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Funilaria e pintura: dicas para encontrar uma boa oficina de reparação

oficina

Bateu o carro. Após o susto com o ocorrido, vem a preocupação em arrumar o veículo. A garantia de ver o automóvel novinho em folha pode causar preocupação. O motivo é a qualidade do serviço oferecido por oficinais de reparação.

Caso não haja um amigo com uma boa indicação, o negócio é buscar no mercado uma oficina de pintura e funilaria que faça um bom trabalho. Assim, para evitar surpresas na hora da entrega do carro, algumas dicas importantes devem ser levadas em conta quando se procura um bom profissional da área.

empresa_certificada

O Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) criou uma classificação para oficinas de reparação em parceria com o IQA (Instituto de Qualidade Automotiva). As empresas do setor recebem até cinco estrelas de acordo com os serviços prestados com qualidade.

As primeiras impressões são as que ficam ao se deparar com uma oficina de funilaria e pintura. A limpeza geral tem que estar em ordem, sem manchas ou sujeira no chão, que não deve ser de cimento poroso, por conta da absorção de líquidos. Além disso, nada de pôsteres de mulheres nuas e manchas nas paredes. O ambiente tem de ser sério e impecável.

spotter

Bancada de estiramento de monobloco é outro item que conta muito em oficinas de reparação de qualidade, visto que ele mostra todas as alterações que estão sendo feitas na estrutura do veículo avariado. Uma variação de apenas 3 mm já compromete a dirigibilidade do veículo. Então, atenção nesse detalhe.

A organização é outro ponto que denota a preocupação da oficina em fazer o trabalho da maneira correta. Outra observação importante é a cabine de pintura. Vire as costas se perceber salas fechadas com paredes de alvenaria pintadas de branco sendo chamadas de “cabine de pintura”.

pintura

Estas geralmente não possuem sistema de circulação de ar e, portanto, retém sujeira no processo, podendo avariar a pintura. O mesmo serve para o jornal. Este foi criado para informação e não para retenção de substâncias, o que não faz. Por isso, oficinais com papel impermeável em locais de pintura devem ganhar pontos em sua avaliação.

Há também outros itens que merecem ser observados na avaliação de uma oficina de funilaria e pintura. Voltando ao início, aquela classificação IQA-Cesvi precisa ser verificada. Empresas com três a cinco estrelas oferecem um serviço com bom nível de qualidade. O Cesvi oferece em seu site uma lista com oficinas certificadas e sua classificação em todo o país.

laboratorio-tinta

Além disso, a oficina com bom nível de qualidade deve ter uma mesa de mescla ou laboratório de tinta. Isto porque a pintura de seu automóvel pode ter uma tonalidade bem específica e estes equipamentos fazem a mistura controlada por um computador, obtendo-se o tom original e a medida certa para aplicação. Geralmente só as empresas topo de linha dispõem dessa tecnologia.

solda-ponto

A solda ponto é outro item importante na reparação do veículo avariado, sendo usada pelas montadoras para soldagem de 90% do monobloco. Com ela, o processo é mais rápido e feito com qualidade.

Já o lixamento a seco deve ser aceito sem reservas, pois aquele feito com água promove a corrosão da lataria. Lixadeira pneumática absorve 70% dos resíduos do serviço, enquanto um piso com elemento vazado absorve o restante.

lixamento-seco

Aquele amassado visto na lataria será melhor reparado com um spotter ou repuxadeira elétrica. Este permite desamassar a peça sem corta-la, aderindo à superfície do metal, facilitando sua soldagem. Locais onde não é possível empurrar a peça são os escolhidos para esse serviço.

solda

Lembra daquele maçarico usado em reparação automotiva? Então esqueça dele e preste atenção à solda MIG/MAG. Ela permite soldar peças que não podem sofrer calor em excesso, evitando assim uma deformação fatal. Além disso, ocupa uma área menor para solda. O velho maçarico (solda oxiacetilênica) deformava as peças.

solapadeira

Por fim, a solapadeira é usada para rebaixar peças, a fim de proporcionar espaço para que outra venha a ser fixada em cima. Ela ajuda a nivelar as duas partes, afetando menos a estrutura e preservando a originalidade do veículo. Com estas dicas do Cesvi, o negócio é buscar a oficina mais qualificada e de quebra, se possível, conseguir um bom orçamento na reparação.

