Willian Santos
4/03/2008 as 00:45
Nos Estados Unidos, onde a cultura do recall está mais difundida, ocorreram 525 recalls só no setor automobilístico em dois anos. No Brasil, foram 57 no mesmo período (Globo, 20 de dezembro).
Qual o custo de uma campanha para as montadoras?
Qualquer outra entidade, pessoa física ou jurídica a tiver acesso ao “DOSSIÊ PROCON” que gerou o auto de infração Nº 2489, Série D1 acima mencionado, até mesmo um leigo em direito, não precisa ser especialista em engenharia mecânica para ter entendimento que a pratica dos “RECALL’s BRANCOS” assim como imprudência de motoristas, tem contribuído para os altos índices de acidentes de trânsito.
FONTE – ONG: http://www.abradefe.org.br/pag.....63385.html
Marco F Oliveira
5/03/2008 as 12:03
QUANTOS CASOS É NECESSÁRIO PARA QUE UMA EMPRESA FAÇA A CONVOCAÇÃO?
Caso do Fox foi levado a Lula em junho de 2006 “Não podíamos adotar medidas em cima de indícios”, diz Maria Beatriz Corrêa Salles, coordenadora-geral de assuntos jurídicos do DPDC. Link: http://txt.estado.com.br/edito.....6.16.1.xml
Curioso com o caso, enviei um e-mail ao DPDC, acho que o retorno está vindo por carta e através de um navio…mais de um mês sem resposta.
http://estrategiaempresarial.w.....onsumidor/
Gustavo Funada
19/03/2008 as 23:28
[Comentario #70505 sera citado aqui]
[Comentario #70505 sera citado aqui]
F.Piffer de Miguel
Está na lista. Pode entrar em contato?
takaofunada@uol.com.br
Para aqueles que gostam de ficar criticando, a VW está oferecendo 90mil por seu dedo, sinal que reconhece o problema. Alguém se candidata? Se voce colocar um poste no meio do deserto, sem nada em volta alguém vai acabar batendo justamente nele, é assim que as armadilhas funcionam.
Tudo que posso recomendar é que tomem cuidado ao manusear o banco traseiro do fox, pode se machucar com gravidade, venho fazendo isto a três anos, mas não dá para avisar todos e a lista de feridos está bem grande.
Cuidado com esta coisa, não recomendo fox para ninguém.
Takayama
22/03/2008 as 23:30
Confiança decepada
Pois é, viver, de certa forma, implica se decepcionar com pessoas, com instituições. Não há como escapar disso, podemos concluir, ao ler, nos jornais deste sábado, que o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, sabia, desde 2006, dos problemas com o sistema de rebaixamento do banco traseiro do Fox (VW). Segundo a porta-voz indicada para o caso, foi feita investigação, a partir de denúncia de um consumidor que teve o dedo decepado pela maldita argola que se liga a uma alça flexível no Fox. Mas nada foi concluído. Então, nada se fez. Ou seja, o órgão que tem como atribuição proteger e defender o consumidor, nada fez além de investigar. E, vejam bem, a dica sobre o problema foi do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que cumpriu com suas responsabilidades, ao repassar indicação de um consumidor que teve o dedo decepado. Senhor diretor do DPDC – não a porta-voz indicada para a desagradável reportagem –, senhor Ricardo Morishita, não é assim que um órgão como o DPDC deve agir. Nossa confiança, além dos dedos de vários consumidores, foi decepada.
Escrito por Maria Inês Dolci às 10h50 http://mariainesdolci.folha.bl.....ol.com.br/
A advogada Maria Inês Dolci, 50, é coordenadora institucional da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) e colunista da Folha de S.Paulo, onde a cada 15 dias escreve sobre direitos do consumidor.
Maria Inês Dolci atua há quase 20 anos na área de defesa do consumidor, sendo que trabalhou em organismo público e privado de defesa do consumidor. É autora e co-autora de várias publicações da área do consumidor, tendo acompanhado a implantação do Código de Defesa do Consumidor, em 1990. É também especializada em direito empresarial pela Universidade de Miami (EUA).
E-mail: mariainesdolci.folha@uol.com.br ; imprensa@proteste.org.br