Home Cupês Fusion Hybrid – Fusion 2.5 = smart fortwo brazilian edition. Vale a...

ford fusion hybrid 2010 chega para brigar por baixo consumo 1 Fusion Hybrid – Fusion 2.5 = smart fortwo brazilian edition. Vale a pena pagar mais no híbrido?




A conta acima parece não ter sentido, mas na verdade ela revela uma infeliz realidade do mercado brasileiro, o alto custo das novidades.

Já estamos cansados de ver lançamentos internacionais chegando ao país com preços irreais, até mesmo dentro da própria linha de produtos da marca.

Um desses produtos que chegam por um preço bastante alto, aposta na inovação para compensar seu valor. Mesmo sendo um híbrido, o Ford Fusion custa muito mais que a versão mais em conta do modelo, o 2.5.

Essa diferença de preço é tão salgada que se a proposta for economia de combustível e alguma tecnologia para ajudar nisso, então daria para ter um segundo carro com proposta semelhante na garagem. Mesmo levando um Fusion 2.5.

Por R$133.900, o Fusion Hybrid chega para ser o híbrido mais vendido. Afinal, quem acha que o Mercedes-Benz S400 Hybrid vai vender mais que o Fusion igualmente ecológico?

smart fortwo brazilian edition Fusion Hybrid – Fusion 2.5 = smart fortwo brazilian edition. Vale a pena pagar mais no híbrido?

Bom, em relação ao smart fortwo brazilian edition – citado no título dessa matéria – não podemos dizer que o mesmo seja um híbrido, pois ele não conta com ajuda de um motor elétrico.

Mesmo assim, com o sistema Start&Stop para desligar o motor quando o veículo está parado, o pequeno da Mercedes não só consegue um excelente consumo urbano, como também um reduzido nível de emissão de CO2.

Com uma diferença de R$51.700, a escolha do smart ainda gera um pequeno “lucro” devido ao preço sugerido de R$49.900 do micro carro urbano.

Se colocarmos o consumo dos dois produtos, teremos uma média de 17,4 km/litro para o Fusion Hybrid e 19,7 km/litro para o fortwo brazilian edition.

Enfim, o comparativo de preço e consumo feito acima mostra apenas uma das tristes realidades do mercado nacional, o alto preço das novidades tecnológicas. Além disso, mostra também uma opção alternativa para esta mesma realidade.

No final quem decide é o consumidor, que pode desejar luxo e sofisticação com baixo consumo, ou preferir ter o mesmo carro e não pagar tudo isso, optando por um segundo carro até mais econômico.

As duas opções também oferecem a exclusividade de tecnologias voltadas para redução dos poluentes. Se fosse você, o que escolheria?


  • WRCA_

    Simples, para justificar tal preço é só colocar o "embrema" da Ruindai, ai pode até custar 250 mil reais que vai ter otário, digo consumidor para o produto.

    • fl4v10r04l

      quem diria.. a uns 5 anos atras.. quase ninguem falava nos coreanos..
      hoje.. já dizem que podem botar o preço que quiserem que vende..

      é, meu amigo.. pelo menos no salto de qualidade eles se garantiram mesmo!

      mas.. preços à parte.. pelo menos estão oferecendo qualidade e resistencia mecanica!

      quanto ao fusion..
      realmente muito caro.. e tem tudo para ser afã de momento.. porque alguns anos a mais e a tecnologia já estará bem mais difundida aqui no Brasil.. e, consequentemente, bem mais barata!

      ouso até dizer que haverão concorrentes do Fusion que trarão versões hibridas logo logo.. e vindo mais barato.. vai acabar micando as versões astronomicamente caras do Ford tanto no mercado de novos quanto no de usados!

      • FANBOY_CHERY_JAC_KIA

        Resistencia mecanica???????//

        A Hyundai é lotada de problemas, e cartas de reclamações dos leitores do jornal Folha de SP.

        Quanto a pergunta do Moriah: Qual voce escolhe??