[Fonte: Revista Quatro Rodas/Cesvi]





  • Ricardo

    E uma que não meta a faca!?

    • Blessa

      Quanto mais sofisticada a oficina, maior vai ser a facada.

      • Ricardo

        Hoje em dia qualquer latoeiro de esquina já mete a faca!

  • Caparroz

    Procurei pelas oficinas certificadas pelo CESVI em Belo Horizonte e notei que só existe uma..

    Alguém tem alguma indicação boa pra pintura e revitalização/cristalização em BH?

    • renato dantas

      Studio automotivo em bh excelente veja no YouTube

      • Ronaldo Santos

        Eles são meus vizinhos de bairro, lá ta sempre cheio de carros de grandes marcar nacionais e importado!

    • Ronaldo Santos

      tb tem q ver as q atendem grande cia de seguro mas acho q isso tb ñ deve muita diferença!

    • ‘Eduardo Oliveira

      Aqui em São Paulo só uma também.

  • invalid_pilot

    Nada como ter o velho e bom funileiro de confiança… pra pequenos reparos e serviços simples se achar um, não precisa recorrer a essas oficinas careiras e etc

    Dependendo da porrada é melhor rezar pra seguradora dar PT

  • Vagnerclp

    Achei uma furada esta matéria. Após uma consulta no site do CESVI, no estado de SP por exemplo só existem 4 cidades disponíveis e numa cidade gigante como São Paulo, só há uma oficina certificada. É igual encontrar agulha num palheiro.

    • Zoran Borut

      Matéria da 4 Rodas… fazer o quê.

    • Joao Cortes

      eu parei de ler quando fala que o local tem que estar impecável… se importam mais com a aparência do que com a qualidade e capacitação dos funcionários kkkkkk PEADA mesmo…

    • SDS SP

      Olha, acho muito furado esse CESVI. Fui fazer um reparo no parachoque danificado em uma pequena colisão do meu Up e a conta ficaria mais de 2 mil reais…Cadê aquela nota baixa de reparação???

      • Edson Fernandes

        A conta considera desses reparos dentre eles, a questão de uso de diversas peças para reparação de um unico local. Então as vezes a pessoa tem um parachoque avariado, mas foi embora a parte da alma, as vezes uma lanterna, as vezes também se for modular parte do proprio parachoque.

        Só que essa tatica feita por exemplo no ka de primeira geração deu errado: Cada “parte” daquele parachoque, além de caro, custava na epoca praticamente o preço de um parachoque completo. Então considerando as partes moveis e itens de composição de um parachoque, determinado modelo pode sair mais em conta).

        Qdo se trata de pequenas batidas cujo a peça sofreu arranhão sendo superficial para a estrutura do carro, o CESVI não avalia. Pode reparar que sempre colocam como menor preço de reparação colocando um monte de peças que fizeram questão proposital de encarar o conserto do carro.

        Conclusao da historia: Ou vc conhece alguem que saiba lidar só com funilaria que sabe avaliar e te cobrar o justo, ou vai pagar um absurdo. Infelizmente.

  • A título de mera curiosidade, ainda existe oficina com pôster de mulher nua?

    • pgoytaca

      Muitas! Em várias a Cláudia Ohana ainda é a estrela.

  • Rodrigo

    Uma coisa que eu faço é primeiro garimpar as funilarias que trabalham com carros importados, se tiver um Porsche, um Mini, Land Rover, BMW e cia, entro e peço um orçamento. Fui numa que tinha até um Bentley fazendo funilaria na última vez que precisei. Tenho essa tática porque penso que, se eles arrumam esses carros tops, com certeza eles vão fazer algo bem feito. Ai é pegar orçamentos, pechinchar e ver qual cabe melhor no bolso na hora de parcelar.

    • invalid_pilot

      Bem, meu tio pensava assim e gastou uma nota pra fazer um capô de um Celta – ficou uma m…

      Ai funileiro do bairro acertou e cobrou bem menos. Qualidade de trabalho independe de ambiente ou clientela

    • Zoran Borut

      Aqui onde resido na maior parte do tempo (centro de São Paulo) há muita funilaria mequetrefe atendendo carros do naipe de Jaguar, Audi Q5, Land Rover Discovery 3. Sinceramente, vendo os métodos empregados (nem cabine de pintura usam, chego a ver poeira da tina voando pela calçada), eu não confio nadinha nesses lugares. Olhar só os carros não é um bom indício. Costumo revirar fóruns automotivos de entusiastas e restauradores em busca de referências, e também observo oficinas que tenham canais no youtube, que tenham sites mostrando o trabalho e o ambiente. Pode não solucionar, mas ajuda.

