Ecologia Europa Governamental/Legal Tecnologia Trânsito Vídeos

França promete 1.000 km de estradas solares em cinco anos (vídeo)

wattway

Um dos países que mais abraçaram a eletricidade como meio de locomoção foi a França. Agora, a terra dos francos quer que suas estradas passem a gerar energia. A ministra do Meio Ambiente Ségolène Royale anunciou a criação de um programa de 1.000 km de estradas solares nos próximos cinco anos.

A tecnologia utilizada será a de painéis solares montados no pavimento da rodovia, desenvolvidos pela empresa Colas. Cada quilômetro “solar” permite abastecer uma cidade de 5 mil habitantes! Mas, parece estranho uma placa de 7 mm de espessura com células fotovoltaicas ser instalada sobre um pavimento para tráfego de veículos.

No entanto, a tecnologia chamada Wattway consiste em uma camada envolvente com resinas e polímeros, que permitem alta aderência para o tráfego de carros, caminhões, ônibus e motos. Ela pode se adaptar a qualquer tipo de estrada, rua ou estacionamento, gerando energia mesmo com trânsito, neve ou chuva.

Sua instalação e conexão entre as placas é rápida e 20 m2 de superfície podem abastecer uma residência sem aquecimento por um ano. Se tudo der certo, 5 milhões de franceses terão energia solar provenientes de suas próprias estradas.

[youtube id=”https://www.youtube.com/watch?v=YtB_u_PvQrQ” width=”600″ height=”350″ autoplay=”no” api_params=”” class=””]





  • Renato Alves

    Essa ideia é simplesmente genial

    • Deadlock

      Mas, não é nova. Os ianques também estão estudando essa opção, que deve ser mais eficiente porque lá há muitas estradas em desertos, com alta disponibilidade de energia solar.

      • Renato Alves

        Poderia privatizar estradas sem a necessidade de cobrar pedágio, estradas sempre em boas condições e “de graça”

  • Adriano

    não vamos invejar os franceses, aqui tbm temos ótimos planos, criaremos ruas lunáticas e mal sinalizadas e vc mais freia do que anda com seu carro, ai ele vai gastar mais ainda, consequentemente vc irá abastecer mais e por fim, encher o c… do lula e cUmpanheiros de dinheiro

    • Rafael Viana

      Sem contar que temos planos de estocar vento.

      • Adriano

        Mas tempos a saudosa mandioca, ah e o milho

  • Willian Ricardo Rodrigues

    isso sim que é ideia boa, aposto que foi um brasileiro que deu essa ideia, kkkkkkkk (iroc mode)

  • Bikudin

    Aqui no Brasil se colocasse uma placa em cada buraco abasteceria uma cidade de 25.000 Habitantes.

  • Fábio

    Excelente tecnologia, acho que o Brasil tem condições de adotar essa tecnologia nas estradas daqui uns dois ou três…mil anos…

  • Vitão

    Aqui não daria certo por vários motivos, pelo superfaturamento e obras que não acabam nunca, um projetos desses demoraria 20 anos e mesmo assim teria atrasos, licença ambiental, burocracia, etc… Uma vez concluída, os painéis sumiriam das estradas, assim como somem os fios de cobre… E por fim, por falta de manutenção acabaria tendo apenas 20% (sendo otimista) destes painéis funcionando…

    • Tosoobservando

      Nao sejamos pessimistas, isso pode sim existir, aqui temos energia eolica em alguns estados e ate testes com energia gerada pelo mar.

  • zekinha71

    Isso é o tipo de coisa que só vou botar fé que dá certo, quando estiver funcionando

  • Leonardo Teixeira

    E brasil que nao vai prometer nem 1000 km de asfalto, as ruas esburacadas e cheias de lama pois o governo acha que só existe a capital

  • Miguel

    Primeiro mundo! As coisas poderiam ser melhores para todos…

  • Martini Stripes

    Fico impressionado com a falta de amor pelo seu próprio país que o brasileiro tem. Aí reclama que os políticos deitam e rola. Enfim…

  • Thiago Cesar

    Enquanto o Brasil se preocupa com seus negócios externos e acha que detem a maior parte dos recursos, os outros países investem em tecnologia alternativa e independem de países subdesenvolvidos. O problema aqui é que achamos que somos a última bolacha do pacote para o resto do mundo inteiro!!