GM deve demitir 600 com o fim do layoff em São José dos Campos

30/01/2016

S10-fábrica

A GM deve cortar 600 funcionários com o fim od layoff na planta de São José dos Campos/SP. O grupo havia sido afastado em agosto de 2015, mas com o fim da suspensão temporária, a empresa decidiu dispensa-los.

Para o sindicato, o acordo do ano passado prevê que parte desse grupo seja readmitido por conta das adesões ao PDV, que teriam reduzido o número de excedentes na planta. Além disso, a montadora deve considerar os desligamentos normais a partir de agosto de 2015.

Na última segunda-feira (25), a GM abriu um novo PDV que acabou à meia-noite de ontem (29). No entanto, a montadora não revelou o número de adesões. No caso do layoff encerrado, os trabalhadores receberão quatro salários-base de indenização.

[Fonte: Automotive Business]













  • Denis

    OPERAÇÃO SERROTE (Fase 2)

    • Rafael Yashiro

      Ao meu ver, depois daquele investimento que a GM fez que deixou a fábrica de SJC de fora, essa fábrica está com os dias contados.
      Esse sindicato é tão chato, que a GM já deve ter decidido tirar a produção da S10/Trailblazer dai.

      • Pacheco

        Acho que só não fechou essa fabrica ainda por causa do sindicato. Agora vai aproveitar a crise e fechar de vez.

  • jaspion

    Eu não votei na Dilma

  • Me pergunto porque certos segmentos possuiem mais benefícios que outros. Um exemplo é o pagamento de 4 salários ao demitir um funcionário como citado.

    • Arthur Lima

      Hehe, no Japão quando a degola vem, você também recebe 4.
      4 semanas para continuar trabalhando depois da decisão.

    • Phillippe II

      Em geral é a força do sindicato, que consegue pressionar a empresa a fechar esses acordos.

      Tem que vem também a questão de empregados mais antigos, com mais de 10 anos de empresa (Salvo equívoco), que também vão ter direito a uma indenização maior.

      No Brasil a legislação trabalhista é pró-operário, ou seja, sempre em favor do empregado. Isso é saudável do ponto de vista dos direitos humanos e etc, mas é muito negativo do ponto de vista do crescimento econômico, pois fica muito caro empreender no País.

      Vc já deve ter ouvido por aí que é “mais fácil” ou “mais cômodo” ser empregado, porque faz seu serviço, terminou o horário vai pra casa e não se incomoda com nada. Isso é verdade, pelo menos no Brasil, onde iniciar a atividade empresarial custa muito, demora a dar lucro, gera centenas de encargos e ainda sofre das incertezas do mercado, que trabalha com dólar saltitante, juros extorsivos, desigualdade em contratos com o poder público e por aí vai muito mais coisa…

      Eu acho que é hora de nos desvincilharmos um pouco do sentido social e dar mais ênfase ao crescimento econômico, porque empresa quebrada não consegue dar direitos humanos pra empregado nenhum. Empresa com lucros consegue (mesmo que não seja toda a mordomia, digo, todos os direitos que desejam)

      • Markus

        Phillippe,
        Meus parabéns. Faz tempo que não vejo um belo comentário como o seu. As pessoas, no geral, só sabem reclamar dos seus empregos (inclusive eu reclamava do meu). Agora que comecei a empreender, posso entender e confirmar tudo o que você está falando…
        Como é difícil e caro empreender no nosso país!

      • Tosoobservando

        Sem contar a grana que tem de ser guardada para as devidas propinas nos ambitos municipal, ,estadual e federal ne.

  • Phillippe II

    Isso que a Patota dos Trabalhadores era contra as demissões, né…

    • Pacheco

      Traiu o Brasil e tem gente que defende… e ainda acham q o Molusco ainda volta em 2018.

      • Phillippe II

        Eis a imagem de 2018 nobre amigo

  • MauroRF

    Vão dizer “é culpa da crise internacional, dos juros negativos do Japão, da desaceleração do crescimento da China, da economia americana, do Fórum Econômico Mundial, da elite branca de olhos azuis, do capitalismo selvagem, da alta do dólar, do excesso de chuvas (da seca também), do ar que não dá para ensacar, da safra de mandioca perdida, da meta que não foi dobrada, do Joaquim Levy, do Fanjos que fica zicando para se deliciar com aumentos. Cuidado, Fanjos, o PT, a Dilma e Lula vão culpar você também, hein?

    • Arthur Lima

      Nada disso colega.
      É provável que botem a culpa na elite branca opressora que não indica nenhum artista negro ao Oscar há dois anos.

  • elvismais

    Esperando alguém vir aqui comentar que é só baixar os preços que vai vender mais e não vai precisar demitir.

  • Antoniokings1

    São Paulo e seu calvário. Melhor investir em Goiana-PE ou Resende-RJ. E vamos que vamos.

    • CignusRJ

      O problema não é são paulo, MAV PTista. O problema é nacional, advém do governo federal.
      .

      • Antoniokings1

        Sinto muito. Mas terás de aguentar mais 3 anos e depois mais quatro. No mínimo! ‘O cara’ vai voltar.