      • Felipe Gomes

        Excelente estratégia.

  • AlexM

    É difícil encontrar uma boa reparadora. Achar uma que tenha bom serviço e bom preço é muito difícil!!!

  • Bruno Luís

    Acho que no Brasil somete a expressJapan que presta os caras são top demais

    • No_Name

      O Kobayashi é muito bom mesmo, o cara tem amor no que faz.

    • Marcelo Alves

      Já vi vídeos deles no Youtube, os caras são bons mesmo!

  • watson gs

    Realmente difícil achar uma funilaria com esse quesitos, temos um funileiro de confiança não e uns dos tops mas faz um ótimo serviço,( piso normal, telhado de lata e sem estufa) um cliente nosso ja nao teve muita sorte com a Ford, ele tombou uma F4000 prata 2010(barra de direção soltou) deu um bom amaçado na cabine e resultou na troca da porta, ai que veio o defeito, ele pediu pra pintala toda pra não dar diferençá na tinta, por fim ela voltou com escorrimento na porta e para-lama dianteiro e sem verniz na coluna da porta e uma parte do teto, serviço bem porco! e ainda nao soldaram uma parte do chassis que sofreu avaria!! vindo de autorizada era pra ser um serviço top, mas na realidade e outra!!!

  • Mr. Car

    Minha dica: se você não é amigo de um daqueles funileiros do tipo artesão mesmo, que trabalham para colecionadores renomados que lhes entregam as maiores relíquias nas mãos sem medo, reze para não precisar, he, he!

  • Fabiano

    Minha sugestão é que façam uma matéria sobre a Sprexjapan. Acompanho os vídeos desta oficina pelo Youtube e os serviços e cursos que realizam deixam muita oficina de reparo automotivo comendo poeira.

  • e_angel

    Na minha opinião, muito mais que as máquinas, equipamentos e etc., quem faz a diferença é o profissional. Se for bom, com uma lixa e um galao de tinta faz um trabalho melhor do que um ruim com esse monte de perequeteto citado na reportagem.

  • kaizen

    na ccs custa muito mais caro

  • Retrato do Papai

    legal… se aqui no RJ os lugares mais furrecas me cobram acima de R$ 2 mil para realizar apenas um banho de tinta (mais de 10% do valor de mercado do veículo), imagina o que irão cobrar nessas oficinas… melhor conviver com os risquinhos e mossas de estacionamento mesmo…

  • Paulo

    Até hoje só me ferrei com serviços de funilaria. Sempre fui com indicaçoes e mesmo assim só buxa. Essa de ter carros importados na oficina realmente nao vinga. O ideal é ver carros arrumados pela funilaria e ver como ficou o serviço.

    Mas pra isso tem que entender um pouco de funilaria pra saber avaliar. Coisa que quase ninguem entende.

    • Zoran Borut

      No YouTube há vídeos sérios que podem nos mostrar trabalhos bem feitos, explicando os cuidados a serem tomados, dando noções de como é um serviço bem feito e mostrando trabalhos mal feitos para percebermos as diferenças. Além de instrutivo,é um bom entretenimento hehe.

  • Gabriel

    Tive que levar o Golf pra um reparo relativamente complexo em funilaria pouco tempo depois do lançamento…e o receio quando via que funcionário tava olhando pro modelo pela primeira vez? Acabei levando pra concessionária mesmo já que ia por conta do seguro.

  • Lucas086

    Uma coisa aprendi: pelo menos no meu estado, nenhum serviço de concessionária fica bom, e ainda a maioria manda para oficinas e a pessoa paga como se fosse serviço “de fábrica”. Tem sem estufa, sem estrutura, que saem serviços muito bom, já tem algumas com total estrutura, que parece que passou tinta de parede. O bom é nunca precisar, pq quem realmente gosta de carro, nunca vai achar um serviço 100%.

  • Milton Quadros

    Só conheço uma assim.

  • Daniel

    Eu preciso de um lugar pra refazer a pintura em fibra do meu BR 800. Mas tem que ser um lugar que saiba fazer pintura em fibra! Pq 99,9% das vezes depois de 6 meses começa a surgir um monte de bolha e trinca na pintura.



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