        R. Quem tem grana, escolhe os dois. Quem não tem grana, não escolhe nenhum dos dois.

        ————– HAUAHUAHUHUAHHAUHAU —————–

        • fl4v10r04l

          olha.. sem querer assardinhar..
          mas as reclamações contra a Hyundai são muito mais reflexo da má administração do que da qualidade em si!

          pessoas reclamam por não ter a peça para pronta entrega.. tanto que você não vê as mesmas reclamações contra a KIA, que é melhor administrada!

          porque problemas mesmo..
          se formos colocar na balança a quantidade de proprietarios revoltados com uma das 4 grandes.. mesmo em proporção… dá mais que gente que é contra hyundai..

          • FANBOY_CHERY_JAC_KIA

            Pior que eu falei em termos de proporção mesmo. hehehehe

            No jornal Folha de SP, eles mostra a quantidade de cartas enviadas por marcas.

        • Filipe Augustus

          O i30 da 4 rodas vive cheio de problemas na suspenção.
          Fato.
          =D

          • fl4v10r04l

            bom.. parei quando li "4 rodas"

            • DinhoRoxx

              olha o comparativo entre carros sempre é comprado na 4 calotas, mas os testes de longa duração acredito que são mais idôneos

        • Renan_Wolf

          O Fan Boy tem toda a razão… falou tudo…
          se eu tivesse essa grana não andaria nun smart nem fodend… até porque não comprei um smart e sim focus … ninguem pensa ecologicamente… porque eu deveria ?

          • Gsvieira

            focus??ou fusion?? se todos pensassem assim o planeta acabaria em um dia!

  • misterbass

    Infelizmente as montadoras sempre vão explorar os coitados dos consumidores, que pagam a conta final……

  • Gustavo

    É aí que entra o governo. Se o gorverno tivesse a minima preocupação com o meio ambiente, insentaria os hibridos de vários impostos. Mas como ó governo só pensa em arrecadar impostos, o meio ambiente que se f%$@…

  • Pardalr

    Fusion Hybrid só é negócio para o Governo Federal, que ganhou de graça.

  • YokasHi

    Alguém com "saco" para calcular quantos KM seriam necessários rodar com esse Fusion Hybrid, para que a diferença de preço, em relação ao modelo normal, justifique a compra?
    Acho que ninguém compraria um Fusion Hybrid por qualquer outro motivo que não seja a economia no consumo de combustível.

    • http://www.metalomega.com Metal Ômega

      O valor do carro não compensa a economia de combustível, isso é ilusório.
      Quem vai rodar 211.000 km pra começar a ter vantagem em relação ao V6?

  • Robson_Iecker

    No Fusion até que vale……… visando ele ser Hybrid
    agora no Smart ais naun vale msm ele é muito pequeno e seu preço é muito grande………….

    • DCald

      Acho que os dois estão caros… o Smart já caiu um pouco do pedestal (custava 65mil no lançamento – claro que não era a versão depenation edition) mas, por 50mil é brinquedinho de quem já tem Fusion na garagem

      Se for contar apenas o aspecto ambiental, o Smart é melhor… consome menos, ocupa menos espaço e custa pouco mais de 1/3 do que custa o Fusion… mas passa looooooonge do conforto/desempenho/segurança de um Fusion…

    • Paulo_Ricardo

      então vá de 500

      consome um pouco mais mas tem espaço pra 4

  • andrefrade

    Eu acredito que essa história vai mudar, logo logo…… :D
    O Governo talvez dê subsídios e o sistema elétrico também fique mais barato
    Até 2012, veremos fácil fácil muito de nós aqui mesmo leitores do NA, postando comparativos sobre seus próprios elétricos

    Grande Abraço

  • KzR

    Os preços são irreais mesmo. A Ford deveria ter posicionado o Hybrid entre o 2.5 e o V6.
    Mas o Hybrid vale para quem quer economizar e não vai utilizá-lo em estradas, pois só assim obterá a economia que o sistema hibrido pode oferecer. Na estrada, o 2.5 consome um pouco menos que o Hybrid.