        • Lexfamulus

          O “cara” até lá já deve estar enjaulado. Ou quem sabe encaixotado abaixo de 7 palmos de terra.
          Apóias a atual gestão? Como enxergas o Brasil atualmente?

          • Antoniokings1

            Espere sentado porque 2018 já está chegando.

            • Junoba

              A própria FMI disse que a crise no Brasil é por favor interno, não externo. Quanto a o EUA, a estimativa de crescimento era de 2,6% mas cresceu 2,4%, ou seja, não acertaram a previsão por causa de 0,2%. A China expandiu mais de 6%, e ainda diz que foi fraco !? Desculpe, mas você é um alienado mamador de teta.

              • Antoniokings1

                Leia os jornais sobre as expectativas e reações a esses dados.

                • Cara. Você viajou legal agora eihn. Porque não fala da reação negativa do mercado em relação ao lançamento sem lastro de 80bi nesses créditos. Além do mais, as pedaladas pagas com emissão de títulos da divida.

                  Não sei onde viu, mas algumas economias surpreenderam como a espanhola que cresceu 3,4% em 2015. Trabalho com mercado e não vi essa reação negativa com os EUA.

            • Tosoobservando

              Pq sera que o Brasil tem “..uma economia mais para Terceiro Mundo, exportadora
              de produtos primários e com uma indústria relativamente atrasada e pouco
              competitiva, está sofrendo mais.” pq sera que o governo nestes anos todos no poder nao diversificou a economia e fez infra-estrutura necessaria? Ah sim, estavam investindo em porto em Cuba pra agradar as construtoras que pagaram sua eleição…

              • Antoniokings1

                Você tem noção do que seja alta tecnologia? O Brasil e principalmente os empresários nacionais não têm a mínima capacidade e conhecimento para investir nisso.

                • Tosoobservando

                  Sera que com a grana farta do BNDEs e parcerias com as nossas universidades nao teria? De qualquer forma, a China deu uma aula de como fazer isso, obrigando as multinacionais a nao so trocar tecnologia com eles, mas a construir centros de pesquisa, e ainda dividir os projetos, permitindo a eles que copiem e lancem como sendo locais (de montadoras chinesas).

        • CharlesAle

          Vc pelo menos acredita no que escreve???

          • MauroRF

            Das duas, uma: ou ele é cego (e faz o serviço de graça) ou é pago. De qualquer forma, é um MAV. Tenho um tio que faz de graça esse tipo de “serviço”, fala as mesmas asneiras, parece que eles estudam uma cartilha ou ainda usam de CTRL +C, CTRL +V.

            • Antoniokings1

              E quem defende o outro lado? É o quê?

              • MauroRF

                Defendo o lado que coloque o Brasil de volta nos eixos, seja quem for. Não sou PSDBista, pode ficar tranquilo. Recessão e desemprego altos por barbeiragem do PT é que não dá mais.

          • Antoniokings1

            Triste morar em um Estado onde o Governo rouba dinheiro da merenda escolar. Devo estar enganado, pois, pelo critério de alguns, escola pública não pode existir porque o Estado paga. O Estado é pesado demais. Ademais, pela meritocracia, esses infelizes não vão ter nada na vida mesmo.

            • CharlesAle

              Justos vcs falarem em roubo!!meu Deus..

        • Phillippe II

          2018 é ano de mudança

          e com a revogação do estatuto do desarmamento!

          • Antoniokings1

            Puxa! Pensei nisso ontem quando o filho do Bolsonaro quase levou um tiro em um assalto no Rio. Que droga de ladrão capão. Vê se melhora mira e livra a humanidade de mais uma porcaria.

    • CharlesAle

      Engano seu mav..Em plena época de incentivos dados por vários estados, principalmente na área automotiva., SP foi o estado que mais recebeu( 1 fábrica Hyundai, 2 Toyotas, 2 Hondas, + 1 Mercedes, 1 Chery, 1 Volvo em pederneiras etc) E sabe porquê recebeu tantos investimentos? Infra estrutura pronta, dentre outras qualidades!!! Engraçado que uma pequena pesquisa no Google saberia tudo isso…

      • MauroRF

        Opa, Charles.

        Não adianta, cara, fiz várias perguntas em posts anteriores, não respondeu uma. O mesmo papinho furado de todos eles. Não adianta, esse tipo de gente é transtornada e, na falta do que fazer, fica falando essas asneiras.

        • Antoniokings1

          Vai para a Argentina que acabou de aumentar a conta de luz de 300 a 600%. O rico paga, a classe média e os pobres se esfolam.

          • Tosoobservando

            Para de mentira Mav, na Argentina como aqui pobres vao continuar tendo subsidio, o que o Macri tirou foi o subsidio geral que o governo populista dava e se endividava cada vez mais, tendo de criar mais impostos pra se sustentar, exatamente como aqui. A luz subiu em compensação os carros cairam de preço mais da metade.

      • Antoniokings1

        Infraestrututa em São Paulo é igual a Rodovia boa com pedágio caríssimo. O resto é a mesma porcaria ou pior.

