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FSO Syrena, o clássico polonês que poderia ter tido uma grande família

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FSO Syrena 100

A FSO (Fabryka Samochodów Osobowych) surgiu oficialmente em 1951. O fabricante de Warsaw, Polônia, iniciou pouco tempo depois o projeto de um carro de tamanho compacto, barato e versátil para ajudar a remotorizar o país após a Segunda Guerra Mundial.

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FSO Syrena Sport – Protótipo

De imediato surgiu o projeto de um carro que teria motor de quatro cilindros 4 tempos refrigerado a ar, tendo ainda um chassi autoportante. Por causa da escassez de aço na época, utilizou-se madeira na confecção dos protótipos e os primeiros exemplares tiveram a carroceria coberta com couro.

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FSO Syrena Mikrobus – Protótipo

O motor de 4 tempos foi substituído por um de dois cilindros com 2 tempos e 746 cm3, mas refrigerado à água e produzindo 27 cv. O primeiro protótipo feito em aço só ficou pronto no final de 1953. Em 1955, o já batizado Syrena – nome em homenagem à sereia lendária que guarda o rio Wisla, em Varsóvia – já tinha cinco carros prontos para testes.

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FSO Syrena 104

Syrena

Em 1957, finalmente o FSO Syrena ficou pronto na versão 100. Ele apareceu como um sedã de duas portas (de abertura invertida) com 4,03 m de comprimento, 1,53 de largura, 1,52 de altura e 2,30 de entre-eixos, tendo ainda câmbio manual de quatro marchas não sincronizadas. Seu peso era de 950 kg e podia alcançar 100 km/h.

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FSO Syrena Kombi – Protótipo

Com visual simpático e elegante, o Syrena não teve alterações até 1960, quando surgiu o modelo 101, uma versão com melhorias, recebendo inclusive para-brisa bipartido, nova bomba de combustível e carburador maior. No mesmo ano surgiram os conceitos cupê Syrena Sport e van Syrena Mikrobus, para passageiros e carga. Um ano depois surgia a perua conceitual Syrena Kombi. No entanto, os três não foram adiante.

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FSO Syrena 110 – Protótipo

Dois anos depois aparecia o 102 com alterações na carroceria e um ano depois, o 103. Este tinha motor mais forte e visual renovado na frente. Em 1966, a FSO introduz um novo motor, agora com três cilindros, 2 tempos e refrigerado à água. Agora o sedã 104 tinha 40 cv e já podia ganhar outras variantes. O câmbio passou a ser sincronizado. Nesse ano surgiu o primeiro derivado, o hatch 110, mas o projeto não vingou.

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FSM Syrena Bosto

O Syrena 104 foi o que mais durou sob o controle da FSO, que transferiu a produção para a FSM em 1972, surgindo assim o 105, que tinha portas de abertura normal. Este foi o último modelo a ser feito, gerando ainda uma van chamada Bosto e uma picape batizada de R-20. O clássico polonês ficou famoso ao participar do programa de TV britânico Wheeler Dealers em 1983.

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FSM Syrena R20

Nesse mesmo ano, o FSM Syrena 105 deixa de ser produzido em Warsaw. Ele foi sucedido pelo Polski Fiat 126P, que já era feito pela empresa desde 1973. Ao longo de 26 anos, foram produzidos 521.311 exemplares, um volume que poderia ter sido bem maior se os protótipos tivessem ganhado as ruas. Recentemente, um grupo polonês reviveu o nome em um carro totalmente novo, mas ainda pouco conhecido no Ocidente. Confira aqui como ele é.





  • Tosoobservando

    ahah a Gurgel da Polonia? Que line-up grande.

    • Alligator

      procure por FSO POLONEZ e me diga quando a Gurgel conseguiu um feito igual!!!!

  • Offspring

    “Nesse mesmo ano, o FSM Syrena 105 deixa de ser produzido em Warsaw.”

    Varsóvia, POR FAVOR!!!!!!!

    Apesar de alguns erros nas informações, muito legal a iniciativa de homenagear um dos meus carrinhos favoritos!

    • 4lex5andro

      nos ultimos tempos antes da queda do socialismo na polonia, a fso já fabricava sob licença modelos fiat das linhas 127/147 ..

  • Matheus Ulisses P.

    Que coisinha mais graciosa essa Microbus! Pena ter sido só um protótipo.

  • J_Eduardo

    ” O clássico polonês ficou famoso ao participar do programa de TV britânico Wheeler Dealers em 1983″ – É isso mesmo? O programa foi em 83?????? Vi o programa no turbo outro dia, não seria um modelo de 83, que passou no programa do ED e Mike em sei lá, 2005….
    Por sinal, eu acho um dos melhores da TV por assinatura, pq o Ed China, pelo li, põe mesmo a mão na massa e muitas dicas que ele dá são bem úteis…já comprei produtos para pequenos reparos, já usei alguns orientações de como fazer, através das dicas dele….

    • Matafuego

      Se não me engano, reformaram este carro na 10a temporada que passou em 2013.

    • fbl

      melhor programa do discovey turbo

  • Castle_Bravo

    Sempre me questionei como num ambiente de Guerra Fria, a FIAT mantivera tão boa relação com as fábricas do “outro lado”. Tanto a LADA quanto a FSO, e se não me engano a VEB alemã, tiveram parceria ou usaram projetos italianos para seus veículos ao longo do século XX.



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