Home Asiáticos França pede à UE que fiscalize entrada de carros sul-coreanos

Hyundai i40 620x432 França pede à UE que fiscalize entrada de carros sul coreanos




A França está preocupada com a entrada em peso de carros sul-coreanos (leia-se marcas sul-coreanas) no mercado europeu. Por isso, o governo francês pediu à União Européia que fiscalize a entrada de carros da Hyundai e Kia.

As marcas sul-coreanas registraram crescimento de 20% no ano passado. A UE confirmou que a França pediu o controle das importações sul-coreanas.

Dessa forma, se a UE atender ao pedido francês, Hyundai e Kia terão que informar antecipadamente modelos e volumes que pretende exportar para a Europa.

No entanto, 70% das vendas da Hyundai provêm de modelos feitos nas fábricas da República Tcheca e Turquia, bem como a Kia Motors tem toda a produção de seus médios na Eslováquia. A Hyundai fala que somente 12% das vendas são de veículos importados da Coréia do Sul.


  • HugoSW

    As coreanas estão dando trabalho para todos os mercados.

    • Teixeiracar

      Os carros da Hyundai na minha opinião tem um design muito bonito. Ele é fluído, mesmo parado parece que esta em movimento. Já tive experiência com um I30 além de bonito o carro tambem é muito bom. Aliás, quem desenha os carros da hyundai ? Confesso que não sei.

    • Cil

      Pois é. Quando não se pode competir, o negócio é pedir a ajuda do governo. Eheheheheheh

      Finalmente vi o Optima de perto este fim de semana. Coisa bela!

  • Debraido

    As marcas tradicionais"dormiram em berço esplendido" enquanto as coreanas investiram (e muito) em inovação. Agora terão que correr atrás do rabo!

  • Leandro1978

    Achei que isso só ocorresse em países abaixo da Linha do Equador…rs…

  • 3ic

    ta certo, e isso é efeito da crise, onde esses coreanos tem um preço interessante apesar de inferiores..mas….os coreanos não fazem o mesmo ( até pior) no mercado deles?

    • metal_sm

      Esta enganado, antes da crise de 2008 as marcas coreanas estavam com crescimento muito maior que o atual, a crise na verdade afetou as vendas de todas as montadoras mas como as coreanas estavam com crescimento contínuo apenas foi pouco afetada. E o que esta fazendo o crescimento deles não é só o preço e sim a qualidade (entre concorrentes) dos carros e o design inovador.

  • http://www.historias-de-minha-vida.blogspot.com/ olhandoalua

    As coreanas oferecem mais, cobram menos e oferecem qualidade aceitável… Isso esta quebrando as pernas de muitas fabricantes tradicionais, porque os europeus estão deixando as marcas tradicionais para pegar um carro coreano um pouco mais caro, mas que pertence a uma categoria superior…
    Boicotar os coreanos é uma péssima ideia, vai causar uma acomodação das fabricantes tradicionais, o negocio é deixar os coreanos pressionarem para forçar uma atualização ou inovação das marcas tradicionais…

  • xam72

    Será que a PSA está em crise?

  • CanalhaRS

    França e sua tradicional xenofobia.

    • tiago90j

      O que uma medida de cunho econômico tem a ver com xenofobia?

      • fl4v10r04l

        Toda a xenofobia francesa se baseia na economia para tentar se justificar!

        "Odeio imigrantes porque eles roubam nossos empregos". Mas lavar prato, nenhum francês quer!

        A medida em questão realmente não tem nada a ver com xenofobia.. Mas, com esforço, dá para associar o fato com o tradicional comportamento francês diante do que é estrangeiro!

  • BBMP_

    Nao tem como competir com industrias que utilizam mao-de-obra mais barata. So como comparacao, na UE, um engenheiro ganha de 4k a 8k Euros/mes, no Brasil 5k a 10k Reais/mes (duplicados devido aos impostos estratosfericos) e na India 1K dolares. Nao sei na Coreia, mas deve ficar entre India e Brasil.
    Sim, nossa mao-de-obra esta ficando cara e se o governo nao reduzir impostos, em breve nao teremos mais desenvolvimento de produtos aqui, apenas producao… Isso esta mais evidente na UE.

    • riccorreasp

      Tem certeza que um Engenheiro ganha 1000 dólares na Índia?

  • edy_caceres

    ta me cheirando a boicote!

    • rnarec

      Mas no caso da Hyundai vai ser o maior boicote… do mundo!!!!

  • diogo_rs6

    Mas isto mostra que os franceses há muito não tem competitividade: só conseguem atuar dentro da Europa, porque fora dela seus carros estão longe se de serem bons ou competitivos – bem diferente dos coreanos.

    Mas na pátria-mãe da demagogia não duvido que comecem a vir medidas protecionistas….

    • tiago90j

      os franceses da renault são sim senhor, os da psa ainda não obtiveram a receita.
      e chamar de pátria mãe da demagogia o pais que introduziu o Mundo na idade moderna é uma " p### falta de sacanagem" quem é da área humanista como eu, sabe das contribuiçoes deste país, que é a frança. Acredite a revolução francesa afeta diretamente nossas vidas, não dá pra imaginar como seria uma mundo este momento histórico, que se passou na frança.