        • Tosoobservando

          A infra-estrutura em Goiana é tao boa que a Fiat teve de construir a estrada pra escoar sua produção, e nao esqueçamos que boa parte destes empreendimentos é financiado pelo BNDEs (pai das empresas multinacionais que as empresta a juros baixissimos e a longuissimo prazo).

        • CharlesAle

          Então os Japoneses e Coreanos são burros por escolherem aqui?? tá “serto”..

  • duhehe

    É rapaziada.
    “O socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros.”
    Acabou o da china e acabou o nosso, quem sabe no olho da rua, esse pessoal entende que populismo precisa de dinheiro e dinheiro só vem no capitalismo.

  • Zé Mundico

    Garçom, a conta por favor!

  • CignusRJ

    Infelizmente, neste ano, esta demissão é só o início.
    Fora os que são demitidos nas concessionárias, oficinas e outras fábricas que produzem as peças dos veículos.
    Se cada emprego direto na montadora corresponde a outros 9 indiretos vejam quantos chefes de família estarão sem emprego já nesta segunda-feira.

    • Phillippe II

      Sua imagem de avatar me traz lembranças, kkkk

    • CharlesAle

      Já que estarão sem emprego. Deveriam ir se divertir em um belo sítio de Atibaia rsrsrs

      • MauroRF

        KKKKKKKKKKKKKKK. Ou no triplex no Guarujá. Mas o PT precisa pagar o transporte, senão não tem grana para chegar a esses lugares.

        • CignusRJ

          HAHAHAHAHAAHA
          Só digo uma coisa TRIPLEX de bebum não tem dono. :)

          Vamos lá antes que o MTST(movimentos dos “trabalhadores?” sem teto) o invada.
          Quem quiser, é só ir no youtube “oas empreendimento solaris” e verá o que a propaganda da empresa chama de “um paraíso na terra”

          Por gentileza, alguém me esclareça.
          1 – Já que alegam que o Lulla não tem imóvel neste prédio (sendo que os advogados não desmentiram as testemunhas, + de 30, que Lulla e família visitavam o triplex quando estava em reforma) alguém pode me dizer que tipo de hobby é este da família Lulla? Sair por aí entrando em apartamentos de desconhecidos e ficar dando pitaco na reforma dos outros até que fiquem do seu agrado. Eu nunca vi um passatempo deste, é muito ociosidade né? :)

          2 – Pq sempre que o Lulla pessoa física é denunciado, o Lulla pessoa jurídica(instituto) responde por ele?

          Hoje a revista IstoÉ desmonta a mentira do instituto Pinóquio, digo Lulla que ele tem triplex.
          .

          • Antoniokings1

            Chique mesmo é o FHC que tem apartamento na Av. Foch em Paris. Guarujá é coisa de pobre.

            • Junoba

              Opa, quem aqui defendeu FHC !? Quer dizer que uma pilantragem permite a outra !? Claro que não !

              • MauroRF

                Sim, eles se justificam apontando a pilantragem dos outros. Isso quer dizer que assumem que fizeram pilantragem. E era o partido da ética na política. O que esses caras batiam nessa tecla até chegar ao poder não foi brincadeira. E foram tão ou mais corruptos do que os outros políticos.

              • Antoniokings1

                Até que enfim concordamos em algo. Mas a simples possibilidade desse pessoal voltar estarrece a todos.

            • Tosoobservando

              Ah entao se o FHC tem o Lula tambem pode? kkk Se o FHC fez mensalão o PT tb fez tudo bem ne, se o FHC tinha CPMF entao a Dilma quer voltar o imposto tudo bem tambem.

              • Antoniokings1

                Essa é a realidade brasileira.

  • mariostefa

    Como disse o molusco, é só uma marolinha. Agora, os “cumpanheiros”vão lá no planalto reinvindicar uma boquinha no governo. Triste realidade. E a GM vai investir na Argentina

  • Airplane

    Quem mandou votar na presid.ANTA ?!?

    • Phillippe II

      Né!?

  • Antoniokings1

    São Paulo vem há anos mostrando uma certa decadência e perda de participação na economia nacional. Erros administrativos grosseiros no governo estadual, falta de investimentos importantes (exemplo: SABESP) e um monte de fábricas obsoletas levaram este estado de coisas. O que eu posso dizer? Bem feito! Agora aprendam.
    P.S. Para terem noção de como isso é verdade, o candidato do partido para a prefeitura de SP é um ‘empresário’ apresentador de um programa de jabás na TV e que pede verbas ao Governo Federal para um empreendimento da própria mulher. Imagine o caráter de um sujeito desses.

    • MauroRF

      Como se o seu “time de futebol” chamado PT fosse santo, probo e um exemplo de administração pública. Vê se acorda, ô MAV, e veja que o PAÍS TODO está sofrendo com falta de investimento e desemprego, não apenas o estado de SP/Rondônia/Goiás/Pará etc. Sim, claro, o governo de SP cometeu muitos erros (e também acertos), mas isso não o credencia a falar que só o governo do estado de SP comete erros, como se nenhum outro os cometesse.

      Aliás, queria saber a sua opinião sobre os altos índices de violência no Brasil todo, assim como o desemprego que não para de aumentar, a inflação alta, um monte de investimentos sendo cortados, explique-me por que isso está acontecendo, por favor. Todo dia tem gente sendo demitida devido à crise econômica que é de responsabilidade do governo federal.

