Chevrolet GM Montadoras/Fábricas

GM esclarece informação sobre Centro de Design no Brasil

gm-virtual

Recentemente recebemos uma informação, de fonte que pediu anonimato, sobre o Centro de Design da General Motors do Brasil. O relatório dizia que esse departamento da Chevrolet seria desativado, sendo que parte do quadro haveria de ser enviado aos EUA e Alemanha, enquanto o restante demitido.

carlos-barba

A informação também comentava que o chefe de design da Chevrolet, Carlos Barba, havia sido desligado do quadro da empresa. Diante disso, pedimos à assessoria de imprensa da GMB uma posição sobre o assunto, que segue abaixo na íntegra:

“O chefe de Design da GM América do Sul, Carlos Barba, acaba de anunciar sua aposentadoria, após mais de 30 anos dedicados à organização. Com isso, Mark Leavy assume a liderança de operações do Centro de Design do Brasil.

A GM é uma empresa global e estimula a oportunidade de intercâmbio de profissionais entre suas operações como parte do desenvolvimento de carreira. Dentro deste processo, temos profissionais de várias áreas alocados em posições estratégicas nas unidades da companhia na América do Sul, Estados Unidos, Europa e Ásia. Assim como abrigamos no Brasil profissionais oriundos de operações da GM em outros mercados.”





  • Rude Voleur

    Esse segundo parágrafo deve ser uma forma elegante de dizer que demitiu meio mundo

    • th!nk.t4nk

      Essa nao foi sempre a postura da GM no Brasil? Mínimo investimento.

    • Rafael Trindade

      Plus plus!

  • Marco

    Ou seja, custa a aparecer alguém na General Monsters que têm peito e coragem para dar um BASTA nas aberrações que a empresa andava fazendo. Quando a empresa começa a entrar nos eixos manda todo mundo embora. A GM tenta, vende bem, mas não consegue sair da pindaíba.

  • Paulo

    Depois da ultima Montana, Agile, Spin e Cobalt, não seria má ideia desativarem esse centro de “design”.

    • CignusRJ

      Não concordo, o melhor seria colocar o “Barba de molho”
      Estes carros citados por vc, salvo engano, todos foram “cometidos” pelo Barba

      • Paulo

        Então quem sabe agora parem de lançar monstrinhos aobre rodas.

  • DaniloRHF

    Alguém lembra daquela presidente da GMB que foi afastada porque segundo informações ela estava barrando muitos projetos de baixa qualidade?

  • Bruno Alves

    Carlos Barba se aposentou??? A noticia boa é que não teremos mais criações semelhantes ao “quarteto do inferno”, que são obras de arte atribuídas a ele…

  • Bruno Alves

    Carlos Barba se aposentou??? A noticia boa é que não teremos mais criações semelhantes ao “quarteto do inferno”, que são obras de arte atribuídas a ele.

  • Bruno Alves

    Carlos Barba se aposentou??? A noticia boa é que não teremos mais criações semelhantes ao “quarteto do inferno”, que são obras de arte atribuídas a ele…

    • Khusller

      Os quatro cavaleiros.

      • edgar__rj

        Do apocalipse…

        • Heisenberg

          Do mau gosto mesmo

    • Poperon

      Dos 4, o menos pior era o Cobalt, na minha opinião. Até gostava um pouco do design dele, já vi carros muito piores por aí.

      • th!nk.t4nk

        Mais feio que o Cobalt? Acho que nem o Agile heim!

    • Marcos Medeiros

      Que tanto ódio com o Agile é esse? É um carro bem acertado esteticamente.

      • JCosta

        Só na cabeça do Carlos Barba…

        • Rafael

          E na desse rapaz

      • Mardem

        Acertado com machado, marretas e pedradas, né?!

  • Fábio Henrique

    Glr como sempre detonando o cara sem usar 1% da inteligencia. Se o spin, cobalt e agile eram sairam feios foi por questoes de viabilidade financeira. Ja ate saiu materia aqui sobre a diferenca dos carro conceito, primeiros desenhos e a versao final. Alem de que foi ele que desenhou o belo Agile conceito, prisma, entao nao precisam desmerecer ele. Pelo que entendi do comunicado o departamento nao fechou, apenas trocou de funcionarios (e pode ter demitido parte), mesmo pq toda marca de volume tem o departamento de desenho aqui no brasil, ate a nissan. Mas vai q ne, a crise ta feia…

    • th!nk.t4nk

      Esses carros saíram feios por viabilidade financeira? Cara, foi mau gosto mesmo. Pode ser que falta de grana tenha pesado, mas não justifica aberraçoes tão grandes.