    Eu vou na segunda opção, contudo eu prefereria comprar o sel 2.5 e com o resto do dinheiro comprar outro modelo mais em conta.

    • DCald

      Cara, a vantagem do hibrido é justamente economizar na cidade sem ter que se restringir de pegar estrada (problema dos atuais Full eletric com autonomia limitada para viagens, porem suficiente para uso urbano)

  • MarcosMV

    Eu tenho medo é na hora da manutenção.

    • DCald

      Não tenha… é menor que a de um convencional… o motor a combustão trabalha dentro de uma faixa de menor desgaste e o motor eletrico tem durabilidade muito maior, e praticamente não requer manutenção…

    • Paulo_Ricardo

      vou repetir o q já disse dias atrás.

      um bom motor elétrico tem durabilidade prevista de 36 mil horas em capacidade máxima o que dá folgadamente mais de 1,5 milhões de km rodados e requer muiuto menos lubrificação q um motor normal.

      • Pedgeraldes

        Motor elétrico é mamão, quero ver você resolver o problema do século XXI: BATERIAS.

  • Grizzi

    Na realidade a culpana sua maioria é por conta do governo …. para vcs terem uma ideia eu fiz a seguinte comparação, como sou portador de deficiencia tenho isenções … pois bem, como se explica que um Civic aqui para mim no Brasil mesmo com isenções é mais caro que o mesmo carro no US sem as isenções? Ainda mais se levarmos em conta que o salario dos caras é em dolar e nos em Reais….

    Outra coisa que me deixa P da vida com esse governo que esta ai é o custo da gasolina…. como se explica que somos “auto sufientes” em petroleo e temos a gasolina mais cara do mundo? A Venezuela tambem é auto sufiente e la a gasolina custa 15 centavos de dolar…. como se explica que o dolar esta bem mais baixo que ha um ano atraz e nada da gasolina ter abaixado na mesma proporção? Como se explica que o Alcool que é produto 100% Brasil é tão caro…. porque quem manda nesse mercado é os usineiros e esse governo sem vengonha não mexe nisso pq assim “justifica” a gasolina (com 20% de alcool) ser tão cara assim….. BRASIL BRASIL BRASIL !!!! Pão e circo a população !!!!!!! Ou seja… carros eletricos ou hibridos nunca serão a propriedade !!!!

    • DCald

      Grizzi… com seu comentario vc só provou que a maioria da culpa não é do governo… se, com isenção de imposto sai mais caro que lá fora, não é o governo que está levando seu dinheiro, é o fabricante… Qualquer leitor do NA atento já sabe disso… carro é caro aqui pq a demanda é maior que a oferta, assim, os fabricantes aproveitam para maximizar os lucros… claro que tbm se aproveitam da crença popular de que a culpa é dos impostos e tambem maximizam seus lucros…

      Se vc pegar o preço final (com todos os impostos americanos) do Fusion Hibrid e aplicar todos os impostos brasileiros, vai ver que ainda fica muuuuuito mais barato do que o que vendem por aqui… se parar pra considerar que o preço lá nos states tem 20% de imposto e já contempla o lucro da Ford vai ver que a conta não fecha e aqui é muito mais caro sem justificativa (a unica explicação é o super-hiper-mega-dumper lucro dos fabricantes – claro, tendo quem pague e saia feliz, eles vendem)

    • Paulo_Ricardo

      a verdade é a segunte.
      o preço da gasoplina hoje é uma forma de protencionismo ao alcool q tem custo mais elevado.

    • patrickfpessoa

      Po vc toco num ponto importante a culpa não é so do governo mais tbm das montadoras que cobram absurdos por carros muitas vezes defasados em relação aos carros lá de fora o civic no Brasil so vem com o air bag duplo la fora sai de fabrica com os 6 e para pra pensar acho certo esse protecionismo que o governo faz em relação a gasolina se a gasolina ta 2 e pouco e já tem engarrafamento gigantescos imagina se ele tivesse 15 centavos de dolar ?