      Aqui na minha cidade, Santo André – SP, o prefeito, que é do seu “time de futebol PT” aumentou o ISS alegando sabe o quê? Corte de verbas do Governo Federal e a crise! Haha, até seu parceiro de time aumentou impostos alegando corte de verbas do Governo Federal e queda de arrecadação devido à crise. Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

      E tem mais, reserve-se a comentar sobre os problemas de administração de seu estado, por favor. Deixe para que nós paulistas falemos bem ou mal de nossos problemas estaduais e resolvamos nossos problemas estaduais. Cada município que cuide de seus problemas, cada estado que cuide de seus problemas e o Governo Federal que cuide de todos os problemas nacionais que lhe competem.

      • Antoniokings1

        Não sei a sua idade, mas há pouco tempo atrás vivíamos com uma inflação muito mais alta, um desemprego muito maior, uma miséria ‘miserável’ e até apagão e outras coisas. A população pegou uma repulsa tão grande das pessoas que fizeram isso que até hoje não conseguiram voltar ao Planalto. E repito. São Paulo está afundando e bem feito. Aprendam a votar.
        Aliás, sua cidade também poderia se enquadrar nessa situação de obsolescência industrial. Sinto muito, mas muita gente já não mais interessada pela região.

        • MauroRF

          Vivi os anos 80, sei bem como foram. OK então, fique no seu estado que eu fico aqui meu de SP. E aqui é tão ruim, mas tão ruim, que vem gente do Brasil inteiro querendo trabalhar aqui, tem gente do Brasil inteiro trabalhando e se dando bem aqui. Não precisa ter inveja, se quiser, pode vir morar e trabalhar aqui, o Brasil é livre.

          E você não respondeu minhas perguntas acima, eu disse “Aliás, queria saber a sua opinião sobre os altos índices de violência no Brasil todo, assim como o desemprego que não para de aumentar, a inflação alta, um monte de investimentos sendo cortados, explique-me por que isso está acontecendo, por favor. Todo dia tem gente sendo demitida devido à crise econômica que é de responsabilidade do governo federal.”

        • Tosoobservando

          vcs ainda acham que o INOVAR Auto vai dar algum fruto e que esta politica de preços absurdos das montadoras vai durar? kkkk

        • Hyundai, Toyota, Honda, VW, Ford, mandam abraços…

        • Phillippe II

          Jovem…. Pare.

      • Tosoobservando

        O governo petista de Minas esta um dos piores, o PT conseguiu nao pagar em dia o funcionalismo publico, as prefeituras a maioria nao estao tambem pagando.

    • CharlesAle

      Ué, se SP é tão ruim, porquê que seu dono e guru ,nove dedos, mora aqui?? A maior alegria que SP pode ter é saber que ele se mudou para Curitiba!!!

      • MauroRF

        E não é só ele. Além disso, tem vários integrantes do PT que adoram jantar nos restaurantes das “zelites”. Que coisa, não? Vamos lá, MAVs, expliquem mais essa. Não me explicaram nada até agora. Quero saber: por que tanta violência no Brasil todo? Por que tanto desemprego? Por que a inflação está alta depois de tanto custo para estabilizá-la? Por que a saúde está um caos? E se a situação estava boa, por que deixaram chegar a esse ponto de hoje? O que deu errado se estava tudo bem? Por favor, MAVs, respondam.

        • Eduardo

          Cara, se bobear eles não sabem nem o que é IPCA… Só sabem jogar a culpa no alheio… A culpa é sempre do FHC, algum partido contrário ou da crise em algum lugar do mundo.

        • Antoniokings1

          Em primeiro lugar, violência urbana é questão estadual e o Governo Federal até criou a Força Nacional para ajudar em casos extremos. Agora sua preocupação com inflação é, digamos, ‘maneirosa’, porque a inflação em 2002 foi de 12,53%. A taxa de juros em março de 1999 era de pornográficos 45% (acabei de ver a manchete em um jornal da época). O desemprego em 2002 era de 12,2%. O dólar naquela época já valia R$ 4,00. O que eu quero dizer é que crises econômicas são cíclicas. Nenhum País na História da Humanidade cresceu sempre indefinidamente. É impossível. O que eu quero mostrar com dados acima é que a outra opção é impensável. Acabaram com o País e o povo tem isso na memória e os repudia. Não vão voltar tão cedo. Imaginem um Governo com Aécio Presidente, Ronaldo Caiado na Agricultura, Cunha na Casa Civil, Alckmin nos Transportes (trem é com ele mesmo), Serra na Petrobras, Silas Malafaia na Habitação e um conselho político com Geddel Vieira, Bolsonaro, Pastor Feliciano e outros. O País não dura um mês.

          • MauroRF

            O país já não está durando, está quebrado.