      • Fábio Henrique

        Repito: tanto o conceito quanto o sketch do Agile eram bonitos. Aí do nada ficam horrorosos pq eles tem mal gosto? E esses 3 carros foram tão bem estudados que mesmo sendo bem feios não foram fracassos comerciais.

  • invalid_pilot

    Centro de Design que produziu Agile, Spin e Cobalt merece justa causa pra todo mundo ! Kkk

    • Zoran Borut

      Devem ter transferido todo mundo para a Índia, rsrs.

  • EuMeSmObYmYsElF

    não confirmou e nem desmentiu… falou mas não disse nada

    • Gustavo73

      Saíram pela tangente…

    • Franco da Silva

      Praticamente confirmaram, mas com “elegância”.

  • afonso200

    entrou num ouvido saiu no outro, nao confirmou nem desmentiu, eita GM……………….alias cade o Malibu aqui ?? cade o Impala ??

    • Marco Antônio

      kkkkkkk querendo demais.! Pra nois vai de classic e onix.

  • Cris Dorneles

    Essa montadora de lixos automotivos deveria sair do País.

  • Rodrigo

    Err… obrigado?

  • Gustavo Miranda

    Pffff whatever

  • zekinha71

    Carlos Barba se aposentou, pelo menos teremos menos aberrações sendo criadas.
    Segundo os burburinhos que estão rolando em SCS, a GM vai fazer uma bela enxugada na folha de pagamento.
    Já começou transferindo o Cruze pra Argentina, para em breve fechar vários departamentos.

    • th!nk.t4nk

      A GM parou de apostar no Brasil lá pelo ano 2000. Hoje só suga.

    • pedro rt

      o cruze vai pra argentina provavelmente a s10/trailblazer tmb irá e so ficaremos com carros pequenos, simples e alguns feios feitos no brasil

  • Ricardo

    A GM está fazendo uma verdadeira limpa no quadro de funcionários mensalistas – para quem não conhece, as montadoras dividem os funcionários em mensalistas e horistas, onde os horistas são geralmente os funcionários que trabalham na produção, e os mensalistas os demais funcionários (Administrativo, RH, TI, Engenharia, Design, etc) – A GM sabe que demitir funcionário horista gera greve e diversas dores de cabeça por parte do sindicato, enquanto os mensalistas são demitidos em massa sem maiores problemas. A GM começou a desligar funcionários mensalistas em massa no início de 2015 e fez um verdadeira devassa em todas as áreas, está levando tudo para fora do país. Algumas áreas foram extintas no Brasil. Os tempos áureos da GM no Brasil acabaram.
    Edit: E assim como muitos diretores, gerentes e funcionários, a GM não demite, convida “educadamente” a aceitar entrar no programa de demissão voluntária.

  • FocusMan

    Essa resposta ai não disse nada.

    Que pena… mais um centro de Design acabando no Brasil.

    Tudo bem que criaram alguns monstros que rodam por nossas estradas, mas fico muito triste pelo acontecido.

  • Edson Fernandes

    Parece que o pessoal “acha” que o desenho de um carro na hora de ser aprovado é de “controle” de Carlos Barba.

    Alias, vemos geralmente esse tipo de coisa no Brasil, um desenho promissor que acaba em coisa ruim porque projetos vetaram aquele desenho por custos ou mesmo redução dos custos.

    Quem já viu o Gpix (salão do automovel e eu estive lá) sabe que o Agile era bem promissor antes dos cortes de custo. O carro era moderno e visualmente até a frente do tempo em termos de desenho e acabou ficando no compacto Agile.

    Isso todas as fabricantes já fizeram. O voyage atual: Antes de facelift a geração teria a traseira lembrando diretamente um coupé realmente bonito. (existiu em São Bernardo do Campo a criação de um modelo inclusive) Só que a VW abandonou alegando altos custos para manter aquele tipo de desenho. Enfim, as vezes o probleman não está no desenho criado, mas sim na aprovação daquilo que sai do papel até chegar na pratica.