  • fudencio10

    Agora com os novos equipamentos do fusion…ele custa mais que o fusion hybrid…e chega mais barato.

  • Robson_Iecker

    ''Um desses produtos que chegam por um preço bastante alto, aposta na inovação para compensar seu valor. Mesmo sendo um híbrido, o Ford Fusion custa muito mais que a versão mais em conta do modelo, o 2.5. ''

    Moriah eu acho e o Fusion ta até barato visto o custo de preparação para ele se tornar hibrido…………..
    Já no caso da Mercedes-Benz S400 Diferentemente Fusion, entre outros, que se valem de motores elétricos para os deslocamentos em baixa velocidade, nos centros urbanos, o S 400 usa o segundo motor como um gerador de força extra nas acelerações, aplicada principalmente nas estradas. O propósito de economizar energia e reduzir a poluição é o mesmo, o que difere são as situações em que os motores elétricos entram em ação.

    Então na minha visão sai mais barato um Fusion do que um S400……….

    • Paulo_Ricardo

      aiai…

      vai ver a diferença de preço do fusion hibrido e do 2.5 lá nos eua e compara com aki

      e claro q o fusion vai ser bem mais barato q o mercedes né cara?

  • DanielMorais

    Definitivamente não compensa, sem falar na manutenção do Fusion. Seria muito melhor ter um smart para os passeios na cidade e fusion na garagem para as viagens ou quando precisar de mais espaço. Essa matéris foi muito boa pois, pra mim, ficou provado que o híbrido não compensa.

    • pablogarcia

      Hum, apenas com base nisso você já pode afirmar que todos os hidridos não compensam. Sem comentários.

      • DanielMorais

        Eu disse todos os Híbridos? No Brasil, em 2010, não compensa comprar um Fusion Híbrido. Essa é a minha opinião. Tem que aprender a língua portuguesa se quiser frequentar Fóruns . Aliás "sem comentários" não poderíamos chegar a nenhuma conclusão, isso aqui é lugar para se postar comentários e debater sobre assuntos com outras pessoas.

    • pfcmacedo

      Acho que materia serve mais pra abrir a mente do povo do que pra provar que o hibrido, no caso o fusion, não vale a pena.
      Com um fusion hibrido vc tem o conforto e "a economia" em qualquer situação, já com um smart e um fusion 2.5 nas condiçoes que vc citou no dia a dia vc teria muito menos conforto.

  • ar15teu

    Em breve um tonto vai comprar um Fusion Hybrid, vai levar numa loja de rodas, colocar aros 22 e depois levar na nascar shits pra chiparem pro carro aumentar a potência. aguardem!

    hauhauhahuahuhauhuaahuahuahhauhauahuahuha

  • Carol

    Prefiro o Smart. Não preciso de um transatlântico para rodar na cidade.

    • pablogarcia

      Compre um Ka e seja feliz.

      • Carol

        Ele me leva no mesmo lugar que o seu carrão te leva!
        ;)

        • pablogarcia

          Mas não to de sacanagem. Acho melhor que o Smart então:
          1 – É compacto também, o suficiente pra andar na cidade.
          2 – É bem mais barato.
          3 – A economia do consumo no smart não cobre a diferença de preço.
          4 – Vc pode levar a familia junto.
          5 – Tem manutenção mais fácil.

          • Carol

            Pode até ser que você não tenha dito de sacanagem. Mas foi irônico.
            Não falei que o Smart é bom. Mas dentre as opções que foi dada, prefiro ele. Isso não quer dizer que gosto ou que seria o carro ideal para mim.
            E também não discordo da sua justificativa.

            • Antonio De Julio

              Eu QUERO un transatlantico pra rodar na cidade e na estrada, Sou contra esse papo de ter 2 carros na garagem.