          • Tosoobservando

            Estados Unidos da America, cresceu quase que ininterruptamente, e continua crescendo a indices maiores que os nossos (mesmo o PT alegando que existe uma crise mundial ). AGora sobre o Macri na Argentina vcs mentem, pois a luz ira aumentar pq ele esta retirando o subsidio que o governo populista dos Kichner dava que criava um rombo de 25 bilhoes nos cofres publicos. O governo nao pode arcar com isso, vc acha que isso se sustenta, estes governos populistas, como o PT fez com a Petrobras subvertendo o mercado, quando o barril tava la fora 100 dolares os preços aqui tavam baixos, (questão eleitoreira), agora que o barril ta 30 dolares, aqui aumentou e muito, pois a Petrobras quebrou. Países que tem governos populistas como a Argentina tinha, como a Venezuela tem, so fazem estas cagadas, isso se chama populismo.

          • Junoba

            Primeiramente, no mínimo desconfie do IBGE, porque já foi mostrado que a inflação que divulgam, é menor que a realidade. Então, não acredite nos índices de hoje, porque seu bolso sente muito mais.

        • Antoniokings1

          Para acabar com essa discussão meio fora de propósito, seguem alguns dados comparativos entre épocas passadas e mais atuais. Reparem bem na produção de veículos que é o que interessa para o assunto desse site:

          1. Produto Interno Bruto:
          2002 – R$ 1,48 trilhões
          2013 – R$ 4,84 trilhões

          2. PIB per capita:
          2002 – R$ 7,6 mil
          2013 – R$ 24,1 mil

          3. Dívida líquida do setor público:
          2002 – 60% do PIB
          2013 – 34% do PIB

          4. Lucro do BNDES:
          2002 – R$ 550 milhões
          2013 – R$ 8,15 bilhões

          5. Lucro do Banco do Brasil:
          2002 – R$ 2 bilhões
          2013 – R$ 15,8 bilhões

          6. Lucro da Caixa Econômica Federal:
          2002 – R$ 1,1 bilhões
          2013 – R$ 6,7 bilhões

          7. Produção de veículos:
          2002 – 1,8 milhões
          2013 – 3,7 milhões

          8. Safra Agrícola:
          2002 – 97 milhões de toneladas
          2013 – 188 milhões de toneladas

          9. Investimento Estrangeiro Direto:
          2002 – 16,6 bilhões de dólares
          2013 – 64 bilhões de dólares

          10. Reservas Internacionais:
          2002 – 37 bilhões de dólares
          2013 – 375,8 bilhões de dólares

          11. Índice Bovespa:
          2002 – 11.268 pontos
          2013 – 51.507 pontos

          12. Empregos Gerados:
          Governo FHC – 627 mil/ano
          Governos Lula e Dilma – 1,79 milhões/ano

          13. Taxa de Desemprego:
          2002 – 12,2%
          2013 – 5,4%

          14. Valor de Mercado da Petrobras:
          2002 – R$ 15,5 bilhões
          2014 – R$ 104,9 bilhões

          15. Lucro médio da Petrobras:
          Governo FHC – R$ 4,2 bilhões/ano
          Governos Lula e Dilma – R$ 25,6 bilhões/ano

          16. Falências Requeridas em Média/ano:
          Governo FHC – 25.587
          Governos Lula e Dilma – 5.795

          17. Salário Mínimo:
          2002 – R$ 200 (1,42 cestas básicas)
          2014 – R$ 724 (2,24 cestas básicas)

          18. Dívida Externa em Relação às Reservas:
          2002 – 557%
          2014 – 81%

          19. Posição entre as Economias do Mundo:
          2002 – 13ª
          2014 – 7ª

          20. PROUNI – 1,2 milhões de bolsas

          21. Salário Mínimo Convertido em Dólares:
          2002 – 86,21
          2014 – 305,00

          22. Passagens Aéreas Vendidas:
          2002 – 33 milhões
          2013 – 100 milhões

          23. Exportações:
          2002 – 60,3 bilhões de dólares
          2013 – 242 bilhões de dólares

          24. Inflação Anual Média:
          Governo FHC – 9,1%
          Governos Lula e Dilma – 5,8%

          25. PRONATEC – 6 Milhões de pessoas

          26. Taxa Selic:
          2002 – 18,9%
          2012 – 8,5%

          27. FIES – 1,3 milhões de pessoas com financiamento universitário

          28. Minha Casa Minha Vida – 1,5 milhões de famílias beneficiadas

          29. Luz Para Todos – 9,5 milhões de pessoas beneficiadas

          30. Capacidade Energética:
          2001 – 74.800 MW
          2013 – 122.900 MW

          31. Criação de 6.427 creches

          32. Ciência Sem Fronteiras – 100 mil beneficiados

          33. Mais Médicos (Aproximadamente 14 mil novos profissionais): 50 milhões de beneficiados

          34. Brasil Sem Miséria – Retirou 22 milhões da extrema pobreza

          35. Criação de Universidades Federais:
          Governos Lula e Dilma – 18
          Governo FHC – zero

          36. Criação de Escolas Técnicas:
          Governos Lula e Dilma – 214
          Governo FHC – 11
          De 1500 até 1994 – 140