    Eu tenho certeza que aquelas formas atuais da Chevrolet ficaram do jeito que está agora, por corte de custos, porque se olhar esboços revelados, veriamos carros mais agressivos. Não estou defendendo a chevrolet, estou dizendo que nem sempre os trabalhadores são culpados dessa situação da fabricante que mal aposta em nosso mercado em inovação.

    • Retrato do Papai

      em partes isso é verdade… mas por exemplo, o giugiaro participou de projetos de custo menor ou equivalente, como palio, punto e até o 1o uno, sem que isso tivesse gerado aberrações como alguns carros da gmb… talvez o barba não tivesse técnica suficiente para desenhar um carro, digamos, bonito e barato…

      particularmente detestaria que carros como agile e cobalt tivessem minha assinatura nos documentos de design…

      • Edson Fernandes

        Então, mas qual foi o proposito em buscar um desenho rebuscado e bonito por parte da Fiat?

        E veja… a Fiat fez isso no exterior do carro e o interior apesar da mudança de grafia, mal sofreu com o tempo mudanças radicais. Ou seja, a economia foi em outro lugar.

        Eu acho que pela falta de inovação, as fabricantes apesar do corte de custos tendem a tentar algo inusitado para agradar o consumidor. Alguns pegam de forma positiva e outros não. E claro, há os que cometem o exagero (podemos falar da FIat e seu Mobi que ao meu ver, não me parece nada combinando, as formas não batem uma com a outra, tal qual o Agile em minha opinião).

  • Rafael

    Os únicos carros da general monsters que foram desenhados aqui foram justamente as maiores aberrações automotivas de toda história da humanidade. centro de design de verdade é o da ford, que está levando projetos brasileiros para o mundo inteiro, como ka e ecosport. voltando à chevrolixo, alem de fazerem carros terriveis aos olhos, ainda colocam esses motores 1.4 de corsa piquet e 1.8 de monza e kadett. VÃO TARDE

  • Mardem

    Sobre o Sr. Barba…vai tarde! As contribuições da gestão dele são um capítulo a esquecer na história da GM. Agile, Cobalt, Montana, Spin, Onix e Prisma permanecem como sua herança maldita assombrando nossas ruas.
    Não ficou muito claro que se o centro de design será ou não fechado. A GM saiu pela tangente e não confirmou nem desmentiu o rumor. Caso seja verdadeiro, é uma pena que uma empresa do porte da GM feche seu centro de Design, pesquisa e desenvolvimento. Um retrocesso gigantesco e mais uma porta fechada para nós, profissionais do design, no Brasil. Sinal dos tempos!

  • zeh

    …ou seja?…get out everybody…kkk

  • Diogo Oliveira

    Chevrolet Brasil com centro de Design é a coisa mais irônica possível, já que esse Carlos Barba criou as ””””””obras de arte””””””’ mais conhecidas como Cobalt, Montana, Agile e Spin.

  • Fabão Rocky

    Se eu tivesse o cargo de chefe de design da Chevrolet, qdo visse os desenhos do Agile/Cobalt/Montana/Spin; mandava voltar tudo p/ prancheta.

  • pedro rt

    finalmente uma boa noticia, a aposentadoria desse senhor q acabou com o design dos carros chevrolet de 2009 ate hj… finalmente poderemos prever carros mais bonitos dentro da chevrolet do brasil agora

    • Tadinho dele, preparou terreno para montar a primeira Montana e o Agile, além da segunda Montana, Cobalt, Spin, Onix, Prisma, Spin Activ, S10 e Trailblazer.
      Espero que não tenha deixado seguidores, ô fase ruim de design da GM, eliminar o design da Opel (seguem maravilhosos na Europal) para colocar estas aberrações que temos hoje…

  • Dricks

    falam da spin como se fosse horrivel, n acho feia, so meio desproporcional mas achava a livina muito pior :)

  • ‘Eduardo Oliveira

    Espero que os carros fiquem mais bonitos agora.

  • The Monster Man

    Não vai fazer falta, prefiro muito mais os GM americanos e os opel europeus a esses agiles, cobaltis, montanas, etc, tupiniquins.