            • pablogarcia

              Pior que não fui ironico não. Mas tá ai pq disse.

            • DanielMorais

              Carol não se preocupe não, o coleguinha aí deve ser daqueles adolescentes que estão aprendendo a dirigir no carro do papai e vem fazer comentários sem o menor respeito aqui. Deveria ser obrigatório colocar a idade aqui antes de comentar, assim não perderiamos tempo respondendo algumas pessoas.

  • roddyscott

    Quem gosta de conforto, vai de Fusion… Hybrid ou não-Hybrid.

  • DCald

    ser melhor é relativo… pra quem tem familia e viaja com um unico carro… um Celta é melhor que um Smart… (e custa metade)…

    • FANBOY_CHERY_JAC_KIA

      Celta bateu, morreu.

      Smart o rapaz ainda sobrevive.

      • DCald

        Vc realmente não entende ou faz de proposito?

        Se uma pessoa tem familia (precisa de ao menos 3 pessoas pra ter uma familia) é mais util pra ele um celta (que leva 5 pessoas mais alguma bagagem) do que um Smart (que só leva duas e o minimo de bagagem)…

        Claro que se o cara pode considerar um Smart de 50mil, pelo mesmo preço se tem new fiesta, cerato, vectra e tantas outras opções seguras, confortaveis e com melhor desempenho que um smart…

        Mas a questão aqui é: o que vai determinar se é melhor ou pior é a necessidade e aplicação do bem… ou seja, não é um valor absoluto…

        • FANBOY_CHERY_JAC_KIA

          Primeiro, quem realmente TEM FAMILIA (amada), JAMAIS ele colocaria seus filhos dentro de um Celta ambulante.

          Segundo, em termos de segurança o Smart espanca o Celta.

          Eu compraria um Smart pra minha filha, agora Celta eu dou pro meu inimigo.

          FATO!

          • DCald

            Ta certo então…

            o cara coloca a esposa e os 3 filhos dentro de um Smart… não vai ter cinto de segurança (nem oxigenio) pra todo mundo… mas ele estará mais seguro… ahamm…

            (Tinha que ser fanboy de chines mesmo pra ter tanta dificuldade de interpretação de texto)…

            • FANBOY_CHERY_JAC_KIA

              Voce que não entendeu o texto do Moriah.

              Em NENHUM mommento ele citou a palavra "familia".

              Quem tem familia, não compra Smart como carro unico. Logo, a sua suposição INEXISTE na realidade.

              É o mesmo de eu dizer: num ataque nuclear, qual dos dois te salvaria??……. "ataque nuclear"??? kkkkk

              • DCald

                Cara, e eu disse que ele disse?

                EU DISSEo que EU DISSE, e não que ELE DISSE, e vc respondeu o MEU comentario…
                Só dei um exemplo de que não existe "melhor" absoluto… ser melhor é relativo e depende da necessidade!

          • Vitão

            O Celta eh tão podre q não recomendaria nem pro meu pior inimigo he he he….

            Pois isso seria judiação até demais…. kkkkkkkkkkkk

        • pablogarcia

          Exato, o que determina se é melhor é a aplicação. É como aquela velha história de quem é melhor? Windows ou Linux: depende do uso que você vai fazer.

          O que é melhor: um celta, um fusion, um smart ou uma ducato? Depende.

          • FANBOY_CHERY_JAC_KIA

            Linux não mata ninguem.

            • pablogarcia

              Depende da aplicação.

      • pablogarcia

        Como ele disse, pra quem tem familia e viaja (minimo 3 pessoas + bagagem) até o celta é melhor. Agora quanto a bater e morrer no celta vc morre, e no smart tbm. Basta bater a 80km/h.