          37. Desigualdade Social:
          Governo FHC – Queda de 2,2%
          Governo PT – Queda de 11,4%

          38. Produtividade:
          Governo FHC – Aumento de 0,3%
          Governos Lula e Dilma – Aumento de 13,2%

          39. Taxa de Pobreza:
          2002 – 34%
          2012 – 15%

          40. Taxa de Extrema Pobreza:
          2003 – 15%
          2012 – 5,2%

          41. Índice de Desenvolvimento Humano:
          2000 – 0,669
          2005 – 0,699
          2012 – 0,730

          42. Mortalidade Infantil:
          2002 – 25,3 em 1000 nascidos vivos
          2012 – 12,9 em 1000 nascidos vivos

          43. Gastos Públicos em Saúde:
          2002 – R$ 28 bilhões
          2013 – R$ 106 bilhões

          44. Gastos Públicos em Educação:
          2002 – R$ 17 bilhões
          2013 – R$ 94 bilhões

          45. Estudantes no Ensino Superior:
          2003 – 583.800
          2012 – 1.087.400

          46. Risco Brasil (IPEA):
          2002 – 1.446
          2013 – 224

          47. Operações da Polícia Federal:
          Governo FHC – 48
          Governo PT – 1.273 (15 mil presos)

          48. Varas da Justiça Federal:
          2003 – 100
          2010 – 513

          49. 38 milhões de pessoas ascenderam à Nova Classe Média (Classe C)

          50. 42 milhões de pessoas saíram da miséria

          • MauroRF

            De novo com números, e o país está um lixo hoje. Isso de nada adianta. Claro que os indicadores têm que melhorar ou queria que hoje os números estivessem como na era FHC? Só que os números estão caindo, desemprego aumentando e tem muita gente que votou no PT brava, principalmente muitos que já perderam seus negócios ou seus empregos.

            • Antoniokings1

              Os números não mentem. Por que motivo FHC não criou nenhuma universidade em 8 anos? E os índices de pobreza? E o IDH? FHC foi um fracasso retumbante e a população tem total ojeriza dele. E digo e repito: A opção contrária é muito pior que a atual.

              • MauroRF

                Ele errou, deveria ter criado sim universidades. Mas ele passou boa parte do mandato dele estabilizando a economia, que o PT está quebrando. Olha, eu não seria louco de dizer que o FHC acertou em tudo, claro que ele errou. As privatizações não estão bem explicadas até hoje, para onde foi o dinheiro? E falhou feio na questão do apagão. Mas ele preparou muita coisa economicamente, como estabilizar a economia, a LRF etc. Mas não tem um petista que reconhece isso. E não tem um petista que reconhece os erros. Não cometeram nenhum erro? Aquele crescimento todo e agora isso? Não é só culpa da crise internacional, como o PT cansa de dizer, e você sabe muito bem disso. Você sabe muito bem onde a coisa desandou. Infelizmente, o PT perdeu credibilidade, e os índices de aprovação da Dilma estão baixíssimos. E se os índices estão baixos demais, é porque a maioria não está aprovando esse governo. E a Dilma não pode ser expor em inúmeros locais públicos que toma vaia. E não é só aqui em SP não. Se o PT é tão bom assim, que desate esse nó e faça a economia crescer com sustentabilidade. Certamente voltará a ter credibilidade.

                • Antoniokings1

                  Você já parou para pensar que o Brasil vive em crise política? Não preciso chegar à 1ª época de Vargas pois ele passou como um trator por cima do cenário conturbado. Se você pegar fatos um pouco mais recentes (década de 50 para cá) veremos a eterna luta de poder. Agitação política do 2º Governo Vargas, Janio Quadros, golpe de 64, a crise do Governo militar em 80, a crise do Collor, a crise FHC, agora a crise Dilma. Isso sem contar a eterna tentativa de setores da sociedade de solapar os Governos Lula e Dilma. Quase setenta anos de crises. Por que não se resolve? O que leva um sujeito como Aécio Neves se aliar a Cunha para criar uma pauta bomba para prejudicar o Governo e acabar de ferrar o resto do País. O que faz um promotor como Carlos Sampaio que passa dia e noite tramando contra o Governo? E se for algo contra o PSDB? O que ele faria? Coloque uma coisa na cabeça. Esses sujeitos não pensam na população. Se Aécio tiver um empresário amigo no setor de ônibus ele vai tentar criar uma lei para beneficiá-lo. Veja o Macri na Argentina. O Aécio portenho. Não passou um mês e já aumentou a luz em cerca de 300%. Quem não pode pagar que se dane. A visão deles é essa. Por isso FHC não criou nenhuma univeridade pública. Para que? Gastar dinheiro com pessoas que não pagar a mensalidade? Para que FIES. PROUNI? Pobre não precisa de médico. Médico cubanos no interior do Maranhão? Que absurdo! Concordo que a coisa desandou, mas existe uma pressão muito grande de setores venais do Congresso e parte do Judiciário, MP e PF. Qual o interesse do MP em tentar torpedear todos os acordos de leniência da Lava-Jato. Por que não se apura os crimes passados? Isso tudo cria um estado de confronto que prejudica o País.