      • diogo_rs6

        Sim, principalmente o grão-mestre da demagogia chamado Rousseau: as idéias deste infeliz é que transformaram as pessoas em um bando de ridículos incapazes de se resolverem por si só e que acham que o Estado é que tem que resolver tudo por elas: neste aspecto o iluminismo inglês fez muito mais pelo desenvolvimento e cresscimento do indivíduo que o francês

        • Eugenio C.

          Em pleno ano 2012, com tanta informação disponível…

      • Edson Roberto

        Os PSA são ruins?

        Caramba, são exemplo de modelos com design além do tempo, melhores do mundo em materia de suspensão…. vai me dizer que são ruins?

        Mas de fato estão com problemas de receita.

    • BlueGopher

      Mas isto só acontecerá se a UE restringir a importação de coreanos para toda a Europa, e não só para a França.
      Não se esqueça que lá o Mercado Comum Europeu funciona, não é amador como o Mercosul, onde os parceiros vivem dando rasteiras um no outro.

    • Pug308

      Pensava assim também, até ter meu primeiro francês: Os carros são excepcionais. Atualize-se!

  • AmmmmmP

    Olha só… as 4 grandes de lá fazendo o mesmo que as 4 grandes daqui fizeram… daqui a pouco vão subir o IPI dos importados por lá com a desculpa da ameaça aos empregos das empresas tradicionais…

    • Sias

      É….o Brasil fazendo escola. Em vez deles se tornarem competitivos querem matar o oponente.

    • riccorreasp

      Pelo menos lá protegerão a própria industria, visto que as empresas "prejudicadas" são da Europa, especialmente francesas.

      Já aqui as medidas visam também proteger a indústria americana e européia, mas nenhuma delas nos "pertence".

      Creio que em nosso caso a questão seja muito mais absurda, portanto.

    • zemarreta

      É difícil porque aí teria briga de verdade na OMC, e prejudicaria a indústria alemã, que é líder absoluta no segmento de luxo.

  • dorovanius

    Na França é assim: tem tem grana compra carro Alemão, quem não tem compra carro Frances.

    • Eugenio C.

      Então quem está comprando coreano?o.O

      • dorovanius

        Sinceramente não lembro de ter visto carros coreanos nas vezes que fui a Paris ou mesmo no interior da frança. Vi poucos carros que não fossem de fabricantes europeus ou norte-americano. Até mesmo carro japones é dificil de ver por lá. Provavelmente, estão querendo fechar as portas para os coreanos antes mesmo que seja tarde, pois já tive carro coreano e são do mesmo nível ou até melhores que os carros franceses atualmente (e os franceses sabem disso).

  • Diggo

    Os caras são incompetentes assim, como aqui, e culpam as outras montadoras. Protecionismo ridículo!

    • 3ic

      Na coreia tb rola esse protecionismo com as coreanas. so que de uma forma pior

  • gcarlos

    Tem a questão da mão de obra, encargos trabalhistas, lá q é menos honeroso, esses países tem política voltada a exportação, querem empregar seus patrícios e se deixar vamos deixar muita gente desempregada.
    Aqui quando se fala em flexibilização das leis trabalhistas parece q o mundo vai desabar. Todo mundo quer comprar carro mais, desde q não mexa no seu salário ……

  • vviictor

    será que na Europa também tem estas propagandas pomposas da Hyundai com locutor de voz solene dizendo "o mais sofisticado, o mais fodástico, o mais rápido, o mais tecnológico DO MUUUNDO"

  • zemarreta

    Às vezes acho que a França gosta de dar uma de Argentina da União Européia, lutando por protecionismos, tentando roubar investimentos dos outros europeus, fazendo demagogias com as indústrias quando elas precisam demitir, etc.

  • DanieldeBotas

    chama o Mantega que ele inventa um imposto que vai transformar todos os seus carros em Uno Mille e Gol!

  • anderson_sp

    Se estas francesas vendessem o mesmo portfólio de porcarias daqui, aposto que já tinham pedido concordata.

  • zzzepa

    ..aqui tinha que fiscalizar os preços..pois se continuar subindo do jeito que está…vai logo logo custar 1 milha, e vai concorrer com ferraris e porches, essescoreanos estão se achando, estão querendo inflacionar o mercado com aumentos sem motivo…

  • victorweslley

    É a Hyundai-Kia deixando o mercado em polvorosa. Sinal de que os coreanos são melhores, que no grande mercado americano, não se vê carros franceses á venda. Já os coreanos, estão vendendo pra caramba.

    • Eugenio C.

      Por outro lado, carros americanos também nunca venderam bem na Europa. Para mim, é mais questão cultural que de qualidade. Europeus gostam de pequenos e médios, americanos gostam de compensar a síndrome de PP.

      • dorovanius

        Vendem relativamente bem sim. A Opel (GM na Europa) vende bastante Astra e Zafira. A Ford vende bastante Fiesta e Focus.

    • dorovanius

      É a pura verdade. No mercado norte-americano primeiro foram os japoneses a entrar para concorrer com os tradicionais carros americanos. De um tempo pra cá os coreanos estão vendendo muito por lá. Carro europeu "vende bem" nos EUA mas apenas os carros de luxo (Ingleses e Alemães).