        • FANBOY_CHERY_JAC_KIA

          O problema do celta é que voce morre a 50km/l. hheheheh

          • DinhoRoxx

            e o resto da familia vai de ônibus, ótimo raciocínio

            • Vitão

              ha ha ha…. Adoro ler os comentarios do NA…. Me faz rir a toa…. kkkkkkkkk

              xD

  • Malbert24

    feliz pelo smart ser tão bem aceito tambem na Terra Brasilis. Fui um dos pioneiros ao ter um dos primeiros smart lá na Europa. Ele chamava tanto a atenção que na autopista (eu rolando tranquilamente aos 120) o pessoal que corría me ultrapassava pra olhar esse concentrado de tecnologia! Mas cá entre nós, o Fiat 500 (aquele lançado em 1957 e que motorizou a Itália) com o motorzinho de 2 cilindros e meio litro de ccm3 fazia 21 lkm/litro, tinha teto solar e era uma diversão pra dirigir… e cabíam 4 pessoas (na época, conseguimos entrar em 7!

  • gui_adao

    Meu pai trabalha numa concessionária Mercedes e disse que nunca venderam um S400 híbrido!!!

    • DinhoRoxx

      quantos classe S eles já venderam?

  • Eddu13

    Smart é feio demais e com esse valor da pra comprar um usado melhor.

  • Paulo_Ricardo

    vc já andou num fiat 500 pra dizer q é melhor cara?

    dá um tempo véi

    • FANBOY_CHERY_JAC_KIA

      tempo………… 5-4-3-2-1…….. béeeee

    • DCald

      Acho que nunca andou de carro na vida… hauhaua
      Isso pq não estamos falando de carro chines de 3 estrelas CNCap… huahauhua…

      O xing-ling-fanboy é tão alienado que acha que o 500 é um fiat 147, que é mais seguro colocar 5 nego dentro de um Smart do que dentro e que estrela C NCap é melhor que estrela Euro NCap…

      A proposito, o Smart é 4 estrelas euroNcap, 500 é 5
      500 (a diesel) chega a 180km/h com segurança, Smart é limitado a 130, e se passar por uma carreta vai parar no guard-rail… e por ai vai…

      • Paulo_Ricardo

        huaSHUashuS

        É BEM POR AÍ MESMO

        • FANBOY_CHERY_JAC_KIA

          xiu.

          Voce tem Classic. Moral ZERO.

          xiu

          • Paulo_Ricardo

            cara namoral, moral zero tem é vc que se diz fã boy dessas marcas chinesas e a kia e tem um focus ao invés de um cerato…

            e ter a porra dum classic não muda o fato de que já tive vectra, palio adv, tucson v6…

            • FANBOY_CHERY_JAC_KIA

              moral zero quem teve na vida vectra (monza), palio adv (uno esticado).

              E focus "eu" acho melhor que cerato. Naum eh ford brasil, é um ford importado.

              ———–
              Foi querer meter o bico onde naum é chamado, eu tambem caio dentro oras…..

              Ah, e é bom saber que tem (teve) palio adv, olha ele aqui: http://www.noticiasautomotivas.com.br/fiat-palio-

              Perdeu as rodas. kkkkkkkkkkk

              • Paulo_Ricardo

                ai meu deus do céu!!!!

                vou acabar perdendo a linha com vc cara

                meu vectra foi o modelo 98

                meu palio adventur foi o 2003

                meu tucson v6 completo era 2007

                e meu classic é 2005 q é bem robusto, manutenção baixíssima, tem ardh/ve/te e a gasolina q bebe pegou e me atende razoavel por enquanto e isso não fere a moral de ninguém e nem te diz o repeito q carro eu tenho ou não.

                poderia ser um chevette q vc não tem PORRA nenhuma haver com isso meu amigo

                e encerra essa merda por aki pq me recuso a alimentar essa trollhagem.

                • Paulo_Ricardo

                  só pra constar

                  Eber desculpa, mas ele tá me tirando do sério.

            • DCald

              será que ele tem um focus mesmo ou é a mamae e o papai dele que tem?