                  • MauroRF

                    Concordo, vive em crise direto. Eu nasci no meio da ditadura, peguei os tempos da hiperinflação, Plano Cruzado, Bresser, Verão, Collor etc. O Brasil não tem sossego. Tem a questão da estrutura política brasileira. Se isso não mudar, vai ser sempre um comendo o outro, não importa o partido que for. Se fosse o PSDB ou qualquer outro partido com essa economia em frangalhos, o PT também estaria pedindo a cabeça, como sempre pediu. O PT pegou bons tempos nos anos 2000 e não aproveitou para fazer as reformas. Isso gera desgaste e tem custo político. Tentaram empurrar com a barriga, assim como qualquer outro partido faria. É cultura do brasileiro ir empurrando os problemas com a barriga e resolvê-los só quando não tem mais jeito. Acho que o PT perdeu esse grande momento. Aquele esquema do mensalão jamais deveria ter acontecido, sobretudo um partido que se dizia totalmente ético. E acabou sendo mais do mesmo. Óbvio que isso deu e está dando munição à oposição. Tem que parar com essa velha política, com essa roubalheira, passar tudo a limpo e recomeçar. Se o PT quiser dar a volta por cima, tem que parar de ficar empurrando essa situação de impasse com a barriga, chegar e dizer, em cadeia nacional “olha, erramos aqui, aqui e aqui, puniremos com rigor os culpados, nem que seja na própria carne (e precisa punir mesmo), e agora estamos unindo as melhores pessoas da sociedade para a correção do rumo e para o crescimento. E o nosso plano é esse, esse e esse e vamos fazer assim, assado e cozido e esperamos chegar aos resultados tal em aproximadamente X tempo”. A coisa tem que ser séria, precisa transmitir seriedade. E tem que começar a acontecer. Se ficar do jeito que está, não vai ter jeito, a Dilma e o partido vão continuar se desgastando, e vai ficar a oposição tentando comer, e o país vai continuar afundando economicamente, isso se não sofrer impeachment. Ninguém em sã consciência vai querer investir num cenário desses. E o PT precisa fazer isso pra ontem. Só que ninguém faz nada, só medidas espontâneas, como querer liberar crédito. Como assim liberar mais crédito agora que ninguém quer se endividar? E tem mais, isso pode alimentar a inflação, melhorando a economia momentaneamente para ganhar as eleições deste ano, mas vai dar problema na frente. É como eu falei, a coisa precisa ser séria, muito séria, o plano de recuperação precisa ser muito sério, e o PT não está demonstrando isso para a sociedade. O PT apenas chega e diz “olha, precisa recriar a CPMF, senão não vai dar”. Tá, e aí, só isso? Não vai dar o quê? Como essa CPMF vai ser usada? De novo mais imposto? A opinião pública vai fazer essas cobranças, e o PT está com a credibilidade baixa. Dá para dar a volta por cima, mas tem que agir rápido e abrir mão de algumas questões ideológicas, como abrir um pouco mais o mercado, por exemplo.

                    • Antoniokings1

                      Acho que Lula (principalmente) e o PT tiveram alguns erros terríveis. Citaria alguns:
                      1) A leniência de Lula com relação à composição e nomeações para os cargos de Governo. Se uma pasta fosse para o partido X e o partido indicasse um marginal, Lula deveria dizer: tudo bem, a pasta é sua, mas esse bandido não. Deixou rolar;
                      2) Lula acreditou que poderia criar uma espécie de ‘capitalismo tupiniquim’. Suas tentativas de criar conteúdo nacional, privilegiando empresas nacionais em contratos, licitações e etc. foi um fracasso total. Só agora, no final 2015 é que empresas estrangeiras puderam participar de um leilão de energia elétrica. Os chineses levaram tudo. Infelizmente, o empresariado nacional, com relação ao resto do mundo desenvolvido, é de segunda categoria no que diz respeito à capacidade de investimento, inovação e etc. Você veja as universidades americanas e européias, centros de pesquisas e etc e compara com os nossos. É de chorar. Quando que o Brasil vai ter um Instituto como o MIT? Empresas de ponta como Microsoft, Apple, Tesla Motors? Empresas que realmente criam tecnologia? Muito difícil.

                      3) O medo do PT de enfrentar grupos corporativos para não ‘magoar’ ninguém. Não enfrentou igrejas, militares, juízes, promotores e etc. Arreganhou para todos. Agora tentou o ajuste na Previdência dos mais humildes. Como exemplo, li hoje que promotores estão indignados com a decisão de não pagar auxílio moradia para dois quando forem casados. Juízes estão revoltados porque foram obrigados a apresentar recibo do aluguel pago. A propósito, Dilma já liberou verba para auxílio moradia desse ano. Como assim? É uma vergonha!

                      4) A falta de ação no Congresso. Tudo era para porque não via possibilidade política de prosseguimento. Cunha, e seus 200 ladrões, chegou lá votou tudo a toque de caixa.
                      Essas e outras coisas realmente levaram a um certo desânimo, mas a preocupação com a chegada de alguém pior do outro lado é que vai ligar o sinal de alerta.

                    • Tosoobservando

                      A questão das universidades tem a ver com o fato de todas as melhores estarem nas maos do estado e o proprio estado nao investe, nao permite muitas parcerias publico-privadas e nao mantem centros de tecnologia para beneficiar diretamente empresas, afinal que empresas iria beneficiar? O Estado devia encontrar uma maneira de cobrar mensalidades nas univers. publicas para quem puder pagar, para elas se custearem,e abrir para mais parcerias. Uma coisa comum nos Eua tambem é ex-alunos que pagam laboratorios inteiros e centros de excelencia por agradecimento a universidade que estudaram, alguns deixam herança toda para elas.

                  • Tosoobservando

                    A prefeitura de varias cidades nao tem dinheiro nem pra pagar salarios de servidores, que trabalham pra sobreviver e precisam do salario pra pagar os absurdos das contas que o PT maquiou em 2014 pra ganhar a eleição e agora soltou todos os aumentos possiveis, isso é crise politica tambem que nao deixa as prefeituras pagarem?

                    • Antoniokings1

                      Cara você está misturando as coisas. As verbas municipais vêm de impostos próprios, arrecadações municipais e repasses definidos por lei. O FPM vem de recursos retirados do IR e do IPI. A queda de arrecadação pode ter influenciado isso. Acho que você precisa fundamentar melhor suas observações. Sem querer ofender. Ok?

              • Tosoobservando

                FHC pegou o governo pior e deu uma melhorada, assim como o LUla molusco pegou um pouco melhor do FHC e deu tambem sua melhorada, so que fez varias escolhas ruins, como a Copa, e o maquiamento dos numeros do pre-sal por ex, que sabemos que hoje é um redundante fracasso, e a Dilma conseguiu em pouco tempo acabar com tudo que vinha sendo conquistado ate aqui se brincar ate 2018 ela deixa o Brasil igual na era pre-Collor.

          • Junoba

            Esqueceu de mencionar que todo esse ´´lucro´´ de empresas estatais foi desviado, e que os números de desemprego são camuflados. Por exemplo: Quem recebe auxílio do governo como o Bolsa Família, não é considerado desempregado, e quem recebe seguro desemprego também entra nessa. Outra coisa, a Petrobras é a empresa mais endívidada do mundo, e a corrupção que teve por lá, pode ser a MAIOR DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, já que ninguém sabe ao certo quanto foi saqueado. Só o grupo Odebrecht e seus comparsas terão de devolver R$6 Bilhões.

            • MauroRF

              Isso eles jamais vão admitir. Você pode ver que tentei dialogar e concordei com ele em poucos pontos. Valeu por me ajudar na “munição” contra “eles” (rsrsrs, eles adoram dizer o nós contra eles, por isso que brinquei).

            • Antoniokings1

              Essas conclusões vc é que está tirando. Quem recebe Bolsa Família não entra na conta de desemprego???? Quem recebe seguro desemprego, por definição, é desempregado. Petrobras a empresa mais endividada do mundo? Acho que vc está tirando dados e conclusões da Veja.

            • Antoniokings1

              Gostaríamos de saber quando a Odebrecht vai devolver a verba desviada dos esquemas anteriores a 2003? Nunca?

          • Junoba

            Me responde agora seu @rrombado !!!

            • Antoniokings1

              Estude. Pesquise. Depois discuta!

            • Junoba banido por ofensa ao outro leitor.

      • Antoniokings1

        Por que coitado, quando era criança, deve que despencar em um pau-de-arara para tentar a vida em outro lugar. Fugindo assim da miséria e dos políticos daquela região que faziam e desfaziam. Aliás alguns permanecem políticos permanecem até hoje ou, desgraçadamente, deixaram filhos e netos no lugar. Quase todos, ou todos, corruptos e visceralmente contra o PT. Nem preciso citar nomes né?

        • CharlesAle

          E você acredita nisso??coitado..

          • Antoniokings1

            Claro!Estão aí, ainda, ACM Neto, Geddel Vieira Lima, Cássio Cunha Lima, Imbassahy e tantos outros cujos pais e avós infortunaram o país. E os filhos e netos continuam fazendo a mesma coisa.

  • Nando380

    É 2016 estou vendo que vai ser pior mesmo, na boa não intendo esse negócio de aumentar imposto vai melhorar a economia só piora a situação o governo inútil mesmo, dai as montadoras começam a fechar as portas e sumir do Brasil.
    Do que adianta produzir e não vender só acumular e não lucrar, se bem que as montadoras cobram um absurdo e o governo coloca de 35 a 40% de imposto e deixa a inflação subir nas alturas é complicado.

  • Henrique12

    Infestação de MAV até em site automotivo, a coisa tá preta! NA virando 24/7…

    • Antoniokings1

      Estava virando Veja.

      • Junoba

        Bloqueia por IP, N.A !

        • Antoniokings1

          Bloqueia por QI !

    • Phillippe II

      Eu sempre me pergunto….

      • Antoniokings1

        Votou no Bolsonaro? Ele agradece. Agora ele vai ter mais apoio para tentar restaurar a pensão das filhas de militares solteiras que tinham direito à pensão vitalícia. Sabe como é, né? Como é difícil a vida para elas. Aliás, esse malandro aí só faz isso no Congresso. Tentar aumentar os soldos e as pensões dos descendentes. Vota nele!