              • Paulo_Ricardo

                mew, eu já tô achando difícil é ele ser maior de 18 anos…

                ele tam umas atitudes tão infantis q é de se dúvidar se já é um adulto pq isso né atitude de homem não…

              • pablogarcia

                Sei não, acho que ele fala, fala, mas na real tem um crossfox laranja.

      • pablogarcia

        Queria ver o seguro Smart batendo em uma carreta. Aliás, nem precisa ser uma carreta, pode ser o Fusion mesmo.

        • FANBOY_CHERY_JAC_KIA

          "Acho que nunca andou de carro na vida… hauhaua "

          Brasileiro querer me dar moral, é froids.

          Pior ainda alguem que busca apoio em comentarios dos outros pra tentar apoiar a sua mensagem.

          DCald sem moral. Todo mundo sabe que voce ama seu Fiat 500. Voce só fala dele. Enfia ele naquele lugar (garagem) e seja feliz. Menino pequeno.

          • DCald

            Quem veio falar de 500 foi vc… (e falar asneira denovo)

          • pablogarcia

            Respondeu a pessoa errada sabichão.

            • FANBOY_CHERY_JAC_KIA

              Eu clico sempre pra ficar em ordem decrescente. hehehe

              Pra evitar confusão, eu retirei uma parte da frase dele.

  • Paulo_Ricardo

    a diferença de preços é realmente absurda

    com essa grana toda eu mesmoo monto meu hibrido em casa e ainda sobra um belo troco hehehe

    • DinhoRoxx

      veja a conversão do palio para elétrico que saiu aqui a um tempo atrás, saia muito em conta

  • CanalhaRS

    A maior ironia desta história toda é que consumo baixo interessa para quem tem pouca grana. Quem tem "bala na agulha" para comprar um carro de mais de 130 mil tá se lixando para consumo, ou no máximo, é um aspecto de pouca importância na hora da escolha.
    Vender Híbrido ou elétrico como carros de luxo é desvirtuar a verdadeira razão de existir desses carros, substituir em massa os carros a combustão e trazer algum alento para o meio ambiente (e nós mesmos).

    • DCald

      Cara, toda nova tecnologia começa nos carros de luxo e mais caros e vai se popularizando aos poucos… foi assim com vidros eletricos, direção hidraulica, ar condicionado, airbag, abs e tudo mais, injeção eletronica, freio a disco…
      Hoje vc pode (não recomendo… hahaha) comprar um Uno com DH, AC, VE, ABS, Airbag e mais umas frescurinhas, que antes só existiam em carros de alto luxo…
      Lembro que antigamente, DH, AC, Trio era opcional até mesmo em Opala, que era um dos modelos mais tops do mercado!
      A honda já tá prometendo Civic e Fit Hybrid… ou seja.. já é um começo….
      Começamos com um Mercedes S-class, depois um Fusion.. fai vem Civic, depois Fit… daqui a alguns milhares de anos teremos "uno", "celta" e cia com opção de ser hibrido (se não se tornar padrão!)

      • CanalhaRS

        Sim, concordo contigo.

  • fernando_rio

    só queria entender como e porque o smart custa aqui entre 35 e 40 mil dólares e na Argentina entre 22 e 26 mil dólares… é claro que não é a versão depenada. só os impostos? ou está na hora de fazermos um boicote? um mercedes na europa custa menos que um gol com ar e direção aqui…

    • pfcmacedo

      E olha que a mão de obra na europa é muito mais cara que aqui. Uma vez fiz um comparativo por alto do civic no chile, brasil e eua…

      No brasil ele custa o equivalente a 140 salarios minimo brasileiros , no chile 70 salarios minimos chilenos e nos eua 14 salarios minimos americanos… A culpa em grande parte é dos impostos sim, porem temos o lucro absurdo das montadoras e por fim a mafia que são as concessionarias no Brasil

  • verdade_sempre

    realmente….tem q ser cretino pra comprar esse Hibrido….

    quer economizar ? compra um Fusion Normal + um Smart !

  • Pedgeraldes

    Quer economizar, anda de ônibus.